• Nenhum resultado encontrado

A ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO NO ÂMBITO DA SAÚDE COLETIVA: UMA PROPOSTA MULTIDISCIPLINAR :: Brapci ::

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "A ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO NO ÂMBITO DA SAÚDE COLETIVA: UMA PROPOSTA MULTIDISCIPLINAR :: Brapci ::"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB 2013) GT 11: Informação e Saúde

Comunicação Oral

ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO EM UM ESPAÇO VIRTUAL NO ÂMBITO DA SAÚDE COLETIVA

Claudia Regina Cicon – UEL Patrícia Pereira Almeida – UEL

Sandra Moitinho Lage – UEL Rosane Alvares Lunardelli – UEL

Resumo

O escopo de assuntos tratados pela saúde coletiva é de grande relevância para a população de um país em desenvolvimento. Em decorrência foi criada a ABRASCO, uma associação voltada ao desenvolvimento dessa Área, cujo site é objeto de estudo no artigo em pauta. De acordo com esse contexto, analisou-se a organização da informação no site da ABRASCO a partir da Arquitetura da informação, sob a ótica dos aportes metodológicos da Ciência da Informação e da Linguística Textual. Para isso, utilizou-se a metodologia proposta por Morville e Rosenfeld (2006) para a coleta de dados. Como resultado, constatou-se que a arquitetura da informação do site é simples, apresenta os quatro componentes de AI, contempla de forma razoável a organização da informação e apresenta um grau de informatividade apropriado ao contexto.

Palavras-chave: Arquitetura da Informação. Ciência da Informação. Organização da Informação. Linguistica Textual. ABRASCO.

ANALYSIS OF INFORMATION ORGANIZATION IN A VIRTUAL SPACE WITHIN THE PUBLIC HEALTH SCOPE

Abstract

The scope of issues addressed by public health is of great importance for the population of a developing country. Consequently ABRASCO was created, an association dedicated to the development of this area, whose site hás been studied in this article. Under this context, we analyzed the organization of information on the website of ABRASCO from the Information Architecture, from the perspective of methodological contributions of Information Science and Text Linguistics. For this, we used the methodology proposed by Morville and Rosenfeld (2006) for data collection. As a result, it was found that the information architecture of the site is simple, presents the four components of IA, reasonably contemplates the organization of information and features a level of informativity appropriate to the context.

Keywords: Information Architecture. Information Science. Information Organization. Text Linguistics. ABRASCO.

1 INTRODUÇÃO

(2)

Para Noruzi (2004), a informação inserida na web possui um importante valor agregado, uma vez que os usuários podem acessá-las. “Se a informação é a moeda da economia baseada no conhecimento, a web corresponde a um banco de investimento para esta moeda” (NORUZI, 2004, p. 2, tradução nossa).

Dentre as informações oriundas das diversas áreas do conhecimento, ressaltam-se, no presente estudo, aquelas voltadas à área da Saúde Coletiva1, inscritas no site da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO). Entretanto, organizar a informação, visando o seu acesso e apropriação por parte de indivíduos das mais diversas comunidades globais não é uma tarefa fácil ou de simples execução. De acordo com esse cenário, Brandão e Lubisco (2000) evidenciam a complexidade do tratamento e organização das informações ao considerarem não apenas o gigantesco volume do acervo como também o grau de sofisticação alcançado, oriundo de adicionais tecnológicos característicos do ambiente digital. Outro aspecto a ser lembrado diz respeito as diferentes necessidades informacionais e formas de busca de seus usuários.

Neste contexto, buscou-se, em uma perspectiva multidisciplinar, aportes teóricos e metodológicos da Ciência da Informação, da Linguística e da Ciência da Computação, para subsidiar a pesquisa que se delineia. No âmbito da Ciência da Informação, entre outros aspectos, são discutidos e citados, estudos voltados à representação informacional na Web visando sua organização e disseminação. Entre eles apresenta-se o de Noruzi (2004) que adaptou as cinco leis de Ranganatham da Biblioteconomia, convertendo-as para o ambiente Web. Para o autor, o escopo das leis de Ranganathan pode ser estendida para a Web.

Dias e Silva (2008) seguem essa proposição ao afirmarem que essas leis resumem muito daquilo que a comunidade Web necessita e complementam salientando que atualmente as mesmas cinco leis são discutidas e reutilizadas em vários contextos.

De acordo com essa perspectiva, Noruzi (2004) apresenta a interrelação entre as premissas de Ranganathan e as da Web conforme apresentado no quadro a seguir.

Quadro 1 – Tabela de conversão das leis de Ranganathan para Web. Leis de Biblioteconomia Leis da Web

1 Livros são para uso Recursos web são para uso

2 Para cada leitor, seu livro Para cada usuário, seu recurso web 3 Para cada livro, seu leitor Para cada recurso web, seu usuário 4 Poupe o tempo do leitor Poupe o tempo do usuário

1

(3)

5 A biblioteca é um organismo em crescimento

A web é um organismo em crescimento

Fonte: Adaptado de Noruzi (2004).

Em síntese, observa-se que a primeira lei sinaliza que tanto os ambientes físicos como os digitais são para uso e aprendizado. Para o autor, esta lei é muito importante porque a informação não tem utilidade se não for apropriada ou pelo menos se não estiver disponível para a aprendizagem. O papel da web, neste cenário, é servir a comunidade e maximizar sua utilidade social no processo de comunicação da informação.

