• Nenhum resultado encontrado

Atenção aos cuidados com os sistemas de contenção ambiental

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Atenção aos cuidados com os sistemas de contenção ambiental"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

c o n e x a o

N OV E M B R O E D E Z E M B R O | 2 0 1 8 | A N O 1 2 | E D I Ç ÃO 6 8

05

PÁG. RDP Petróleo promove treinamento

para equipe de Televendas na Base em Araucária-PR

Publicada resolução com cronograma de aumento da mistura de biodiesel

04

PÁG.

Atenção aos cuidados

com os sistemas de

contenção ambiental

03

PÁG.

(2)

E D I T O R I A L

E para !inalizar o ano devidamente atualizados sobre o que ocorre em nosso segmento, esta última edição de 2018 do Conexão RDP traz notı́cias importantes deste setor, como a determinação do INMETRO publicada em 5 de setembro deste ano, referente ao prazo máximo de 12 meses para que os postos revendedores adotem os novos modelos de termômetros utilizados para a medição da temperatura dos combustı́veis. Além disso, informamos sobre a publicação da Resolução que apresenta o cronograma de aumento gradual do volume de biodiesel a ser adicionado ao diesel vendido no paı́s. Con!ira os detalhes nas páginas desta edição.

Esta edição traz ainda informações sobre o treinamento realiza-do na Base de Distribuição e Armazenamento de Araucária-PR, destinado exclusivamente a equipe de vendas da empresa. Con!ira também mais uma ação realizada no Camarote RDP Petróleo do Estádio Couto Pereira, que durante este ano foi visitado por dezenas de clientes, fornecedores, colaboradores e amigos do Grupo Rejaile; e a participação dos diretores da RDP Petróleo no Jantar Solidário do LIDE, realizado em prol do Erastinho, Hospital Pediátrico do Erasto Gaertner, situado na capital paranaense.

Aproveito para desejar a todos os nossos leitores e amigos um Feliz e Abençoado Natal, e que 2019 venha repleto de boas novas, grandes conquistas e muito sucesso!

O Conexão RDP destaca também o Jantar do Revendedor promovido pelo SINPEB no dia 1º de dezembro, que reuniu reven-dedores da região do Vale do Itajaı́ e do litoral catarinense no Restaurante Questão de Gosto em Gaspar-SC. Mais uma vez, a RDP Petróleo e a Biopreserve Soluções Ambientais patrocinaram e prestigiaram este importante evento.

Chegamos ao !inal de mais um ano, e os sentimentos que de!inem este perı́odo na trajetória do Grupo Rejaile é de dever cumprido, superação e con!iança no que está por vir. Com uma equipe empe-nhada e competente, trabalhamos muito ao longo de 2018, e nada é mais grati!icante do que reconhecer que todo o esforço valeu a pena. O resultado positivo do ano que passou é o combustı́vel que utiliza-mos para seguir em frente com força, coragem e determinação.

Por !im, esta 68ª edição traz uma dica de gestão bastante relevante para a revenda, abordando os cuidados essenciais com o sistema de contenção ambiental. Con!ira!

Caro leitor,

Mauricio Rejaile Presidente E X P E D I E N T E C E N T R A I S D E T E L E V E N D A S Publicação bimestral da Jornalista Responsável

Projeto gráfico e diagramação

Impressão

Escritório Matriz

Rua Mateus Leme, 4360 São Lourenço - Curitiba/PR

CEP: 82200-000 41 3254-5330

Dúvidas, críticas e sugestões, entre em contato através do e-mail:

marketing@rdppetroleo.com.br

e

x

a

(3)

Em prol dos objetivos propostos pelos órgãos ambientais, estabeleceram os mesmos que os sistemas de separação de água e óleo não devem sofrer limpeza em um perı́odo inferior a quinze dias antecedentes a data de coleta das amostras. Esse procedimento visa possibi-litar que as amostras destinadas ao exame laboratorial sejam representativas dos e!luentes comumente dispensados pelo empreendimento, sem quaisquer interferências externas.

Ao órgão ambiental caberá a aplicação das penali-dades descritas junto aos ditames legais, uma vez que tal procedimento poderá ser encarado como embara-ço na !iscalização.

Neste sentido, conforme explicitado em comunicados anteriores, há a necessidade de se manter adequada, e promover os cuidados indispensáveis na manutenção de certos mecanismos ambientais, a !im de obter sucesso nos resultados analı́ticos inerentes aos mesmos.

e!luentes e resı́duos Classe I. Em contrapartida, caberá a empresa coletora a apresentação do relatório de coleta de resı́duos por CNPJ. A apresentação destes dados permite aos agentes !iscalizadores total ciência acerca das datas de realização de coletas e limpezas, estabelecendo assim um cronograma em relação às mesmas.

