• Nenhum resultado encontrado

A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

Temas de

Redação

(2)
(3)

Temas de Redação

Aula 1

Criação de papéis de gênero

A partir da leitura do texto acima, aborde o assunto tentando responder ao seguinte questionamento: é real- mente coerente considerar que há atividades, prossionais ou não, em que homens e mulheres podem ter desempenhos qualitativamente diferentes? Ou as tendências de pensar assim não passam de preconceitos?

Examine o tema atentamente e elabore um texto dissertativo com 25 a 30 linhas, no qual você exporá suas ideias a respeito do assunto.

Aula 2

A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema

“A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I

Nos 30 anos decorridos entre 1980 e 2010 foram assassinadas no país acima de 92 mil mulheres, 43,7 mil só na última década. O número de mortes nesse período passou de 1.353 para 4.465, que representa um aumento de 230%, mais que triplicando o quantitativo de mulheres vítimas de assassinato no país.

WALSELFISZ, J. J. Mapa da Violência 2012. Atualização: Homicídio de mulheres no Brasil. Disponível em: www.mapadaviolencia.org.br. Acesso em: 8 jun. 2015.

TEXTO II

TIPO DE VIOLÊNCIA RELATADA

Violência física Violência psicológica Violência moral Violência sexual Violência patrimonial Cárcere privado Tráfico de pessoas

TEXTO III

BRASIL. Secretaria de Políticas para as Mulheres. Balanço 2014. Central de Atendimento à Mulher:

Disque 180. Brasília, 2015. Disponível em: www.spm.gov.br. Acesso em: 24 jun. 2015 (adaptado).

Disponível em: www.compromissoeatitude.org.br.

Acesso em: 24 jun. 2015 (adaptado).

TEXTO IV

O IMPACTO EM NÚMEROS

Com base na Lei Maria da Penha, mais de 330 mil processos foram instaurados apenas nos juizados e varas especializados

51,68%

31,81%

9,68%

2,86%

1,94% 1,76%0,26%

(4)

Temas de Redação

Aula 3

Novos conceitos de família

TEXTO II

O desenvolvimentos de instituições modernas do Estado e do mercado abarca, em parte, as antigas funções da família, restringindo a esfera de atuação desta às dimensões da afetividade e da reprodução da vida, em seus aspectos biológico e culturais. Por essa razão, é importante refletir sobre como o Estado, por meio de seu papel regulador e de promotor de políticas públicas, deve assumir responsabilidades perante os indiví- duos, as famílias e o bem-estar coletivo.

TEXTO III

Lidar com as famílias, hoje, é lidar com a diversidade; famílias intactas, famílias em processo de separação, famílias monoparentais, famílias reconstruídas, famílias constituídas de casais homossexuais, famílias consti- tuídas de filhos adotivos, famílias constituídas por meio das novas técnicas de reprodução.

A família intacta, tal qual nos acostumamos a pensar como sendo o modelo de família, é, hoje em dia, uma das várias formas de se viver a família.

A multiplicidade “ser família”, hoje, cria um hiato na geração que aprendeu o “ser família” de acordo com de- terminadas características e sua concretização na prática. Talvez só a geração dos filhos saiba desenvolver a maneira de denominar tal realidade.

Rituais familiares TEMA 1

Prática de rituais e identidade familiar

Os rituais são parte essencial da vida familiar, podendo ser entendidos como hábitos de vida relativamente estruturados e repetitivos, através dos quais os membros de uma família comunicam significados aos níveis manifesto, simbólico e até inconsciente. (...) Apesar do seu caráter universal, os rituais – rotinas, tradições e celebrações – são expressos de forma diferente em cada família, com cada uma descobrindo e construindo os seus, moldando-os à sua imagem.

Se você optar por este tema, apresente um ou dois rituais cultivados por sua família que contribuem para o estabelecimento da identidade familiar. Ao dissertar, justifique a relevância desse(s) ritual(ais) para o fortalecimento dos laços entre os membros da família.

TEMA 2

Casar é “modinha”?

(5)

Temas de Redação

O casamento voltou a ficar na moda entre os jovens, conforme revela uma pesquisa feita em 30 países. Mas, afinal, qual a idade para pensar em casamento? Uma pesquisa com 30 mil pessoas, de 60 países, mostra que casar está nos planos de 19% da chamada geração Z, que tem entre 15 e 20 anos, e de 17% da geração Y, que tem de 21 a 34 anos.

Para desenvolver este tema, você deverá considerar a hipótese de que o aumento da adesão dos jo- vens ao casamento seja apenas um modismo, manifestando o seu ponto de vista sobre ela. Procu- re avaliar a realidade ao seu redor, principalmente a forma como se comportam os(as) seus(suas) amigos(as) em relação ao casamento para fundamentar sua argumentação.

TEMA 3

Os rituais religiosos e o homem contemporâneo

Qual a situação atual em relação ao aspecto ritualístico das religiões? O religioso praticante toma parte nos vários rituais da sua igreja, e, indubitavelmente, este fato constitui uma das razões mais significativas da sua ida à igreja. Devido ao fato de que existe muito pouca oportunidade para o homem moderno participar em conjunto de ações de devoção, qualquer forma de ritual exerce tremenda atração, mesmo que alienada dos sentimentos e anseios mais significativos da nossa vida diária.

Considerando o excerto acima e as características da vida moderna, apresente seu ponto de vista sobre o esvaziamento do real significado dos rituais religiosos que fazem parte da história da humani- dade, não importando a crença de origem.

Se escolher este tema, analise as causas e as consequências desse esvaziamento e fundamente seu posicio- namento com dados da realidade que julgar relevantes para a argumentação.

Aula 4

A violência na sociedade Brasileira: como mudar as regras desse jogo

(Época, 02.06.03)

Entender a violência, entre outras coisas, como fruto de nossa horrenda desigualdade social, não nos leva a desculpar os criminosos, mas poderia ajudar a decidir que tipo de investimentos o Estado deve fazer para enfrentar o problema: incrementar violência por meio da repressão ou tomar medidas para sanear alguns problemas sociais gravíssimos?

(Maria Rita Kehl. Folha de S. Paulo)

Ao expor as pessoas a constantes ataques à sua integridade física e moral, a violência começa a gerar expectativas, a fornecer padrões de respostas.

Episódios truculentos e situações-limite passam a ser imaginados e repetidos com o fim de legitimar a idéia de que só a força resolve conflitos. A violência torna-se um item obrigatório na visão de mundo que nos é transmitida. O problema, então, é entender como chegamos a esse ponto.

Penso que a questão crucial, no momento, não é a de saber o que deu origem ao jogo da violência, mas a de saber como parar um jogo que a maioria, coagida ou não, começa a querer continuar jogando.

(Adaptado de Jurandir Costa. O medo social.)

Considerando a leitura do quadro e dos textos, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?

(6)

Temas de Redação

Indigência Lexical TEMA 1

AULAS DE GRAMÁTICA

Na escola, é normal que os estudantes enfrentem dificuldades com certos conteúdos de algumas disci- plinas. Em geral, na disciplina de Língua Portuguesa, as aulas de gramática (“gramatiquice”, segundo Maria Helena de Moura Neves – texto 1 desta prova) podem estar entre as de maior complexidade. Se optar por este tema, você deverá identificar conteúdos de gramática que considerou problemáticos durante o pe- ríodo escolar, especialmente no Ensino Médio.

Reflita sobre as possíveis razões que o levaram a ter dificuldades em aprendê-los e discuta sua relevância (ou não) para o aprimoramento de sua produção escrita.

