• Nenhum resultado encontrado

Segurança do produto e conformidade regulatória

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Segurança do produto e conformidade regulatória"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Guia de hardware

Revisão A

Segurança do produto e conformidade

regulatória

Produtos McAfee Network

Isenção de responsabilidade legal

As informações contidas neste documento são fornecidas em relação aos produtos da McAfee. Nenhuma licença, expressa ou implícita, por preclusão ou outra forma, é concedida a quaisquer direitos de propriedade intelectual por este documento. Salvo o disposto nos termos e condições da McAfee para venda desses produtos, a McAfee não assume nenhuma outra responsabilidade e se isenta expressamente de qualquer garantia expressa ou implícita relacionada à venda e/ou ao uso de seus produtos, inclusive responsabilidade ou garantias relacionadas à adequação para uma finalidade, comerciabilidade ou violação de quaisquer patentes, direitos autorais ou outros direitos de propriedade intelectual.

A menos que seja acordado de outra forma, por escrito, pela McAfee, os produtos da McAfee não são desenvolvidos nem se destinam a qualquer aplicação em que falhas do produto possam criar situações com possibilidade de lesões corporais ou morte.

A McAfee pode fazer alterações nas especificações e descrições do produto a qualquer momento, sem aviso. Os designers não devem contar com a ausência ou as características de quaisquer recursos ou instruções marcados como “reservado” ou “indefinido”. A McAfee os reserva para fazer alterações futuras. As informações contidas aqui estão sujeitas a alterações sem aviso. Não finalize um design com essas informações.

Contate um representante de vendas ou distribuidor da McAfee para obter as especificações mais recentes e antes de fazer o pedido do produto. Para obter cópias deste documento e outra literatura, acesse https://support.mcafee.com/ServicePortal/faces/knowledgecenter.

McAfee e o logotipo da McAfee são marcas ou marcas registradas da McAfee, LLC ou de suas subsidiárias nos EUA e em outros países. Outras marcas podem ser declaradas propriedade de terceiros. Copyright © 2017 McAfee LLC, 2821 Mission College Boulevard, Santa Clara, CA 95054, EUA. 1.888.847.8766 www.mcafee.com.

(2)

Informações sobre segurança

Este documento se aplica aos produtos da McAfee, seus acessórios e periféricos.

Para reduzir os riscos de lesão física, choque elétrico, incêndio e danos ao equipamento, leia este documento e observe todos os avisos e precauções antes de fazer instalações e manutenções em produtos da McAfee.

Caso haja conflito entre as informações deste documento e as informações fornecidas com o produto da McAfee ou no site de um produto, a documentação do produto terá precedência.

O produto da McAfee deve ser integrado e reparado somente por pessoas tecnicamente qualificadas ou habilitadas.

É necessário seguir as orientações deste documento e as instruções de montagem dos manuais de produto para garantir e manter a conformidade com as certificações e aprovações existentes do produto da McAfee. Use somente os componentes regulamentados, descritos e especificados neste documento. O uso de outros produtos/componentes anulará a Lista NRTL e outras aprovações regulatórias do produto da McAfee e pode resultar em não conformidade com as regulamentações de produto na(s) região(ões) onde o produto da McAfee é vendido ou usado.

Avisos e precauções de segurança

Para evitar lesões físicas ou danos à propriedade, antes de instalar o produto da McAfee, leia, observe e siga todas as instruções e informações de segurança abaixo. Os símbolos de segurança a seguir podem ser usados em toda a documentação e podem estar marcados no produto da McAfee e/ou na embalagem do produto.

Tabela 1 Avisos e cuidados

Aviso/Descrição do ícone

Indica risco de lesões físicas leves ou danos à propriedade se o aviso de CUIDADO for ignorado.

Indica risco de lesões físicas graves se o AVISO for ignorado.

Indica possibilidade de risco se as informações fornecidas forem ignoradas.

Indica possibilidade de ferimentos graves se as informações fornecidas forem ignoradas.

Indica riscos de choque, resultando ferimentos graves ou morte, se as instruções de segurança não forem seguidas.

