• Nenhum resultado encontrado

10 Dicas para se Manter na Dieta em Restaurantes

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "10 Dicas para se Manter na Dieta em Restaurantes"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

na Dieta em Restaurantes

Dra Thais Lamonica

(2)

Introdução... 1

Restaurante por Quilo... 2

Dica 1 – Regra Ouro... 3

Dica 2 – Tamanho do Prato..... 3

Dica 3 – Tamanho do Talher.... 4

Dica 4 – Nem tudo o que reluz é Ouro... 4

Dica 5 – Molho para Saladas...... 5

Dica 5 – Buffet de Sobremesas...... 5

Dica 7 – Como Montar o seu Prato... 6

Restaurante a la Carte... 7

Dica 8 – Leia o Cardápio com Atenção... 8

Dica 9 – Escolha o que te der Vontade... 8

Dica 10 – Possíveis Trocas são Válidas.... 9

Conclusão... 10

Dra Thais Lamonica... 11

Índice

(3)

www.thaislamonica.com.br Página 1 Olá. Sou Thais Lamonica, nutricionista e coach. Diariamente no consultório recebo muitas pessoas dispostas a emagrecer e com diversas ideias contraditórias sobre como chegar a este objetivo de uma maneira saudável.

Diante deste fato, me voltei ao aprendizado de psicologia aplicada a nutrição e ao comportamento humano. Foi então que eu resolvi fazer o curso de coaching e passei a aplicar estas técnicas nos meus pacientes. E adivinha? O resultado foi um espetáculo.

Utilizando a abordagem certa, os pacientes saem da consulta muito mais motivadas, não exageram o plano alimentar que eu prescrevo como uma

“dieta” e sim como um estilo de vida e os resultados estão sendo muito mais efetivos. É um atendimento mais leve e com metas fáceis de serem alcançadas, não gerando mais frustração.

Me vejo na necessidade de ajudar mais pessoas a alcançarem suas metas, pois é muto mais do que uma questão de vaidade ou estética, é pela saúde.

Em meus atendimentos, não defino peso ideal baseado em tabelas pré estabelecidas mas sim no peso que a pessoa se sente bem e confortável.

Fiz este e-book com o maior carinho, espero que aproveite e coloque em prática todas as receitas e ensinamento.

(4)

Introdução

Uma pesquisa feita recentemente pela Faculdade de Saúde Pública da USP demonstrou que 32% da população realiza uma das três principais refeições (café da manhã, almoço e jantar) fora de suas residências. E a tendência é que este número continue crescendo ainda mais, principalmente com o aumento excessivo do número de mulheres no mercado de trabalho.

Atualmente, nos deparamos com uma infinidade de opções de restaurantes que propõe atender este necessidade eminente da população, entre eles os “fast foods”

que estão cada dia mais acessíveis e mais próximos do local de trabalho.

Este mesmo estudo demonstrou uma relação significativamente positiva para alimentação fora de casa e excesso de peso. Em outras palavras, a escolha frequente das pessoas que se alimentam fora do lar por alimentos gordurosos e pouco saudáveis está causando um considerável aumento de peso. Jogue a primeira pedra, quem nunca percebeu um aumento de peso depois que começou a trabalhar e precisou realizar as refeições fora de casa.

O problema não está sendo alimentar-se fora de casa e sim nas escolhas que estão sendo feitas, pois em qualquer estabelecimento ou situação social é possível selecionar alimentos mais saudáveis ou menos prejudiciais ao nosso organismo evitando os excessos.

Pensando em tudo isso que foi dito, elaborei este E-Book com 10 dicas para facilitar essa rotina e ajudar na buscar ou manutenção de uma alimentação equilibrada.

Vamos lá?

(5)

www.thaislamonica.com.br Página 3

Restaurantes por Quilo

(6)

REGRA OURO – OLHE AS OPÇÕES ANTES DE SE SERVIR

Quando chegar ao restaurante, antes de começar a se servir, olhe todas as opções que ali estão disponíveis no buffet e pergunte-se: “o que eu realmente estou com vontade de comer?”. O que te apetece?

Mentalmente já comece a fazer suas escolhas e perceba também qual o

“tamanho” da sua fome.

