• Nenhum resultado encontrado

ESPANHOL 01 a 05. INGLÊS 01 a 05 QUESTÃO 01 QUESTÃO 01

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESPANHOL 01 a 05. INGLÊS 01 a 05 QUESTÃO 01 QUESTÃO 01"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)
(2)

INGLÊS – 01 a 05

QUESTÃO 01|

Única alternativa que traz uma pergunta coerente com o assunto proposto pela historinha (contexto).

QUESTÃO 02|

A frase apresentada traz uma pergunta em discurso direto, o que leva ao uso do verbo ask na introdução do reported speech. As demais transformações seguem as regras gerais do reported speech: verbo no simple present vai para o simple past; here muda para there.

QUESTÃO 03|

As quatro pesquisas mostram que as pessoas avaliam a confiabilidade (“trustworthy”, “trustworthiness”) observando as expressões faciais do indivíduo.

QUESTÃO 04|

No texto: “...selected broader faces as belonging to power-lifting champs.”

( “... selecionou faces mais amplas como pertencentes a campeões de levantamento de peso.”)

QUESTÃO 05|

Esta alternativa não contém um adjetivo com flexão de grau. Em todas as outras observamos os adjetivos sendo usados nas formas comparativas ou superlativas.

ESPANHOL – 01 a 05

QUESTÃO 01|

I. Incorreta. Trata-se do relato de um professor e não de um aluno, como é possível perceber na frase “verlos sin rostro nos hace sentirlos incompletos, lo mismo que ellos percibirán al mirar a sus profesores.”, na qual o autor do texto se posiciona como sendo professor e não como aluno, já que afirma que vê-los sem rosto, neste caso, referindo-se aos alunos, faz com que os professores, incluindo o emissor do texto, se sintam incompletos: nos hace sentirlos incompletos.

II. Correta. O autor do texto discorre sobre os efeitos que o uso da máscara traz consigo, na sua visão como professor: “A veces miramos las fotografías de las fichas para intuir sus rasgos tras la mascarilla. Y cuando por inconsciencia alguno se la retira, aprovechamos el instante que tarda en ejecutarse la orden de colocársela para estudiar sus rasgos.” O docente/autor do texto afirma que tenta adivinhar como serão os rostos por trás das máscaras e que, quando algum as retira, por descuido, aproveita esse instante para estudar os seus traços, tentando fazer uma identificação do aluno.

III. Correta. O autor do texto se pergunta: “¿Cómo sonreirán? ¿Bostezarán si se aburren? Hay tantas preguntas que quedan sin respuesta.” Ou seja, como docente, se questiona se, por trás da máscara, os alunos estarão bocejando quando ficam entediados ou como será que sorriem, por exemplo.

IV. Correta. O autor afirma que: “Llegará el día, ojalá sea pronto, que podamos sentirnos más cerca al recuperar el rostro.”, frase na qual considera que, quando o uso de máscaras não for mais obrigatório e as pessoas puderem ver o rosto das outras, isto fará com que se sintam mais familiarizadas entre si e, portanto, mais próximas.

QUESTÃO 02|

Alternativa I fala de bocejar e alunos entediados, então, só podem ser as últimas alternativas que começam com I-E. Para eliminar vamos ver a III que é A.

QUESTÃO 03|

Temos no enunciado o verbo ser conjugado no ”

pretérito perfecto “ na língua espanhola.

Observe o verbo auxiliar, HA sido, ele está no presente do indicativo, então, é uma passado que tem um pezinho no presente, é um passado próximo da gente. Não confunda pretérito perfecto (yo he amado) e pretérito indefinido ou pretérito perfecto simple. ( yo amé).

(3)

QUESTÃO 04|

Justificativa Na frase da alternativa correta, o artigo neutro lo tem função intensificadora do adjetivo “emotivo”, assim como na frase colocada como exemplo: Alumnos y profesores somos más conscientes de lo imprescindibles que resultan las clases presenciales, na qual lo poderia ser substituída por cuán, forma apocopada de cuánto e que também serve para aumentar a intensidade ou o grau de advérbios e adjetivos

QUESTÃO 05|

a) incorreta, o texto não fala sobre o sal.

b) Correta, a questão coloca o verbo “tendría” no condicional em espanhol e em português é futuro do pretérito, é uma suposição.

c) Incorreta, os argentinos não consomem muitos vegetais.

d) Incorreta, mais da metade da população apresentam os dois.

e) Incorreta, essa afirmação não está no texto.

LÍNGUA PORTUGUESA – 06 A 13

QUESTÃO 06|

Alternativa A (Correta) – Esse item sintetiza o que foi dito no texto.

Alternativa B (Incorreta) – O graffiti não confirma princípios da poesia romântica.

Alternativa C (Incorreta) – O graffiti não se define a partir dessas autoras, nem apresenta,

necessariamente, conteúdo freudiano.

Alternativa D (Incorreta) – O graffiti não é construído de forma aleatória.

Alternativa E (Incorreta) – Não existe, no texto, a sugestão de que o graffiti substitua o Modernismo. QUESTÃO 07|

O próprio comando da questão ao se referir a “intertextualidade desconstrutiva do original” aponta para a paródia. A paródia é a desconstrução, a subversão. Na primeira fotografia, por exemplo, retoma-se de maneira subversiva o ícone da Rede Globo; nessa foto, subverte-se também uma famosa frase atribuída a René Descartes: “Penso! Logo existo!” . Na segunda foto, retoma-se um verso de “A flor e a náusea”, de Carlos Drummond de Andrade; aqui, a subversão se dá, principalmente, pelo fato de a poesia ser pichada. Ou seja, a pichação, subverte, esteticamente, o espaço convencional da poesia. Por isso, a alternativa correta é a E.

