• Nenhum resultado encontrado

Registros de Alterações. Regras de Comercialização Versão 2009/ /01/2010

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Registros de Alterações. Regras de Comercialização Versão 2009/ /01/2010"

Copied!
263
0
0

Texto

(1)

Registros de Alterações

(2)

Módulo 1 – Preço de Liquidação das Diferenças

Sub.Mod. Seção Alteração Descrição das Alterações

D a d o s d e S a íd a 3 Acrônimo: PLDsj

Nome: Preço de Liquidação das Diferenças Unidade: R$/MWh

Utilizado em: Mod. 3 - Contratos / Mod. 5 – Excedente Financeiro / Mod. 6 – Encargos de Serviços de Sistema / Mod. 7 – Consolidação dos Resultados / Penalidades / Liquidação / Reajuste da Receita de Venda de CCEAR por Disponibilidade

Alteração da utilização em função do Reajuste da Receita de Venda.

(3)

Módulo 2 – Determinação da Geração e Consumo de Energia

Sub.Mod. Seção Alteração Descrição das Alterações

M E – M e d iç ã o e S is te m a E lé tr ic o ME.1.4 Antiga ME.2.3

O valor das Perdas da Instalação Compartilhada ou Demais Instalações de Transmissão Compartilhada do Perfil de Consumo do Agente (PR_RCryj) deverá ser determinada para cada Perfil de Consumo, “r”, em cada Instalação Compartilhada, “y”, em cada Período de Comercialização, “j”, de acordo com as seguintes regras:

(a) Se

(

_0 _

)

0 iy im ij FRC F R C então:

(

)

(

)

(

)

=

iy im ij R RPIC iy im ij yj ryj

F

FRC

R

C

F

FRC

R

C

RC

P

RC

PR

_

1

0

_

_

1

0

_

_

_

_ (b) Do contrário: 0 _RCryj = PR Alterada o somatório da Equação. ME.1.6 Antiga ME.2.5

O valor das Perdas da Instalação Compartilhada ou Demais Instalações de Transmissão Compartilhada dos Pontos de Medição de Geração de Responsabilidade da Distribuidora (PG_RC_DISTiyj) deverá ser determinado para cada Ponto de Medição de Geração, “i”, em cada Instalação Compartilhada, “y”, em cada Período de Comercialização, “j”, de acordo com a seguinte regra:

(a) Se o Ponto de Medição de Geração, “i”, estiver localizado em uma Instalação Compartilhada ou Demais Instalações de Transmissão Compartilhada, “y”, com perdas elétricas de responsabilidade da Distribuidora, então:

iyj iyj

PG

RC

DIST

RC

PG

_

_

=

_

(b) Caso contrário:

Inserida nova seção nas Regras de Comercialização, para conferir tratamento adequado ao rateio das perdas elétricas da Instalação Compartilhada ou Demais Instalações de Transmissão Compartilhada, para o caso do agente de geração possuir Contrato de Uso do Sistema de Distribuição.

(4)

Sub.Mod. Seção Alteração Descrição das Alterações

ME.1.7 Antiga ME.2.6

O valor das Perdas da Instalação Compartilhada ou Demais Instalações de Transmissão Compartilhada de Todos os Pontos de Medição de Geração de Responsabilidade da Distribuidora (PG_TOT_DISTiyj) deverá ser determinada para cada Perfil de Consumo, “r”, em cada Instalação Compartilhada, “y”, em cada Período de Comercialização, “j”, de acordo com as seguintes regras:

=

RPIC G iy iyj ryj

PG

RC

DIST

DIST

TOT

PG

_

_

_

_

_

Inserida nova seção nas Regras de Comercialização, para conferir tratamento adequado ao rateio das perdas elétricas da Instalação Compartilhada ou Demais Instalações de Transmissão Compartilhada, para o caso do agente de geração possuir Contrato de Uso do Sistema de Distribuição.

ME.1.8 Antiga ME.2.7

O Consumo Medido Ajustado (C_Rij) deverá ser determinado para cada Ponto de Medição, “i”, Período de Comercialização, “j”, de acordo com as seguintes regras:

(a) Se o Ponto de Medição, “i”, for um Ponto de Medição de Consumo localizado em uma Instalação Compartilhada ou Demais Instalações de Transmissão Compartilhada, “y”, então:

(

)

+

+

=

iry ij ryj ryj iry ij ij ij

R

C

DIST

TOT

PG

RC

PR

R

C

R

C

R

C

0

_

_

_

_

0

_

0

_

_

(b) Caso contrário: ij ij C R R C_ = _0

Onde: “r” é o perfil de Consumo proprietário do Ponto de Medição, “i”.

Alterada a seção nas Regras de Comercialização, para conferir tratamento adequado ao rateio das perdas elétricas da Instalação Compartilhada ou Demais Instalações de Transmissão Compartilhada, para o caso do agente de geração possuir Contrato de Uso do Sistema de Distribuição.

(5)

Sub.Mod. Seção Alteração Descrição das Alterações

ME.1.9 Antiga ME.2.8

A Geração Medida da Unidade (UMGij) e a Geração Medida de Teste da Unidade (TUMGij) deverão ser determinadas para cada Ponto de Medição de Geração de Conexão, “i”, para cada Período de Comercialização, “j”, de acordo com as seguintes regras:

(a) Se o Ponto de Medição, “i”, for um Ponto de Medição de Geração localizado em uma Instalação Compartilhada ou Demais Instalações de Transmissão Compartilhada, “y”, então: (i)

UMG

ij

=

UMG

_

0

ij

(

PG

_

RC

iyj

PG

_

RC

_

DIST

iyj

)

(ii)

TUMG

ij

=

TUMG

_

0

ij

(

PG

_

RC

iyj

PG

_

RC

_

DIST

iyj

)

(b) Caso contrário: (i) UMGij=UMG_0ij

(ii) TUMGij =TUMG _0ij

Alterada a seção nas Regras de Comercialização, para conferir tratamento adequado ao rateio das perdas elétricas da Instalação Compartilhada ou Demais Instalações de Transmissão Compartilhada, para o caso do agente de geração possuir Contrato de Uso do Sistema de Distribuição. A M – A g r e g a ç ã o C o n tá b il d a M e d iç ã o 3.2.1 Acrônimo: NUBp

Nome: Número de Unidades Base da Usina Unidade:

Fornecedor:ANEEL

Descrição: Quantidade mínima de Unidades Geradoras em operação comercial de uma Usina Hidráulica, para que esta seja capaz de gerar sua Garantia Física total. Para Usinas cujo contrato de concessão define o montante da Garantia Física por Unidade Geradora, o valor desta variável obedece ao estabelecido no Ato Regulatório. Para usinas cujo contrato de concessão não define o montante da Garantia Física por Unidade Geradora, o valor desta variável é definido como sendo ANEEL o total de Unidades Geradoras da Usina.

Alterada a Descrição do Acrônimo, em função da substituição da nomenclatura de Energia Assegurada por Garantia Física.

(6)

Sub.Mod. Seção Alteração Descrição das Alterações

Acrônimo: GF_MOTpn

Nome: Garantia Física de Motorização Unidade: MW

Fornecedor: CCEE

Descrição: Valor da Garantia Física Média da Usina em fase de motorização com “n” Unidades Geradoras em operação comercial, sendo “n”<NUBp, informado no ato regulatório.

