• Nenhum resultado encontrado

Orientações para as aulas nessa Quinzena:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Orientações para as aulas nessa Quinzena:"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Colégio Estadual Maria Rosilda Rodrigues Aparecida de Goiania, 16 a 30 de Abril de 2020 Prof. Luciane Disc.: Ciências

Orientações para as aulas nessa Quinzena:

1ª semana – 16 a 22/04

Aula 1 –

Aula 2 – Lista de Exercícios

Aula 3 – Revisão de conteúdo: Reprodução Assexuada X Sexuada.

2ª semana – 23 a 30/04

Aula 1 – Lista de exercícios do site NET@ESCOLA - Portal de conteúdo para alunos da Rede Pública de Goiás.o para alunos da Rede Pública de Goiás.

Aula 2 – Ler o texto e fazer uma síntese no caderno

Aula 3 – Acessar o site: https://covid.saude.gov.br/ e transcrever a tabela no caderno Assistir a Vídeo aula “Genética e Hereditariedade”

Copiar no caderno o texto “Hereditariedade” (que está no quadro azul)

(2)

Aula 1

Vídeo aula - https://www.youtube.com/watch?v=IiH4jDQ84Js

Hereditariedade

A hereditariedade é um fenômeno que representa a condição de semelhança existente entre ascendentes (geração parental - pais) e descendentes (geração filial - filhos), através da contínua transferência de instruções em forma de código (as bases nitrogenadas), inscritas no material genético (DNA - ácido desoxirribonucleico), orientando a formação, desenvolvimento e manutenção de um ser vivo.

Dessa forma, a hereditariedade se expressa a partir do conjunto de todas as características contidas no núcleo das células gaméticas, fusionado durante a fecundação.

Os eventos biológicos hereditários podem ser classificados em dois tipos:

 Hereditariedade específica → caracterizada por agentes genéticos comuns de uma determinada espécie, conservando a essência de um grupo taxonômico;

 Hereditariedade individual → relativa à expressão de agentes genéticos que estabelecem aspectos individualizados (por exemplo: a fisionomia, traços particulares do semblante), sendo, portanto, um fator que causa biodiversidade entre indivíduos de uma mesma espécie.

No entanto, uma característica hereditária pode permanecer inativa de uma geração para a outra, o que não significa a sua exclusão, mas a dormência circunstancial de um ou vários genes para uma dada característica.

Contudo, não impedindo que um portador de genótipo oculto transmita aos seus descendentes um fenótipo que ficou escondido.

Este acontecimento ocorre com frequência em animais e plantas. Nos seres humanos é mais nítido quando observamos a aparência física superficial como: a pigmentação dos olhos ou da pele. Assim, pais com olhos castanhos podem ter filhos com olhos claros, verdes ou azuis, herança de seus avós ou antecedentes.

Porém, pode a informação gênica hereditária ser suprimida em decorrência dos fatores ambientais, passando por processo de seleção natural e adaptação, mas isso em longo prazo.

Aula 2

Com base no texto “hereditariedade” e na vídeo-aula “Genética e Hereditariedade”, responda as questões:

1. A Genética é responsável pelo estudo da hereditariedade. Considera-se que essa ciência tenha iniciado seu desenvolvimento após experimentos aplicados por um monge chamado:

a) Darwin.

b) Lamarck.

c) Mendel.

d) Morgan.

e) Dawkins.

2. A composição genética de um indivíduo recebe a denominação de:

a) fenótipo.

b) genótipo.

c) cariótipo.

d) cromossomos.

e) genes.

3. Marque a alternativa que indica corretamente o nome da unidade básica da hereditariedade.

a) gene.

b) cromossomo.

c) alelos.

d) RNA.

e) nucléolo.

(3)

4. Frequentemente, no estudo de Genética, encontramos representações gráficas que demonstram as relações de descendência e a ocorrência de alguma característica em uma família.

Essa representação recebe o nome de:

a) Cladograma.

b) Filogenia.

c) Heredograma.

d) Hemograma.

e) Quadro de Punnett.