A segunda e a terceira lei, de forma resumida, revelam a necessidade fundamental do equilíbrio entre desenvolver recursos na web e o direito básico dos usuários ao acesso a esses recursos em qualquer lugar do mundo. Um site deve formular políticas de acesso suficientes para cumprir as expectativas de sua comunidade de usuários (NORUZI, 2004).

Na quarta lei o autor afirma que o uso de um site estruturado e devidamente organizado otimiza o tempo de acesso do usuário, sendo esta condição possível, por exemplo, com a inserção de mapas e índices para garantir a uniformidade do tratamento dos recursos para diferentes finalidades. Para auxiliar os usuários a encontrarem os recursos que são relacionados topicamente, o autor entende que os profissionais da web devem utilizar links de navegação. “Webmasters devem ter sempre em mente que o tempo dos usuários é muito importante e precioso” (NORUZI, 2004, p. 3, tradução nossa).

A quinta lei denota que a Web reflete as mudanças que ocorrem no mundo e que continuará a crescer. Na verdade, ela é um organismo em crescimento, por isso, precisa-se planejar segundo a premissa de que a web e seus usuários irão crescer e mudar rapidamente as suas necessidades e modus operandi ao longo do tempo.

(4)

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO E A ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO EM AMBIENTE WEB

A World Wide Web (www) surgiu no início da década de 1990 com o objetivo de “oferecer interfaces mais amigáveis e intuitivas para a informação que era disponibilizada via internet” (NONATO et al., 2008, p. 127). Segundo Ferreira; Vechiato e Vidotti, (2008) a Web possibilita ao usuário a integração efetiva no processo de seleção, busca, acesso, criação e recuperação das informações em um navegar hipertextual, de acordo com seu processo de aquisição de conhecimento.

De acordo com os autores, a estruturação de websites com o uso dos elementos da Arquitetura da Informação (AI) pode possibilitar a recuperação e a disseminação da informação de forma mais efetiva, levando-se em conta as necessidades peculiares dos usuários e das comunidades. Os websites devem ser criados para satisfazer usuários internos e externos à instituição. Acredita-se que as informações neles inseridas promovam divulgação e gerem conhecimentos. Para tanto existem regras quanto a sua estrutura que auxiliam na navegação, na acessibilidade, no uso e na usabilidade.

Para Sarmento e Souza (2003), o termo Arquitetura da Informação (AI) foi popularizado pelo arquiteto Richard Saul Wurman, em 1960, na intenção de descrever como construções, transportes e trabalhadores interagiam entre si no ambiente urbano, aliando os estudos de Arquitetura e de Informação. Neste contexto, interessou-se em como essas informações poderiam ser reunidas, organizadas e apresentadas fazendo surgir as primeiras anotações acerca da Arquitetura da Informação em diferentes formas e para públicos diversos (SARMENTO; SOUZA, 2003).

Entretanto, foram os autores Peter Morville e Louis Rosenfeld que em 1994 apropriaram-se de fato de aportes de AI para o desenvolvimento de metodologias para que os conteúdos digitais fossem mais acessíveis e recuperáveis para o usuário (CAMARGO, 2004). Diante de uma arquitetura informacional eficaz, com formatos e estruturas apropriados, é possível ter melhores resultados que permitem o fácil acesso às informações importantes (MORVILLE; ROSENFELD, 2006).

(5)

organizar, navegar, marcar e buscar mecanismos no sistema de informação (MORVILLE, ROSENFELD, 2006).

A AI visa atender as necessidades dos usuários tendo em vista seus objetivos, por meio de um gerenciamento eficiente, dos seus conteúdos e suas políticas, procura-se reduzir ao máximo a ambiguidade e complexidade (MIRANDA et al., 2012). De acordo com Santos e Silva (2012) a AI tem como propósito a acessibilidade, a usabilidade e a eliminação de espaços geográficos com o objetivo de formar sistemas informacionais digitais de maneira coerente e acessível aos usuários.

Salientam Ferreira; Vechiato e Vidotti (2008) que são estudadas pela Arquitetura da Informação “[...] As diretrizes para elaborar uma estrutura informacional consistente, organizando dados em ambiente informacional com o objetivo de ser acessado pelos usuários atendendo subas necessidades com rapidez e eficiência”. A AI, como afirmam os autores (2008 p. 124) “[...] pode tornar um portal web mais acessível por várias razões: econômica, técnicas, legais, pessoais ou pelas necessidades de seus usuários.” Nessa perspectiva torna-se evidente que com design acessível, a garantia da recuperação da informação torna-se um ponto forte.

Para Rosenfeld e Morville (2006) o planejamento de web site está relacionado com: deixar clara a missão e visão do site; determinar o conteúdo e a funcionalidade; especificar como o público usuário irá encontrar a informação pelos critérios de organização, navegação, acesso e pesquisa no sistema; programar as atualizações acomodando mudanças; e o seu crescimento ao longo do tempo por intermédio do seu mapeamento. De um modo geral, a AI auxilia os profissionais de informação no projeto de infraestruturas na web, tais como: organização, hierarquia e categorização da informação visando atender as necessidades dos usuários e proporcionar maior qualidade na disponibilização dos conteúdos informacionais (RIBEIRO, 2011).