QUESTÃO 08|

Em primeiro lugar, é fundamental entender que só existe contradição (Paradoxo) quando os opostos são colocados de maneira simultânea, sendo que um tenta anular o outro. Por isso, a ideia de sentimentos contraditórios só se concretiza no item E, em que o protagonista tem, ao mesmo tempo, impulsos opostos; ele quer fugir e, simultaneamente, deseja falar com a avó. Além disso, a interrogação “Deveria fugir ou falar com ela?” explicita o momento atribulado do personagem. Portanto, a alternativa correta é a E. Alternativa A (Incorreta) – Nesse fragmento, os sentimentos, apensar de opostos, não são apresentados de forma simultânea; eles são apresentados um na sequência do outro. Alternativa B (Incorreta) – Não há qualquer contradição nesse fragmento.

Alternativa C (Incorreta) – Não há qualquer contradição nesse fragmento.

Alternativa D (Incorreta) –

É evidente que o termo “cadeias de disciplina e amor” possui uma interessante contradição, pois “cadeias” e “disciplina” sugerem algo ruim; enquanto isso, “amor” remete a algo bom. Apesar disso, essa expressão contraditória não é a que melhor expressa o momento ambíguo vivido pelo protagonista. Alternativa E (correta)

QUESTÃO 09|

O texto ironiza as falas extremadas e pouco refletidas, comuns na internet, com afirma a alternativa D. Alternativa A – (Incorreta): As falas em questão não são exemplares de atitudes conscientes.

Alternativa B – (Incorreta): As falas em questão não demonstram consciência em relação à internet. Alternativa C - (Incorreta): As falas em questão não demonstram respeita pela opinião alheia nem pela outra pessoa.

Alternativa D - (Correta).

Alternativa E - (Incorreta). O texto não se refere a pensamento homogêneo. Prova disso é que os exemplos dados, apesar de todos serem extremados, não concordam entre si.

(4)

QUESTÃO 10|

De acordo com a orientação dada pelo próprio comando da questão, Descartes pretende dizer que, inicialmente, deve-se existir para, depois, ser capaz de pensar. Então, o sujeito que pensa percebe-se como alguém que existe. O seja, ao pensar, o indivíduo chega à conclusão de que existe. Portanto, a letra D é a correta.

Diferentemente, muitas pessoas sugerem que esse “logo” deva ser interpretado como consequência. Isso não faz sentido por duas razões. Primeira: a conjunção em questão é conclusiva; as conjunções consecutivas (de consequência) são aquelas que se estruturam como esta: tão.... que. Segunda: Não faz sentido alguém pensar para depois existir.

QUESTÃO 11|

Nesse caso, a heroína retratada na imagem, apesar de sua evidente beleza, subverte a delicadeza e a passividade do perfil romântico feminino. Trata-se, por isso, de uma paródia à mulher estereotipada pelo Romantismo. É o que afirma o item D.

Alternativa A (Incorreta) – A imagem não recupera a simetria e a estaticidade clássicas.

Alternativa B (Incorreta) – Apesar de desejável, não é possível ter a certeza de que essa atitude será confirmada no futuro.

Alternativa C (Incorreta) – Nesse caso, a aparência da mulher não evoca o feio, como ocorre, por exemplo, em “O concorda de Notre Dame”, de Victor Hugo. Aliás, as Escolas que trabalham o feísmo são

principalmente, o Romantismo e o Modernismo. Na verdade, o perfil feminino apresentado evoca a força, a luta; no corpo, registram-se as marcas corporais dessa realidade.

Alternativa D (Correta)

Alternativa E (Incorreta) – A imagem não permite afirmar essa não cooperação masculina. Além disso, para quem assistiu a filme, o enredo desmente essa afirmação.

QUESTÃO 12|

No texto, o militar imobilizado pela garotinha sugere uma desmilitarização paralela à simplicidade da infância, como afirma a alternativa “D”.

Alternativa A – (Incorreta): O texto não defende a remilitarização do Oriente Médio nem a ideia de que a guerra garanta a paz.

Alternativa B – (Incorreta): O texto não se refere à fragmentação do homem nem fala de perda da infância.

Alternativa C - (Incorreta): O texto não aborda conteúdo cômico.

Alternativa D - (Correta).

Alternativa E - (Incorreta): O texto não se refere à banalização da escrita.

QUESTÃO 13|

O texto trabalha a ideia de que as novas tecnologias ainda não foram eficientemente inseridas no processo de aprendizagem, como diz a alternativa E.

Alternativa A – (Incorreta): O texto não é categórico em afirmar que essas novas tecnologias nunca farão parte do ambiente escolar.

Alternativa B – (Incorreta): O texto não é categórico em afirmar que essas novas tecnologias farão parte do ambiente escolar.

Alternativa C - (Incorreta): O texto não é categórico em afirmar que os professores não façam uso desses novos métodos.

Alternativa D - (Incorreta): O texto não se refere a políticas públicas.

