• Nenhum resultado encontrado

Boletim informativo semanal

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Boletim informativo semanal"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Boletim informativo semanal

www.cothn.pt

262 507 657

10 a 16 de Abril 2016

Semana 15

Usar predadores minúsculos para combater pragas; pág.: 7

Governo garante que o plano de desenvolvimento rural está desbloqueado; pág.: 2

Secretário de Estado da Agricultura inaugura "Ciclo de Conferências - Jovem Agricultor"; pág.: 3

Evento conjunto quer preparar sector hortofrutícola europeu para o futuro; pág.: 5

UE-Chile concluem acordo comercial; pág.: 8

Fenareg alerta para «falta de água» na campanha de 2016; pág.: 4

(2)

Governo garante que o plano de desenvolvimento rural está desbloqueado:

O Ministro da Agricultura garantiu que o Plano de Desenvolvimento Rural (PDR) está desbloqueado, depois de dois anos parado e que brevemente serão contratados cerca de mil projectos, na ordem de 263 milhões de euros, dos 24 mil candidatos aquele

programa.

De visita à Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação, em Braga,

Capoulas Santos explicou que, depois de em 2014 e 2015, o PDR ter estado bloqueado, foi agora dado o primeiro passo para a sua execução.

Afirmou que temos candidatados cerca de 24 mil projectos ao chamado PDR, que tem estado bloqueado, ou seja, em 2014 e 2015 não houve nenhum projecto de investimento aprovado. Essa situação acaba de ser desbloqueada e até ao final da próxima semana, estarão contratados cerca de 1000 projectos do PDR, que corresponderão a um

investimento na ordem de 263 milhões de euros nas explorações agrícolas, na agro-indústria e para jovens agricultares.

Dos cerca de 1000 projectos a aprovar, 600 são para investimentos em explorações agrícolas, correspondendo a 130 milhões de euros, 400 são para jovens agricultores (80 milhões de euros) e 85 para a agro-indústria (82 milhões de euros).

Segundo o titular da pasta da Agricultura, Portugal tem 600 milhões de euros disponíveis para o PDR, sendo que 90 milhões são fundos próprios, disponibilizados pelo Orçamento de Estado e o restante são fundos comunitários.

Pag. 2

Semana 15

Fonte: Agroinfo

(3)

Secretário de Estado da Agricultura inaugura "Ciclo de Conferências - Jovem Agricultor" | Caminha | 21 de Abril | Teatro Valadares:

A AJAP- Associação dos Jovens Agricultores de Portugal promove, no próximo dia 21 de Abril, no Teatro Valadares, em Caminha, a 1ª conferência do “Ciclo de Conferências - Jovem Agricultor”. O Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Dr. Luís Vieira, irá presidir à sessão de abertura da Conferência.

Convidamos o vosso prestigiado órgão de comunicação a estar presente neste evento e a divulgá-lo previamente. Enviamos comunicado e programa em anexo

Leia a Revista Jovens Agricultores

AQUI

(4)

Fenareg alerta para «falta de água» na campanha de 2016:

A Federação Nacional de Regantes (Fenareg) alerta para o facto de sete bacias hidrográficas portuguesas registarem «volumes [de água] armazenados inferiores à média dos últimos 25 anos».

A federação chama a atenção, num comunicado enviado às redacções, para a situação na bacia do Sado, «onde o armazenamento não ultrapassa os 30%», e nas albufeiras de Odivelas e do Roxo (que integram o perímetro de rega de Alqueva), onde se regista «um volume útil de apenas 8 e 23%».

Na campanha de rega de 2016, «mais de 40.000 hectares de culturas regadas poderão não ter água», teme a Fenareg. E acrescenta que «mais de um terço dessas culturas são permanentes».

Como solução para a «falta de água», a Fenareg sugere a «ligação ao sistema de

Alqueva, onde existe disponibilidade». Contudo, adverte que é necessário «encontrar um ponto de equilíbrio que viabilize este recurso».