Indica componentes ou superfícies quentes.

Indica que não se deve tocar nas pás da ventoinha, pois pode resultar em ferimento.

Indica que todas as fontes de energia devem ser desconectadas antes da manutenção.

Indica perigo se o componente montado em rack for usado incorretamente, como prateleira ou espaço de trabalho.

(3)

Escolha do local

O sistema foi projetado para operar em ambiente típico de escritório. Escolha um local que seja:

• Limpo, seco e livre de partículas no ar (que não sejam poeira normal da sala). • Com boa ventilação e afastado de fontes de calor, inclusive de luz solar direta e

radiadores.

• Afastado de fontes de vibração ou de choque físico.

• Isolado de campos eletromagnéticos fortes produzidos por dispositivos elétricos. • Em regiões suscetíveis a tempestades com raios, recomendamos que conecte o seu

sistema a um dispositivo de proteção contra surtos e desconecte as linhas de telecomunicação dos produtos da McAfee durante as tempestades.

• Com tomada de parede devidamente aterrada.

• Com espaço suficiente de acesso aos cabos de alimentação, já que são a principal desconexão de energia do produto.

Práticas de manuseio do equipamento

Para reduzir o risco de lesões físicas ou danos ao equipamento:

• Atenda às exigências locais de segurança e saúde ocupacional ao mover e suspender o equipamento.

• Use recursos mecânicos ou outros recursos adequados ao mover e suspender o equipamento.

• Para reduzir o peso e facilitar o manuseio, remova todos os componentes destacáveis.

Avisos elétricos e de alimentação

O botão liga/desliga, indicado pela marcação de energia de reserva (se houver) NÃO desliga completamente a energia CA de entrada do sistema; a energia de reserva fica ativa sempre que o sistema é ligado.

Para remover a alimentação do sistema, desconecte o cabo de alimentação de CA de entrada da tomada da parede. O seu sistema pode usar mais de um cabo de alimentação de CA. Desconecte todos os cabos de alimentação de CA de entrada antes de abrir o chassi ou adicionar/remover componentes que não sejam hot-plug.

É necessário um cabo CA de entrada principal para cada fonte de alimentação do sistema. Não tente modificar ou usar um cabo CA principal alternativo, se não for do tipo exato exigido.

Use somente o cabo de alimentação e as baterias indicados neste manual. Não descarte as baterias no fogo. Elas podem explodir. Verifique os códigos locais para obter possíveis instruções especiais de descarte.

A fonte de alimentação deste produto da McAfee não contém peças que possam ser reparadas pelo usuário. Não abra a fonte de alimentação. Há níveis perigosos de voltagem, corrente e energia dentro da fonte de alimentação. Devolva para o fabricante fazer a manutenção.

Ao substituir uma fonte de alimentação hot-plug, desconecte o cabo de alimentação dessa fonte antes de removê-la do produto da McAfee.

Para evitar riscos de choque elétrico, desligue os produtos da McAfee e desconecte todos os cabos de alimentação, sistemas de telecomunicação, redes e modems ligados aos produtos antes de abrir.

Para reduzir o risco de incêndio, use somente o cabo de linha de telecomunicação com certificação CSA ou UL nº 26 AWG ou maior (por exemplo, 24 AWG) na porta DSL do appliance da série 325 da McAfee.

(4)

Avisos de cabo de alimentação

Se não for fornecido com o seu produto McAfee um cabo de alimentação de entrada CA apropriado para o seu país, compre um que seja aprovado.

Para evitar choques elétricos ou incêndio, verifique os cabos de alimentação usados com o produto da McAfee, como segue:

Os cabos de alimentação precisam atender aos seguintes critérios:

• A classificação elétrica do cabo de alimentação deve ser maior que a corrente elétrica nominal marcada no produto da McAfee.

• O cabo de alimentação deve ter pino ou contato de aterramento de segurança adequado à tomada elétrica.

• Os cabos de alimentação são o principal dispositivo de desconexão da energia CA de entrada. As tomadas devem estar próximas ao equipamento e com acesso fácil para desconexão.

