• Nenhum resultado encontrado

Projeto para a Manutenção e Fortalecimento da BVS Economia da Saúde Brasil - BVS ECOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projeto para a Manutenção e Fortalecimento da BVS Economia da Saúde Brasil - BVS ECOS"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

Organização Pan-Americana da Saúde | Organização Mundial da Saúde

Inf. Técnico:

BIR IT 064

Projeto para a Manutenção e Fortalecimento da BVS Economia

da Saúde Brasil - BVS ECOS

Informe Técnico Final - Resultados obtidos no período de

novembro de 2009 a novembro de 2011

(2)

Sumário

1 Introdução...3

2 Informe de Atividades Desenvolvidas ...3

2.1 Atualização e Operação do Portal da BVS ECOS ...3

2.1.1 Pesquisa Integrada na BVS ECOS ...5

2.1.2 Atualização de conteúdos do portal ...7

2.2 Áreas temáticas ...7

2.3 Literatura Científica e fontes de informação ...8

2.3.1 Base de Dados ECOS ...8

2.3.2 Diretório de Eventos...9

2.3.3 Catálogo de sites... 10

2.3.4 Espaço Colaborativo ... 11

2.4 Atividades de Capacitação e de divulgação da BVS ECOS ... 13

2.4.1 Capacitações para Secretaria Executiva - DESID/MS ... 13

2.4.2 Capacitação para gestão do portal da BVS ECOS ... 14

2.4.3 Capacitação em LIS e DirEve ... 15

2.4.4 Curso de Acesso a BVS ECOS e Espaço Colaborativo ... 16

2.4.5 Curso de LILDBI-Web ... 16

2.4.6 Cursos presenciais para pesquisadores e gestores ... 17

2.4.7 Cursos presenciais em universidades ... 17

2.5 Marketing e Divulgação ... 18

2.5.1 Guia para promoção da BVS ECOS em eventos científicos e técnicos ... 19

2.5.2 Novo folder da BVS ECOS ... 19

2.5.3 Divulgação da BVS ECOS por meio de notícias ... 20

2.5.4 Divulgação da BVS em eventos nacionais ... 21

2.6 Formação da Rede Social da BVS ECOS ... 22

2.6.1 Reuniões do Comitê Consultivo ... 23

2.6.2 Reuniões de acompanhamento do projeto ... 24

3 Lista de documentos entregues ... 26

4 Encaminhamentos Futuros ... 26

Anexo 1 ... 27

(3)

1

Introdução

Este informe descreve as atividades desenvolvidas no âmbito da cooperação técnica firmada entre o Ministério da Saúde do Brasil, a Representação da Organização Pan-Americana de Saúde no Brasil, e o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde – BIREME/OPAS/OMS para o Projeto de Manutenção e Fortalecimento da BVS Economia da Saúde Brasil - BVS ECOS no período de novembro de 2009 a novembro de 2011, com ênfase nos resultados alcançados em cada um de seus subprojetos específicos.

O projeto teve por objetivo a ampliação e fortalecimento da BVS ECOS, ao consolidar a

construção de mecanismos, capacidade e infraestrutura em gestão de informação, conhecimento e evidência científica e técnica em Economia da Saúde no Brasil para apoiar o processo de tomada de decisão. Este apoio se concretiza através da democratização da publicação e o acesso online, eficiente e equitativo à informação científica e técnica relevante para a Economia da Saúde no Brasil, por meio do Modelo Biblioteca Virtual em Saúde (BIREME/OPAS/OMS). Este projeto foi desenvolvido baseado em três linhas de ação principais: a atualização do Portal e dos seus conteúdos, o fortalecimento e ampliação das redes sociais e a introdução de novos serviços e fontes de informação para facilitar o uso e ampliar a capacidade de apoio para a tomada de decisão de gestores e do corpo técnico do Sistema Único de Saúde do Brasil.

2

Informe de Atividades

Desenvolvidas

Este informe descreve a execução de cada uma das atividades previstas no Projeto de Fortalecimento da BVS ECOS, organizadas conforme os subprojetos previstos. O

acompanhamento do projeto também pode ser feito via online por meio do sistema DotProject disponível em: http://projetos.bireme.org/index.php?m=projects&a=view&project_id=86.

