• Nenhum resultado encontrado

ACORDO DE COLABORAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ACORDO DE COLABORAÇÃO"

Copied!
46
0
0

Texto

(1)

ACORDO DE COLABORAÇÃO

ENTRE:

Primeira outorgante:

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS AGÊNCIAS DE VIAGEM E TURISMO, pessoa colectiva nº 500 910 839 com sede na Rua Duque de Palmela, nº 2 – 1º Dtº - 1250 – 098 LISBOA, doravante designada por APAVT;

Segunda Outorgante:

COMPANHIA DE SEGUROS ALLIANZ PORTUGAL, S.A., pessoa colectiva nº 500 069 514, com sede na Rua Andrade Corvo, 32 em Lisboa, matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa sob o número dois mil novecentos e setenta e sete, com o capital social de sete milhões novecentos e nove mil e oitenta contos, doravante designada por ALLIANZ;

É ajustado e reciprocamente aceite o presente Acordo de Colaboração, nos termos constantes das definições, cláusulas e anexos seguintes.

CLAUSULA PRIMEIRA (Definições)

No contexto do presente acordo, serão considerados:

1. Associados: as pessoas colectivas que sejam sócios da APAVT.

Aderentes: os Associados que celebrem ao abrigo do presente acordo, contratos de seguro com a Allianz Portugal.

2. Os seguros abrangidos pelo presente acordo bem como as condições especiais proporcionadas pela Allianz Portugal aos Associados da APAVT encontram-se descritas no Anexo ao presente acordo, que se junta e deste passa a fazer parte integrante.

CLAUSULA SEGUNDA (Objecto)

1. A APAVT compromete-se a divulgar junto dos seus Associados a existência deste acordo de colaboração, o programa de seguros e as condições descritas no Anexo I, salientando o interesse dos associados efectuarem a sua adesão.

(2)

2. A APAVT compromete-se a colaborar com a ALLIANZ PORTUGAL, sem custos para aquela, na realização de acções de promoção e comercialização quer dos produtos abrangidos pelo presente Acordo, quer de outros produtos comercializados pela ALLIANZ PORTUGAL.

3. Sem prejuízo das disposições legais aplicáveis, a APAVT compromete-se a fornecer anualmente à ALLIANZ PORTUGAL, a base de dados actualizada dos seus associados que servirá de suporte a contactos comerciais e a eventuais acções de Marketing Directo. Para suportar os custos administrativos deste trabalho, a ALLIANZ PORTUGAL pagará o valor de 1.000.000$00 + IVA.

4. A APAVT vincula-se ainda a comunicar à ALLIANZ PORTUGAL a identificação de qualquer associado que, por qualquer razão, perca essa qualidade.

CLAUSULA TERCEIRA (Programa de Seguros)

1. A ALLIANZ PORTUGAL compromete-se a proporcionar aos associados da APAVT o seguinte programa de seguros, nas condições referidas nos Anexo I a V.

1.1. De Adesão Mínima Obrigatória - Seguros de Responsabilidade Civil

a) cobertura conforme apólice uniforme de seguro obrigatório para as Agências de Viagens e Turismo, estabelecida pela Norma Regulamentar nº 4/99-R do Instituto de Seguros de Portugal.

b) para a Assistência aos Clientes.

- Seguro de Multirriscos Comercial – cobertura base

- Seguro de Acidentes de Trabalho – nos termos da Lei 100/97 1.2. De Adesão Facultativa e Complementar aos seguros de Adesão Obrigatória

- Seguro de Assistência em Viagem – opções “Normal” e “VIP” - Seguro de Acidentes Pessoais – Viagem Aérea

- Seguro de Automóveis

- Seguro de Saúde “HospitALL”

- Seguro de Cauções a favor da Direcção Geral de Turismo

CLAUSULA QUARTA

(Condições dos Contratos de Seguro)

1. As condições económicas dos contratos de seguro celebrados entre a ALLIANZ PORTUGAL e os associados da APAVT ao abrigo do presente Acordo serão, para o primeiro ano de vigência deste último, as constantes do Anexo I.

(3)

2. Além das revisões anuais, sempre que as tarifas da ALLIANZ PORTUGAL sejam objecto de alterações, os prémios e restantes condições aplicáveis aos contratos de seguro celebrados ao abrigo do presente acordo, sofrerão automaticamente idênticas alterações. 3. Em tudo o que não for expressamente alterado pelo presente Acordo

serão aplicáveis aos contrato de seguros as Condições Gerais e Especiais em vigor para os produtos em exploração pela ALLIANZ PORTUGAL.

CLAUSULA QUINTA

(Celebração de Contratos com Associados)

1. Para terem acesso às condições especiais de contratação resultantes do presente Acordo, os associados da APAVT, deverão apresentar à ALLIANZ PORTUGAL o comprovativo dessa condição.

2. A ALLIANZ PORTUGAL reserva-se o direito de recusar a celebração de contratos de seguros com os associados da APAVT em relação aos quais, por antecedentes conhecidos ou em virtude de razões técnico-comerciais, se torne desaconselhável a celebração desses contratos.

CLAUSULA SEXTA

(Perda da Qualidade de Associado )

Sempre que um Aderente tenha celebrado um ou mais contratos de seguro continuados e perca a qualidade de Associado da APAVT, a ALLIANZ PORTUGAL obriga-se a aplicar as condições normais de tarifação a vigorar na data de vencimento do contrato.

CLAUSULA SÉTIMA

(Participação no “Newsletter”)

A ALLIANZ PORTUGAL participará numa página das Newsletters a publicar pela APAVT, cujo custo anual será de 5.000.000$00. Este valor será liquidado em duas prestações semestrais.

CLAUSULA OITAVA (Vigência e Duração)

O presente Acordo entra em vigor na data da sua assinatura e é válido até 31 de Dezembro de 2001, sendo automaticamente renovável por um ano, salvo denúncia por qualquer um dos Outorgantes.

CLAUSULA NONA (Denúncia)

1. Os Outorgantes poderão denunciar livremente o presente Acordo, em qualquer momento, mediante carta registada com aviso de recepção expedida com 60 (sessenta) dias de antecedência sobre a data em que a denúncia produzirá os seus efeitos.

(4)

2. A denuncia do Acordo não afectará as condições de contratos de seguro validamente celebrados entre a ALLIANZ PORTUGAL e os Associados da APAVT que se mantenham em vigor na data em que a denuncia produza os seus efeitos, e até ao vencimento seguinte dos mesmos, data em que passarão a vigorar as condições normais de tarifação da ALLIANZ PORTUGAL.

CLAUSULA DÉCIMA (Renegociação)

1. Em alternativa à denúncia do Acordo prevista na clausula antecedente, qualquer um dos Outorgantes poderá, com o mesmo prazo de antecedência, comunicar ao outro que pretende renegociar, no todo ou em parte, as condições quer do presente acordo, quer dos contratos de seguro a celebrar ao seu abrigo.

2. Na comunicação prevista no número anterior, o Outorgante que solicitar a renegociação das condições do Acordo deverá ainda indicar se, frustada a renegociação, é sua intenção que o acordo se mantenha

relativamente às condições que não forem abrangidas pela renegociação ou se a frustração da renegociação implicará a denúncia do acordo na sua totalidade.

3. Se os Outorgantes não chegarem a um acordo sobre as condições a renegociar, considerar-se-à que a comunicação enviada equivaleu a uma denúncia oportuna do presente acordo na parte em que não foi possível a renegociação ou no seu todo se tal intenção tiver sido manifestada na comunicação prevista no número anterior.

4. Se ocorrer a denúncia, total ou parcial, do acordo aplicar-se-à o regime previsto no nº2 da clausula anterior aos contratos de seguro que tenham sido celebrados entre a ALLIANZ PORTUGAL e os Associados da APAVT e que sejam abrangidos pela denúncia.

CLAUSULA DÉCIMA PRIMEIRA (Alterações )

Qualquer alteração ao presente acordo só será válida e eficaz desde que seja reduzida a escrito e conste de documento escrito e assinado pelos representantes de ambos os Outorgantes que será junto ao presente acordo como aditamento.

CLAUSULA DÉCIMA SEGUNDA (Comunicações)

1. Todas as comunicações realizadas entre os Outorgantes no âmbito do presente Acordo, serão realizadas por escrito, expedidas por via postal e sujeitas a aviso de recepção para os seguintes endereços: COMPANHIA DE SEGUROS ALLIANZ PORTUGAL

Exmo. Senhor Dr. Patrick Stefan Schwarz

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS AGÊNCIAS DE VIAGENS E TURISMO Exmo. Senhor João António Pires Pombo

(5)

2. As comunicações previstas no número anterior só se tornarão efectivas e produzirão os seus efeitos após a respectiva recepção.

CLAUSULA DÉCIMA TERCEIRA (Lei e Foro)

O presente Acordo fica sujeito à Lei Portuguesa e para a resolução de litígios dele emergentes fica estabelecido o foro de Lisboa com expressa renúncia a qualquer outro.