• Os cabos de alimentação precisam estar conectados a tomadas que estejam devidamente aterradas.

Orientações de uso de cabo de alimentação

Não tente modificar ou usar um cabo de alimentação de CA que não seja do tipo exato exigido. Os cabos de alimentação usados devem atender aos seguintes critérios:

• Classificação: nos EUA e Canadá, os cabos devem ter certificação da UL (Underwriters Laboratories, Inc.) e CSA (Canadian Standards Organization), de tipo SJT, 18-3 AWG (padrão americano para bitola de fio). Fora dos EUA e Canadá, os cabos precisam ser flexíveis e harmonizados (<HAR>) ou ter certificação VDE (Verband Deutscher Electrotechniker, Instituto de Engenheiros Elétricos da Alemanha) com condutores de 3 x 0,75 mm e classificação de 250 VCA (volts de corrente alternada).

• Conector, extremidade da tomada na parede: os cabos precisam ter um conector macho de aterramento projetado para ser usado na sua região. O conector precisa ter marcas de certificação de uma agência aceitável em sua região e, nos EUA, precisa ter certificação e classificação de 125% de corrente nominal geral do dispositivo.

• Conector, extremidade do dispositivo: os conectores que se encaixam na conexão de CA do dispositivo precisam ser do tipo C13 aprovado pela IEC (sigla em inglês de Comissão Eletrotécnica Internacional) 320.

• Comprimento e flexibilidade do cabo: os cabos devem ter menos de 4,5 metros (14,76 pés) de comprimento.

Avisos de acesso ao sistema

Para evitar lesões físicas ou danos à propriedade, as seguintes instruções de segurança deverão ser observadas sempre que for necessário acessar a parte interna do produto da McAfee: • Desligue todos os dispositivos periféricos conectados ao produto da McAfee.

• Desligue o sistema pressionando o botão liga/desliga.

• Desligue a CA desconectando todos os cabos de alimentação de CA do sistema ou da tomada na parede.

• Desconecte todos os cabos e linhas de telecomunicação conectados ao sistema.

• Mantenha todos os parafusos ou outros prendedores ao remover a(s) tampa(s) de acesso. Depois de concluir o trabalho na parte interna do produto, instale a(s) tampa(s) de acesso usando os parafusos ou prendedores originais.

• Desligue o produto da McAfee e desconecte todos os cabos de alimentação antes de adicionar ou substituir qualquer componente que não seja hot-plug.

• Ao substituir uma fonte de alimentação hot-plug, desconecte o cabo de alimentação dessa fonte antes de removê-la dos produtos da McAfee.

• Não acesse a parte interna da fonte de alimentação. Não há peças que possam ser reparadas na fonte de alimentação. Devolva para o fabricante fazer a manutenção.

(5)

Se os produtos da McAfee estiveram em execução, os processadores e dissipadores de calor instalados podem estar quentes. A menos que você esteja adicionando ou

removendo um componente hot-plug, deixe o sistema esfriar antes de abrir as tampas. Para evitar a possibilidade de encontrar componentes quentes durante uma instalação hot- plug, tenha cuidado ao remover ou instalar o componente hot-plug.

Para evitar lesões físicas, não toque nas pás da ventoinha em movimento. Se o seu sistema foi fornecido com uma proteção na ventoinha, não opere o sistema quando essa proteção não estiver devidamente instalada.

Orientações de instalação de montagem no rack

As seguintes orientações de instalação se aplicam à montagem de equipamento em um rack.

Fixe o rack do equipamento: o rack do equipamento deve ser fixado a um suporte

imóvel para impedir que ele caia quando um ou mais servidores forem estendidos na frente do rack nas lâminas. Considere também o peso de qualquer outro dispositivo instalado no rack. Existe o risco potencial de esmagamento caso o rack incline ou caia inesperadamente para frente. Esse evento pode resultar em lesões físicas graves.