(5)

LITERATURA – 14 A 21

QUESTÃO 14|

Uma das características mais importantes dos modernistas brasileiros do início do séc.XX foi o antiacademicismo e a dessacralização da arte. Por isso romperam com os padrões, incorporaram as propostas das vanguardas europeias (Cubismo, Expressionismo, Futurismo, Dadaísmo e Surrealismo), mas adaptando-as à realidade bradaptando-asileira, resgatando e valorizando o “primitivo”, como expresso na célebre frase de Oswald de Andrade: “Tupi or not tupi, that´s the question”. QUESTÃO 15|

O trecho extraído de Macunaíma revela já uma caracterização de um herói bastante distinto e até oposto dos heróis comuns. A sua infância é descrita como um momento em que ele “fez coisas de sarapantar”, isto é, aprontou bastante. É caracterizado, assim, como um herói que dizia palavras feias e aprontava com as pessoas, realizando, portanto, ações vis. Por outro lado, ao longo do romance vemos que Macunaíma também realiza ações valorosas. Assim, ele se difere das representações românticas de heróis com ações puramente valorosas e honráveis, e figura como um anti-herói, variando de ações vis a valorosas. QUESTÃO 16|

Os dois últimos versos do poema (“Que a vida passa! que a vida passa! /E que a mocidade vai acabar“) enfatizam a efemeridade da vida, o caráter transitório do momento percebido na paisagem bucólica e propícia à meditação em que o eu lírico está imerso (“E tudo tem aquele caráter impressivo que faz meditar: /Enterro a pé ou a carrocinha de leite puxada por um /bodezinho manhoso”).

QUESTÃO 17|

O gênero lírico privilegia a manifestação de sentimentos pessoais, o dramático representa fatos com presença de atores e o épico busca a exteriorização de valores e sentimentos coletivos. “Lira dos Vinte Anos” de Álvares de Azevedo, “ Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente e “ Os Lusíadas” de Luís de Camões ilustram, respectivamente, essas caracterizações.

QUESTÃO 18|

A linguagem simbolista caracteriza-se pela sugestão, musicalidade, uso de sinestesias, metáforas, preferência por vocabulário litúrgico, valorização de temas ligados aos mistérios da morte e dos sonhos e, no caso de Cruz e Sousa, autor do excerto apresentado em [E], a preferência pela cor branca, simbolizando pureza e espiritualidade. Embora use linguagem hermética, deduz-se que o eu lírico invoca as formas para que fecundem o mistério dos seus versos, ou seja, dirige-se a forças indefinidas, diáfanas e transcendentes para pedir-lhes inspiração para seus versos.

QUESTÃO 19|

O eu lírico aborda, metalinguisticamente, sua concepção do ato criador, tomando como referência o ato do cotidiano de escolher feijão. “Jogar” as palavras sugere a inspiração necessária para só depois selecionar os melhores grãos, ou seja, as palavras adequadas. O objetivo é construir uma poesia que iniba o excesso, desfazendo-se de tudo o que for “leve e oco, palha eco”, como o “pieguismo” sentimental. QUESTÃO 20|

No poema Cântico VI, o eu lírico expressa a sensação de que nada permanece para sempre, ao contrário, tudo se renova todo o dia, pelos mesmos sentimentos que antes repudiava: o amor, a tristeza, a dúvida. No décimo terceiro e décimo quarto verso, o eu lírico coloca a explicação da morte e do renascimento diário: “Que és sempre outro./Que és sempre o mesmo”. Dessa forma, poderá entender a vida e renascer para outras possibilidades, sem medos ou angústias divididas, tornando-se eterno. Assim, é correta a opção [A], pois o eu lírico considera as emoções como fator essencial para ascender a uma condição de espiritualidade que o tornará completo.

QUESTÃO 21|

As descrições de ambiente predominam nos textos I e II, permitindo ao leitor perceber a exclusão social de que são vítimas os personagens. No texto I, os meninos de “Capitães da Areia”, que “à noite se estendiam pelo assoalho e por debaixo da ponte”. No texto II, os bêbados, que dormem “nos fundos do mercado de peixe”, à margem do rio Belém.

(6)

HISTÓRIA – 22 A 29

QUESTÃO 22|

Os nazistas acreditavam em teorias supremacistas que afirmavam que o homem branco era naturalmente superior a homens não brancos. Na ideologia nazista, o modelo de homem perfeito e que era alvo de exaltação era conhecido como “ariano”.

QUESTÃO 23|

O poema faz alusão à prática da derrama, uma cobrança compulsória, extra que a coroa portuguesa poderia determinar para garantir a arrecadação das dívidas de Minas Gerais. Normalmente, Portugal deixava a dívida se acumular para depois de atingir um montante expressivo ser aplicada.

QUESTÃO 24|

O pensamento de Adam Smith até hoje é uma referência para o liberalismo, que vê na liberdade econômica um dos princípios de ordenamento da sociedade.

QUESTÃO 25|

O trecho do filósofo alemão Hegel expressa uma percepção dos intelectuais europeus do século XIX bastante peculiar no que tange às civilizações africanas. A percepção de Hegel está associada a uma visão progressiva da história da civilização, isto é, o progresso civilizacional tinha como ápice a civilização europeia. Os negros africanos – muitos deles organizados em tribos primitivas – estariam, segundo esse raciocínio, em uma posição bastante inferior ante o progresso histórico.

QUESTÃO 26|

O movimento operário conhecido como “quebradores de máquinas”, porque adotaram a sabotagem como luta contra a exploração do seu trabalho.