Pag. 4

Semana 15

Fonte: Frutas, Legumes e Flores

(5)

Evento conjunto quer preparar sector hortofrutícola europeu para o futuro:

A Europatat e a Freshfel Europe vão realizar a 2 de Junho, em Bruxelas (Bélgica), a primeira edição de um evento conjunto de periodicidade anual.

Sob o tema “Nor business as usual”, a reunião vai analisar os desafios e oportunidades com que os sectores da batata e das frutas e legumes se vão deparar, no âmbito de «um ambiente político e comercial complexo», condicionado por múltiplos factores: «a

revolução digital – na produção, na fileira, na interacção com os clientes –, as crescentes ameaças à segurança, o embargo russo, a busca pela diversificação de mercados, as alterações climáticas, as mudanças no comportamento dos consumidores, os debates sobre sobre o fim dos acordos de Schengen e negociações de acordos comerciais com resultados imprevistos».

O objectivo é «explorar estratégias para além dos caminhos convencionais», «preparar ambos os sectores para o futuro num ambiente sempre disruptivo» e refocar a atenção destes sectores «no que é essencial: produtos bons, saudáveis e nutritivos com um grande potencial». Entre os oradores figuram vários responsáveis da Comissão Europeia, que irão apresentar as prioridades desta instituição ao nível das políticas de comércio, agricultura e promoção. Também serão abordadas as tendências globais de consumo – e o seu impacto nos sectores da batata e dos hortofrutícolas – e a crescente presença no mercado de empresas novas e dinâmicas com um forte pendor tecnológico.

A Europatat é a Associação Europeia do Comércio de Batata, que reúne associações nacionais e empresas de toda a Europa envolvidas no comércio de batata de consumo e de batata de semente. A Freshfel Europe é a Associação Europeia de Hortofrutícolas Frescos, que tem como associados empresas e associações do sector, nas áreas da produção, da comercialização, da logística e do retalho.

(6)

Evento conjunto quer preparar sector hortofrutícola europeu para o futuro:

Parece uma melancia mas é do tamanho de uma uva e tem um sabor semelhante ao do pepino “cruzado” com uma lima. A pequena Cucamelancia é uma importação do México, chegou à atenção geral através das pequenas hortas urbanas semelhantes à do tomate, pepino e alface. Ler mais

Pag. 6

Semana 15

Fonte: Freshplaza

(7)

Usar predadores minúsculos para combater pragas:

Um predador minúsculo, com 0,5 milímetros, está a ser usado para controlo de pragas. O seu nome é Amblyseius cucumeris e, apesar das suas dimensões minúsculas, é um

verdadeiro predador.

Este predador alimenta-se de Trips, que se por sua vez se alimentam de plantas, causando assim prejuízos nas culturas que ataca.

Numa altura em que se gastam milhões na produção de insecticidas, movendo grandes interesses económicos, esta parece ser uma alternativa ecologicamente mais

sustentável.

É curioso saber-se que o país que está na liderança desta tecnologia é o Quénia, que tem investido muito para proteger, sobretudo, os produtos que exporta para a Europa.

Para o Quénia as exportações de frutas e legumes para a Europa é muito importante e o país está consciente que só com uma grande qualidade consegue conquistar o mercado. Em 2013, o Quénia exportou 335 milhões de dólares de produtos agrícolas para a

Europa.

(8)

UE-Chile concluem acordo comercial:

A União Europeia (UE) e o Chile concluíram um acordo comercial, em que é reconhecida a equivalência das normas que regem a produção biológica.

O acordo permite a colocação dos produtos bio europeus, controlados segundo as

normas europeias, no mercado chileno e, também, os produtos controlados no Chile na UE. Este acordo pretende, também, defender a etiquetagem aos produtos dos dois países e incrementar o comércio.

Este acordo é considerado como o primeiro da nova geração, pois, pela primeira vez, a UE e um país da América do Sul conseguem reconhecer reciprocamente as normas de controlo da produção.

