• Nenhum resultado encontrado

GT 1: Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "GT 1: Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB 2013)

GT 1: Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação

Pôster

PRINCÍPIOS TEÓRICOS PARA O ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES SEMÂNTICAS EM TESAUROS

Leila Cristina Weiss – UFSC Marisa Brascher – UFSC

Resumo

Apresenta a pesquisa de mestrado que tem por objetivo analisar como a abordagem semântica pragmática é ou pode ser adotada para o estabelecimento de relações semânticas em tesauros, visando contribuir com o delineamento de princípios teóricos que orientem o estabelecimento de relações semânticas em tesauros. Os procedimentos metodológicos são revisão bibliográfica e análise de conteúdo. Considera-se que desenvolver um tesauro é um processo que envolve questões teóricas, éticas e técnicas, dentre outras. Pesquisadores em Ciência da Informação tem buscado respostas para estas diversas questões, muitas vezes por meio de pesquisas que utilizam como fundamento teorias de outras áreas do conhecimento. Conhecer os pressupostos teóricos, diferenciá-los e/ou evidenciar possíveis lacunas entre a teoria e a prática pode ser útil para o aprimoramento do processo de organização do conhecimento, processo no qual se insere o desenvolvimento de tesauros e o estabelecimento das relações semânticas.

Palavras-chave: Relações semânticas. Tesauro. Semântica. Pragmática. Organização do Conhecimento.

Abstract

It presents the master research which aims to analyze how the semantic pragmatic approach is or can be adopted for the establishment of semantic relationships in thesauri, in order to contribute to the design of theoretical principles to guide the establishment of semantic relationships in thesauri. The methodological procedures are the literature review and content analysis. It is considered that developing a thesaurus is a process that involves technical, ethical and theoretical issues, among others. Researchers in Information Science have sought answers to these various issues, often through research that use theories of other areas of knowledge as the foundation. Knowing the theoretical assumptions, to differentiate them and/or evidence possible gaps between theory and practice can be useful for the improvement of the knowledge organizational process, process which incorporates the development of thesauri and the establishment of semantic relationships.

(2)

1 INTRODUÇÃO

Um importante componente dos tesauros são as relações semânticas. Observa-se recentemente um interesse crescente no estudo de tais relações, como nos lembram Khoo e Na (2006). Para Hjørland (2003, p. 87 tradução nossa), “a unidade básica na organização do conhecimento é a relação semântica entre dois conceitos, e estas relações estão incorporadas/embutidas em teorias”. Em nossa visão, essas teorias podem representar pontos de vistas distintos e, assim, apresentar diferentes relações semânticas entre os mesmos conceitos. As dificuldades que se apresentam para representar essas diferenças levam a certo consenso entre pesquisadores da área em considerar o estabelecimento de relações semânticas em tesauros um processo relativamente arbitrário. “A arbitrariedade da seleção dos agrupamentos e relacionamentos não pode ser vista, no entanto, como algo totalmente aleatório. Ela se deve aos aspectos que desejamos destacar numa determinada representação do conhecimento.”(CAFÉ; BRASCHER, 2011, p. 26). Deve, portanto, haver correspondência entre o sistema e a realidade que este representa.

Na literatura de Ciência da Informação (CI) é evidenciada a ligação da área de semântica com o campo da Organização do Conhecimento (OC). Hjørland (2007) ressalta que Peregrin (2004) destaca dois paradigmas dominantes em semântica, o pragmático e o positivista. O paradigma semântico positivista seria a semântica formal, com regras de lógica para inferências, na qual não se considera o contexto para inferir o significado das expressões, levando-se em conta apenas o sentido denotativo, por que considera este a verdade. No paradigma pragmático em semântica se considera o contexto onde as expressões ocorrem para a inferência dos significados. É neste que se faz possível entender os sentidos conotativos das expressões, por meio da análise do contexto. O sentido conotativo pode variar de uma cultura para outra, ou de um ponto de vista para outro. Na semântica pragmática considera-se, também, o sentido conotativo como verdade, sendo que essa não é necessariamente única, pois considera-se a verdade uma espécie de convenção social.