Eschenfelder et al. (1997) explica que uma vez que a avaliação dos recursos informacionais e a organização da informação são inerentes ao campo da Biblioteconomia e da CI, muito da literatura se relaciona à avaliação do conteúdo informacional e à organização da informação em ambientes digitais. Nos projetos de sites, a AI é responsável por definir a estrutura, o desenho que organiza as informações sobre o qual todas as demais partes irão se apoiar (DIAS; SILVA, 2008).

(6)

facilitar as tarefas e o acesso intuitivo aos conteúdos. Assim, a AI foi dividida em quatro componentes – organização, navegação, rotulagem e busca –, como descritos na sequência.

a) Sistema de organização

Para Morville e Rosenfeld (2006), a organização da informação em sites estabelece as maneiras como os conteúdos informacionais podem ser agrupados. Neste componente, decidem-se os critérios de disposição, as formas de armazenamento, classificação e a descrição dos itens informacionais (SANT´ANNA, 2009). Dias e Silva (2008) consideram este componente como um conjunto de elementos ou partes interdependentes que constituem uma totalidade organizada de acordo com determinados critérios. De acordo com a metodologia de Morville e Rosenfeld (2006) o sistema de organização tem como finalidade distribuir o conteúdo no web site, utilizando as formas de organização. Este componente divide-se em esquema e estrutura. Os autores explicam que esquemas possibilitam uma rápida visualização de como toda a informação está organizada e as estruturas definem os tipos de relações entre os itens agrupados ou categorizados.

Os esquemas são subdivididos em: exato, ambíguo e híbrido e alguns deles também possuem subdivisões. Já as estruturas são divididas em: hierárquicas, hipertextual e base relacional. O Quadro 2 apresenta um resumo dos tipos citados.

No esquema exato, separam-se as informações em seções exclusivas e bem definidas, por isso, a sua subdivisão em modo alfabético, cronológico e geográfico. Tal organização dá condições para que o usuário saiba a existência e localização da informação específica que procura (MORVILLE; ROSENFELD, 2006). No esquema ambíguo, as informações são divididas em categorias definidas por características determinadas pelos desenvolvedores de sistemas e diferenciam-se do esquema exato pela dificuldade de se projetar e manter (SOUZA; FORESTI; VIDOTTI, 2004). No entanto, são muito úteis porque auxiliam os usuários que não sabem exatamente o que procuram ou têm apenas uma vaga informação a respeito do assunto. Este tipo de esquema é subdivido em: tarefa, assunto, pú

blico alvo e metáfora.

Quadro 2 – Tipos de organização.

SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO

(7)

Híbrido Junção dos tipos de esquemas exato e ambíguo.

ESTRUTURAS

Hierárquico ou top-down

Simboliza o desenho hierárquico. Para a sua construção deve-se definir o número de opções de cada nível.

Hipertextual Forma não linear de estruturar informações mediante o uso de links.

Base relacional ou bottow-up

Utiliza-se informações organizadas em base de dados relacionais.

Fonte: Adaptado de Morville e Rosenfeld (2006).

O terceiro tipo de esquema de organização denominado de híbrido caracteriza-se pela união de dois ou mais esquemas diferentes. Na opinião de Lima Filho (2011), este tipo de esquema é considerado insuficiente para representar o conteúdo informacional, havendo a necessidade da complementação de outro, razão pela qual, é um dos mais aplicados em sites justamente por permitir a mistura de vários esquemas.

A segunda categoria do componente de organização é a estrutura que é compreendida pelo estabelecimento de tipos de relação entre o conteúdo dos itens e dos grupos, bem como, os primeiros caminhos nos quais o usuário pode navegar (SILVA, 2010). Souza, Foresti e Vidotti (2004) esclarecem que a estrutura de organização é muito importante na construção de sites, por definirem os caminhos que podem ser seguidos pelos usuários. É possível utilizar as três estruturas - hierárquicas ou top-dow, hipertexto e base relacional ou bottom-up - de forma que se complementem.

b) Sistema de navegação

Silva e Araújo (2011) apontam como funções básicas deste componente, além de indicar ao usuário a sua localização, mostra também o caminho correto para chegar ao seu destino. Em decorrência do afirmado, o sistema de navegação é dividido em três categorias: embutido (hierárquico, global, local, ad hoc e contextual), auxiliar (barra de navegação e frames) e suplementar (mapas de site, índices, guias, personalização, customização e navegação social).

(8)

maior movimentação vertical (profundidade) e lateral (largura). Complementa o sistema hierárquico de navegação; - Local, onde se acessa uma seção dentro do site com conteúdo específico sendo representado por uma lista de tópicos ou de itens relacionados entre si. Complementa a navegação global. - Ad Hoc, links inseridos no corpo do texto com outras informações adicionais. em forma de palavras ou frases.