Inserida nova variável nas Regras de Comercialização

Acrônimo: MCCERirm

Nome: Montante Mensal de Energia Regulada do Consumidor Parcialmente Livre Unidade: MWh

Fornecedor: Agente

Descrição: Quantidade mensal de energia contratada fornecida pelo Perfil de consumo, “r”, do Agente de Distribuição para o atendimento da carga, associada ao Ponto de Conexão, “i”, localizado em sua área de concessão, de propriedade de um Consumidor Parcialmente Livre.

Inserida nova variável nas Regras de Comercialização.

Acrônimo: QM_GFSAZpm

Nome: Garantia Física Mensal Sazonalizada Unidade: MWh

Fornecedor: Agente

Descrição: Quantidade Mensal de Garantia Física informada pelo Agente proprietário de uma Usina com Garantia Física definida conforme regulamentação específica.

Inseridas as variáveis na tabela, para realização do cálculo da Garantia Física Parcial de Usinas Hidráulicas participantes do MRE e submotorizadas.

Acrônimo: GFp Nome: Garantia Física Unidade: MW

Fornecedor: MME/ANEEL/EPE

Descrição: Valor de Garantia Física definida conforme legislação vigente. Este poderá ser revisado pela EPE, no caso de Usinas Não Hidráulicas com a Modalidade de Despacho tipo IB, IIB ou III.

Acrônimo: CAP_Tp

Nome: Potência Instalada Total da Usina Unidade: MW

Fornecedor: CCEE

(7)

Sub.Mod. Seção Alteração Descrição das Alterações

Acrônimo: PCIp

Nome: Percentual da Perda Total Unidade: %

Fornecedor: Agente

Descrição: Relação entre o montante de perdas, aferidos quando a usina atingir sua plena capacidade de produção, e a capacidade total instalada, da usina não hidráulica com Modalidade de Despacho Tipo IA ou IIA ou hidráulica com modalidade de despacho tipo I.

O montante de perdas refere-se a diferença entre a medição da geração realizada na barra das Unidades Geradoras e a medição no ponto de conexão, ou seja, considerando as perdas de rede exclusiva e o consumo relacionado aos serviços auxiliares da usina.

Alteração da descrição da variável, em função da classificação das usinas quanto a modalidade de despacho.

Acrônimo: PCMpf

Nome: Percentual da Perda Média para Abatimento da Garantia Física Unidade: %

Fornecedor: Agente

Descrição: Relação entre a expectativa média anual de perdas e a capacidade total instalada das usinas térmicas com Modalidade de Despacho Tipo IIA e usinas hidráulicas, participantes do MRE, com Modalidade de Despacho Tipo II ou III.

A expectativa média de perdas refere-se ao consumo relacionado aos serviços auxiliares da usina e as perdas de rede exclusiva quando a Usina estiver gerando com base em um horizonte de 12 meses.

Inserida nova variável nas Regras de Comercialização.

Acrônimo: PCM_REFpf

Nome: Percentual da Perda Média de Referência para Abatimento da Garantia Física Unidade: %

Fornecedor: Agente

Descrição: Relação entre a expectativa média anual de perdas e a capacidade total instalada das usinas térmicas com Modalidade de Despacho Tipo IA ou usinas hidráulicas com Modalidade de Despacho Tipo I.

A expectativa média de perdas refere-se ao consumo relacionado aos serviços auxiliares da usina e as perdas de rede exclusiva quando a Usina estiver gerando com base em um horizonte de 60 meses e será utilizado para complementar o horizonte quando não houver dado de Medição Bruta Total da Usina

Inserida nova variável nas Regras de Comercialização. para viabilizar a apuração das Perdas no horizonte histórico de 60 meses em casos onde não haja Medicão Bruta Total para todo o período.

(8)

Sub.Mod. Seção Alteração Descrição das Alterações

Acrônimo: QA_CCEARef

Nome: Quantidade Anual de Contrato de Energia no Ambiente Regulado Unidade: MWh

Fornecedor: ANEEL

Descrição: Quantidade de energia comercializada através de um Contrato CCEAR Referente ao Ano de Apuração.

Excluída a variável das Regras de Comercialização.

Acrônimo: Safra pf

CER QA_

Nome: Quantidade Anual de Contrato de Energia de Reserva Unidade: MWh

Fornecedor: CCEE

Descrição: Quantidade de energia correspondente ao compromisso contratual da Usina, “p”, definido por um Contrato de Energia de Reserva para o período de entrega relacionado ao Ano de Apuração, “f”.

Excluída a variável das Regras de Comercialização.

Acrônimo: URAij

Nome: Disponibilidade Verificada da Unidade Geradora Unidade: MWh

Fornecedor: ONS

Descrição: Quantidade final de energia que uma Unidade Geradora com modalidade de despacho tipo IA ou IIA, é tecnicamente capaz de produzir em um Período de Comercialização,quando da realização do despacho da Usina Térmica.

Alteração da descrição da variável, em função da classificação das usinas quanto a modalidade de despacho.

Acrônimo: XA_CCERirj

Nome: Montante Horário de Energia Regulada do Consumidor Parcialmente Livre Unidade: MWh

Fornecedor: Agente

Descrição: Quantidade horária de energia contratada informada, conforme Procedimento de Comercialização específico, pelo Perfil de Consumo, “r”, do Agente de Distribuição, para os meses em que DCCER_Firm=0, para o atendimento da Carga, associada ao Ponto de Conexão, “i”, localizada em sua área de concessão, de propriedade de um Consumidor Parcialmente Livre.

Inserida nova variável nas Regras de Comercialização.

3.2.2 Acrônimo: FIDpm

Nome: Fator de Disponibilidade

Localização: Módulo 4 - MA – Modulação da Garantia Física

Alterada a Descrição do Acrônimo, em função da substituição da nomenclatura de Energia Assegurada por Garantia Física.

(9)

Sub.Mod. Seção Alteração Descrição das Alterações

12.1.1Acrônimo: EI_0pf-1

Nome: Energia Indisponível Ajustada

Localização: Contabilização – CD – Contratos por Disponibilidade

Excluir Acrônimo da tabela

3.2.3 Acrônimo: BIO_Fp Nome: Biomassa Unidade: Sinalizador Fornecedor: CCEE

Descrição:

• BIO_Fp = 1, Se a Usina, “p”, for uma usina térmica movida a BIOMASSA e com modalidade de despacho tipo IB, IIB ou III.

• BIO_Fp = 0, em caso contrário.

Alteração da descrição da variável, em função da classificação das usinas quanto a modalidade de despacho.

12.1.2Acrônimo: DCCER_Firm

Nome: Disposições do Contrato de Compra de Energia Regulada Unidade: Sinalizador

Fornecedor: Agente Descrição:

• DCCER_Firm = 1, Se o CCER, celebrado entre o Consumidor Parcialmente Livre, proprietário da Carga, associada ao Ponto de Conexão, “i”, e o Perfil de Consumo, “r”, do Agente Distribuidor responsável pela área de concessão, tiver suas disposições em conformidade com a Resolução Normativa nº 376/2009, no Mês de Apuração, “m”.

