• Nenhum resultado encontrado

A formação das cidades ao longo dos tempos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "A formação das cidades ao longo dos tempos"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

STEP BY STEP – ESCOLA DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE

A formação das cidades ao longo dos tempos

ALUNO (A):__________________________________________________________

PROFESSORAS:______________________________________________________

TURMA: 4o ano DATA: 23 a 27 de agosto de 2021.

(2)

2

• Data: _____/_____/_____ - História

A formação das cidades ao longo dos tempos (uma explosão de invenções a partir da industrialização)

Os mais antigos registros arqueológicos encontrados de ruínas de cidades remontam à Revolução Neolítica, por volta de 4.000 a 3.000 a.C.. A constituição das cidades na

Antiguidade tinha por objetivo ser centro de comércio e ou também como fortificações de guerra contra inimigos.

Percebe-se nas cidades do período o início da divisão do trabalho e a utilização de meios de troca, como conchas e pedras semipreciososas, no comércio.

As cidades surgiram inicialmente como pequenas aldeias às margens de rios, e com o crescimento populacional e das atividades passaram a constituir cidades mais complexas. Os principais locais de surgimento das cidades foram ao longo dos vales dos rios Tigres e Eufrates, na Mesopotâmia; do Nilo, no Egito e do rio Indo, na Índia.

(3)

3

De maior complexidade de atividades, foi necessário criar Estados para a defesa militar e a construção de grandes obras (de irrigação, templos, canais etc.), em um processo de formação das civilizações - termo relacionado aos povos que vivem em cidades.

No território europeu, a primeira civilização de destaque foi a grega, cujos registros das cidades-Estado remontam aos séculos VIII a VI a.C.. As cidades gregas eram centros comerciais, religiosos, políticos e artísticos, com autonomia organizacional em relação às demais. As cidades gregas mais conhecidas foram Atenas e Esparta, que durante séculos dominaram o comércio no Mar Egeu e em parte do Mediterrâneo, deixando também como importante legado aspectos filosóficos, políticos (democracia), jurídicos, militares e artísticos que até hoje são perceptíveis.

Importante invenção:

O zigurate é este tipo de construção inventada pelos egípcios capaz de dimensionar gigantescas estruturas para a criação e ampliação das cidades egípcias.

Importantes invenções:

Estádios e teatros para a diversão da população.

Quanto maior a cidade, mais urbanizada ela precisava ficar, prédios gigantescos foram inventados e construídos para caber milhares de pessoas dentro.

(4)

4

O desenvolvimento verificado durante o processo de industrialização criou metrópoles e megalópoles, sendo as primeiras grandes cidades de importância nacional e regional, e as segundas, espaços de união de metrópoles. No ano 2000 metade da população mundial vivia em cidades, e a ONU projeta para o ano de 2050 a existência de dois terços de população urbana.

Fontes consultadas:

https://brasilescola.uol.com.br/historia/evolucao-das-cidades.htm https://prezi.com/qg1ov7fcwsmg/a-formacao-das-cidades-ao-longo-dos-tempos

Exercícios:

1. De acordo com o texto e o vídeo assistido em sala, pinte as opções corretas em relação ao surgimento das cidades:

As cidades começaram a surgir quando aldeias foram

ficando mais próximas e se juntando umas com as

outras

As primeiras cidades surgiram na América do Norte, sendo banhadas pelo

oceano

As cidades ficavam à margem de rios para beneficiar a irrigação das

plantações Quanto mais pessoas

chegavam às cidades, maior elas ficavam e mais prédios eram construídos para caber

muitas pessoas dentro.

Desde o princípio, as cidades tinham um centro

comercial e fortificações para proteger de invasões

de inimigos.

O zigurate foi inventado pelos egípcios, porém existe

até hoje e é usado por arquitetos.

A civilização Greco-romana nos possibilitou o surgimento

da política, da participação do povo nas leis e do

entretenimento.

A cultura das cidades egípcias sobrevive até hoje

como civilização ocidental.

As primeiras cidades surgiram na Mesopotâmia, perto de muitos rios e lagos.

2. Escreva na tabela abaixo 5 invenções criadas nas cidades a partir da industrialização e evolução das mesmas, de acordo com o texto e com o vídeo:

(5)

5

3. Ligue ao nome “cidade” somente as opções que apresentam locais ou características que fazem parte deste local desde a Antiguidade até os dias atuais.