Temperatura: a temperatura na qual o produto da McAfee opera quando é instalado

em um rack de equipamento não deve ser inferior a 5 °C (41 °F) ou superior a 40 °C (104 °F). Flutuações extremas de temperatura podem causar vários problemas ao dispositivo.

Ventilação: o rack de equipamento deve permitir fluxo de ar suficiente para a parte

frontal do produto da McAfee para manter o esfriamento adequado. O rack deve também incluir ventilação suficiente para eliminar o máximo de 1023 BTUs (unidades térmicas britânicas) por hora do produto da McAfee. O rack selecionado e a ventilação fornecida devem ser apropriados ao ambiente no qual o dispositivo é usado.

Avisos de montagem no rack

O rack de equipamento deve ser fixado em um suporte imóvel para impedir que ele incline quando um produto da McAfee ou equipamento for estendido nele. O rack de equipamento deve ser instalado de acordo com as instruções do fabricante do rack. Instale o equipamento no rack, de baixo para cima, com o equipamento mais pesado na base do rack.

Estenda apenas uma peça de equipamento por vez no rack.

Você é responsável pela instalação de desconexões de alimentação principal para toda a unidade do rack. Essa desconexão principal deve ter fácil acesso e estar etiquetada como controle da alimentação para toda a unidade, não apenas para o produto da McAfee.

Para evitar riscos de possível choque elétrico, implemente um aterramento seguro para o rack e cada peça de equipamento instalada nele.

Se forem instaladas fontes de alimentação de CA:

Desconexão principal de CA: os cabos de alimentação de CA são considerados a

desconexão principal do produto da McAfee e precisam ser fácil de acessar para

desconectar quando forem instalados. Se os cabos de alimentação do produto da McAfee não oferecerem fácil acesso para desconexão, você será responsável por instalar uma desconexão de CA para toda a unidade do rack. Essa desconexão principal deve ter fácil acesso e estar etiquetada como controle da alimentação para todo o rack, não apenas para os produtos da McAfee.

(6)

Aterramento da instalação de rack: para evitar a possibilidade de risco de choque elétrico, inclua

um terceiro condutor de aterramento de segurança (adequado segundo as exigências locais de código elétrico) na instalação do rack. Se o cabo de alimentação dos produtos da McAfee for conectado a uma tomada de CA que faz parte do rack, forneça aterramento adequado para o próprio rack. Se o cabo de alimentação do produto da McAfee for conectado a uma tomada de CA na parede, o condutor de aterramento de segurança do cabo de alimentação fornecerá aterramento adequado somente para o dispositivo. Você deve fornecer aterramento adequado adicional para o rack e outros dispositivos instalados nele.

Proteção contra sobrecorrente: o produto da McAfee foi projetado para uma fonte de tensão de

linha CA com até 20 amperes de proteção contra sobrecorrente para cada cabo. Se o sistema de alimentação do rack de equipamento for instalado em um circuito derivado com mais de 20 amperes de proteção, forneça a proteção complementar para o produto da McAfee.

Se forem instaladas fontes de alimentação de CC:

A conexão com a fonte de CC (corrente contínua) deve ser feita somente por pessoal de

manutenção qualificado. O produto da McAfee com entrada de CC deve ser instalado em um local de acesso restrito, de acordo com os artigos 110-16, 110-17 e 110-18 do Código Elétrico Nacional, ANSI/NFPA 70.

A fonte de CC deve ser eletricamente isolada por isolamento duplo ou reforçado contra qualquer fonte de CA perigosa.

Desconexão principal de CC: você é responsável pela instalação de uma desconexão de CC

classificada corretamente para o produto da McAfee. Essa desconexão principal deve ser de fácil acesso e estar etiquetada como controle da alimentação para o dispositivo. O disjuntor de um

sistema de alimentação de CC centralizado pode ser usado como um dispositivo de desconexão se for de fácil acesso e deve estar classificada corretamente para processar as demandas do sistema.