5. (UFSCAR) Que é fenótipo?

a) É o conjunto de características decorrentes da ação do ambiente.

b) Influi no genótipo, transmitindo a este as suas características.

c) É o conjunto de características decorrentes da ação do genótipo.

d) É o conjunto de características de um indivíduo.

e) É o conjunto de caracteres exteriores de um indivíduo.

Aula 3

Revisão: Reprodução Assexuada x sexuada (esse conteúdo é estudado no 8º ano)

Reprodução é…

Podemos definir reprodução de várias maneiras , mas uma das definições que mais gosto é essa: “Processo pelo qual os seres vivos perpetuam suas espécies através do tempo e do espaço, produzindo outros seres semelhantes a si mesmo.”

A reprodução é importante pois mantém a espécie e faz com que um pool de genes passem de uma geração para outra. Isso quer dizer que, as características de uma espécie passam – pelos genes- de uma geração para outra ( de pais para filhos).

Reprodução Assexuada:

É o tipo de reprodução que não envolve gametas masculinos e femininos.

Esse processo leva à formação de descendentes geneticamente iguais entre si e aos seus ancestrais, formando o que podemos chamar clone.

Veja o exemplo da reprodução binária de uma bactéria:

Na reprodução assexuada, não há recombinação genética nem a variabilidade da espécie. Todos os indivíduos ” nascem” iguais. Sem essa recombinação genética, a população vai ficar exatamente igual e não vai acarretar na evolução das espécies.

Mas é um modo rápido de se reproduzir, já que não há a necessidade de encontrar um parceiro para isso.

Reprodução Sexuada:

O que caracteriza a reprodução sexuada é a ocorrência de células especializadas (gametas) que ao se unirem formam um novo ser. Esta reprodução permite uma variabilidade das espécies, pois há recombinação

genética.

Com a recombinação genética, os seres irão aparecer com pequenas modificações o que tornará mais fácil a seleção natural.

Neste tipo de reprodução, o novo ser vai receber uma parte dos genes da mãe e a outra parte dos genes do pai. O gameta masculino tem a metade dos cromossomos da

(4)

célula somática (do corpo). E o mesmo acontece com o gameta feminino. Na fecundação, esses cromossomos farão pares e dará as características do corpo do novo ser.

Veja no caso dos Seres Humanos , ao lado:

Veja o quadro comparativo abaixo:

Aula 1

Exercícios de Fixação

1. Nas bactérias, geralmente, observa-se a divisão de uma célula em duas. Esse tipo de reprodução é conhecida como:

a) reprodução assexuada.

b) partenogênese.

c) conjugação.

d) reprodução sexuada.

e) enxertia.

2. Observe a imagem e responda:

a) Quais as células de reprodução são representadas na figura?

b) O que são gametas?

(5)

3. A reprodução é a única forma que os seres vivos têm de produzirem novos indivíduos, e existem duas formas pelas quais o fazem.

Que tipo de reprodução ocorreu? Justifique sua resposta.

4. Analise a charge a seguir.

Os vírus têm a capacidade de disseminação muito rápida e eficaz, desde que encontrem uma célula hospedeira para isso. Porém, não são considerados seres vivos por muitos pesquisadores, e por esse motivo não se encontram classificados em nenhum dos cinco reinos dos seres vivos.

Explique como o COVID-19 age na célula e como ele é transmitido.

(6)

Aula 2

É de suma importância que você e sua família saibam o que é o Coronavírus, o que ele faz no organismo humano e as formas efetivas de se prevenir, por essa razão, sugiro que essa atividade seja compartilhada com toda família.

Leia o texto a seguir e faça uma síntese em seu caderno.

Coronavírus: O que a covid-19 faz com o seu corpo

Laura Plitt BBC News Mundo 14 março 2020

Com mais de 200 mil infectados e mais de 8 mil mortos, o coronavírus se espalhou para mais de 110 países do mundo.

Embora ainda existam muitas dúvidas sobre esse novo vírus que apareceu pela primeira vez na província central de Hubei na China, no final de 2019, estima-se que o contágio ocorra quando inalamos pequenas gotas expelidas pela tosse ou espirro de um vírus de pessoa infectada.