QUESTÃO 27|

A lei Eusébio de Queirós gerou um grande problema para as fazendas de café, a falta de trabalhadores. Assim, o instrumento adotado pelo governo imperial para enfrentar esse problema foi a imigração europeia. A escolha do branco europeu deve-se a uma questão cultural, pois aumentar o número de brancos no Brasil significaria colocar o país em um quadro de desenvolvimento civilizatório (política de branqueamento).

QUESTÃO 28|

A crítica de Rui Barbosa foi direcionada ao seu concorrente nas urnas, o marechal Hermes da Fonseca. Em 1910, o civil Rui Barbosa e o militar Hermes da Fonseca, disputaram a presidência da república. Hermes da Fonseca venceu o processo eleitoral. QUESTÃO 29|

Muitos cafeicultores, especialmente devido à proibição do tráfico negreiro, redirecionaram os seus capitais para o setor industrial. Os recursos aplicados na indústria eram privados e o surto industrial beneficiado pela tarifa Alves Branco e pela lei Eusébio de Queirós.

HISTÓRIA DA ARTE – 30 A 34

QUESTÃO 30|

Artista e público se aproximam, rompendo o distanciamento que existe entre povo e arte.

QUESTÃO 31|

O Manifesto Antropofágico propunha basicamente ‘devorar’ a cultura e as técnicas importadas e provocar sua reelaboração com autonomia, transformando o produto importado em exportável.

QUESTÃO 32|

Os neoconcretistas procuravam novos caminhos dizendo que a arte não é um mero objeto: tem sensibilidade, expressividade, subjetividade, indo muito além do mero geometrismo puro. Eram contra as atitudes cientificistas e positivistas na arte.

QUESTÃO 33|

No texto I, a imagem de um homem com o rosto tampado e em uma posição de confronto que parece estar prestes a atirar um objeto contra algo ou alguém, alude a quem joga bombas em manifestações. Entretanto, essa percepção é desconstruída ao percebermos que o homem na foto segura flores, no intuito de atirá-las, como se estivesse oferecendo paz e amor, trazendo uma conotação positiva. Já no texto II, o rap de Mv Bill denuncia as desigualdades sociais e a falta de oportunidades; os dois textos refletem contra a indiferença e reforçam a resistência contra a injustiça social.

(7)

QUESTÃO 34|

O artista, inspirado pela inovação das pinturas europeias, desenvolveu sua obra através da inspiração pela arte cubista, se desvinculando das tradições eurocêntricas da obra de Michelangelo.

GEOGRAFIA – 35 A 42

QUESTÃO 35|

Segunda certas informações, essa politica do filho único conseguiu evitar que a população da China chegasse a crescer cerca de 400 milhões nos últimos 25 anos. E aqueles que nasceram estando contidos à lei, que hoje são em torno de 80 milhões de filhos únicos, recebem o apelido carinhoso de “pequenos imperadores”.

Mas como toda lei, assim como toda regra, há sua exceção. E é justamente ela que causa muitas criticas atualmente na China. Por exemplo, existem várias famílias no meio rural, que pode ter o segundo filho, principalmente se a primeira filha for mulher. Isso se deve ao fato que se tratando de uma mega população, é necessário também suprimentos agrícolas para o consumo da mesma. O governo parte do principio que quanto mais pessoas estiverem trabalhando no campo para produzir tais suprimentos e abastecer toda essa grande população, melhor. Por isso essa exceção, tendo mais filhos, é mais gente trabalhando no campo e produzindo mais.

QUESTÃO 36|

A Faixa de Gaza adquiriu suas fronteiras atuais com o fim dos combates da guerra de 1948, confirmado pelo Acordo de Armistício entre Israel e Egito em 24 de fevereiro de 1949.[10] O Artigo V do Acordo declarou que a linha de demarcação não era para se tornar uma fronteira internacional. Primeiramente, a Faixa de Gaza foi oficialmente administrada por um governo completamente palestino estabelecido pela Liga Árabe em setembro de 1948. A partir da dissolução desse governo em 1959, a Faixa de Gaza tornou-se uma área diretamente administrada por um governador militar egípcio até 1967.

QUESTÃO 37|

A participação do Reino Unido, em função de sua riqueza econômica e numerosa população (uma das quatro maiores economias da Europa), trazia certo equilíbrio à União, contrabalançando outras poderosas economias, como Alemanha, França e Itália. Sua suposta substituição por países como Turquia, Sérvia, Bósnia, Montenegro, Macedônia, Albânia e Kosovo, mais pobres e menos influentes, jamais equivaleria a uma substituição equitativa.

QUESTÃO 38|

A região nordeste do Brasil está sob influência dos ventos alísios que são originários na proximidade dos trópicos e esses estão sob ação do efeito coriolis, dessas forma, no hemisfério sul partem do leste para o oeste.