Como elementos complementares de navegação, pode-se considerar - Barra de navegação, onde estão localizados os links de hipertexto, em forma gráfica ou como imagem. Uma coleção de links de hipertexto agrupados em uma página pode estar na forma gráfica como uma imagem mapeada ou como imagens dentro de uma estrutura de tabela ou mesmo baseada em texto; Frames que são sub-janelas nas quais são apresentadas informações independentes entre si. São utilizados como forma de aplicação de barras de navegação textuais ou gráficas, separando o sistema de navegação do conteúdo do site. A utilização dos frames deve ser planejada de acordo com o espaço que ocuparão na tela; Menus ou sumário são apresentados níveis de hierarquia com os assuntos mais relevantes; Índice, na forma de palavras chave ou frases; Mapa do site que se relaciona a todos os itens contidos no site (FERREIRA, VECHIATO; VIDOTTI, 2008; SOUZA, FORESTI; VIDOTTI, 2004)

c) Sistema de rotulagem

O sistema de rotulagem é estabelecido na forma de ícones ou textos que auxiliam na identificação do conteúdo. [...] “O acesso pode ser via rótulo textual localizado no início da página, por termos de indexação ou cabeçalhos de assunto, ou por elementos Iconográficos com navegação e cabeçalhos” (FERREIRA; VECHIATO; VIDOTTI, 2008, p. 120). No entendimento de Aquino e Oliveira (2012), assim como as palavras encerram em si mesmas um significado, os rótulos em um ambiente digital trazem uma grande quantidade de informações abrangendo inclusive outros sistemas como organização e navegação. “A sua função é comunicar a informação sem demandar grande capacidade cognitiva do usuário” (AQUINO; OLIVEIRA, 2012, p. 135).

Silva (2010) completa que rotular é uma forma de representar a informação inerente ao ser humano. “Utiliza-se rótulos para representar maiores pedaços de informações nos websites, sendo seu objetivo comunicar a informação eficientemente, ou seja, transmitir o significado sem ocupar muito espaço vertical da página” (SILVA, 2010, p. 17).

(9)

O quarto componente é o sistema de busca que é responsável pelo acesso rápido à informação contida no website. A recuperação pode ser feita por meio da representação por metadados. Este elemento é utilizado na Internet para permitir a localização de informações que podem estar armazenadas em qualquer computador conectado a ela. Morville e Rosenfeld (2006) categorizaram o sistema de busca em: item conhecido, idéias abstratas, exploratórias e compreensivas. Na perspectiva de estudiosos do assunto, destacam-se alguns elementos adicionais que devem ser considerados na composição do website como o Conteúdo das informações. Nesse sentido, é necessário levar em conta:

- Objetividade, deve-se utilizar uma linguagem que proporcione o acesso e a recuperação da informação, ou seja, implica em utilizar uma linguagem que auxilie no acesso rápido e eficiente à informação;

- Navegabilidade, é responsável por fazer com que o usuário recupere rapidamente o que procura;

- Visibilidade, trata-se da organização visual das informações no site, observando-se o uso adequado de recursos tecnológicos para melhor visualização das informações. (SOUZA; FORESTI; VIDOTTI, 2004; FERREIRA; VECHIATO; VIDOTTI, 2008).

Diante do exposto, torna-se evidente que, com a seleção adequada dos elementos da AI, pode-se organizar um website que proporcione a interação do usuário de maneira satisfatória, garantindo o acesso e a usabilidade, bem como a recuperação do material armazenado no ambiente informacional digital.

Outros fatores a considerar no processo de análise da organização da informação em ambiente digital, são os aspectos formais e estruturais da apresentação dos textos publicados neste ambiente, no qual, a Linguística Textual (LT) é uma área que pode contribuir para esse propósito.

2.2 A LINGUÍSTICA TEXTUAL E OS FATORES DE TEXTUALIDADE

(10)

comunicativa exclusiva, isto é, faz sentido para quem a produz e para quem a recebe, caracterizando-se como uma unidade linguística reconhecível e reconhecida.

De acordo com essa proposta, Beaugrande e Dressler (1997) elencaram sete fatores como sendo os responsáveis pela qualidade de qualquer tipo de texto. São eles: coesão, coerência, aceitabilidade, situcionalidade, intencionalidade, informatividade e intertextualidade.

Entretanto, dada as limitações do estudo em tela, aliada as especificidades do corpus analisado, optou-se por investigar somente o fator informatividade. A informatividade, diz respeito ao grau de informações que o texto possui. De outra perspectiva é possível afirmar que a informatividade relaciona-se com o grau de novidade que um texto pode trazer.

Para Koch (2013), a informatividade, refere-se ao “como do texto, à forma como a informação é divulgada, exercendo neste sentido, um papel importante na seleção e arranjo dos componentes textuais. Complementando, a autora ( p.41) esclarece que a informatividade “diz respeito por um lado, à distribuição da informação no texto e, por outro, ao grau de previsibilidade/redundância com que a informação nele contida é veiculada.” De acordo com a autora, existem três níveis de informatividade: a) A baixa informatividade, acontece quando a informação de um texto é toda apresentada da forma mais previsível possível, ou seja, há uma facilidade no entendimento de seu contexto; b) a média informatividade, é quando a informação introduzida por pelo menos em parte, de forma menos esperada, menos previsível ou redundante e a c) alta informatividade, que Koch (2013) também denomina de grau máximo, acontece quando toda a informação for apresentada de maneira imprevisível. Nesta condição, exige-se um grande esforço para o seu processamento. Este tipo de grau é comum na linguagem poética e metafórica em geral e em textos especializados.

Fundamentado nos aportes teóricos anteriormente mencionados, buscou-se analisar o site da ABRASCO, visando caracterizar sua organização e consequente acesso, por parte de seus usuários, da informação ali inscrita.