Feito em Lisboa, no dia...de Novembro de 2000, em duas vias de igual conteúdo e valor.

Companhia de Seguros

(6)

ANEXO I CONDIÇÕES PARA REALIZAÇÃO DOS SEGUROS DE:

(Este documento não substitui as Condições Gerais, Especiais e Particulares aplicáveis a cada seguro)

1. RESPONSABILIDADE CIVIL

1.1. Cobertura

Conforme apólice uniforme do seguro obrigatório de responsabilidade civil das Agências de Viagens e Turismo, estabelecida pela Norma Regulamentar Nº. 4/99-R do Instituto de Seguros de Portugal.

1.2. Limites de responsabilidade / Por sinistro e anuidade – nos termos do artº. 2º das Condições Gerais da Apólice

a) Para a responsabilidade civil decorrente da actividade do Segurado, na sua qualidade de agência de viagem e turismo, suas sucursais ou representações legais, instituições de economia social e pessoas singulares ou colectivas, nos

termos da legislação especifica aplicável. Pte: 15.000.000$00

b) Para a Assistência aos Clientes – Conforme Anexo II. 1.3. Franquia

Só aplicável à cobertura da alínea a): 10% dos prejuízos indemnizáveis, no mínimo de Pte: 100.000$00.

1.4. Prémios

a) Para a cobertura de Responsabilidade Civil - Taxa anual total de 0,25‰ sobre o volume de facturação, com prémio mínimo total provisional não estornável de Pte.: 33.245$00.

b) Para a cobertura de assistência aos Clientes – Viagens para qualquer destino com a duração máxima de 30 dias: Prémio total de Pte: 360$00 por pessoa e por viagem, com o prémio mínimo total provisional não estornável de Esc: 54.500$00.

Para efeitos da garantia ficar assegurada, as Agências de Viagens ou Operadores Turísticos, na data da emissão do bilhete, remeterão para a AIDE ASSISTÊNCIA - via correio electrónico ou fax – a informação dos seguintes elementos:

Nome do passageiro Destino

(7)

Data início e termo da viagem

No inicio de cada mês a ALLIANZ PORTUGAL, de acordo com o número de viagens do mês anterior, efectuará a emissão do recibo de prémio, consumido que esteja o prémio provisional, o qual deverá ser liquidado no prazo de 15 (quinze) dias a pós a data de emissão.

Caso esta obrigação não seja cumprida, a Seguradora tem direito de cobrar , de imediato, o prémio de 1.500.000$00. 1.5. Opções de Cobertura de Assistência em Viagem

Viagens para qualquer destino com a duração máxima de 30 (trinta) dias.

Opção 1 – Cobertura descrita nos Anexos III – Acidentes Pessoais e Assistência em Viagem.

Esta opção ao ser escolhida pela Agência/Operador Turístico será para aplicação a todas as pessoas/viagens em substituição da cobertura prevista neste Anexo.

Opção 2 – Cobertura descrita no Anexo IV – Acidentes Pessoais e Assistência em Viagem “VIP”.

Esta opção pode ser escolhida pela Agência/Operador Turístico e ser aplicada a todas as viagens ou pode ser comercializada como adesão facultativa às coberturas previstas neste Anexo.

Prémios totais para as Opções por Pessoa e Viagem Opção 1 – Pte. 560$00

Opção 2 – Pte.1.560$00.

Prémio Total Provisional mínimo não estornável de Pte. 54.500$00.

Para efeitos da garantia ficar assegurada, as Agências de Viagens ou Operadores Turísticos, na data da emissão do bilhete, remeterão para a AIDE ASSISTÊNCIA - via correio electrónico ou fax – a informação dos seguintes elementos:

Nome do passageiro Destino

(8)

No inicio de cada mês a ALLIANZ PORTUGAL, de acordo com o número de viagens do mês anterior, efectuará a emissão do recibo de prémio, consumido que esteja o prémio provisional, o qual deverá ser liquidado no prazo de 15 (quinze) dias a pós a data de emissão.

2. AUTOMÓVEL

2.1. Riscos Cobertos

Responsabilidade Civil Ligeiros, Mistos Particulares, Caminhetas e Autocarros de Turismo, com o capital mínimo de 120.000 contos.

2.2. Reduções a Aplicar

35% sobre a Tarifa em vigor à data da efectivação dos Seguros . Prémios totais, já com redução, constantes da Tabela em anexo para o ano de 2000.

Não praticaremos condições de agravamento por idade do condutor, carta de condução e idade do veículo.

Não seguraremos em Responsabilidade Civil veículos com mais de 15 anos e em Danos Próprios veículos com mais de 8 anos. 2.3. Transferência de Contratos

Mantemos o bónus aos contratos bonificados, com o máximo de 30%.

Para o efeito é necessária a apresentação do Certificado de Tarifação do anterior Segurador.

(9)

TABELA RESP. CIVIL (inclui AV

e PJ) D.Próprios (franquia 2%)

CATEGORIA CAPITAIS VEÍCULOS

DE 120.00

0 500.000 Ilimitado Novos VEÍCULOS Prémio

Total Prémio Total Prémio Total TAXA TOTAL X CAPITAL Ligeiros Particular es Até 2.500 c.c. 49.578 56.404 62.524 Ligeiros Particular es +2.500 c.c. 60.563 68.982 76.530 37,67‰ Mistos Particular es até 2.500 c.c 65.271 74.372 82.533 Mistos Particular es +2.500 c.c 78.609 89.645 99.540 34,17‰ Caminheta Até 2.500 c.c. 84.362 96.195 106.803 Caminheta + de 2.500 c.c. 104.763 119.553 132.813 29,52‰ Autocarro Aluguer (*) De 10 a 20 lugares 217.18 4 248.638 276.838 Autocarro Aluguer (*) De 21 a 50 lugares 242.51 1 277.638 309.131 20,15‰ Autocarro Aluguer (*) De 51 a 99 lugares 270.02 8 309.145 344.215

Nota: No 1º ano acresce o custo da apólice = 826$00

Em todas as anuidades acresce o custo da Carta Verde = 260$00

(10)
(11)

2.4. Bónus

30% no final da segunda anuidade sem sinistros. 2.5. Agravamentos

Contratos sem bónus: 1 sinistro 15%

2 sinistros 30%

3 ou mais sinistros casuístico

Contratos com bónus: 1 sinistro perda de bónus

2 sinistros 15%

3 sinistros casuístico

Sempre que se verifiquem 2 anuidades sem sinistros, volta a beneficiar de bónus.

Danos próprios para veículos usados, sujeito à aplicação do Dec. Lei 214/97 no que diz respeito ao valor do veículo e consequentemente o prémio será sujeito a consulta prévia.

3. MULTIRISCOS COMERCIAL

3.1. Objecto Seguro

Edifício e Conteúdo do estabelecimento.

3.2. Âmbito de Coberturas, Exclusões e Franquias Conforme Condições Gerais anexas.

3.3. Taxas Totais

3.3.1. Aplicáveis às Coberturas Base a seguir indicadas:

- Incêndio;

- Queda de Raio e Explosão; - Tempestades;

(12)

- Inundações; - Danos por Água; - Furto ou Roubo;

- Responsabilidade Civil;

- Demolição e Remoção de Escombros; Queda de Aeronaves;

- Choque ou Impacto de Veículos Terrestres; - Derrame Acidental de Óleo

- Quebra de Vidros; - Quebra de Antenas;

- Quebra ou Queda de Painéis Solares; - Aluimentos de Terras;

- Derrame de Sistemas Hidráulicos de Protecção contra Incêndio;

- Privação Temporária de Uso do Local Arrendado ou Ocupado (aplicável quando garantimos o conteúdo)

a) Taxa total de 0,65‰ a incidir sobre o capital seguro de edifício

b) Taxa total de 0,92‰ a incidir sobre o capital seguro do conteúdo

3.3.2. Aplicáveis às seguintes Coberturas Complementares: a) Greves Tumultos e Alterações da Ordem Pública

Taxa total 0,13‰ a incidir sobre o capital total seguro (edifício + conteúdos).

b) Actos de Terrorismo, Vandalismo, Maliciosos ou de Sabotagem

Taxa total de 0,13‰ a incidir sobre o capital total seguro

(edifício + conteúdos). c) Fenómenos Sísmicos

Taxas Totais para Edifícios posteriores a 1985 Edifícios Conteúdos Zona A (APS) 0,6774 ‰ 0,3387 ‰ Zona B (APS) 0,50805‰ 0,25403 ‰ Zona C, D e E (APS) 0,2258 ‰ 0,1129

(13)

Franquia: 2% sobre o capital seguro d) Riscos Eléctricos

Taxa total de 2,64‰ a incidir sobre o capital seguro para os equipamentos a abranger por esta cobertura (que só será aplicável quando garantimos o conteúdo do estabelecimento).

e) Roubo de Valores em Caixa - Valores em cofre:

Taxa total a incidir sobre a verba segura (que não poderá exceder 5% do capital seguro para conteúdos, no máximo de 2.500 contos): 1.355‰ . - Valores em móveis ou caixa registadora:

Taxa total a incidir sobre a verba segura (que não poderá exceder 3% do capital seguro para conteúdos, no máximo de 250 contos) : 3.387‰

f) Prejuízos Indirectos

Pagamento de uma indemnização complementar compensatória de prejuízos indirectos por perdas adicionais ocasionadas pela afectação da actividade, em consequência de um sinistro garantido pela apólice – 20% sobre a indemnização a que tiver direito

Taxa: da cobertura base e/ou complementares subscritas. 4. ACIDENTES DE TRABALHO

4.1. Cobertura

De acordo com a Lei 100/97. 4.2. Economia

Prémio calculado na base da taxa comercial de 1.98% sobre os salários anuais declarados na presente consulta.