2.1

Atualização e Operação do Portal da BVS ECOS

Uma das linhas de ação principais do projeto referido foi a atualização do Portal da BVS ECOS. A principal etapa desta atualização iniciou-se logo no primeiro mês após a aprovação do mesmo por meio da atualização da versão do aplicativo BVS-Site para a versão 5.2.13, além da

(4)

atualização do design gráfico do portal considerando modelo de três colunas. Na atualização de layout também foram incluídas na primeira coluna as logomarcas das instituições do Comitê Consultivo dando mais visibilidade para as instituições participantes.

Figura 1. Portal da BVS ECOS em 2009 em 2011

Esta nova versão também possibilitou a utilização de novos recursos como utilização de componentes RSS, sistema de pesquisa integrada (IAHx) etc.

Também no ano de 2009 foi disponibilizado um serviço de monitoramento de acessos (estatísticas) a BVS ECOS, chamado A-Wstats que permite a visualização de uma série de históricos de acesso (mensal, anual, dia-a-dia), número de visitas, número de visitantes, países de origem dos acessos etc.

(5)

Figura 2. Monitoramento das estatísticas da BVS pelo AwStats Fonte: http://logs.bireme.br/cgi-bin/awstats.pl?config=economia-saude-bvs-br

Figura 3. Monitoramento de acessos por ferramenta de WebAnalytics Fonte: http://www.google.com/analytics/

O endereço (URL) do portal manteve-se o mesmo [http://economia.saude.bvs.br/].

2.1.1

Pesquisa Integrada na BVS ECOS

O sistema de busca integrada – IAHx, foi disponibilizado na versão 1.3.0, no primeiro semestre de 2010. Entre os recursos oferecidos por esta nova interface está a visualização de registros por

(6)

diversos tipos de filtros/clusters, envio dos registros selecionados via e-mail, acompanhamento de atualização de registros em estratégias via RSS etc.

Figura 4. Interface da Busca Integrada (IAHx) da BVS ECOS

(7)

2.1.2

Atualização de conteúdos do portal

Com o objetivo de prover informação relevante e atualizada para os usuários da BVS ECOS, as equipes da BIREME/OPAS/OMS apoiaram a secretaria executiva (DESID/MS) na manutenção do portal e na atualização de conteúdos. A área “Sobre a BVS” está atualizada e disponibiliza

documentos, projetos, atas de reuniões, relatórios de atividades desenvolvidas e outros documentos relacionados com o desenvolvimento e coordenação da BVS ECOS.

Figura 6. Área "Sobre BVS ECOS" atualizada

A atualização periódica é realizada pelo próprio DESID/MS, que teve sua equipe capacitadas na ferramenta ver item 2.4.2 – Capacitação para gestão do portal da BVS ECOS.

2.2

Áreas temáticas

Com o objetivo de atualizar as áreas temáticas da BVS ECOS para que possam representar a área do conhecimento da Economia da Saúde no Brasil, as equipes da BIREME/OPAS/OMS orientaram a equipe do DESID/MS no preenchimento da documentação que esquematiza a informação necessária para elaboração da pesquisa integrada por meio de temas. Além de reuniões, foram realizadas várias trocas de mensagens com o objetivo de apoiar a equipe do DESID/MS na escolha dos termos que seriam utilizados. Após a definição dos seis grandes temas, dos descritores e palavras-chave, a planilha foi compartilhada com o Comitê Consultivo da BVS ECOS e a BIREME trabalhou na elaboração das estratégias de busca e processamento das mesmas.

Com a definição das áreas temáticas o portal também recebeu reformulação de layout,

disponibilizando estes conteúdos em área nobre do portal, tendo o layout aprovado pela equipe do DESID/MS e pelo Comitê Consultivo da BVS ECOS, conforme apresentada na Figura 7 a seguir.

(8)

Figura 7. Nova área temática da BVS ECOS

Para apoiar a secretaria executiva e as instituições do comitê consultivo na atualização das áreas temáticas, foi disponibilizado no portal da BVS ECOS um Fluxo de Elaboração e Processamento de Estratégias de Busca na BVS. Veja Anexo2.

