• Nenhum resultado encontrado

GUIA PRÁTICO PARA IDENTIFICAÇÃO E COMBATE ÀS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GUIA PRÁTICO PARA IDENTIFICAÇÃO E COMBATE ÀS"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

GUIA

PRÁTICO

FAKE

NEWS

(2)

Apresentação

Olá, somos estudantes do curso de

Direito da Universidade Federal Rural do

Semi-árido. Este trabalho é inspirado no

artigo "Pós política e Corrosão da

Verdade" de Eugênio Bucci, proposto na

disciplina de Sociologia Jurídica.

Durante o contato dos integrantes

com obras que tratavam de temáticas

como a pós-verdade e fake news, a

equipe foi instigada pelo fato de que

muitas pessoas estavam suscetíveis ao

domínio de ideias, sumariamente por

desinformação.

Esta cartilha foi desenvolvida com o

objetivo de informar as pessoas sobre

fake news, como modo de contornar o

impasse supracitado, auxiliando os

interlocutores

na

identificação

e

combate às diversas notícias falsas, as

quais são expostos no cotidiano.

Agradecimentos à professora Ana

Maria Bezerra Lucas, por orientar seus

estudantes a pensar o direito de forma

sensível e crítica.

(3)

O que esse

guia contém?

Estratégias de

combate às

fake news

Como

identificar

fake news?

O que é uma

fake news?

1

2

3

(4)

Dados

interessantes

Exemplo de

fake news

O que esse

guia contém?

Referências

4

5

(5)

O QUE É UMA

FAKE NEWS?

1

1

A gênesis das notícias falsas está

Onde nascem?

situada na intenção de promover uma desinformação, ou distorcer um fato concreto, visando um objetivo específico.

Onde habitam?

Depois da concepção, as fake news são divulgadas nos meios populares de comunicação, TV, rádio e principalmente nas redes sociais, através dos quais podem alcançar o maior número de pessoas.

Como se alimentam?

As fake news são alimentadas pelos

compartilhamentos em massa

promovidos por robôs programados para tal função, ou pelo repasse inconsequente realizado por diversas pessoas.

Fake News (Notícias Falsas) são informações comprovadamente e intencionalmente enganosas; que imitam o estilo jornalístico, porém, não possuem autoria clara e tentam fomentar pensamentos nas pessoas,

geralmente com objetivo de

prejudicar grupos de interesse público ou aplicar golpes online, sendo bastante virais na internet, por meio de manchetes, sites e correntes.

O termo se popularizou,

contemporaneamente, nas eleições presidenciais dos Estados Unidos em 2016, ocasião na qual o uso de Fake News para influenciar os votos da

eleição tomaram proporções

significativas.

O termo Fake News, descende do inglês e sua tradução é entendida como "notícias falsas", sendo importante destacar que é um fenômeno diferente de sátira ou paródia, gêneros comuns em charges que hiperbolizam um determinado fato.

FAKE

NEWS

(6)

COMO

IDENTIFICAR

NEWS

FAKE

ALGUNS PASSOS PARA

IDENTIFICAÇÃO DE FAKE NEWS

AVALIE A FONTE, O SITE

E O AUTOR DO CONTEÚDO

Antes de compartilhar um texto, é importante lê-lo com atenção. Observe se ele possui palavras em letras maiúsculas, exclamações, abreviações, erros de ortografia e excesso de adjetivos. Desconfie se houver muitas opiniões, títulos sensacionalistas e dados sem indicar a fonte.

Veja se a notícia ainda é relevante e está atualizada. Informações divulgadas fora de contexto, mesmo que sejam verdadeiras, podem ter seu conteúdo distorcido em razão do tempo.

Leia a notícia até o fim. Muitas vezes, o título e o subtítulo não condizem com o texto. Por vezes até mesmo fontes confiáveis usam manchetes chamativas para atrair os leitores, mas não tire suas conclusões somente com base nessas informações.

Cheque se a notícia saiu em algum outro jornal, revista ou site. Tome cuidado, pois um conteúdo falso nem sempre é 100% mentiroso. Às vezes é só um trecho usado fora de contexto ou uma matéria muita antiga compartilhada como nova. Essa manipulação contribui para a desinformação.

2

2

?

PRESTE ATENÇÃO NA DATA DA PUBLICAÇÃO

LEIA MAIS QUE SÓ O TÍTULO E O SUBTÍTULO

(7)

COMO

IDENTIFICAR

Trump propõe usar nanotecnologia para

armar fetos

Alguns sites de humor fazem uso de recursos irônicos para satirizar um determinado tema, geralmente empregando a construção de charges hiperbólicas ou mesmo de manchetes que não condizem com a realidade.