Sobre o prémio calculado acrescem:

- 6% a título de selo de apólice e INEM ( Instituto Nacional Emergência Médica );

- 0,15% para o FAT (Fundo de Acidentes de Trabalho), calculados sobre o volume de salários;

(14)

Pagamento provisional do valor mensal igual a um doze avos do prémio calculado com base nos salários anuais declarados . Com remessa pelo cliente, até ao dia 15 do mês seguinte, das folhas de salários respeitantes ao mês anterior .

Acerto no final da ano ou no decurso da anuidade, tendo em atenção os salários declarados para efeitos do cálculo do prémio provisional e valores constantes das folhas de salários remetidas .

4.4. Duração

Um ano e seguintes, salvo declaração em contrário, mediante pré-aviso de 30 dias relativamente ao vencimento anual da apólice .

Início a fixar por acordo .

Vencimento anual a acertar para o início do ano civil . 4.5. Condições

Regime legal aplicável e Condições Gerais da Apólice Uniforme .

5. SEGURO DE SAÚDE

5.1. Coberturas de Saúde

a) Hospitalização em caso de Intervenção cirúrgica

Capital Máximo Anual de Comparticipação por Pessoa Segura: 4.000.000$00

Percentagem de Reembolso:

- utilizando a Rede MedicALL de prestadores de cuidados de saúde disponibilizada, o cliente apenas suportará o co-pagamento de 50.000$00 por acto médico.

- Fora da Rede, a comparticipação de reembolso é de 70%, ficando os honorários médicos limitados ao estipulado no “Código de Nomenclatura e Valores relativos a Actos Médicos” da Ordem dos Médicos no que diz respeito ao número de “K’s” atribuído, de acordo com um valor de “K” máximo de 1.350$00. 5.2 Prémios Totais

Prémios Totais Mensais por Pessoa a Segurar IDADES PRÉMIO

(15)

0-5 1.312.50 6-20 1.225.00 21-25 1.400.00 26-30 1.575.00 31-35 1.750.00 36-40 1.968.75 41-45 2.187.50 46-50 2.625.00 51-55 3.062.50 56-60 4.375.00 61-65 6.125.00 66-75 10.500.00

Descontos por Agregado Familiar

1 pessoa 2 pessoas 3 pessoas 4 pessoas 5 ou + pessoas

0% 4% 5% 11%

13%

5. 3. Outros elementos e esclarecimentos sobre o funcionamento do seguro

Conforme descrição no “GUIA DO AGENTE – MedicALL”. 6. Cauções

A favor da Direcção Geral de Turismo, nos termos do Decreto-Lei 12/99 de 11 de Janeiro.

Este seguro será de aceitação caso a caso, desde que a Agência apresente uma solvência suficiente. Para efectuarmos esta análise será necessário que nos seja enviada a seguinte documentação:

- Cópia do Modelo 22 – IRC, dos últimos três anos.

- Livrança em branco, subscrita pelo Tomador do Seguro e com o aval pessoal dos sócios gerentes e respectivos cônjuges, se os houver.

- Taxa comercial a aplicar: entre 1,50% - 2,00% ( Acresce Imposto de Selo ).

(16)

ANEXO II

SEGURO ASSISTÊNCIA AOS CLIENTES

Cobertura de Assistência aos Clientes – artigo 2º das Condições Gerais da Apólice.

No âmbito da cobertura da Assistência em Viagem:

1. Despesas médicas, cirúrgicas, farmacêuticas e de hospitalização no estrangeiro

Se em consequência de acidente ou doença ocorridos durante o período de validade da apólice, a pessoa segura necessitar assistência médica, cirúrgica, farmacêutica ou hospitalar, a Seguradora através dos Serviços de Assistência suportará, até ao limite de 500.000$00, ou reembolsará mediante acordo prévio e justificativos:

a) as despesas e honorários médicos e cirúrgicos; b) os gastos farmacêuticos prescritos por médico; c) os gastos de hospitalização;

2. Transporte ou Repatriamento Sanitário de Feridos e Doentes Se a pessoa segura sofrer ferimentos ou adoecer durante o período de validade da apólice, sempre e quando a situação clínica o justifique, a Seguradora através dos Serviços de Assistência encarregar-se-à:

a) do custo do transporte em ambulância até à Clínica ou Hospital mais próximo;

b) da vigilância por parte da sua equipe médica, em colaboração com o médico assistente da pessoa segura ferida ou doente, para determinação das medidas convenientes ao melhor tratamento a seguir e do meio mais apropriado para a sua eventual transferência para outro Centro Hospitalar mais adequado ou até ao seu domicilio; c) do custo desta transferência pelo meio de transporte mais

adequado sempre e quando não puder ser utilizado o meio de transporte inicialmente previsto e a data de regresso;

Os meios de transporte a utilizar serão decididos pela equipe médica da Seguradora através dos Serviços de Assistência.

(17)

3. Acompanhamento da Pessoa Segura Hospitalizada

Se se verificar hospitalização da pessoa segura e se o seu estado não aconselhar o repatriamento ou regresso imediato, a Seguradora através dos Serviços de Assistência suporta as despesas de estadia em hotel de um familiar ou pessoa por ela designada, que se encontre já no local, para ficar junto de si, até ao limite de 10.000$00 por dia, no máximo de 100.000$00.

4. Bilhete de ida e volta para um familiar e respectiva estadia Se a hospitalização da pessoa segura ultrapassar 10 dias e se não for possível accionar a garantia prevista no nº3 deste Anexo, a Seguradora através dos Serviços de Assistência suporta as despesas a realizar por um familiar, com a passagem de ida e volta de comboio em 1ª classe ou de avião em classe turística, com partida de Portugal, para ficar junto dela, responsabilizando-se ainda pelas despesas de estadia, até ao limite de 10.000$00 por dia, no máximo de 100.000$00.

5. Prolongamento de Estadia em Hotel

Se após ocorrência de doença ou acidente, o estado da pessoa segura não justificar hospitalização ou transporte sanitário, e se o seu regresso não se puder realizar na data inicialmente prevista, a Seguradora através dos Serviços de Assistência encarrega-se, se a elas houver lugar, das despesas efectivamente realizadas com estadia em hotel, por si e por uma pessoa que a fique a acompanhar, até ao limite de 10.000$00 por dia, no máximo de 100.000$00.

6. Transporte ou Repatriamento da Pessoa Segura Falecida

A Seguradora, através dos Serviços de Assistência suporta as despesas com todas as formalidades a efectuar no local do falecimento da pessoa segura bem como as relativas ao seu transporte ou repatriamento até ao local do enterro em Portugal.

No caso de uma pessoa segura ter falecido na sequência de hospitalização e tiver sido accionada a garantia prevista no nº4 deste Anexo, a Seguradora através dos Serviços de Assistência suporta igualmente as despesas de regresso do familiar até ao seu domicilio em Portugal.

(18)

7. Envio Urgente de Medicamentos

A seguradora, através da equipe médica dos Serviços de Assistência, suportará as despesas com o envio para o local no estrangeiro onde a pessoa segura se encontre, dos medicamentos indispensáveis de uso habitual da mesma, desde que não existam no país visitado ou que aí não tenham sucedâneos.

8. Roubo de Bagagens no Estrangeiro

No caso de roubo de bagagens e/ou objectos pessoais, a Seguradora assistirá se isso for solicitado, a pessoa segura na respectiva participação às autoridades.

Tanto no caso de roubo como no de perda ou extravio dos ditos pertences, se encontrados, a Seguradora através dos Serviços de Assistência encarregar-se-à do seu envio até ao local onde se encontre a pessoa segura ou até ao seu domicilio.

9. Adiantamento de Fundos no Estrangeiro

Em caso de roubo ou extravio de bagagens ou valores monetários, não recuperados no prazo de 24 horas, a Seguradora através dos Serviços de Assistência, prestará o adiantamento das verbas necessárias à substituição dos bens desaparecidos até ao limite de 50.000$00.

As importâncias adiantadas serão reembolsadas à Seguradora através dos Serviços de Assistência no prazo máximo de 15 (quinze) dias após o regresso a Portugal.