2.3

Literatura Científica e fontes de informação

Por meio deste subprojeto foi possível realizar a manutenção e operação regular das bases de dados de literatura científica técnica disponíveis na BVS (MEDLINE, LILACS, Coleciona SUS, Acervo Ministério da Saúde, Acervo da Biblioteca da Organização Pan-americana da Saúde, WHOLIS, Biblioteca Cochrane) e suas demais fontes próprias de informação (Catálogo de Sites, Diretório de Eventos, Espaço Colaborativo).

Durante as reuniões de secretaria executiva realizadas entre DESID/MS, BIREME e as demais reuniões do Comitê Consultivo foi possível mapear novas fontes de literatura científica técnica de interesse para área de economia da saúde que poderão ser incluídas futuramente no portal são elas: Notas técnicas do CONASS, Novos medicamentos: Revisões sistemáticas de produtos, englobando as principais publicações, Rede REBRATS, Ensaios clínicos, Estudos, textos para discussão e boletim do IPEA, Documentos sobre Legislação e portarias em Financiamento e Economia da Saúde, Relatórios técnicos produzidos pelas instituições do CC, Integração com o Portal de Contas de Saúde do Brasil.

2.3.1

Base de Dados ECOS

Para retomar o ingresso de conteúdos e atualização da base ECOS em abril de 2011 as equipes técnicas da BIREME instalaram e disponibilizaram o software LILDBI-Web na versão 1.7a.

(9)

Figura 8. LILDBI-Web

Fonte: http://economia.saude.homolog.bvs.br/lildbi/

A esta base foram incorporados os 132 registros selecionados na primeira fase do Projeto BVS ECOS, correspondente a literatura sobre o tema publicada até o ano de 2005.

Para apoiar a alimentação contínua e descentralizada da Base de Dados ECOS pelas instituições do Comitê Consultivo, o documento "Guia de Seleção de Documentos para a Base de Dados da Produção Científica em Economia da Saúde no Brasil" foi revisado, atualizado e publicado no portal da BVS ECOS. O documento orientará a alimentação da base, disponibilizando inclusive um fluxo de atualização da base de dados. Neste documento também foi acrescentado um fluxo de alimentação/atualização da base de dados, visando facilitar a participação das instituições que compõem o comitê consultivo da BVS ECOS. As contribuições da BIREME ao documento foram entregues ao DESID/MS em outubro de 2011, estando disponíveis no Anexo 1.

2.3.2

Diretório de Eventos

O Diretório de Eventos existente inicialmente na BVS ECOS foi atualizado, estando operando atualmente na versão 1.5.4, com novo layout de acordo com a nova identidade visual da BVS. Conforme projetado, em junho de 2011, 14 colaboradores das instituições do Comitê Consultivo foram capacitados em Brasília para utilizarem o Diretório de Eventos e apoiarem o ingresso de conteúdos nesta fonte de informação (vide tópico 2.4.3).

(10)

Atualmente o Diretório de Eventos da BVS ECOS possui mais de 160 eventos cadastrados.

Figura 9. Novo Diretório de Eventos Fonte: http://economia.saude.bvs.br/direve/

2.3.3

Catálogo de sites

O Catálogo de Sites que havia inicialmente na BVS ECOS foi atualizado, opera na versão 2.6 e tem o seu layout atualizado.

Conforme projetado, em junho de 2011, 14 colaboradores das instituições do Comitê Consultivo foram capacitados em Brasília para utilizarem o Diretório de Eventos e apoiarem o ingresso de conteúdos nesta fonte de informação (ver tópico 2.4.3).

A alimentação de conteúdos foi retomada, apresentando atualmente 232 sites cadastrados de interesse na área de Economia da Saúde disponíveis na Internet, em âmbito nacional e internacional.

