• Nenhum resultado encontrado

Conheça os vencedores do concurso JornalEco 2013!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Conheça os vencedores do concurso JornalEco 2013!"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Jornal de Educação Ambiental da Fibria – Ano XVIII – Dezembro de 2013, nº 85

Dicas para manter a forma.

Conheça os vencedores do concurso

JornalEco 2013!

Vamos

cooperar

pela água!

(2)

Quem faz o

Impresso com:

www.fibria.com.br

Responsáveis pelos Programas de Formação Ambiental nas unidades de produção da Fibria:

• Unidade Aracruz (ES)

Maria Sebastian Rangel Gregório - maria.rangel@fibria.com.br

• Unidade Três Lagoas (MS)

Manoel Messias Monteiro Silva - manoel.monteiro@fibria.com.br Lillian Teixeira Carvalho - lillian.carvalho@fibria.com.br

Maria Tereza Borges - maria.borges@fibria.com.br

• Unidade Jacareí (SP)

Aparecida Sotero da Silva (NEA Jacareí) – ext.aparecida.silva@fibria.com.br

• Unidade Florestal Vale do Paraíba e Capão Bonito (SP) Fernanda de Moraes Alvarenga - fernanda.alvarenga@fibria.com.br Conselho editorial Fausto Rodrigues A. de Camargo,

João Carlos Augusti, Mara Pinheiro, e Maria Sebastian Rangel Gregorio

Redação Adriana M. Imperador

e Marcos Gimenez

Ilustrações Robson R. da Silva (Ludykum) Edição de arte Urbania

Revisão de texto Vania Fontanesi Impressão D’Lippi.Print

Tiragem 16.000 exemplares ISSN 1980-668X

O JornalEco é uma publicação de Educação Ambientalvoltada para estudantes de 5º ano. Produzido e distribuído gratuitamente nas unidades industriais e florestais da Fibria, nos Núcleos de Educação Ambiental (NEAs) e em escolas de municípios selecionados para atuação anual.

Jwnabd

Nessa edição

de final de ano, vamos fechar com chave de ouro nosso Ano Internacional pela Cooperação da Água: são dicas valiosas para que juntos possamos preservar esse bem tão importante em nossas vidas. Além disso, vamos conhecer uma flor que não se cheira e

um inseto que causa certa repugnância! Temos ainda uma página especial com os vencedores do Concurso JornalEco 2013. E desde já, queremos agradecer a todos os participantes, professores e escolas que se envolveram tanto!

Todos se destacaram e deram à equipe do JornalEco muito trabalho para fazer a seleção!

E, em 2014, teremos mais novidades para vocês!

Boa leitura!

Nosso concurso foi um sucesso! Aqui estão dois projetos que escolhemos como nossos destaques. Eles foram realizados em turma.

Na sessão O que está rolando, você verá os vencedores de 2013!

Projeto YETÉ

E.M.P. Indígena Pau Brasil Prof. Valdemir de Almeida Aracruz - ES

Projeto O desperdício da Água E.M. Oscar Kurtz Camargo Prof. Maria de Lourdes Pontes Aracruz - ES

218 cria nças participan tes de 4 estados

Aproveite as suas férias e nos envie sua cartinha! Conte-nos como o seu ano! Estamos esperando!

Escreva para:

JornalEco

Caixa Postal 70513 CEP 01156-970

ou contato@turmadoleleco.com.br www.turmadoleleco.com.br

(3)

Não é flor que se cheire!

Ninguém merece este nome!

Além de insetos

, algumas plantas também

despertam certa curiosidade. No caso específico da “comigo- ninguém-pode”, o próprio nome já causa certa inquietude. Quando se conhece um pouco mais sobre a Dieffenbachia picta Schott, fica fácil entender porque devemos ficar atentos a esta espécie. A planta possui toxina em todas as suas partes, podendo causar ingestão e a sensação de queimação, inchaço de lábios e língua, náuseas,

vômitos, diarreia, dificuldade de engolir, entre outros males.

Embora bastante comum em diversos jardins, temos que ter muito

cuidado com esta planta, que pode causar problemas de saúde também em animais de estimação, como cães e gatos que eventualmente possam ingerir algumas folhas. Qualquer dúvida procure um centro de saúde próximo de sua casa.

Podemos ver

insetos por toda parte. São besouros,

libélulas, cupim, cigarras, formigas e muitos outros.