10. Cancelamento da Viagem

Caso a pessoa segura, por motivo de força maior, se veja obrigada a cancelar uma viagem já sinalizada ou liquidada, a Seguradora através dos Serviços de Assistência assegura o reembolso dos gastos irrecuperáveis de alojamento até ao limite de 100.000$00.

Para este efeito, entende-se como motivo de força maior:

a) o falecimento, em Portugal, do cônjuge da pessoa segura bem como dos ascendentes ou descendentes até ao 1º grau. b) Doença grave, a confirmar conjuntamente pelo médico

(19)

Assistência, de que seja vitima, em Portugal, a própria pessoa segura, o seu cônjuge, ou ainda quaisquer ascendentes ou descendentes de ambos, até ao 1º grau.

O reembolso previsto neste número não é acumulável com outros eventualmente previstos nesta Apólice para uma mesma situação.

11. Atraso na Recepção de Bagagens

À pessoa segura a Seguradora através dos Serviços de Assistência garante, até ao limite de 20.000$00, as despesas provocadas pelo atraso na recuperação da bagagem no decurso de uma viagem aérea, designadamente na aquisição de artigos de vestuário e/ou higiene, desde que esse atraso seja superior a 24 horas.

12. Atraso no Voo

A Seguradora, através dos Serviços de Assistência assegura às pessoas seguras as despesas de alojamento provocadas pelos atrasos nas partidas dos aviões, até ao limite de 10.000$00 por dia, no máximo de 50.000$00, desde que esse atraso seja superior a um período de 12 horas.

13. Perda de ligações aéreas

Caso a pessoa segura perca uma ligação entre dois voos devido a atrasos na chegada do avião, terá asseguradas pela Seguradora através dos Serviços de Assistência, as despesas do alojamento até ao limite de 10.000$00 por dia no máximo de 50.000$00.

EXCLUSÕES 1. Exclusões de carácter geral

Não ficam garantidas por este seguro as prestações que não tenham sido solicitadas à Seguradora através dos Serviços de Assistência e que não tenham sido efectuadas com o seu acordo, salvo nos casos de força maior ou de impossibilidade material demonstrada..

(20)

A Seguradora através dos Serviços de Assistência não será responsável pelas prestações resultantes de:

- despesas médicas, cirúrgicas, farmacêuticas e de hospitalização no estrangeiro até ao limite de 10.000$00. - despesas médicas, cirúrgicas e de hospitalização em

Portugal.

- Doenças ou lesões já existentes antes do inicio da viagem.

- Morte por suicídio ou doença ou lesões da sua tentativa ou causadas intencionalmente pelo titular a si próprio, assim como as que derivam de acções criminais do titular directa ou indirectamente.

- Tratamento de doenças ou estados patológicos provocados por intencional ingestão de tóxicos (drogas), narcóticos, álcool ou utilização de medicamentos sem prescrição médica.

- Despesas com próteses, óculos, lentes de contacto, bengalas e similares, assim como de qualquer tipo de doença mental.

- Acontecimentos ocasionados em consequência da prática de desportos em competição, assim como nos treinos para competição e apostas.

- Partos e complicações devidas ao estado de gravidez, salvo se imprevisíveis durante os primeiros seis meses. - Urna e gastos com o enterro ou cerimónia fúnebre.

(21)

ANEXO III

ACIDENTES PESSOAIS

SEGURO DE GRUPO NÃO CONTRIBUTIVO “TotALL Viagens”

CONDIÇÕES PARTICULARES À APÓLICE Nº 2096/... TOMADOR DO SEGURO: ... CLIENTE Nº ... ASSOCIADO APAVT Nº ... MORADA: ... ... ... ... 1. PESSOAS SEGURAS:

Os clientes da agência Tomadora do Seguro, de idade inferior a 70 anos, portadores de título de viagem e constantes das relações de pessoas seguras a remeter à Seguradora.

2. ÂMBITO DO SEGURO

O seguro garante aos clientes do Tomador apenas os acidentes ocorridos por motivo das respectivas viagens, durante o período de duração do Programa de Viagem adquirido, desde o momento em que a pessoa segura chegue ao local do primeiro embarque até ao momento da sua chegada ao destino final da viagem, emergentes dos riscos profissionais e extra-profissionais, sendo que, no que respeita aos riscos profissionais, apenas desde que a actividade profissional da pessoa Segura não envolva perigosidade superior à do comum dos viajantes.

Derroga-se o que se encontra fixado no Art.31º das Condições Gerais sobre o início e termo do risco para cada uma das pessoas seguras.

3. COBERTURAS

a) Acidentes Pessoais

a.1.) Morte ou Invalidez Permanente

Em caso de Morte, resultante de Acidente coberto pela Apólice e ocorrida imediatamente ou no decurso de dois anos a contar da data do Acidente, a Companhia pagará o correspondente Capital Seguro aos Beneficiários.

(22)

Não se garante a cobertura de Morte a pessoas com idade inferior a 16 anos.

Em caso de Invalidez Permanente resultante de Acidente coberto pela Apólice e sobrevinda e clinicamente constatada no decurso dos dois anos imediatamente seguintes à data do Acidente, a Seguradora pagará a parte do correspondente capital determinada pela tabela de desvalorizações que faz parte das Condições Gerais da apólice.

Os capitais seguros por Morte e por Invalidez Permanente não são cumuláveis, pelo que, se uma Pessoa Segura vier a falecer em consequência de Acidente, ao capital por morte será deduzido o valor do capital por Invalidez Permanente que, eventualmente, lhe tenha sido atribuído ou pago relativamente ao mesmo Acidente

a.2.) Despesas de Tratamento em Portugal, exclusivamente em caso de acidente

A Seguradora procederá ao reembolso, até à quantia para o efeito contratada e fixada nestas Condições Particulares, das despesas necessárias ao tratamento das lesões sofridas, em consequência de acidente coberto pela Apólice, desde que efectuadas em território nacional, após o regresso da pessoa segura sinistrada.

Fica derrogado o fixado no nº 1 do Art º9 das Condições Gerais no que respeita a despesas de repatriamento, não garantidas por este contrato.

b) Bagagem – Perdas ou Danos

A Seguradora garante, de acordo com as Condições Gerais e Especiais de Bagagem (anexas) e até aos valores indicados nestas Condições Particulares, os prejuízos sofridos pela Pessoa Segura devido a perdas ou danos nas bagagens seguras, em consequência de acidente terrestre, aéreo, fluvial ou marítimo, ou o seu desaparecimento quando entregues, contra recepção, à guarda de empresas transportadoras.

Ao abrigo das Condições Especiais, o contrato garante ainda o roubo das bagagens, quando praticado com violência contra a Pessoa Segura ou com ameaça de perigo eminente para a sua integridade física ou para a sua vida.

c) Assistência em Viagem

c.1.) Despesas médicas, cirúrgicas, farmacêuticas e de hospitalização no estrangeiro

Se em consequência de acidente ou doença ocorridos durante o período de validade da apólice, a pessoa segura necessitar assistência médica, cirúrgica, farmacêutica ou

(23)

hospitalar, a Seguradora através dos Serviços de Assistência suportará, até ao limite de 500.000$00, ou reembolsará mediante acordo prévio e justificativos:

• as despesas e honorários médicos e cirúrgicos; • os gastos farmacêuticos prescritos por médico; • os gastos de hospitalização;

c.2.) Transporte ou Repatriamento Sanitário de Feridos e Doentes

Se a pessoa segura sofrer ferimentos ou adoecer durante o período de validade da apólice, sempre e quando a situação clínica o justifique, a Seguradora através dos Serviços de Assistência encarregar-se-à:

• do custo do transporte em ambulância até à Clínica ou Hospital mais próximo;

• da vigilância por parte da sua equipe médica, em colaboração com o médico assistente da pessoa segura ferida ou doente, para determinação das medidas convenientes ao melhor tratamento a seguir e do meio mais apropriado para a sua eventual transferência para outro Centro Hospitalar mais adequado ou até ao seu domicilio;

• do custo desta transferência pelo meio de transporte mais adequado sempre e quando não puder ser utilizado o meio de transporte inicialmente previsto e a data de regresso;

Os meios de transporte a utilizar serão decididos pela equipe médica da Seguradora através dos Serviços de Assistência.

c.3.) Acompanhamento da Pessoa Segura Hospitalizada

Se se verificar hospitalização da pessoa segura e se o seu estado não aconselhar o repatriamento ou regresso imediato, a Seguradora através dos Serviços de Assistência suporta as despesas de estadia em hotel de um familiar ou pessoa por ela designada, que se encontre já no local, para ficar junto de si, até ao limite de 10.000$00 por dia, no máximo de 100.000$00.

c.4.) Bilhete de ida e volta para um familiar e respectiva estadia

Se a hospitalização da pessoa segura ultrapassar 10 dias e se não for possível accionar a garantia prevista no nº3 deste

(24)

Anexo, a Seguradora através dos Serviços de Assistência suporta as despesas a realizar por um familiar, com a passagem de ida e volta de comboio em 1ª classe ou de avião em classe turística, com partida de Portugal, para ficar junto dela, responsabilizando-se ainda pelas despesas de estadia, até ao limite de 10.000$00 por dia, no máximo de 100.000$00.

c.5.) Prolongamento de Estadia em Hotel

Se após ocorrência de doença ou acidente, o estado da pessoa segura não justificar hospitalização ou transporte sanitário, e se o seu regresso não se puder realizar na data inicialmente prevista, a Seguradora através dos Serviços de Assistência encarrega-se, se a elas houver lugar, das despesas efectivamente realizadas com estadia em hotel, por si e por uma pessoa que a fique a acompanhar, até ao limite de 10.000$00 por dia, no máximo de 100.000$00.

c.6.) Transporte ou Repatriamento da Pessoa Segura Falecida

A Seguradora, através dos Serviços de Assistência suporta as despesas com todas as formalidades a efectuar no local do falecimento da pessoa segura bem como as relativas ao seu transporte ou repatriamento até ao local do enterro em Portugal.