3 CARACTERIZAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA2– ABRASCO:

A Associação foi criada em setembro de 1979, em Brasília, por técnicos, profissionais, alunos e professores da área da Saúde Coletiva, interessados em fundar uma associação que

2 Saúde Coletiva: “[...] campo científico, onde se produzem saberes e conhecimentos acerca do objeto ‘saúde’ e onde operam distintas disciplinas que o contemplam sob vários ângulos; e como âmbito de práticas [...], onde se realizam ações em diferentes organizações e instituições por diversos agentes (especializados ou não) dentro e fora do espaço convencionalmente reconhecido como ‘setor

(11)

agregasse diferentes cursos de pós-graduação da área, assim como em formar profissionais com novos conceitos relacionados aos problemas de saúde nos campos biomédico, político e social (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA, 2012).

No momento de sua criação, “verificava-se o início do processo de institucionalização no Brasil da abordagem da Saúde Coletiva” (LIMA; SANTANA, 2006, p. 11). Na base acadêmica o processo consolidava-se com os cursos de pós-graduação em Saúde Coletiva em diversas Instituições de Ensino Superior, bem como com as experiências do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB) (LIMA; SANTANA, 2006). Neste sentido, como salienta Fonseca (2006, p. 21), é que a Associação surgiu e se consolidou institucionalmente na interligação entre formação profissional e atuação política.

A Abrasco tem como objetivo atuar entre os centros de treinamento, ensino e pesquisa em Saúde Coletiva na articulação e apoio, no fortalecimento mútuo das entidades associadas, para ampliação do diálogo com a comunidade técnico-científica e consequentemente com os serviços de saúde, organizações governamentais e não governamentais, bem como com a sociedade civil. Atualmente ela conta com 34 instituições associadas, entre elas escolas, institutos e departamentos de Saúde Pública/Coletiva e Medicina Preventiva e Social e com mais e 3.500 associados individuais que são trabalhadores, professores e/ou pesquisadores em saúde. A entidade é responsável pela a Revista Ciência e Saúde Coletiva (mensal), criada em 1996 e a Revista Brasileira de Epidemiologia (trimestral), criada em 1998, para a editoria de periódicos científicos, que crescem em importância e em volume de artigos publicados, o que atesta o reconhecimento e relevância da Associação para a comunidade científica.

(12)

Figura 1 Homepage da ABRASCO.

Fonte: www.abrasco.org.br. Acesso em: 28 jul. 2013.

Para ampliar a disseminação de informações em saúde coletiva a ABRASCO também criou um site no qual são divulgadas informações diversas relacionadas a sua área de atuação como eventos, fóruns de discussão, rede de pesquisas, boletins de noticias e demais informações correlatas.

A relevância das informações contidas, aliada as características e formação multidisciplinar de seu usuário, - uma vez que o escopo de temas de interesse à Saúde Coletiva é consideravelmente numeroso -, tornam ainda mais importantes a organização e apresentação desse site. Em decorrência, buscou-se, como anteriormente mencionado, analisar o site sob a ótica dos quatro componentes propostos por Morville e Rosenfeld (2006), e um dos fatores de textualidade, a informatividade, proposto pela Linguística Textual.

4 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

(13)

Quadro 3 – Componentes de Arquitetura da Informação.

Fonte: Adaptado de Morville e Rosenfeld (2006).

A principal página web utilizada para esta coleta foi a homepage ou página inicial do site, no qual, buscou-se identificar os componentes de AI: organização, navegação, rótulo e busca, cada qual, com o desmembramento de seus tipos e subtipos para responder se ‘atende’ ou ‘não atende’ à proposta metodológica de Morville e Rosenfeld (2006). Outro aspecto avaliado foi com relação ao grau de informatividade prescrito pela Lingüística Textual.

5 ANÁLISE DOS RESULTADOS

5.1 SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO

De um modo geral, o sistema de organização define o agrupamento e a categorização de todo o conteúdo informacional de um site considerando características como ambiguidade, heterogeneidade e homogeneidade (MORVILLE; ROSENFELD, 2006). Os mesmos autores dividiram este componente em esquemas e estruturas. Assim, na página inicial do site da ABRASCO nota-se a presença do esquema exato, identificado pela objetividade das informações, principalmente, na descrição dos seus links. Porém, os subtipos do esquema exato elencados por Morville e Rosenfeld (2006) - alfabético, cronológico e geográfico - não foram identificados em nenhum dos blocos de navegação.

(14)

de uma informação, poderia ser pertinente para a organização da informação do site, principalmente para agilizar a localização de informações. A ordem alfabética também poderia facilitar a localização das informações.

Quanto à estrutura de organização, observou-se na sua homepage as estruturas do tipo hierárquica, pois a página é organizada de cima para baixo, ou seja, de uma informação “geral” para “específica”, sendo possível identificar os agrupamentos, rótulos, menus de navegação, hierarquias e demais objetos da AI em uma mesma página (MORVILLE; ROSENFELD; 2006). No que diz respeito à largura e profundidade dos links, Morville e Rosenfeld (2006) consideram importante conter no máximo três acessos ou níveis hierárquicos - larga e rasa - para facilitar a sua organização, outro requisito identificado na homepage da ABRASCO. Os autores justificam que a opção larga e rasa, facilita a localização das informações sem a necessidade de clicar em vários links, bem como, permite reestruturar a arquitetura da página sem dificuldades. Além da estrutura hierárquica, a homepage é repleta de hiperlinks, desta forma, caracteriza-se também como estrutura hipertextual.

