• Nenhum resultado encontrado

Casos de Aids sobem 55% em apenas 2 anos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Casos de Aids sobem 55% em apenas 2 anos"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Química - J. Silva (à esq.) e Andrade (à dir.) são parceiros de viatura e também casados Confiança - Erik comemora gol que encerrou jejum de 19 anos diante do Inter fora de casa

14,25% R$ 880

Salário Mínimo Selic (ano)

www.facebook.com/jornalfolhametro www.folhametro.com.br Distribuição Gratuita

Entrevista Pág. 4 Segunda-feira, 18 de julho de 2016 Ano 43 Nº 13481 Caderno de Esportes

Pato e André são artilheiros, fazedores de gols, e vão ter oportunidades” Cristóvão Borges, técnico Antes poderia ter 25% de contágio.

Tratando corretamente cai para menos de 1%”, Jacyr Pasternak, médico infectologista

QR code generated on http://qrcode.littleidiot.be

‘O SUS pode ir ao colaspo’

AD Guarulhos empata com a Briosa e já sabe os adversários da próxima fase da 4ª Divisão

Neuza Nakahara / siNdhosp

o jornal de Guarulhos

181

Disque-Denúncia

Casos de Aids sobem 55% em apenas 2 anos

Levantamento da Secretaria Municipal de Saúde aponta que o número de novos infectados pelo vírus HIV subiu de 103, em 2013, para 161, em 2015. E neste ano 61 guarulhenses já contraíram Aids. Prefeitura alega que não há epidemia.

Pág. 3

Unidos no amor e na segurança

Pág. 5

roBerTo ViNiCius / ae

luCas daNTas

X

0

INTERNACIONAL

1

PALMEIRAS

CADERNO DE ESPORTES

(2)

OPINIÃO

Segunda-feira, 18 de julho de 2016

2

Sede, Redação e Publicidade: Rua Ipê, 144 - Jardim Guarulhos - Guarulhos - SP CEP: 07090-130 - Fone: (11) 2475-7800

CNPJ: 44.193.423/0001-40

Presidente: Paschoal Thomeu (in memoriam) Diretora-Presidente: Andréa Santos Thomeu

Editor-Chefe e Jornalista Responsável: Vicente de Aquino - vicente.red@metronews.com.br

Editores: Alexandre de Paulo - alexandre.red@metronews.com.br - Wellington Alves - walves.redacao@folhametro.com.br Editor de Arte: Sidney João de Oliveira - sidney@metronews.com.br

Subeditor de Arte: Ricardo Leocadio - ricardoleocadio@metronews.com.br Fotos: Lucas Dantas

Redação: redacao@folhametro.com.br

Gerente Comercial: Alceu dos Santos - alceu@folhametro.com.br Agências: Ramon Martins - ramon@metronews.com.br Comercial: comercial@folhametro.com.br

Distribuição: circulacao@folhametro.com.br. Recursos Humanos: nadir.matos@folhametro.com.br Noticiário: Reportagem local e Agência Estado. Filiado a: APJ - Associação Paulista de Jornais Representantes Comerciais em Brasília e Rio de Janeiro: Pereira de Souza & Cia. Ltda.

Fones: (61) 3226-6601 / (21) 2544-3070 Impressão: FolhaGráfica

Os artigos e colunas assinados são de responsabilidade de seus autores.

www.folhametro.com.br

Faltando menos de um mês para a abertura das Olimpí- adas no Rio de Janeiro, em 5 de agosto, a expectativa para o início dos Jogos se torna cada vez mais negativa.

O Estado Islâmico prometeu que pode realizar seus atos de terror na Cidade Maravilhosa, tendo como principais alvos franceses e americanos. Por conta disso, a Agência Brasilei- ra de Inteligência (Abin) difundiu uma campanha superficial com o intuito de orientar as pessoas a “reconhecerem” terro- ristas nas ruas.

Não bastasse isso, policiais protestaram no Aeroporto In- ternacional Tom Jobim com placas, em inglês, nas quais es- tava escrito “bem-vindo ao inferno”.

O RJ anunciou estado de calamidade, pois está sem di- nheiro – por causa, o próprio governo admite, dos Jogos.

A lista sobre os problemas provocados pelas Olimpía- das na região renderia um livro analisando a incapacidade do governo carioca, que ine- vitavelmente representa toda a Nação – que ficará com ainda mais descrédito perante a comunidade internacional.

A cereja do bolo estragado dos Jogos é o que acontece com a Força Nacional. No último dia 12, um grupo de militares realizou um panelaço pedindo melhorias nas condições do alojamento oferecido a eles pelo governo.

Segundo imagens divulgadas na internet, os servidores da Força do Rio foram alocados em apartamentos do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, na Zona Oeste da cidade. Porém, só lhes foi oferecido isso. Precisam dormir em colchões, há pias entupidas, e vizinhos, como milicianos e traficantes, que dominam as favelas do entorno. Por causa da precariedade da hospedagem, os agentes ameaçam deixar o serviço de segurança das arenas onde os Jogos vão ocorrer.

Não é possível prever o futuro. Mas o presente que vislum- bramos nos dá a ideia do que pode acontecer logo em breve na Cidade Maravilhosa.

EDITORIAL RETRATO

A feia realidade da Cidade

Maravilhosa para as Olimpíadas

Servidores da Força do Rio foram alocados em alojamentos sem estrutura

e ameaçam não fazer

segurança em arenas mar qualquer pessoa. Por isso, para

ajudar a dar um basta nesses índices negativos, escolha um livro e confi- ra algumas dicas que eu selecionei para colocar a sua leitura em dia.

Se você diminuir o tempo que assiste TV com programas inúteis e utilizar esse tempo para ler um livro, será muito benéfico. Pode ser difícil para quem é viciado em tele- visão trocar a novela por um bom livro, por exemplo, mas recomendo que essa pessoa escolha um dia por semana para fazer essa substituição.