• DCCER _Firm = 0, em caso contrário.

Inserido novo Sinalizador de Escopo nas Regras de Comercialização.

(10)

Sub.Mod. Seção Alteração Descrição das Alterações

AM.1.1 Para cada usina, “p”, hidráulica e participante do MRE para qual MOT _Fpm =1, a CCEE deverá

determinar a Garantia Física Média Parcial (MASS_Npj), para cada Período de Comercialização, “j”, de acordo com a seguinte regra:

(a) Se a Usina, “p”, possuir valor de GF_MOTpn , então:

SPD

MOT

GF

N

MASS

_

pj

=

_

pn

*

(b) Do contrário:

(

)

(

)

SPD GF T CAP F TEST CAP N MASS p p i ij ij pj * _ _ 1 _ ∗         − ∗ =

Onde:

(

TOGU pj NUB p

)

n= min ,

Inserida nova seção nas Regras de Comercialização, para contemplar a alteração realizada no cálculo da Garantia Física Parcial (MASS_Npj).

(11)

Sub.Mod. Seção Alteração Descrição das Alterações

AM.1.2

Antigo AM.1.1

A Geração Medida Reconciliada (RGpj), a Geração de Teste (GTpj) e a Garantia Física Média (AMASSpj) deverão ser determinadas para cada Usina, “p”, em cada Período de Comercialização, “j”, de acordo com a seguinte regra:

(a) Se a Usina, “p”, é hidráulica, e participante do MRE, então: (i) Se MOT_Fpm=0, então:

(A) pj pj pj

AUG

ATUG

RG

=

+

(B)

GT

pj

=

0

(ii) Do contrário:

(A)

AMASS

pj

=

MASS

_

N

pj

FID

pm

SPD

(B) Se

(

AUG

pj

+

ATUG

pj

)

AMASS

pj, então:

(I)

GT

pj

=

min

[

(

AUG

pj

+

ATUG

pj

)

AMASS

pj

,

ATUG

pj

]

(II)

RG

pj

=

(

AUG

pj

+

ATUG

pj

)

GT

pj

(C) Se

(

)

pj pj pj

ATUG

AMASS

AUG

+

<

, então: (I)

(

)

pj pj pj

AUG

ATUG

RG

=

+

(II)

GT

pj

=

0

(b) Do contrário: (i)

RG

pj

=

AUG

pj

Alterada a seção das Regras de Comercialização para contemplar a alteração realizada no cálculo da Garantia Física Parcial (MASS_Npj).

(12)

Sub.Mod. Seção Alteração Descrição das Alterações

AM.3.1 Com relação a cada Usina, “p”, a CCEE deverá determinar a Medição Bruta Total da Usina (MBU_Mpj), para cada Período de Comercialização, “j”, de acordo com a seguinte fórmula:

(

)

(

)

(

)

SPD

HOURS

PATAMAR

W

MBU

ATUG

AUG

AUG

M

MBU

aw aw b bj pj pj pj pj





+

=

∑∑

_

_

,

0

max

*

,

0

max

,

0

max

,

0

max

_

Alteração da seção de modo a considerar no MBU_M, somente o rateio da energia gerada.

AM.3.2 A CCEE deverá determinar o valor das Perdas Internas (PDIpj) para cada Usina não hidráulica, “p”, com modalidade de despacho tipo IA ou IIA, e para cada Usina Hidráulica com modalidade de despacho tipo I, em cada período de Comercialização, “j”, de acordo com a seguinte regra: (a) Se a usina “p”, não hidráulica com modalidade de despacho tipo IA, ou hidráulica com

modalidade de despacho tipo I, então:

(i) Se AUG pj =0 ou se

(

AUGpjATUGpj

)

<0 então:

(

TEST

F

)

PCI

SPD

CAP

PDI

ij p i ij pj

=

1

_

(ii) Do contrário:

(

)

(

pj pj pj

)

pj

MBU

M

AUG

ACCS

PDI

=

max

0

,

_

(b) Do contrário:

(

TEST

F

)

PCI

SPD

CAP

PDI

ij p i ij pj

=

1

_

Alteração em função da nova classificação das usinas quanto ao tipo da usina e a modalidade de despacho.

(13)

Sub.Mod. Seção Alteração Descrição das Alterações

AM.3.3 A CCEE deverá determinar o valor das Perdas Internas para Abatimento das Garantias Físicas (PDI_GFpm) para cada Usina, “p”, para cada Ano de Apuração, “f”, no mês de Agosto, de acordo com a seguinte regra:

(a) Se a usina “p”, for térmica com modalidade de despacho tipo IA, ou hidráulica com modalidade de despacho tipo I , então:

(

)

(

)

(

)

(

)

=

∑∑∑

∑∑

m m i ij ij m m pj pj pj pf

F

TEST

CAP

ACCS

AUG

M

MBU

GF

PDI

60 60

_

1

_

,

0

max

1

_

(b) Do contrário:

(i) Se a usina “p” for hidráulica participante do MRE, ou não hidráulica com Modalidade de Despacho Tipo IIA, então:

(

pf

)

pf

PCM

GF

PDI

_

=

1

(ii) Do contrário:

1

_

GF

pf

=

PDI

Incluída nova seção nas Regras de Comercialização, para determinar o valor de Perdas internas de usinas hidráulicas e térmicas para o abatimento das Garantias Físicas e também para desconsiderar das Perdas o Consumo do Compensador Síncrono;

AM.3.4 Para cada Usina, “p”, participante do MRE, em cada mês de apuração “m”, a Garantia Física Mensal (MASSpm), deverá ser determinada de acordo com a seguinte fórmula:

1

_

_

=

pm pf pm

QM

GFSAZ

PDI

GF

MASS

Inserida nova seção nas Regra=s de Comercialização, para incluir no cálculo da Garantia Física Mensal o abatimento do consumo interno da Usina.

(14)

Sub.Mod. Seção Alteração Descrição das Alterações

AM.4.2 Com relação ao Ponto de Medição de Consumo, “i”, a CCEE deverá determinar o Consumo de Referência (TRC_REFij), para cada Período de Comercialização, “j”, de acordo com a seguinte fórmula:

(

ij

)

j

(

ij

)

ij

ij

C

XP

CLF

C

C

L

REF

TRC

_

=

max

0

,

_

0

_

+

min

0

,

_

0

+

_

0

Inserida seção nas Regras de Comercialização, para determinar o montante de energia do CCER, contrato celebrado entre o Consumidor Parcialmente Livre e a Distribuidora.

AM.4.3

Com relação ao Ponto de Medição de Consumo, “i”, localizado na área de concessão da Distribuidora, “r”, a CCEE deverá determinar o Fator de Consumo Cativo do Ponto de Medição (FAT_CATirm), para cada Mês de Apuração, “m”, de acordo com a seguinte fórmula:

(a) Se

DCCER

_

F

irm

=

1

, então:

=

m ij irm irm

REF

TRC

MCCER

CAT

FAT

_

,

1

min

_

(b) Do contrário:

=

m ij m irj irm

REF

TRC

CCER

XA

CAT

FAT

_

_

,

1

min

_

Inserida seção nas Regras de Comercialização, para determinar o montante de energia do CCER, contrato celebrado entre o Consumidor Parcialmente Livre e a Distribuidora.

