• Nenhum resultado encontrado

Me chamaram para um Feedback. E agora?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Me chamaram para um Feedback. E agora?"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Me chamaram para um Feedback.

E agora?

Para se sair bem, é importante saber o que NÃO deve ser dito.

Dá uma conferida nessas dicas:

Não foi culpa minha – sempre queremos nos defender. Mas, pense duas vezes nessa situação. Um erro seu vier à tona, use argumentos para mostrar seu ponto de vista e não culpe um colega. Agradeça e diga que vai pensar sobre o assunto.

Ok, ok – em vez de de concordar com tudo, mostre que você compreendeu e argumente alguns pontos. Chefes não gostam de pessoas que concordam com tudo. Deixe seu chefe finalizar o que tem para dizer. Não fale antes dele terminar

Você disse/você fez… – evite falar “você disse que eu teria um a u m e n t o ” o u “ v o c ê n ã o d e i x a c l a r o q u a i s s ã o s u a s expectativas”. Mostre a ele que você sabe se auto avaliar e foque no “eu compreendo, eu preciso entender melhor, eu

(2)

gostaria de discutir.”

Mas…– evite frases com “mas”. Essa palavra sugere conflito.

Assim, dizer ao chefe “você disse X, mas eu penso Y” dá a entender que você está colocando sua opinião acima da dele, o que leva a uma situação conflituosa. Um caminho mais tranquilo, é trocar o MAS por E. Usando a frase anterior, a conversa fica “eu entendi que você disse X e eu estou pensando em Y. Podemos discutir mais a fundo?” Fica bem melhor dessa jeito!

Isso foi mesmo trabalho de equipe – no Feedback, é a chance de provar o seu valor. Sim, é importante dar crédito a equipe quando é devido, e igualmente importante não se desviar de suas conquistas. Se está sendo parabenizado por um trabalho bem feito, agradeça e mostre que, com a ajuda do time, conseguiu alcançar os objetivos propostos e está orgulhoso dessa conquista.

Isso não é justo – o que é justo ou não num ambiente empresarial é algo bem subjetivo! Então evite dizer isso para a chefia – pois vai parecer bem infantil…

Isso não estava na descrição da minha vaga” – pode até não estar especificado na descrição da sua função, mas se você quer ser visto como um funcionário de boa performance, deve ser pro ativo e pronto para administrar imprevistos – além de disposto a colaborar com o time.

Eu sei – saiba que o “eu sei” é considerado um “tá bom”. Vá preparado com um conjunto claro de ações que você planejou para corrigir um ponto a ser melhorado. Esteja preparado para explicar o porquê algumas coisas funcionam e outras nem tanto.

“Não sei se estou a altura” – frases como esta mostram falta de vontade de desenvolver. Mostre ao seu chefe que está disposto a assumir novas responsabilidades e está preparado para trabalhar e crescer de forma cada vez mais desafiadora na empresa.

(3)

Espero ter ajudado para o próximo Feedback a que forem chamados. Me contem depois!

Como fazer para ser um Chefe popular e respeitado…

Quem disse que é fácil? Nessa posição tudo é observado, analisado, criticado e mais: aumentado em seu reflexo e consequências. Por isso mesmo não custa prestar atenção

(4)

a detalhes que fazem sim, muita diferença…

Cumprimentar clientes atrás da mesa – estabelece poder, mas também passará imagem de dominador e impenetrável, e prejudica qualquer tentativa de uma conversa honesta ou franca.

assuntos fora da rotina – como encontro com clientes, receber para reunião ou uma entrevista – receba em pé Conversas sobre orçamentos, reuniões ou relatórios – não tem problema se ficar sentado atrás da mesa

Bate Papo – é bom para conhecer sua equipe. Ajuda seus funcionários a se conectarem com você. Só não exagere.

G í r i a s n o s e - m a i l s sua esposa, marido ou filhos entendem o que “kd” significa quando você envia uma mensagem de texto, mas em um e-mail para clientes essa prática é interpretada como desleixo e inadequação. E-mails são cartas comerciais. Emoticons nunca!

(5)

E l o g i o s a l g u n s c hefes acham que economizar no feedback positivo incentiva os funcionários a se esforçarem mais e melhora a qualidade da produção. Errado! Um projeto bem feito deve ser reconhecido, elogie e torne isso uma prática regular.