5.2 SISTEMA DE NAVEGAÇÃO

A homepage da ABRASCO apresenta os modos de navegação do tipo embutido e auxiliar. Assim, para a navegação embutida foram identificadas em um mesmo menu os tipos local e global, localizados no menu principal do lado esquerdo da homepage. Na navegação global, mesmo quando mudam as páginas ao clicar em um dos links, o bloco de navegação permanece no mesmo local. O mesmo menu também possui características de navegação local, pela razão de alguns de seus links estarem associados a informações específicas. Para Morville e Rosenfeld (2006), a navegação global pode levar o usuário a uma navegação local, como acontece no site da ABRASCO. Exemplificando a navegação local, ao clicar no link A ABRASCO no modo de navegação global, as informações sobre a história da instituição ficam disponíveis na mesma página ao lado do link, ou seja, sem abrir outra página.

Outro tipo de navegação embutido verificado é o contextual, que basicamente caracteriza-se como informações na forma de links inseridas em textos. Neste caso, os links contextuais estão tanto na homepage como nas demais páginas do site. Este tipo de navegação é importante para facilitar a interatividade das informações, uma vez que, ao clicar em uma palavra em forma de link é possível deslocar-se para outras informações correlatas de maneira fácil e ágil.

(15)

como elementos auxiliares de navegação. Souza, Foresti e Vidotti (2004) explicam que as barras de navegação são coleções de links de hipertexto agrupados em uma página que podem estar na forma gráfica como uma imagem mapeada ou como imagens dentro de uma estrutura de tabela ou mesmo baseada em texto. Já os frames permitem inserir componentes que separam as informações em partes ou blocos (MORVILLE;ROSENFELD, 2006).

5.3 SISTEMA DE ROTULAGEM

Este componente de AI pode ser textual e iconográfico e os dois tipos estão presentes na homepage da ABRASCO. Observou-se que tanto o rótulo textual quanto o iconográfico, este último em maior número, apresentam-se em quantidades razoáveis, ou seja, não existem rótulos excessivos que poderiam “poluir” a arquitetura da homepage.

5.4 SISTEMA DE BUSCA

O quarto componente de AI foi localizado na homepage da ABRASCO na parte superior no canto direito com a descrição “busca”. Porém, esta não é uma ferramenta interna do site, ou seja, ao inserir o mouse no campo busca é aberta a ferramenta de busca do Google no centro da página.

Observou-se, conforme a metodologia de Morville e Rosenfeld (2006), a presença dos cinco tipos de busca – genérico, exploratório, abstrato, compreensiva e item conhecido. Por exemplo, ao digitar a palavra chave “contatos” efetiva-se a busca que o usuário conhece o item a ser pesquisado, sendo está uma característica do tipo “item conhecido”. Já outras palavras-chaves pesquisadas para a coleta de dados enquadraram-se tanto no tipo “exploratório”, no qual, realiza-se a busca em que o usuário sabe descrever, mas, não sabe o que procura, quanto no tipo “abstrato” em que se realiza a busca que o usuário sabe o que quer mas não consegue descrevê-lo de forma exata. A ferramenta de busca também permite executar a pesquisa detalhada do tipo “compreensiva”, que realiza uma consulta quando o usuário quer todas as informações de um determinado assunto.

5.5 GRAUS DE INFORMATIVIDADE NO SITE DA ABRASCO

(16)

b) Grau médio de informatividade: foram os mais encontrados, uma vez que a disponibilização de novas informações foi um aspecto recorrente em todos os itens. Importa mencionar que embora os textos estejam, em sua maior parte, redigidos de forma clara, de fácil entendimento, observou-se o emprego de termos relacionados à Área bem como abreviaturas específicas ao contexto. Em suma, observou-se que ao mesmo tempo em que os textos são de fácil compreensão, eles seguem um padrão formal de escrita, sem gírias ou outro fator correspondente à linguagem coloquial. Somam-se à isso, a possibilidade de criação de novos conhecimentos por parte de seus usuários uma vez que novas informações são apresentadas.

c) Alto grau de informatividade: demanda um nível expressivo de conhecimento anterior. Nesta condição, o alto grau de informatividade decorre de conteúdos menos previsíveis e atualizados. Um caso específico seriam os textos especializados para determinado segmento da sociedade. Com relação ao site pesquisado, evidenciaram-se alguns textos de alto grau de informatividade, como por exemplo, os artigos científicos publicados, as normatizações e os grupos de trabalho.

6 COMENTÁRIOS FINAIS

Na atualidade, os crescentes avanços tecnológicos exercem uma forte influência sobre a sociedade, sobretudo, na criação de recursos e serviços eletrônicos para a utilização da Internet. Porém, organizar a informação neste cenário compreende uma série de ações de alta complexidade e de constante atualização. Surge neste contexto, a Arquitetura da Informação (AI) como a apresentada neste artigo pelos autores Morville e Rosenfeld (2006) que a dividiu em quatro componentes – organização, navegação, rotulagem e busca – cada uma com funcionalidades distintas para a organização da informação em ambiente web.

Assim, para o objeto de estudo desta pesquisa, o site da ABRASCO, procurou-se identificar os tipos de componentes relacionados à organização da informação dos conteúdos do site, especialmente da sua homepage ou página inicial.

(17)

do site que é basicamente divulgar notícias e eventos relacionados à saúde coletiva, além de materiais próprios de sua instituição, como os livros da ABRASCO e os periódicos publicados.

