• Nenhum resultado encontrado

Como parte das comemorações do Bicentenário

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Como parte das comemorações do Bicentenário"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)
(2)

Nossa Capa

O VAlte (FN) Stingelim, Comandante da Marcha de 2008, e o CMG (FN-RM1) Miliauskas, Veterano da Marcha de 1960, durante a comemoração da chegada da Marcha a Pé Rio- Brasília na Praça dos Três Poderes.

Assessoria de Comunicação Social do Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais Fortaleza de São José - Ilha das Cobras - Centro Rio de Janeiro - RJ CEP: 20091-000 - www.cgcfn.mar.mil.br É permitida a transcrição total ou parcial das matérias.

Solicita-se citar a fonte e a remessa de um exemplar.

O NOTANF agradece a remessa de matérias que divulguem o CFN,

suas Unidades e seu pessoal.

NOTANF - Notícias e Eventos do Corpo de Fuzileiros Navais - Abr/Mai/Jun 2008

Banda Sinfônica

Voto de Louvor

O Senador Arthur Virgílio requereu que fosse consignado nos Anais do Senado Federal um Voto de Louvor ao Corpo de Fuzileiros Navais pelo transcurso do seu Bicentenário.

C

omo parte das comemorações do Bicentenário do Corpo de Fuzileiros Navais, a Banda Sinfô- nica do CFN realizou dezesseis apresentações, nos meses de abril e maio, em turnê compreendendo as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

O primeiro trecho da turnê da Banda Sinfônica começou por Juiz de Fora (MG) , no dia 3 de abril, e seguiu para Belo Horizonte (MG), Rio Grande (RS), Blumenau (SC), Pomerode (SC), Brasília (DF), São Paulo (SP), Cascavel (PR), finalizando em Guaíra (PR) no dia 30 de abril.

Após uma pequena pausa no Rio de Janeiro, a Banda Sinfônica recomeçou as apresentações em João Pessoa (PB), no dia 14 de maio, e viajou para Mossoró (RN), Fortaleza (CE), Natal (RN), Recife (PE), en- cerrando o segundo trecho da turnê em Maceió (AL), no dia 29 de maio.

Cerca de 15.000 expectadores prestigiaram as apresentações.

Dentre todos os propósitos da turnê, o mais recompensador foi, em um ato de solidariedade, reco- lher e doar alimentos, cerca de 4 toneladas, e roupas para os atingidos pelas enchentes que assolaram parte do Nordeste nos meses de abril e maio.

Em Natal, a Banda Sinfônica encantou o público com seu repertório de músicas eruditas e populares.

A Banda Sinfônica foi uma das atrações do lançamento da 25ª Oktoberfest em Blumenau.

(3)

Ensino Médio na Ilha da Marambaia

N

o dia 14 de março, com as presenças do Co- mandante do Pessoal de Fuzileiros Navais, VAlte (FN) Marco Antonio Corrêa Guimarães, do Comandante do Centro de Adestramento da Ilha da Marambaia (CADIM), CMG (FN) Renato de Araujo Leite, do Prefeito de Mangaratiba, Aarão de Moura Brito Neto e grande parte do seu secretariado, houve a abertura do ano letivo da Escola Estadual Levy Miranda (municipalizada) na Ilha da Marambaia. Como pontos notáveis, destacaram-se a reforma das instalações da Escola e a implantação do Ensino Médio, pleito do Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais, feito no iní- cio de 2007 e atendido pela Prefeitura Municipal de Mangaratiba e Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

A parceria eficaz entre a Marinha do Brasil, re- presentada pelo CADIM, e a Prefeitura de Mangaratiba foi fator decisivo na reforma das salas de aula, telhado e dependências de apoio, incluindo instalação de divi- sórias, reparos na parte elétrica, hidráulica e pintura.

