• Nenhum resultado encontrado

Alfredo Costa Pereira é Sócio Fundador, sócio Gerente e Chairman das empresas:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Alfredo Costa Pereira é Sócio Fundador, sócio Gerente e Chairman das empresas:"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Alfredo Costa Pereira é Sócio Fundador, sócio Gerente e “Chairman” das empresas:

GET - A. COSTA PEREIRA/GESTÃO DE ENERGIA TÉRMICA Lda., Engenheiros Consultores

RAUL BESSA - AUDICERTA - auditorias energéticas e certificação energética de edifícios, Lda.,

O Professor Alfredo Costa Pereira (costapereira@get.pt) é Licenciado desde 1972 em Engenharia Mecânica pela FEUP, com 14 valores, pós graduado com o "Post-Graduate Diploma Course, option Environmental and Industrial Fluid Dynamics pelo von

Karman Institute for Fluid Dynamics, em Bruxelas, onde foi candidato ao prémio do Governo Belga. Em 1984 recebeu o título académico de “ post university Master – after – Master” em Engenharia Mecânica – Ramo de Mecânica dos Fluidos, atribuído pelo Ministério da Educação do Estado Português.

Realizou projectos de AVAC desde 1974 no âmbito da engenharia de climatização em parceria com as seguintes empresas:

SMACNA – Itália – Térmica para cofragem tridimensional de edifícios – projecto Pré-Gaia - Porto.

SULZER WYSS – Alemanha – Projecto de AVAC do Novotel - Lisboa

CENTRA-BURKLE – Alemanha – Realização de curso de comando e controlo de instalações de AVAC.

GEE and JENSON – U.S.A. - Palm Beach - Flórida – Projecto de AVAC para 40 fogos da Força Aérea Americana na Base das Lajes – Açores.

ZENT- FRENGER - Alemanha – Realização de estágio em climatização por superfícies radiantes.

Alfredo Costa Pereira foi o responsável, juntamente com a sua equipa, por vários projectos de AVAC na empresa que fundou em 1985, “GET” - “A. COSTA

PEREIRA / GESTÃO DE ENERGIA TÉRMICA Lda.” de entre os quais destaca:

O projecto de AVAC do MUSEU DE SERRALVES no Porto (1994) da autoria do Arq.º Álvaro Siza;

O projecto de AVAC do MUSEU SOARES DOS REIS no Porto, da autoria do Arq.º Fernando Távora;

3 - O projecto de AVAC do MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE S. TIAGO DE COMPOSTELA, (1992) da autoria do Arq.º Álvaro Siza;

4 - O projecto das Instalações e Equipamentos Mecânicos de AVAC da ESCOLA SUPERIOR DE JORNALISMO DE S. TIAGO DE COMPOSTELA no ano 2000, ao qual foi atribuído ao Arq.º Álvaro Siza o 1º Prémio SECIL de Arquitectura atribuído a um projecto Nacional realizado no estrangeiro;

(2)

6 – O projecto das Instalações Mecânicas de Climatização da recuperação do TEATRO DE S. JOÃO no Porto, projecto premiado do Arq.º João Carreira,

7 – O projecto de AVAC da CÂMARA MUNICIPAL DE ROSÁRIO-Argentina, projecto do Arq.º Álvaro Siza;

entre muitos outros, como se refere na janela “PORTFOLIO” deste portal. Foi autor do primeiro projecto realizado em Portugal com malhas de polietileno embebidas no plano neutro das lajes de betão armado e nas paredes do CENTRO DE DIAGNÓSTICO DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA de Matosinhos, edifício este da autoria da Professora Doutora Arq.ª Teresa Fonseca.

Alfredo Costa Pereira iniciou a sua carreira profissional como Monitor do Laboratório de Máquinas e Assistente convidado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, desde 1972 até 1979, tendo sido posteriormente Professor Coordenador no Departamento de Engenharia Mecânica – Opção de Fluidos e Calor, do Instituto Superior de Engenharia do Porto.

Enquanto Assistente na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto foi bolseiro do Instituto Nacional de Investigação Científica em 1979 / 80 tendo sido proposto pelo Departamento de Engenharia Mecânica da F.E.U.P para realizar em 1980 o curso de Pós graduação "Post-Graduate Diploma Course, option Environmental and Industrial Fluid Dynamics" no “von Karman Institute for Fluid Dynamics”em Bruxelas, o qual terminou com a classificação final de 18 valores e o título honorífico de "Honours", tendo sido candidato ao prémio do Governo Belga.

