• Nenhum resultado encontrado

CURSO DE CAPACITAÇÃO NOÇÕES BÁSICAS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "CURSO DE CAPACITAÇÃO NOÇÕES BÁSICAS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO

GRANDE DO NORTE CAMPUS SANTA CRUZ

COORDENAÇÃO DE GESTÃO DE PESSOAS

CURSO DE CAPACITAÇÃO

NOÇÕES BÁSICAS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

SANTA CRUZ/RN AGOSTO DE 2014

(2)

JUSTIFICATIVA:

O atual cenário do IFRN é de desafios frente às recentes mudanças em sua institucionalização. Essas também ocorrem no quadro de servidores, pois diversos deles estão ingressando na Instituição.

Nesse cenário, amplia-se a necessidade em consolidar bases mais consistentes de conhecimento para atuação pedagógica e administrativa do Instituto. Por isso, torna-se imprescindível apoiar ações de formação inicial e continuada dos servidores. Nessa perspectiva, o Campus Santa Cruz propõe- se a oferecer o Curso de Capacitação de Noções Básicas de Administração Pública, na modalidade presencial, por entender que estará contribuindo para o aprofundado teórico de conteúdos relevantes para a melhoria da qualidade dos serviços prestados por seus servidores e, conseqüentemente, para o funcionamento eficiente do Serviço Público Federal.

OBJETIVO GERAL:

O curso de capacitação de Noções Básicas de Administração Pública tem como objetivo ampliar o conhecimento dos servidores em relação à legislação e fornecer subsídios básicos para compreensão do trâmite processual administrativo no Serviço Público, otimizando a prática de trabalho dessa Instituição.

OBJETIVO ESPECÍFICO:

o Aprofundar os conhecimentos relacionados com a Legislação do servidor público;

o Socializar os servidores através do bom relacionamento e da ética;

o Disseminar os principais setores da Administração demonstrando o seu funcionamento;

o Capacitar os servidores para atuarem de forma correta na fiscalização de contrato; e

o Apresentar as novas demandas dos sistemas de informação.

CARGA HORÁRIA:

Este curso terá uma duração de 186 horas/aula, sendo 156 horas/aula divididos em três módulos destinados as aulas presenciais e o último módulo, equivalente a 30 horas/aula, destinada ao estudo e aplicação da atividade do trabalho de conclusão do curso que será apresentado no final do curso totalizando um total de 186 horas/aula.

PERÍODO DO CURSO:

O curso inicia em 08 de setembro de 2014 e termina em 05 de dezembro de 2014.

(3)

PERIODICIDADE:

As aulas acontecerão nos seguintes horários: segunda-feira: 19:00h as 22:00h, terça-feira: 08:00h as 11:00h, quinta-feira: 19:00h as 22:00h e sexta- feira: 08:00h as 11:00h.

LOCAL DAS AULAS:

IFRN Campus Santa Cruz.

NÚMERO DE VAGAS:

20 vagas divididas entre os servidores do IFRN

PÚBLICO-ALVO:

Servidores do IFRN – Campus Santa Cruz, havendo vagas remanescentes poderão ser preenchidas por servidores dos demais Campi, bem como pelos bolsistas que estejam matriculados nos cursos vespertinos do IFRN – Campus Santa Cruz, pois as aulas serão nos períodos matutino e noturno.

INSCRIÇÕES:

Presenciais:

Período: 26 a 29 de agosto de 2014 na Coordenação de Gestão de Pessoas do Campus Santa Cruz, horário: 08:00h as 11:00h e das 14:00h as 18:00h. Nos dias 01 e 02 de setembro de 2014 no Gabinete da Direção Geral, nos seguintes horários: 14:00h as 18:00h.

via e-mail:

Período: 21 de agosto a 02 de setembro de 2014;

Enviar para o e-mail: cogpe.sc@ifrn.edu.br

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:

A seleção dos inscritos que atuam nas IFE’s no Curso de Capacitação de Noções Básicas de Administração Pública dar-se-á com base no § 10, do Art. 8º da Resolução nº 20/2005-CD, de 26/10/2005.

RESULTADO DA SELEÇÃO:

O resultado da seleção para o Curso de Capacitação de Noções Básicas de Administração Pública dar-se-á no dia 04 de setembro de 2014, nos murais do Campus Santa Cruz, e no site do IFRN – www.ifrn.edu.br/santacruz

(4)

CONTEÚDO DAS AULAS:

MÓDULO I – 52 horas:

INTRODUÇÃO AO SERVIÇO PÚBLICO

Carga-

horária Conteúdo Instrutor

06h Relacionamento Interpessoal e Processo de Comunicação

Lorena Cassiano Fagundes Faustino

06h Ética na Administração Pública Lorena Cassiano Fagundes Faustino

24h Legislação do Serviço Público

Jucélio Batista de Azevedo

= 12h

Alyson Alves de Lima = 12h 16h Legislação do Plano de Carreira – PCCTAE Joatan Fernandes Vieira

Júnior Total: 52 horas

Conteúdos

Relacionamento Interpessoal e Processo de Comunicação

As diferenças individuais; aprendendo a se expressar; Linguagem verbal x não verbal; Praticando a Empatia; Comunicação e Motivação; A Comunicação como base no Relacionamento Interpessoal; O processo de Comunicação;

Comunicação Bilateral; Os rótulos no trabalho; Relacionamento entre a equipe.

