• Nenhum resultado encontrado

Palavras-chave: Glândulas exócrinas, Glândulas endócrinas, História em quadrinhos.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Palavras-chave: Glândulas exócrinas, Glândulas endócrinas, História em quadrinhos."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

1. RESUMO

Introdução: O tecido epitelial glandular corresponde a um conjunto de células secretoras que conjuntamente constituem as glândulas. Devido à importância destes órgãos na produção de diferentes tipos de secreção e hormônios, o estudo histológico das glândulas é importante para o diagnóstico de diversas doenças. Vale lembrar também que o estudo dos epitélios glandulares é um dos temas sugeridos nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Objetivo: Assim, no intuito de criar uma ferramenta pedagógica para facilitar e motivar o estudo do tecido epitelial glandular por alunos de diferentes níveis de escolaridade, a presente pesquisa teve como objetivo principal desenvolver um livro digital no formato de história em quadrinhos a respeito do tecido epitelial glandular. Metodologia e Desenvolvimento:

A partir de um levantamento bibliográfico sobre o tecido epitelial glandular, foi desenvolvido um roteiro de quadrinhos para o planejamento do livro digital. A história em quadrinhos foi desenvolvida utilizando ferramentas de desenho do software Microsoft PowerPoint®. Resultados: os resultados obtidos foram publicados no livro digital intitulado “Laboratório Divertido de Ciências - Volume 4: Tecido epitelial glandular”, disponível para download gratuito no site da Canal 6 Livraria. Por meio de uma história em quadrinhos, o livro digital apresenta o conceito de tecido epitelial glandular, glândulas, secreção, classificação e organização geral das glândulas, classificação das glândulas exócrinas e endócrinas. Além disso, o livro ainda apresenta duas atividades que professores podem desenvolver com seus alunos em sala de aula ou como atividades para serem realizadas na residência do aluno; bem como algumas sugestões de leitura. Considerações finais: O livro digital foi desenvolvido no formado de histórias em quadrinhos e disponibilizado para download gratuito com o objetivo que este material esteja acessível para toda comunidade acadêmica, uma vez que o assunto abordado é conteúdo de interesse de alunos e professores de diferentes níveis de escolaridade, desde o ensino médio até o nível superior nas diferentes áreas da saúde.

Palavras-chave: Glândulas exócrinas, Glândulas endócrinas, História em quadrinhos.

(2)

2. INTRODUÇÃO

A Histologia é um ramo da morfologia que estuda a estrutura e o funcionamento dos tecidos. A compreensão da morfofisiologia dos tecidos permite também entender os processos patológicos envolvidos no aparecimento de doenças. Assim, a Histologia é um importante objeto de estudo para alunos de graduação nas diferentes áreas da saúde (Chapman, Lee, Swailes, 2020).

Um dos tecidos estudados na Histologia é o tecido epitelial glandular, que é formado por células que são especializadas na produção de secreções. Em geral, estes produtos são armazenados temporariamente em vesículas revestidas por membrana, denominadas grânulos de secreção (Junqueira, Carneiro, Abrahamsohn, 2017).

O tecido epitelial glandular é um assunto mencionado deste o terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) (Brasil, 1998), ou seja, é um assunto que deve ser abordado também com crianças, devido a importância das várias glândulas na manutenção da saúde do indivíduo.

Uma pesquisa desenvolvida por García, Victory, Navarro-Sempere, Segovia em 2018 com 139 estudantes de graduação em Biologia que cursavam a Disciplina de Histologia, verificou que o tema tecido epitelial glandular é considerado um dos mais difíceis pelos alunos. Neste estudo, a maioria das respostas dadas pelos alunos, quando questionados do porquê possuíam dificuldade em relação a este tipo de tecido, foram: 1) Por não ser um assunto regularmente estudado pelos alunos, 2) pelas imagens serem de difícil visualização e 3) pela falta de mais tempo em aulas práticas para este assunto. No contexto geral, as principais dificuldades relatadas pelos alunos na Disciplina de Histologia foram: a terminologia relacionada à disciplina, a complexidade do assunto, falta de tempo e a falta de material/imagens.