Escolha um lugar no seu am- biente preferido e decore-o para facilitar sua leitura, com uma boa cadeira, luminária, incenso, músi- ca ambiente. Utilize esse espaço sempre que for ler. Esse pequeno cantinho criará uma âncora visual, sinestésica e auditiva e facilitará a motivação para leitura.

Você não precisa ler tudo que falam para você ler. Eu tenho o hábito de comprar apenas livros que realmente me interessam e, quando escolho uma obra para ler, analiso o índice, leio o prefácio e, se possível, seleciono apenas os ca- pítulos que me interessam e pulo os que são perda de tempo ou que tem pouco valor para agregar.

Evite ler muitos livros simultane- amente, isso reduz sua produtivida- de de leitura e ainda tira o foco.

Escolha um livro para deixar no seu canto de leitura e outro menor para carregar sempre, esse servirá para ler em qualquer hora e lugar.

Sul e Pernambuco e no Distrito Fe- deral, apontou que a leitura ocupa em média seis minutos de um dia, já o tempo gasto na frente da te- levisão é de 2h35. Além disso, em 2012, o Instituto Pró-Livro desta- cou que no Brasil são lidos apenas dois livros inteiros por ano.

A leitura é vista por muitos como uma ação sem importância alguma, porém um livro nos faz sonhar e aprender. Ele é capaz de transfor-

Dicas para incluir a leitura no seu dia

Costumo dizer que o tempo para a leitura é uma das coisas mais importantes em nossas vidas.

No entanto, pesquisas apontam que o brasileiro costuma ler pouco.

Um estudo piloto do IBGE, re- alizado com mais de 5 mil pessoas com 10 anos ou mais nos estados do Pará, São Paulo, Rio Grande do Evite ler simultaneamente muitos livros, isso reduz a produtividade de leitura e ainda tira o foco

AnOTE

n

O auditório Virgínia Ranalli, no Bosque Maia, será palco do encontro que vai discutir o “Pacto de Não Violência contra a Mulher” e definir a programação dos 10 anos da Lei Maria da Penha, comemorado no próximo mês de agosto.

Aberto ao público em geral, o evento será realizado na próxima quarta-feira, 20, das 8h às 12h. A iniciativa é da Coordenadora de Políticas para as Mulheres, juntamente com a Rede Guarulhense de Não Violência à Mulher e Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres, setores que reúnem secretarias e coordenadorias da Prefeitura, além da sociedade civil.

Promulgada em agosto de 2006, a Lei Federal nº 11.340, que ficou conhecida como Lei Maria da Penha, entrou em vigor em setembro do mesmo ano e mudou o paradigma do combate à violência contra a mulher, aumentando o rigor das punições sobre crimes domésticos. Na prática, a Lei Maria da Penha tipificou como crime todas as formas de violência contra a mulher: psicológica, patrimonial, sexual, verbal e física, criando mecanismos para coibir essas práticas.

Ponto de Vista

Christian BarBosa

é especialista em administração de tempo e produtividade; CEo da triad Ps

Batalha - Bombeiro descansa, exausto, após combater mais um incêndio; tempo seco aumenta a incidência

LuCAS DAnTAS

(3)

saúde

Segunda-feira, 18 de julho de 2016 3

Registros de aids sobem 55% na

cidade em 2 anos

Raphael pozzi - O número de no- vos casos de contaminações pelo vírus HIV aumentou mais de 56% na cidade em apenas dois anos. Em 2013, foram registradas 103 pessoas com Aids no município. Dois anos depois, em 2015, houve o registro de 161 casos.

Os dados foram solicita- dos pela Folha Metropolita- na junto à Secretaria Muni- cipal de Saúde, que extraiu os números do Sistema de Informações de Agravos de Notificações. O número exclui residentes em Guarulhos noti- ficados por outros municípios.

A Saúde enviou nota à reporta- gem dizendo que “os números não refletem um aumento da epidemia”, mas “uma melhora no processo de notificação de casos no município”.

Em 2016, são 61 casos. Se seguir a média de 10 casos por mês, portanto, menos do que os 13 em 2015, o número deve diminuir ao fim do ano.

De acordo com dados dispo- níveis no portal do Ministério da Saúde, no Brasil, durante o mesmo período, o número de pessoas com Aids se mante- ve estável. Houve crescimen- to apenas nos anos de 2011 e 2013, quando houve 41 mil notificações. Em 2009 e 2014 foram 39 mil casos.

No boletim sobre a doen- ça, o qual a reportagem usou como base para os cálculos para os dados do País, há o nú- mero de óbitos causados pela Aids no estado. No período, esse índice diminuiu quase 15%, caindo de 3,1 mil, em 2009, para 2,6 mil em 2014.

Doença destrói as defesas da pessoa

O médico infectologista do Hospital Israelita Albert Einstein Jacyr Pasternak ex- plicou que a Aids é causada pelo vírus HIV, que age des- truindo as células de defesa do nosso corpo. “Ainda hoje não há cura, mas o trata- mento é muito eficaz. A pes- soa pode viver normalmen- te”, contou. De acordo com ele, esse é o único modo de controlar tanto os sintomas como o vírus HIV.

O contágio, disse, acontece por meio de relações sexuais desprotegidas, transfusão de sangue e até na gravidez.

“Uma mãe pode passar isso para o feto”, contou. Se o tratamento correto for feito, porém, as chances de isso acontecer praticamente desa- parecem. “Antes, poderia ter uma taxa de 25% de contágio.

Tratando corretamente, esse índice cai para menos de 1%”.