Ética na Administração Pública

Conceito de ética no serviço público, O princípio da moralidade, o direito e a administração pública, Ética e moralidade administrativa, corrupção e controle governamental. Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil da União (Decreto 1.171/94)

Legislação no Serviço Público

Lei 8.112/1990 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos civil da união). Lei 9.784/1999 (Processo administrativo no âmbito da administração Pública Federal). Lei 8.429/1992 (sanções aplicáveis aos agentes públicos).

(5)

Legislação do Plano de Carreira - PCCTAE

Lei 11.091/2005 e alterações posteriores (Estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação). Lei 12.772/2012 (Alteração na remuneração e demais legislações do Plano de Cargos Técnicos Administrativos em Educação).

MÓDULO II – 52 Horas:

ROTINAS ADMINISTRATIVAS

Carga-

horária Conteúdo Instrutor

08h Redação Oficial Alessandro de Lima

Nobrega

20h Compras Governamentais

Thais Chacon dos Santos Azevedo = 12h

Douglisnilson de Morais Ferreira = 08h

16h Contratos Administrativos e Fiscalização Thaynan Paulo Fernandes Bezerra de Mendonca 08h Controle Interno (Oficina) Zeneide de Oliveira Bezerra

Peixoto Total: 52 horas

Conteúdos

Redação Oficial

O que é Redação Oficial?; A impessoalidade; A linguagem dos Atos e Comunicações Oficiais; Formalidade e Padronização; Concisão e Clareza; O Padrão Ofício: Aviso, Ofício e Memorando; Exposição de Motivos; Mensagem;

Telegrama; Fax e Correio Eletrônico.

Compras Governamentais

Aspectos relativos as compras governamentais; Pesquisa de Preço e uso do site COMPRASnet; Lei 8.666/93 (Licitações na Administração Pública);

Almoxarifado e Património: recebimento de material, técnicas de estocagem de material; Inventário Físico; Planejamento e Orçamento Institucional; Financeiro:

(6)

As medidas preliminares a execução orçamentária, execução de despesas (empenhos, liquidação e pagamentos).

Contratos Administrativos e Fiscalização

Instrução Normativa nº 02/2008 – MPOG; Lei 8.666/93 (Contratos na Administração Pública); Papeis dos gestores e fiscais dos contratos;

penalização dos contratados em caso do descumprimento das clausulas contratuais; e acompanhamento via SUAP da execução contratual: medições do contrato.

Controle Interno (Oficina)

Formalização de processo; Regulamentação, acompanhamento e controle das atividades desempenhadas no Campus; Atuação dos órgãos de controle e Auditoria Interna.

MÓDULO III – 52 Horas:

INFORMÁTICA APLICADA AO IFRN

Carga- horária

Conteúdo Instrutor

24h Informática Básica: Microsoft Office 2010 Jose Sueney de Lima

16h Informática Básica: Internet e Webmail Joao Pinto de Campos Neto 12h Sistemas de Informação do IFRN Ricardo Luiz Azevedo

Cacho Total: 52 horas

Conteúdos

Informática Básica: Microsoft Office 2010

Microsoft Office 2010: Word; Excel e PowerPoint, principais recursos que são aplicados no dia-a-dia do servidor público.

Informática Básica: Internet e Webmail

Internet; Noções de Segurança da Informação; e Webmail Corporativo/Outlook:

Apresentação da interface, gerenciamento de mensagens, Caixa de entrada, rascunhos, mensagens enviadas, itens excluídos, anotações, lixo eletrônico e pastas de pesquisa e pastas personalizadas, mensagens indesejadas:

bloquear remetentes e ignorar conversação, Calendário, Compromissos, Solicitar reunião e demais recurso.

(7)

Sistemas de Informação do IFRN

SIAPEnet: Acessando o módulo servidor; Vínculos; Cadastro: Dados pessoas/currículos; Dependentes; Dados funcionais; Dados financeiros:

Contracheque, Comprovante de rendimentos, Guia de Recolhimento da União – GRU; e Manuais e mapas do site; e SUAP com suas funcionalidades.