No caso de uma pessoa segura ter falecido na sequência de hospitalização e tiver sido accionada a garantia prevista no nº4 deste Anexo, a Seguradora através dos Serviços de Assistência suporta igualmente as despesas de regresso do familiar até ao seu domicilio em Portugal.

c.7.) Envio Urgente de Medicamentos

A seguradora, através da equipe médica dos Serviços de Assistência, suportará as despesas com o envio para o local no estrangeiro onde a pessoa segura se encontre, dos medicamentos indispensáveis de uso habitual da mesma, desde que não existam no país visitado ou que aí não tenham sucedâneos.

c.8.) Roubo de Bagagens no Estrangeiro

No caso de roubo de bagagens e/ou objectos pessoais, a Seguradora assistirá se isso for solicitado, a pessoa segura na respectiva participação às autoridades.

Tanto no caso de roubo como no de perda ou extravio dos ditos pertences, se encontrados, a Seguradora através dos Serviços

(25)

de Assistência encarregar-se-à do seu envio até ao local onde se encontre a pessoa segura ou até ao seu domicilio.

c.9.) Adiantamento de Fundos no Estrangeiro

Em caso de roubo ou extravio de bagagens ou valores monetários, não recuperados no prazo de 24 horas, a Seguradora através dos Serviços de Assistência, prestará o adiantamento das verbas necessárias à substituição dos bens desaparecidos até ao limite de 50.000$00.

As importâncias adiantadas serão reembolsadas à Seguradora através dos Serviços de Assistência no prazo máximo de 15 (quinze) dias após o regresso a Portugal.

c.10.) Cancelamento da Viagem

Caso a pessoa segura, por motivo de força maior, se veja obrigada a cancelar uma viagem já sinalizada ou liquidada, a Seguradora através dos Serviços de Assistência assegura o reembolso dos gastos irrecuperáveis de alojamento até ao limite de 100.000$00.

Para este efeito, entende-se como motivo de força maior:

• falecimento, em Portugal, do cônjuge da pessoa segura bem como dos ascendentes ou descendentes até ao 1º grau. • Doença grave, a confirmar conjuntamente pelo médico

assistente e da Seguradora através dos Serviços de Assistência, de que seja vitima, em Portugal, a própria pessoa segura, o seu cônjuge, ou ainda quaisquer ascendentes ou descendentes de ambos, até ao 1º grau. O reembolso previsto neste número não é acumulável com outros eventualmente previstos nesta Apólice para uma mesma situação.

c.11.) Atraso na Recepção de Bagagens

À pessoa segura a Seguradora através dos Serviços de Assistência garante, até ao limite de 20.000$00, as despesas provocadas pelo atraso na recuperação da bagagem no decurso de uma viagem aérea, designadamente na aquisição de artigos de vestuário e/ou higiene, desde que esse atraso seja superior a 24 horas.

(26)

A Seguradora, através dos Serviços de Assistência assegura às pessoas seguras as despesas de alojamento provocadas pelos atrasos nas partidas dos aviões, até ao limite de 10.000$00 por dia, no máximo de 50.000$00, desde que esse atraso seja superior a um período de 12 horas.

c.13.) Perda de ligações aéreas

Caso a pessoa segura perca uma ligação entre dois voos devido a atrasos na chegada do avião, terá asseguradas pela Seguradora através dos Serviços de Assistência, as despesas do alojamento até ao limite de 10.000$00 por dia no máximo de 50.000$00.

EXCLUSÕES 1. Exclusões de carácter geral

Não ficam garantidas por este seguro as prestações que não tenham sido solicitadas à Seguradora através dos Serviços de Assistência e que não tenham sido efectuadas com o seu acordo, salvo nos casos de força maior ou de impossibilidade material demonstrada..

2. Exclusões de Garantias relativas às Pessoas

A Seguradora através dos Serviços de Assistência não será responsável pelas prestações resultantes de:

- despesas médicas, cirúrgicas, farmacêuticas e de hospitalização no estrangeiro até ao limite de 10.000$00. - despesas médicas, cirúrgicas e de hospitalização em

Portugal.

- Doenças ou lesões já existentes antes do inicio da viagem.

- Morte por suicídio ou doença ou lesões da sua tentativa ou causadas intencionalmente pelo titular a si próprio, assim como as que derivam de acções criminais do titular directa ou indirectamente.

- Tratamento de doenças ou estados patológicos provocados por intencional ingestão de tóxicos (drogas), narcóticos, álcool ou utilização de medicamentos sem prescrição médica.

(27)

- Despesas com próteses, óculos, lentes de contacto, bengalas e similares, assim como de qualquer tipo de doença mental.

- Acontecimentos ocasionados em consequência da prática de desportos em competição, assim como nos treinos para competição e apostas.

- Partos e complicações devidas ao estado de gravidez, salvo se imprevisíveis durante os primeiros seis meses. - Urna e gastos com o enterro ou cerimónia fúnebre.

- Actos ou omissão dolosos da pessoa segura. 4. CAPITAIS

a) Acidentes Pessoais capitais constantes no Quadro de Garantias e Capitais anexo

b) Bagagem – Perdas ou Danos capitais constantes no Quadro de Garantias e Capitais anexo

c) Assistência em Viagem capitais constantes no Quadro de Garantias e Capitais anexo

5. CAPITAIS MÁXIMOS POR ACUMULAÇÃO

O capital máximo automaticamente segurável, para a cobertura de Morte ou Invalidez e por cúmulo de risco (em situações de viagens no mesmo veículo transportador), é de Esc. 750.000.000$00. Para o apuramento deste capital em cúmulo concorre igualmente a apólice 2020/... (se existente)

Sempre que uma viagem envolva capitais totais superiores a este a Seguradora deverá ser do facto informada com a antecedência mínima de 5 dias úteis para que proceda à colocação do risco em resseguro.

Caso aconteça um sinistro que envolva um capital seguro superior ao mencionado sem que a Seguradora tenha sido informada da acumulação, as indemnizações serão processadas por rateio.

6. PRÉMIOS

O prémio total por VIAGEM, POR PESSOA SEGURA, é de 560$00. É cobrado no início de cada anuidade do contrato um prémio provisional de Esc. 54.500$00.

Os prémios indicados incluem todos os adicionais aplicáveis à entidade Tomadora do seguro.

(28)

Para efeitos da garantia ficar assegurada, as Agências de Viagens ou Operadores Turísticos, na data da emissão do bilhete, remeterão para a AIDE ASSISTÊNCIA - via correio electrónico ou fax – a informação dos seguintes elementos:

Nome do passageiro Destino

Data início e termo da viagem

No inicio de cada mês a ALLIANZ PORTUGAL, de acordo com o número de viagens do mês anterior, efectuará a emissão do recibo de prémio, consumido que esteja o prémio provisional, o qual deverá ser liquidado no prazo de 15 (quinze) dias a pós a data de emissão.

8. CONDIÇÕES CONTRATUAIS

Estas Condições Particulares subordinam-se ao estipulado nas Condições Gerais do Seguro de Acidentes Pessoais, Condições Gerais e Especiais de Bagagem e Condições Gerais e Especiais de Assistência em Viagem.

(29)

ANEXO IV ACIDENTES PESSOAIS

SEGURO DE GRUPO NÃO CONTRIBUTIVO “TotALL Viagens” VIP

CONDIÇÕES PARTICULARES À APÓLICE Nº 2096/... TOMADOR DO SEGURO: ... CLIENTE Nº ... ASSOCIADO APAVT Nº ... MORADA: ... ... ... ... 1. PESSOAS SEGURAS:

Os clientes da agência Tomadora do Seguro, de idade inferior a 70 anos, portadores de título de viagem e constantes das relações de pessoas seguras a remeter à Seguradora.