(11)

Figura 10. Catálogo de Sites da BVS ECOS Fonte: http://economia.saude.bvs.br/lis-Regional/

2.3.4

Espaço Colaborativo

Com o objetivo de dinamizar a comunicação entre o Comitê Consultivo e promover a formação de novos grupos de trabalho cooperativo com prioridade para núcleos e centros da Rede ECOS, o Espaço Colaborativo foi atualizado e novos serviços foram adicionados. Além disso, novas ferramentas foram agregadas: fóruns de discussão, criação de FAQ's, uso de bookmarks, inclusão de comentários etc (Ver Figuras 12 e 13).

(12)

Figura 11. Espaço Colaborativo da BVS ECOS - http://cvirtual-economia.saude.bvs.br/

(13)

Figura 13. Novos serviços - Envio de comentários sobre as notícias postadas

Durante a 5ª Reunião do Comitê Consultivo da BVS ECOS os membros do Comitê Consultivo foram treinados no uso da ferramenta, conforme o item 2.4.4 e nas ações de divulgação e treinamento as funcionalidades do Espaço Colaborativo foram compartilhadas (ver itens 2.4.6, 2.4.7, 2.5.1, 2.5.3).

Dentre as principais funcionalidades que estão sendo utilizadas pelo DESID/MS está o envio de comunicados (e-Alerts) enviados por e-mail para os usuários cadastrados no Espaço

Colaborativo e também para grupos específicos de usuários, apresentando as principais notícias postadas no mês.

2.4

Atividades de Capacitação e de divulgação da BVS

ECOS

Este subprojeto previu a realização de atividades de capacitação no acesso a BVS ECOS e uso do Espaço Colaborativo.

2.4.1

Capacitações para Secretaria Executiva - DESID/MS

Com o objetivo de apoiar a secretaria executiva da BVS ECOS e que a mesma se aproprie das competências necessárias para gerenciar a BVS, colaboradores da equipe do DESID/MS:

Jacqueline Portales e Eduardo Oliveira estiveram em São Paulo na sede da BIREME/OPAS/OMS nos dias 16 a 18 de março de 2011, para participar em uma oficina de trabalho, composta pelas atividades principais:

Como pesquisar na BVS

O acesso à informação e evidência científica é crucial para apoiar e proporcionar o

desenvolvimento da pesquisa e os processos de tomada de decisão. .Dentro deste contexto, ocorreu a capacitação "Como pesquisar na BVS". O objetivo desta atividade foi treinar os

(14)

profissionais presentes para acessar a melhor informação científica disponível na BVS Economia da Saúde. Ver Figura 14.

Capacitação sobre LIS: Apresentação e prática

A equipe presente também foi capacitada no uso do software LIS, que é o aplicativo utilizado para alimentar o catálogo de sites da BVS. Desta forma a secretaria executiva teve condições de iniciar a alimentação do catálogo e posteriormente com a capacitação do Comitê Consultivo, a alimentação do mesmo foi descentralizada, conforme o item 2.4.3. Ver Figura 14.

Capacitação em Gestão estratégica da BVS

O Modelo da BVS é robusto e envolve gestão, metodologias e tecnologias. Com o objetivo de apoiar a secretaria executiva, foram abordados os diversos escopos em que a BVS atua, a necessidade do gestor da BVS em acompanhar as atividades do projeto, a alimentação das fontes de informação, divulgação de atividades e participação em eventos. Ver Figura 14.

Figura 14. Treinamento sobre pesquisa na BVS ECOS, para alimentação do Catálogo de Sites e sobre gestão da BVS

2.4.2

Capacitação para gestão do portal da BVS ECOS

Em cumprimento a esta etapa do projeto a colaboradora Bárbara Uehara, bibliotecária da BIREME/OPAS/OMS, esteve em Brasília no dia 16 de julho de 2010 para ministrar capacitação do aplicativo BVS-Site destinada à equipe do Departamento de Economia da Saúde e

Desenvolvimento do Ministério da Saúde.

Estiveram presentes seis colaboradores do Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento - DESID/SE/MS de diferentes áreas do conhecimento que trabalham

diretamente com as atividades da BVS ECOS: Emerson Ricciardi de Souza, Eduardo Freire de Oliveira, Jonas Bohn Ritzel, Maciene Mendes da Silva, Michele Melo Carneiro e Michelle de Fátima Oliveira Coutinho. O conteúdo do treinamento abrangeu uma apresentação do Modelo da

(15)

governabilidade. Posteriormente às apresentações, foi realizada a parte teórico/prática do software BVS Site.