MÓDULO IV – 30 Horas:

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Os alunos do Curso irão se dividir em grupos de no máximo 04 pessoas, onde cada grupo desenvolverá um projeto com uma sugestão de melhoria que enxerguem como sendo essencial para o bom funcionamento do serviço público, principalmente no âmbito do IFRN – Campus Santa Cruz, esses projetos serão apresentados a Gestão como sendo um feedback do Curso.

O Trabalho de Conclusão de Curso deve ter a seguinte estrutura:

1. Identificação: Título do projeto, o local em que será implementado, a data da elaboração.

2. Apresentação: delimitação e caracterização do problema, ou seja, suas dimensões, origens, histórico, implicações, dentre outros. Além disso, é necessário apoiar-se em informações gerais, normativas e demais documentos.

3. Justificativa: Consiste na descrição da relevância e pertinência do projeto, como resposta ao problema ou necessidade detectados.

4. Objetivo geral: O objetivo geral é a especificação do que se pretende atingir com a intervenção proposta

5. Objetivos específicos: correspondem aos resultados das atividades ou ações do projeto para alcance do objetivo geral.

6. Metas: As metas correspondem à indicação dos resultados qualitativos e/ou quantitativos esperados, de modo a permitir a verificação de seu cumprimento.

7. Desenvolvimento: explicação das técnicas utilizadas e de como o projeto será desenvolvido por meio de ações, atividades, procedimentos e meios de realização.

10. Recursos: apresentar os recursos necessários para o desenvolvimento das atividades/ações do projeto.

(8)

11. Referências: descrever a bibliografia que serviu de base para a elaboração do projeto.

CRONOGRAMA DAS AULAS o Setembro/2014:

Dias: 08, 09, 11, 12, 15, 16, 18, 19, 22 e 23.

Total: 40h

o Outubro/2014:

Dias: 13, 14, 16, 17, 20, 21, 23, 24, 30 e 31.

Total: 40h

o Novembro/2014:

Dias: 03, 04, 06, 07, 10, 11, 13, 14, 17, 18, 20, 21, 24, 25, 27 e 28.

Total: 64h

o Dezembro/2014:

Dias: 01, 02, 04 e (12 – TCC presencial).

Total: 42h

METODOLOGIA E ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

Aulas expositivas, aulas nos laboratórios de informática, estudos de casos, exercícios práticos, relatos de experiências, simulação, leitura dirigida e avaliações escritas.

AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO:

A avaliação do aluno será feita com base na análise das atividades propostas em cada aula e na sua freqüência, os alunos deverão apresentar uma frequência igual ou superior a 75% do curso.

Os certificados de todos os alunos só serão entregues após a conclusão do Trabalho Final.

O aluno que não comparecer a aula por motivo de doença, deverá apresentar a Coordenação do Curso na aula seguinte atestado médico com o CID (Código Internacional da Doença).

DISPOSIÇÕES FINAIS:

Os servidores inscritos devem apresentar aos chefes imediatos o cronograma do Curso de capacitação e informa-lhes da necessidade de serem dispensados nesses horários, pois trata-se de um curso ofertado pelo Campus

(9)

Santa Cruz com o intuito de capacitá-los para melhor exercer as suas atividades.

JOATAN FERNANDES VIEIRA JÚNIOR Coordenador de Gestão de Pessoas

Matr: 1700134

VISTO E CONFIRMADO

ERIVAN SALES DO AMARAL Diretor Geral do Campus Santa Cruz

Matr: 277194

Referências

Documentos relacionados

Os estabelecimentos de ensino que não dispuserem de creche ou ensino de educação infantil em suas dependências reembolsarão aos (às) professores (as) os gastos por eles efetuados

 sudo apt-get install build-essential libgtk2.0-dev libjpeg-dev libtiff4-dev libjasper-dev libopenexr-dev cmake python-dev python-numpy python-tk libtbb- dev libeigen2-dev

Ler textos narrativos, descritivos, retratos, cartas, textos de enciclopédias e de dicionários, notícias, entrevistas, roteiros, sumários e texto publicitário.. COMPREENDER O

(UEL – 2012 - ANCINE) Consoante o modelo de administração patrimonialista, o aparelho do estado funciona como uma extensão do poder do soberano, o que faz que seus auxiliares

Também discutiremos as suas limitações para os compostos III-V, além de apresentar as propriedades estruturais básicas dos nanofios semicondutores III-V,

SemEval (Evaluation Exercises on Seman- tic Evaluation) includes, among others tasks, the Coreference Resolution task [24], considering multiple languages (Catalan, Dutch,

Por outro lado, dos nove alunos entrevistados, somente um dos participantes afirmou que a vocação do curso é a preparação para o Magistério (Quadro 19). É

A ferramenta BSC se propõe utilizar de indicadores não financeiros e financeiros como medidas de desempenho estratégico da empresa, por meio da tradução da estratégia em