(15)

Sub.Mod. Seção Alteração Descrição das Alterações

AM.4.4 Com relação ao Ponto de Medição de Consumo, “i”, localizado na área de concessão da Distribuidora, “r”, a CCEE deverá determinar o Consumo Cativo do Ponto de Medição (TRC_CCERirj), para cada Período de Comercialização, “j”, de acordo com a seguinte regra: (a) Se

DCCER

_

F

irm

=

1

, então:

(

ij irm

)

irj

TRC

REF

FAT

CAT

CCER

TRC

_

=

_

_

(b) Do contrário:

(

irj ij

)

irj

XA

CCER

TRC

REF

CCER

TRC

_

=

min

_

,

_

Inserida seção nas Regras de Comercialização, para determinar o montante de energia do CCER, contrato celebrado entre o Consumidor Parcialmente Livre e a Distribuidora.

AM.4.5 Com relação ao Perfil de Consumo do Agente, “r”, a CCEE deverá determinar o Montante de Energia Cativa do Distribuidor (TRC_CCER_Dsrj), para cada Submercado, “s”, para cada Período de Comercialização, “j”, de acordo com a seguinte fórmula:

=

cc irj srj

TRC

CCER

D

CCER

TRC

_

_

_

Inserida seção nas Regras de Comercialização, para que o montante de energia contratada, entre o Consumidor Parcialmente Livre e a Distribuidora, seja considerado como carga da distribuidora para fins de contabilização das operações de compra e venda de energia elétrica realizadas no mercado de curto prazo

(16)

Sub.Mod. Seção Alteração Descrição das Alterações

AM.4.6 Com relação ao Perfil de Consumo do Agente, “r”, a CCEE deverá determinar o Montante de Energia Cativa do Consumidor Parcialmente Livre (TRC_CCER_Csrj), para cada Submercado, “s”, para cada Período de Comercialização, “j”, de acordo com a seguinte fórmula:

=

cr j ir srj

TRC

CCER

C

CCER

TRC

_

_

_

* Onde:

• “r” representa o Perfil de Consumo do Agente Consumidor Parcialmente Livre, proprietário da Carga associada ao Ponto de Conexão, “i”, atendido pelo Perfil de Consumo, “r*”, do Agente de Distribuição.

Inserida seção nas Regras de Comercialização, para que o montante de energia contratada, entre o Consumidor Parcialmente Livre e a Distribuidora, seja considerado como carga da distribuidora para fins de contabilização das operações de compra e venda de energia elétrica realizadas no mercado de curto prazo

AM.4.7

Antiga AM.4.2

Com relação ao Perfil de Consumo do Agente, “r”, a CCEE deverá determinar o Consumo Total do Agente (TRCsrj), o Consumo Total do Agente Medido Atendido pelo Sistema Interligado (TRC_ESSsrj), para Cada Submercado, “s”, para cada Período de Comercialização, “j”, de acordo com a seguinte regra:

(a)

(

srj srj

)

cr

ij

srj

TRC

REF

TRC

CCER

D

TRC

CCER

C

TRC

=

_

+

_

_

_

_

(b) Se o Agente pertencer à classe de Distribuição, então:

srj srj

TRC

ESS

TRC

_

=

(c) Do contrário:

(

)

=

srj cr p pi pj ij

srj

TRC

REF

G

GLOC

TRC

CCER

C

ESS

TRC

_

max

0

,

max

0

,

_

_

_

Alterada a seção nas Regras de Comercialização, para que o montante de energia contratada, entre o Consumidor Parcialmente Livre e a Distribuidora, seja considerado como carga da distribuidora para fins de contabilização das operações de compra e venda de energia elétrica realizadas no mercado de curto prazo

(17)

Sub.Mod. Seção Alteração Descrição das Alterações

AM.5.1 Com relação a cada Usina, “p”, a CCEE deverá calcular o Sinalizador para Liberação do Percentual Mínimo de Geração Destinado ao ACR da Usina (LPMG_FPm), para cada Mês de Apuração, “m”, de acordo com a seguinte regra:

(a) Se o Mês de Apuração, “m”, for Janeiro, então:

0 _FPm= LPMG (b) Do contrário: (i) Se LPMG_FPm−1 =1, então: 1 _FPm= LPMG (ii) Do contrário: (A) Se SLPM _Fgm =1, então: (I) Se

(

)

(

)

                                         ∗ −         − ∗ ≥

∑ ∑

∑ ∑ ∑

∑ ∑

pP 2m m P Pj 1 Pf pPmf m Pj pP Vendedor eP e ef m Pj F BIO G 0 EI G F D CCEAR CCEAR QA 0 G _ , _ min _ _ _ , max ´ , então: 1 _FPm= LPMG (II) Do contrário: 0 _FPm = LPMG (B) Do contrário: 0 _FPm = LPMG Onde:

• “g”, é o Perfil de Geração do Agente proprietário da Usina, “p”;

• “P”, representa as parcelas da Usina Real atribuídas aos Condomínios Virtuais; e O Valor da variável Energia Indisponível (EI_0 ) deverá ter o seu valor igual a zero, na primeira

Excluída Seção do Módulo das Regras de Comercialização

(18)

Sub.Mod. Seção Alteração Descrição das Alterações

AM.5.2 Com relação à Usina, “p”, a CCEE deverá determinar o Percentual de Destinação de Geração para o ACR (PG_BIOPm), para cada mês de apuração, “m”, de acordo com a seguinte regra: (a) Se LPMG_FPm =1

(

)

(

)

        + +                                     ∗ −         − ∗ =

∑∑

∑∑∑

∑ ∑

m pj P m Pj m pj pP m m P Pj Pf pP mf m Pj pP Vendedor eP e ef Pm G G G F BIO G EI G F D CCEAR CCEAR QA BIO PG * 2 1 ´ _ , 0 _ min _ _ _ , 0 max _ (b) Do contrário:

(

Pm P

)

Pm

PDG

ACR

PDG

LEILÃO

BIO

PG

_

=

max

_

,

_

Onde:

• “g”, é o Perfil de Geração do Agente proprietário da Usina, “p”;

• “P”, representa as parcelas da Usina Real atribuídas aos Condomínios Virtuais;

• “P*”, representa a parcela da Usina Real atribuídas ao Agente Comercializador da Energia de Reserva; e

• “p”, representa a parcela da Usina Real não Vendida nos Leilões.

Excluída Seção do Módulo das Regras de Comercialização

AM.6 Cálculo do Percentual de Destinação da Geração ao ACER das Usinas movidas à Biomassa e comprometidas com CER.

Excluída Seção do Módulo das Regras de Comercialização

(19)

Sub.Mod. Seção Alteração Descrição das Alterações

AM.6.1 Com relação a cada Usina, “p”, a CCEE deverá determinar o Sinalizador para Liberação do Percentual Mínimo de Geração Destinado ao CER da Usina (LPMG_RES_FPm), para cada Mês de Apuração, “m”, de acordo com a seguinte regra:

(a)

Se

G

*

max

0

,

QA

_

CER

*

G

*

,

então

:

safra mf m j P safra f P m j P





∑∑

1

_

_

RES

F

P*m

=

LPMG

(b) Do contrário:

0

_

_

RES

F

P*m

=

LPMG

Onde:

• “P*”, representa a parcela da Usina Real atribuídas ao Agente Comercializador da Energia de Reserva.

