• Nenhum resultado encontrado

ESTRUTURA DAS NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTRUTURA DAS NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE"

Copied!
31
0
0

Texto

(1)

ESTRUTURA DAS NORMAS

BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE

(2)

Samori N’diaie Cardoso Ferreira é CEO da Surplus Soluções Empresariais, Conselheiro-Membro do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-BA), Diretor Técnico do IBEF-BA, professor universitário, Empresário Contábil e Palestrante.

Especializando em MBA em Holding e Planejamento Societário pela EBPOS (Escola Brasileira de Pós Graduação), Especialista em Educação a distância, Especialista em Direito e Prática Tributária, Especialista em Gestão Contábil e Tributária, Graduado em Ciências Contábeis. Possui experiência em consultoria contábil/tributária e auditoria para pequenas, médias e grandes empresas. Trabalhou em grandes instituições nas áreas de consultoria tributária, outsourcing contábil, e auditoria contábil/tributária.

APRESENTAÇÃO

Palestrante

(3)

“A função moderna e verdadeira do profissional da

contabilidade é, pois, a de um consultor sobre

assuntos da riqueza das empresas. (Antônio Lopes

de Sá)” .

(4)

ESTRUTURA DAS NORMAS BRASILEIRAS DE

CONTABILIDADE.

(5)

Noções Básicas

O Mundo sem Contabilidade

ESTRUTURA AS NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE.

As normas de contabilidade brasileira são regularizadas sob responsabilidade do Conselho Federal de Contabilidade CFC. Elas englobam todos os procedimentos, regras e conceitos que são usados pelos profissionais nos cenários empresariais e contábeis.

Ou seja, as normas de contabilidade são parâmetros e diretrizes de conduta ética, utilizadas para nortear tecnicamente todos os procedimentos contábeis. São ferramentas importantes para regulamentar os conceitos e padronizar as ações dos contadores em seu exercício.

São de suma importância e, por isso, de grande complexidade. Existem divisões, categorias, técnicas e detalhes que necessitam ser compreendidos a fundo antes das suas aplicações na prática. No entanto, é um assunto de máxima importância para as empresas.

(6)

Noções Básicas

O Mundo sem Contabilidade

ESTRUTURA AS NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE.

A contabilidade é uma área muito sólida e tradicional no meio empresarial. Afinal, atua sobre o patrimônio da organização e lida com processos que podem impactar diretamente o lucro do negócio. Como toda profissão regulamentada, ela tem regras de conduta que são observadas em um conjunto de orientações e obrigações chamado de Normas Brasileiras de Contabilidade.

As empresas de contabilidade, portanto, são obrigadas a seguir os procedimentos adotados pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). É importante ressaltar que as regras podem sofrer alterações para se adequar às circunstâncias da época o CFC emite comunicados à comunidade de contadores quando ocorrerem alterações que causem impactos na estrutura dos negócios.

(7)

Noções Básicas

O Mundo sem Contabilidade

ESTRUTURA AS NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE.

As NBCs se dividem em duas partes: de um lado, temos as normas técnicas; do outro, as profissionais. As Normas Brasileiras de Contabilidade, sejam elas Profissionais ou Técnicas, estabelecem preceitos de conduta profissional e padrões e procedimentos técnicos necessários para o adequado exercício profissional.

É importante entender que a estrutura das NBCs é regulamentada pela Resolução CFC n° 1.328/2011.

(8)

NORMAS TÉCNICAS E

NORMAS PROFISSIONAIS

(9)

Noções Básicas

O Mundo sem Contabilidade

NORMAS TÉCNICAS E NORMAS PROFISSIONAIS

As normas Técnicas englobam os conceitos, princípios e procedimentos que tem de ser usados durante o trabalho de contabilidade. As normas técnicas foram desenvolvidas de forma que se parecesse com as normas internacionais.

E, através das normas profissionais são estabelecidos regras e procedimentos que tem de ser analisados pelos profissionais contábeis quando estão exercitando suas funções.

(10)

Noções Básicas

O Mundo sem Contabilidade

NORMAS TÉCNICAS E NORMAS PROFISSIONAIS

As normas profissionais podem ser encontradas com a sigla “NBC P”, são responsáveis pela regulamentação da prática da profissão contábil.

Já as normas técnicas são identificadas pela sigla NBC T, sua estruturação se dá por meio das Normas Completas, Normas Simplificadas PMEs e Normas Específicas.