Alguns são bem curiosos, seja pela sua coloração, seja pela sua forma ou devido

ao seu comportamento. Mas outros, em particular, causam certa repugnância, como é o caso da Maria-fedida. Este percevejo, que pode ser encontrado em vários lugares do Brasil e é conhecido pelos cientistas como Nezara viridula, elimina um cheiro muito desagradável quando se sente ameaçado. É isso mesmo que você entendeu: a Maria-fedida usa seu cheiro

ruim para se defender. Por este motivo este inseto recebeu outros apelidos curiosos, como fede- fede, cafofo e Maria-fedorenta. E você, já teve a oportunidade de encontrar a Maria-fedida e sentir seu odor característico?

Alvesgaspar Jwnabd

(4)

4

Cooperação pela água!

Todos podem participar

Passamos todo o ano de 2013 mostrando a importância da água na nossa vida. Mas como podemos contribuir para que este recurso esteja disponível e apresente a qualidade necessária para nossa saúde e bem-estar? O JornalEco traz algumas dicas especiais para fechar o ano com chave de ouro!

Limpeza da caixa d’água

A limpeza da caixa d’água é muito importante para manter a qualidade da água que temos dentro de nossas casas. Pergunte para seus pais ou responsáveis se eles já fizeram a limpeza alguma vez. Manter a caixa d’água limpa e sempre bem tampada evita que ela seja contaminada por algum agente causador de doenças. *

Limpeza de bandeja de geladeira

Esta dica especial é para quem cuida da comida em sua casa! As geladeiras mais antigas possuem um recipiente que abriga água que pode ser acumulada durante o processo de resfriamento, e acaba pingando em uma bandeja. A limpeza é bem fácil: basta retirar a bandeja, lavar com água sanitária (uma colher para cada litro de água), deixar de molho por dez minutos e enxaguar.

Isso evita cheiros desagradáveis na cozinha e também a proliferação de mosquitos, como o Aedes aegypti, causador da dengue.

* Mais informações podem ser encontradas no site da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). <http://www.sabesp.com.br/CalandraWeb/CalandraRedirect/?temp=2&temp2=3&proj=sabe sp&pub=T&nome=Uso_Racional_Agua_Generico&docid=E50615CE526E0D26832571AE0062ED78>.

(5)

Cooperação pela água!

Todos podem participar

5

Limpeza dos pratinhos de plantas

Sabe aquele pratinho que serve para que a água despejada nas plantas não escorra sobre a mesa e os móveis? Pois ele pode acumular água, produzindo cheiro desagradável, além do risco de servir de criadouro para mosquitos. Uma boa dica é colocar areia nestes pratinhos para que a água não fique acumulada.

Calhas e grelhas

Mais uma dica para os adultos de sua casa: a limpeza das calhas que servem para escoar a água das chuvas. Elas podem acumular folhas e galhos que acabam entupindo a saída da água.

Isso pode causar excesso de umidade e provocar proliferação de fungos e mofos, ficando o teto escurecido e com cheiro ruim.

Higienização dos filtros

Os filtros de água também devem ser limpos. Este processo é bem fácil e não custa muito. Basta diluir uma colher (café) de água sanitária para cada litro de água comum e encher um balde. Deixe as partes de barro do seu filtro submersas por uma hora. Em seguida, lave as partes com bastante água. Que tal mostrar esta dica do JornalEco para que um adulto possa fazer esta limpeza com sua ajuda?

Dica: não use sabão ou detergente durante a limpeza do filtro, pois eles podem alterar o gosto da água. A limpeza deve ser feita todos os meses.

(6)

Água ajuda a manter a forma!

66

Estrada feita de água!

Você sabia que

a ingestão pode ajudar a manter a forma?

O simples consumo de água tratada pode também auxiliar a manter o peso, especialmente nas crianças. Segundo estudos realizados na Alemanha com quase 3 mil crianças, a ingestão de um copo de água a mais que a quantidade normalmente ingerida levou a uma redução no risco de excesso de peso. Isso porque as crianças que bebem mais água têm um funcionamento mais adequado do organismo, evitando assim a obesidade infantil. Os médicos explicam que, para metabolizar um quilo de gordura no corpo, nosso organismo necessita de 15 ml de água. Portanto, a maior quantidade de água ajudaria o processo de queima de gordura. Beber água também causa uma sensação de saciedade, que pode reduzir a vontade de comer mais do que nosso corpo precisa. E lembre-se: beba água sempre, mas sem exageros!