Alguns órgãos ambientais de!inem para o !inal do ano a apresentação de condicionantes indispensáveis para o cumprimento das “Condições de Validade” das Licenças Ambientais de Operação em vigência.

A análise de tais informações de forma conjunta possibilitará ao órgão ambiental a constatação dos empreendimentos que adotam o procedimento de limpeza do sistema SAO em prazo inferior ao determi-nado, adotando assim procedimento contrário as diretrizes ambientais vigentes.

Importante salientar acerca da necessidade do efetivo controle destes mecanismos ambientais, uma vez que inúmeros empreendimentos já foram autuados em virtude da apresentação de concentrações excessivas de surfactantes. E)de suma importância o funcionamento adequado e constante do sistema SAO.

E) neste sentido que a Biopreserve Soluções Ambientais busca orientar seus clientes e associados para adotarem procedimentos adequados na manuten-ção de seus mecanismos ambientais, promovendo assim o atendimento pleno a todas as prerrogativas legais, bem como, atendendo aos critérios técnicos descritos junto aos procedimentos ambientais.

C A P A

Atenção aos cuidados com os

sistemas de contenção ambiental

(4)

x

a

o

Esta determinação legal tem efeito direto nos postos de combustı́-veis, pois os estabelecimentos revendedores terão o prazo máximo de 12 meses, ou seja, até agosto de 2019, para utilizarem seus antigos termômetros, desde que estes estejam atendendo à legislação vigente até então.

A partir de setembro de 2019, os postos revendedores que não adotarem os novos modelos de termômetros, bem como seus respectivos certi!icados de veri!ica-ção ou calibraveri!ica-ção, de acordo com a n o v a P o r t a r i a n º 4 2 4 e s e u Regulamento Técnico (fabricados com substância termométrica), poderão ser autuados pelos órgãos !iscalizadores, sobretudo, pelo IPEM, ANP e Procon.

Visando atender a Convenções e Recomendações Internacionais que proı́bem a utilização de produtos com mercúrio – da qual o Brasil é signatário – o INMETRO publicou, em 5 de setembro de 2018, a Portaria nº 424, determinando que no prazo máximo de 12 meses, não haja a comercialização e uso dos termômetros confeccionados em mercúrio destinados à medição da temperatura do petróleo, seus

derivados e de biocombustı́veis lı́quidos.

Publicada resolução com cronograma de

aumento da mistura de biodiesel

Inmetro determina troca obrigatória dos

termômetros utilizados para a medição da

temperatura dos combustíveis

A autorização !ica condicionada à prévia realização de testes e ensaios em motores, que validarão a possibi-lidade técnica da utilização da adição de até 15% de biodiesel. O prazo pre-visto de término dos testes é março de 2019.

O acréscimo no percentual será gradual. Em junho de 2019, será auto-rizado o aumento dos atuais 10% para 11% do percentual de biodiesel. A cada mês de março subsequente, a adição subirá 1 ponto percentual, até que se chegue ao B15 em 2023. De acordo com o MME – Ministério de Minas e Energia – a medida “oferece

previsibilidade ao setor, incentiva a geração de empregos e investimen-tos na área de combustı́veis”.

Foi publicada no Diário O!icial da União, dia 8 de novembro, a resolu-ção com o cronograma de aumento gradual do volume de biodiesel a ser adicionado ao diesel vendido no Brasil. A medida, aprovada pelo CNPE – Conselho Nacional de Polı́tica Energética no !inal de outubro, auto-riza o aumento de 10% para 15% do volume de biodiesel.

A estimativa é que a produção do biodiesel brasileira passe de 5,4 para mais de 10 bilhões de litros anuais, entre 2018 e 2023. Esse crescimento representa um aumento de 85% da demanda doméstica, o que deve con-solidar o Brasil como um dos maiores produtores de biodiesel no mundo.

N O T Í C I A S D O S E T O R

De acordo com o

MME, a medida:

oferece

previsibilidade ao

setor, incentiva a

geração de empregos

e investimentos na

área de combustíveis.