Nesse contexto, a utilização de novas Tecnologias de Informação e Comunicação (como computadores pessoais, celulares, internet, entre outros) podem trazer benefícios para a sala de aula em ambiente acadêmico, permitindo um novo olhar para o processo ensino-aprendizagem e a redescoberta da disciplina pelo docente (Lima, Vicente, 2019).

É claro que a utilização de TICs nos processos educacionais depende muito da iniciativa docente. Mas porque usá-las? A resposta parece ser bastante simples, as TICs já estão presentes na vida dos alunos em toda esfera social. Neste contexto, a escola atuaria como elemento integrador das TICs com a sala de aula (Belloni, 2002).

(3)

Nos últimos anos, a utilização de novas TICs teve um aumento devido à pandemia causada pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2). Neste contexto, as TICs tornaram-se ferramentas cruciais para que professores pudessem desenvolver suas atividades frente às medidas de restrição à circulação de pessoas adotadas no enfrentamento da COVID-19 (Cetic, NIC, CGI, 2020).

Embora a utilização de imagens estáticas não cause o mesmo impacto que a utilização de imagens dinâmicas e de microscópios em aulas práticas (Mione, Valcke, Cornelissen, 2016), a utilização de imagens digitais de cortes histológicos pode ser considerada uma importante estratégia no ensino de Histologia (Kumar, Freeman, Velan, De Permentier, 2006), tanto na Educação na forma remota, quanto presencial.

3. OBJETIVOS

A atual pesquisa teve como objetivo principal produzir um livro digital, utilizando o formato de histórias em quadrinhos para discutir diferentes conceitos relacionados ao tecido epitelial glandular.

4. METODOLOGIA

Na primeira parte desta pesquisa, foi realizado um levantamento de livros, artigos e sites relativos aos seguintes assuntos: tecido epitelial glandular, glândulas, secreção, classificação e organização geral das glândulas, classificação das glândulas exócrinas e endócrinas. Na segunda parte desta pesquisa, foi redigido um roteiro de quadrinhos, um documento narrativo utilizado como diretriz para os quadrinhos que foram criados, com o objetivo de planejamento de como as informações seriam apresentadas durante a história.

Na terceira parte da pesquisa, foram selecionadas imagens do livro “Histologia:

uma breve galeria de fotos” (Hassunuma, Garcia, Messias, Moretti, Moura Junior, 2018b). Todas as imagens selecionadas foram reproduzidas no livro “Laboratório de Divertido de Ciências - Volume 4”, com a permissão dos autores do livro “Histologia:

uma breve galeria de fotos”. Na quarta parte da pesquisa, foram utilizadas as ferramentas de desenho do programa computacional Microsoft PowerPoint® para elaborar os personagens do livro, que representam avatares dos autores. Estes personagens são os narradores da história em quadrinhos e é por meio deles que as informações do e-book são transmitidas.

Na quinta parte da pesquisa, o livro foi redigido e diagramado no software

(4)

Microsoft PowerPoint®, seguindo as propostas do roteiro de quadrinhos. Na sexta parte, o livro digital foi enviado para revisão por um Conselho Editorial. O livro corrigido foi enviado para registro e publicação para a Canal 6 Editora.

5. DESENVOLVIMENTO

O livro digital desenvolvido foi redigido a partir de um roteiro de quadrinhos baseado no levantamento de livros, artigos e sites a respeito dos seguintes assuntos:

tecido epitelial glandular, glândulas, secreção, classificação e organização geral das glândulas, classificação das glândulas exócrinas e endócrinas. Todas as referências consultadas e mais algumas sugestões de leitura foram disponibilizadas no final do livro. Para uma das atividades do livro, onde o aluno é convidado a classificar algumas glândulas a partir de cortes histológicos fotografados, foram selecionadas sete imagens de cortes histológicas do livro “Histologia: uma breve galeria de fotos”

(Hassunuma, Garcia, Messias, Moretti, Moura Junior, 2018b), reproduzidas com a autorização dos autores.