CIDADE

Plantações agrícolas

Pessoas que migram para o campo

Centro comercial (trocas e vendas)

Estádios, anfiteatros e parques Estação espacial

Centro político e administrativo

Zona urbana com muita circulação de pessoas Ruas, avenidas, casas e

esquinas

(6)

6

• Data: _____/_____/_____ - Geografia

Município e cidade

Você já se perguntou qual é a diferença entre cidade e município? Já parou para pensar que se trata de conceitos muito diferentes?

O município é a divisão administrativa de um estado, distrito ou região, com autonomia administrativa, e que se constitui de certos órgãos políticos e administrativos. No caso do Brasil, o município é composto pela Prefeitura e pela Câmara Municipal. O município possui a sua zona rural e a zona urbanizada.

A cidade é a área dentro do município de maior concentração populacional, urbanização, maior industrialização, centros comerciais e culturais, ou seja, é a zona urbanizada do município. Para ser considerada cidade, é preciso ter um número mínimo de habitantes e uma infraestrutura que atenda minimamente as condições dessa população, mesmo que essa cidade seja dependente de outras que se localizem próximas a ela.

Um mesmo município pode ter várias cidades, também chamadas de distritos, de forma que o nome do município será o mesmo da cidade principal ou do distrito sede, e é nesse distrito que se encontra a administração ou prefeitura.

(7)

7

Observe abaixo a delimitação municipal de Belém:

O quadrado dentro do mapa demonstra onde fica a zona mais urbanizada do município de Belém, área conhecida como cidade. Repare que o município de Belém também tem parte da Baía de Guajará e do Rio Guamá.

O papel do prefeito

Origem da palavra prefeito

A palavra vem do latim praefectus, "posto acima dos outros". Ao longo da história romana, o termo serviu para designar os mais variados cargos administrativos: alguns eletivos, outros nomeados pelo imperador ou pelo Senado. Havia, entre outros, o prefeito dos aquedutos, o prefeito do acampamento militar, o prefeito das festas religiosas.

Com a evolução das instituições republicanas, a partir do séc. 19, o termo passou a designar, como hoje, o responsável pelo poder executivo dos municípios.

O prefeito possui múltiplas funções, todas elas relacionadas com a preservação e melhoria do município, bem como o bem-estar de seus cidadãos.

O prefeito é o chefe do poder executivo em sua esfera municipal, sendo o responsável por administrar os interesses do município em conjunto com a Câmara Municipal dos vereadores. No Brasil, o prefeito é eleito a cada quatro anos, podendo ser reeleito mais uma vez em sequência ou por mais vezes em mandatos não consecutivos.

(8)

8

Como liderança municipal, o prefeito possui várias atribuições, dentre as quais, podemos enumerar:

a) Administrar os impostos recolhidos, bem como os orçamentos recebidos das esferas estadual e federal para aplicá-los em melhorias nas cidades;

b) Tomar medidas para melhor zelar pela limpeza da cidade, além de atender as demandas das áreas da educação, da saúde, do transporte, da cultura e outros;

c) Reivindicar junto às esferas públicas e privadas o recebimento de benefícios para o município, além de convênios e outras ações que visem à execução de serviços e à captação e destino de recursos;

d) Apresentar projetos de lei à Câmara Municipal, além de promulgar, sancionar ou vetar leis que já tenham passado por votação entre os vereadores.

Caso uma decisão legislativa seja inconstitucional, é dever do prefeito vetar o artigo em questão;

e) Representar o município de forma legal;

f) Ouvir e atender a comunidade, no sentido de atender as suas necessidades.

É claro que o prefeito não atua sozinho. Junto a ele, há o vice-prefeito e uma série de funcionários que atuam tanto no gabinete quanto nas secretarias municipais. Os secretários que ocupam essas vagas são escolhidos pelo mandato do próprio prefeito e, geralmente, vinculam-se aos partidos que apoiaram a candidatura durante as eleições.

São, portanto, os secretários municipais que executam boa parte das ações requeridas pela prefeitura, ações essas que devem sempre estar sob a coordenação do próprio prefeito.