TEMA 2

“INDIGÊNCIA LEXICAL”

A personagem do texto 2 da prova de Língua Portuguesa e Literatura cita a escritora Nélida Piñon, que atri- bui a “indigência lexical” (“falta de palavras”) à pouca leitura de livros no Brasil.

[...] Esta manhã, ela disse na televisão que o País sofre com a falta de palavras, pois os livros são muito pouco lidos por aqui. [...]

Se escolher este tema, discuta a relação de causalidade existente entre a pouca leitura e a falta de pala- vras. Para desenvolver sua argumentação, você poderá partir das seguintes questões: Por que a falta de leitura provoca a “falta de palavras”? Em que a “indigência lexical” pode afetar a vida pessoal/

profissional de cada indivíduo?

TEMA 3

LITERATURA E REPRESENTAÇÃO

“O escritor, dizia Barthes, é o que fala no lugar de outro. Quando entendemos a literatura como uma forma de representação, espaço onde interesses e perspectivas sociais interagem e se entrechocam, não podemos deixar de indagar quem é, afinal, esse outro, que posição lhe é reservada na sociedade, e o que seu silêncio esconde”.

(DALCASTAGNÈ, R., Literatura brasileira contemporânea: um território contestado.

Vinhedo: Horizonte / Rio Janeiro: EdUERJ, 2012. Excerto adaptado)

Se você escolher este tema, considere as seguintes questões: Com que escritor(a) você se identifica? O que leva você a se sentir representado(a) pelas obras desse(a) autor(a)? O que essas obras dizem sobre o mundo?

(7)

Temas de Redação

Aula 5

O trabalho na construção da dignidade humana

Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema O Trabalho na Construção da Dignidade Humana, apresentando experiência ou proposta de ação social, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

O que é trabalho escravo

Escravidão contemporânea é o trabalho degradante que envolve cerceamento da liberdade

� ���������� �� ��� ������ �� �� �� ���� �� ����� ����������� � ��

�� ������� �� propriedade de uma pessoa sobre a outra, acabando com a possibilidade de possuir legalmente um escravo no Brasil. No entanto, persistiram situações que mantêm o trabalhador sem possibilidade de se desligar de seus patrões.

Há fazendeiros que, para realizar derrubadas de matas nativas para formação de pastos, produzir carvão para a indústria siderúrgica, preparar o solo para plantio de sementes, entre outras atividades agropecuárias, contratam mão de obra utilizando os contratadores de empreitada, os chamados “gatos”. Eles aliciam os trabalhadores, servindo de fachada para que os fazendeiros não sejam responsabilizados pelo crime.

�������� ������� �� �������� ���� �������� ���������� ������ ��

������������� liberdade. Este segundo fator nem sempre é visível, uma vez que não mais se utilizam correntes para prender o homem à terra, mas sim ameaças físicas, terror psicológico ou mesmo as grandes distâncias que separam a propriedade da cidade mais próxima.

Disponível em: http://www.reporterbrasil.org.br. Acesso em: 02 set.2010 (fragmento).

O futuro do trabalho

������� �� �������������� �������� ���� � � �������������� �� ����� ���� ���������� �� ����� ��� ����� ����

����� �� �� ���� � será uma mulher

Felizmente, nunca houve tantas ferramentas disponíveis para mudar o modo como trabalhamos e, consequentemente, como vivemos.

E as transformações estão acontecendo. A crise despedaçou companhias gigantes tidas até então como modelos de administração. Em vez de grandes conglomerados, o futuro será povoado de empresas menores reunidas em torno de projetos em comum. Os próximos anos também vão consolidar mudanças que vêm acontecendo há algum tempo: a busca pela qualidade de vida, a preocupação com o meio ambiente, e a vontade de nos realizarmos como pessoas também em nossos trabalhos. “Falamos tanto em desperdício de

�������� �������� � �������� ��� � ������ �� ����������� �� ����������� ��� � ������� � �������� ����� �������

������ �� ��� ����

livro ��� ��������� ��� ������� �� ����� (Os prazeres e as dores do trabalho, ainda inédito no Brasil).

(8)

Temas de Redação

Analfabetismo Funcional

TEMA 1

Escrita digital e clareza de expressão

Considerando sua experiência com a transmissão de mensagens pelo celular ou pela Internet, reflita sobre a afirmação de Thomaz Wood Jr: Os alunos parecem acreditar que, em um mundo no qual a comunicação se dá por mensagens eletrônicas e tuítes, escrever com clareza não é mais importante.

O que significa “escrever com clareza”? Você concorda com a ideia de que, na escrita digital, a clareza perde importância?

Para dissertar sobre o tema 1, você pode analisar as vantagens e desvantagens da escrita digital, compará-la com a escrita tradicional, entre outras abordagens, desde que relacione o ato de escrever com a necessidade – ou não – de se expressar com clareza.

TEMA 2

Motivos para estudar Matemática

Analfabeto funcional é a denominação dada à pessoa que, mesmo com a capacidade de decodificar minima- mente as letras e os números, não desenvolve, entre outras habilidades, a de fazer operações matemáticas.

Por que aprender Matemática é essencial para a vida? Por que ela é muito mais do que uma disci- plina importante para passar no vestibular?

Se escolher o tema 2, reflita sobre a utilidade dos conhecimentos matemáticos para realizar atividades do dia a dia e para a ascensão profissional.

TEMA 3

Analfabetismo funcional

Existem pessoas que são lançadas ao mar, à vida, com pedaços faltando. Pedaços esses que correspondem às habilidades básicas para viver e se comunicar.

Vamos entender o que é analfabetismo funcional. 23/10/2012. http://www.inovareduca.com

Faz quase uma década que tais habilidades são avaliadas no Brasil, e o analfabetismo funcional persiste entre os mais jovens, afetando, inclusive, os estudantes do nível superior. Segundo o Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf ), 38% desses estudantes apresentam dificuldades nas tarefas que envolvem leitura e escrita.

Caso opte pelo tema 3, analise as consequências do analfabetismo funcional entre os estudantes brasileiros e apresente sugestões práticas para recuperar o que estiver “faltando” e diminuir o problema.

Aula 6

O histórico desafio de se valorizar o professor TEXTO I

A escolha profissional passava necessariamente pela ideia de frequentar um curso de qualidade, que dava uma excelente cultura geral e preparo adequado para exercer uma profissão que era reputada como digna e prestigiada, fosse ela exercida por homens ou por mulheres. A figura da mulher que lecionava era bem aceita e apontada às moças como exemplo de honestidade e ideal a ser seguido. O mesmo acontecia com o professor. A família tinha a figura da professora e do professor em grande consideração e estes detinham um prestígio social que estava em claro desacordo com a remuneração salarial percebida. Eles desfrutavam um prestígio advindo do saber, e não do poder aquisitivo.

(9)

Temas de Redação

TEXTO II

TEXTO III

O estatuto social e econômico é a chave para o estudo dos professores e da sua profissão. Num olhar rápido, temos a impressão que a imagem social e a condição econômica dos professores se encontram num estado de grande degradação , sentimento que é confirmado por certos discursos das organizações sindicais e mesmo das autoridades estatais. Mas, cada vez que a análise é mais fina, os resultados são menos conclu- dentes e a profissão docente continua a revelar facetas atrativas. É evidente que há uma perda de prestígio, associada à alteração do papel tradicional dos professores no meio local: os professores do ensino primário já não são, ao lado dos párocos, os únicos agentes culturais nas aldeias e vilas da província; os professores do ensino secundário já não pertencem à elite social das cidades.