Cerca de cem alunos do Ensino Fundamental e com previsão de quarenta e seis do Ensino Médio contarão com um estabelecimento de ensino que primará pela excelência. Os maiores beneficiados serão, sem dúvi- da, os moradores da ilha, aí incluídos os dependentes de nossos militares. Aqueles que trabalham no conti- nente de dia, ao regressarem na última lancha, às 18:00h, poderão cursar o Ensino Médio, no período noturno.

Assim, a dificuldade de conciliar o trabalho diurno com o curso está terminada.

O CADIM irá apoiar os profissionais de ensino no que se refere às instalações para pernoite, já que os mes- mos regressarão ao continente pela manhã.

A implantação do Ensino Médio na Ilha da Marambaia foi uma realização da Marinha do Brasil jun- to com a Prefeitura Municipal de Mangaratiba, que per- mitiu resolver um problema que já durava vários anos, e que afligia não só a família naval, mas também toda a população civil que lá reside.

Configura-se, dessa forma, salutar parceria entre a Marinha do Brasil e a Prefeitura Municipal de Mangaratiba, com enfoque na melhoria da qualidade de vida do cidadão que reside em área militar afastada, for- necendo-lhe condições de atualizar-se e progredir.

VI Regata a Remo em Escaler do CFN

A

VI Regata a Remo em Escaler do Corpo de Fuzileiros Navais foi realizada no dia 31 maio, no Estádio de Remo da Lagoa Rodrigo de Freitas, como parte das comemorações do Bicentenário do Corpo de Fuzileiros Navais e válida, também, pelo VII Circuito Poder Marítimo de Remo em Escaler.

Contando com um número expressivo de 665 atletas, distribuídos pelas dezesseis provas do progra- ma, a Regata transformou-se em uma grande festa de confraternização, com diversas atrações para o públi- co que compareceu ao Estádio de Remo da Lagoa.

Neste ano, participaram, pela primeira vez do Circuito, o Remo de Combate e a Canoa Havaiana, que despertaram a curiosidade das torcidas.

Dentre as diversas atividades destacaram-se as recreações para as crianças da Família Naval, bem como o tradicional mostruário dos meios operativos de Fuzilei- ros Navais.

Resultado final das principais categorias da VI Regata a Remo em Escaler do Corpo de Fuzileiros Navais

(4)

REFAZENDO A

OPERAÇÃO ALVORADA

R

evivendo um episódio de grande relevância histó- rica para o CFN, a marcha Rio-Brasília de 1960, a qual foi batizada de “Operação Alvorada”, du- zentos e trinta militares, sendo duzentos e vinte Fuzileiros Navais e dez praças de outros Corpos da MB, partiram do Comando da FFE no Rio de Janeiro, no dia 29 de março, com destino à Capital Federal.

A coluna de marcha denominada “Coluna Bicentenário do Corpo de Fuzileiros Navais – Suboficial Fuzileiro Naval Macedo”, em homenagem ao militar que faleceu em serviço quando se preparava para integrar a Marcha, foi comandada pelo VAlte (FN) Paulo Cesar Stingelim Guimarães, Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra, e imediatada pelo CAlte (FN) José Henrique Salvi Elkfury, e contou, ainda, com as presenças da SO Sônia Brilhante Wanderley, da DPMM, do representante da Associação de Veteranos do CFN, CMG (FN-RM1) Cláudio Roberto Gonzalez, do Suboficial FN-IF Sebastião Ferreira da Guia Neto, ultramaratonista, além da presen- ça do voluntarioso mascote “Duzentos” (cão que acompa- nhou a marcha desde o início).

Nucleada no 3°BtlInfFuzNav, Batalhão Paissandu, a Coluna de Marcha teve sua ativação em 28 de março, na cerimônia presidida pelo Comandante de Operações Navais, AlteEsq Aurélio Ribeiro da Silva Filho, e percorreu uma distância aproximada de 1.270 km em 23 dias, cum- prindo média diária de 55 km.