Excluída Seção do Módulo das Regras de Comercialização

(20)

Sub.Mod. Seção Alteração Descrição das Alterações

AM.6.2 Com relação a cada Usina, “p”, a CCEE deverá determinar o Percentual de Destinação de Geração para o CER de Usinas a Biomassa (PDG_BIO_RESpm), para cada Mês de Apuração, “m”, de acordo com a seguinte regra:

(a) Se

LPMG

_

RES

_

F

P*m

=

1

+

+

=

∑ ∑

m j P m Pj m pj safra mf m j P safra f P m P

G

G

G

G

CER

QA

RES

BIO

PDG

* * * *

_

,

0

max

_

_

(b) Do contrário:

(

Pm P f

)

m

P

PDG

CER

PDG

LEILÃO

CER

RES

BIO

PDG

_

_

*

=

max

_

*

,

_

_

*

Onde:

• “P”, representa as parcelas da Usina Real atribuídas aos Condomínios Virtuais;

• “P*”, representa a parcela da Usina Real atribuídas ao Agente Comercializador da Energia de Reserva; e

• “p”, representa a parcela da Usina Real não Vendida nos Leilões.

Excluída Seção do Módulo das Regras de Comercialização PD – Pe r c e n tu a l d e D e s ti n a ç ã o d a G e r a ç ã o

4 Percentual de Destinação da Geração – (PD) Inserido Submódulo nas Regras de Comercialização 4.1 Este Módulo tem por objetivo estabelecer a sistemática de distribuição da geração para Usinas

comprometidas com Contratos de Energia de Reserva e com os CCEAR na modalidade por Disponibilidade.

Inserida introdução no Submódulo das Regras de Comercialização

(21)

Sub.Mod. Seção Alteração Descrição das Alterações

4.2.1 Acrônimo: MBUbj

Nome: Medição Bruta da Unidade Geradora Unidade: MWh

Fornecedor: CCEE

Descrição: Quantidade de energia elétrica produzida por uma Unidade Geradora, lida no ponto de Medição de Geração na Barra da unidade Geradora.

Inseridos acrônimos na Tabela de Dados de Entrada.

Acrônimo: SPD

Nome: Duração do Período de Comercialização Unidade: Horas

Fornecedor: CCEE

Descrição: Duração dos Períodos de Comercialização Acrônimo: PDG_ACRpm

Nome: Percentual de Destinação de Geração ao ACR Unidade: %

Fornecedor: Agentes

Descrição: Valor definido, mensalmente, pelo Agente proprietário da Usina, referente ao Percentual de Destinação da Geração realizada da Usina Termelétrica movida à BIOMASSA vendida no Leilão, que será entregue ao ACR para atendimento aos contratos CCEAR na modalidade por Disponibilidade.

Acrônimo: PDG_CERpm

Nome: Percentual de Destinação de Geração ao CER Unidade:%

Fornecedor: Agentes

Descrição: Valor definido, mensalmente, pelo Agente proprietário da Usina, referente ao Percentual de Destinação da Geração realizada da Usina Termelétrica movida à BIOMASSA vendida no Leilão, que será entregue para atendimento ao CER.

Acrônimo: L m pACR VENDIDA GF _

Nome: Garantia Física destinada ao ACR definida em Leilão Unidade: MW

Fornecedor: CCEE

Descrição: Valor de Garantia Física vendida em Leilão, destinada ao atendimento aos contratos CCEAR na modalidade por Disponibilidade.

(22)

Sub.Mod. Seção Alteração Descrição das Alterações

Acrônimo: GFOMpj

Nome: Geração Fora da Ordem de Mérito Unidade: MWh

Fornecedor: ONS

Descrição: Quantidade de energia elétrica produzida por uma Usina fora da ordem de mérito do ONS.

Inserido acrônimo na Tabela de Dados de Entrada.

Acrônimo: QA_CERpf

Nome: Quantidade Anual de Contrato de Energia de Reserva Unidade: MWh

Fornecedor: ANEEL

Descrição: Quantidade de energia correspondente ao compromisso contratual da Usina, “p”, definido por um Contrato de Energia de Reserva para o período de entrega relacionado ao Ano de Apuração, “f”.

Inserido acrônimo na Tabela de Dados de Entrada.

Acrônimo: PCIp

Nome: Percentual da Perda Total Unidade: %

Fornecedor: Agente

Descrição: Relação entre o montante de perdas, aferidos quando a usina atingir sua plena capacidade de produção, e a capacidade total instalada, da usina não hidráulica com Modalidade de Despacho Tipo IA ou IIA ou hidráulica com modalidade de despacho tipo I.

O montante de perdas refere-se a diferença entre a medição da geração realizada na barra das Unidades Geradoras e a medição no ponto de conexão, ou seja, considerando as perdas de rede exclusiva e o consumo relacionado aos serviços auxiliares da usina.

Inserido acrônimo na Tabela de Dados de Entrada.

4.2.2 Acrônimo: ATUGpj

Nome: Geração de Teste Medida Líquida Média

Localização: Contabilização – ME – Medição e Sistema Elétrico

Inseridos acrônimos no Submódulo das Regras de Comercialização

Acrônimo: AUGpj

Nome: Geração Medida Líquida Média

Localização: Contabilização – ME – Medição e Sistema Elétrico Acrônimo: APDIpj

Nome: Perdas Internas Ajustadas

Localização: Contabilização – AM – Agregação Contábil de Medição Acrônimo: Gpj

Nome: Geração Final da Usina

(23)

Sub.Mod. Seção Alteração Descrição das Alterações

Acrônimo: GFTpj

Nome: Geração Final de Teste da Usina

Localização: Contabilização – AM – Agregação Contábil de Medição Acrônimo: XP_CLFj

Nome: Fator de Perda de Consumo

Localização: Contabilização – AM – Agregação Contábil de Medição Acrônimo: XP_CLFj

Nome: Fator de Perda de Consumo

Localização: Contabilização – AM – Agregação Contábil de Medição Acrônimo: PDI_GFpf

Nome: Perdas Internas para Abatimento das Garantias Físicas Localização: Contabilização – AM – Agregação Contábil de Medição Acrônimo: W_PATAMAR_HOURSaw

Nome: Total de Horas do Patamar da Semana

Localização: Contabilização – AM – Agregação Contábil de Medição Acrônimo: EI_0pf-1

Nome: Energia Indisponível Ajustada

Localização: Contabilização – CD – Contratos por Disponibilidade 4.2.3 Acrônimo: LOSSAFp

Nome: Alocação de Perdas na Geração Unidade: Sinalizador

Fornecedor: CCEE Descrição:

•LOSSAFp = 0, Se a Usina, “p”, não participa do rateio das perdas na Rede Básica, (conforme os critérios estabelecidos na Resolução 395 de 24 de julho de 2002).

•LOSSAFp = 1, Em caso contrário.

Inseridos acrônimos na tabela de Sinalizadores de Escopo.