Língua e poder TEMA 1

Recorte e colagem em trabalhos escolares

Conforme sustentam alguns estudiosos do assunto, as pesquisas escolares apresentadas como simples có- pias de textos têm origem em uma série de fatores ligados diretamente à atuação do professor.

Sendo assim, a origem do problema da metodologia de copiar e colar empregada pelos alunos não está em uma “falha de caráter dos alunos”, na sua “preguiça de ler e resumir” ou na “facilida- de com que se pode copiar e colar textos inteiros ou excertos e imagens da Internet”, mas sim na incapacidade do professor de propor, apoiar, acompanhar e participar com o aluno de pesquisas em que a cópia pura e simples não atenda aos requisitos previamente definidos na tarefa.

Adaptado de: CAMARGO, Orson. “Ctrl C Ctrl V, o plágio escolar”; Brasil Escola.

Disponível em http://brasilescola.uol.com.br/sociologia/ctrl-c-ctrl-v-plagio-escolar.htm. Acesso em 15 de abril de 2017.

Se escolher o tema 1, você deverá analisar as afirmações acima do ponto de vista do aluno, considerando-as coerentes, ou não, com a realidade escolar da qual é oriundo(a). Para dar consistência ao texto, fundamente seu ponto de vista com argumentos plausíveis.

(10)

Temas de Redação

TEMA 2

Para que ler literatura?

O comentário a seguir foi extraído de um blog – O discreto blog da burguesia – cuja matéria discorre sobre as postagens de uma antiga comunidade do Orkut denominada “Eu odeio literatura”.

“Li menino de engenho. Para que que eu preciso saber a situação do sertão há um tempo atrás??????

Pega um gráfico de geografia, kkkkk… te mostra tudo”

Adaptado de: https://discretoblog.wordpress.com/2008/06/25/top-11-posts-na-comunidade-eu-odeio-literatura/.

Acesso em 15 abr. 2017.

Para desenvolver sua argumentação, responda à pergunta que introduz o tema 2. Analise essa questão a partir do comentário transcrito acima, concordando ou não com o que diz o autor. Saiba que seu texto não será julgado pelo posicionamento assumido por você, mas pela eficiência de sua argumentação.

TEMA 3

LÍNGUA E PODER

Ai, palavras, ai, palavras, que estranha potência, a vossa!

[...]

sois o sonho e sois a audácia, calúnia, fúria, derrota...

A liberdade das almas, ai! com letras se elabora...

E dos venenos humanos sois a mais fina retorta:

frágil, frágil como o vidro e mais que o aço poderosa!

Meireles, Cecília. Romance das palavras aéreas.

Às vezes, também a gente tem o consolo de saber que alguma coisa que se disse por acaso ajudou alguém a se reconciliar consigo mesmo ou com a sua vida de cada dia; a sonhar um pouco, a sentir uma vontade de fazer alguma coisa boa. Agora sei que outro dia eu disse uma palavra que fez bem a alguém. Nunca saberei que palavra foi; deve ter sido alguma frase espontânea e distraída que eu disse com naturalidade porque senti no momento – e depois esqueci.

Braga, Rubem. A palavra.

Para desenvolver o tema 3, você deverá partir de situação/situações em que as palavras se tornam arma que fere ou mão que afaga. Apresente as razões e os sentimentos que levam o ser humano a ferir ou a afagar o outro com palavras, refletindo sobre as consequências de tais atos nas relações interpessoais.

Aula 7

Competição na sociedade

A máxima esportiva “o importante é competir” parece estar tomando conta de nossas vidas. É interessante notar, no entanto, que ela pode ter, no mais da vida, significado oposto ao que tem como lema do esportista.

Em seu contexto, dar valor maior à competição significa colocar o desejo de vencer em segundo plano, com a consequência de o competidor respeitar as regras do jogo e o adversário. Já num mundo em que as pes- soas são colocadas em constante competição, essa forma de convívio social parece ser igualada ao desejo de vencer a qualquer custo. Mas quais os limites para isso?

Desde a escola, recebemos notas que nos colocam em constante comparação com nossos colegas. Com tantos candidatos por vaga para ingressar em um curso superior, não basta atender a certos requisitos

(11)

Temas de Redação

acadêmicos: temos de vencer os demais. No mundo do trabalho, as coisas não são diferentes - conseguir emprego e mantê-lo significa, muitas vezes, ser o escolhido entre muitos. Enfim, somos cada vez mais es- timulados e educados para a competitividade, que nos leva, frequentemente, a colocar certos critérios de convivência em segundo plano.

Esse é o caso, por exemplo, do aluno que guarda para si só a solução de um problema escolar durante a aula, sem compartilhá-la com a turma, com o objetivo de ser o único a tê- la encontrado; ou do colega de trabalho que se preocupa mais com deslizes dos outros do que com a sua própria excelência profissional. A verdade é que, em muitos momentos, somos levados a crer que a solidariedade seria um movimento inútil e, talvez, ingénuo.

Sua redação versará sobre este tema: a competição como fator de organização da sociedade, suas virtudes e seus efeitos negativos. Para escrevê-la, relate um episódio em que você se tenha visto em meio a um ex- cesso de competitividade ou em que a capacidade de competir lhe tenha sido útil. Lembre-se de que você está sendo solicitado a redigir uma dissertação, texto que se caracteriza por um esforço de reflexão em torno de um tema. Utilize sua experiência para construir seu texto, mas integre a uma argumentação de caráter generalizador e organizada dissertativamente.

A dissertação deve ter a extensão mínima de 30 linhas e máxima de 50, considerando letra de tamanho regular. Inicialmente, utilize a folha de rascunho e, depois, passe a limpo na folha de redação, sem rasuras e com letra legível, o que você redigiu. Utilize caneta: lápis, apenas no rascunho.

Mentira ou Verdade TEMA 1

“O que é pior – a chamada mentira piedosa ou a verdade cruel?”

Millôr Fernandes

Disponível em: https://kdfrases.com/frase/109253.

Acesso em 19 abr. 2019.

Se escolher este tema, você deverá refletir sobre o dilema proposto e apresentar seu ponto de vista, justifi- cando-o por meio de argumentos consistentes. Ao dissertar, considere as consequências geradas por uma

“mentira piedosa” ou pela “verdade cruel”.

TEMA 2

A ciência por trás da mentira: por que caímos em golpes?

Pessoas menos inteligentes ou com pouca instrução são sempre mais vulneráveis a golpistas que querem roubar dinheiro. Certo? Não necessariamente. Em 2012, o laureado professor britânico Paul Frampton – edu- cado em Oxford –, que lecionava física na Universidade da Carolina do Norte, foi condenado a cinco anos de prisão por tráfico de drogas. Ele foi vítima de um esquema de golpistas envolvendo um site de relaciona- mentos. O caso acabou com sua carreira de professor universitário.

Adaptado de: https://bbc.in/2PAuQPg. Acesso em 29 de abr. 2019.

Para desenvolver este tema, você deverá discutir as possíveis razões que levam as pessoas a serem vítimas de golpistas, como, por exemplo, o conto do bilhete premiado, apesar de todas as informações a que se tem acesso no século XXI.

(12)

Temas de Redação

Aula 8

Preservação da Amazônia

O texto acima, que focaliza a relevância da região amazônica para o meio ambiente e para a economia brasileira, menciona a “máquina de chuva da Amazônia”. Suponha que, para manter essa “máquina de chuva” funcionando, tenham sido sugeridas as ações a seguir:

1 suspender completa e imediatamente o desmatamento na Amazônia, que permaneceria proibido até que fossem identificadas áreas onde se poderia explorar, de maneira sustentável, madeira de florestas nativas;

2 efetuar pagamentos a proprietários de terras para que deixem de desmatar a floresta, utilizando -se recursos financeiros internacionais;

3 aumentar a fiscalização e aplicar pesadas multas àqueles que promoverem desmatamentos não-autorizados.

Escolha uma dessas ações e, a seguir, redija um texto dissertativo, ressaltando as possibilidades e as limitações da ação escolhida.

Ao desenvolver seu texto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação.

Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista, sem ferir os direitos humanos.

Fatos Passados TEMA 1

Cada geração traz renovadas esperanças para a humanidade: os jovens e adultos que a constituem têm a possibilidade de observar o passado, retirando dele os ensinamentos advindos das melhores experiências e, ao mesmo tempo, projetar seu presente e seu futuro de acordo com suas convicções pessoais.

Nesse contexto, pergunta-se:

Que experiências vividas ou relatadas pelas gerações passadas você valoriza?

Quais você não vai querer reproduzir?

Reflita sobre as ideias que essas questões suscitam e redija um texto opinativo, de caráter dissertativo, no

(13)

Temas de Redação

qual você se posicionará sobre o tema, fundamentando seus pontos de vista com dados da realidade e argumentos consistentes.

A opção pelo(s) aspectos(s) que você irá abordar – tais como família, profissão, política, comunicação virtual, relações internacionais, etc. – é sua. Selecione livremente o foco (ou focos) que mais lhe convier(em).

TEMA 2

Considerando que a educação formal, praticada nas escolas, se transforma a partir de erros e acertos, propo- nha-se a seguinte questão:

Quais são os erros e os acertos da Escola e da Educação de hoje, no Brasil?

A partir da própria experiência, ou da realidade vivida por outras pessoas, reflita sobre a Escola que considera ideal, apontando suas características positivas e os erros que devem ser evitados. A seguir, redija um texto opinativo, de caráter dissertativo, fundamentando seus pontos de vista com dados da realidade e argumen- tos consistentes.

TEMA 3

Música s.f. (sXIV) 1 combinação harmoniosa e expressiva de sons 2 a arte de se exprimir por meio de sons, seguindo regras variáveis conforme a época, a civilização, etc (...)

Houaiss, Antônio et al. Dicionário Houaiss de língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009, p. 1335.

As definições acima, embora corretas, dizem muito pouco do que a música representa para o ser humano, para além das regras e da arte de combinar sons.

Se é verdade que cada época e cada civilização expressam de modo diverso suas preferências musicais, tam- bém é verdade que cada um de nós admira determinados intérpretes, grupos, gêneros, a partir de estímulos os mais variados e muitas vezes inconscientes.

Se você escolher este tema, diga por que a música é importante em sua vida, apresente sua pre- ferência musical – cantor(a), grupo, gênero – e justifique sua escolha, apresentando razões, fatos ou outros dados que julgar relevantes para sua argumentação.

Aula 9

Manipulação de dados internet

TEXTO I

músicas que lhes permite descobrir novidades. Assim como os sistemas de outros aplicativos e redes sociais, este

sugestões que não costuma falhar. O sistema se baseia em um algoritmo cuja evolução e usos aplicados ao consumo on-line começam a desenhar suas séries de sucesso rastreando o banco de dados gerado por todos os movimentos dos usuários para analisar o que os satisfaz. O algoritmo constrói assim um universo cultural adequado e complacente com o gosto do consumidor, que pode avançar até chegar

de busca pode moldar nossa maneira de pensar. E esse é o problema principal: a ilusão de liberdade de escolha que muitas vezes é gerada pelos algoritmos.

TEXTO II

VERDÚ, Daniel. O gosto na era do algoritmo

TEXTO III

de dados é transferida para um exército de moderadores em empresas localizadas do Oriente

no controle daquilo que deve ser eliminado da rede social, a partir de sinalizações dos usuários.

são literais. Em poucas palavras, são uma opinião embrulhada em código. E estamos caminhando para um estágio em que é a máquina que decide qual notícia deve ou não ser lida.

PEPE ESCOBAR. A silenciosa ditadura do algoritmo. Disponível em:

Utilização da Internet

64,7

% das pessoas de 10 anos ou mais de idade utilizaram a internet.

63,8

%

65,5

%

Cerca de

85

% dos jovens de 18 a 24 anos de idade e

25

% das pessoas de 60 anos ou mais de idade utilizaram a internet.

Finalidade do acesso à Internet (%)

94,2

73,3

Enviar ou receber mensagens de texto, voz ou imagens por aplicativos diferentes de e-mail

Conversar por chamada de voz ou vídeo

76,4 Assistir a vídeos, inclusive programas, séries e filmes

69,3 Enviar ou receber e-mails (correio eletrônico) Internet no Brasil em 2016

@

(14)

Temas de Redação

têm selecionado as notícias sob títulos chamativos como “trending topics TEXTO IV

dedos, melhor equipados estamos para tomar decisões. No entanto, surgem algumas tensões fundamentais: entre a conveniência e a deliberação; entre o que o usuário deseja e o que é melhor para ele; entre a transparência e o lado comercial. Quanto mais os sistemas souberem sobre você em comparação ao que você sabe sobre eles, há mais riscos de suas escolhas se tornarem apenas uma série de reações a “cutucadas” invisíveis. O que está em jogo não é tanto a questão “homem versus máquina”, mas sim a disputa “decisão informada versus

CHATFIELD, Tom. ente nossas escolhas

PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação,

intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Quarto fechado TEMA 1

Parklets

Parklets são extensões temporárias de calçadas na forma de deques que ocupam uma área originalmente destinada a duas vagas de estacionamento de veículos. Essas áreas podem ser equipadas com bancos, flo- reiras, mesas e cadeiras, aparelhos de exercícios físicos ou outros elementos de mobiliário. Com a finalidade de promover a valorização do espaço urbano, os parklets ficam disponíveis 24 horas por dia, nos sete dias da semana, podendo ser implantados por pessoa física, jurídica ou pelo poder público. Várias capitais do Brasil já têm parklets instalados, inclusive Porto Alegre. No entanto, como qualquer novidade, algumas pessoas estão preocupadas com os transtornos que esses “miniparques” possam causar.

Adaptado de http://alfa.portoalegre.rs.gov.br/smpe/projetos/parklets

Com base no excerto acima, reflita sobre as seguintes questões: A instalação de parklets favorece ou prejudica a vida urbana? De que forma esses “miniparques”podem afetar a vida de quem vive, trabalha ou circula pelo bairro?

Caso você escolha o tema 1, discuta a conveniência da instalação de parklets, refletindo sobre o impacto desses miniparques para a comunidade.

TEMA 2

A cultura do quarto fechado

Estudos na área de Psicologia Social indicam que, com o amplo acesso à tecnologia digital, houve uma mudança radical no comportamento dos jovens no que se refere aos espaços de diversão: a proliferação da “cultura do quarto fechado” em detrimento da “cultura da molecada da rua”. Para se divertirem, os mais novos, acompanhados ou não, têm preferido o uso do espaço privado, principalmente o quarto. Mas, ainda que na companhia de amigos em um mesmo ambiente, é comum vermos crianças e adolescentes intera- gindo mais com seus celulares do que uns com os outros.