QUESTÃO 39|

Como mencionado corretamente na alternativa [B], a formação do território da soja no Brasil incorporou áreas com solos de baixa fertilidade, como no caso dos lixiviados da Amazônia, ácidos do centro-oeste e laterizados do nordeste. Estão incorretas as alternativas: [A], porque a maior concentração populacional encontra-se nas áreas adjacentes ao litoral; [C], porque as reservas extrativas não são consolidadas, ao contrario, com o avanço da soja, sofrem desmatamento; [D], porque o território da soja está distante dos portos; [E], porque a área tradicional da cultura canavieira é a zona da mata nordestina. QUESTÃO 40|

A alternativa correta é [A], porque embora o país apresente grande disponibilidade de água, há regiões – a exemplo do sudeste – em que a demanda pelo recurso é maior, o que pode levar à escassez hídrica. As alternativas incorretas são: [B], porque não há homogeneidade da matriz energética no país; [C], porque a transposição do recurso hídrico é pontual e as demandas são reais, principalmente no tocante à espaços fortemente ocupados, a exemplo do sudeste; [D], porque as áreas bem abastecidas tem maior demanda pela água, o que pode levar a escassez; [E], porque o problema é a pressão pelo recurso e não seu mau uso.

QUESTÃO 41|

No Brasil, o período de 1968 até 1973 foi marcado pelo “milagre brasileiro”, ou seja, uma fase de alto crescimento do PIB, entrada de transnacionais e intervenção do Estado através de investimentos em estatais responsáveis pela implantação das infraestruturas de transportes, energia e telecomunicações. No entanto, o período também foi marcado pela repressão política do regime militar, concentração de renda e endividamento externo. QUESTÃO 42|

Além de provocar reações imediatas como o bronzeamento, queimaduras e alergias, os efeitos observados tardiamente em decorrência do acúmulo dessa radiação recebida podem ser graves: envelhecimento da pele e alterações celulares que podem desencadear o desenvolvimento do câncer de pele.

(8)

FILOSOFIA – 43 A 46

QUESTÃO 43|

Nicolau Maquiavel foi inovador ao separar a moral religiosa das suas reflexões políticas. Assim, ele inaugura uma nova concepção ética baseada nas relações políticas concretas entre os homens, e não em ideais e valores em abstrato.

QUESTÃO 44|

Os textos apresentam diferentes perspectivas acerca da fundamentação do princípio de igualdade entre os indivíduos. Ambos os posicionamentos pensam esse princípio a partir das condições em que os indivíduos se encontravam antes da instituição da sociedade civil, condições essas que caracterizariam um estado de natureza. É, portanto, a condição original humana do estado de natureza que fornece as bases para o pensamento de ambos os autores.

QUESTÃO 45|

Segundo Hobbes, os homens, em seu estado de natureza, permanecem em um constante conflito. É a constituição da cidade civil que irá por fim a esse estado de guerra de todos contra todos.

QUESTÃO 46|

A liberdade não pode ser definida como a permissão de fazer tudo, mas sim apenas aquilo que se instituiu permitido através da Lei formulada por um legislador capaz. Ora, se todos pudessem fazer tudo que desejassem, pensa Montesquieu, então não haveria liberdade, pois todos abusariam constantemente dessa permissão de fazer tudo.

“A liberdade política, num cidadão, é esta tranquilidade de espírito que provém da opinião que cada um possui de sua segurança; e, para que se tenha esta liberdade, cumpre que o governo seja de tal modo, que um cidadão não possa temer outro cidadão”. (B. Montesquieu. Do espírito das Leis. In

Coleção Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979,

p. 169).

De modo que devemos considerar necessário um equilíbrio do poder para que não ocorra algum abuso dele, e a disposição das instituições deve se dar de tal maneira que os poderes se balanceiem. São livres, apenas os estados moderados, pois neles os poderes Legislativo, Executivo, Judiciário se contrapõem garantindo a integridade e autonomia de cada um, e a liberdade de todos os cidadãos.

SOCIOLOGIA – 47 A 50

QUESTÃO 47|

A alternativa [D] é a única que apresenta, de forma correta, conceitos marxistas. De acordo com Karl Marx, a superestrutura (o Estado, o Direito e as relações simbólicas) são um reflexo da infraestrutura (as relações materiais de produção). Assim, esses dois níveis se tornam interdependentes na manutenção do sistema de produção capitalista.

QUESTÃO 48|

Para Durkheim, a coesão da sociedade complexa é garantida pelo tipo de solidariedade nela existente: a solidariedade orgânica. Nela, há uma complexa divisão do trabalho, que garante que cada indivíduo ocupe um local importante na vida social. Assim, segundo o autor, as classes sociais não se tornam um problema a

priori.

QUESTÃO 49|

A alternativa [D] é a única correta. Com o argumento de incapacidade do Estado para gerir certas empresas, de ineficiência e de barateamento dos serviços, uma série de empresas estatais têm sido privatizadas, permitindo que muitos recursos naturais e bens públicos sejam geridos por empresas privadas (no Brasil, é o caso, por exemplo, do setor de energia elétrica, de minérios e de transportes). A contradição está no fato de que empresas que antes davam prejuízo ao Estado, agora dão lucros exorbitantes à iniciativa privada e que ao invés de estarem mais baratos, esses serviços estão mais caros para a população.

QUESTÃO 50|

A charge faz referência à invasão do Afeganistão e do Iraque, ambas realizadas pelos Estados Unidos durante a presidência de George Bush e que tiveram como justificativa a luta contra o terrorismo e a defesa da democracia. Percebe-se, portanto, a contradição do discurso que defende um regime do direito do povo, mas que se torna autoritário na medida em que se utiliza da força bélica para se impor sobre outros países.