(24)

Sub.Mod. Seção Alteração Descrição das Alterações

Acrônimo: RES_Fp

Nome: Usina Comprometida com Contratação de Energia de Reserva Unidade: Sinalizador

Fornecedor: CCEE Descrição:

•RES_Fp = 1, Se a Usina, “p”, para o qual RCR_FpP=1, for a Usina que representa a Parcela da Geração da “Usina Real” que será destinada ao CER.

•RES_Fp = 0, Em caso contrário.

Inseridos acrônimos na tabela de Sinalizadores de Escopo.

Acrônimo: ACR_Fp

Nome: Usina Comprometida com o Ambiente de Contratação Regulada Unidade: Sinalizador

Fornecedor: CCEE Descrição:

•ACR_Fp = 1, Se a Usina, “p”, para o qual RCR_FpP=1, for a Usina que representa a Parcela da Geração da “Usina Real” que será destinada ao ACR.

•ACR_Fp = 0, Em caso contrário. Acrônimo: ACL_Fp

Nome: Usina Comprometida com o Ambiente de Contratação Livre Unidade: Sinalizador

Fornecedor: CCEE Descrição:

•ACL_Fp = 1, Se a Usina, “p”, para o qual RCR_FpP=1, for a Usina que representa a Parcela da Geração da “Usina Real” que será destinada ao ACL.

•ACL_Fp = 0, Em caso contrário. Acrônimo: GFOM_Fp

Nome: Usina Comprometida com Geração Realizada Fora da Ordem de Mérito Unidade: Sinalizador

Fornecedor: CCEE Descrição:

•GFOM_Fp = 1, Se a Usina, “p”, para o qual RCR_FpP=1, representar a Parcela da Geração da “Usina Real” referente à Geração realizada fora da Ordem de Mérito.

(25)

Sub.Mod. Seção Alteração Descrição das Alterações

Acrônimo: REAL_Fp Nome: Usina Real Unidade: Sinalizador Fornecedor: CCEE Descrição:

•REAL_Fp = 1, Se a Usina, “p”, representar no Agregar dados de Medição a “Usina Real”. •REAL_Fp = 0, Em caso contrário.

Inseridos acrônimos na tabela de Sinalizadores de Escopo.

Acrônimo: RCR_FpP

Nome: Usinas Relacionadas Unidade: Sinalizador Fornecedor: CCEE Descrição:

•RCR_FpP = 1, Se a Usina, “p”, possuir relacionamento com alguma Usina Real, “P”. •RCR_FpP = 0, Em caso contrário. Acrônimo: BIO_Fg Nome: Biomassa Unidade: Sinalizador Fornecedor: CCEE Descrição:

•BIO_Fg = 1, Se a Usina, “p”, for uma usina térmica movida a BIOMASSA e com modalidade de despacho tipo IB, IIB ou III.

•BIO_Fg = 0, Em caso contrário. Acrônimo: CCEAR_D_Fe

Nome: CCEAR por Disponibilidade de Energia Nova Unidade: Sinalizador

Fornecedor: CCEE Descrição:

•CCEAR_D_Fe = 1, Se o Contrato, “e”, for um contrato de CCEAR, na modalidade por Disponibilidade, de um Leilão de Energia Nova.

(26)

Sub.Mod. Seção Alteração Descrição das Alterações

Acrônimo: CLV_Fe

Nome: Contratos de Compra de Energias de Usinas no mesmo Submercado e com Data de Outorga igual ou superior a da Usina com Energia Indisponível

Unidade: Sinalizador Fornecedor: CCEE Descrição:

•CLV_Fe = 1, Se o Contrato, “e”, for validado pela CCEE para lastro de energia indisponível das Usinas.

•CLV_Fe = 0, em caso contrário.

Inserido acrônimo na tabela de Sinalizadores de Escopo.

Acrônimo: UICER_FpP

Nome: Usinas Integrantes do Contrato de Energia de Reserva Unidade: Sinalizador

Fornecedor: CCEE Descrição:

• UICER_FpP = 1, Se a Usina, “p”, Integrar o mesmo Contrato de Energia de Reserva que a Usina, “P”, de modo a compensarem, mutuamente, as insuficiências de geração. • UICER_FpP = 0, em caso contrário.

(27)

Sub.Mod. Seção Alteração Descrição das Alterações

Acrônimo: UCCEAR_DISP_Fp

Nome: Usina Comprometida com Contratos de Comercialização de Energia Elétrica no Ambiente Regulado na Modalidade Disponibilidade de Energia Elétrica

Unidade: Sinalizador Fornecedor: CCEE Descrição:

• UCCEAR_DISP_Fp = PR, Se a Usina, “p”, estiver comprometida como parte vendedora de um Contrato de Comercialização de Energia Elétrica no Ambiente Regulado – CCEAR, na Modalidade Disponibilidade de Energia Elétrica, proveniente do 1º Leilão de Energia Nova;

• UCCEAR_DISP_Fp = ST, Se a Usina, “p”, estiver comprometida como parte vendedora de um Contrato de Comercialização de Energia Elétrica no Ambiente Regulado – CCEAR, na Modalidade Disponibilidade de Energia Elétrica, proveniente do 2º Leilão e/ou 3º Leilão de Energia Nova;

• UCCEAR_DISP_Fp = EE, Se a Usina, “p”, estiver comprometida como parte vendedora de um Contrato de Comercialização de Energia Elétrica no Ambiente Regulado – CCEAR, na Modalidade Disponibilidade de Energia Elétrica, proveniente de Leilões de Energia Existente;

• UCCEAR_DISP_Fp = PX, Se a Usina, “p”, estiver comprometida como parte vendedora de um Contrato de Comercialização de Energia Elétrica no Ambiente Regulado – CCEAR, na Modalidade Disponibilidade de Energia Elétrica, que não seja proveniente do 1º, 2º e/ou 3º Leilões de Energia Nova.

Alterada a Descrição do Sinalizador de Escopo

4.4 FORMULAÇÃO ALGÉBRICA

PD.1 Determinação do Percentual e da Geração Destinada as Usinas GFOM, RES, ACR e ACL Inserida seção no Submódulo das Regras de Comercialização PD.1.1 Com relação ao Mês de Apuração, “m”, a CCEE deverá calcular o menor valor do Fator de Perda

da Geração (XP_GLF_MINm), de acordo com a seguinte fórmula:

(

j

)

m m XP GLF MIN GLF XP_ _ =min _

Inserida seção no Submódulo das Regras de Comercialização

(28)

Sub.Mod. Seção Alteração Descrição das Alterações

PD.1.2 Com relação a cada Usina, “p”, a CCEE deverá determinar o Percentual de Rateio da Garantia Física (PDG _GFpm ), para cada Mês de Apuração, “m”, de acordo com a seguinte regra:

(a) Se a Usina, “p”, possuir RES _Fp =1, então:

(

) (

)

(

)

(

)

(

)

                                                      +         ∗ − + ∗ ∗ = − Leilão p L m p L m p Leilão p L m p L m p Leilão p L m p p Leilão p m p p p f L m p p L m p RES RES ACR RES RES REAL REAL REAL REAL RES REAL RES VENDIDA GF VENDIDA GF VENDIDA GF VENDIDA GF VENDIDA GF GF GF PDI LOSSAF LOSSAF MIN GLF XP VENDIDA GF GF GF PDG _ _ * _ _ _ * , _ 1 1 _ _ _ min 1 _ 1