Berrío-Zapata, C; Sant’ana, R. C. Exclusão digital: Discurso e poder sobre a tecnologia da informação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2017 (Excerto adaptado)

Diante dessa realidade, considere as questões que seguem:

O que leva a juventude a preferir o quarto como espaço de diversão? Quais os efeitos do fenômeno da “cul- tura do quarto fechado” para a vida das crianças e dos adolescentes? Nesse contexto, vive-se a interação ou o isolamento compartilhado?

Se você optar por esse tema, disserte sobre a mudança de comportamento de crianças e adolescentes, refletindo sobre as causas que os levam a aderir à “cultura do quarto fechado” e as consequências geradas por esse fenômeno.

(15)

Temas de Redação

Aula 10

Publicidade infantil no Brasil

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema Publicidade infantil em questão no Brasil, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I

A aprovação, em abril de 2014, de uma resolução que considera abusiva a publicidade infantil, emitida pelo Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), deu início a um verdadeiro cabo de guerra envolvendo ONGs de defesa dos direitos das crianças e setores interessados na continuidade das propagandas dirigidas a esse público.

Elogiada por pais, ativistas e entidades, a resolução estabelece como abusiva toda propaganda dirigida à criança que tem “a intenção de persuadi-la para o consumo de qualquer produto ou serviço” e que utilize aspectos como desenhos animados, bonecos, linguagem infantil, trilhas sonoras com temas infantis, oferta de prêmios, brindes ou artigos colecionáveis que tenham apelo às crianças.

Ainda há dúvidas, porém, sobre como será a aplicação prática da resolução. E associações de anunciantes, emissoras, revistas e de empresas de licenciamento e fabricantes de produtos infantis criticam a medida e dizem não reconhecer a legitimidade constitucional do Conanda para legislar sobre publicidade e para impor a resolução tanto às famílias quanto ao mercado publicitário. Além disso, defendem que a autorregulamentação pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) já seria uma forma de controlar e evitar abusos.

IDOETA, P. A.; BARBA, M. D. A publicidade infantil deve ser proibida? Disponível em: www.bbc.co.uk. Acesso em: 23 maio 2014 (adaptado).

TEXTO II

TEXTO III

Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 24 jun. 2014 (adaptado).

Precisamos preparar a criança, desde pequena, para receber as informações do mundo exterior, para compreender o que está por trás da divulgação de produtos. Só assim ela se tornará o consumidor do futuro, aquele capaz de saber o que, como e por que comprar, ciente de suas reais necessidades e consciente de suas responsabilidades consigo mesma e com o mundo.

Vida Simples

Tema 1

SILVA, A. M. D.; VASCONCELOS, L. R. A criança e o marketing: informações essenciais para proteger as crianças dos apelos do marketing infantil. São Paulo: Summus, 2012 (adaptado).

Vida simples: quando menos é mais

Um emissora de televisão veiculou, em março de 2015, uma campanha publicitária que propunha a reflexão sobre o uso consciente dos recursos naturais e reforçava a responsabilidade de cada cidadão no desenvol- vimento sustentável do planeta. A primeira fase do projeto contou com o lançamento de um vídeo institu- cional com depoimentos de artistas, incentivando o público a aderir a slogans como:

Menos desperdício, mais atitude!

Menos indiferença, mais participação!

ß ÐËÞÔ×Ý×ÜßÜÛ ÐßÎß ÝÎ×ßÒYßÍ ÒÑ ÓËÒÜÑ

(16)

Temas de Redação

Menos consumo, mais consciência!

Se você optar pelo tema 1, imagine-se participante da campanha e disserte sobre como é possível contri- buir pessoalmente para o desenvolvimento sustentável do planeta.

Para isso, apresente uma ou mais ações que você realiza ou pretende realizar com o objetivo de simplificar a vida e/ou consumir menos.

Tema 2

O homem virtuoso

O filósofo francês André Compte-Sponville, na obra Pequeno tratado das grandes virtudes (1999), elenca uma série de qualidades morais que deveriam ser buscadas e praticadas pelos homens de todas as épocas, tais como humildade, gentileza, tolerância, justiça, solidariedade, coragem, gratidão, fidelidade, compaixão...

Para dissertar sobre o tema 2, escolha uma das virtudes citadas, caracterize-a e justifique sua importância, mostrando como ela pode contribuir para o desenvolvimento moral do indivíduo e para a sua convivência com os demais.

Tema 3

Filosofia, hoje?

“...mesmo se disséssemos que o objeto da Filosofia não é o conhecimento da realidade, nem o conhecimen- to da nossa capacidade de conhecer, mesmo se disséssemos que o objeto da Filosofia é apenas a vida moral ou ética, ainda assim o estilo filosófico e a atitude filosófica permaneceriam, pois as perguntas filosóficas – o que, por que e como – permanecem.”

Marilena Chauí. Convite à Filosofia. 2000.

Diante disso, cabe questionar:

O que acontece quando filosofamos?

O que distingue o homem que filosofa dos demais?

Se o tema 3 for o escolhido, analise o lugar da Filosofia nos dias de hoje e a relação entre Filosofia e desen- volvimento humano, dissertando sobre como as atitudes que caracterizam o pensamento filosófico podem nos auxiliar a viver no mundo contemporâneo.

Aula 11

Pai da Pátria

O termo vem do latim pater patriae e simboliza o papel de determinada personalidade na formação da unidade nacional e de sua independência.

O nosso Pai da Pátria não é um, mas dois: Dom Pedro I e José Bonifácio. Cada nação tem o seu, que serve de modelo de heroísmo e dignidade.

O Pai da Pátria está acima de nós, como numa família tradicional. Não em valor, que valorosos somos todos, mas em representatividade. O Pai da Pátria poderia, inclusive, ser o epíteto de todo chefe do executivo, não fosse, especialmente no nosso caso, uma piada. Há pesquisas sérias sobre a importância de se ter um pai reconhecido em certidão. O Brasil, de forma simbólica, tem os dois já citados, mas, na prática, é como se fôssemos filhos de um pai fantasma, que não nos deu o senso de inclusão familiar, de responsabilidade e de orgulho, deixando-nos à deriva.

Quem me dera ser crédula, confiante. Do tipo que admite estarmos em meio a uma crise medonha, mas que dela brotará um Estado maior, melhor. Já fui assim otimista, mas o tempo passou e me cobrou alguma lucidez e coragem para encarar a realidade. Agora não me é mais dada a alternativa de embarcar num faz de conta, acreditar em devaneios: o fato é que sempre estivemos irreversivelmente lascados, pois desde que essa história começou (1500), foi um tropeço atrás de outro, um país

(17)

Temas de Redação

você deve se posicionar a respeito das ideias da autora sobre o Brasil: contestá-las parcial ou integralmente;

aprová-las parcial ou integralmente.

descoberto por engano, por causa de uns ventos inesperados que conduziram as caravelas para outro destino que não a Índia e foram parar aqui sem querer, e quem dá importância ao que foi sem querer? Descuidos não são levados a sério, nunca fomos e jamais seremos a primeira opção nem pra nós mesmos. O Brasil é um acidente de percurso do qual se tenta tirar alguma vantagem para que o engano de rota não resulte em total perda de tempo.

Se você discorda, se ainda acredita que um dia seremos um país íntegro, digno, consistente, me declaro invejosa da sua fé. Sou uma ratazana descrente que não abandona o navio porque tem parentes no convés, apenas por isso.

Sorte a minha, e provavelmente a sua, de que colecionamos algumas vitórias particulares: amigos fiéis, o gosto pela música, amar e ser amado, gozar de boa saúde, poder ir ao cinema de vez em quando, não ter vergonha do passado e acreditar-se merecedor de um banho de sol, de um banho de mar, de um banho de chuva, essas trivialidades naturais que mantêm o corpo e a alma azeitados. A vida vale a pena em sua simplicidade, aquela que ainda comove, pois rara.

Mas não nos gabemos, pois ainda que nossa família nuclear e nossa trajetória pessoal não nos envergonhem, somos todos habitantes de uma pátria órfã.

Disponível em: <https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/martha- medeiros/noticia/2017/08/pai-da-patria-9867095.html>. Acesso em: 09 out. 2017.

Como é possível ver, o texto de Martha Medeiros é enriquecido por vários recursos que permitem à autora formular o seu ponto de vista de maneira muito clara. Há metáforas, ironias, argumentos e exemplos, entre outros recursos; e tudo está a serviço das ideias defendidas no conjunto do texto.

Após a leitura, você, certamente, construiu uma opinião sobre o que diz a autora.

Você pode ter concordado integralmente com o texto ou apenas parcialmente; pode ter discordado integralmente ou apenas parcialmente.

É assim mesmo!

Muitas vezes, lemos um texto e concordamos integralmente com ele, pois suas ideias coincidem com o que pensamos a respeito daquele assunto; outras vezes, concordamos apenas parcialmente com os argumentos apresentados, porque há pontos dos quais discordamos.

O contrário também é possível. Podemos discordar integralmente das ideias expressas em um texto, porque temos um entendimento completamente diferente a respeito daquele assunto; por vezes, enfim, podemos discordar apenas parcialmente, pois há pontos com os quais concordamos.

Os leitores sabem que é sempre assim, e os autores também sabem. O mais importante, porém, é reconhecer que o debate deve ser feito com tolerância e ética.

Assim, a partir da leitura do texto de Martha Medeiros e das observações feitas acima, elabore um texto dissertativo que apresente o seu ponto de vista acerca das ideias da autora sobre o Brasil.

Considere que o seu texto pode ser lido pela autora, logo ele terá de conter a sua opinião, de maneira bem fundamentada, com argumentos que sustentem o seu ponto de vista, para que a autora entenda claramente o posicionamento adotado.

Em resumo, em seu texto,

(18)

Temas de Redação

Memórias indesejadas TEMA 1

ÊXODO URBANO

Muitos cultivam a ideia da idílica vida no campo, cansados que estão do estresse e da correria do dia a dia da vida urbana; no entanto, é preciso avaliar bem a realidade rural antes de trocar um ambiente por outro.

A percepção de que as facilidades e os serviços disponíveis nas cidades não mais estarão à disposição é fundamental.

Para desenvolver sua argumentação, reflita sobre as relações do homem urbano com as facilidades que lhe são proporcionadas pela vida na cidade – cinemas, restaurantes, comida pronta, TV a cabo, etc. –, apresen- tando uma ou mais formas de sobrevivência longe de tudo isso. Fundamente sua proposta analisando as razões pelas quais o sonho da vida no campo pode não se concretizar em alguns casos.

TEMA 2

MOBILIDADE URBANA E QUALIDADE DE VIDA

Quem mora em cidade grande sabe: não há nada pior do que sair de casa na hora do pico, ou do rush. O trânsito fica parado e, invariavelmente, a gente perde a hora. E o humor...

Dependendo da cidade, os congestionamentos acontecem também fora da hora do pico. São Paulo e Cida- de do México são dois exemplos disso. Nelas, os engarrafamentos ocorrem a qualquer hora do dia!

Disponível em: https://goo.gl/nTvgdi. Acesso em 10 out. 2017.

Para desenvolver este tema, você deverá considerar os problemas enfrentados por motoristas e passageiros nas grandes cidades brasileiras, refletindo sobre a forma como o grande número de veículos em circulação afeta a mobilidade urbana e interfere na qualidade de vida da população. Analise as consequências do pro- blema, fundamentando sua análise em argumentos consistentes.

TEMA 3

MEMÓRIAS INDESEJADAS

Pense nas piores lembranças da sua vida. E se existisse um remédio capaz de apagá-las?

Sim, ele existe. Você tomaria?

Todo mundo coleciona algumas lembranças ruins ao longo da vida. Isso é inevitável. Mas, no que depender de pesquisadores de várias partes do mundo, vai deixar de ser. Eles estão trabalhando num projeto incrivel- mente ambicioso: a criação de uma droga que apague memórias ruins.

Adaptado de: https://super.abril.com.br/ciencia/a-pilula-do-esquecimento/. Acesso em 24 set. 2017.

Reflita sobre a ação das memórias indesejadas e discuta as razões para apagá-las (ou não). Quais seriam as consequências desse “apagamento” para o ser humano e/ou para a sociedade? Como seríamos/seremos lembrando apenas dos bons acontecimentos de nossa vida?

Aula 12

Brasilidade

Nos textos literários, de certo modo entramos em contato com a nossa história, o que nos dá a chance de com- preender melhor nosso tempo, nossa trajetória como nação. O interessante é que essa história coletiva é recriada por meio das histórias individuais, das inúmeras personagens presentes nos textos que lemos, ou pelos poemas que nos tocam de alguma maneira.

Adaptado de: abaurre, Mana Luiza M.; PONTARA, Marcela.

Literatura brasileira.São Paulo: Moderna, 2005. p. 10.

(19)

Temas de Redação

Considerando que o brasileiro pode ser caracterizado por diferentes traços de personalidade e de compor- tamento e que estes podem estar representados em inúmeras “histórias individuais”,

• escolha uma ou mais personagens da Literatura Brasileira que você julgue representativas da brasilidade;

• determine como e por que elas representam este ou aquele traço de um brasileiro típico; e

• redija uma redação, de caráter dissertativo, justificando sua escolha e defendendo seu ponto de vista.

Jeitinho brasileiro TEMA 1

A expressão “jeitinho” é utilizada para designar um modo de agir do brasileiro, não baseado em regras esta- belecidas, diante de situações inesperadas, difíceis ou complexas.

http://.wikipedia.org/wiki/Jeitinho

Você considera o jeitinho brasileiro um comportamento antiético ou uma forma criativa de solu- cionar problemas?

Se você escolher esse tema, considere a questão proposta para expressar seu ponto de vista. Para melhor fundamentá-lo, você pode apresentar exemplos, fatos de sua experiência e outros dados da realidade.

TEMA 2

O direito à habitação, como ressaltam vários instrumentos internacionais, não se restringe apenas à presen- ça de um abrigo, ou um teto, mas engloba uma concepção mais ampla. Este direito se estende a todos e, assim, toda a sociedade e cada um de seus membros têm de ter acesso a uma habitação provida de infraes- trutura básica e outras facilidades.

http://www.dhnet.org.br/direitos/sos/moradia/trabalhohabitacaopronto.html

Que medida(s) poderia(m) ser adotada(s) pela população e/ou pelo governo para melhorar as condições de moradia dos brasileiros?

Caso você se decida por esse tema, analise a questão e defenda uma ou duas medidas, justificando sua proposta e apresentando argumentos coerentes e consistentes para sustentá-la.

TEMA 3

Foram aprovadas alterações na Lei 11.705, conhecida como Lei Seca. A tolerância para a combinação bebida alcoólica e volante passa a ser zero, e as possibilidades de prova de etilismo dos motoristas também foram ampliadas.

http://semexcesso.com.br/mudancas-lei-seca/

Tornar a Lei Seca mais rigorosa será suficiente para reduzir a violência no trânsito?