Com intuito de promover a integração das fontes de informação da BVS, foram propostos aos participantes diversos exercícios práticos, facilitando a solução de dúvidas com relação ao aplicativo.

Figura 15. Colaboradores do DESID/MS na capacitação de BVS-Site

Como resultado da capacitação ministrada, o portal segue sendo atualizado pela equipe desde a ocasião da capacitação.

2.4.3

Capacitação em LIS e DirEve

Nos dias 20 e 21 de junho de 2011, aconteceu em Brasília/DF capacitação em LIS e DirEve realizada pela bibliotecária Sarah Oliveira, da BIREME/OPAS/OMS, para a equipe do Comitê Consultivo da BVS ECOS.

O objetivo do treinamento foi capacitar os profissionais na alimentação do Catálogo de Sites (LIS) e Diretório de Eventos (DirEve) desta BVS temática. Participaram os representantes da

Universidade Federal de Goiás (UFGO), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Associação Brasileira de Economia da Saúde (ABRES), Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa), IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) e ainda, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que cedeu o local para realização da capacitação.

Por meio deste treinamento, os profissionais envolvidos nos processos de trabalho desta BVS estão aptos a contribuir na alimentação das fontes de informação LIS e DirEVE, além de

(16)

padrão. Os representantes do comitê também estão capacitados a compartilhar os eventos promovidos pelas áreas da Economia da Saúde para cadastro na fonte de informação DirEve da BVS ECOS, de acordo com a metodologia exposta.

Figura 16. Equipe presente na capacitação sendo treinada no uso do LIS e DirEve

2.4.4

Curso de Acesso a BVS ECOS e Espaço Colaborativo

Em 9 de Novembro de 2010 ocorreu em Brasília-DF o Curso Presencial de Acesso a BVS ECOS e uso do Espaço Colaborativo para os membros do Comitê Consultivo da BVS.

As colaboradoras Bárbara Uehara, bibliotecária e Fernanda Cintra, analista de sistemas ambas da BIREME/OPAS/OMS participaram da 5ª Reunião do Comitê Consultivo da BVS Economia da Saúde para apresentar o novo portal da BVS e as funcionalidades do Espaço Colaborativo. Na ocasião todos os membros do Comitê Consultivo fizeram sugestões para melhorias do portal da BVS e se cadastraram o Espaço Colaborativo e aprenderam a subir notícias, imagens etc.

2.4.5

Curso de LILDBI-Web

Embora não previsto no projeto, aconteceu em São Paulo, de 30 de agosto a 01 setembro de 2011 a atividade de capacitação do software LILDBI-Web, que é um sistema que permite a descrição bibliográfica e indexação de documentos. O sistema opera de forma descentralizada as tarefas de alimentação, manutenção e controle de qualidade de bases de dados bibliográficas que seguem a metodologia LILACS. Esta atividade foi articulada com os gestores da BVS Psicologia Brasil, que por meio de cooperação técnica cederam uma vaga no curso realizado pela Rede de Bibliotecas na Área da Psicologia (ReBAP) nas dependências da Universidade de

(17)

Esteve presente na capacitação a bibliotecária do DESID/MS Jacqueline Portales, com o intuito de se apropriar do uso da ferramenta, iniciar a indexação de documentos relevantes da área de Economia da Saúde e assim iniciar a construção da Base de Dados ECOS.

2.4.6

Cursos presenciais para pesquisadores e gestores

Com o objetivo de promover a BVS ECOS e o Espaço Colaborativo para pesquisadores e gestores especialistas na área de economia da saúde, foram realizados dois cursos presenciais intitulados: "Busca por informação e evidência científica em Economia da Saúde: Biblioteca Virtual em Saúde" foi ministrado como pós-conferência no HTAi, dia 29 de junho de 2011 no Rio de Janeiro e também no X Encontro da ABRES de Economia da Saúde realizado de 26 a 28 de outubro em Porto Alegre. Ambos os cursos foram ministrados pela bibliotecária especialista Rosemeire Pinto da BIREME/OPAS/OMS.