2. ÂMBITO DO SEGURO

O seguro garante aos clientes do Tomador apenas os acidentes ocorridos por motivo das respectivas viagens, durante o período de duração do Programa de Viagem adquirido, desde o momento em que a pessoa segura chegue ao local do primeiro embarque até ao momento da sua chegada ao destino final da viagem, emergentes dos riscos profissionais e extra-profissionais, sendo que, no que respeita aos riscos profissionais, apenas desde que a actividade profissional da pessoa Segura não envolva perigosidade superior à do comum dos viajantes.

Derroga-se o que se encontra fixado no Art.31º das Condições Gerais sobre o início e termo do risco para cada uma das pessoas seguras.

3. COBERTURAS

a) Acidentes Pessoais

a.1.) Morte ou Invalidez Permanente

Em caso de Morte, resultante de Acidente coberto pela Apólice e ocorrida imediatamente ou no decurso de dois

(30)

anos a contar da data do Acidente, a Companhia pagará o correspondente Capital Seguro aos Beneficiários.

Não se garante a cobertura de Morte a pessoas com idade inferior a 16 anos.

Em caso de Invalidez Permanente resultante de Acidente coberto pela Apólice e sobrevinda e clinicamente constatada no decurso dos dois anos imediatamente seguintes à data do Acidente, a Seguradora pagará a parte do correspondente capital determinada pela tabela de desvalorizações que faz parte das Condições Gerais da apólice.

Os capitais seguros por Morte e por Invalidez Permanente não são cumuláveis, pelo que, se uma Pessoa Segura vier a falecer em consequência de Acidente, ao capital por morte será deduzido o valor do capital por Invalidez Permanente que, eventualmente, lhe tenha sido atribuído ou pago relativamente ao mesmo Acidente

a.2.) Despesas de Tratamento em Portugal, exclusivamente em caso de acidente

A Seguradora procederá ao reembolso, até à quantia para o efeito contratada e fixada nestas Condições Particulares, das despesas necessárias ao tratamento das lesões sofridas, em consequência de acidente coberto pela Apólice, desde que efectuadas em território nacional, após o regresso da pessoa segura sinistrada. Fica derrogado o fixado no nº 1 do Art º9 das Condições Gerais no que respeita a despesas de repatriamento, não garantidas por este contrato.

b) Bagagem – Perdas ou Danos

A Seguradora garante, de acordo com as Condições Gerais e Especiais de Bagagem (anexas) e até aos valores indicados nestas Condições Particulares, os prejuízos sofridos pela Pessoa Segura devido a perdas ou danos nas bagagens seguras, em consequência de acidente terrestre, aéreo, fluvial ou marítimo, ou o seu desaparecimento quando entregues, contra recepção, à guarda de empresas transportadoras.

Ao abrigo das Condições Especiais, o contrato garante ainda o roubo das bagagens, quando praticado com violência contra a Pessoa Segura ou com ameaça de perigo eminente para a sua integridade física ou para a sua vida.

c) Assistência em Viagem VIP

c.1.) Despesas médicas, cirúrgicas, farmacêuticas e de hospitalização no estrangeiro

(31)

Se em consequência de acidente ou doença ocorridos durante o período de validade da apólice, a pessoa segura necessitar assistência médica, cirúrgica, farmacêutica ou hospitalar, a Seguradora através dos Serviços de Assistência suportará, até ao limite de 1.000.000$00, ou reembolsará mediante acordo prévio e justificativos:

• as despesas e honorários médicos e cirúrgicos; • os gastos farmacêuticos prescritos por médico; • os gastos de hospitalização;

c.2.) Transporte ou Repatriamento Sanitário de Feridos e Doentes

Se a pessoa segura sofrer ferimentos ou adoecer durante o período de validade da apólice, sempre e quando a situação clínica o justifique, a Seguradora através dos Serviços de Assistência encarregar-se-à:

• do custo do transporte em ambulância até à Clínica ou Hospital mais próximo;

• da vigilância por parte da sua equipe médica, em colaboração com o médico assistente da pessoa segura ferida ou doente, para determinação das medidas convenientes ao melhor tratamento a seguir e do meio mais apropriado para a sua eventual transferência para outro Centro Hospitalar mais adequado ou até ao seu domicilio;

• do custo desta transferência pelo meio de transporte mais adequado sempre e quando não puder ser utilizado o meio de transporte inicialmente previsto e a data de regresso;

Os meios de transporte a utilizar serão decididos pela equipe médica da Seguradora através dos Serviços de Assistência. c.3.) Acompanhamento da Pessoa Segura Hospitalizada

Se se verificar hospitalização da pessoa segura e se o seu estado não aconselhar o repatriamento ou regresso imediato, a Seguradora através dos Serviços de Assistência suporta as despesas de estadia em hotel de um familiar ou pessoa por ela designada, que se encontre já no local, para ficar junto de si, até ao limite de 10.000$00 por dia, no máximo de 100.000$00.

(32)

c.4.) Bilhete de ida e volta para um familiar e respectiva estadia

Se a hospitalização da pessoa segura ultrapassar 10 dias e se não for possível accionar a garantia prevista no nº3 deste Anexo, a Seguradora através dos Serviços de Assistência suporta as despesas a realizar por um familiar, com a passagem de ida e volta de comboio em 1ª classe ou de avião em classe turística, com partida de Portugal, para ficar junto dela, responsabilizando-se ainda pelas despesas de estadia, até ao limite de 10.000$00 por dia, no máximo de 100.000$00.

c.5.) Prolongamento de Estadia em Hotel

Se após ocorrência de doença ou acidente, o estado da pessoa segura não justificar hospitalização ou transporte sanitário, e se o seu regresso não se puder realizar na data inicialmente prevista, a Seguradora através dos Serviços de Assistência encarrega-se, se a elas houver lugar, das despesas efectivamente realizadas com estadia em hotel, por si e por uma pessoa que a fique a acompanhar, até ao limite de 10.000$00 por dia, no máximo de 100.000$00.

c.6.) Transporte ou Repatriamento da Pessoa Segura Falecida A Seguradora, através dos Serviços de Assistência suporta as despesas com todas as formalidades a efectuar no local do falecimento da pessoa segura bem como as relativas ao seu transporte ou repatriamento até ao local do enterro em Portugal.

No caso de uma pessoa segura ter falecido na sequência de hospitalização e tiver sido accionada a garantia prevista no nº4 deste Anexo, a Seguradora através dos Serviços de Assistência suporta igualmente as despesas de regresso do familiar até ao seu domicilio em Portugal.

c.7.) Envio Urgente de Medicamentos

A Seguradora, através da equipe médica dos Serviços de Assistência, suportará as despesas com o envio para o local no estrangeiro onde a pessoa segura se encontre, dos medicamentos indispensáveis de uso habitual da mesma, desde que não existam no país visitado ou que aí não tenham sucedâneos.

(33)

No caso de roubo de bagagens e/ou objectos pessoais, a Seguradora assistirá se isso for solicitado, a pessoa segura na respectiva participação às autoridades.

Tanto no caso de roubo como no de perda ou extravio dos ditos pertences, se encontrados, a Seguradora através dos Serviços de Assistência encarregar-se-à do seu envio até ao local onde se encontre a pessoa segura ou até ao seu domicilio.

c.9.) Adiantamento de Fundos no Estrangeiro

Em caso de roubo ou extravio de bagagens ou valores monetários, não recuperados no prazo de 24 horas, a Seguradora através dos Serviços de Assistência, prestará o adiantamento das verbas necessárias à substituição dos bens desaparecidos até ao limite de 50.000$00.

As importâncias adiantadas serão reembolsadas à Seguradora através dos Serviços de Assistência no prazo máximo de 15 (quinze) dias após o regresso a Portugal.

c.10.) Cancelamento da Viagem

Caso a pessoa segura, por motivo de força maior, se veja obrigada a encurtar ou cancelar uma viagem programada e já liquidada, a Seguradora através dos Serviços de Assistência assegura o reembolso dos gastos irrecuperáveis de alojamento até ao limite de 300.000$00.

No caso do cancelamento da viagem se efectuar antes da data da partida a indemnização será calculada em função das taxas que a seguir se enunciam, número de dias e capital comprovadamente despendido:

Cancelamento efectuado entre o 30º e 15º dia 50% Cancelamento efectuado entre o 14º a “no show” 100% Para este efeito, entende-se como motivo de força maior:

• falecimento, em Portugal, da própria pessoa Segura, seu cônjuge (deverá ser entendido também como união de facto) bem como dos ascendentes ou descendentes de ambos até ao 1º grau, noras, genros, irmãs, irmãos, cunhados e cunhadas.

• Morte ou Acidente no estrangeiro com a Pessoa Segura que o impeça de continuar com a respectiva viagem ( a confirmar pelos serviços médicos da Seguradora ). • Doença grave, a confirmar conjuntamente pelo médico

assistente e da Seguradora através dos Serviços de Assistência, de que seja vitima, em Portugal, a própria pessoa segura, seu cônjuge (deverá ser

(34)

entendido também como união de facto), bem como dos ascendentes ou descendentes de ambos, até ao 1º grau, noras, genros, irmãs, irmãos, cunhados e cunhadas. • Desemprego da Pessoa Segura ou do seu cônjuge (deverá

ser entendido também como união de facto), desde que o mesmo tome lugar nos 30 dias anteriores à data da partida.