• Por exemplo: o secretário de educação deve preocupar-se com os salários dos professores da rede municipal e demais profissionais, além do número e condições das escolas e creches e todos os elementos relacionados com a esfera educacional da cidade.

Caso o prefeito esteja fora ou o mesmo renuncie, quem governa a cidade é o vice-prefeito, que é eleito na mesma chapa. Caso o vice-prefeito também não possa exercer suas funções, o comando do prefeito passa para o chefe da Câmara Municipal, que é sempre um vereador que ocupa esse cargo por decisão de seus pares em votação.

(9)

9

Fontes consultadas:

Altafin, Iara. 2016 Prefeitos têm de garantir serviços básicos. Disponível em:

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2016/09/21/papel-de-prefeitos-e-garantir-servicos-basicos

Cidade e Município. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/cidade-municipio-qual-diferenca.htm

O prefeito. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/politica/prefeito.htm

Prefeito. Disponível em: https://www.dicionarioetimologico.com.br/prefeito/

Exercícios:

1. Assinale (v) para as informações verdadeiras e (F) para as falsas:

( ) A cidade engloba tanto a zona urbana como a zona rural, possuindo largas extensões de terra pouco habitadas.

( ) O município é maior do que a cidade, sendo esta apenas parte de um município, a qual concentra a zona urbana, com grande número de habitantes.

( ) O prefeito e vice-prefeito trabalham na prefeitura e governam o município em conjunto com o Conselho Municipal da câmara de vereadores.

( ) A cidade, por fazer parte da zona urbana, possui maior infraestrutura em relação a outras parte do município, que fazem parte da zona rural.

(10)

10

( ) O município de Belém é representado apenas por sua área mais urbanizada e habitada, sendo o centro comercial, artístico, político e administrativo dele.

( ) Qualquer aglomerado de casas pode ser considerado como uma cidade, haja vista não ser necessário um número mínimo de habitantes, apenas a existência de um prefeito.

2. Enumere duas funções que o prefeito exerce durante seu mandato e que você considere importantes. Justifique abaixo.

FUNÇÃO JUSTIFICATIVA

(11)

11

• Data: _____/_____/_____ - Geografia

Conselhos municipais

O Conselho Municipal de Políticas Públicas é um canal efetivo de participação, que permite estabelecer uma sociedade na qual a cidadania deixe de ser apenas um direito, mas uma realidade. É uma das ferramentas que possibilitam aos cidadãos uma participação ativa no processo de criação de políticas públicas no Brasil.

A Sociedade pode participar das decisões em prol do interesse popular e social, como está assegurado em nossa Constituição Federal. Qualquer cidadão pode participar das reuniões, e inclusive lá, conhecer quem é o seu representante.

Dependendo de cada município, há Conselhos Municipais de:

- Educação - Juventude - Cultura - Idoso - Segurança - Saúde - Turismo

- Meio Ambiente - Assistência Social

Eles são compostos por representantes do Poder Executivo e representantes da Sociedade Civil. Os conselhos PROPÕEM, FISCALIZAM, CONTROLAM e

DELIBERAM sobre a execução das políticas públicas setoriais.

Vereadores e suas funções

Cada vereador é eleito de forma direta, pelo voto, junto com a eleição do prefeito, tornando-se um representante da população. Originário do grego antigo, o vocábulo vereador vem da palavra “verea”, que significa vereda, caminho. O vereador, portanto, seria o que vereia, trilha, ou orienta os caminhos (existe no

(12)

12

idioma brasileiro o verbo verear, que é o ato de exercer o cargo e as funções de vereador).

Resumindo: o vereador é a ligação entre o governo e o povo. Ele tem o poder de ouvir o que os eleitores querem, propor e aprovar esses pedidos na câmara municipal e fiscalizar se o prefeito e seus secretários estão colocando essas demandas em prática. Por isso, é importante que o eleitor acompanhe a atuação do vereador para verificar se o trabalho está sendo bem desenvolvido.

Ao vereador cabe elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo – no caso, o prefeito. São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município. Entre essas leis, está a Lei Orçamentária Anual, que define em que deverão ser aplicados os recursos provenientes dos impostos pagos pelos cidadãos.