(b) Se a Usina, “p”, possuir ACR _Fp =1, então:

(

)

(

)

(

)

(

)

                                                            +           ∗       + ∗ ∗ = − Leilão p L m p L m p Leilão p L m p L m p Leilão p L m p p Leilão p p f p p m L m p p L m p ACR ACR ACR RES ACR REAL REAL REAL REAL ACR REAL ACR VENDIDA GF VENDIDA GF VENDIDA GF VENDIDA GF VENDIDA GF GF GF PDI LOSSAF LOSSAF MIN GLF XP VENDIDA GF GF GF PDG _ _ * _ _ _ * , _ 1 1 _ _ _ min 1 _ 1

(c) Se a Usina, “p”, possuir ACL _Fp =1, então:

                          + − =

Leilão

p L m p Leilão p L m p m

pACL PDG GFACR PDG GFRES

GF

PDG_ max0, 1 _ _

(d) Se a Usina, “p”, possuir GFOM _Fp=1, então: 0 _ = m pGFOM GF PDG Onde:

• “L”, representa o Leilão em que a Garantia Física foi Vendida.

Inserida seção nas Regras de Comercialização, para explicitar a metodologia de rateio da geração e demais parâmetros das usinas virtuais para modelagem do comprometimento com CCEAR por Disponibilidade e Energia de Reserva.

(29)

Sub.Mod. Seção Alteração Descrição das Alterações

PD.1.3 Com relação a cada usina, ”p”, para o qual

BIO

_

F

p

=

1

e

RES

_

F

p

=

1

, a CCEE deverá determinar o Sinalizador de Liberação da Parcela da Usina Comprometida com CER para o ACL (RES_ACL_Fpm) de acordo com a seguinte regra:

(a) Se, “m”, NÃO estiver compreendido entre os meses do PERÍODO DE APURAÇÃO DO CER, da Usina, “p”, então: 1 _ _ ACL FpRESm = RES (b) Do contrário:

(i) Se, “m”, for o 1º mês do PERÍODO DE APURAÇÃO DO CER, então:

0 _ _ACL FpRESm= RES (ii) Do contrário: 1 _ _ _

_ACL FpRESm =LPMG RES FpRESm

RES

Inserida seção nas Regras de Comercialização, para explicitar a metodologia de rateio da geração e demais parâmetros das usinas virtuais para modelagem do comprometimento com CCEAR por Disponibilidade e Energia de Reserva.

PD.1.4 Com relação a cada usina, ”p”, para o qual

BIO

_

F

p

=

1

e

ACR

_

F

p

=

1

, a CCEE deverá determinar o Sinalizador de Liberação da Parcela da Usina Comprometida com ACR para o ACL (ACR_ACL_Fpm) de acordo com a seguinte regra:

(a) Se, “m”, corresponder ao mês de janeiro, então:

0 _ _ACL FpACRm = ACR (b) Do contrário: 1 _ _ _

_ACL FpACRm = LPMG ACR FpACRm

ACR

Inserida seção nas Regras de Comercialização, para explicitar a metodologia de rateio da geração e demais parâmetros das usinas virtuais para modelagem do comprometimento com CCEAR por Disponibilidade e Energia de Reserva.

(30)

Sub.Mod. Seção Alteração Descrição das Alterações

PD.1.5 Com relação a cada Usina, ”p”, para o qual

ACL

_

F

p

=

1

, a CCEE deverá determinar o Percentual

da Geração Disponível ao ACL (

PDG _

ACL

pm), para cada Mês de Apuração, “m”, de acordo com a seguinte fórmula:

(

)

(

)

(

)

(

)

+

=

Leilão p p m L m p Leilão p m p L m p m p RES RES ACR ACR ACL

F

ACL

RES

GF

PDG

F

ACL

ACR

GF

PDG

ACL

PDG

_

_

1

_

_

_

1

_

1

_

Onde:

• “L”, representa o Leilão em que a Garantia Física foi Vendida.

Inserida seção nas Regras de Comercialização, para explicitar a metodologia de rateio da geração e demais parâmetros das usinas virtuais para modelagem do comprometimento com CCEAR por Disponibilidade e Energia de Reserva.

PD.1.6 Com relação a cada Usina, ”p”, para o qual RES _Fp =1, a CCEE deverá determinar o Percentual

da Geração Destinada à RES (

pm

RES

PDG _

), para cada Mês de Apuração, “m”, de acordo com a seguinte regra:

(a) Se o Mês de Apuração, “m”, estiver compreendido em um PERÍODO DE APURAÇÃO DO CER da Usina, “p”, então:

(

)

(

)

∗ ∗ + = Leilão p L m p L m p m p m p L m p L m p RES RES REAL ACL RES RES VENDIDA GF VENDIDA GF CER PDG ACL PDG GF PDG RES PDG _ _ _ _ _ _ (b) Do contrário:

0

_

L

=

m pRES

RES

PDG

Onde:

• “L”, representa o Leilão em que a Garantia Física foi Vendida.

Inserida seção nas Regras de Comercialização, para explicitar a metodologia de rateio da geração e demais parâmetros das usinas virtuais para modelagem do comprometimento com CCEAR por Disponibilidade e Energia de Reserva.

(31)

Sub.Mod. Seção Alteração Descrição das Alterações

PD.1.7 Com relação a cada Usina, ”p”, para o qual ACR_Fp=1,a CCEE deverá determinar o Percentual da

Geração Destinada ao ACR (PDGpm), para cada Mês de Apuração, “m”, de acordo com a seguinte

fórmula:

(

)

(

)

∗ ∗ + = Leilão p L m p L m p m p m p L m p L m p ACR ACR REAL ACL ACR ACR VENDIDA GF VENDIDA GF ACR PDG ACL PDG GF PDG PDG _ _ _ _ _ Onde:

• “L”, representa o Leilão em que a Garantia Física foi Vendida.

Inserida seção nas Regras de Comercialização, para explicitar a metodologia de rateio da geração e demais parâmetros das usinas virtuais para modelagem do comprometimento com CCEAR por Disponibilidade e Energia de Reserva.

PD.1.8 Com relação a cada Usina, “p”, para o qual GFOM _Fp =1, a CCEE deverá determinar a Geração

Final da Usina (Gpj ), e a Geração Final de Teste da Usina (GFTpj), para cada Período de Comercialização, “j”, de acordo com as seguintes fórmulas:

(

p j

)

j p j p j p REAL REAL REAL GFOM

G

M

MBU

GFOM

G

=

_

,

1

min

0 = j pGFOM GFT Onde:

• “b”, refere-se a um ponto de medição de geração localizado na barra da unidade geradora da Usina Real, “pREAL”.

Inserida seção nas Regras de Comercialização, para explicitar a metodologia de rateio da geração e demais parâmetros das usinas virtuais para modelagem do comprometimento com CCEAR por Disponibilidade e Energia de Reserva.