Imagens e áudios podem ser facilmente editados e tirados de contexto. Desconfie de vídeos que mostram cenas incomuns. Tente encontrar a gravação original e pesquisar as circunstâncias nas quais ela foi registrada.

2

2

FAKE

NEWS

?

ALGUNS PASSOS PARA

IDENTIFICAÇÃO DE FAKE NEWS

VEJA SE NÃO SE TRATA DE UM SITE DE PIADAS

CUIDADO COM VÍDEOS, FOTOS E ÁUDIOS

A ideia é que todo americano possa, já na barriga da mãe, se defender da violência. Os grupos contra o aborto também gostaram da proposta.²

(8)

ESTRATÉGIAS

DE COMBATE ÀS

FAKE NEWS

As notícias falsas nos seguem em todos os lugares, seja na política mundial, nas redes sociais, no grupo da família, no trabalho e até nos memes. Elas assumiram um caráter semelhante a um tipo de vírus, que se alastra e acomete todos aqueles que não possuem anticorpos contra seu efeito.

Esse fenômeno ocorre na história há séculos, mas nos últimos anos ganhou muita força com os avanços e transformações na tecnologia e na comunicação. Com a expansão da sua área de influência em larga escala, tornando-se digital e mais acelerada, fica cada vez mais difícil controlar o fluxo de informações.

Diante desse cenário, surge a seguinte pergunta:

3

3

COMO COMBATER AS

FAKE NEWS?

SÓ COMPARTILHE APÓS CHECAR SE A INFORMAÇÃO É CORRETA

Não compartilhe conteúdo por impulso. Você é responsável pelo o que compartilha e pode estar contribuindo com a transmissão de uma desinformação. REPORTE AO MEIO DE COMUNICAÇÃO

A maioria das redes sociais de contato público (como Instagram, Twitter etc.) possuem ferramentas que permitem ao usuário reportar à plataforma a presença de notícias falsas sendo divulgadas abertamente, inclusive realizando a restrição dos perfis que compartilharam e taxando a postagem como falsa.

(9)

65% 20% 5.7% 5% 4.3%

ESTRATÉGIAS

DE COMBATE ÀS

FAKE NEWS

3

3

TENHA CONSCIÊNCIA DO GRAU DE PERICULOSIDADE

A desinformação pode gerar resultados extremos, por exemplo, colocando em risco a saúde pública ao divulgar informações falsas sobre doenças e tratamentos.

DESENVOLVA SENSO CRÍTICO

Manter-se informado dos fatos que acontecem no seu país e no mundo, acompanhar constantemente fontes seguras e plurais de informação, além de duvidar de títulos apelativos ao lado emocional, moral e ético das pessoas, são métodos de desenvolver um senso crítico, criando assim um filtro contra notícias falsas.

Principais fake news propagadas nas redes sociais: WhatsApp, Facebook e Instagram (17 de março a 10 de abril de 2020). ³

Métodos caseiros para prevenir o contágio da

Covid-19

Métodos caseiros para curar a Covid-19 Golpes bancários Golpes/arrecadações -instituições pesquisa A Covid-19 é uma estratégia política 65% 20% 5.7% 5% 4.3%

(10)

ESTRATÉGIAS

DE COMBATE ÀS

FAKE NEWS

3

3

ACESSE SITES DE CHECAGEM

Existem alguns sites para verificação de notícias. Na maioria das vezes, a verdade está a um link de distância. Basta colar e a resposta aparece. Confira alguns exemplos.

Fato ou Fake

O Fato ou Fake (g1.globo.com/fato-ou-fake) é uma iniciativa do Grupo Globo para verificar conteúdo suspeito nas notícias mais compartilhadas da internet. A apuração é feita em conjunto por jornalistas de diversos jornais nacionais. Denúncias podem ser feitas na página do Fato ou Fake, no Facebook ou via WhatsApp.

Comprova

O Comprova (projetocomprova.com.br) é um projeto de checagem de fatos que conta com o trabalho em equipe de jornalistas de 24 diferentes veículos. O foco da plataforma são as informações “enganosas, inventadas e deliberadamente falsas” compartilhadas durante as eleições brasileiras em 2018. A ideia é checar declarações, especulações e rumores que ganham projeção na internet. O trabalho envolve a apuração de textos, vídeos, imagens e gráficos.