Aterramento do produto da McAfee: para evitar a possibilidade de risco de choque elétrico, conecte

um condutor de aterramento ao produto da McAfee. O condutor de aterramento deve ter no mínimo 18 AWG conectado aos pinos terra na parte de trás do produto da McAfee. O condutor de aterramento de segurança deve ser conectado ao pino do chassi com um terminal para crimpar de dois orifícios fechados, com certificação e passo de 5/8 de polegada. As porcas nos pinos de aterramento do chassi devem ser instaladas com torque de 10 libras-polegada. O condutor de aterramento de segurança fornece o aterramento adequado somente para o produto da McAfee. Você deve fornecer aterramento adequado adicional para o rack e outros dispositivos instalados nele.

Proteção contra sobrecorrente: os disjuntores de proteção contra sobrecorrente devem ser

fornecidos como parte de cada rack de equipamento e incorporados à fiação de campo, entre a fonte de CC e o produto da McAfee. A proteção do circuito derivado deve ter classificação mínima de 75 Vcc e amperagem adequada aos requisitos de amperagem máxima dos sistemas para cada par. Se o sistema de alimentação de CC do rack de equipamento for instalado com mais de 10 amperes de proteção, forneça a proteção complementar para o produto da McAfee.

Descarga eletrostática (ESD, sigla em inglês)

A ESD pode danificar unidades de disco, placas e outras peças. A McAfee recomenda que você realize todos os procedimentos de manutenção em uma estação de trabalho de ESD.

Caso não esteja disponível, forneça proteção contra ESD usando uma pulseira antiestática conectada a um aterramento do chassi (qualquer superfície metálica sem pintura) do produto da McAfee ao manusear peças.

Sempre manuseie as placas com cuidado. Elas podem ser extremamente sensíveis à ESD. Segure as placas somente pelas extremidades. Depois de remover uma placa do invólucro de proteção ou do produto da McAfee, coloque o componente voltado para cima em uma superfície aterrada e livre de estática. Use uma almofada de espuma condutora, se houver, mas não o invólucro da placa. Não deslize a placa sobre a superfície.

(7)

Outros riscos

Substituição de bateria

Haverá risco de explosão se a bateria for substituída de modo incorreto. Em caso de substituição, use somente a bateria recomendada pelo fabricante do equipamento. Descarte as baterias de acordo com os decretos e regulamentações locais. Não tente recarregar uma bateria.

Não tente desmontar, perfurar ou danificar a bateria.

Precauções para baterias de lítio

Não troque a bateria, pois ela deve ser substituída somente por pessoal

qualificado/serviço autorizado. Haverá risco de explosão se a bateria for substituída de modo incorreto. A bateria substituta deve ser igual ou de tipo equivalente recomendado pelo fabricante. O curto-circuito na bateria pode aquecer a bateria e causar lesões físicas graves.

Haverá risco de explosão se a bateria for substituída por um tipo de bateria incorreto. Descarte as baterias usadas de acordo com as instruções fornecidas com a bateria substituta e com as exigências locais.

Resfriamento e fluxo de ar

Encaminhe os cabos com cuidado para minimizar o bloqueio de fluxo de ar e problemas de resfriamento.

Para proporcionar um resfriamento e fluxo de ar adequados, opere o sistema somente com as tampas do chassi instaladas. Operar o sistema sem as tampas instaladas pode danificar peças do sistema. Para instalar as tampas:

1. Certifique-se primeiro de que não deixou ferramentas ou peças soltas dentro do sistema.

2. Verifique se os cabos, as placas complementares e outros componentes estão instalados corretamente.

3. Fixe as tampas ao chassi de acordo com as instruções do produto.

Temperatura operacional e de armazenamento

A temperatura operacional permitida do appliance é de +5...+40 ºC. A temperatura de armazenamento permitida é de -20...+70 ºC. Não opere nem armazene o appliance em temperaturas fora desses limites.

Periféricos ou dispositivos a laser

Para evitar riscos de exposição à radiação ou de lesões físicas:

• Não abra o invólucro de nenhum periférico ou dispositivo a laser.

• Os periféricos ou dispositivos a laser não podem ser reparados pelo usuário. • Devolva para o fabricante fazer a manutenção.