A produção bio tem vindo a crescer na UE e o Chile é considerado como um bom mercado para as nossas exportações.

Na Europa, a agricultura bio tem vindo a crescer a um ritmo de 5% ao ano nos últimos dez anos e já ocupa 6% da área total cultivada.

Pag. 8

Semana 15

Fonte: Agroinfo

(9)

EUA: Explorando a “transparência alimentar”:

Um equipamento denominado Espectrómetro pode fornecer informação sobre o valor nutricional e calórico de um determinado alimento como por exemplo, uma maçã.

Através de um feixe de luz infra-vermelha a incidir no alimento, é possível obter leiruras de como essa luz é absorvida pelos compostos químicos do alimento, identificando… ler mais

(10)

Curso de inspeção de equipamentos de aplicação de produtos fitofarmacêuticos em Beja:

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) vai levar a efeito de 16 a 19 de maio de 2016, um curso de “Inspeção de Equipamentos de Aplicação de Produtos

Fitofarmacêuticos" no Centro Experimental da Escola Superior Agrária de Beja… ler mais

Pag. 10

Semana 15

Fonte: Dgav

(11)

Eventos:

Quase 30 localidades começam, esta semana, a apresentar diversas actividades, que passam por jogos a visitas a campos agrícolas, a degustações e acções de informação, para divulgar o consumo

sustentável na alimentação, mas também nas roupas ou na cosmética.

A primeira edição da campanha 'Grow Green', Semana “Pergunte pelo Bio”, que decorre até sábado, é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Agricultura Biológica (Agrobio) e junta 14 municípios e 40 parceiros.

O objectivo é a sensibilização para a importância de optar por produtos mais saudáveis e amigos do ambiente, de modo a, além de informar, generalizar esta alternativa, aumentar a produção e conseguir preços mais baixos.

Almada, Aveiro, Amadora, Bragança, Coimbra, Guimarães, Leiria, Portalegre, Tavira ou Lagos são algumas das 28 cidades da lista, com propostas para os consumidores, adultos e crianças, e para os comerciantes.

Podem, assim, aprender as características do modo de produção biológico, um método regulamentado, que se alinha inteiramente com os objectivos da conferência para o clima, das Nações Unidas, nas medidas para a redução das emissões dos gases com efeito de estufa e do aquecimento global, como refere a Quercus, um dos parceiros.

Fazem parte do programa oficinas, onde que as crianças podem plantar ervas aromáticas ou alfaces, e palestras e debates sobre agricultura biológica e a importância do consumo sustentável e biológico, para os adultos.

(12)

Eventos (continuação):

www.cothn.pt

geral@cothn.pt

Pag. 12

Semana 15

· | APEA/UTAD Vila Real 15 abril

Simposio Nacional de Fertilização e Rega

Referências

Documentos relacionados

Seu vampiro é um adolescente que frequenta salas de aulas, adora velocidade, não dorme em caixões, anda de dia, e, principalmente, irá amadurecer (mesmo tendo

CARACTERIZAÇÃO DO POTENCIAL ANTIFÚNGICO DE NOVOS SAIS IMIDAZÓLICOS EM CANDIDA ALBICANS: ESTUDO IN VITRO.. Porto Alegre, dezembro

No geral, foram abordados aspectos quanto à supervisão dos enfermeiros sob a forma de utilização das técnicas assépticas, prática da assepsia em relação ao ambiente

Diversos estudos sobre mais de 450 Ideias de Negócios, que dão uma visão geral sobre cada negócio para apoio na tomada de decisão do futuro

As contribuições sociais são diferentes (preciso de dois minutinhos porque preciso explicar isso, que é importante): contribuições sociais são diferentes de impostos. Os

A EMTr de alta frequência promove estimulação do hemisfério lesionado produzindo significante recuperação da função motora em pacientes com hemiparesia Objetivo:

A rota ecoturística Maricá-Saquarema tem o potencial de ser uma alternativa viável para o incremento do setor turístico regional, bem como favorecer a promoção

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se