BIOLOGIA – 51 A 60

QUESTÃO 51|

O material genético dos coronavírus é constituído por uma molécula de RNA de fita simples e senso positivo, isto é, seu RNA funciona como RNA mensageiro, atuando diretamente na síntese das proteínas virais no interior das células hospedeiras.

(9)

QUESTÃO 52|

A esquistossomose é uma doença causada por um platelminto, cujo estágios larvais encontram-se na água (lagoas e represas), contaminadas com fezes de portadores da doença.

QUESTÃO 53|

Uma vez que a população está em equilíbrio de Hardy-Weinberg e a frequência do alelo A2 é de 30% (0,3), sugere-se a frequência do alelo A1 é de 70% (0,7). Como representado abaixo se pode representar da forma A ou B, sendo:

A) 𝑝 + 𝑞 = 1

𝑝 + 0,3 = 1 𝑝 = 1 − 0,3 = 0,7

Sendo assim, a frequência de indivíduos com genótipo

A1A2 corresponde a 2pq, ou seja, 2 ⋅ (0,3 × 0,7) =

0,42.

QUESTÃO 54|

A velocidade do sangue diminui das artérias em direção aos capilares, aumentando nas veias. A área total da secção transversal dos vasos aumenta das artérias aos capilares. A pressão sanguínea diminui das artérias em direção aos capilares.

QUESTÃO 55|

O contagio do amarelão (ancilostomose) popular doença do Jeca Tatu, se dá, pela penetração do verme pela pele, principalmente pelos pés descalços.

QUESTÃO 56|

A célula representada é diploide (2N). Durante o ciclo celular ocorreu a duplicação dos cromossomos no período S da interfase (2), seguida de disjunção cromossômica na anáfase I (4) e disjunção de cromátides irmãs na anáfase II (7) do processo meiótico.

QUESTÃO 57|

Somente aves e mamíferos são endotérmicos, ou seja, controlam a temperatura corpórea com o próprio metabolismo. Os demais animais são ectotérmicos, dependem de fatores externos para controlar a temperatura do corpo.

QUESTÃO 58|

O transporte dos íons sódio (Na )+ e potássio (K )+

ocorrem contra o gradiente de concentração envolvendo o consumo de energia resultante da hidrólise do ATP. Os íons são bombeados do meio em que estão mais concentrados em direção ao meio em que estão menos concentrados configurando, em ambos os casos, o transporte ativo.

QUESTÃO 59|

A camuflagem do cavalo-marinho é uma característica vantajosa, pois aumenta a chance de sobrevivência e reprodução no ambiente em que vive.

Comentários: O mimetismo ocorre quando uma espécie imita outra, podendo essa ser tóxica, ou não. A ocorrência da camuflagem e do mimetismo são o resultado da seleção natural direcional. Os seres vivos não podem modificar ou transmitir caracteres adquiridos.

QUESTÃO 60|

A representa os vasos lenhosos, que compõem o xilema, que transporta água e sais minerais do sistema radicular para o toda a planta.

QUÍMICA – 61 A 70

QUESTÃO 61|

Quanto maior a polaridade do fenol, maior será sua constante de ionização ácida Ka e menor será o valor de seu pKa (pKa= −logKa).

Devido aos efeitos indutivos, a presença do átomo de cloro aumenta a acidez do fenol e a presença do ligante metil ( CH )− 3 diminui.

(10)

QUESTÃO 62|

Os átomos de enxofre (S) e fósforo (P) presentes nas moléculas do ácido sulfúrico (H SO )2 4 e do ácido

fosfórico (H PO )3 4 apresentam hibridização do tipo 3

sp e, consequentemente, geometria tetraédrica em relação aos átomos centrais.

                  3 3 3 3 3 3 3 3 2 2 6 2 4 16 2 4 2 4 Mistura sp sp sp sp 2 2 6 2 3 15 2 3 2 3 Mistura sp sp sp sp S : 1s 2s 2p 3s 3p Camada de valência : 3s 3p . 3s 3p P : 1s 2s 2p 3s 3p Camada de valência : 3s 3p . 3s 3p QUESTÃO 63|

Por ser uma substância com propriedades básicas, o óxido de cálcio é eficiente na remoção de CO2 (óxido

ácido) e H S2 (ácido sulfídrico).

2 3 2 2 CaO CO CaCO CaO H S H O CaS + → + → + QUESTÃO 64|

Substância Brilho da lâmpada

Cor da solução contendo fenolftaleína A (NaC ) Intenso (sal 100 % dissociável) + − ⎯⎯⎯→água + NaC Na C Incolor (meio neutro) B (CH COOH3 ) Pouco intenso + − + → + 3 2 3 3 Ácido fraco

CH COOH H O H O CH COO Incolor

(pH ácido) C

(C H O12 22 11)

Sem brilho (não ocorre formação de íons) 12 22 11 12 22 11 C H O (s) C H O (aq) Incolor (meio neutro) D (NaOH)

Intenso (base forte)

+ − ⎯⎯⎯→água + NaOH Na OH Rosa (pH básico) QUESTÃO 65|

Têm-se dois componentes presentes no sistema: sal de cozinha (NaC ) e água.

35,6 g Solubilidade (NaC ; 0 C)

100 mL (água)

Pequena var iação da curva de solubilidade. 35,6 g Solubilidade (NaC ; 0,1 C) 100 mL (água) 35,6 g   =       NaC 100 mL (água) m NaC

NaC NaC NaC

NaC

200 mL (água) 35,6 g 200 mL

m 71,2 g (dissolvida)

100 mL

m (precipitada) m ( juntada) m (dissolvida) m (precipitada) 80 g 71,2 g 8,8 g 1 fase (corpo de fundo)

= =

= −

= − = 

Solução de NaC : 1 fase.