Comentários sobre roupa/visual – não diga para um funcionário, especialmente do sexo oposto, ‘Eu amo a sua camisa’. A frase pode ser mal interpretada. Simples assim.

(6)

Vista-se de acordo -como chefe, você irá definir o tom para a vestimenta de trabalho. Suas roupas devem cair bem. Nem muito grandes nem muito apertadas. Cada área e setor possuem o seu perfil, o importante é não ser o destaque do mês – o menos é mais, sempre !!!

Redes Sociais – quando seus funcionários ou clientes usam as redes sociais, querem se divertir e se conectar com pessoas de fora do escritório. Se um chefe adicioná-los, eles podem se sentir nervosos sobre o quê compartilhar e quem adicionar.

Mas, se seus funcionários chegarem a você, vá em frente e aceite.

(7)

E x p r e s s ã o F a c i al –uma boa cara de jogador de poker ajuda nas negociações. Da mesma maneira, você deve sempre trabalhar sua “cara de chefe”.

Mas atenção : Chefe carrancudo afasta. Chefe que sorri o tempo todo, cria uma atmosfera muito informal. Aposte no meio termo: expressão de atenção concentrada, com um sorriso quando necessário

Fofoc as – não fale muito de sua vida e tente evitar perguntas sobre

(8)

questões pessoais aos funcionários. Fale sobre negócios, a concorrência, ou outros grandes temas.

Rumores internos – esclareça o assunto com as pessoas envolvidas. Chefe fofoqueiro parece – e é – indigno de confiança!

Ref: Jacqueline Whitmore, presidente do Etiquetteexpert.com Susan Sommers, da consultoria Dresszing

Mesas, Meseiras, Table Décor

e Cerimonialistas

(9)

As Meseiras – resgataram o prazer de montar uma mesa dedicando a isso tempo – para que refletisse através de detalhes (e com beleza) o carinho e importância contido em uma reunião, partilhando uma refeição ao redor da mesa.

Em poucos anos – e alavancando um importante nicho de mercado tanto de vendas quanto de eventos – as Meseiras formaram grupos em seus estados mesmo fora deles. Além de valorizar o convívio em família e amigos. Mesaposta voltou a ser assunto sério .

(10)

Mas é preciso entender os outros conceitos:

Cerimonialista – no conceito amplo e correto da palavra, é a pessoa que participa de um evento desde o seu planejamento, acompanha a montagem e participa do mesmo até o final –

(11)

coordenando ou em outra função específica.

Precisa, para isso, conhecer o Decreto Federal e o Protocolo Internacional também no que se refere a eventos. Ou seja, tem uma sólida formação técnica que lhe permite exercer a função.

Dentro desse conceito, um Cerimonialista entende de Mesaposta pois precisa conhecer precedência, acessórios e plano de mesa para montar, por exemplo, um jantar entre autoridades.

O contrário não se aplica: Meseiras, não tem obrigação de conhecer Cerimonial em profundidade mas, (e aqui faço um apelo a todas elas) devem se esmerar para entender e aplicar as regras de Etiqueta sem extrapolar nem se entregar a muita experimentação!

Explico: levamos séculos para aprimorar a Mesaposta que tanto apreciam mas, por excesso de entusiasmo e as vezes por desconhecimento, vejo abusos sobre a mesa de algumas meseiras mais entusiasmadas. Muita calma…

Table Décor– é preciso separar as coisas: mesaposta é uma coisa – aquela que usamos em casa e para comer de verdade e partilhar momentos. Table Decor é aquela mesa montada em vitrines ou exposições para vender – e aí vemos excesso de itens, cascalhos e florestas montadas no centro da mesa (que em ambiente doméstico ou para comer não se justifica).

As duas fotos abaixo por exemplo estão lindas para expor itens e acessórios. Mas reparem nos excessos: arranjos de flores e velas muito altos e, na da direita o vasinho (que não deve estar sobre o prato) sobre outro pratinho e uma cumbuca que provavelmente não será usada … Ou seja, uma mesa pensada para a foto mas, certamente inconveniente para esse comer na pratica

(12)

Como o nome diz: é uma mesa decorativa. Mas na prática inviável para refeições – principalmente as oficiais ou mais formais.