(5)

No dia 3 de novembro de 2018, data em que o Coritiba Foot Ball Club enfrentou a equipe do Guarani no estádio Couto Pereira em Curitiba-PR, o Camarote RDP Petróleo recebeu a diretoria do Sindicombustı́veis-PR – Sindicato dos Postos de Combustı́veis do Paraná – e revendedores. Foi com grande satisfação que os diretores da RDP Petróleo Jefferson Rejaile e Mauricio Filho receberam os convidados com seus familiares, em um momento de con-fraternização e descontração.

Patrocinadora o!icial do time alviverde, a RDP Petróleo realizou, durante o ano de 2018, diversas ações junto aos torcedores, colaboradores, fornecedores,

Camarote RDP Petróleo recebe Diretores do

Sindicombustíveis-PR

A partir deste trabalho, puderam entender concreta-mente todo o funcionamento e rotina da Base, desde a coleta do produto na usina/porto via caminhão, ou via duto da Petrobrás. Conheceram o processo de armaze-nagem, descarregamento rodoviário e transferência via duto; viram como é feita a entrega do produto, desde a chegada do caminhão no escritório de faturamento até o seu carregamento; além de outros detalhes de toda a ope-ração. A fundamental importância das medidas de segu-rança aplicadas na Base foi outro tema abordado no trei-namento.

Com isso, as colaboradoras perceberam em que parte deste conjunto de ações o trabalho delas está inserido, e tudo que é realizado em cada etapa para que o resultado seja sempre o melhor possı́vel.

Embora as colaboradoras da Central de Atendimento da RDP Petróleo trabalhem exclusivamente no escritório matriz situado em Curitiba, a empresa promoveu no dia 10 de novembro um treinamento destinado somente a equipe de televendas na Base de Distribuição e Armazenamento em Araucária-PR. O objetivo deste

trei-namento foi apresentar à equipe todas as fases e proces-sos operados na Base após o fechamento de cada pedido.

A C O N T E C E U

Equipe de televendas participa de

(6)

e

x

a

o

Os diretores da RDP Petróleo Jefferson Rejaile e Rafael Rejaile prestigiaram este evento que já é tradição no calendário de festas do Paraná.

Com o tema “Mistério do Natal”, o evento Natal Solidário deste ano promovido pelo LIDE Paraná – Grupo de Lı́deres Empresariais – reuniu no Castelo do Batel, dia 14 de dezembro, empresários de todo o estado em uma confraternização que tem por objetivo principal contri-buir com a construção da unidade pediátrica do Hospital Erasto Gaertner, o Erastinho.

Nesta quinta edição, o Jantar Solidário contou com a participação da cantora Marina Costa, que embalou a festa com pop, blues e jazz; e performances da Parabolé Educação e Cultura, da La Trupe Artes da Cena, e da Curitiba Cia de Dança, com a apresentação de O Quebra

Nozes, um clássico natalino que surpreendeu a todos os convidados.

Para a RDP Petróleo é uma honra ser uma empresa !iliada ao LIDE, e participar de um evento que defende uma causa tão nobre.

A C O N T E C E U

Diretores da RDP Petróleo marcam presença

no Jantar Solidário do LIDE-PR

A Biopreserve Soluções Ambientais também patroci-nou esta edição do Jantar do Revendedor. Na ocasião, ofe-receu um espaço para os visitantes se reunirem, trocarem experiências pro!issionais, e conhecerem os serviços prestados pela empresa.

Espaço da Biopreserve Soluções Ambientais recebe centenas de revendedores

Repetindo o sucesso de anos anteriores, o evento reu-niu cerca de 550 convidados no Restaurante Questão de Gosto, em Gaspar, Santa Catarina, dia 1º de dezembro. Revendedores da região, fornecedores, representantes de sindicatos, autoridades e demais convidados marca-ram presença no Jantar.

O tradicional Jantar do Revendedor promovido pelo Sinpeb – Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Blumenau e Região, contou mais uma vez com o apoio da RDP Petróleo.

Festa do Revendedor em Gaspar-SC conta

com patrocínio da RDP Petróleo

C O M U N I C A Ç Ã O E M A R K E T I N G

Jefferson Rejaile, Ivanize Rejaile,

Referências

Documentos relacionados

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

Ejecutivo ya que es ese Poder quien es investigado por la FIA (“La Fiscalía de Investigaciones Administrativas”, en AA.VV. Control de la Administración Pública,

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

A cinomose é uma doença que pode ter rápida progressão, com sintomatologia nervosa, levando animal a óbito em poucos dias, como no caso em questão. Quando

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Não foram observadas diferenças estatisticamente significativas (p>0,05) entre os três grupos de sobremordida horizontal (reduzida: >0 mm e <2 mm; normal-reduzida: ≥2 mm

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos