• Nenhum resultado encontrado

1. Dados gerais do curso. 2 (duas) turmas com 15 vagas cada, sendo 3 vagas para a comunidade externa. Número de turmas e vagas por turma

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "1. Dados gerais do curso. 2 (duas) turmas com 15 vagas cada, sendo 3 vagas para a comunidade externa. Número de turmas e vagas por turma"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

\

(2)

1. Dados gerais do curso

Nome do curso Curso de Espanhol Básico I

Eixo tecnológico Desenvolvimento Educacional e Social

Características do curso Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) Número de turmas e vagas por turma 2 (duas) turmas com 15 vagas cada, sendo 3

vagas para a comunidade externa.

Frequência da oferta Semestral

Carga horária total 30 horas/aula

Periodicidade das aulas Aulas síncronas de 45 minutos, duas vezes por semana, mais momentos assíncronos.

Turno e horário das aulas

Espanhol

Segundas-feiras e quartas-feiras Turma 01 – 9h às 9h45

Turma 02 – 13h às 13h45

Local das aulas Ensino remoto, através da plataforma do Google Sala de Aula, pelo Google Meet.

2. Justificativa

A língua espanhola ocupa um espaço importante nas relações sociais, não somente pelo seu número de falantes, o que a coloca na terceira posição entre as línguas mais faladas do mundo, mas também por sua importância nas esferas cultural, política e econômica. Atualmente, segundo dados do Instituto Cervantes, o espanhol é a terceira língua mais utilizada na internet e o idioma estrangeiro mais estudado como segunda língua no mundo. No Brasil, o ensino de espanhol se torna cada vez mais importante para as relações com nossos vizinhos latino-americanos, estreitando laços comerciais e diminuindo as fronteiras em um mundo globalizado.

Com o avanço dos conhecimentos científicos e tecnológicos, amplia-se a necessidade de formar os jovens capazes de lidar com estes diferentes cenários e prepará-los para atuar de forma proativa na sociedade e no mundo do trabalho. Nesse sentido, o curso de Básico de Espanhol I apresenta-se como mais uma possibilidade de capacitação profissional para os alunos, servidores do IFRN – Campus São Gonçalo do Amarante, e a comunidade externa.

(3)

3. Objetivos do curso

O objetivo geral do curso visa o desenvolvimento de habilidades de expressão oral e escrita em língua espanhola e seu uso competente no cotidiano, associado a área de formação profissional e acadêmica do estudante.

Dentro do projeto de Internacionalização, a oferta do curso de língua espanhola busca capacitar os alunos para oportunidades de mobilidade acadêmica e de ingresso em programas acadêmicos internacionais. Neste sentido, o curso também é orientado para que o aluno possa se submeter a provas de certificação de proficiência internacionais, tais como o DELE e SIELE.

Dessa forma, o Curso de Espanhol Básico I tem como objetivos específicos:

‒ Proporcionar a aprendizagem da língua espanhola e o desenvolvimento de competências comunicativas a fim de possibilitar uma interação eficaz em situações concretas e simples.

‒ Apresentar situações reais de uso da língua em contextos condizentes à realidade do aluno nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e laboral.

‒ Utilizar vocabulário da língua espanhola voltado para a área acadêmica.

4. Público-alvo

O curso é destinado a estudantes e servidores do IFRN – Campus São Gonçalo do Amarante e à comunidade externa.

5. Requisitos e formas de acesso

As inscrições acontecerão por meio de formulário eletrônico publicado na página oficial do IFRN – Campus São Gonçalo do Amarante.

Serão ofertadas 30 vagas, distribuídas nos turnos matutino e vespertino, divididas em duas turmas de 15 alunos cada. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. Do total de vagas, 20

% serão destinadas à comunidade externa.

O acesso ao curso acontecerá a partir de um link da sala virtual enviado por e-mail a cada um dos selecionados antes da primeira aula.

(4)

6. Estrutura curricular do Curso

O curso de Língua Espanhola I centra-se na aquisição e desenvolvimento das competências comunicativas, com vistas a possibilitar uma interação eficaz em situações do cotidiano condizentes ao nível básico da língua espanhola.

Neste sentido, os conteúdos abordados serão:

‒ O espanhol no mundo: suas variedades linguísticas e culturais;

‒ O alfabeto e os fonemas do espanhol;

‒ Saudações em distintas situações comunicativas;

‒ Apresentações pessoais;

‒ Uso de tratamento formal e informal;

‒ O cotidiano: atividades, dias da semana, meses, as horas, números;

‒ Expressões de gostos e preferências;

‒ Descrições físicas e de personalidade;

Os conteúdos são orientados ao nível A1 (Básico) segundo as diretrizes do Marco comum europeu de referência para as línguas (MCREL, 2002). Ao final do curso, de acordo com as orientações do Marco Común para os cursos de nível básico, os alunos serão capazes de compreender e utilizar expressões cotidianas de uso frequente, frases simples destinadas a satisfazer necessidades de caráter imediato.

7. Avaliação do processo de ensino e aprendizagem

As aulas acontecerão em formato expositivo e dialogado, atreladas a atividades práticas de compreensão e expressão oral e escrita, em que se buscará desenvolver nos estudantes habilidades comunicativas em língua espanhola. No curso, as atividades utilizam estratégias didático-pedagógicas que priorizam a articulação entre teoria e prática na construção do conhecimento linguístico-discursivo.