• Destruição da habitação permanente ou local de trabalho, de que seja vitima em Portugal a própria Pessoa Segura ou o seu cônjuge (deverá ser entendido também como união de facto), desde que o mesmo tome lugar nos 30 dias anteriores à data da partida (danos superiores a 50% do imóvel).

O reembolso previsto neste número não é acumulável com outros eventualmente previstos nesta Apólice para uma mesma situação.

c.11.) Atraso na Recepção de Bagagens

À pessoa segura a Seguradora através dos Serviços de Assistência garante, até ao limite de 20.000$00, as despesas provocadas pelo atraso na recuperação da bagagem no decurso de uma viagem aérea, designadamente na aquisição de artigos de vestuário e/ou higiene, desde que esse atraso seja superior a 24 horas.

c.12.) Atraso no Voo

A Seguradora, através dos Serviços de Assistência assegura às pessoas seguras as despesas de alojamento provocadas pelos atrasos nas partidas dos aviões, até ao limite de 10.000$00 por dia, no máximo de 50.000$00, desde que esse atraso seja superior a um período de 12 horas.

c.13.) Perda de ligações aéreas

Caso a pessoa segura perca uma ligação entre dois voos devido a atrasos na chegada do avião, terá asseguradas pela Seguradora através dos Serviços de Assistência, as despesas do alojamento até ao limite de 10.000$00 por dia no máximo de 50.000$00.

(35)

1. Exclusões de carácter geral

Não ficam garantidas por este seguro as prestações que não tenham sido solicitadas à Seguradora através dos Serviços de Assistência e que não tenham sido efectuadas com o seu acordo, salvo nos casos de força maior ou de impossibilidade material demonstrada.

2. Exclusões de Garantias relativas às Pessoas

A Seguradora através dos Serviços de Assistência não será responsável pelas prestações resultantes de:

- despesas médicas, cirúrgicas, farmacêuticas e de hospitalização no estrangeiro até ao limite de 10.000$00. - despesas médicas, cirúrgicas e de hospitalização em

Portugal.

- Doenças ou lesões já existentes antes do inicio da viagem.

- Morte por suicídio ou doença ou lesões da sua tentativa ou causadas intencionalmente pelo titular a si próprio, assim como as que derivam de acções criminais do titular directa ou indirectamente.

- Tratamento de doenças ou estados patológicos provocados por intencional ingestão de tóxicos (drogas), narcóticos, álcool ou utilização de medicamentos sem prescrição médica.

- Despesas com próteses, óculos, lentes de contacto, bengalas e similares, assim como de qualquer tipo de doença mental.

- Acontecimentos ocasionados em consequência da prática de desportos em competição, assim como nos treinos para competição e apostas.

- Partos e complicações devidas ao estado de gravidez, salvo se imprevisíveis durante os primeiros seis meses. - Urna e gastos com o enterro ou cerimónia fúnebre.

- Actos ou omissão dolosos da pessoa segura. 4. CAPITAIS

a) Acidentes Pessoais capitais constantes no Quadro de Garantias e Capitais anexo

b) Bagagem – Perdas ou Danos capitais constantes no Quadro de Garantias e Capitais anexo

c) Assistência em Viagem capitais constantes no Quadro de Garantias e Capitais anexo

(36)

O capital máximo automaticamente segurável, para a cobertura de Morte ou Invalidez e por cúmulo de risco (em situações de viagens no mesmo veículo transportador), é de Esc. 750.000.000$00. Para o apuramento deste capital em cúmulo concorre igualmente a apólice 2020/... (se existente)

Sempre que uma viagem envolva capitais totais superiores a este a Seguradora deverá ser do facto informada com a antecedência mínima de 5 dias úteis para que proceda à colocação do risco em resseguro.

Caso aconteça um sinistro que envolva um capital seguro superior ao mencionado sem que a Seguradora tenha sido informada da acumulação, as indemnizações serão processadas por rateio.

6. PRÉMIOS

O prémio total por VIAGEM, POR PESSOA SEGURA, é de 1.560$00. É cobrado no início de cada anuidade do contrato um prémio provisional de Esc. 54.500$00.

Os prémios indicados incluem todos os adicionais aplicáveis à entidade Tomadora do seguro.

7. PROCEDIMENTOS

Para efeitos da garantia ficar assegurada, as Agências de Viagens ou Operadores Turísticos, na data da emissão do bilhete, remeterão para a AIDE ASSISTÊNCIA - via correio electrónico ou fax – a informação dos seguintes elementos:

➾ Nome do passageiro ➾ Destino

➾ Data início e termo da viagem

No inicio de cada mês a ALLIANZ PORTUGAL, de acordo com o número de viagens do mês anterior, efectuará a emissão do recibo de prémio, consumido que esteja o prémio provisional, o qual deverá ser liquidado no prazo de 15 (quinze) dias a pós a data de emissão.

8. CONDIÇÕES CONTRATUAIS

Estas Condições Particulares subordinam-se ao estipulado nas Condições Gerais do Seguro de Acidentes Pessoais e às Condições Especiais de Bagagem.

(37)
(38)

ANEXO V

ACIDENTES PESSOAIS

SEGURO DE GRUPO NÃO CONTRIBUTIVO - VIAGENS AÉREAS

CONDIÇÕES PARTICULARES À APÓLICE Nº 2096/... TOMADOR DO SEGURO: ... CLIENTE Nº ... ASSOCIADO APAVT Nº ... MORADA: ... ... ... ... 1. PESSOAS SEGURAS:

Os clientes da agência Tomadora do Seguro, de idade inferior a 70 anos, portadores de título de viagem aérea e constantes das relações de pessoas seguras a remeter à Seguradora.

2. ÂMBITO DO SEGURO

O seguro garante aos clientes das agências Tomadoras apenas os acidentes ocorridos durante as respectivas viagens aéreas. A cobertura concedida considera-se válida durante cada viagem de avião, iniciando-se assim no momento em que a Pessoa Segura toma lugar na aeronave para a qual adquiriu o competente título e terminando no momento em que abandona a mesma.

Derroga-se o que se encontra fixado no Art.31º das Condições Gerais sobre o início e termo do risco para cada uma das pessoas seguras.

3. COBERTURAS

• Morte ou Invalidez Permanente

Em caso de Morte, resultante de Acidente coberto pela Apólice e ocorrida imediatamente ou no decurso de dois anos a contar da data do Acidente, a Companhia pagará o correspondente Capital Seguro aos Beneficiários.

Não se garante a cobertura de Morte a pessoas com idade inferior a 16 anos.

Em caso de Invalidez Permanente resultante de Acidente coberto pela Apólice e sobrevinda e clinicamente

(39)

constatada no decurso dos dois anos imediatamente seguintes à data do Acidente, a Seguradora pagará a parte do correspondente capital determinada pela tabela de desvalorizações que faz parte das Condições Gerais da apólice.

Os capitais seguros por Morte e por Invalidez Permanente não são cumuláveis, pelo que, se uma Pessoa Segura vier a falecer em consequência de Acidente, ao capital por morte será deduzido o valor do capital por Invalidez Permanente que, eventualmente, lhe tenha sido atribuído ou pago relativamente ao mesmo Acidente

4. CAPITAIS E PRÉMIOS

Coberturas Capital

Individual por Bilhete de Prémio Total Avião Grupo 1 – Viagens em

Executiva 10.000.000$00 65$00 Grupo 2 – Viagens em

Turística 5.000.000$00 32$50

É cobrado no início de cada anuidade do contrato um prémio provisional, não estornável de

Esc. 200.000$00.

Os prémios indicados incluem todos os adicionais aplicáveis à entidade Tomadora do seguro.

5. CAPITAIS MÁXIMOS POR ACUMULAÇÃO

O capital máximo automaticamente segurável, para a cobertura de Morte ou Invalidez e por cúmulo de risco (em situações de viagens no mesmo veículo transportador), é de Esc. 750.000.000$00. Para o apuramento deste capital em cúmulo concorre igualmente a apólice 2096/... ou a apólice 2096/... (aquela que se aplique)

Sempre que uma viagem envolva capitais totais superiores a este a Seguradora deverá ser do facto informada com a antecedência mínima de 5 dias úteis para que proceda à colocação do risco em resseguro.

Caso aconteça um sinistro que envolva um capital seguro superior ao mencionado sem que a Seguradora tenha sido informada da acumulação, as indemnizações serão processadas por rateio.

6. PROCEDIMENTOS

Para efeitos da garantia ficar assegurada, as Agências de Viagens ou Operadores Turísticos, na data da emissão do

(40)

bilhete, remeterão para a AIDE ASSISTÊNCIA - via correio electrónico ou fax – a informação dos seguintes elementos:

Nome do passageiro Destino

Data início e termo da viagem

No inicio de cada mês a ALLIANZ PORTUGAL, de acordo com o número de viagens do mês anterior, efectuará a emissão do recibo de prémio, consumido que esteja o prémio provisional, o qual deverá ser liquidado no prazo de 15 (quinze) dias a pós a data de emissão.