(3)

expressão contribuindo para as inferências de acordo com o contexto onde ocorrem” (PEREGRIN, 2004, p. 12, tradução nossa).

Diante da influência que a área de semântica exerce na OC, da importância das relações semânticas para a estrutura conceitual dos tesauros, bem como demais Sistemas de Organização do Conhecimento (SOC), e da necessidade de que essas relações reflitam a realidade de determinado domínio, propõe-se como objetivo de pesquisa: analisar como a abordagem semântica pragmática é ou pode ser adotada para o estabelecimento de relações semânticas em tesauros, visando contribuir com o delineamento de princípios teóricos que orientem o estabelecimento de relações semânticas em tesauros.

2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Para alcance do objetivo proposto, inicialmente caracterizamos a abordagem semântica pragmática na área de Ciência da Informação e no campo da OC, por meio de revisão de literatura, que nos permitirá identificar os princípios da semântica pragmática e construir um quadro de referência. Esse, por sua vez, será empregado para definir as categorias que serão utilizadas para a análise de conteúdo1, com o objetivo de verificar se os princípios pragmáticos são ou não aplicados às orientações acerca de relações semânticas contidas nas normas de elaboração de tesauros (ANSI/NISO Z39.19, BS 8723-2, ISO 2788, ISO 5964, ISO 25964). O quadro 1 ilustra como essa análise é sistematizada.

Quadro 1: Compatibilidade entre a abordagem semântica pragmática em CI e normas. Princípio semântico

pragmático (PSP)

Recomendações das normas para Relações compatíveis com PSP

Recomendações das normas para relações incompatíveis com PSP

Relações que representam diferentes

pesrpectivas/pontos de vista.

Recomenda, quando apropriado, a inclusão de polihierarquias, considerando que alguns conceitos podem pertencer, por razões lógicas, a mais de uma classe ou grupo ao mesmo tempo (ISO 25964-1, 2011, p. 61).

A inclusão de relações sintagmáticas não é recomendada, uma vez que estas ocorrem apenas em um contexto particular. E a inclusão de relações paradigmáticas, que são validas (supostamente) em quase todos os contextos, é recomendada. (ISO 25964-1, 2011, p. 16-17) Fonte: autoria própria.

1

(4)

Com base nessas análises, será sistematizado um conjunto de orientações, para o estabelecimento de relações semânticas em tesauros segundo o paradigma pragmático.

3 RESULTADOS PARCIAIS E ESPERADOS

Os resultados alcançados até o momento dizem respeito à caracterização da abordagem semântica pragmática na área de CI e toma como base teórica os trabalhos de Blair (2003), Hjørland (2007) e Gracioso (2008). Alguns argumentos de demais trabalhos que não fazem parte do corpus de análise, por não tratarem explicitamente sobre a semântica pragmática ou de autores pragmáticos, são também apresentados para auxiliar na descrição dos resultados.

Levando em conta que os tesauros, assim como outros tipos de SOC, cumprem importante função como instrumentos que auxiliam a recuperação da informação (RI), um dos primeiros aspectos que nos chama a atenção ao analisar o pensamento dos autores supracitados, é a crítica aos atuais modelos de recuperação da informação. Blair (2003) considera que

[...] pode ser extremamente difícil conceber sistemas de informação radicalmente diferentes ou melhorados, porque estamos praticamente bloqueados na maneira de pensar sobre a recuperação da informação, que se materializa pelos sistemas existentes. (BLAIR, 2003, p.13e14, tradução nossa).

Ainda na visão de Blair (2003), a RI é tradicionalmente entendida como um processo no qual o usuário tem uma necessidade de informação que é traduzida em uma consulta de pesquisa. No entanto, tomando como corretas as afirmações de Wittgenstein, o autor explica que a forma como se pensa a necessidade de informação é condicionada pela linguagem de recuperação disponível. E na medida em que esta linguagem é limitada, assim será o pensamento sobre o que se quer, sobre a necessidade de informação.