E agora vejam a diferença da mesa abaixo montada para um almoço ao ar livre na Casa do Anfitrião em São Paulo: com exceção das flores, todo o resto ali tem uma função e lugar especifico. Isso, assim como as duas fotos que abrem esse post, é Mesaposta.

(13)

O que é ser elegante?

(14)

Segundo a professora Astrid Bodstein, com quem concordo completamente, ser elegante é ser deliciosamente simples.

Singelo. Singular!!!

Ser elegante é ser paciente com os outros – Inclusive em seus momentos de maior dificuldade. É saber se calar na hora certa, é saber observar e guardar para si algo que possa constranger o seu próximo.

Ser elegante é saber oferecer um feedback com amorosidade…

mesmo quando estamos desestruturados internamente.

Ser elegante, é dominar a arte da empatia – colocando-nos no lugar do outro….de acordo com os pontos de vista e valores dele.

Ser elegante é vencer a tentação de julgar quem está por perto (ou mesmo longe). Já dizia um antigo ditado judeu: para julgar, é preciso conhecer. E se você conhece, você não julga!!!

Ser elegante é saber estimular mesmo quando tudo parece perdido em meio a tantas complicações. Mas, estimular com o coração… não apenas com palavras vazias.

Ser elegante é saber ser agradecido – em todas as ocasiões.

Ser elegante é querer ser companheiro em todos os momentos possíveis.

A professora Astrid, acerta cirurgicamente em cada palavra, não acham? Ainda mais em tempos como o que estamos vivendo, com todos os ânimos tão acirrados… Mais amor, atenção e delicadeza só podem fazer bem – não se pode negar!

E se quiserem seguir o perfil da Professora Astrid no Instagram, vão se deliciar com seus videos, pinçados com cuidado sobre a nobreza europeia – da qual pode-se dizer tudo menos que não são elegantes…

Astrid Bodstein no Instagram: @royaltyandprotocol

(15)

Contato para palestras – (65) 999651984

DICAS para serviço a mesa que fazem diferença!

Independente de ser você quem serve a mesa ou se dispõe de uma pessoa ajudando, preste atenção e oriente sua assistente corretamente.

Travessas de comida – se estiverem sobre um aparador, tente não colar uma a outra: lembre que é preciso deixar um espaço para que a pessoa apoie o prato perto de cada travessa para se servir. Afinal de contas, usamos as duas mãos para isso e não dá para segurar o prato e se servir ao mesmo tempo…

(16)

Pratos: não devem ser empilhados, mas retirados separadamente.

Ainda que não esteja usando serviço a francesa, ao levar um (ou no máximo dois) por vez, o serviço fica mais organizado.

Talheres ao retirar – devem continuar sobre o prato sem juntar todos os talheres em um só e muito menos raspar o prato para tirar o resto da comida. Isso é feito na cozinha tá?

(17)

É osso – não coloque pratinhos separados para que depositem ossos de frango ou outras aves depois de comer. É melhor cada um fica com seu osso no prato (que será retirado) do que deixar um ou mais pratos com ossos empilhados e misturados no centro da mesa…

(18)

Cabelos: sempre presos ou pelo menos meio presos. Isso é básico. Quem trabalha e/ou transita pela cozinha não pode ter cabelo solto. É simples assim.

Referências

Documentos relacionados

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

1)  Ver o gráfico: Definição de produto. 2)  1 sigma, 0 % object transmission.. 3)  Em objetos opacos e alinhamento exato

*-XXXX-(sobrenome) *-XXXX-MARTINEZ Sobrenome feito por qualquer sucursal a que se tenha acesso.. Uma reserva cancelada ainda possuirá os dados do cliente, porém, não terá

O Museu Digital dos Ex-votos, projeto acadêmico que objetiva apresentar os ex- votos do Brasil, não terá, evidentemente, a mesma dinâmica da sala de milagres, mas em

nhece a pretensão de Aristóteles de que haja uma ligação direta entre o dictum de omni et nullo e a validade dos silogismos perfeitos, mas a julga improcedente. Um dos

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de