Quando você tem muita variedade diante dos olhos, a tendência é a comer MAIS de forma inconsciente para experimentar sabores diferentes, por isso, nesse momento é preciso mais atenção para não sair pegar tudo o que estiver disponível.

QUAL É O TAMANHO DO PRATO

Hoje em dia, os pratos na maioria dos restaurantes são muito maiores do que os pratos que você costuma ter em casa. Muitos modelos de pratos são ovalados, ou seja, você não vê muito bem o “centro” deles e faz com que o espaço para colocar a comida fique ainda maior. Isso pode te levar a colocar MAIS comida no prato para ter a sensação de que o prato está

“cheio”.

PÇÕE

1

2

(7)

www.thaislamonica.com.br Página 5 QUAL É O TAMANHO DOS TALHERES

Qual o tamanho dos talheres do restaurante que você costuma ir? Os garfos e colheres são maiores dos que você tem em casa? Preste atenção neles!

Com garfos grandes, você tende a colocar uma porção maior da comida na boca, come-se muito mais rápido do precisa e, comer rápido pode fazer com que você coma além do necessário e acabe não percebendo a sua saciedade, podendo levar a sensação de estufamento.

Quando os utensílios são maiores, você pode comer MAIS de forma inconsciente! Por isso é preciso ATENÇÃO!

NEM TUDO O QUE RELUZ É OURO

Preste atenção se as comidas brilham muito. Ás vezes o arroz, feijão, saladas, legumes refogados e carnes estão brilhando!! Normalmente, quando brilha demais pode indicar muito óleo ao fazer a preparação.

No entanto, um pedaço de costela, por exemplo, é uma carne que naturalmente tem mais gordura, vai brilhar. Sendo assim, esteja mais atento a isso, e dentro das possibilidades, faça escolhas que menos tão brilhosas.

3

4

(8)

MOLHOS PARA SALADAS

Sabe aqueles molhinhos para salada – parmesão, rosê, etc?” Pois é, eles não são opções legais para acompanhar a salada. A maioria desses molhos contém: açúcar (sim, o molho é salgado mais tem açúcar), sal em excesso, além de gordura vegetal hidrogenada (aquela que faz mal para saúde).

No lugar deles, prefira um vinagrete tradicional ou o básico

“limão/vinagre e sal”. Aceto balsâmico também pode ser uma opção.

Quanto ao azeite de oliva, se este for mais amarelado, provavelmente tem outros tipos de óleos misturados ou é de baixa qualidade. Azeite de oliva bom é um azeite mais verdinho.

BUFFET DE SOBREMESAS

Será mesmo que você está com vontade de pegar sobremesa ou deu vontade por que está ali, por que você viu? O mesmo vale para todos aqueles doces (chocolates, doce de leite, sorvetes, balas, bombons) que ficam no caixa na hora de pagar. Será que você realmente precisa consumí-los?

A partir de hoje, preste mais atenção em você (nos seus sinais internos, nas suas reais vontades) ao invés de apenas responder aos estímulos visuais que lhe são oferecidos.

5

6

(9)

www.thaislamonica.com.br Página 7 COMO MONTAR SEU PRATO

Acalmar seus pensamentos na hora de montar seu prato alimente-se com calma! Se perceber que está muito ansioso ou nervoso por qualquer motivo, antes de começar a comer, respire fundo algumas vezes para acalmar o ritmo!

Para a montagem dos pratos: ½ do prato com saladas (cruas ou refogadas);

¼ do prato com as carnes, de preferência grelhadas; ¼ do prato com Arroz e o Feijão.

Evite substituir a refeição por lanches ou salgados. Lanches naturais, na hora da pressa, são boas alternativas, mas não substituem nutricionalmente uma refeição completa. Por isso procure não realizar esta troca frequentemente;

7

(10)

Restaurantes a la carte

(11)

www.thaislamonica.com.br Página 9 LEIA O CARDÁPIO (MENU) COM ATENÇÃO

Sempre que puder, e quiser, peça pratos que contenham todos os grupos alimentares, ou seja, vegetais e legumes: a famosa saladinha; uma opção de carboidrato (arroz, macarrão, batatas, aipim, farofa) e também uma opção de proteína (ovos, carnes, peixes, frango, carne de porco).