Às 12h30 do dia 19 de abril, a Coluna de Marcha cruzou o portão do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, completando o seu percurso. Para registrar tal fato, foi realizada uma cerimônia militar presidida pelo Comandante da Marinha, que contou com as presenças dos CEMA, CON, SGM e ComGerCFN, sendo inaugu- rada Placa Comemorativa alusiva ao feito conquistado.

1

2

3 4 5

(5)

A marcha passou por três estados, além do Distrito federal, e pernoitou em quinze cidades.

No dia seguinte, ainda no GptFNB, os integrantes da marcha participaram de confraternização em que estiveram presentes o Ministro de Estado da Defesa, o Ministro Extraordinário de Assuntos Estratégicos, o Co- mandante da Marinha e numerosas outras autoridades, em um ambiente de estreita camaradagem e alegria pelo sucesso dessa extraordinária epopéia.

No dia 21 de abril, estiveram presentes na Ceri- mônia de Substituição da Bandeira Nacional na Praça dos Três Poderes, em comemoração ao 48º aniversário da cidade. Nesta ocasião, foram entregues ao Gover- nador do DF, José Roberto Arruda, e à Curadora do Memorial JK e neta do Presidente Juscelino Kubitschek, Anna Christina Kubitschek, duas réplicas fiéis da men- sagem de congratulações pela inauguração de Brasília em 1960, do então Ministro da Marinha, AlteEsq Jorge do Paço Mattoso Maia, ao Presidente da República.

Dentre os eventos que, em 2008, celebram o Bicentenário do Corpo de Fuzileiros Navais, a Marcha a Pé Rio-Brasília foi considerada a mais desafiadora.

Simultaneamente ao deslocamento da Coluna de Marcha, foram realizadas Ações Cívico-Sociais (ACISO) em 31 escolas públicas de 29 municípios, situ- adas no trecho compreendido entre as cidades do Rio de Janeiro (RJ) e Valparaíso (GO), nas proximidades da BR-040. A ACISO, realizada por Fuzileiros Navais que não integraram a coluna de marcha, compreende- ram obras e reparos de hidráulica, carpintaria, metalur- gia, pintura e elétrica.

Ao concluírem os reparos em cada escola, os Fu- zileiros Navais realizavam, em conjunto com sua dire- ção, cerimônia cívico-militar marcada pela entrega do Pavilhão Nacional e da Bandeira do Estado, bem como pela doação de livros.

O envolvimento dos componentes com a marcha colocou em prática o verdadeiro “Espírito de Corpo”

dos Fuzileiros Navais, motivo de orgulho para toda a Marinha, exemplificado nas palavras do Comandante da Marinha, extraídas do BONO n° 231, de 8 de abril:

“...O entusiasmo, a obstinação, a dedicação e o preparo que identifiquei nos militares que compõem a Marcha reforçam a confiança que o Comandante da Marinha e a sociedade brasileira depositam em nossa Instituição...”.

1 - “Duzentos”, o mascote da Marcha;

2 - O SO Da Guia realizou a Marcha correndo;

3 - A população prestigia os integrantes da Coluna;

4 - Em MG, a tropa recebe o incentivo do CM;

5 - Operações ACISO nas escolas públicas;

6 - Inauguração da placa comemorativa no GptFNB;

7 e 8 - O Governador do DF e a neta de JK rece- bem as réplicas da placa de 1960.

FOTOS - LEGENDAS

6 7 8

(6)

BtlArtFuzNav Testa Nova Munição

O

Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais, no dia 19 de maio, realizou o teste da muni- ção para o obuseiro L118 Light Gun no Cen- tro de Avaliações do Exército (CAEx), localizado na Restinga da Marambaia.

A munição foi fornecida pela empresa espa- nhola EXPAL, para que a Marinha do Brasil realizas- se um teste de sua eficiência balística.