Cuidado - HIV pode ser transmitido pelo ato sexual e pelo sangue Faça o teste para detectar o vírus HIV Use seringas e agulhas descartáveis Faça o pré-natal durante a gravidez Use preservativos na relação sexual

Arquivo / AgênciA BrAsil

(4)

ENTREVISTA

Segunda-feira, 18 de julho de 2016

4

“O que nós

defendemos é que o Estado seja cada vez mais regulador e não executor. Isso não significa que o privado vai mandar ”

Presidente da Fehoesp defende um Estado menor

Folha Metropolitana - Por que o desemprego gera problemas aos hos- pitais privados?

Yussif Ali Mere Júnior - O grande problema que vivemos é que o desempre- go aumenta e 80% de quem trabalha e tem o direito a saúde suplementar e ao plano de saúde são os tra- balhadores, os chamados planos empresariais. No último ano e meio ocorreu uma perda de 1,6 milhão de pessoas que perderam o direito ao plano de saúde, pessoas que foram manda- das embora e que vão di- retamente ao SUS. O SUS não teve nenhum aumento de orçamento neste perío- do, sendo que o orçamen- to já não dava conta. Isso nos deixa preocupado por- que vai piorar ainda mais o sofrível atendimento no sistema de saúde. Mais brasileiros deixarão de ser atendidos então.

O maior problema hoje é a defasagem do SUS?

Exatamente. Cada pro- cedimento SUS tem um valor na tabela que está

“O SUS eStá pertO dO cOlapSO”

muito defasado. Há mais de 5 anos o SUS não aplica aumentos lineares. Ele vem alçando aumentos pontu- ais. um procedimento X tem um aumento de 10%, o Y de 8%. A internação hospitalar, por exemplo, não existe em nenhum es- tabelecimento privado com fins lucrativos que pode fazer isso de tanto que a tabela está defasada. Só os hospitais filantrópicos que fazem porque recebem su- plementações fora do SUS.

Dá para estimar o quan- to o SUS está defasado?

Isso vem crescendo há muito tempo. Não é pos- sível mensurar porque já faz mais de cinco anos que ocorre essa defasagem. Não tenho dúvida que a falta de investimentos no setor dificulta a criação de novas vagas para pacientes. Com as perdas dos convênios é gerada uma diminuição de leitos hospitalares ofereci- dos para a saúde comple- mentar como consequência da redução de custos que os hospitais estão tendo de re- alizar para se manter.

A cobrança da CPMF vol- tada à saúde resolveria par- te do problema?

No caso, pode até me- lhorar. Mas a proposta dela (presidente Dilma Rous- seff) era de que a CPMF iria para a Previdência.

Falaram muito. Ainda que possa melhorar nós somos contra mais impostos.

Como resolver o proble- ma sem aumento de receita?

O que precisa é ser feito uma readequação dos gastos do governo. O Estado não

pode ser tão grande na atu- al situação. Precisa sobrar dinheiro para investir nos serviços e na eficiência de- les. A máquina está incha- da. Por isso nós não defen- demos novos impostos.

O Brasil não gasta o sufi- ciente com saúde então?

O valor total do Brasil é pouco, mas se você com- parar com cada estado é diminuto. Não dá para ima- ginar produzir saúde com pouco mais de 4% do PIB.

A nossa Constituição prevê que a Saúde é um direito de todos. Nós estamos fora de base. Nós produzimos uma saúde deficiente. Outros países gastam em torno de 10% do PIB para oferecer uma saúde de qualidade.

A afirmação do minis- tro interino da Saúde de que o SUS precisava ser revisto é errada?

A afirmação é corretíssi- ma. Muita gente interpretou que ele estava querendo tirar

direitos, mas não era isso. Nós precisamos adequar o SUS às necessidades da população.

Adequar o SUS é adequar o orçamento, suas tabelas.

Qual deveria ser a fun- ção do Estado então?

O que nós defendemos é que o Estado seja cada vez mais regulador e não exe- cutor. A iniciativa privada produz muito mais qualida- de com custo mais adequa- do. Isso não significa que a iniciativa privada vai man- dar e desmandar. Como eu falei, o Estado é regulador.

Gastos com Olimpíadas e Copa do Mundo foram desnecessários então?

Não vou dizer desnecessá- rios. Eles foram inadequados.

Nós teríamos muito mais hospitais para atender nossa população do que produzir estádios se o dinheiro tivesse sido investido na saúde.

Qual setor traz mais custos hoje para a inicia- tiva privada quando o as- sunto é saúde?

O que nós temos de mais pesado na área privada são as Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), que tra- zem custos enormes. Na saú- de suplementar não está ma- tando, mas é impactante. Na saúde pública este tipo de atendimento falta sim, pelo mesmo motivo, o custo.

As maternidades tam- bém são problemas?

Temos um número cada vez mais baixo de leitos de maternidade por conta da remuneração. O fato que deixa a gente um pouco mais tranquilo é que o lei- to da maternidade tem uma rotatividade muito alta.

Revisão - Yussif defende redução do Estado para contenção de gastos eurico cruz - A crise política e econômica do País impacta diretamente o

Sistema Único de Saúde (SUS), que terá que absorver o contingente de de- sempregados, antes assistidos pela medicina suplementar. Segundo dados da Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (Fehoesp), somente nos primeiros cinco meses deste ano 788 mil trabalhado- res demitidos tiveram que deixar seus planos de saúde e, em caso de emer- gência ou não, terão de procurar o SUS.

Presidente da associação, Yussif Ali Mere Júnior acredita que o sistema pode entrar em colapso em breve, caso não haja uma revisão de seu modelo e uma ade- quação à necessidade da população. “Este momento de crise nos obriga a fazer uma ampla reflexão e abrir um grande debate nacional sobre o financiamento e o funcionamento do SUS, agora diretamente afetado pela migração de milhões de trabalhadores, antes cobertos por planos de saúde empresariais”, disse.