(13)

13

Para se candidatar a vereador, o cidadão precisa ter o domicílio eleitoral na cidade em que pretende concorrer até um ano antes da eleição, além de estar filiado a um partido político. Além disso, precisa ter nacionalidade brasileira, ser alfabetizado, estar em dia com a Justiça Eleitoral, ser maior de 18 anos e, caso seja homem, ter certificado de reservista.

Cada câmara pode ter no mínimo 9 e no máximo 55 vereadores. O total de vagas depende do tamanho da população de cada cidade.

Câmara municipal da cidade de Belém

Fontes consultadas:

https://www.taruma.sp.gov.br/noticias/ler/o-que-sao-os-conselhos-municipais

https://www.ipea.gov.br/participacao/noticiasmidia/participacao-institucional/conselhos/1218-o-que-e-um-conselho- municipal

https://brasilescola.uol.com.br/politica/funcoes-vereador.htm

https://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2016/Setembro/vereador-conheca-o-papel-e-as-funcoes-desse- representante-politico

(14)

14

• Data: _____/_____/_____ - Português

Concordância verbal

Acontece quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito.

Em outras palavras, o verbo da frase tem que concordar em número e pessoa com o sujeito.

Ex: Thomas Edson inventou a lâmpada

Vejamos dois casos de concordância verbal:

✓ Sujeito Simples

- O verbo concorda em número e pessoa com o sujeito.

Ex: Ele vai ao shopping.

✓ Sujeito Composto

- O verbo vai para o plural.

Ex: Alexander e Thomas foram grandes inventores.

Por ora, vamos ver dois tipos de sujeitos: simples e composto.

Ex¹:________________________________________________________

Ex²:________________________________________________________

Para saber mais...

Você sabia que o sujeito é um termo essencial da oração e é definido como o ser sobre o qual se faz uma declaração.

SUJEITO SIMPLES: é aquele que possui apenas um núcleo, ou seja, quando o verbo se refere a uma só palavra:

(15)

15

Ex¹:________________________________________________________

Ex²:_______________________________________________________

Fonte consultada: https://www.portugues.com.br

❖ Atividade

1- Complete as frases abaixo com a forma verbal adequada. Lembre-se que o verbo tem que concordar com o sujeito em número e pessoa.

a)Nós _______________ ao parque ontem (verbo ir) b)Quando for o horário, eu _____________ (avisar) c) A cidade ____________ vazia. (estar)

d)Naquele dia, tu ____________ quantos cadernos? (comprar) e) Luísa e Geovana _____________ atrasadas. (chegar)

f) A empresa _______ um bom número de funcionários (contratar) 2- Leia o texto.

Antigamente para limpar os carpetes tínhamos que levá-los para fora de casa. A ideia de criar um sistema que ajudasse a eliminar o pó e a sujeira de nossas casas surgiu no século XIX. Só em 1901 é que aparece o primeiro aparelho que criava vácuo. O seu criador foi o engenheiro inglês Hubert Cecil Booth, que após ter visto uma demonstração de um aparelho que soprava o pó para dentro de um recipiente, chegou à conclusão de que seria muito mais eficaz criar um sistema que aspirasse a sujidade diretamente. Na década de 60, surgiu o aspirador de mão, leve e prático, ideal para pequenas limpezas.

SUJEITO COMPOSTO: é aquele que possui mais de um núcleo.

(16)

16

• Com base no texto, a quem os verbos se referem:

a)Tínhamos: ______________________

b)Surgiu: ________________________

c) Chegou: ________________________

• Analise a tirinha:

Circule e reescreva as frases que apresentam erros de concordância, corrigindo- as.

_________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________

(17)

17

ARTES - _____/_____/______

A FOTOGRAFIA

Embora ela tenha aparecido mesmo no século 19, a fotografia começou a ser inventada ainda na Antiguidade, quando se descobriu o princípio da “câmara escura”. Basta você fechar completamente um local – de uma grande sala a uma latinha de leite em pó – e depois fazer um buraquinho. A luz atravessa o buraco e projeta no interior da câmara fechada uma imagem invertida do que acontece lá fora. Mesmo com esse princípio conhecido há séculos, faltava o principal para a fotografia: bolar uma maneira de congelar essa imagem.

A história oficial registra dois inventores que arrumaram uma solução para isso quase na mesma época: Henry Talbot, na Inglaterra, e Louis Daguerre, na França. Em 1835, Talbot publicou um artigo documentando como conseguira fixar imagens usando um papel tratado com cloreto de prata, que depois era mergulhado em uma solução de sal.