(8)

Conformidade regulatória e certificação do produto

Para ajudar a garantir a conformidade regulatória de segurança do produto integrado final, siga as instruções de montagem deste guia a fim de assegurar e manter a conformidade com as

certificações e aprovações existentes do produto.

Use somente os componentes regulamentados, descritos e especificados neste guia. O uso de outros produtos ou componentes anulará a certificação da UL ou de outro NRTL (National Recognized Test Laboratory) e outras aprovações regulatórias. Esse evento provavelmente resultará na não conformidade com as regulamentações do produto nas regiões onde o produto é vendido.

Para ajudar a garantir a conformidade da compatibilidade eletromagnética (EMC) com as regras e regulamentações regionais locais antes da integração do sistema, certifique-se de que o chassi, a fonte de alimentação e outros módulos estejam em conformidade com as exigências e leis locais de EMC.

Conformidade regulatória do produto

Aplicação pretendida – os produtos da McAfee são avaliados como equipamento de tecnologia da

informação (ITE), que pode ser instalado em escritórios, salas de computadores e locais comerciais semelhantes. Este equipamento não é adequado para uso em locais onde provavelmente haja crianças.

A adequação deste produto para outras categorias de produto e ambientes, por exemplo, médico, industrial, telecomunicações, NEBS, residencial, sistemas de alarme, equipamentos de teste etc., que não sejam uma aplicação de ITE pode exigir avaliação adicional.

Os produtos da McAfee foram testados e estão em conformidade com as exigências e regulamentações ambientais de produto, segurança e EMC a seguir.

Padrões de conformidade de segurança do produto

UL 60950-1 (EUA); CSA 22.1.No. 60950-1 (Canadá); EN 60950-1 (Europa); CNS 14336-1 (Taiwan), KN32 e KN35 (Coreia do Sul); GB 4943-1 e GB 17625.1 (China); IEC 60950-1 (internacional) - certificação do CB Scheme e relatório de teste cobrindo todos os desvios aplicáveis do país; IEC 60825 e 21CFR1040; e outros padrões internacionais.

Padrões de conformidade da compatibilidade eletromagnética

do produto

FCC Parte 15 Subparte B Classe A (EUA); CAN ICES-3 Classe A (Canadá); EN 55022, EN 55032, EN 55024, EN61000-3-2, EN61000-3-3 (Europa e internacional); VCCI Classe A (Japão); AS/NZS CISPR 32 (Austrália e Nova Zelândia); CNS 13438 (Taiwan); GB 9254-2008 (China); e outros padrões internacionais.

(9)

Avisos de compatibilidade eletromagnética

Veja a Declaração de conformidade específica do produto relativos aos padrões reais usados no momento em que este produto foi colocado no mercado.

Este é um produto de Classe A. Em um ambiente doméstico, este produto pode causar radiointerferência, caso em que o usuário precisa tomar medidas corretivas.

Quaisquer alterações ou modificações não expressamente aprovadas pela McAfee deste produto podem invalidar a autoridade do usuário de operar o equipamento. O cliente é responsável por assegurar a conformidade do produto modificado.

Somente periféricos (dispositivos de entrada/saída de computadores, terminais, impressoras etc.) que atendem aos limites da Classe A ou Classe B podem ser conectados a esse produto para computador. A operação com periféricos fora de conformidade provavelmente resultará em interferência na recepção de rádio e TV.

Todos os cabos usados para conectar aos periféricos devem ser conforme especificados pelo fabricante do periférico ou propósito do fabricante. Se necessário, será responsabilidade do

instalador usar cabos blindados e/ou aterrados. A operação com cabos conectados a periféricos que não estejam blindados e aterrados poderá resultar em interferência na recepção de rádio e TV.

Declaração de verificação da FCC (EUA)

Este dispositivo está em conformidade com a Parte 15 das normas da FCC. A operação está sujeita a duas condições: (1) este dispositivo não pode causar interferência prejudicial, e (2) este

dispositivo deve aceitar quaisquer interferências recebidas, inclusive aquela que possa causar funcionamento indesejado.