Corpo de fundo formado pelo NaC precipitado: 1 fase.

3 cubos de gelo (água no estado de agregação sólido): 1 fase.

Total de fases: três. QUESTÃO 66|

De acordo com a análise das estruturas, percebe-se que o átomo de enxofre presente na estrutura I ligado ao átomo de oxigênio, sofre redução.

Na conversão de I em II, o “sabonete” atuará como um catalisador (não se desgasta com o uso) aumentando a superfície de contato entre a estrutura I e um agente químico que provoque a redução do enxofre ligado ao oxigênio.

QUESTÃO 67|

Apenas os alcoóis terciários (OH ligado à C terciário) não são oxidados afim de formar aldeídos, cetonas e ácidos carboxílicos. O único carbono terciário é o 2-metil-propan-2-ol.

(11)

QUESTÃO 68|

[A] Incorreto. O produto A é o 2-butanol.

[B] Incorreto. Todas as reações são de adição. [C] Incorreto. O produto B é o 2-cloro-butano.

[D] Incorreto. A reação que leva ao produto C é uma reação de hidrogenação.

[E] Correto. O produto D é o 1,2-dibromo-butano.

QUESTÃO 69|

As reações I e II podem ser classificadas como halogenação (adição) e desidroalogenação (eliminação).

QUESTÃO 70|

O ácido sulfúrico quente e concentrado ataca a prata e neste caso o gás liberado é o SO :2

2 4 2 4 2 2

2 Ag 2 H SO+ ⎯⎯→Ag SO +2 H O SO+

O cobre é atacado por ácido sulfúrico e, também, neste caso o gás liberado é o SO :2

2 4 4 2 2

Cu 2 H SO+ ⎯⎯→CuSO +2 H O SO+

A água de bromo é uma mistura de Br2 e H O.2

2 2

Br +H O→HBr+HBrO (equação de desproporcionamento)

HBrO : Produzido em menor extensão, pois se decompõe.

Observação: luz 1 2 2

HBrO⎯⎯⎯→HBr+ O .

A reação (“absorção”) do SO2 ocorre da seguinte

maneira:

2 2 2 2 4

Br +2 H O+SO →2 HBr+H SO

Como houve a formação de H SO2 4 pela absorção do

2

SO este reagirá com a solução aquosa de BaC 2 formando como precipitado o BaSO :4

+ →  +

2 2 4 4

BaC H SO BaSO 2HC .

Neste ponto da resolução ficamos entre as alternativas [B] e [C], pois apresentam BaSO .4 .

[B] Ag SO2 4 e BaSO4 [C] CuC 2 e BaSO4

Como, o CuC 2 é solúvel em água, exclui-se a

alternativa [C], restando a alternativa [B] como resposta.

Conclusão: Ag SO2 4 e BaSO4 compõem o

precipitado.

FÍSICA – 71 A 80

QUESTÃO 71|

Como a velocidade do carro se mantém constante, não há aceleração tangencial. Sendo assim, ele possui apenas a aceleração centrípeta, que é radial e está apontada para dentro da curva.

(12)

QUESTÃO 72|

As acelerações dos blocos A e B sobre o plano horizontal é determinado pela 2ª Lei de Newton.

F

F m a a

m

=   =

Assim, para cada bloco, na direção horizontal, temos: Bloco A : A A A F 20 a a m m =  = Bloco B : B B B B F cos 50 0,8 40 a a a m m m θ   =  =  = Logo, a razão B A a a será: B B A A a 40 m a 2 a = 20 ma = QUESTÃO 73|

Por definição, a energia potencial elétrica armazenada pela carga elétrica em qualquer ponto do campo elétrico é dada pela relação E = q.V. Sendo assim, temos: Para o ponto A: Epot A = 4 .10-6 .60 Epot A = 2,4 .10-4 J Para o ponto B Epot B = 4 .10-6 .20 Epot B = 8 .10-5 J QUESTÃO 74| No ponto A, temos:

Ou seja, N P+ atua como resultante centrípeta. Sendo assim: 2 2 mv N P R 80 50 N 800 50 N 800 4000 N 3200 N + =  + = + =  = QUESTÃO 75|

A força de atrito é oposta ao deslocamento, realizando um trabalho resistente.

120 F(8)( 1) F 15 N.

− = −  =

QUESTÃO 76|

Para calcular o módulo da carga que atravessa o fio, devemos calcular a área do gráfico, observe:

QUESTÃO 77|

QUESTÃO 78|

Pela informação do enunciado, alente poderia ter os seguintes formatos:

No entanto, apenas a lente convexo-côncava de acrílico no ar é divergente.