O resultado era um negativo, ou seja, podia ser copiado diversas vezes.

Já o método de Daguerre, anunciado oficialmente quatro anos depois, capturava as imagens em uma fina chapa de cobre revestida com sais de prata, que recebia depois vapor de mercúrio para garantir a fixação. O resultado era uma imagem já positiva, que não podia ser mais copiada.

Apesar dessa limitação, a qualidade das fotografias obtidas pelo chamado “daguerreótipo” era superior à das tiradas por Talbot, tanto que o método de Daguerre foi sucesso por muitas décadas, até o aperfeiçoamento de novas técnicas de exposição em negativo.

CÂMARA ESCURA

A CÂMARA ESCURA FOI A PRIMEIRA GRANDE DESCOBERTA DA FOTOGRAFIA. É UMA CAIXA COMPOSTA POR PAREDES OPACAS, QUE POSSUI UM ORIFÍCIO EM UM DOS LADOS, E NA PAREDE PARALELA A ESTE ORIFÍCIO, UMA SUPERFÍCIE FOTOSSENSÍVEL É COLOCADA.

O DAGUERREÓTIPO

O DAGUERREÓTIPO FOI O PRIMEIRO EQUIPAMENTO FOTOGRÁFICO FABRICADO EM ESCALA COMERCIAL DA HISTÓRIA. A CAPTAÇÃO DE IMAGEM ERA FEITA ATRAVÉS DE EXPOSIÇÃO MANUAL (CERCA DE 25 MINUTOS), PARA ENTÃO GRAFAR UMA PLACA DE PRATA SENSIBILIZADA COM VAPOR DE IODO. O RESULTADO ERA UMA IMAGEM DETALHADA, EM POSITIVO E EM BAIXO RELEVO.

(18)

18

Fontes consultadas:

Costa Neto, Cid. 2011. O Daguerreótipo. Disponível em: http://www.resumofotografico.com/2011/09/maquina-do-tempo- daguerreotipo.html

Como foi inventada a fotografia. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-foi-inventada-a-fotografia/

(19)

19

MATEMÁTICA - _____/_____/______

Multiplicação

Como você já sabe, a multiplicação substitui a adição quando um número se repete várias vezes. Por exemplo: 9 x 10. O número 9 repete 10 vezes, então 9 x 10 = 90.

Como descobrir os resultados das multiplicações?

Para descobrir os resultados da multiplicação, consultamos a tabuada.

Agora você deve estar se perguntando: como multiplicar os números que estão acima de 10, como por exemplo: 11 x 13?

Observe como se faz!

Primeiro vamos armar a continha assim:

11 13 x 13 ou x 11 ___ _____

(20)

20

Vamos fazer para treinar :

1º passo: você multiplica as unidades do número 11 com as unidades do número 13.

2º passo: Multiplique as dezenas do número 11 com todos os algarismos do número 13. Observe:

3º passo: Para finalizar, você soma os resultados.

ATIVIDADE 1) Calcule:

a) 11 x 12

b) 14 x 12

(21)

21 c) 20 x 14

2) Na aula de matemática, Matheus disse que 12 x 12 é igual a 150. Sobre a resposta de Matheus, podemos afirmar:

( ) Matheus está correto.

( ) Matheus errou por 6 unidades

( ) A resposta do aluno é inferior ao resultado correto.

Referências

Documentos relacionados

B4 Identificação dos compostos presentes nas amostras de bio-óleo obtidos via pirólise catalítica da fibra de casca de coco utilizando carvão ativado (ABC) e

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Excluindo as operações de Santos, os demais terminais da Ultracargo apresentaram EBITDA de R$ 15 milhões, redução de 30% e 40% em relação ao 4T14 e ao 3T15,

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

Neste estágio, assisti a diversas consultas de cariz mais subespecializado, como as que elenquei anteriormente, bem como Imunoalergologia e Pneumologia; frequentei o berçário

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

O objetivo desse trabalho ´e a construc¸ ˜ao de um dispositivo embarcado que pode ser acoplado entre a fonte de alimentac¸ ˜ao e a carga de teste (monof ´asica) capaz de calcular