A EXPAL, em parceria com a EMGEPRON, está desenvolvendo um programa de capacitação da Fábrica Almirante Jurandyr da Costa Müller de Cam- pos (FAJCMC) para produção de munição 105mm, com alcance estendido. Esta carga suplementar não tem a finalidade de impulsionar a granada, e sim me-

lhorar o seu coeficiente aerodinâmico, aumentando o al- cance do obuseiro L118 Light Gun em 2.900 metros.

Embora tenham sido disparados apenas seis tiros durante o teste, é possível inferir que a dispersão da gra- nada 105mm ER50/BB, produzida pela EXPAL, permite sua utilização pela Artilharia de Campanha para apoiar pelo fogo os Grupamentos Operativos de Fuzileiros Na- vais, sem causar perigo à tropa apoiada, em função da concentração dos pontos de impacto, decorrente da pe- quena variação de sua velocidade inicial.

Banda de Música em Israel

A

Banda de Música do CFN representou o Bra- sil nas comemorações do 60º aniversário de criação de Israel.

A Banda desfilou, no dia 7 de maio, pelas ruas de Be’er Scheva e, à noite, fez uma apresentação de 30 minutos para uma platéia de 10.000 pessoas.

No dia 8 de maio, em Haifa, ela desfilou junta-

mente com as bandas militares da França, Alemanha, Inglaterra, Romênia, Polônia, Rússia, Estados Unidos e Holanda. Ao final do desfile, todas as representações convergiram ao estádio de Kiriyat Eliezer formando a Estrela de Davi, ponto culminante do evento, que foi pre- senciado por mais de 20.000 pessoas.

(7)

U

m dos principais mercados ao ar livre de Por- to Príncipe (Haiti), o Mar-che du Fer, incen- diou-se no dia 30 de maio.

Embora presente no local, o Corpo de Bom- beiros Haitiano não dispunha de equipamento adequado para dar combate ao incêndio, ocasionando o acionamento do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais- Haiti, que prontamente atendeu ao chamado com uma viatura do tipo cisterna equipada com uma moto-bomba, a fim de permitir maior pressão e alcan- ce da água. O incêndio foi controlado e extinto em seguida.

A ocorrência gerou, por parte do Embaixa- dor do Brasil no Haiti, Igor Kipman, uma mensagem eletrônica à agência de notícias ClicRBS, informando o fato, cujo título foi: “Fuzileiros Navais brasileiros vão muito além do dever”.

Fuzileiros Navais Muito Além do Dever

A VtrBldEsp SR em Combate

O

Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais – Haiti foi empregado na dispersão de diver- sas manifestações contra o governo haitiano em Porto Príncipe, no dia 8 de abril.

Três Viaturas Blindadas Especiais Sobre Ro- das (VtrBldEsp SR) 8x8 PIRANHA IIIC foram utili- zadas em vários pontos da cidade e durante seus des- locamentos venceram, sem dificuldade, barricadas de pneus, pedras e caçambas de lixo em chamas, efetu- ando disparos de granadas de gás lacrimogênio de 40mm, granadas de luz e som e munição não letal para dispersar, com sucesso, os manifestantes.

A Viatura Blindada Especial Sobre Rodas 8x8 PI- RANHA IIIC SOCORRO foi utilizada para levar supri- mentos às tropas que estavam em combate.

O Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais – Haiti, neste dia, também auxiliou no deslocamento de ci- vis brasileiros que trabalhavam na capital haitiana.

A operação de controle das manifestações durou aproximadamente 13 horas e comprovou, mais uma vez, a eficiência dos Fuzileiros Navais e das VtrBldEsp SR PIRANHA IIIC em ação no Haiti.

Em qualquer situação , os Fuzileiros Navais jamais abandonam o seu fuzil.