Também foi realizada uma capacitação para 21 bibliotecários na UFRGS com o intuito de torná-los multiplicadores da metodologia e das técnicas de pesquisa com destaque para BVS ECOS. O curso foi intitulado Informação e evidências científicas para tomada de decisão em saúde na BVS ECOS. Os bibliotecários selecionados atuam em diversas instituições superiores de ensino e pesquisa em saúde do Rio Grande do Sul.

Oferecidos em português, os cursos buscaram apresentar a importância do acesso à informação e evidencia científica para apoiar e proporcionar o desenvolvimento da pesquisa e os processos de tomada de decisão em saúde. O objetivo desta atividade foi treinar o profissional para acessar a melhor informação científica disponível na BVS considerando a área de Economia da Saúde.

2.4.7

Cursos presenciais em universidades

Para cumprir esta etapa do projeto, foi criado um fórum de discussão dentro do Espaço

Colaborativo da BVS ECOS com o objetivo de consultar quais as universidades que fazem parte do Comitê Consultivo tinham interesse em receber o curso. Três universidades manifestaram interesse e foram organizados cursos presenciais com o objetivo de divulgar a BVS ECOS e o Espaço Colaborativo para alunos de graduação e pós-graduação de universidades

representantes do Comitê Consultivo da BVS ECOS:

• São Paulo, SP - MBA em Economia da Saúde da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em 11 de maio de 2011 - 42 alunos presentes.

• Recife, Pernambuco - Pesquisa em Economia Política da Saúde da Universidade Federal Pernambuco (UFPE) em 22 de agosto de 2011 - 34 alunos presentes.

(18)

Figura 17. Alunos da UFPE participam de curso de capacitação ministrado por colaboradora da BIREME em Recife

• Porto Alegre, RS - Faculdade de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS) em 24 de outubro de 2011- 10 alunos presentes.

Figura 18. Rosemeire Pinto ministra capacitação para os alunos da UFRGS

2.5

Marketing e Divulgação

Atividades de promoção e marketing da BVS ECOS foram promovidas com o objetivo de instituir a BVS ECOS como fonte de atualização e integração entre profissionais da área de economia da saúde e de democratização da informação como mecanismo de controle social.

(19)

2.5.1

Guia para promoção da BVS ECOS em eventos científicos e

técnicos

Para apoiar futuras realizações de atividades de divulgação da BVS ECOS, foi desenvolvido pela BIREME/OPAS/OMS um plano de sensibilização que tem como objetivo servir como guia para promoção da BVS Economia da Saúde em eventos científicos e técnicos da área.

Este guia foi desenvolvido para orientar as ações de marketing e divulgação da BVS ECOS visando, nas próximas etapas do projeto, sensibilizar gestores, técnicos do SUS e usuários em geral sobre a o portal da BVS ECOS.

Além disso visa orientar as ações de promoção da BVS Economia da Saúde, incluindo suas fontes de informação, produtos e serviços disponíveis, em eventos científicos e técnicos da área de interesse (congressos, simpósios etc.).

O Documento foi entregue ao DESID/MS em 03 de outubro de 2011, estando diposnível no Portal da BVS ECOS em: http://cvirtual-economia.saude.bvs.br/tiki-download_file.php?fileId=83

2.5.2

Novo folder da BVS ECOS

Para apoiar as ações estratégicas de marketing e comunicação da BVS ECOS, foi desenvolvida pelas equipes da BIREME/OPAS/OMS uma nova proposta para o folder promocional da BVS ECOS. Além do desenho gráfico, o texto foi revisado e novas informações foram acrescentadas com o objetivo de melhorar a divulgação da BVS ECOS.

(20)

Concluído e aprovado pelo DESID/MS o novo folder, foram impressos três mil exemplares para distribuição nos eventos, atividades de divulgação da BVS e também para as instituições do Comitê Consultivo.

2.5.3

Divulgação da BVS ECOS por meio de notícias

Também foi utilizada como estratégia de marketing e divulgação da BVS ECOS, a publicação de uma matéria informativa sobre os desenvolvimentos e novos serviços da BVS. As matérias foram publicadas em outubro de 2011 no Portal da BIREME/OPAS/OMS na PAHO (Ver Figura 20) e também no Espaço Colaborativo da BVS Brasil (Ver Figura 21).