Além dos problemas já conhecidos do sistema de saúde, Mere também res- saltou que a proliferação de novas doenças, epidêmicas ou não, como a dengue, trouxeram a necessidade de investimentos ainda maiores na área da saúde. Na tese, quando se pensa que um setor está em calamidade e só é possível melho- rar, a saúde brasileira caminha cada vez mais para um buraco sem fundo.

Neuza Nakahara / siNdhosp

(5)

especial

Segunda-feira, 18 de julho de 2016 5

Cerca de 10% dos PMs são mulheres

J.Silva afirma que casal separa

‘tranquilamente’

o pessoal do profissional

‘Senhor e Senhora Smith’ - História de amor entre policiais militares

lucas dantas

palavras cruzadas diretas

www.coquetel.com.br

Revistas coquetel 2016

ÁRIES - Êxito profissional. Boa saúde. Período que seus planos profissionais se mostrarão bem amadurecidos e ficará bem evidente sua competência neste sentido. esta fase marcará mudanças no seu futuro profissional.

TOURO - se agir corretamente, terá grande expansão em todos os sentidos quer nos negócios, quer na vida social e profissional.

Bom às investigações e as novas descobertas. notícias negativas.

GÊMEOS - Boa influência para desenvolver sua inteligência e para tratar de assuntos ocultos. deverá evitar acidente e extravagâncias que possam prejudicá- lo física e moralmente. transforme sua agitação em decisão e coragem.

CÂNCER - Fase é negativa, mas como tudo passa esta também passará. Mas agora tome cuidado com notícias falsas, com pessoas que se dizem amigas, mas não são e cuide da saúde. Período bom para passeios e ao amor.

LEÃO - Imagine assuntos do amor, amizades, férias, vida social e nos intercâmbios de ideias. saiba viver suas relações com equilíbrio, para que sobre confiança para dirigir bem sua vida.

VIRGEM - sua indecisão, neste momento, muito poderá prejudicá-lo. Portanto seja decidido para que tudo possa sair bem. cuide da saúde, não se precipite e não se deixe influenciar por maus pensamentos. neutro na profissão.

LIBRA - Procure não criar nenhum obstáculo no que se refere ao amor. sua atitude poderá ser interpretada de mil maneiras. Procure ser otimista e os resultados serão satisfatórios ao final deste dia.

ESCORPIÃO - Ouça mais sua consciência, pois ela tem respostas que faltam para alcançar a felicidade plena. não guarde rancor dos desentendimentos do passado, aprenda a perdoar os erros alheios e desista da mania de perfeição.

SAGITÁRIO - Problemas envolvendo finanças. seja cauteloso. dia em que haverá muita tranquilidade na vida familiar e profissional, com bastante disposição para solucionar problemas. Evite discussões com a pessoa amada.

CAPRICÓRNIO - Presságios dos mais favoráveis a você. Propício aos encontros amorosos, para reatar velhas amizades, para harmonizar-se com parentes e para entender-se perfeitamente com os amigos.

AQUÁRIO - Para obter boa posição no campo profissional, tudo dependerá de você, aproveite a fase que é ótima. Êxito social, muito romantismo à noite. Boa saúde. uma vida social intensa e muito badalada deverá marcar este período.

PEIXES - Pessoas conhecidas estão propensas a colaborar com seus projetos e ideias. se cometeu algum erro, evite culpar-se ou lastimar o tempo perdido.

O melhor que poderá fazer será buscar a companhia de pessoas amigas.

21 MAR.

20 ABR.

21 ABR.

20 MAI.

21 MAI.

20 JUN.

21 JUN.

21 JUL.

22 JUL.

22 AGO.

23 AGO.

22 SET.

23 SET.

22 OUT.

23 OUT.

21 NOV.

22 NOV.

21 dEz.

22 dEz.

20 JAN.

21 JAN.

19 fEV.

20 fEV.

20 MAR.

HOrÓscOpO

omaR caRdoso Filho | www.omarcardoso.com.br

A pesquisa “Perfil dos Estados e Municípios Bra- sileiros 2014” do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que o Brasil contava, até 2013, com um efetivo de

casal unido no amor e no combate ao crime

alFRedo henRique - Quando o sol- dado Andrade ingressou na Polícia Militar, em 2011, pen- sava em defender a sociedade, dando a vida, se necessário, para isso. Com o mesmo sen- timento de dever, a também soldado J. Silva ingressou na corporação, um ano depois.

Até 2014, os policiais mantinham o dia-a-dia de não ter rotina, até que o des- tino conspirou para que am- bos se conhecessem. O casal trabalha na 1ª Cia. do 44º Ba- talhão da PM de Guarulhos e, por cumprirem até então algumas escalas juntos, aca- baram se tornando amigos.

“Rolou uma química”, afir- mou o soldado Andrade.

Por conta da convivência e paulatino ganho de inti- midade, ambos resolveram fazer parceria fora do quar- tel. Foram para uma balada, durante a qual acabaram “fi- cando”. Isso se repetiu cada vez com mais frequência.

Por isso, começaram a na- morar e, desde 2015, junta- ram as escovas de dentes.

A história de amor entre os policiais pode ser conside- rada um feito raro dentro das rígidas regras da PM: conse- guiram se tornar parceiros fixos no trabalho, além de na vida. Geralmente, coman- dantes não permitem que ca- sais trabalhem juntos.

A soldado J.Silva afirmou que o casal separa “tranqui- lamente” o pessoal do pro- fissional. Por causa disso, já realizaram desde ocorrências

rotineiras (como abordar suspeitos na rua) até realizar perseguições. “Ficamos 24h juntos”, afirmou com nítida alegria o soldado Andrade.

Ambos ficam tanto tem- po junto que o “grude” ren- deu o apelido de “Senhor e Senhora Smith”, nome de um filme em que um casal de assassinos acaba tento que trabalhar junto. A com- paração é feita por causa da união forte entre os policiais.