(32)

Sub.Mod. Seção Alteração Descrição das Alterações

PD.1.9 Com relação a cada Usina, “p”, para o qual REAL _Fp =1, a CCEE deverá determinar a Geração

da Usina destinada ao ACR, ACL e CER (

j pREAL

U

G _ ), para cada Período de Comercialização, “j”,

de acordo com a seguinte fórmula:

( ) (

)

(

p j p j

)

j

pREAL

G

REAL

G

GFOM

U

G

_

=

Inserida seção nas Regras de Comercialização, para explicitar a metodologia de rateio da geração e demais parâmetros das usinas virtuais para modelagem do comprometimento com CCEAR por Disponibilidade e Energia de Reserva.

PD.1.10 Com relação a cada Usina,”p”, para o qual

BIO

_

F

p

=

1

e

RES

_

F

p

=

1

, a CCEE deverá determinar o Déficit Global de Geração para Atendimento Integrado do CER (DEFG_CERpm) de acordo com a seguinte regra:

(a) Se o Mês de Apuração, “m”, estiver compreendido em um PERÍODO DE APURAÇÃO DO CER da Usina, “p”, então:                         ∗                         − +                         − =

∑∑

∑∑

Ps P p safra pf m j P safra f P safra pf m p j safra f p m p RES RES RES RES RES RES F UICER G CER QA G CER QA CER DEFG _ _ , 0 max _ , 0 max _ (b) Do contrário: 0 _CERpRESm = DEFG Onde:

• “P” representa a usina que integra o mesmo CER que a Usina, “p”, de modo a compensarem, mutuamente, as insuficiências de geração.

Inserida seção nas Regras de Comercialização, para explicitar a metodologia de rateio da geração e demais parâmetros das usinas virtuais para modelagem do comprometimento com CCEAR por Disponibilidade e Energia de Reserva.

(33)

Sub.Mod. Seção Alteração Descrição das Alterações

PD.1.11 Com relação a cada usina, “p”, para o qual BIO_Fp =1 e RES_Fp =1, a CCEE deverá determinar o Geração Global para Atendimento Integrado do CER (GG_CERpm) de acordo com a seguinte fórmula:

(a) Se o Mês de Apuração, “m”, estiver compreendido em um PERÍODO DE APURAÇÃO DO CER da Usina, “p”, então:





+

=

Ps P p m j P L m P m j p L m p m p RES REAL RES REAL RES RES

F

UICER

U

G

RES

PDG

U

G

RES

PDG

CER

GG

_

*

_

*

_

_

*

_

_

(b) Do contrário: 0 CER GG_ pRESm = Onde:

• “P” representa a usina que integra o mesmo CER que a Usina, “p”, de modo a compensarem, mutuamente, as insuficiências de geração.

Inserida seção nas Regras de Comercialização, para explicitar a metodologia de rateio da geração e demais parâmetros das usinas virtuais para modelagem do comprometimento com CCEAR por Disponibilidade e Energia de Reserva.

(34)

Sub.Mod. Seção Alteração Descrição das Alterações

PD.1.12 Com relação a cada Usina, “p”, para o qual BIO_Fp =1 e RES_Fp =1, a CCEE deverá determinar o Percentual de Destinação de Geração para o CER de Usinas a Biomassa (PDG_BIO_RESpm) e o Sinalizador para Liberação do Percentual Mínimo de Geração Destinado ao CER da Usina (LPMG_RES_Fpm), para cada Mês de Apuração, “m”, de acordo com a seguinte regra:

(a) Se o Mês de Apuração, “m”, estiver compreendido em um PERÍODO DE APURAÇÃO DO CER da Usina, “p”, então:

(i)

m p m

pRES

DEFG

CER

RES

CER

GG

Se

_

_

, então:

=

m p m p L m p m p RES RES RES RES

CER

GG

CER

DEFG

RES

PDG

RES

BIO

PDG

_

_

*

_

_

_

1 _ _RES FpRESm = LPMG (ii) Do contrário: L m p m

pRES PDG RES RES RES BIO PDG _ _ = _ 0 _ _RES FpRESm = LPMG (b) Do contrário: L m p m

pRES

PDG

RES

RES

RES

BIO

PDG

_

_

=

_

1 _ _RES FpRESm = LPMG

Inserida seção nas Regras de Comercialização, para explicitar a metodologia de rateio da geração e demais parâmetros das usinas virtuais para modelagem do comprometimento com CCEAR por Disponibilidade e Energia de Reserva.

(35)

Sub.Mod. Seção Alteração Descrição das Alterações

PD.1.13 Com relação a cada Usina, “p”, para o qual BIO _Fp =1 e ACR_Fp =1, a CCEE deverá determinar o Percentual de Destinação de Geração para o ACR de Usinas a Biomassa (PDG_BIOpm) e o Sinalizador para Liberação do Percentual Mínimo de Geração Destinado ao ACR da Usina (LPMG_ACR_Fpm) , para cada Mês de Apuração, “m”, de acordo com a seguinte regra:

(a)

(

)

: , _ _ _ , 0 max _ *

PDG G U QA CCEAR CCEAR D F G então

Se Leilão p mf m j p Leilão p Vendedor ep e ef m j p Leilão p L m

pACR REAL ACR 

              − ∗ ≥        

∑ ∑ ∑

∑ ∑

(

)

(

)

                            − ∗ =

∑∑∑

∑ ∑

Leilão p L m p L m p m p j Leilão p mf m j p Leilão p Vendedor ep e ef L m p ACR ACR REAL ACR ACR VENDIDA GF VENDIDA GF G G F D CCEAR CCEAR QA BIO PDG _ _ * _ _ _ , 0 max _ 1 _ _ACR FpACRm = LPMG (b) Do contrário: L m p L m pACR

PDG

ACR

BIO

PDG

_

=

0 _ _ACR FpACRm = LPMG

Inserida seção nas Regras de Comercialização, para explicitar a metodologia de rateio da geração e demais parâmetros das usinas virtuais para modelagem do comprometimento com CCEAR por Disponibilidade e Energia de Reserva.

Referências

Documentos relacionados

Antes de adentrar na análise da postura da Administração no mercado de energia elétrica e no específico estudo do Contrato de Comercialização de Energia no

Faz-se necessário investigar detalhadamente os parâmetros de funcionamento dos motores do ciclo Diesel para propor a idealização na caracterização da penetração

Porque são terras devolutas, ainda, e se o pessoal que está reivindicando isso é gente que tem dinheiro, fica muito difícil para nós.. É o que precisamos, da

Neste CONTRATO será igual a 3% (três por cento). x) FLAT: distribuição uniforme da ENERGIA CONTRATADA pelo número de horas. y) FLEXIBILIDADE: variação do volume contratado ao

Neste CONTRATO será igual a 3% (três por cento). x) FLAT: distribuição uniforme da ENERGIA CONTRATADA pelo número de horas. y) FLEXIBILIDADE: variação do volume contratado ao

Neste CONTRATO será igual a 3% (três por cento). x) FLAT: distribuição uniforme da ENERGIA CONTRATADA pelo número de horas. y) FLEXIBILIDADE:variação do volume contratado ao

Neste CONTRATO será igual a 3% (três por cento). x) FLAT: distribuição uniforme da ENERGIA CONTRATADA pelo número de horas. y) FLEXIBILIDADE:variação do volume contratado ao

1.1 A presente licitação tem por objeto o registro de preços para Aquisição de Materiais (Vidrarias e Reagentes) para os Laboratórios de Química do