(21)

Figura 21. Matéria publicada no Espaço Colaborativo da BVS Brasil

2.5.4

Divulgação da BVS em eventos nacionais

A BVS ECOS foi promovida e divulgada em 4 eventos da área da saúde de âmbito nacional com o objetivo de informar seus produtos e serviços específicos.

Os principais eventos em que a BVS ECOS foi promovida foram:

• XVI Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias - Rio de Janeiro entre os dias 17 a 22 de outrubro de 2010 - Site do evento: http://www.snbu2010.com.br/ (Ver Figura 23)

• 27º Congresso do Conasems que ocorreu em Brasília de 09 a 12 de julho de 2011 - Site do evento: http://congresso.conasems.org.br/

(22)

• X Encontro Nacional de Economia da Saúde em Porto Alegre de 26 a 28 de outubro de 2011 - Site do evento: http://www.ppge.ufrgs.br/abres/index.php

• 8º Congresso de Epidemiologia (EPI 2011) organizado e promovido pela Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco) realizado de 12 a 16 de novembro de 2011 em São Paulo - Site do evento: http://www.epi2011.com.br/ .(Ver Figura 22)

Figura 22. 8º Congresso de Epidemiologia

Figura 23. XVI SNBU Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias

(23)

2.6.1

Reuniões do Comitê Consultivo

Visando fortalecer as ações da BVS ECOS e a retomada da comunicação e articulação de seu Comitê Consultivo, a BIREME/OPAS/OMS apoiou a equipe do DESID/MS na organização de 3 reuniões para tomada de decisão e discussão de novos desenvolvimentos da BVS ECOS:

• IV Reunião do Comitê Consultivo, ocorrida na Representação da OPAS em Brasília-DF, no dia 30 de Março de 2010. Contou com a participação de 21 pessoas, tendo sido apresentado o novo portal já com as mudanças mais significativas e retomada da necessidade de ampliação do Comitê Consultivo etc. A ata da reunião está disponível em: http://cvirtual-economia.saude.bvs.br/tiki-download_file.php?fileId=32

• V Reunião do Comitê Consultivo, ocorrida no Hotel Lakeside em Brasília-DF no dia 09 de Novembro de 2010. Contou com a participação de 20 pessoas. Nesta reunião foram apresentadas as próximas etapas do projeto, a necessidade do apoio do Comitê na atualização da área temática da BVS ECOS. A ata da reunião está disponível em: http://cvirtual-economia.saude.bvs.br/tiki-download_file.php?fileId=54

Figura 24. V Reunião do Comitê Consultivo

• VI Reunião do Comitê Consultivo, ocorrida na Representação da OPAS em Brasília-DF no dia 12 de Setembro de 2011. Contou com a participação de 20 pessoas

representando as instituições do Comitê Consultivo. O objetivo desta reunião foi apresentar os principais avanços da BVS ECOS, atividades pendentes necessárias de finalização antes do fim do projeto, validar conteúdos trabalhados, revisar a matriz de responsabilidades etc.

A ata da reunião está disponível em: http://cvirtual-economia.saude.bvs.br/tiki-download_file.php?fileId=79

(24)

Figura 25. VI Reunião do Comitê Consultivo

2.6.2

Reuniões de acompanhamento do projeto

• 01 e 02 de Setembro de 2011 - Reunião presencial - Ocorreu em São Paulo entre as equipes da BIREME/OPAS/OMS e Jacqueline Portales bibliotecária do DESID/MS para revisar atividades pendentes antes do fechamento do projeto, esboçar a agenda da VI Reunião do Comitê Consultivo etc.

• 28 de julho de 2011 - Reunião Online - A reunião aconteceu entre as equipes da BIREME/OPAS/OMS com Fabíola Vieira, coordenadora-geral e Jacqueline Ferreira, bibliotecária, ambas do Departamento de Economia da Saúde e Desenvolvimento do Ministério da Saúde (DESID/MS). Durante o encontro, foi discutido o alinhamento de ações de marketing e divulgação do projeto BVS Economia da Saúde (BVS ECOS). Nesta linha do projeto, o foco da discussão foi a elaboração do plano de sensibilização de gestores e técnicos do SUS.