QUESTÃO 79|

Calculando a dilatação linear do vidro em mm: ∆𝐿𝑉𝐼= 𝐿𝑂 . 𝛼 . ∆𝜃

∆𝐿𝐴𝑙 = 2000 . 10. 10−6 . 45 ∆𝐿𝐴𝑙 = 0,90 𝑚𝑚

(13)

QUESTÃO 80| 𝑀á𝑥 𝐸𝐶𝐼𝑁= 𝑀á𝑥 𝐸𝑃𝑂𝑇 𝑚. 𝑣𝑀á𝑥 2 2 = 𝑘. 𝐴2 2 𝑣𝑀á𝑥2 = 𝑘. 𝐴 2 𝑚𝐻 𝑣𝑀á𝑥= 𝐴. √ 𝑘 𝑚𝐻

MATEMÁTICA 81 A 90

QUESTÃO 81|

Aplicando a Lei dos Cossenos, obtemos

2 2 2 2 2 2 2 BC AB AC 2 AB AC cosBAC 1 BC 36 24 2 36 24 2 BC 1296 576 864 BC 2736 12 19 km. = + −       = + −    −    = + +  = = QUESTÃO 82|

O número de níveis da pilha é 200 20. 10 = Por

conseguinte, como existem n latas no nível n, com n

inteiro positivo e n20, segue que a resposta é dada por 1 20 20 210. 2 + = QUESTÃO 83|

De acordo com as informações do problema e considerando que p seja a produção de plástico para o ano de 2020, podemos considerar a seguinte figura.

Podemos, então, estabelecer a seguinte semelhança:

ABC ~ ADE p 396 4 4 154 p 396 p 396 44 p 440 154 14 14 Δ Δ − =  − = − =  = QUESTÃO 84|

Sendo o coeficiente dominante do trinômio

2

x 14x 45

− + − igual a −1, podemos afirmar que o maior lucro é atingido quando o preço da barra é igual a 14 R$ 7,00.

2 ( 1)

− =

 −

A empresa deverá investir na produção da barra IV.

QUESTÃO 85|

Tem-se que a população de bactérias dobra a cada

0,25 60 =15 minutos. Logo, se x é a quantidade inicial de bactérias, então a população de bactérias, após t minutos, é dada por

t 15 Q(t)= x 2 .

Sabendo que Q(120)=189440, vem 120 15 189440 189440 x 2 x 256 x 740. =   =  = QUESTÃO 86|

Considere a figura, em que estão indicadas as possíveis localizações do cliente.

A resposta é 12. No MHS, a soma das energias permanece constante:

𝐸𝐶𝐼𝑁+ 𝐸𝑃𝑂𝑇= 𝑐𝑜𝑛𝑠𝑡𝑎𝑛𝑡𝑒

Logo a máxima velocidade se dará com a máxima energia cinética ou a máxima energia potencial elástica, que nessa situação são iguais, pois quando a energia cinética é máxima, a potencial elástica é zero e vice-versa

(14)

QUESTÃO 87|

QUESTÃO 88|

De acordo com as informações do problema, podemos escrever que: 1 2 2 2 V V 3084 3 r 12 R 3084 π π π π + =    +   = 

Sabendo que R= 8 r, podemos escrever que:

2 2 2 2 3 r 12 (8r) 3084 771 r 3084 r 4 r 2 m. π π π π π   +   =    =  = =

Portanto, o raio maior dado por:

R=  8 r R=  8 2 R=16 m QUESTÃO 89|

Volume da água. 40 10 (20 8)=4800 cm3=4,8 L

Portanto, a quantidade de hipoclorito de sódio que deve ser adicionada é de: 0,4 4,8 =1,92 mg

QUESTÃO 90|

Do enunciado, temos:

Os triângulos ABC e ADE são semelhantes, pois,

DAE=BAC=α e ADE=ABC=90 .

Daí, 3 x 2 2 1 x 3 2x x 2 3 x 2 + = = + =

O volume de uma cisterna é dado por:

2 2 cisterna cisterna 3 cisterna 1 1 3 V 2 3 1 3 3 2 V 4 2 7 V m 2 π π π π π =    −    = − =

O volume de um tanque é dado por: 2 tan que 3 tan que V 1 8 V 8 m π π =   = Daí, 7 n 8 16 n 8 2 π π π    →  177π n 8 16.7 n 7 2 →   2→  mínimo n =7

Resposta: São necessários 7 tanques de caminhão-pipa para encher completamente 16 cisternas.

Referências

Documentos relacionados

Como a espécie possui ocorrência no Brasil e em outros países, esteve listada em quase todas as edições anteriores da Farmacopeia Brasileira e possui monografia na FB5 convergente

NOTA A ferramenta muda sempre para o modo de medição contínua, mesmo estando desligada ou não tendo o raio laser activo. Durante a medição contínua, as distâncias são ac-

CAMPOS DOS GOYTACAZES / RJ - SORCAM MINI TEMPORADA 2016 de

Caso a tensão da rede local apresente oscilações de energia fora da faixa mínima e/ou máxima, conforme figura 4, é aconselhável a instalação de um estabilizador

• As atividades de inspeção foram relacionadas mais formalmente com o controle de qualidade a partir de 1922, com a publicação da obra The control of quality in manufacturing, de

Neste contexto, o objetivo do presente trabalho foi a aplicação da metodologia do questionário CATA, utilizando amostras de biscoitos integrais salgados disponíveis no

INDAIATUBA ITAPETININGA ITAQUAQUECETUBA ITU ITUVERAVA JALES JAU JUNDIAI LEME LIMEIRA LINS MARILIA MATAO MAUA MOGI DAS CRUZES MOGI GUAÇU OSASCO OURINHOS PIRACICABA PORTO

• Se o idioma desejado não estiver disponível para o idioma, áudio ou legenda do disco, você poderá selecionar [Outro] no menu de opções e digitar o código do idioma,