Aos Fatos

A Aos Fatos (aosfatos.org) é uma agência especializada na checagem de fatos também membro da IFCN e contratada pelo Facebook. Os jornalistas identificam informações públicas de acordo com a relevância e trabalham para verificar as fontes originais e classificar em sete categorias: verdadeiro, impreciso, exagerado, distorcido, contraditório, insustentável e falso.

(11)

Essa notícia circulou no final do ano de 2020 através de um vídeo compartilhado entre pessoas pelo Whatsapp. Durante o vídeo a médica ginecologista e obstetra norte-americana Chistiane Northrup afirma que a vacina contra a Covid-19 alteraria o DNA, criando quimeras e ocorreria até mesmo a instalação de um microchip no nosso corpo, que seria usado para nos rastrear. Esse perigo foi desmentido pela comunidade científica. Não há elementos que corroborem com essa teoria.

FAKE

FAK

E NE

WS

EXEMPLO DE

EXEMPLO DE

4

4

FAKE

FAKE FAKE

FAKE

FAKE

Essa Fake News encontrou eco em nosso país, quando a deputada federal Bia Kicis, da linha de frente do Governo Bolsonaro, publicou em sua conta no Twitter, no dia 2 de dezembro de 2020, que a vacina poderia causar alterações no nosso DNA. Rapidamente essa publicação foi desmentida por especialistas, que afirmaram não haver nela respaldo científico.

Nota-se o perigo das Fake News, ainda mais em meio a uma pandemia tão letal como a da Covid-19. O perigo maior, neste caso da vacina contra o coronavírus, esta no fato de ela ter partido de uma profissional de saúde, uma médica que pelo simples fato de ser médica, está revestida de uma certa autoridade para falar sobre o assunto. Muitas pessoas acabam referendando essa afirmação, sem checar a sua veracidade, por ela ter partido de uma médica, que, em tese, possui conhecimentos suficientes para informar sobre o assunto.

FAKE NE WS

(12)

0 25 50 75 100 Bahamas Brasil Argentina Venezuela Chile

5

5

DADOS

INTERESSANTES

'FAKE NEWS' SE ESPALHAM 70% MAIS RÁPIDO QUE NOTÍCIAS VERDADEIRAS, DIZ MIT.

70%

O QUANTO NOTÍCIAS FALSAS INFLUENCIAM AS ELEIÇÕES NOS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA?

Entre os 18 países participantes da pesquisa na América Latina e no Caribe, o Brasil aparece nesse quesito com 82% nas respostas para a pergunta que avaliava o uso de "informações falsas ou notícias falsas sendo disseminadas para influenciar os resultados das votações"

85%

82%

81%

80%

59%

5 6

USO DAS REDES SOCIAIS NA DIVULGAÇÃO DE FAKE NEWS SOBRE COVID-19. Wha tsap p Face book Inst agra m 75% 50% 25% 0% 7

62% DOS BRASILEIROS NÃO SABEM RECONHECER FAKE NEWS. 0 20 40 60 80 Perú Colombia Chile México Argentina Brasil

79%

73%

70%

66%

66%

62%

8

(13)

R

E

F

E

R

Ê

N

C

I

A

S

ALVES, Paulo. Como identificar fake news? Oito sites para checar se notícia é verdadeira. Techtudo, 2018 . Disponível em

https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/10/como-identificar-fake-news-oito-sites-parachecar-se-noticia-e-verdadeira.ghtml. Acesso em: 20 de maio 2021. BATTAGLIA, Rafael. Como identificar e combater fake news? Super Interessante, 2021. Disponível em: https://super.abril.com.br/sociedade/como-identificar-e-combater-fake-news/. Acesso em: 21 de maio de 2021.

CAMPOS, Lorraine Vilela. "O que são Fake News?". Brasil Escola, 2021. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/o-que-sao-fake-news.htm. Acesso em: 22 de maio de 2021.

PAINEL de checagem de fake news. Portal CNJ. Disponível em:

https://www.cnj.jus.br/programas-e-acoes/painel-de-checagem-de-fake-news/guia-pratico/

Acesso em: 20 de maio 2021.

8 PASSOS para identificar fake news. Blogdasaúde, 2018. Disponível em:

http://www.blog.saude.gov.br/index.php/servicos/53504-8-passos-para-identificar-fake-news. Acesso em: 20 de maio 2021.