A partir de1980 complementou a sua formação académica com a de projectista e a de supervisor de instalações e AVAC aceitando o convite que lhe foi proposto pela Sociedade de Construções Soares da Costa para fundar a Divisão de Climatização e Instalações Térmicas (actual “CLEAR”), da qual foi Chefe de Divisão até 1984. Em 1985 fundou a empresa de projectos e de consultoria, “A. COSTA PEREIRA /

GESTÃO DE ENERGIA TÉRMICA Lda.” (aqui abreviadamente designada por

GET) da qual é Sócio Gerente , a qual dedica há mais de 28 anos a sua actividade, no âmbito da Engenharia de Climatização, além de outros que se podem ver neste portal no titulo “Serviços”.

Actualmente a empresa realiza trabalhos no país e no estrangeiro, nomeadamente em Espanha, França, Itália, Argentina, Moçambique Angola, Brasil, Dubai, Coreia do Sul, Sri Lanka, entre outros, tendo a sua sede no Porto, uma delegação em Lisboa, outra em Maputo (Moçambique) e outra em S. Paulo (Brasil).

Em Abril do ano 2000 Alfredo Costa Pereira recebeu a outorga do título de ” Especialista em Engenharia de Climatização “ pela Ordem dos Engenheiros. Em 2008 foi convidado pelo Arquitecto brasileiro Acácio Borsoi, para ser seu consultor no projecto de AVAC da Casa de Pernambuco no Porto.

(3)

Aí desenvolveu um projecto de investigação sobre superfícies radiantes para

aquecimento e arrefecimento ambiental em edifícios, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, do Ministério da Educação entre 2000 e 2005.

É membro efectivo da “A.S.H.R.A.E.” (American Society of Heating, Refrigerating and air conditioning engineers, Inc) Nº 2036552, e membro do Colégio Português da

A.S.H.R.A.E. (Portugal Chapter).

É membro Fundador e Perito do “O.N.D.R.” (Observatório Nacional das Doenças Respiratórias) - Pessoa Colectiva de Direito Privado, sem fins lucrativos e de Solidariedade Social, para a Qualidade do Ar Interior

em edifícios.

É Membro Fundador da Fundação Portuguesa do Pulmão - Pessoa Colectiva de Direito Privado, sem fins lucrativos e de Solidariedade Social, para a Qualidade do Ar Interior.

Frequentou todos os módulos do 1º Curso de Formador de Formadores de Peritos Qualificados, no âmbito do Serviço de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior em edifícios (SCE) da Agência Portuguesa para a Energia, ADENE sendo Formador de Peritos Qualificados e Perito Qualificado na vertente RSECE-QAI.

É reconhecido pelo Ministério da Industria e Energia, na qualidade de “ Autor de Planos de Racionalização e de Examinador das Condições de Utilização de Energia “, (SGCIE) com o Nº RGE/TR – 196. Está Inscrito na Direcção Geral de Energia com o Nº 1326 para o Decreto-lei - 512/80. É projectista credenciado pelo Ministério da Industria e Energia com o Nº 0016, nos termos e para os efeitos do disposto no Decreto-Lei nº 263/89, de 17 de Agosto.

Alfredo Costa Pereira foi autor de vasta bibliografia publicada no CIDEM do ISEP, tendo feito inúmeras palestras e conferências em diversas Universidades, Institutos Politécnicos, Casa da Música do Porto, Empresas de Construção Civil, sobre diversos temas relacionados com a Sustentabilidade na construção, Engenharia

Bioclimática, Energias Renováveis, os Novos Regulamentos do SCE, Climatização de vários tipos de Edifícios, e Qualidade do Ar Interior nos edifícios.

Principal Bibliografia Publicada: 1972:

Analise Oscilográfica e Detecção de Avarias em Maquinas Térmicas - F.E.U.P. 1976:

Elaboração dos curricula científicos das cadeiras de Termodinâmica e Mecânica dos Fluidos do I.S.E.P.

1978:

Manual para o Cálculo de Perdas de Carga - F.E.U.P.

Método de Captação Isocinética de Partículas e Controlo da Poluição Atmosférica - I.N.I.C. - FEUP.

1980:

Centralized Pneumatic Collector System Design – von Karman Institute for Fluid Dynamics - Bruxelas.