425,2 mil policiais mili-

tares. Isso equivale a um

agente para cada grupo de

473 habitantes. O mesmo

estudo ainda indica que

9,8% da corporação no País

eram de mulheres.

(6)

MUNDO

Segunda-feira, 18 de julho de 2016

6

CLASSIFICADOS TUDO AQUI - Anuncie 2475-7810

EMPREGO

CURSOS

ESTADÃO CONTEÚDO - Um homem de Missouri suspeito de par- ticipar do tiroteio que matou três policiais em Baton Rou- ge, na manhã de ontem, foi morto, disse o coronel Mike Edmonson, superintendente da polícia de Louisiana, em coletiva de imprensa.

Segundo a rede de TV americana CBS o suspeito morto era Gavin Long, que completou 29 anos ontem, e fazia parte de um grupo antigovernamental chama-

Nos EUA, outro atirador mata três e acaba morto

do “New Freedom Group”

(Grupo Nova Liberdade, em português). Dois outros de- tidos para interrogatório no tiroteio foram capturados no Rio Mississippi.

Ontem, três policiais fo- ram mortos a tiros em Ba- ton Rouge, Louisiana, e um ficou gravemente ferido em Milwaukee, Wisconsin. Os tiroteios ocorreram dois dias depois do enterro de Alton Sterling, 37 anos, um homem negro morto por

um policial no início do mês. As mortes de Sterling e de outro homem negro em Saint Paul, em Minnesota, também no início de julho, geraram ondas de protestos contra a violência policial e racismo por todo o País e reacenderam o movimento

“Black Lives Matter”.

Em Baton Rouge, a polí- cia reportou um confronto com pelo menos um ho- mem. O atirador foi atin- gido por um tiro, mas não

Tensão entre policiais brancos e jovens negros já causou inúmeras mortes nos EUA

há informações sobre seu estado de saúde. A área pró- xima ao ataque está isolada, assim como dois hospitais próximos. Em Milwaukee, as informações são de que o policial foi atacado enquanto estava parado dentro do seu carro de patrulha. Ele está na Polícia de Milwaukee há três anos, e foi hospitalizado com ferimentos graves, mas não corre risco de morte.

Os investigadores acre- ditam que um homem mor-

to era suspeito de inciden-

tes de violência doméstica,

e que ele é o atirador que

atingiu policiais.

(7)

Segunda-feira, 18 de julho de 2016 7

CONJUNTO A PARTIR DE 40M² COM 2 BANHEIROS.

1 vaga de garagem por sala.

localização privilegiada.

a 300 metros da:

Av. Paulo Faccini Carrefour Teatro Adamastor

EDIFÍCIO CORP GRU

WWW.EDCORPGRU.COM.BR 11 4386-4245

11 94326-3585

ALUGA-SE SALAS COMERCIAIS EDIFÍCIO NOVO

R. DO ROSÁRIO, 260 - VILA CAMARGO - GUARULHOS

Sr. Francisco Carlos Nobre Machado, CPF: 447.071.932-34 faz saber que: O INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL INSS não possui nenhum vinculo ou convênio com escritórios de advocacia e consultórios médicos. O requerimento de con- cessão ou revisão de benefícios é gratuito e pode ser realizado pelo proprio segurado. O acesso à Previdência Social é público e gratuito.

Ligue 135 ou acesse o site www.mpas.gov.br

Vendo chácara

98177-0155

Vendo chácara

em condomínio fechado em Santa Isabel com 4.000 m²

com 2 casas, piscina, pomar, horta e garagem

p/ 2 autos.

Entrar em contato no telefone

Vendo Chácara

98177-0155

Condomínio fechado em Santa Isabel c/

4.000 m² com 2 casas, piscina, pomar, horta e

garagem

av: Jamil João Zarif, 354 Taboão

Parcelamos todos os débitos de seu veículo

ATÉ 12X CARTÃO ou 18X NO CHEQUE.

LICENCIAMENTO ATRASADO!!!!!

TELS. 2440.64.25 ou 4963.05.69

VENDE-SE

F:2422-4005

COROLLA.2012.

PRATA.38000.Km.

U.DONO.

R$.50.000,00

PUBLICIDADE LEGAL

IMÓVEIS

IMÓVEIS

CURSOS EMPREGOS

Contrata ADMITE RAPAZES

S/ exp. p/ aux. portaria cond.

várias regiões. sal até $ 1.380 + benef. 3535-1383/ 2362-4232

AGREGA - SE

HR- Vuc - Toco - Truck para inicio imediato Fone: (11) 9 6110-1110/ (11) 9 4634-2939/

ID 115*1596/ ID 115*512

CORRETOR(A)

C/ carro, p/ locação/Vds c/

aj custo 2600-2254/ 94005- 9242

GAROTAS MAIORES

Para privê. Ótimos ganhos. Ofe- reço moradia. F: 3484-6221

MECANICO

de autos c/ exp. no ramo e re- ferência de empregos anterio- res, contato através do e-mail emerson@santotorque.com.

br .Salário à combinar.

OP. TELEMARKTING

C/ Exp. em Filantropia. Entrar em contato F: 2304-2721

REV. SEMI-JOIAS

Em consig, comissão até 50%

você escolhe. 2408-7503.

SAVEIRO CROSS

2012, verm., completíssima, nunca bateu.Baixa Km. R$

36.500. F: 94022-0807

Relax AMANDA PLUS $150

Oral, vaginal, anal e acessórios, local incluso F:94519-9337

BELLA LOIRA

ACESSE www.bellamanccini.

com.br F: 97382-8111 whats

BRENDA $100

O. s/camisinha, beijo na boca, atendo só F: 96080-0725

BÁRBARA E GEISI

Exp. uma sacanagem a 3, orl total e anal c/cert. F: 3484-6221

FERNANDA NISSEI

18a, linda, massagem + saca- nagem. F: 94120-2990 whats

KAKAU MASSAGEM

C/ finalização. Morena Fogosa!