(11)

Noções Básicas

O Mundo sem Contabilidade

NORMAS TÉCNICAS E NORMAS PROFISSIONAIS

As Normas Profissionais estabelecem regras de exercício profissional e classificam-se em:

NBC PG Geral

NBC PA do Auditor Independente

NBC PP - do Perito Contábil

NBC PG Geral: nesta classificação há de forma ampla as normas brasileiras de contabilidade que são aplicáveis aos profissionais de contabilidade de forma indistinta e a partir dela, tem as seguintes normas vinculadas: NBC PG 100, NBC PG 200, NBC PG 300 e NBCPG 12- R2;

NBC PA Auditor Independente: aqui, estão presentes as normas que são destinadas aos profissionais de auditoria independente. Dentro dela, estão vinculados assuntos como independência do trabalho, revisão externa de qualidade, qualificação

técnica, qualidade etc.;

(12)

Noções Básicas

O Mundo sem Contabilidade

NORMAS TÉCNICAS E NORMAS PROFISSIONAIS

As Normas Profissionais estabelecem regras de exercício profissional e classificam-se em:

NBC PG Geral

NBC PA do Auditor Independente

NBC PP - do Perito Contábil

NBC PP Perito Contábil: diz respeito às normas que são aplicadas aos contadores que trabalham no ramo de perícia contábil e interligadas a ela estão mais duas normas técnicas que abordam termas como a função do perito e a função do exame que qualifica a técnica.

(13)

Noções Básicas

O Mundo sem Contabilidade

NORMAS TÉCNICAS E NORMAS PROFISSIONAIS

As Normas Técnicas estabelecem conceitos doutrinários, regras e procedimentos aplicados de Contabilidade e classificam-se em:

NBC TG Geral

Normas Completas

Normas Simplificadas para PMEs

Normas Específicas

NBC TSP do Setor Público

NBC TA de Auditoria Independente de Informação Contábil Histórica

NBC TASP de Auditoria de Informação Contábil Histórica Aplicável ao Setor Público

NBC TR de Revisão de Informação Contábil Histórica

NBC TO de Asseguração de Informação Não Histórica

NBC TSC de Serviço Correlato

NBC TI de Auditoria Interna

NBC TP de Perícia

(14)

RESOLUÇÕES EDITADAS PELO CFC E OS

PRONUNCIAMENTOS DO CPC

(15)

Noções Básicas

O Mundo sem Contabilidade

NORMAS TÉCNICAS E NORMAS PROFISSIONAIS

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis CPC foi criado pela Resolução CFC nº 1.055/05 e tem como objetivo o estudo, o preparo e a emissão de Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de Contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza.

O CPC emite pronunciamentos técnicos, orientações e interpretações. A partir destes trabalhos, os órgãos reguladores tem emitido suas normas próprias, permitindo assim a uniformização do processo de produção de normas.

O CFC é um desses órgão reguladores, portanto, as normas técnicas emitidas pelo CFC tem os pronunciamentos do CPC como sua base. Entretanto, os pronunciamentos técnicos não têm força de norma, enquanto que aquelas emanadas de órgãos reguladores, entre eles o CFC, tem força de norma.

(16)

OBJETIVO DO CPC:

“O estudo, o preparo e a emissão de Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de Contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza, para permitir a emissão de normas pela entidade reguladora brasileira, visando à centralização e uniformização do seu processo de produção, levando sempre em conta a convergência da Contabilidade Brasileira aos padrões internacionais".

Fonte: Resolução CFC nº 1.055/05

(17)

Motivações nas características institucionais brasileiras.

A adequação da Europa ao IFRS-International Financial Reporting Standards, em 2005.

Em 2006, IBRACON e CFC divulgam o primeiro estudo sobre as principais diferenças entre as práticas contábeis nacionais e internacionais.

Promulgação das Leis 11.638/2007 e 11.949/09 e RTT

- altera artigos da lei nº. 6.404/1976 para atualizá-la ao novo mundo de negócios global e providencia maior transparência às atividades empresariais brasileiras.

CONTEXTUALIZAÇÃO

(18)

Composição

ABRASCA Associação Brasileira das Companhias Abertas;

APIMEC Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais;

BOVESPA Bolsa de Valores de São Paulo;

CFC Conselho Federal de Contabilidade;

FIPECAFI Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras;

IBRACON Instituto dos Auditores Independentes do Brasil.

CPC (COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS)

(19)

O CPC foi criado em função das necessidades de:

•Convergência internacional das normas contábeis e seus benefícios;

•Centralização na emissão de normas dessa natureza (no Brasil, diversas entidades o fazem);

•Representação e processo democráticos na produção dessas informações (produtores da informação contábil, auditor, usuário, intermediário, academia, governo).

•É totalmente autônomo das entidades representadas.

CPC (COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS)

(20)

Conta com a participação de representantes dos seguintes órgãos:

CVM – Comissão de Valores Mobiliários

BACEN Banco Central do Brasil

SUSEP Superintendência dos Seguros Privados

SRF Secretaria da Receita Federal

CPC (COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS)

(21)

Convergência internacional das normas contábeis (redução de custo de elaboração de relatórios contábeis, redução de riscos e custo nas análises e decisões, redução de custo de capital);

Centralização na emissão de normas;

Representação e processo democrático a produção dessas informações (produtores da informação contábil, auditor, usuário, intermediário, academia, governo).