(4)

1981:

Análise Oscilográfica do "Golpe de Ariete" – von Karman Institute, I.S.E.P. 1990:

Cálculo de Cargas Térmicas em Edifícios - I.S.E.P. 1992:

Elaboração do Curriculum Científico da Cadeira de Projecto da Área de Fluidos e Calor - I.S.E.P.

1999:

Elaboração de Textos de Apoio de Termodinâmica Teórica - I.S.E.P.

Elaboração de Textos de Apoio para a Cadeira de Projecto de Climatização - ISEP. Elaboração do Curriculum Científico para Aprovação de Nova Licenciatura no ISEP em Engenharia Mecânica - Ramo Climatização.

2000:

Publicação do Livro : "Construir Melhor, Com Mais Qualidade e Menor Consumo de Energia Térmica" – GET - ISEP.

2001:

Publicação do Livro: "Painéis Hidráulicos para Arrefecimento Ambiente Radiativo" – GET – ISEP.

Publicação do Livro "Acumulação de Energia Térmica por Calor Latente" . Bancos De Gelo - GET.

2002:

Publicação de Texto de Apoio: "Variáveis de Conforto Térmico" - GET – ISEP. 2004:

Publicação de 37 Artigos Técnicos no âmbito do Projecto de Investigação em curso de entre os quais destaca: Superfícies Radiantes para Conforto Ambiental – REVISTA CLIMATIZAÇÃO.

Publicação em Power Point dos Cursos de Termodinâmica e de Projecto de AVAC – ISEP.

Publicação de Artigo: "A Difusividade a Efusividade e a inércia térmica dos edifícios" – GET e CIDEM do ISEP.

Publicação de Artigo: "A capacidade calorífica volumétrica e superficial da envolvente dos edifícios" – GET e CIDEM do ISEP.

Publicação de Artigo: "Introdução ao Projecto Solar Passivo" – GET e CIDEM do ISEP.

Publicação em Power Point: As mudanças de clima. O aquecimento global do Planeta" – GET.

Publicação de Artigo: "Propriedades Térmicas dos Materiais de Construção" – GET e CIDEM do ISEP.

Publicação de Artigo: "O Projecto Bio-climático, a Constante de Tempo Térmica da envolvente dos edifícios" – GET e CIDEM do ISEP.

Publicação de Artigo: "Transferência de calor através da envolvente dos edifícios" – GET e CIDEM do ISEP.

Publicação de Artigo: "A utilização racional da Massa Térmica" – GET e CIDEM do ISEP.

2006:Publicação do Livro: "Projectar de acordo com os novos regulamentos na perspectiva da certificação energética dos edifícios" – GET e CIDEM do

ISEP. 2009: Manual de Certificação Energética de Edifícios - Obra com cerca de 1 000 páginas a aguardar Editora que se interesse pela sua publicação.

(5)

Alfredo Costa Pereira

M.Sc. Engenheiro Mecânico (U.P.)

Referências

Documentos relacionados

28) “O Oriente Médio é uma das regiões mais conturbadas e preocupantes do planeta. Suas constantes crises, despertam apreensão e atenção de todas as ações que são

FODA: “Instrumento de avaliação de Fortalezas-Oportunidades (FO) e Debilidades-Ameaças (DA)” é uma estratégia empresarial de medição da competência, utilizada

Este relatório é uma versão em português do relatório institucional divulgado pelo Banco Bradesco BBI em 14/06/2017. Cesp: Alteramos a recomendação de Compra

Dessa maneira, considerando a Praxiologia Motriz como base teórica e o Voleibol Sentado como objeto de estudo, tematizou-se cinco eixos com os alunos, os quais

Em todas as viagens o consumidor do pacote poderá ceder a sua reserva a um terceiro, solicitando-lhe por escrito com quinze dias de antecedência sobre a data de início da viagem,

Pituchinha, Pompom, Polichinelo: (seguem em direção aos soldadinhos que saem dançando). NARRADOR: E eles seguem em direção ao fundo da loja mesmo, e Polichinelo.. vira para

No segundo experimento obteve-se redução de sólidos totais e da demanda bioquímica de oxigênio confirmando a digestão anaeróbica, verificou-se também uma grande geração de

Nesse contexto, as reações entre ânions de carbono estabilizados e olefinas conjugadas com grupos atratores de elétrons ficaram conhecidas como reações de Michael ou Adição 1,4,