Ao optar por esse tema, opine sobre a questão, discutindo a eficácia da Lei para tornar o trânsito mais segu- ro. Procure apoiar seu ponto de vista em evidências e dados concretos.

(20)

Temas de Redação

Aula 13

Disseminação do cinema no Brasil

TEXTO I

No dia da primeira exibição pública de cinema — 28 de dezembro de 1895, em Paris —, um homem de teatro que trabalhava com mágicas, Georges Mélies, foi falar com Lumière, um dos inventores do cinema; queria adquirir um aparelho, e Lumière desencorajou-o, disse-lhe que o “Cinematógrapho” não tinha o menor futuro como espetáculo, era um instrumento científico para reproduzir o movimento e só poderia servir para pesquisas. Mesmo que o público, no início, se divertisse com ele, seria uma novidade de vida breve, logo cansaria. Lumière enganou-se.

Como essa estranha máquina de austeros cientistas virou uma máquina de contar estórias para enormes plateias, de geração em geração, durante já quase um século?

BERNARDET, Jean-Claude. O que é Cinema. In BERNARDET, Jean-Claude; ROSSI, Clóvis. O que é Jornalismo, O que é Editora, O que é Cinema. São Paulo: Brasiliense, 1993.

TEXTO II

Edgar Morin define o cinema como uma máquina que registra a existência e a restitui como tal, porém levando em consideração o indivíduo, ou seja, o cinema seria um meio de transpor para a tela o universo pessoal, solicitando a participação do espectador.

TEXTO III

GUTFREIND, C. F. O filme e a representação do real. E-Compós, v. 6, 11, 2006 (adaptado).

TEXTO IV

O Brasil já teve um parque exibidor vigoroso e descentralizado:

quase 3 300 salas em 1975, uma para cada 30 000 habitantes, 80% em cidades do interior. Desde então, o país mudou.

Quase 120 milhões de pessoas a mais passaram a viver nas cidades.

A urbanização acelerada, a falta de investimentos em infraestrutura urbana, a baixa capitalização das empresas exibidoras, as mudanças tecnológicas, entre outros fatores, alteraram a geografia do cinema. Em 1997, chegamos a pouco mais de 1 000 salas.

Com a expansão dos shopping centers, a atividade de exibição se reorganizou. O número de cinemas duplicou, até chegar às atuais 2 200 salas. Esse crescimento, porém, além de insuficiente (o Brasil é apenas o 60º país na relação habitantes por sala), ocorreu de forma concentrada. Foram privilegiadas as áreas de renda mais alta das grandes cidades. Populações inteiras foram excluídas do universo do cinema ou continuam mal atendidas:

o Norte e o Nordeste, as periferias urbanas, as cidades pequenas e médias do interior.

Disponível em: www.meioemensagem.com.

Acesso em: 12 jun. 2019 (adaptado).

Disponível em: https://cinemapertodevoce.ancine.gov.br.

Acesso em: 13 jun. 2019 (fragmento).

PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema

“Democratização do acesso ao cinema no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Erros e acertos da escola

TEMA 1

“Preconceito s.m. (...) 1 qualquer opinião ou sentimento concebido sem exame crítico (...) 2 sentimento hostil, assumido em consequência da generalização apressada de uma impressão pessoal ou imposta pelo meio; intolerância (...).”

HOUAISS et al. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009. p. 1539.

Agir livre de preconceito (...) implica não só aceitar as pessoas como são, mas também acreditar que todos sejam capazes de evoluir por méritos próprios.

Aceitar as pessoas como elas são não é um objetivo fácil de ser alcançado. Passar pela vida sem ter sofrido em alguma situação esse “sentimento hostil” descrito por Houaiss é raro.

(21)

Temas de Redação Se você preferir este tema, apresente uma situação em que você foi vítima de preconceito OU uma situação em que você agiu preconceituosamente em relação a alguém, e diga o que aprendeu com esse episódio.

TEMA 2

O aluno deve ter oportunidade de conhecer e desenvolver múltiplas linguagens porque assim ele poderá expressar ideias e sentimentos com mais autonomia.

Como instrumento de comunicação, a língua materna pode apresentar muitas variações, dependendo da situação e dos falantes. O padrão culto da língua é uma dessas variantes, e usá-lo com familiaridade e ade- quação em situações formais pode trazer benefícios.

Se você quiser abordar este tema, disserte sobre a importância de conhecer e desenvolver o padrão culto da língua, justificando seu ponto de vista por meio de argumentos e de exemplos.

TEMA 3

A escola é um espaço privilegiado para o desenvolvimento da cidadania. Nas aulas, em diferentes disciplinas, e no convívio com os demais atores da comunidade escolar – colegas, professores, funcionários, gestores –, o aluno deve ser formado para exercer seus direitos, cumprir seus deveres e respeitar o outro. Esse objetivo requer a adesão de todas as partes que intervêm na comunidade escolar.

Baseado em suas experiências escolares e no que você pensa a respeito, diga o que entende por ser ci- dadão e aponte algumas iniciativas que podem contribuir para uma formação cidadã dos alunos, justificando a sua seleção.

Aula 14

Maturidade na adolescência

Considere a seguinte situação.

Você foi aprovado no vestibular e começou a frequentar a Universidade. No primeiro semestre, você está cursando a disciplina de Língua Portuguesa e, nela, está vivenciando atividades de leitura e produção textual.

Na última aula, foi lido e discutido por todos os presentes o texto do psicanalista Contardo Calligaris, “Os adolescentes que merecemos” (colocado no quadro ao lado). As ideias apresentadas pelo psicanalista têm grande força argumentativa e expressam um ponto de vista bem definido.

Evidentemente, durante a discussão em sala de aula, muitas opiniões surgiram sobre o texto:

algumas favoráveis, outras contrárias. Essa diferença de opiniões, quando feita nos limites da tolerância e do respeito, é bem-vinda, pois ela possibilita instaurar um debate bem fundamentado a respeito de qualquer assunto.

Após a discussão, ficou decidido que você deverá produzir um texto dissertativo sobre as ideias expressas pelo autor. Além disso, foi decidido também que você lerá seu texto, na próxima semana, integralmente, em voz alta, para todos os colegas da turma da faculdade.

Ora, tendo em vista essa situação, é fundamental que sua opinião seja apresentada de modo articulado, em um conjunto de ideias claras e consistentes. Para desenvolvê-la, você pode se valer, além das ideias do texto de Contardo Calligaris, de exemplos pessoais, situações presenciadas, fatos, acontecimentos, enfim, tudo o que possa ajudá-lo a sustentar de maneira qualificada suas ideias e a convencer os colegas de turma de que seu posicionamento a respeito do texto do psicanalista é defensável.

Em resumo, você deverá escrever um texto dissertativo que:

(22)

Temas de Redação

Lembre-se: você lerá seu texto para os colegas na sala de aula, logo é preciso se fazer entender da melhor maneira possível. Bom trabalho!

Os adolescentes que merecemos

Contardo Calligaris ABBY SUNDERLAND nasceu na Califórnia, em outubro de 1993. A família vivia num barco, ao longo da costa do Pacífico.

O irmão mais velho de Abby, Zac, aos 17 anos, tornou-se o mais jovem velejador a circum- navegar a Terra sozinho. O recorde de Zac não resistiu muito tempo: logo, Michael Perham, um adolescente inglês um ano mais jovem que Zac, completou sua volta solitária ao mundo.