Também conhecemos seus sintomas: cansaço, febre e tosse seca são os principais, mas também alguns pacientes podem apresentar dores musculares, congestão nasal, dor de garganta e diarreia, de acordo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Mas o que exatamente o coronavírus faz ao nosso corpo? Como você se infecta? E como nosso corpo se recupera da doença, chamada de covid-19?

"O coronavírus é principalmente um vírus respiratório", explica William Schaffner, professor de medicina preventiva e doenças infecciosas no Centro Médico da Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos.

Imagem dos pulmões de uma pessoa infectada mostra áreas com pneumonia

Por esse motivo, começa infectando a garganta. Quando o vírus entra no nosso corpo — por meio dos olhos, boca ou nariz — "ele se liga às células da mucosa do fundo do nariz e da garganta", diz o especialista.

(7)

Para se replicar, o coronavírus precisa 'sequestrar' uma célula. Graças às proteínas em forma de lança que se projetam de sua superfície, o coronavírus pode penetrar na membrana dessas células.

"E uma vez dentro da célula, como os outros vírus, ele começa a dar ordem para produzir mais vírus".

É assim que o vírus deve se replicar, pois, sendo um agente infeccioso microscópico acelular, só pode se multiplicar dentro das células de outros organismos.

Quando as cópias estão prontas, elas deixam a célula onde se originaram, a destroem e começam a infectar outras células.

Cada vírus pode criar entre 10 mil e 100 mil cópias.

"Quando isso ocorre, o corpo percebe que o vírus está lá e produz uma resposta inflamatória para tentar combatê-lo", explica Schaffner.

"É por isso que começamos a sentir um pouco de dor de garganta e podemos ter um nariz entupido".

Percurso

"O vírus então entra nos tubos brônquicos (as vias aéreas que vão para os pulmões) e ali produz inflamação na mucosa desses tubos".

"Isso causa irritação e, portanto, começamos a tossir" , diz Schaffner.

Quando isso ocorre, "a resposta inflamatória aumenta porque o corpo está combatendo o vírus e, consequentemente, a febre aparece". Nesse ponto, começamos a nos sentir mal e a perder o apetite.

De acordo com uma análise da OMS baseada no estudo de 56 mil pacientes, 80% dos infectados desenvolvem sintomas leves (febre, tosse e, em alguns casos, pneumonia), 14% sintomas severos (dificuldade em respirar e falta de ar) e 6% doença grave (insuficiência pulmonar, choque séptico, falência de órgãos e risco de morte).

A situação pode piorar se o vírus "sair do canal brônquico e atingir os pulmões, onde causa inflamação (pneumonia)".

"Se uma porção suficiente de tecido pulmonar for afetada, será mais difícil para o paciente respirar, porque ele não pode respirar o 'ar ruim' e inalar o 'bom'". Quando o corpo não recebe oxigênio suficiente, o paciente deve ser hospitalizado e pode precisar estar conectado a um respirador.

'Guerra'

O problema não é apenas a infecção, mas a maneira como nosso corpo responde para combatê-la, explica Kalpana Sabapathy, médico clínico e epidemiologista da equipe de saúde global da Escola de Higiene e Medicina Tropical em Londres, Reino Unido, à BBC News Mundo, o serviço de notícias em espanhol da BBC.

"Para evitar que a infecção sequestre nossas células, nosso corpo produz substâncias químicas bastante agressivas".

No caso da pneumonia, "(o vírus) cria congestão nos pequenos sacos de ar na base dos nossos pulmões (alvéolos)".

Essas pequenas estruturas são aquelas que normalmente se enchem de ar e, através de suas paredes, ocorre a troca pela qual o oxigênio chega ao sangue e daí para o resto do corpo.

(8)

"Mas se essas bolsas estão cheias de infecção, combinadas com a resposta do nosso corpo a essa infecção, elas têm menos capacidade de ar", diz Sabapathy.

"E se o corpo não recebe oxigênio suficiente, isso leva à insuficiência respiratória e o coração, sem oxigênio suficiente pela corrente sanguínea, não pode funcionar".

Schaffner compara a resposta inflamatória com um conflito bélico.