(25)

bibliotecária, ambas do Departamento de Economia da Saúde e Desenvolvimento do Ministério da Saúde (DESID/MS). Foram discutidas as ações necessárias para o fechamento do projeto, pauta para a próxima reunião do Comitê Consultivo e a possibilidade de renovação do projeto de manutenção da BVS ECOS.

• 5 de novembro de 2010 - Reunião Online - Este encontro entre a coordenadora do Departamento Economia da Saúde e Desenvolvimento (DESID) do Ministério da Saúde, Fabíola Vieira e equipe, e colaboradoras da BIREME/OPAS/OMS repassou as etapas concluídas no projeto e retomou algumas atividades futuras ainda pendentes. Além disso, foram discutidos pontos relevantes que seriam incluídos na V Reunião do Comitê Consultivo que ocorreu no dia 9 de novembro de 2010.

Figura 27. Reunião de acompanhamento de projeto

• 8 de janeiro de 2010 - Reunião Presencial - Nesta reunião foi discutido o planejamento estratégico, evolução do projeto BVS ECOS, encaminhamentos de execução e os ajustes no Espaço Colaborativo da BVS ECOS. Além de equipe BIREME, participaram em São Paulo os representantes do Ministério da Saúde, Fabiola Sulpino Vieira e Alexandre Rodrigues.

(26)

3

Lista de documentos entregues

Durante o projeto foram entregues diversos documentos com o objetivo de apoiar o trabalho da secretaria executiva e das instituições que compõem o Comitê Consultivo, visando a atualização constante das fontes de informação e a sustentabilidade da BVS ECOS. Segue a lista dos documentos entregues:

• Guia de Seleção de Documentos para a Base de Dados da Produção Científica em Economia da Saúde no Brasil. Disponível em:

http://cvirtual-economia.saude.bvs.br/tiki-download_file.php?fileId=82

• Fluxo de Atualização da Base de Dados Bibliográfica da BVS ECOS. Disponível em: http://cvirtual-economia.saude.bvs.br/tiki-download_file.php?fileId=84

• Fluxo de Elaboração e Processamento de Estratégias de Busca na BVS. Disponível em:http://cvirtual-economia.saude.bvs.br/tiki-download_file.php?fileId=85

• Plano de Sensibilização de Gestores e Técnicos do SUS e Conselhos de Saúde. Disponível em: http://cvirtual-economia.saude.bvs.br/tiki-download_file.php?fileId=83

4

Encaminhamentos Futuros

Este projeto foi encerrado em novembro de 2011, todavia a BVS é uma estrutura dinâmica e de atualização constante, de modo que recomenda-se à BVS Economia da Saúde a articulação permanente do seu Comitê Consultivo e fomento à operação descentralizada das fontes de informação, segundo a Matriz de Responsabilidades desta BVS.

(27)
(28)

Referências

Documentos relacionados

Regina Rigatto Witt (UFRS), por não ter ainda concluído os estudos sobre a temática, a apresentação ficou adiada para a 4ª Reunião Ordinária a se realizar durante o

Elias Jorge, diretor do Departamento de Economia da Saúde e Desenvolvimento – DESD, abriu a reunião fazendo uma rodada de apresentações dos membros do Comitê

Everton recordou sobre a publicação periódica Jornal Brasileiro de Economia da Saúde para acesso à pesquisa pela Base ECOS e Fabiola informou que o link desta

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018

• Não garantir condições dignas e saudáveis para os trabalhadores pode gerar graves consequências para o empregador, inclusive ser enquadrado como condições análogas ao

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018

• É necessário realizar o pagamento do ITR pelo seu fato gerador: deter propriedade, domínio útil ou posse de imóvel rural.. • O não pagamento do imposto gera cobrança do

Isto causa vários impactos (ex.: não conseguir tomar crédito rural, não conseguir concluir a inscrição no CAR, realizar atos no INCRA, transmissão do imóvel, etc.)?.