Você sabia que os rios podem virar verdadeiras estradas aquáticas? Desde tempos mais antigos, o homem utiliza a água dos rios como verdadeiras estradas – as hidrovias! O transporte de pessoas e mercadorias era quase todo realizado por rios

e mares. Hoje em dia, as hidrovias também são usadas para realizar viagens turísticas. A Hidrovia Tietê é uma das vias de navegação mais importante do Brasil. Situada entre as Regiões Sul, Sudeste e Centro- Oeste do Brasil, ela permite a navegação e o transporte de cargas e de passageiros ao longo dos Rios Paraná e Tietê. Existem outras hidrovias, como a do São Francisco, que corta a região centro-sul e o Nordeste; a Tocantins-Araguaia, na região centro-norte, a Solimões-Amazonas e a do Rio Madeira, ambas no Norte do país, entre outras. Você não acha que as hidrovias poderiam reduzir o fluxo de carros e caminhões nas estradas? Converse com seu professor!

(7)

Concurso JornalEco 2013 foi um sucesso!

Nesse Ano Internacional de Cooperação pela Água, o JornalEco incentivou crianças e professores a investigarem os problemas de sua comunidade relacionados à água, para que descobrissem quais são os maiores desafios para que todos tenham acesso à água de qualidade e em quantidade suficiente para suas necessidades diárias e se reduzam enfermidades relacionadas à falta de saneamento básico. Para realizar esse trabalho, os alunos deveriam se dividir em grupos de até 4 crianças e realizar as etapas propostas:

Etapa 1: Pesquisa — identificar os principais problemas com a água na sua região e na escola.

Etapa 2: Propostas de soluções — propor soluções para os problemas encontrados na etapa anterior.

Criar um nome para o projeto, descrever os problemas e as soluções encontradas pelo grupo.

Etapa 3: Informativo — Criar uma informativo mostrando para familiares, amigos e as pessoas do bairro os problemas identificados e as ações sugeridas para que esses problemas sejam solucionados.

Recebemos os trabalhos de 218 crianças, vindos de 4 estados brasileiros. Todos tiveram muita dedicação para realizar a pesquisa, além de carinho ao preparar o material. Nossos leitores mostraram todo seu empenho em realmente investigar os problemas e propor soluções. O trabalho em conjunto com os professores foi muito importante! E os vencedores do Concurso JornalEco 2013 são:

João Artur Barbon

E.M. Márcia Cristina Fioratti Javarez Água Clara - MS

Kayllane Vitor Nascimento EMEF João Bastos B. Vieira Conceição da Barra - ES

Luiz Guilherme da Silva EMEF João Bastos B. Vieira Conceição da Barra - ES Letícia Alves da Silva E.M. Professor Rames Tebet Três Lagoas - MS

Jackson Guilherme Rosa da Silva E.M. Paulo Simões Braga Brasilândia - MS

Amanda de Moraes Mendes E.M. Monsenhor Pedro J. Vieira Capão Bonito - SP

Thainá Miranda Prado, Vivian Estel do Prado Oliveira e Mirella Aparecida Graciano dos Reis.

E.M.E.E. Prof. Benedita P. de Albuquerque Santa Branca - SP

Veja os livrinhos vencedores no site www.turmadoleleco.com.br

A equipe do JornalEco agradece e parabeniza a todos

os participantes.

7

(8)

Criatividade

emaranhado

8

Impresso em papel produzido a partir de florestas plantadas. Preservando matas nativas, em harmonia com o meio ambiente.

Resposta: 20 gotas

Economizar água é muito importante para o meio ambiente. Que tal escolher um final feliz para esta estória? É só completar o quadrinho como você quiser. Use a criatividade

Vamos ajudar a Gaia a descobrir quantas gotas tem nesse emaranhado?

Referências

Documentos relacionados

A Lista de Fauna Ameaçada de Extinção e os Entraves para a Inclusão de Espécies – o Exemplo dos Peixes Troglóbios Brasileiros.. The List of Endangered Fauna and Impediments

Os  trabalhos  apresentados  a  concurso  serão  apreciados  por  um  júri  constituído  pelos  colaboradores  do  Sistema  Nacional  de  Informação  de 

2013 - ANO INTERNACIONAL DA COOPERAÇÃO DA ÁGUA MELHORAR O ACESSO À ÁGUA POTÁVEL E SANEAMENTO BÁSICO Página 7 AMBIENTE Janeiro / Fevereiro 2013 Ano 8_nº56 www.quercus.pt

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. &lt;script Language

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Quando contratados, conforme valores dispostos no Anexo I, converter dados para uso pelos aplicativos, instalar os aplicativos objeto deste contrato, treinar os servidores

•Encaixe o recipiente do processador na haste e gire no sentido horário para travar firmemente na base do motor.. Coloque o adaptador das lâminas