"Imagine que é uma guerra. Existem dois exércitos que lutam entre si, mas às vezes as bombas machucam civis. Ou podem cair no hospital ou no museu, mas não no inimigo", diz ele.

Em outras palavras, a resposta pode ser tão poderosa que acaba danificando o tecido onde o vírus é encontrado.

"Chamamos isso de dano colateral. É o que pode acontecer quando a resposta inflamatória é tão forte que aumenta o problema da pneumonia", acrescenta.

Isso significa que a infecção não precisa passar para outra parte do corpo para que uma pessoa infectada fique em estágio crítico. Mas o coronavírus também pode se espalhar para outra parte do corpo?

(9)

Por todo o corpo

Como Amy Compton-Phillips, diretora clínica do Sistema de Saúde Providence nos Estados Unidos, explicou ao jornal americano New York Times, a infecção pode se espalhar do nariz para o reto.

Embora inconclusivo, um estudo publicado em março na prestigiada revista científica The Lancet sugere que o covid-19 "não é apenas capaz de causar pneumonia, mas também pode causar danos a outros órgãos, como coração, fígado e rins, assim como em sistemas corporais como o sangue ou o sistema imunológico".

Com base em estudos realizados sobre a SARS (síndrome respiratória aguda grave), "prima" da covid-19,

"achamos que ela pode ir para outras partes do corpo", diz Schaffner.

Isso pode explicar em parte por que alguns pacientes infectados sofreram diarreia e dor abdominal, problemas que não estão diretamente ligados a uma infecção respiratória.

Essas doenças, diz Schaffner, referindo-se a SARS e MERS (coronavírus da síndrome respiratória do Oriente Médio) "parecem muito semelhantes nos estágios mais graves".

Mas para chegar a essa conclusão, será necessário "conhecer os resultados das autópsias, e essas informações estão apenas começando a ser reveladas", diz ele.

Quanto aos danos a longo prazo, tanto nos pulmões quanto em outros órgãos, o especialista diz que a grande maioria dos pacientes tem uma recuperação completa.

Embora também "haja alguns relatos de pacientes que, como consequência da inflamação, possam ter algumas cicatrizes nos pulmões e uma função pulmonar reduzida".

"Levará tempo para determinar isso com mais precisão, e agora a atenção está focada nos casos agudos da doença".

"Ainda não tivemos tempo para pensar no longo prazo", conclui o especialista.

Aula 3

Além de entender melhor a doença, é de suma importância, saber sobre a realidade no nosso país, quantidades de infectados e mortos, por exemplo.

Acesse o portal CORONAVIRUS//BRASIL, através do link: https://covid.saude.gov.br/ , observe e analíse o Painel Coronavírus do Ministério da Saúde, transcreva em seu caderno a tabela “Casos por Estado”.

Referências

Documentos relacionados

Além do mais, as Sondas Colorvue® apresentam, uma ponta arredondada flexível para garantir maior conforto do paciente.. 3 Mombelli, A, Muhle T, Bragger U, Lang NP,

A finalidade primordial deste Projeto Pedagógico é promover o desenvolvimento global da criança no respeito pelas suas características individuais, atendendo às necessidades

Ainda que a doença seja de difícil avaliação quanto à relação de causa e efeito entre o surgimento dos sintomas e os achados bioquímicos e moleculares descritos em pa-

projecto de intervenção tendo em vista enriquecer a qualidade de prestação de serviços numa creche da cidade de Faro. O trabalho está dividido em três partes principais. A

Ao passar do estudo sobre as mulheres para as análises sobre os sexos e sobre as relações que estes mantinham entre si, algumas feministas francesas trouxeram à tona a existência

O Climate Policy Initiative/ Núcleo de Avaliação de Políticas Climáticas da PUC-Rio trabalha para aprimorar políticas públicas de energia e uso da terra gerando evidências para

The Climate Policy Initiative/ Núcleo de Avaliação de Políticas Climáticas da PUC-Rio works to improve public energy and land use policies by generating evidence for decision makers

PARA RESPONDER NO DEMANDANET, VOCÊ VAI TER QUE DIGITAR AS INFORMAÇÕES E RESPONDER, DESSA FORMA:.. NA LISTA DOS ALUNOS DO