Local discreto. F: 96414-1996

LINDA MORENA

www.samymaynard.com.br (9 8253-9268)

LUDMILA MASSAGEM

C/ finalização, Loira Sensual. F:

98504-9329/ 99139-2199

PROMOÇÃO

Massagens terapêuticas e sen- suais F: 2422-1986/3869-2406

VEICULOS

Carros PNEUS MEIA VIDA

Nacionais, Pirelli, Firestone, Goodyear, carros, Pickups e utlitários aro 13 ao 17. Todas medidas. Bom preço. 2081- 2404 / 99585-6727 www.pes- capneus.com.br

Sitios & Chacaras TAPERA GRANDE

1000m², somente terreno, c/

água e luz, R$ 40 mil, ac auto.

F: 94767-0611 whatsapp

SOBRADO MACEDO

Próx. Unimed, 200m², R$ 470 mil, Ac. proposta, doc ok. Inf./

fotos pelo Whats. 96381-5972

TERRENO MIKAIL

c/ escrit.5x25. R$ 5 mil entr.+100 parcela de 350,00 . F: 3442-9853

NEGOCIOS

Esoterismo TRAGO AMOR EM 24H

Submisso, apaixonado, humil- lhado a seus pés. Poderosa 21 amarração sexual, atrativa , dominadora, definitiva e com- pleta. Resultados imediatos 100% infa. Abra seus caminhos, limpezas, benzimentos, sim- patias e adoçamentos. Atendo pessoal ou por tel: 98425- 4957 T/ 3445-5620/ 96817- 6671 oi/ 97087-8841 V Clara

Oportunidades PLÁSTICO BOLHA

Rolo c/130 m² de R$ 45 por apenas R$ 35 à retirar. Av. Cas- telo Branco, 965, Vl. Augusta.

Betoneiras 120 l Csm c/motor nova!!. De R4 1.100,00 por apenas R$ 900 cada. F: 2425- 1782

TERRAPLANAGEM

Alugo Retroescavadeira, rolo, escavadeira e caminhão. De- molição. Retirada de entulho c/caçamba. F: 2486-8586/

97138-8449/ 7829-6014/ ID 55*768*1039

VD BAR RESTAURANTE

Ótimo ponto, ao lado padaria Chego Lá. Motivo Saúde, óti- mo valor. 2408-4785/95163- 0508 T

VENDO P/LOJISTA

Lote de Manequins e mobiliá- rio para roupa fem. F: 96062- 7316

SERVICOS

Esoterismo CONSELHEIRA

Espiritual, faz e desfaz qualq.

tipo de trab. espec. em ca- sos amorosos, em apenas 1 consulta já verá result. Todos os trab. feitos em sua presen- ça, 100% garant 2387-8421/

95881-7990 whats

Festas REVOLUCAO FESTA

C. elást., p. bolinha, p. pula, barraq., tombo legal, 3435- 3726

Recados PROCURO NAMORADA

alegre e feliz que goste dos afazeres do lar. Mesada . R$

1.100,00 Whatsapp 96755- 9298

IMOVEIS

Aluga-se PQ CONTINENTAL

Casa 1 ou 2 cômodos, Dir c/

Prop. F: 94704-6413 whats

APTO CENTRO

2 dorms.e deps empregada R$

1.000,00. F:96062-7316

CASA TERREA

Prox shop Maia, 2 dorms, + dep, ac. dep. R$ 800 Fabio F:

99752-3735

GALPÃO 360M²

Taboão, trifásico, R$ 4.500,00 F: 94072-0981 whats

SALA CENTRO

Comercial ou residencial F:

98478-0738 direto c/ prop.

SALÃO COMERCIAL

No Gopoúva próx. Al. Yayá.

Tamanho 4x15. F: 96747-7433

SALÃO COMERCIAL

Próx.a prefeitura 370m² c/

trifásico.Permuta por casa F:2440-0078

Litoral FÉRIAS PRAIA GRANDE

Alugo apto frente p/ o mar.

96062-7316

Vende-se AP 2 DORMS

aptocasalote.blogspot.com F94837-5258 Creci 62455F

APTO (URGENTE)

Novo, 2 dorms c/ sacada, salão de festas vg privativa, ótimo Local só R$ 159 mil. Aceito financ./ FGTS ou carro. F: 2814- 9601 / 9686-93850 WhatsApp

APTO PORTAL

Do Milenio. C/ 2 dorms, sl, coz, 1vg, R$ 220 mil 97766-1980

APTO VG V.RIO

2dorms, sac, cond. barato só

$ 150mil Whats 94701-4781

CASA 3 COMODOS

Mikail I , R$ 160 mil+ peq. div.

F: 96700-0402

SALAO COML

Vendo, Ót. localiz. Estr. Nazaré, Jd. São João. F: 2421-3313

Servicos ASSISTENCIA TÉCNICA

Computadores quebrados, c/

virus e s/internet. Atend.no local; taxa Única, R$ 50,00. F:

4604-2633/ 96871-0130

(8)

Segunda-feira, 18 de julho de 2016

8

(9)

ESPORTES Segunda-feira, 18 de julho de 2016

www.folhametro.com.br www.facebook.com/jornalfolhametro Distribuição Gratuita

Resultados do bRasileiRão 2016

Zona de classificação para a Libertadores Zona de rebaixamento

PG: Pontos ganhos;

V: Vitórias;

D: Derrotas;

GP: Gols pró;

SG: Saldo de gols;

CLASSIFICAÇÃO

Sábado Botafogo 3 x 3 Flamengo

Santos 3 x 1 Ponte Preta Ontem

América-MG 0 x 3 Santa Cruz Fluminense 2 x 0 Cruzeiro Corinthians 1 x 1 São Paulo Atlético-PR 1 x 1 Vitória Figueirense 1 x 1 Chapecoense Internacional 0 x 1 Palmeiras