7. CONDIÇÕES CONTRATUAIS

Estas Condições Particulares subordinam-se ao estipulado nas Condições Gerais do Seguro de Acidentes Pessoais.

(41)

QUADRO DE GARANTIAS E CAPITAIS – ANEXO II

GARANTIAS ALINEA b)

Ponto 1.2 ƒ Despesas Médicas, Farmacêuticas e de

Hospitalização no Estrangeiro

Por pessoa e por viagem (franquia de 10.000$)

500.000$

ƒ Repatriamento ou transporte sanitário de feridos ou doentes

Por pessoa e por viagem Ilimitado ƒ Acompanhamento da pessoa segura

hospitalizada (despesas de hotel) Por dia e por pessoa Limite máximo

10.000$ 100.000$ ƒ Bilhete de ida e volta para um

familiar e respectiva estadia Transporte Estadia: Por dia Limite máximo Ilimitado 10.000$ 100.000$ ƒ Prolongamento de estadia em hotel no

estrangeiro

Por dia

Limite máximo

10.000$ 100.000$ ƒ Transporte ou repatriamento da pessoa

segura após a morte Ilimitado ƒ Roubo de bagagens no estrangeiro

Limite máximo para envio Ilimitado ƒ Adiantamento de fundos no estrangeiro

Limite máximo para adiantamento

50.000$ ƒ Cancelamento da Viagem

Limite máximo 100.000$ ƒ Atraso na recepção de bagagem (>24

horas)

Limite máximo

20.000$ ƒ Atraso no voo (> 12 horas)

Por dia

Limite máximo

10.000$ 50.000$ ƒ Perda de ligações aéreas

Por dia

Limite máximo

10.000$ 50.000$ ƒ Prémio total por pessoa e por viagem

Aplicado a todas as viagens

(42)

QUADRO DE GARANTIAS E CAPITAIS – ANEXO III

GARANTIAS OPÇÃO I

(Anexo III) ƒ Morte ou Invalidez Permanente

Por pessoa e por viagem 5.000.000$ ƒ Perdas ou Danos à Bagagem

Por pessoa e por viagem – limite máximo

50.000$ ƒ Despesas de Tratamento em Portugal

exclusivamente em caso de Acidente sofrido no Estrangeiro

Após Termo da viagem 100.000$ ƒ Despesas Médicas, Farmacêuticas e

de Hospitalização no Estrangeiro

Por pessoa e por viagem (franquia de 10.000$)

500.000$

ƒ Repatriamento ou transporte sanitário de feridos ou doentes

Por pessoa e por viagem Ilimitado ƒ Acompanhamento da pessoa segura

hospitalizada (despesas de hotel) Por dia e por pessoa Limite máximo

10.000$ 100.000$ ƒ Bilhete de ida e volta para um

familiar e respectiva estadia Transporte Estadia: Por dia Limite máximo Ilimitado 10.000$ 100.000$ ƒ Prolongamento de estadia em hotel

no estrangeiro Por dia Limite máximo 10.000$ 100.000$ ƒ Transporte ou repatriamento da

pessoa segura após a morte Ilimitado ƒ Roubo de bagagens no estrangeiro

Limite máximo para envio Ilimitado ƒ Adiantamento de fundos no

estrangeiro

Limite máximo para adiantamento

50.000$

ƒ Cancelamento da Viagem

Limite máximo 100.000$ ƒ Atraso na recepção de bagagem (>24

horas)

Limite máximo 20.000$ ƒ Atraso no voo (> 12 horas)

Por dia

Limite máximo

10.000$ 50.000$

(43)

ƒ Perda de ligações aéreas Por dia

Limite máximo

10.000$ 50.000$ ƒ Prémio total por pessoa e por

viagem

Aplicado a todas as viagens

560$

QUADRO DE GARANTIAS E CAPITAIS – ANEXO IV

GARANTIAS OPÇÃO II

(Anexo IV) ƒ Morte ou Invalidez Permanente

Por pessoa e por viagem

10.000.000$ ƒ Perdas ou Danos à Bagagem

Por pessoa e por viagem – limite máximo

100.000$ ƒ Despesas de Tratamento em

Portugal exclusivamente em caso de Acidente sofrido no

Estrangeiro

Após Termo da viagem

250.000$ ƒ Despesas Médicas, Farmacêuticas

e de Hospitalização no Estrangeiro

Por pessoa e por viagem (franquia de 10.000$)

1.000.000$ ƒ Repatriamento ou transporte

sanitário de feridos ou doentes Por pessoa e por

viagem Ilimitado

ƒ Acompanhamento da pessoa segura hospitalizada (despesas de hotel)

Por dia e por pessoa Limite máximo

10.000$ 100.000$ ƒ Bilhete de ida e volta para um

familiar e respectiva estadia Transporte Estadia: Por dia Limite máximo Ilimitado 10.000$ 100.000$ ƒ Prolongamento de estadia em hotel no estrangeiro Por dia Limite máximo 10.000$ 100.000$ ƒ Transporte ou repatriamento da

pessoa segura após a morte Ilimitado ƒ Roubo de bagagens no estrangeiro

(44)

envio

ƒ Adiantamento de fundos no estrangeiro

Limite máximo para adiantamento 50.000$ ƒ Cancelamento ou Interrupção da Viagem Limite máximo Do 30º ao 15º dia Do 14º a “no show” 300.000$ 50% 100% ƒ Atraso na recepção de bagagem

(>24 horas)

Limite máximo

20.000$ ƒ Atraso no voo (> 12 horas)

Por dia

Limite máximo

10.000$ 50.000$ ƒ Perda de ligações aéreas

Por dia

Limite máximo

10.000$ 50.000$ ƒ Prémio total por pessoa e por

viagem Aplicado a todas as viagens 1.560$ DANOS A BAGAGENS CONDIÇÃO ESPECIAL Artigo 1º - Objecto da cobertura

A presente Condição Especial tem por objecto segurar as “bagagens” que o segurado e/ou os seus familiares transportem durante a viagem declarada nas Condições Particulares.

Para efeitos do presente seguro, consideram-se “Bagagens”:

a) as malas, sacos e seus conteúdos, e os objectos de uso pessoal que sejam acompanhados pelo segurado e/ou seus familiares ou entregues, contra prova de recepção, à guarda de uma empresa de transportes;

b) Os objectos isolados, tais como, sobretudos, gabardines e outros tipos de vestuário de resguardo exterior, chapéus e bengalas; c) As máquinas fotográficas e de filmar

Desde que expressamente identificados e valorizados nas Condições Particulares poderão também ser consideradas “bagagens” os computadores portáteis, os livros e outros documentos, os objectos de ouro, prata e jóias que estejam permanentemente a ser usados ou transportados pessoalmente pelo segurado e/ou os seus familiares.

Artigo 2º - Âmbito da Cobertura

1. Por esta Condição Especial a Seguradora garante, até aos valores indicados nas Condições Particulares, os prejuízos sofridos pelo Segurado devido a perdas ou danos nas “bagagens” seguras, em consequência de acidente terrestre, aéreo, fluvial ou marítimo, ou o seu desaparecimento quando entregues, contra recepção, à guarda de empresas transportadoras.

2. Quando expressamente declarado nas Condições Particulares, e mediante o pagamento do respectivo sobreprémio, este contrato pode

Referências

Documentos relacionados

Sousa (2012) explica que neste instrumento, não há que se falar em justo título e boa-fé, aqui ambos estão presumidos, pois o que deve ser levado em conta é a destinação do

Solução. João vai à praia se, e somente se, Marcelo joga basquete.. Negação de “Ou… Ou…” é “se, e

E, para o manter bem informado, o Novo Nissan X-Trail emprega um sistema avançado que pode efectivamente ler os sinais de trânsito, incluindo os limites de velocidade e outros

Benetton (1999) apresenta o caráter de funcionalidade na Terapia Ocupacional como tendo sido assumido por muitos autores, pelos precurssores da profissão (Meyer, Simon e Schneider)

Se após ocorrência de doença ou acidente, o estado da Pessoa Segura não justificar hospitalização ou transporte sanitário, e se o seu regresso não se puder

2.3.1 Se após ocorrência de acidente, o estado da Pessoa Segura não justificar hospitalização ou transporte sanitário e se o seu regresso não se puder realizar na data

1 - Usa-se senão (junto), quando possui os seguintes significados: a não ser, exceto, mas, mas sim, mas também, caso contrário, do contrário.. Ex.: Não faz mais nada, senão

Dali percorre quase 7 mil quilômetros até desembocar no Oceano Atlântico, onde, junto com o Tocantins e o Xingu, cria um estuário de 330 quilômetros de largura, no qual se