CPC (COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS)

VANTAGENS

(22)

Pronunciamento da Estrutura conceitual Básico

CPC 01 – IAS 36 Redução ao Valor Recuperável de Ativos

CPC 02 – IAS 21 Efeitos das mudanças nas taxas de câmbio e conversão de demonstrações contábeis

CPC 03 - IAS 7 Demonstração dos Fluxos de Caixa

CPC 04 – IAS 38 Ativo Intangível

CPC 05 – IAS 24 Divulgação sobre Partes Relacionadas

CPC 06 – IAS 17 Operações de Arrendamento Mercantil

CPC 07- IAS 20 Subvenção e Assistência Governamentais

ALGUNS PRONUNCIAMENTOS

(23)

CPC 08 IAS 39 Custos de Transação e Prêmios na Emissão de Títulos e Valores Mobiliários.

CPC 09 - Demonstração do Valor Adicionado

CPC 10 IFRS 2 Pagamento baseado em ações

CPC 11 IFRS 4 Contratos de seguros

CPC 12 - Ajuste a Valor presente

CPC 13 - Adoção inicial da Lei nº 11.638/07

CPC 14 - IAS 32/39 Instrumentos financeiros fase I

ALGUNS PRONUNCIAMENTOS

(24)

NORMAS PROFISSIONAIS

(25)

Noções Básicas

O Mundo sem Contabilidade

NORMAS PROFISSIONAIS

Elas têm o objetivo de regulamentar o exercício profissional e são divididas em 3 categorias.

NBC PG Geral

NBC PA do Auditor Independente

NBC PP - do Perito Contábil

Basicamente, o foco aqui é orientar algumas atividades profissionais na empresa. Por exemplo, os serviços de auditoria interna e perícia contábil judicial ou privada. É importante que, nesse caso, algumas normas técnicas sejam utilizadas em conjunto com as profissionais.

(26)

Noções Básicas

O Mundo sem Contabilidade

NORMAS PROFISSIONAIS (NBC PG – GERAL)

(27)

Noções Básicas

O Mundo sem Contabilidade

NORMAS PROFISSIONAIS (NBC PA – do Auditor

Independente)

(28)

Noções Básicas

O Mundo sem Contabilidade

NORMAS PROFISSIONAIS (NBC PP – do Perito

Contábil)

(29)

NORMAS TÉCNICAS

(30)

Noções Básicas

O Mundo sem Contabilidade

NORMAS TÉCNICAS

As normas técnicas são responsáveis pela determinação de regras de cunho técnico; ou seja, que tratam do exercício da profissão contábil. O foco delas é regulamentar a doutrina, regras e procedimentos executados diariamente pelos profissionais da contabilidade.

Normas Completas (LINK: https://cfc.org.br/tecnica/normas-brasileiras-de-contabilidade/normas- completas/)

Normas Simplificadas para PMEs (https://cfc.org.br/tecnica/normas-brasileiras-de- contabilidade/normas-simplificadas-para-pmes/)

Normas Específicas (https://cfc.org.br/tecnica/normas-brasileiras-de-contabilidade/normas-especificas/)

NBC TSP do Setor Público

NBC TA de Auditoria Independente de Informação Contábil Histórica

NBC TASP de Auditoria de Informação Contábil Histórica Aplicável ao Setor Público

NBC TR de Revisão de Informação Contábil Histórica

NBC TO de Asseguração de Informação Não Histórica

NBC TSC de Serviço Correlato

NBC TI de Auditoria Interna

NBC TP de Perícia

(31)

CONTATOS

(71) 98896-0048

samori.ferrreira@surpluscontabilidade.com.br

Tel.: (71) 3035-5485 samoriferreira

samori.ferreira

Referências

Documentos relacionados

Pelo fato da convergência das Normas Brasileiras e Contabilidade (NBC) às Normas Internacionais de Contabilidade (NIC), pela obrigatoriedade de aplicação às

Conclusões: Nossos achados sugerem que, em pacientes com IAMCSST submetidos à intervenção coronária percutânea, a carga aterosclerótica e a carga trombótica na artéria

Adicionalmente, conforme detalhado no item provisão para ga- rantia (itens 24 a 26), o custo do imóvel vendido deve compreender o valor estimado das garantias referentes ao

societaria. Se em qualquer periodo houver duvidas sobre a viabilidade e recupera9ao das despesas de pesquisa e desenvolvimento diferidas, o valor lfquido das despesas com pesquisas

 NBC TI – Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas a serviços de auditoria interna.  NBC TP – Normas Brasileiras de Contabilidade para serviços de Perito. 44)

• Valorizar o exercício da função docente e não docente e a participação dos pais/encarregados de educação na escola, como elemento essencial para uma escola de

absorção da vitamina E; não utilizar anticoagulantes com grandes doses de tocoferol, pela possibilidade de ocorrer hipoprotrombinemia; a colestiramina,

O conceito final da parte prática será composto pelas atividades a serem entregues semanalmente, a saber, as respostas das questões e os mapas conceituais/desenhos que