Sport 4 x 2 Grêmio

Time P V D GP SG

1 Palmeiras 32 10 3 31 17 2 Corinthians 29 9 4 25 14 3 Grêmio 27 8 4 25 6 4 Santos 26 8 5 27 13 5 Atlético-PR 24 7 5 17 2 6 Flamengo 24 7 5 18 0 7 Ponte Preta 23 7 6 18 -5 8 São Paulo 22 6 5 16 2 9 Fluminense 21 5 4 15 0 10 Internacional 20 6 7 15 1 11 Atlético-MG 20 5 4 22 0 12 Vitória 19 4 4 18 -3 13 Chapecoense 19 4 4 21 -5 14 Santa Cruz 17 5 8 19 -1 15 Botafogo 17 4 6 19 -5 16 Figueirense 16 3 5 13 -5 17 Sport 15 4 8 23 -3 18 Cruzeiro 15 4 8 18 -7 19 Coritiba 15 3 5 15 -3 20 América-MG 8 2 11 9 -18

INTERNACIONAL 0

PALMEIRAS 1

Marcelo Lomba; William, Paulão, Ernando e Ra- phinha; Fernando Bob (Ariel), Rodrigo Dourado, Gustavo Ferrareis (Anderson) e Andrigo (Valdívia);

Eduardo Sasha e Vitinho. T.: Paulo Roberto Falcão

Fernando Prass; Jean, Edu Dracena, Vitor Hugo e Zé Roberto; Thiago Santos, Tchê Tchê e Cleiton Xavier (Dudu); Róger Guedes (Leandro Pereira), Erik (Rafael Marques) e Gabriel Jesus. T.: Cuca GOL - Erik, aos dez minutos do primeiro tempo.

ÁRBITRO - Andre Luiz de Freitas Castro (GO) CARTÕES AMARELOS - Raphinha, Paulão, Ariel e William (Inter); Gabriel Jesus e Thiago Santos (Palmeiras). RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.

LOCAL - Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS).

Volta logo - Erik (dir.), autor do gol, abraça Gabriel Jesus que vai à Seleção

ESTADÃO CONTEÚDO - O Palmeiras do técnico Cuca vai, aos pou- cos, quebrando alguns tabus que incomodavam a torcida.

De quebra, o time mantém a liderança do Campeonato Brasileiro com consistência e com um bom futebol - a equi- pe foi a grande vencedora da rodada. Ontem, em Porto Ale- gre, a vitória foi em cima do Internacional por 1 a 0, onde não conquistava um resultado positivo desde 1997. Com 32 pontos, se mantém firme na primeira posição da tabela.

“Fazia tempo que o Pal- meiras não ganhava aqui.

Mas fazia tempo também que não vencia o Sport na Ilha do Retiro, que não ganhava do Corinthians no Pacaembu (venceu pelo Campeonato Paulista). Mas o mais impor- tante é que vencemos o jogo.

Perdemos alguns gols, eu sei, mas criamos chances. Estou feliz”, disse o técnico Cuca na saída do gramado.

O Internacional vinha de seis jogos sem vitórias - cinco derrotas e um empate - e pre- cisava de um resultado positi- vo na estreia do técnico Paulo Roberto Falcão. No jogo que marcou a despedida tempo- rária de Fernando Prass e Gabriel Jesus - eles se apre- sentam hoje em Teresópolis para a preparação da Seleção Brasileira que vai brigar pela

Jejum quebrado e liderança com mais vantagem

medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, coube ao atacan- te a primeira chance do jogo.

Logo aos dois minutos, ele re- cebeu ótimo lançamento de Cleiton Xavier, saiu de frente para o gol e tocou por cober- tura, mas a bola saiu à direita de Marcelo Lomba.

Aos 10, porém, o atacan- te Erik não vacilou - Cleiton Xavier levantou na área mais uma vez, Gabriel Jesus desviou, a zaga do Interna- cional dormiu no ponto e o atacante que veio do Goiás deu um carrinho para mar- car o gol da vitória.

Assim, o Palmeiras che- gou aos 32 pontos e agora voltará a jogar no próximo domingo, quando receberá o Atlético Mineiro, no Allianz Parque, às 11h, no mesmo dia e horário em que o Inter- nacional vai visitar a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli.

JEFERSON GUAREZE / AGIF / AE

(10)

Segunda-feira, 18 de julho de 2016

2

(11)

Segunda-feira, 18 de julho de 2016 3

ABRE VAGAS PARA INTERESSADOS EM:

IMPLANTES DENTÁRIOS

Atendimento:

Segunda a Sexta

Horário comercial 2 4 51 - 0 9 3 7

2 4 9 7 - 1 8 2 2

RUA DR. RODRIGO COSTA, 148

PICANÇO - GUARULHOS/SP www.aoesp.com.br

Resp.Téc de Lucca & Marques CROSP 9009 Dr. Leandro De Lucca CROSP 64584

VAGAS LIMITADAS

Rivalidade - Bruno Henrique (esq.) e Rodrigo Caio disputam jogada

CORINTHIANS 1

SÃO PAULO 1

Cássio; Fagner, Yago, Balbuena e Uendel; Bru- no Henrique, Rodriguinho (Elias), Marquinhos Gabriel (Rildo), Giovanni Augusto (Guilherme) e Romero; Danilo. T.: Cristóvão Borges.

Denis; Bruno, Maicon, Rodrigo Caio e Mena;

Hudson, Thiago Mendes, Centurión (Gilberto), Cueva e Michel Bastos (Luiz Araújo); Ytalo (Wes- ley). T.: Edgardo Bauza.

GOLS - Cueva, aos 15, e Bruno Henrique, aos 21 minutos do primeiro tempo. ÁRBITRO - Péricles Bassols Pegado Cortez (PE). CARTÕES AMARE- LOS - Cueva, Hudson, Rodriguinho, Fagner, Thia- go Mendes, Elias. PÚBLICO - 42.099 pagantes.