A gordura poderá estar presente nas carnes ou azeite de oliva, oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas) abacate, que são utilizados como ingredientes em algumas preparações. Os pratos que contemplam todos os grupos alimentares favorecem mais a saciedade.

ESCOLHA O QUE TE DER VONTADE

Devemos procurar satisfação nas nossas escolhas alimentares. Pouco adianta você pedir um prato com arroz integral e frango, se na verdade queria pedir um macarrão à bolonhesa. As chances de achar a escolha sem graça será enorme.

Quando você come o que você não quer, você tende a comer mais nas refeições seguintes a fim de suprir a satisfação que anteriormente não foi atendida. O contrário também é verdadeiro, quando você come o que você quer, você come menos e além de saciado você também fica satisfeito!

8

9

(12)

POSSÍVEIS TROCAS SÃO VÁLIDAS

Alguns pratos são acompanhados de preparações fritas, por exemplo: batata frita. Se você não faz questão do acompanhamento, pergunte ao garçom se é possível trocar!

Em muitos lugares eles dão outras opções. Por exemplo, ao invés de batata frita poderá vir alguns legumes refogados ou uma salada de folhas; ao invés de carne empanada, pode vir uma opção assada ou grelhada.

Use este guia de descrições de cardápio para distinguir os pratos com baixo teor de gordura:

Pratos com BAIXO teor de gordura Pratos com ALTO teor de gordura Ao vapor;

Pochés;

Grelhados;

Grelhados no fogo;

Grelhados na brasa;

Assados;

Cozidos no próprio caldo;

Com molho de tomates;

Com molho vinagrete;

Refogados.

Frituras;

Empanados;

Com maionese;

Cremosos;

Gratinados;

À milanesa;

À parmegiana;

Com leite de coco ou creme de leite;

Passados na manteiga;

Com molho branco.

Jamais se esqueça que, independente do almoço, as refeições precisam continuar acontecendo em intervalos de tempo regulares de 3-4 horas.

São pequenos lanches que irão evitar fome excessiva a noite depois que chegar em casa. Nestes horários pode-se preferir biscoitos integrais doces ou salgados, barrinha de cereais, frutas ou suco de fruta natural, iogurtes, mix de grãos ,entre outros.

10

(13)

www.thaislamonica.com.br Página 11

CONCLUSÃO

Com toda certeza, ao prestar mais atenção nos pontos expostos à cima, você será capaz de fazer melhores escolhas alimentares quando se alimentar fora de casa!! Você se sentirá mais seguro (a) e consciente das suas escolhas, terá muito mais autonomia para decidir o que comer.

Com isso, os exageros irão diminuir e a sensação de estufamento também!

E isso é fantástico para uma verdadeira reeducação alimentar!

ME SIGA NAS REDES SOCIAIS...

www.thaislamonica.com.br

www.facebook.com/nutricionista.thaislamonica

www.youtube.com.br/tha.lamonica

Referências

Documentos relacionados

Avaliar a preocupação dos cadetes com o planejamento financeiro e a busca de conhecimento sobre este assunto para buscar semelhanças com um universo de oficiais

Também pode ocorrer o contrário, ou seja, produtos de uma empresa já estabelecida podem ser vendidos e distribuídos com a marca da startup.. Com o white label, a parceria está

Já um tanque com a torneira meio aberta por 15 minutos pode chegar a gastar 279 litros de água.. Por isso, o melhor é deixar acumular roupa, colocar a água no tanque

Luz piscando: A unidade não recebeu dados por 10 minutos consecutivos (a unidade irá registrar novamente o transmissor caso não receba dados por duas horas).. Indicador de

Atualmente, existem diversas opções de implantes à sua disposição e este informativo foi criado para ajudá-la a saber mais sobre a cirurgia de aumento mamário e a escolher o

Mas se você não pode ou não quer levar marmita para o trabalho, veja as dicas a seguir, para comer em restaurantes sem precisar sair da

22 Em pesquisa no Sistemas de Informações do Arquivo Nacional, utilizando a palavra “aborto” para o período que vai de 1830 a 1942, foram encontrados apenas 45

E. Ou seja, quanto mais próximo de zero for o resultado do teste mais expressiva é a diferença entre o uso das estratégias. Nesse caso, não houve nenhuma