6. RESULTADOS

Os resultados obtidos na presente pesquisa foram publicados no livro digital intitulado “Laboratório Divertido de Ciências - Volume 4: Tecido epitelial glandular”, disponível para download gratuito no site da Canal 6 Livraria. Conforme mencionado anteriormente, o livro apresenta diferentes conceitos relacionados ao tecido epitelial glandular, utilizando como recurso a fala dos próprios personagens do livro (Figura 1).

Figura 1 - Exemplo de quadrinho onde um conceito é transmitido ao leitor por meio da fala de um personagem.

(5)

Desta forma, a história em quadrinhos apresenta um conteúdo teórico que pode ser utilizado em sala de aula, com o objetivo de o professor utilizar uma estratégia de ensino diferente.

Para explicar a classificação das glândulas exócrinas e endócrinas, uma das partes mais importantes do livro, foram utilizadas as ferramentas de desenho disponíveis no software Microsoft PowerPoint® (Figura 2).

Figura 3 - Exemplo de quadrinho desenvolvido pelos próprios autores, utilizando as ferramentas de desenho do software Microsoft PowerPoint®.

No livro, também são propostas duas atividades que o professor pode utilizar para discutir com seus alunos em sala de aula ou que podem ser realizadas pelo aluno estudar ou como uma atividade para ser realizada em casa.

No caso da primeira atividade (Figura 3) é apresentada na forma de um quadro a ser preenchido. Caso o professor opte por preencher este quadro durante uma aula, este pode ser um excelente momento para verificar os conhecimentos dos alunos sobre o assunto. Nesta atividade, os alunos podem citar exemplos de algumas glândulas, mencionar a secreção produzida por elas, a função dos produtos de secreção e a classificação das glândulas quanto ao local de secreção (exócrina, endócrina ou anfícrina).

(6)

Figura 3 - Exemplo de uma atividade disponível no livro, em que os alunos devem oferecer exemplos de glândulas, as secreções produzidas por elas, as funções e as classificações das mesmas.

A mesma atividade apresentada na Figura 3 também pode ser utilizada pelo professor como exemplo de uma atividade que realizada pelo aluno fora do período de aula ou como uma atividade em grupo. Uma vez que na atividade só existem sete linhas para serem preenchidas, se o aluno realizar a atividade em uma folha a parte caderno, mais exemplos de glândulas poderão ser mencionadas.

Além disso, a correção deste tipo de atividade é uma ótima oportunidade para o professor revisar o assunto com seus alunos, além de favorecer a sociabilidade e interação entre os discentes.

Na segunda atividade do livro (apresentada na Figura 4), são fornecidas imagens de cortes histológicos de diferentes glândulas com o objetivo que o aluno aplique os conhecimentos obtidos no livro e classifique-as.

(7)

Figura 4 - Exemplo de uma atividade disponível no livro, em que os alunos devem classificar a glândula observada no corte histológico apresentado, baseado nos conceitos apresentados no livro.

Esta atividade, assim como a anterior, pode ser utilizada pelo professor para verificar a aprendizagem pelos alunos. Vale a pena ressaltar que as imagens disponibilizadas no livro podem ser utilizadas pelo professor em sala de aula, complementar os estudos do aluno e além disso, pode ser uma oportunidade para o acesso deste tipo de material para instituições de ensino que não possuam microscópios ou lâminas referentes a este assunto.

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Analisando o livro digital produzido, podemos relacionar algumas vantagens na utilização deste tipo de recurso pedagógico em sala de aula:

1. O fato de o livro ocorrer dentro do ambiente de uma história em quadrinhos pode ser um fator motivador para parte dos alunos.