A avaliação dos sistemas de recuperação de informação (SRI) leva em conta, principalmente e talvez unicamente, os índices de precisão e revocação. Estes índices são calculados a partir do julgamento de relevância, e a relevância diz respeito às necessidades dos usuários, ou seja, àquilo que o usuário já teria em mente. Portanto, conhecer o usuário é necessário para que possa haver comunicação efetiva entre este e o SRI. Por outro lado, basear-se prioritariamente nas necessidades deste usuário pode ser limitativo. Este entendimento para a afirmação de Blair (2003) é subsidiado por Hjørland (2007, p. 392),

(5)

Avaliando a RI apenas pelos índices de precisão e revocação, pode-se considerar que as relações semânticas utilizadas nos tesauros seriam suficientes. No entanto, verifica-se na literatura da área o incentivo ao uso de outros tipos de relações semânticas. Assim, Hjørland (2007, p. 393) traz o seguinte questionamento: “Como devemos explicar essa demanda por um conjunto muito mais rico de relações do que as normalmente usadas em tesauros?”, e esclarece que “a resposta pode implicar em uma crítica aos tradicionais índices de precisão e revocação como forma de compreender a RI”. Uma função adicional que as relações semânticas em um SOC poderiam desempenhar seria “fazer os diferentes interesses e paradigmas visíveis para que o usuário possa fazer uma escolha informado” (HJØRLAND, 2007, p. 389). E para isso o autor considera essencial a análise da literatura da área a ser representada pelo SOC. Rementendo ao princípio de garantia literária e enfatizando que este não diz respeito a análise de apenas um texto, mas sim do maior número possível de textos. Para que os diferentes pontos de vistas sejam identificados.

Esta perspectiva quanto aos SOC apresentada por Hjørland (2007) possui semelhanças e diferenças que acreditamos serem complementares com a desenvolvida por Beghtol (1998b apud GNOLI, 2008). Na qual um SOC seria capaz de contemplar, por meio de uma espécie de hospitalidade infinita, múltiplas perspectivas (pontos de vista) em uma estrutura mais flexível (GNOLI, 2008). Nessa perspectiva, Beghtol, conforme descreve Gnoli (2008) propôs a idéia de garantia de ponto de vista.

Gracioso (2008) aborda as diversas garantias adotadas nos processos desenvolvidos e estudados por pesquisadores da CI, e afirma que

Essas garantias agregavam valor aos processos sistêmicos e seletivos de busca de informação, aumentando as chances de sua relevância e pertinência para o usuário do sistema. [...] Contudo, no momento em que elementos culturais passam a ser

garantias para representação do conhecimento, implicações éticas também

precisaram ser consideradas. [...] questionamos se seria possível aplicar, aos

instrumentos de representação temática, garantias de uso e garantias culturais que

dessem conta da multiplicidade e da heterogeneidade das condições da informação virtualizadas a partir de tecnologias (GRACIOSO, 2008, p. 52 e 57, grifo nosso).

(6)

Como resultado desta pesquisa espera-se identificar pressupostos teóricos da abordagem semântica pragmática em CI, tais como os discutidos acima, e verificar se esses encontram-se presentes nas recomendações das normas para elaboração de tesauros. Espera-se, ao final da pesquisa, sistematizar orientações para o estabelecimento de relações semânticas em tesauros, que levem em conta aspectos possivelmente ausentes nas atuais recomedações das normas.

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Desenvolver um tesauro, assim como demais SOC, é um processo que envolve questões teóricas, éticas e técnicas, dentre outras. Pesquisadores em CI tem buscado respostas para estas diversas questões, muitas vezes por meio de pesquisas que utilizam como fundamento teorias de outras áreas do conhecimento, como, no caso deste trabalho, as teorias semânticas pragmáticas.