Note-se que Perham, aos 14 anos, já tinha atravessado o Atlântico sozinho.

Abby também, desde seus 13 anos, sonhava em circum-navegar a Terra. No começo deste ano, aos 16, sozinha, ela largou as amarras de seu veleiro de 12 metros e desceu o Pacífico Sul. Passou o Cabo Horn, atravessou o Atlântico e passou o Cabo de Boa Esperança, lançando- se no Oceano Índico. Entre a África e a Austrália, Abby encontrou uma tempestade à qual o mastro de seu barco não resistiu. No sábado passado, depois de dois dias à deriva num mar infernal, ela foi resgatada.

Pela internet afora e na imprensa dos EUA, os pais de Abby estão sendo criticados por um coro indignado: como vocês puderam deixar uma menina de 16 anos errar sozinha pelo mar e pelos portos? Fora tsunamis e tempestades, o que dizer dos meses insones espreitando o mar e o vento a cada meia hora, da solidão, do trabalho incessante, do frio, do desconforto de uma navegação solitária ao redor do mundo? E os piratas ao sul da Malásia? Por qual permissividade maluca vocês aceitaram que Abby se lançasse numa aventura que seria arriscada para gente grande?

Já a bordo do barco que a resgatou, Abby escreveu no seu blog: "Há uma quantidade de coisas que as pessoas podem estar a fim de culpar pela minha situação: minha idade, a época do ano e muito mais. A verdade é que passei por uma tempestade, e você não navega pelo Oceano Índico sem entrar em, no mínimo, uma tempestade. Não foi a época do ano, foi apenas uma tempestade do Oceano Sul. As tempestades fazem parte do pacote quando você veleja ao redor do mundo. No que concerne à idade, desde quando a mocidade do velejador cria ondas gigantescas?".

Se você duvida que Abby tivesse a maturidade necessária para sua empreitada, leia o diário da viagem (www.soloround.blogspot.com) – sobretudo as notas de Abby durante a interminável navegação no Atlântico Sul.

Os que censuram os pais de Abby afirmam que nunca autorizariam seus rebentos a velejar sozinhos ao redor do mundo porque, aos tais rebentos, falta seriedade e falta experiência. Eles devem ter razão – afinal, eles conhecem seus filhos. Mas cabe perguntar: essa falta de seriedade e experiência é efeito de quê? Da simples juventude? Duvido: La Pérouse, o navegador francês, aos 17 anos, em 1758, já estava combatendo os ingleses ao largo de Terra Nova. Então, efeito de quê?

Pois é, provavelmente, os mesmos pais que se indignam com a "irresponsabilidade" dos genitores de Abby permitem a seus filhos, mais jovens que Abby, de sair em baladas nas quais os únicos adultos são os que vendem drogas e bebidas.

Será que a volta para casa de madrugada, num carro dirigido por amigos exaustos, exaltados ou sonolentos, é menos perigosa do que a circum-navegação do mundo num veleiro pilotado por Abby, animada há anos por um desejo intenso e focado? E, de qualquer forma, qual das duas experiências você prefere para seus filhos?

a) apresente claramente sua opinião e seu ponto de vista sobre as ideias expressas pelo autor do texto a seguir;

b) desenvolva argumentos que permitam fundamentar sua opinião e seu ponto de vista.

(23)

Temas de Redação O fato é que muitos pais preferem que os filhos errem como baratas tontas, de festinha em festinha. Por quê? Simples: assim, os filhos ficam infinitamente mais dependentes.

E os pais modernos, em regra, querem os filhos por perto; eles adoram que os filhos demonstrem que eles não são suficientemente maduros para sair pelo mundo e para correr os riscos que o desejo acarreta.

Não deveríamos nos perguntar qual é a loucura dos pais que empurraram Zac, Abby e Michael mar adentro, mas qual é a loucura dos pais que preferem largar seus filhos nas noites, em que vodca, cerveja, maconha, ecstasy e papo furado servem para convencer os próprios adolescentes de que ainda não começaram a viver e, portanto, vão precisar dos adultos por muito tempo.

Comentando a aventura de Abby, um pai me disse: "Nunca deixaria minha filha navegar sozinha, eu não quero perdê-la". Pois é, "não quero perdê-la" em que sentido?

Proteção e autonomia TEMA 1

Proteção e autonomia

É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

Art. 227 da Constituição Federal

Considerando o texto constitucional e a visão que você tem sobre a educação de jovens e crianças, reflita sobre a seguinte pergunta:

Como podem os pais e os educadores dosar o cuidado com as crianças e os adolescentes sem impedir que eles conquistem, aos poucos, a maturidade e a autonomia necessárias à vida em sociedade?

Caso você escolha o tema 1, procure responder à questão proposta, expondo o seu ponto de vista sobre o assunto. Para fundamentá-lo, você pode se valer de exemplos, da análise de uma situação particular, ou da opinião de especialistas, desde que devidamente referenciada.

TEMA 2

Exposição pública e direito à privacidade

A tecnologia nos oferece a oportunidade de controlar o que o mundo vê – escolhendo e atuando para uma audiência. (...) Precisamos de privacidade, certas coisas devem ser compartilhadas apenas com as pessoas em quem realmente confiamos.

Tom Chatfield. Como viver na era digital

Se optar pelo tema 2, você pode se inspirar nas palavras do autor para analisar e discutir a exposição a que estamos submetidos nas redes sociais. O que pode e o que não pode ser revelado? Até que ponto a priva- cidade continua sendo um direito a ser preservado numa sociedade em que “ser visto” e reconhecido pelo maior número possível de pessoas tornou-se uma espécie de troféu?

A análise dessas questões pode contribuir para o desenvolvimento e a apresentação de um ponto de vista claro e bem fundamentado sobre o problema.

TEMA 3

Espionagem internacional e controle da internet

Nos últimos meses, informações revelaram que os americanos grampeiam os telefones e a internet de em- baixadasde vários países e que vigiam e-mails de milhões de pessoas ao redor do mundo. Uma reportagem no programa Fantástico, da Rede Globo, deu indícios de que a Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) também espionou as comunicações da presidente Dilma Roussef e as mensagens de celular do presidente mexicano Enrique Peña Nieto.

Revista Veja, 11/09/2013

Referências

Documentos relacionados

Cada Atelier foi elaborado especialmente para aqueles profissionais que desejam se aprofundar ainda mais nas formas aprendidas no Módulo 1 do Design de Corte Feminino.. Se você

A rota ecoturística Maricá-Saquarema tem o potencial de ser uma alternativa viável para o incremento do setor turístico regional, bem como favorecer a promoção

Caso seja verificado que o número de votantes não corresponde ao número de cédulas oficiais, e esta diferença resulte, comprovadamente, de fraude, a urna será lacrada e será

Segundo o grupo europeu de interesse em hipersensibili- dade a drogas (European Network for Drug Allergy – ENDA) da Academia Europeia de Alergia e Imunologia Clínica, são quatro

Nesse contexto, o segundo capítulo desta pesquisa tem como objetivo analisar a mudança de paradigma sob a lente da sociedade em rede e do capitalismo contemporâneo, que

1 são apresentados os resultados de ângulo de contato em função da temperatura para as blendas de PBAT/PNIPAAm, eletrofiadas em diferentes proporções mássicas (Fig. 1A) e

[r]

A actividade destes docentes pode ser desenvolvida em instituições de educação especial ou em escolas de ensino regular e no âmbito de um grupo heterogéneo de crianças e