2. O livro está disponível para download gratuito no site da livraria, o que permite que este material seja acessível para professores e alunos de diferentes instituições de ensino públicas e privadas.

3. Por meio das imagens histológicas apresentadas, o aluno pode ter acesso a visualização microscópica de glândulas que normalmente só poderia ser observado

(8)

em livros, sites ou laboratórios. Este recurso pode ser valioso em regiões e escolas que dispõem de recursos limitados.

4. Sendo o tecido epitelial glandular, um assunto que está presente tanto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (Brasil, 1998), quanto em ementas de Cursos de Graduação em diferentes áreas da Saúde, o livro permite que alunos de Ensino Médio tenham acesso a algumas informações que normalmente seriam tratadas apenas no Ensino Superior. Isto oportuniza uma melhor formação e mais acesso de material ao aluno de Ensino Médio.

5. As sugestões de leitura propostas no livro podem ser utilizados por professores como material complementar de leitura para seus alunos. Além disso, também podem ser buscadas pelos próprios alunos para aprofundar seus conhecimentos e manterem- se motivados e interessados no assunto.

6. Sendo o livro disponibilizado em pdf, o mesmo pode ser baixado em um celular ou notebook, podendo ser utilizado como fonte de consulta durante aulas práticas laboratoriais.

7. Da mesma forma, o livro também pode ser projetado pelo professor em sala de aula para discutir os conceitos apresentados no livro em suas aulas teóricas.

8. A segunda atividade do livro, onde o aluno é convidado a classificar as glândulas apresentadas em cortes histológicos, pode ser usado como modelo para que professores desenvolvam atividades semelhantes utilizando outras fotos e também para discutir outros tipos de tecidos ou órgãos. Imagens semelhantes podem ser observados em vários outros livros disponíveis na internet (Gonçalves, Moretti, Hassunuma, Garcia, Messias, 2020; Hassunuma, Garcia, Messias, Moretti, Moura Junior, 2018a; Hassunuma, Garcia, Penteado, Acorci-Valério, Moretti, Moura Junior, 2017).

Desta forma, consideramos que este livro digital seja uma ferramenta de ensino bastante interessante, cabendo ao professor utilizar de seus conhecimentos, planejamento e criatividade para descobrir novas formas de incluir este tipo de material em suas aulas. Além disso, pode ser considerado um fator motivador para que professores busquem publicações semelhantes ou desenvolvam outras atividades utilizando novos recursos tecnológicos de ensino.

(9)

8. FONTES CONSULTADAS

Belloni ML. Ensaio sobre a educação à distância no Brasil. Educ Soc [Internet]. 2002 abr [acesso 2021 set 06];23(78):117-42. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/es/a/yvpWm7vFNqhpZYMtjn8kHZD/?lang=pt.

Brasil, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF. 1998 [acesso 2021 set 06].

Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf.

Cetic - Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, NIC - Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, CGI - Comitê Gestor da Internet no Brasil. Painel TIC COVID-19 - Pesquisa sobre o uso da internet no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus. 3ª edição: ensino remoto e teletrabalho [Internet]. 2020 nov [acesso 2021 set 14]. Disponível em:

https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20201104182616/painel_tic_covid19_3edic ao_livro%20eletr%C3%B4nico.pdf.

Chapman JA, Lee LM, Swailes NT. From scope to screen: the evolution of histology education. Adv Exp Med Biol [Internet]. 2020 [acesso 2021 set 13];1260:75-107.

Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007%2F978-3-030-47483-6_5.

García M, Victory N, Navarro- Sempere A, Segovia Y. Students' Views on Difficulties in Learning Histology. Anat Sci Educ [Internet]. 2018 sep 12 [acesso 2021 set

13];12(5):541-9. Disponível em:

https://anatomypubs.onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/ase.1838.

Gonçalves VCS, Moretti E, Hassunuma RM, Garcia PC, Messias SHN. Microscopia:

uma breve galeria de fotos. 1ª ed. Bauru: Canal 6 Editora; 2020 [acesso 2021 set 03].