(5)

A avaliação de aprendizagem dos alunos ocorrerá de forma contínua e cumulativa de acordo com a frequência e assiduidade de cada um, observando o interesse e realização das atividades propostas ao longo do curso. Contará com exercícios individuais, em duplas e em pequenos grupos;

atividades escritas e propostas de prática oral em sala de aula e nos momentos assíncronos.

8. Funcionamento do curso

O curso contará com encontros síncronos e assíncronos. Os encontros síncronos terão a duração de 45 minutos, duas vezes por semana, realizados semanalmente, nos turnos matutino e vespertino, que somados aos momentos assíncronos totalizarão 30h/a de curso.

9. Cronograma

EVENTOS DATAS PREVISTAS

Período de Inscrições pela Internet 17 a 22 de dezembro de 2021

Divulgação da relação preliminar das inscrições homologadas e convocação para inscrição

23 de dezembro de 2021

Matrícula da primeira chamada (solicitação de matrícula online) 4 e 5 de janeiro de 2022

Divulgação da 2ª chamada 6 de janeiro de 2022

Matrícula da segunda chamada (solicitação de matrícula online) 7 de janeiro de 2022

Início das aulas 10 de janeiro

10. Quadro de pessoal envolvido com o curso

Descrição do quadro de pessoal por área de atuação Ocupação

Mylenna Vieira Cacho Docente/COORDENADOR

Diana de Oliveira Mendonça Docente/PARTICIPANTE

Kleiton da Silva Docente/PARTICIPANTE

Maria Eduarda Rocha Franco de Carvalho Discente/PARTICIPANTE

(6)

11. Instalações e equipamentos

As aulas serão ministradas no formato remoto, com utilização da plataforma Google Meet.

12. Referências

CHAVES, Luíza S. COIMBRA, Ludmila. Cercanía joven: espanhol, 1º ano: ensino médio. Org.

Edições SM; obra coletiva, desenvolvida e produzida por Edições SM; editora responsável Ana Luiza Couto. 2 ed. São Paulo: Edições SM, 2016.

FERNANDEZ-CHRISTLIEB, Federico & VELÁZQUEZ, Alejandro.La internacionalización de la universidad publica: retos y tendencias, una visión desde la UNAM. 1a. Edicón. México:

Universidad Nacional Autónoma de México, 2020.

FERNÁNDEZ, Gretel Eres (coord.). Gêneros textuais e produção escrita:teoria e prática nas aulas de espanhol como língua estrangeira. São Paulo: IBEP, 2012.

GONZÁLEZ, Concepción M. (Org.)Diccionario de español para extranjeros. São Paulo: Edições SM, 2005.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Projeto Político-Pedagógico do IFRN: uma construção coletiva. Natal: IFRN, 2012.

Disponível em: <http://portal.ifrn.edu.br/institucional/projeto-politico-pedagogico>. Acesso em: 01 jul. 2021.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Plano de Desenvolvimento Institucional IFRN 2019-2026. Disponível em:

https://portal.ifrn.edu.br/institucional/pdi-2019-2026. Acesso em: 01 jul. 2021.

MCERL. Marco común europeo de referencia para las lenguas: aprendizaje, enseñanza y evaluación (2002). Madrid: MECD-Instituto Cervantes-Grupo Anaya. Disponível em

<https://cvc.cervantes.es/ ensenanza /biblioteca_ele/marco/cvc_mer.pdf>. Acesso em 15 de outubro de 2021.

MILANI, Esther M. Gramática de Espanhol para brasileiros, 3 ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2006.

MORENO, C; FERNÁNDEZ, G. E.Gramática contrastiva del español para brasileños, Madrid:

SGEL, 2007.

PALENCIA, Ramon; ARAGONÉS, Luis. Gramática de uso del español - teoría y práctica. São Paulo: Edições Sm, 2009.

Referências

Documentos relacionados

b) Cristo vive em mim. Eu tenho muito fervor. Maior devoção ao Deus eucarístico fei- to Homem! Colóquio e ação de graças com a maior devoção e o maior amor possível. Ver

Em ambientes agrícolas, além de espécies benéficas ao agroecossistema, existem insetos que podem ocasionar sérios prejuízos à sanidade e consequentemente a produção e

O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional (PPGDSCI), no uso de suas atribuições legais, torna público e

“Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) torna público que, no período de 13/09/2021 a 23/09/2021, estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo

1 – O presente termo de aditamento, destina-se exclusivamente a selecionar candidatos para o preenchimento de duas turmas, com 50 vagas cada, para o curso de graduação

Após a fundamentação teórica, baseada nas conferências anuais sobre o clima, em artigos científicos e acadêmicos, na legislação e decisões governamentais sobre

Este artigo é um recorte epistemológico da minha pesquisa de mestrado em andamento intitulada O Estado quer apagar as luzes da Esquina: poder, resistência e criminalização da

Estado: Elaboração de projetos no intuito de ampliar os conhecimentos acerca da Educação Especial, para informar os direitos que as pessoas portadoras de