Identificou-se que os textos apresentados possuem diversidade de assuntos para atender ao segmento de usuários interessados e/ou estudiosos na Área. Neste cenário, foram identificados no site ABRASCO elementos textuais de médio e alto grau de informatividade. O site apresenta desde textos simples, que informam o usuário a respeito de diferentes assuntos (nível médio) até textos com informações inéditas, redigidos de modo mais elaborado e com linguagens técnicas (nível alto) como a disponibilização de trabalhos de cunho científico entre outros.

De acordo com o panorama apresentado é possível ressaltar a adequação do site, quer seja sob a ótica da Arquitetura da Informação, quer seja pela da Linguística Textual, aos usuários e suas necessidades informacionais. O cotejamento entre os resultados obtidos nas análises, com a missão da ABRASCO que é a de “apoiar indivíduos e instituições ocupados com

ensino pós-graduado, pesquisa, cooperação e prestação de serviços em Saúde Pública/Coletiva,

objetivando a ampliação da qualificação profissional para o enfrentamento dos problemas de saúde

da população brasileira', vem corroborar tal premissa.

À guiza de últimas observações, importa explicitar a relevância de análises multidisplinares acerca da organização da informação na Web por meio da constatação de que a Arquitetura da Informação comporta-se como uma ciência que classifica e organiza a informação por intermédio de esquemas sistemáticos, enquanto a Linguística Textual e seus fatores de textualidade contribui no sentido de possibilitar um melhor entendimento dos textos produzidos neste ambiente (FERNANDEZ; SOUZA; OLIVEIRA, 2011).

Nesse sentido, torna-se evidente a importância de diálogos ou parcerias como, por exemplo, entre profissionais da Ciência da Informação, da Computação, da Linguística e aqueles do campo da Saúde Coletiva, a fim de se propor ou aperfeiçoar mecanismos de organização e disseminação da informação voltada à saúde em ambiente Web.

REFERÊNCIAS

ANDRADE, Antonio L.L. Usabilidade de interfaces web: avaliação heurística no jornalismo online. Rio de Janeiro: E-papers.2007. Disponível em:

<http://books.google.com.br/books?id=wiF1jPaV8_IC&printsec=frontcover&dq=usabilidade

(18)

AQUINO, Mirian de A; OLIVEIRA, Henry P. C. Contribuições da arquitetura da informação para o website “A Cor da Cultura”. Inf. & Soc.: Est., João Pessoa, v. 22, n. 1, p. 129-143, jan./abr. 2012. Disponível em:

<enancib.ibict.br/index.php/xi/enancibXI/paper/viewFile/546/291>. Acesso em: 15 jun. 2012.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA – ABRASCO. Disponível em: <http://www.abrasco.org.br/>. Acesso em: 08 dez. 2012.

BEAUGRANDE, R. A.; DRESSLER, W.U. Introducción a la lingüística del texto. Barcelona: Ariel, 1997.

BRANDÃO, Lídia M. B.; LUBISCO, Nídia M. L. (Org.). Informação e informática. Salvador: EDUFBA. 2000.

CAMARGO, Liriane S. A. de. Arquitetura da informação para biblioteca digital personalizável. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2004. Disponível em: <http://www.cpap.embrapa.br/teses/online/DST11.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2012.

COSTA, Giselda dos S. Texto e coesão textual. 2003. Disponível em:

<http://www.giseldacosta.com.br/public/2184327-Texto-e-coesao-textual.pdf>. Acesso em: 01 jun. 2012.

DIAS, Guilherme. A.; SILVA, Patricia. M. da. A arquitetura da informação centrada no usuário: estudo do website da biblioteca virtual em saude (BVS). Enc. Bibli., Florianópolis, v. 13, n. 26, 2. sem. 2008. Disponível em: <www.brapci.ufpr.br/download.php?dd0=11701>. Acesso em: 03 mar. 2012.

ESCHENFELDER, Kristin R. et al. Assessing U.S. Federal Government websites. Government Information Quarterly, v. 14, n. 2, p. 173-89, 1997. Disponível em:

<http://www.uic.edu/classes/iphs/iphs420/restricted/assignments/govproject.html>. Acesso em: 10 fev. 2012.

FERNANDEZ, Rita Auxiliadora; SOUZA, Sstephanie Bezerra de; OLIVEIRA, Henry Pôncio Cruz de. Arquitetura da informação e lingúistica textual: articulando os processo de

rotulagem. In: ENCONTRO UNIVERSITÁRIO DA UFC NO CARIRI, 3., 2011, Juazeiro do Norte - CE. Anais eletrônicos... Juazeiro do Norte, CE: UFC, 2011. Disponível em:

<http://encontros.cariri.ufc.br/index.php/eu/eu2011/paper/viewFile/588/396>. Acesso em: 20 jun. 2012.

FERREIRA, A. M. J. F. C.; VECHIATO, F. L.; VIDOTTI, S. A. B. G. Arquitetura da Informação de web sites: um enfoque à universidade aberta à terceira idade (UNATI). Revista de Iniciação Científica da FFC, v. 8, n.1, 2008. Disponível em:

(19)

FONSECA, C. M. O. A história da Abrasco: política, ensino e saúde no Brasil. In: LIMA, N. T.; SANTANA, J. P. (Org.). Saúde coletiva como compromisso: a trajetória da Abrasco. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2006. p. 21-44. Disponível em:

<http://www.abrasco.org.br/publicacoes/arquivos/20070913164801.pdf>. Acesso em: 09 dez. 2012.