48 p. Disponível em: https://www.canal6livraria.com.br/pd-70ee33-microscopia-uma- breve-galeria-de-fotos.html?ct=18bb3e&p=1&s=1.

Hassunuma RM, Garcia PC, Messias SHN, Moretti E, Moura Junior DA. Embriologia:

uma breve galeria de fotos. 1ª ed. Bauru: Canal 6 Editora; 2018a. [acesso 2021 set 03] 37p. Disponível em: http://www.canal6livraria.com.br/pd-530809-embriologia-

(10)

uma-breve-galeria-de-fotos.html?ct=18bb3e&p=1&s=1.

Hassunuma RM, Garcia PC, Messias SHN, Moretti E, Moura Junior DA. Histologia:

uma breve galeria de fotos. 1ª ed. Bauru: Canal 6 Editora; 2018b. [acesso 2021 set 03] 153p. Disponível em: http://www.canal6livraria.com.br/pd-53081b-histologia-uma- breve-galeria-de-fotos.html?ct=18bb3e&p=1&s=1.

Hassunuma RM, Garcia PC, Penteado SHNW, Acorci-Valério MJ, Moretti E, Moura Junior DA. Patologia: uma breve galeria de fotos. 1ª ed. Bauru: Canal 6 Editora; 2017.

[acesso 2021 set 03] 44p. Disponível em: http://www.canal6livraria.com.br/pd-4a12c4- patologia-uma-breve-galeria-de-fotos.html?ct=18bb3e&p=1&s=1.

Junqueira LC, Carneiro J, Abrahamsohn P. Histologia básica. 13ª ed. Rio de Janeiro:

Guanabara Koogan; 2017. Capítulo 4, Tecido epitelial; p. 63-86.

Kumar RK, Freeman B, Velan GM, De Permentier PJ. Integrating histology and histopathology teaching in practical classes using virtual slides. Anat Rec B New Anat [Internet]. 2006 Jul [acesso 2021 set 11];289(4):128-33. Disponível em:

https://anatomypubs.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ar.b.20105.

Lima JSB, Vicente KB. As vantagens do uso das TICs como apoio complementar da metodologia do docente no ambiente acadêmico. Multidebates [Internet]. 2019 Jun 24

[acesso 2021 set 06];3(1):36-46. Disponível em:

http://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/135.

Mione S, Valcke M, Cornelissen M. Remote histology learning from static versus dynamic microscopic images. Anat Sci Educ [Internet]. 2016 May 6 [acesso 2021 set

14);9(3):222-30. Disponível em:

https://anatomypubs.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ase.1572.

Referências

Documentos relacionados

Figura 32 Ilustração geral da interface gráfica de balanceamento de imagens do ER Mapper 6.2: a) Janela inicial; b) Janela apresentada após o cálculo dos valores médios dos

O presente artigo tem como objetivo, analisar a religiosidade popular e a força da devoção ao Espirito Santo, na cidade de Ponta Grossa, onde deu origem a Casa do Divino, e assim

Constatou-se que os artigos publicados concentram-se na área das ciências biológicas, evidenciando uma lacuna de pesquisa para que acadêmicos das ciências sociais aplicadas

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

A dose inicial recomendada de filgrastim é de 1,0 MUI (10 mcg)/kg/dia, por infusão intravenosa (foram utilizadas diversas durações: cerca de 30 minutos, 4 horas ou 24

Poderão apresentar projeto de Extensão os servidores do IFSP, docentes e técnico-administrativos, que não tiverem outras ações fomentadas por meio do Programa

Objeto: Registro de preço para contratação de empresa para fornecimento parcelado de fogos de artifícios e realização de shows pirotécnicos, sob regime de menor preço global

§1º: O funcionamento da LIGA ACADÊMICA DE NEUROLOGIA E NEUROCIRURGIA DA UFRGS está previsto para durar pelo menos quatro (04) meses a cada semestre letivo da UFRGS, estando