A atenção que as relações sintagmáticas recebem na literatura recente da área de OC, bem como as discussões acerca das contribuições do pragmatismo aos estudos desse domínio, tem gerado número significativo de estudos que buscam avançar no sentido de explorar relações semânticas mais próximas da realidade dos usuários. A consolidação dos resultados de pesquisas dessa natureza tendem a se refletir futuramente na prática de desenvolvimento de um tesauro, numa transposição natural entre a teoria e a prática. Conhecer os pressupostos teóricos, diferencia-los e/ou evidenciar possíveis lacunas entre a teoria e a prática pode ser útil para o aprimoramento do processo de OC, processo no qual se insere o desenvolvimento de tesauros e o estabelecimento das relações semânticas.

REFERÊNCIAS

ANSI/NISO Z39.19:2005. Guidelines for the construction, format and management of monolingual controlled vocabularies. Bethesda: NISO, 2005.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004.

BLAIR, D. C. Information Retrieval and the Philosophy of language. ARIST, v. 37, p. 2-50, 2003.

(7)

CAFÉ, L.; BRASCHER, M. Organização do Conhecimento: Teorias Semânticas como base para estudo e representação de conceitos. Inf. Inf., Londrina, v. 16 . n. 3. p. 25-51, jan./jun. 2011.

GNOLI, C. Tem long-term research questions in knowledge organization. Knowledge Organization. v. 35, n. 2/3, p.137-149. 2008.

GRACIOSO, L. S. Filosofia da linguagem e ciência da informação: jogos de linguagem e ação comunicativa no contexto das ações de informação em tecnologias virtuais. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Federal Fluminense. 2008. 176 f.

KHOO, C; NA, J. Semantic relations in information science. ARIST, v. 40, 157-228, 2006.

HJØRLAND, B. Semantic and Knowledge organization. ARIST, v.41, p. 367-405, 2007a.

HJØRLAND, B. Fundamentals of Knowledge Organization. Knowledge Organizatio. v.30, n.2. 2003.

ISO 2788:1986. Guidelines for the establishment and development of monolingual thesauri. Geneve: International Standard Organization, 1986.

ISO 5964: 1985. Guide to establishment and development of multilingual thesauri. Geneve:International Standard Organization, 1985.

ISO 25964-1:2011. Thesauri and interoperability with other vocabularies. Part 1: Thesauri for information retrieval. Geneve: International Standard Organization, 2011.

ISO 25964-2:2012. Thesauri and interoperability with other vocabularies. Part 1:

Interoperability with other vocabularies.Geneve: International Standard Organization, 2012.

PEREGRIN, J. Pragmatization of Semantics. In: TURNER, K. The Semantics/Pragmatics Interface from Different Points of View. Elsevier, Amsterdam. 1999. p. 419-442.

PEREGRIN, J. Pragmatism und Semantik [Pragmatism and semantics]. In:

Referências

Documentos relacionados

Obedecendo ao cronograma de aulas semanais do calendário letivo escolar da instituição de ensino, para ambas as turmas selecionadas, houve igualmente quatro horas/aula

A disponibilização de recursos digitais em acesso aberto e a forma como os mesmos são acessados devem constituir motivo de reflexão no âmbito da pertinência e do valor

Avaliação técnico-econômica do processo de obtenção de extrato de cúrcuma utilizando CO 2 supercrítico e estudo da distribuição de temperatura no leito durante a

Lista de preços Novembro 2015 Fitness-Outdoor (IVA 23%).. FITNESS

CÓDIGO ÓTIMO: um código moral é ótimo se, e somente se, a sua aceitação e internalização por todos os seres racionalmente aptos maximiza o bem-estar de todos

Sobretudo recentemente, nessas publicações, as sugestões de ativi- dade e a indicação de meios para a condução da aprendizagem dão ênfase às práticas de sala de aula. Os

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das