(8)

Mantenedores da Paz das Nações Unidas

34º Encontro de Veteranos do CFN

N

o dia 29 de maio, no Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra, foi comemorado o Dia Internacional dos Mantenedores da Paz das Nações Unidas. A cerimônia foi presidida pelo Co- mandante de Operações Navais (CON), AlteEsq Auré- lio Ribeiro da Silva Filho, a qual contou, também, com a presença do Comandante-Geral do CFN, AlteEsq (FN) Alvaro Augusto Dias Monteiro, do Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, AlteEsq José Antonio de Castro Leal, e do Diretor-Geral do Material da Marinha, AlteEsq Marcus Vinícius Oliveira dos Santos.

Houve leitura da Ordem do Dia do Ministro de Estado da Defesa e do CON, além do desfile militar, do qual participaram destacamentos representativos da Esquadra, do 1º Distrito Naval, da Força de Fuzi- leiros da Esquadra e da Associação de Veteranos do

CFN, além de 250 militares que já estiveram em missões de paz sob a égide da ONU.

Após o desfile, houve uma exposição de fotografi- as e pinturas alusivas à participação da Marinha do Bra- sil em operações de paz .

F

uzileiros Navais da ativa e da reserva e seus familiares confraternizaram-se no 34º Encon- tro de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais (AVCFN), ocorrido no dia 17 de maio, no Centro de Instrução Almirante Silvio de Camargo (CIASC). O encontro deste ano fez parte das comemorações do Bicentenário do CFN e contou com a presença de 4.000 participantes.

O evento, com o apoio da POUPEX, teve vários momentos marcantes, o primeiro deles foi a participa-

ção da Banda Marcial do CFN (foto1), executando a can- ção Cisne Branco e formando a figura de uma âncora e, em seguida, a sigla AVCFN. Outro momento foi a home- nagem do presidente da Associação de Fuzileiros Navais Veteranos Coreanos no Brasil, Jang Hyuk Choi, que ofertou ao presidente da Associação de Veteranos do CFN, VAlte (FN) Fernando do Nascimento, uma placa comemorativa (foto 2), estreitando os laços de amizade entre os fuzileiros coreanos e brasileiros e elevando os ideais da Marinha e dos Combatentes Anfíbios.

Como ponto alto da cerimônia, os Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais, os Veteranos Fuzileiros Na- vais Coreanos, a Ala Feminina da Associação de Vetera- nos Regional de Salvador, as crianças (chamadas carinho- samente de Fuzileiros do Amanhã) e a representação do CIASC desfilaram em continência ao Comandante-Geral do CFN (foto 3), empolgando todos os presentes ao reunir o passado e o futuro do Corpo de Fuzileiros Navais.

1 2

3

Referências

Documentos relacionados

O modo antigo de interrogar e conhecer a physis se deu de maneira diversa da que encontramos na perspectiva científi ca moderna, pois a Ciência antiga parte de princípios

Acredito que um passo a ser dado para romper essa barreira é reaproximar o Hip Hop da nossa Brasilidade, que é mais evidente através dos nossos ritmos Afro-Brasileiros,

Com relação ao CEETEPS, o tema desta dissertação é interessante por se inserir no Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), sob a tutela da Coordenação de

6.As informações prestadas na Ficha de Inscrição/Formulário de Ins- crição via Internet serão de inteira responsabilidade do candidato, re- servando-se o Tribunal de Contas do

Sendo a hipótese desta pesquisa esta ligada a utilização de dose de 17β estradiol em éguas durante o diestro para uma sensibilização dos receptores uterinos para o

Este documento é cópia do original, assinado digitalmente por STRYLIANOS JEAN ABREU KORRES, liberado nos autos em 07/06/2017 às 10:24 ... TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO

FOrTE DE SãO VICENTE E MUSEU MUNICIPAL LEONEL TrINDADE» TOrrES VEDrAS. COMEMOrAçÕES DO BICENTENÁrIO DAS LINhAS DE

Levantar e catalogar as fontes primárias e secundárias da educação na área de abrangência da Unioeste; Promover de maneira informatizada, a catalogação das fontes primárias