KOCH, Ingedore G.V. Introdução a linguística textual. trajetória e grandes termos. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

_________.; TRAVAGLIA, L. C. Texto e coerência. 6. ed. São Paulo: Cortez, 1999.

LIMA FILHO, Antonio B. de. Organização da informação em sites de recursos humanos de universidades públicas estaduais da região sul do Brasil. Dissertação (Mestrado

Profissional em Gestão da Informação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2011. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/list.php?tid=104>. Acesso em: 05 ago. 2012.

LIMA, N. T.; SANTANA, J. P. (Org.). Saúde coletiva como compromisso: a trajetória da Abrasco. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2006. Prefácio. Disponível em:

<http://www.abrasco.org.br/publicacoes/arquivos/20070913164801.pdf>. Acesso em: 09 dez. 2012.

LORANGER, Hoa; NIELSEN, Jakob. Usabilidade na web: projetando websites com qualidade. Rio de Janeiro: Elsevier. 2007.

MIRANDA, Z. D. et al. Análise do ambiente SIS Médicos e a cultura a partir da arquitetura da informação: enfocando o sistema de organização. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, vol. 5, n. 1, 2012. Disponível em:

<http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/view/80/121>. Acesso em: 13 de jul. 2013.

MORVILLE, P.; ROSENFELD, L. Information architecture for the world wide web. 3. ed. Sebastopol, USA: O´Reily Media, 2006.

NONATO, R. S. et al. Arquitetura da informação em bibliotecas Digitais: uma abordagem da ciência da informação e da biblioteconomia. Inf. Inf., Londrina, v.13, n. 2, 2008. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1812>. Acesso em: 12 jul. 2013.

NORUZI, A. Application of Ranganathan's laws to the web. Webology, v. 1, n. 2, 2004. Disponível em: <http://www.webology.ir/2004/v1n2/a8.html>. Acesso em: 25. set. 2007.

RIBEIRO, Fabiano Ferrari. Arquitetura da informação em sites de pro-reitorias de

graduação: um enfoque nas Instituições Estaduais de Ensino Superior do Paraná. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2011. Disponível em:

(20)

SANT´ANNA, Silvana dos S. Tratamento da informação em ambientes digitais:

investigação da capacidade do bacharel em biblioteconomia para a atuação como arquiteto da informação para a web. 2009. 134 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em

Biblioteconomia) – Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. Disponível em:

<http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/37533/000717875.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2012.

SANTOS R. F.; SILVA E. F. Importância da arquitetura da informação no planejamento de ambientes digitais inclusivo. 2012. Disponível em:

<http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/bitstream/1/6229/1/Fernanda_CCSA%5B1%5D.pdf>. Acesso em: 13 jul. 2013.

SARMENTO E SOUZA, M. F. Periódicos científicos eletrônicos: apresentação de modelo para análise de estrutura. Interface, Botucatu, v. 7, n. 12, 2003. Disponível em:

<http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-32832003000100018&script=sci_arttext>. Acesso em: 10 fev. 2012.

SILVA, Maria A. T. Arquitetura da informação para web: um estudo do portal

administradores.com.br. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Biblioteconomia) – Universidade Federal da Paraíba, 2010. Disponível em:

<http://books.google.com.br/books?id=d2fXbuIpTw0C&pg=PA132&dq=elementos+arquitet ura+da+informacao&hl=pt-BR&sa=X&ei=0tbLT_r8GYWpgwezwpjuBg&ved=

0CEUQ6AEwAg#v=onepage&q=elementos%20arquitetura%20da%20informacao&f=false>. Acesso em: 05 abr 2012.

SILVA, Zayr C. G. da; ARAÚJO, Ronaldo F de. Arquitetura de informação de websites de bibliotecas universitárias: o caso do sistema de bibliotecas da Universidade Federal de

Alagoas. In: Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da informação, 14., 2011, São Luís, MA, 2011. Anais eletrônicos… Disponível em: < http://rabci.org/rabci/node/224>. Acesso em: 05 out. 2012.

SOUZA, Maria F. S.; FORESTI, Mirian C. P. P;; VIDOTTI, Silvana A. B. G. Arquitetura da informação em web site de periódico científico. ETD – Educação Temática Digital,

Campinas, São Paulo, v. 5, n. 2, p.87-105, jun. 2004. Disponivel em: <www.brapci.ufpr.br/download.php?dd0=6085>. Acesso em: 10 nov 2012.

Imagem

Figura 1  –  Homepage da ABRASCO.

Referências

Documentos relacionados

São eles, Alexandrino Garcia (futuro empreendedor do Grupo Algar – nome dado em sua homenagem) com sete anos, Palmira com cinco anos, Georgina com três e José Maria com três meses.

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

O candidato deverá apresentar impreterivelmente até o dia 31 de maio um currículo vitae atualizado e devidamente documentado, além de uma carta- justificativa (ver anexo

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Finally,  we  can  conclude  several  findings  from  our  research.  First,  productivity  is  the  most  important  determinant  for  internationalization  that 

Não surpreendentemente, há uma tendência de cada disciplina criar o letramento a sua própria imagem. Os linguistas enfatizam a dimensão linguística ou textual da leitura