RENDA - R$ 2.620.166.

LOCAL - Itaquerão, em São Paulo (SP).

ESTADÃO CONTEÚDO - Corinthians e São Paulo protagonizaram um bom jogo no Itaquerão onde o resultado agradou apenas a uma torcida: a do Palmeiras. O empate por 1 a 1 fez com que o time alvine- gro deixasse o rival alviverde aumentar a vantagem na lide- rança do Campeonato Brasi- leiro enquanto o time tricolor perdeu uma boa oportunida- de de vencer pela primeira vez na casa do rival e mostrar que a eliminação da Liberta- dores ficou para trás.

Com o resultado, o Corin- thians chegou aos 29 pontos e viu o Palmeiras somar 32, com a vitória sobre o Inter- nacional, no Beira-Rio. Já o São Paulo fica com 22 pon- tos e continua distante dos primeiros colocados.

Nenhuma das equipes têm motivos para celebrar o placar. Aos 13 minutos do pri- meiro tempo, Cueva recebeu lançamento, saiu em veloci- dade pela esquerda e, após

Timão e Tricolor lamentam empate que ajuda o Verdão

dar um drible curto em Yago, foi derrubado pelo defensor corintiano. Na cobrança, o pe- ruano bateu no canto esquer- do e marcou seu primeiro gol com a camisa tricolor.

Seis minutos depois, em um lance meio despreten- sioso, Marquinhos Gabriel chutou fraco, Rodrigo Caio tentou afastar da área, mas chutou a bola em cima de Bruno Henrique, que cabe- ceou em direção ao gol e garantiu o empate do Ti- mão na partida.

MARCELLO ZAMBRANA / AGIF / AE

(12)

esportes

Segunda-feira, 18 de julho de 2016

4

Chegada - Edicarlos lutou até o fim pela vitória na prova do litoral Preocupação - AD teve apenas uma vitória nas últimas cinco partidas

Raphael pozzi - O guarulhense Edicarlos Rodrigues ficou na terceira colocação do circuito de corridas K21 Series, etapa de Maresias, realizado no último sábado. Ele disputou a prova de 10 quilômetros.

“Larguei no pelotão da fren- te, mas não consegui manter o ritmo”, afirmou.

Hoje, o atleta treina no Bosque Maia com a equipe EBR Esportes. Ele contou que pretende seguir para os 21 quilômetros. “Estou treinando desde o início do ano para atingir essa meta”, afirmou. A próxima prova que ele vai disputar é o Circuito das Serras, que começa em agosto, ainda sem data definida, mas que acontece no Parque Juque- ri, em Franco da Rocha.

“Vou tentar 12 quilômetros dessa vez”, disse.

Edicarlos, que comple-

Raphael pozzi - Pela última roda- da da primeira fase da Quarta Divisão do Campeonato Pau- lista, a AD Guarulhos empa- tou em 2 a 2 com a Portuguesa Santista, ontem, fora de casa.

Com o resultado, a Briosa ga- rantiu a primeira colocação do grupo quatro, com 32 pontos.

Em segundo, ficou o Mauaen- se, com 28. Uma posição abai- xo, o Índio conquistou 25 pon- tos. O último classificado foi o Jabaquara, com 21 pontos.

A segunda fase será dispu- tada em quatro grupos com quatro times cada. Eles se en- frentam em turno e returno.

Serão, portanto, seis jogos. Os dois melhores classificados de cada grupo avançam.

Guarulhos agora vai en- frentar Inter de Bebedouro, o primeiro colocado do grupo dois com 31 pontos, Vocem,

AD empata e conhece adversários da 2ª fase

que conquistou 32 pontos e ficou na segunda posição do grupo um, e o Osasco, que fi- cou em quarto no grupo três, com 24 pontos.

A campanha do time que representa a cidade no torneio foi construída com oito vitó- rias, um empate e cinco derro- tas. Foram 31 gols marcados,

empatado com a Portuguesa Santista como o time que mais marcou gols pelo grupo qua- tro, mas 24 tomados, enquan- to a Briosa tomou apenas nove em todo o campeonato.

Já pela Copa Paulista, ontem, o Flamengo perdeu para o time B do Santos, na Vila Belmiro, por 2 a 0.

Guarulhense fica em 3º nos 10 km de Maresias

tou 44 anos no último mês, atualmente conta com pa- trocínio de Portobello, Su- plelink Suplementos, EBR Cartuchos e Espaço Vida Saúde da Herbalife do Par- que Novo Mundo. “É moti- vo de orgulho levar Guaru- lhos no peito”, afirmou.

arquivo pessoal

reprodução Facebook

Referências

Documentos relacionados

Este artigo analisa a relação entre criminalidade no entorno das escolas e a proficiência escolar de alunos de 4 a e 8 a séries (5º e 9º anos) do ensino fundamental no município

O artigo tem como objeto a realização, em 2013, do Congresso Internacional Justiça de Transição nos 25 anos da Constituição de 1988 na Faculdade de Direito da UFMG, retratando

No entanto, para se alcançar a eficiência do serviço público, o modelo gerencial de administração propõe, além de melhor planejamento administrativo, a criação de

Em pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), em 2011 o consumo de artigos infantis movimentou cerca de R$26,2 bilhões, sendo que mais

The lagrangian particle tracking model was used to stu- dy the dispersion of particles released in different lagoon channels, the advection of particles released

Durante este estágio, passei a maior parte do tempo no internamento do serviço mas também estive algumas noites no serviço de urgências, para além das consultas externas

Análise do Tempo e Renda Auferidos a partir da Tecnologia Social Durantes os períodos de estiagem, as famílias do semiárido busca água para o consumo familiar em locais mais

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for