SCHERMANN, Daniela. Como combater as fake news? Digitalks, 2018. Disponível em: https://digitalks.com.br/artigos/como-combater-as-fake-news/. Acesso em: 21 de maio de 2021.

SOARES, Bruno. O que é fake news? Veja dicas para identificar boatos na Internet. Techtudo, 2018. Disponível em:

https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/01/o-que-sao-fake-news-veja-dicas-para-identificar-boatos-na-internet.ghtml. Acesso em: 22 de maio de 2021. 1: WIZARD, Redação. Qual o significado da expressão em inglês “fake news”? Wizard. Disponível em: https://www.wizard.com.br/idiomas/significado-expressao-em-ingles-fake-news/. Acesso em: 22 de maio de 2021.

2: TRUMP propõe usar nanotecnologia para armar fetos. Sensacionalista. Disponível em: https://www.sensacionalista.com.br/2018/02/22/trump-propoe-usar-nanotecnologia-para-armar-fetos/. Acesso em: 22 de maio de 2021. 3: GALHARDI, Cláudia Pereira. et al. Fato ou Fake? Uma análise da

desinformação frente à pandemia da Covid-19 no Brasil. Scielo, 2020. Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232020006804201&tlng=pt. Acesso em: 20 de maio de 2021.

4: BRAZILIENSE, Correio. Bia Kicis diz que vacina pode 'afetar DNA' e é desmentida por especialistas. Jornal Estado de Minias, 2020. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2020/12/03/interna_politica,1217196/b ia-kicis-diz-que-vacina-pode-afetar-dna-e-e-desmentida-por-especial.shtml. Acesso em: 22 de maio de 2021.

5: ESTADO, Agência. 'Fake news' se espalham 70% mais rápido que notícias verdadeiras, diz MIT. Correio Braziliense, 2018. Disponível em:

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/tecnologia/2018/03/08/interna_t

(14)

R

E

F

E

R

Ê

N

C

I

A

S

6: MARCHAO, Talita. Para 82%, fake news foi usada para influenciar eleição, diz Transparência. UOL, 2019. Disponível em:

https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2019/09/23/para-82-fake-news-foi-usada-para-influenciar-eleicao-diz-transparencia.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em: 20 de maio de 2021.

7: PESQUISA revela dados sobre 'fake news' relacionadas à Covid-19. Fundação Oswaldo Cruz, 2020. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/pesquisa-revela-dados-sobre-fake-news-relacionadas-covid-19. Acesso em: 20 de maio de 2021.

8: SOUSA, Diego. 62% dos brasileiros não sabem reconhecer fake news, diz pesquisa. Canaltech, 2020. Disponível em:

https://canaltech.com.br/seguranca/brasileiros-nao-sabem-reconhecer-fake-news-diz-pesquisa-160415/. Acesso em: 20 de maio de 2021.

(15)

Ficha Técnica

Integrantes.

ALEXSANDER SILVEIRA

ALEXANDRE FERNANDES DE OLIVEIRA FRUTUOSO CARLOS JARDEL DO VALE

ELMER GIOVANI EGOAVIL LLANOS JUAN CARLOS VASCONCELOS ALMEIDA

VANESSA DANTAS PINTO

Texto.

ALEXSANDER SILVEIRA

ALEXANDRE FERNANDES DE OLIVEIRA FRUTUOSO CARLOS JARDEL DO VALE

VANESSA DANTAS PINTO

Dados e exemplo.

ALEXSANDER SILVEIRA

ELMER GIOVANI EGOAVIL LLANOS

Revisão do Texto

ELMER GIOVANI EGOAVIL LLANOS JUAN CARLOS VASCONCELOS ALMEIDA

Design e imagens

JUAN CARLOS VASCONCELOS ALMEIDA

Orientação

(16)

Referências

Documentos relacionados

(1997, apud BERNARDO, 2011) definiram sete etapas principais para um estudo de evento: a) definição do evento. Nesta etapa é preciso definir qual evento será estudado, bem como

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

A importância que o direito tem no combate às fake News, pois somente através do direito podemos combater este fenômeno que vem assolando toda a sociedade a tempos mas com os

5.2 Importante, então, salientar que a Egrégia Comissão Disciplinar, por maioria, considerou pela aplicação de penalidade disciplinar em desfavor do supramencionado Chefe

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

3259 21 Animação e dinamização de actividades lúdico-expressivas - expressão musical 50 3260 22 Animação e dinamização de actividades lúdico-expressivas -