McAfee, LLC, 2821 Mission College Blvd, Santa Clara, CA 95054 Telefone: 1-888-847-8766

ICES 003/NMB 003 (Canada)

This digital apparatus does not exceed the Class A limits for radio noise emissions from digital apparatus set out in the interference-causing equipment standard entitled “Digital Apparatus,” ICES-3/NMB-3 of the Canadian Department of Communications.

Cet appareil numérique respecte les limites bruits radioélectriques applicables aux appareils numériques de Classe A prescrites dans la norme sur le matériel brouilleur: “Appareils Numériques”, NMB-003 édictée par le Ministre Canadian des Communications.

Europa (Declaração de conformidade CE)

Este produto foi testado de acordo e está em conformidade com a Diretiva de baixa tensão (2014/35/EU), Diretiva EMC (2014/30/EU) e Diretiva RoHS (2011/65/EU). O produto tem a marcação CE para ilustrar sua conformidade.

Se este produto contiver um componente Wi-Fi, ele também terá sido testado de acordo e estará em conformidade com a norma RED 2014/53/EU.

Este equipamento foi testado e considerado em conformidade com os limites do dispositivo digital de Classe A, de acordo com a parte 15 das normas da FCC. Esses limites foram criados para proporcionar proteção razoável contra interferências prejudiciais quando o equipamento é operado em um ambiente comercial. Este equipamento gera, usa e pode irradiar energia de radiofrequência e, se não for instalado e usado de acordo com o manual de instruções, poderá causar interferência prejudicial nas comunicações por rádio. A operação deste equipamento em área residencial provavelmente vai causar interferência prejudicial, caso em que o usuário precisa corrigir a interferência por conta própria.

(10)

VCCI (Japan)

この装置は、クラスA 情報技術装置です。この装置を家庭環境で使用する と電波妨害を引き起こすことがあります。この場合には使用者が適切な対策 を講ずるよう要求されることがあります。 VCCI-A

English translation of the notice above: This is a Class A product. In a domestic environment, this product may cause radio

interference, in which case the user may be required to take corrective actions. VCCI-A

BSMI (Taiwan)

警告使用者:這是甲類的資訊產品,在居住的環境中使用時,可能會造成射頻干擾,在這種情況

下,使用者會被要求採取某 些適當的對策

English translation of the notice above: This is a Class A product. In a domestic environment, this product may cause radio

interference in which case the user may be required to take adequate measures

MSIP (Korea)

이 기기는 업무용(A급) 전자파 적합기기로서 판매자 또는 사용자는 이 점을 주의하시 기

바라며, 가정외의 지역에서 사용하는 것을 목적으로 합니다.

English translation of the notice above: This is a Class A product. In a domestic environment, this product may cause radio

interference in which case the user may be required to take adequate measures

A certificação EMC da Coreia requer informações adicionais sobre o produto. Se não houver espaço para colocar essas informações sobre o produto, elas serão fornecidas na literatura do produto:

1 Tipo de equipamento (nome do modelo): o nome do modelo está no certificado KC marcado no produto.

2 Nº do certificado: o número do certificado está no certificado KC e marcado no produto.

3 Nome do destinatário do certificado: o nome McAfee, LLC está no certificado KC marcado no produto.

4 Data de fabricação: a data do fabricante faz parte do número de série do código de data no produto.

5 Fabricante/nação: país de origem marcado no produto.

Nordic Countries

Warning: Apparatets stikprop skal tilsluttes en stikkontakt med jord, som giver forbindelse til stikproppens jord. Laite on liitettävä suojakoskettimilla varustettuun pistorasiaan. Apparatet må tilkoples jordet stikkontakt. Apparaten skall anslutas till jordat uttag. Connect only to a properly earth grounded outlet.

(11)

704-1190-12 11

Detalhes da conformidade de etiqueta regulatória do produto

Os produtos da McAfee apresentam as marcações regulatórias/certificado a seguir. Algumas marcações de certificado variam de acordo com o certificador usado para obter certificação.

Tabela 2 Marcações e declaração de conformidade (se estiverem presentes no produto)

Approval Country Marking and/or statement

RCM Australia New Zealand IRAM Argentina NRTL (National Recognized Test Laboratory) Canada USA EMC Marking

(Class A) Canada CAN ICES-3(A)/NMB-3(A) CCC China China ROHS (Restriction of Hazardous Substance) China China

Recycling Mark China

EAC Eurasia Customs Union (Russia, Kazakhstan and Belarus) CE Mark Europe* WEEE (Waste of Electronic and Electrical Equipment Recycling) Europe*

This symbol means that this product must not be disposed of with household waste. It is your responsibility to bring it to a designated collection point for the recycling of waste electrical and electronic equipment. For more information, please contact your local waste collection centre or your point of purchase.

VCCI Marking (Class A) Japan この装置は、クラス A 情報技術装置です。この装置を家庭 環境で使用する と電波妨害を引き起こすことがあります この場合には使用者が適切な対策 を講ずるよう要求される ことがあります。 VCCI-A

(12)

MSIP South Korea BSMI Taiwan FCC Marking (Class A) USA Battery Perchlorate Warning Information USA (California)

Perchlorate Material - special handling may apply.

See www.dtsc.ca.gov/hazardouswaste/perchlorate

Recycling

Marks International

Conformidade ambiental do produto

• A McAfee tem um sistema em vigor para restringir o uso de substâncias proibidas de acordo com as exigências regulatórias do mundo inteiro.

• Europa - Diretiva europeia 2011/65/EC - a McAfee está totalmente comprometida com o cumprimento da Diretiva RoHS 2011/65/EU, que restringe o uso de seis substâncias nos produtos elétricos e eletrônicos: chumbo (Pb), mercúrio (Hg), cádmio (Cd), cromo hexavalente (Cr VI), bifenilos polibromados (PBBs) e éteres de difenila polibromados (PBDEs). O objetivo da McAfee é atender e superar as obrigações de conformidade da Diretiva RoHS em nível mundial. As substâncias RoHS foram praticamente eliminadas (em níveis abaixo dos limites legais) para todos os produtos da McAfee, exceto quando a remoção das substâncias restritas não é tecnicamente possível e a sua existência nos produtos em níveis mais elevados do que essas concentrações é permitida como uma das aplicações relacionadas no Anexo da Diretiva RoHS.

• Código de Regulamentações da Califórnia, Título 22, Divisão 4.5, Capítulo 33: Práticas recomendadas de gestão de materiais de perciorato.

• Proposta 65 da Califórnia, a Safe Drinking Water and Toxic Enforcement Act de 1986. • Diretiva WEEE 2012/19/EU (Europa).

• Diretiva de embalagens (Europa). • Diretiva REACH EC 1907/2006.

Referências

Documentos relacionados

Dentro de uma estrutura atuarial, a plataforma do Tesouro Direto é utilizada como fundamento para a implementação de um sistema apto a proteger os valores dos participantes,

Como o predomínio de consumo energético está no processo de fabricação dos módulos fotovoltaicos, sendo os impactos da ordem de 50 a 80% nesta etapa (WEISSER,

Era de conhecimento de todos e as observações etnográficas dos viajantes, nas mais diversas regiões brasileiras, demonstraram largamente os cuidados e o apreço

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Os agrupamentos de k elementos distintos cada um, que diferem entre si apenas pela natureza de seus elementos são denominados combinações simples k a k, dos n elementos de

Adotam-se como compreensão da experiência estética as emoções e sentimentos nos processos de ensinar e aprender Matemática como um saber epistêmico. Nesse viés, Freire assinala

Em 10 anos, entre 2004 e 2013, Portugal, que apresentava um saldo migratório positivo de quase 50 mil indivíduos, passou a ser um dos países europeus com saldo mais negativo em

Para Souza (2004, p 65), os micros e pequenos empresários negligenciam as atividades de planejamento e controle dos seus negócios, considerando-as como uma