• Nenhum resultado encontrado

PBL TRAINING FOR MANAGERS TO FACE THE FOUNDRY 4.0 CHALLENGES (INNORESOLVE) ES01-KA INNORESOLVE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "PBL TRAINING FOR MANAGERS TO FACE THE FOUNDRY 4.0 CHALLENGES (INNORESOLVE) ES01-KA INNORESOLVE"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.. PBL TRAINING FOR MANAGERS TO FACE THE FOUNDRY 4.0 CHALLENGES (INNORESOLVE). 2017-1-ES01-KA202-037932. INNORESOLVE. SFDFSDFSD. ERASMUS+ PROGRAMME.

(2) Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.. PBL TRAINING FOR MANAGERS TO FACE THE FOUNDRY 4.0 CHALLENGES (INNORESOLVE). 2017-1-ES01-KA202-037932. O que é a aprendizagem baseada em problemas? • A Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning - PBL) é uma abordagem centrada no aluno, na qual um formador facilita a atividade orientando o aluno no processo. • Assim, o formador desempenha o papel de mentor, motivando e orientando os alunos. SFDFSDFSD • No PBL, em vez de um formador explicando o conteúdo que o aluno necessita, ensinando-o e avaliando os alunos, o aluno identifica ou é-lhe apresentado um problema de negócios complexo. O aluno, então, realiza um processo para identificar e aplicar o material relevante necessário para resolver este problema. • É conhecido por afetar positivamente os resultados da aprendizagem e desenvolver as competências que são críticas no local de trabalho de hoje, ou seja, a resolução de problemas, o raciocínio lógico e o pensamento criativo. (Sendag 2009) ERASMUS+ PROGRAMME.

(3) Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.. PBL TRAINING FOR MANAGERS TO FACE THE FOUNDRY 4.0 CHALLENGES (INNORESOLVE). 2017-1-ES01-KA202-037932. Benefícios nas PMEs • Potencia o retorno imediato do investimento. • É de baixo custo. • Está no trabalho de formação, assim, a aprendizagem é altamente contextualizada e situada. • É prático e relacionado com as necessidades das PMEs. SFDFSDFSD • Encoraja a inovação e o pensamento independente. • Fornece uma maior compreensão de um tópico devido à aprendizagem ativa e ao envolvimento no processo. • Requer um aumento da motivação para aprender, assim, ajuda a desenvolver uma cultura de aprendizagem. • Desenvolve competências em pensamento crítico, liderança, comunicação e resolução de problemas.. ERASMUS+ PROGRAMME.

(4) Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.. PBL TRAINING FOR MANAGERS TO FACE THE FOUNDRY 4.0 CHALLENGES (INNORESOLVE). 2017-1-ES01-KA202-037932. Componentes principais do PBL O PBL exige tempo e esforço consideráveis para implementar. Depreende-se que será conveniente usar projetos existentes de PBL ou adaptar a partir de casos existentes. SFDFSDFSD. O PBL possui oito componentes principais: 1. Introdução, 2. Problema, 3. Objetivos de aprendizagem, 4. Recursos, 5. Especificações do produto, 6. Perguntas de orientação, 7. Exercícios de avaliação, 8. Restrições de tempo. ERASMUS+ PROGRAMME.

(5) Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.. PBL TRAINING FOR MANAGERS TO FACE THE FOUNDRY 4.0 CHALLENGES (INNORESOLVE). 2017-1-ES01-KA202-037932. 1. Introdução • Este componente introduz o problema central do projeto à equipa (cenário). • Esta introdução indica como e por que é que o projeto é relevante para o trabalho SFDFSDFSD do gestor, liga o problema e os objetivos de aprendizagem à realidade do local de trabalho. “Porque é que eu gostaria de participar neste projeto e o que vou ganhar com isso?”.. ERASMUS+ PROGRAMME.

(6) Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.. PBL TRAINING FOR MANAGERS TO FACE THE FOUNDRY 4.0 CHALLENGES (INNORESOLVE). 2017-1-ES01-KA202-037932. 2. Problema. 2.1. Como elaborar problemas de PBL 2.2. Tipo de problemas 2.3. Critérios a ter em conta para elaborar problemas 2.4. Seleção dos problemas. 2.1. Como elaborar problemas de PBL • Cada projeto PBL é estruturado em torno de um problema de alto impacto. Um problema de alto impacto é aquele que tem o potencial de afetar um grande número de pessoas por um longo período de tempo. SFDFSDFSD • O problema serve como estímulo para aprender. • O problema vem primeiro, a aprendizagem depois. • O problema motiva os trabalhadores a aprender e estudar as informações relevantes para responder a essas perguntas e resolver o problema. • É importante salientar que o objetivo não é centrado na solução do problema, mas no facto de ser usado como ponto de partida para identificar os tópicos de aprendizagem e estudá-los de forma independente ou em grupo.. ERASMUS+ PROGRAMME.

(7) Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.. PBL TRAINING FOR MANAGERS TO FACE THE FOUNDRY 4.0 CHALLENGES (INNORESOLVE). 2017-1-ES01-KA202-037932. 2.2.Tipo de problemas (em complexidade) • Nível 1: o problema geralmente refere-se ao conteúdo do módulo, e todas as informações necessárias para o resolver estão nesse módulo. Requer apenas aplicar conhecimento e compreensão. • Nível 2: acrescenta alguma motivação para resolver o problema porque SFDFSDFSD envolve tomar decisões ou aplicar teorias. Requer a aplicação de conhecimento, compreensão e aplicação de teoria. • Nível 3: é o nível para problemas do PBL. Requer capacidade de análise, síntese e avaliação. Eles estão relacionados ao mundo real, e nem todas as informações necessárias para o resolver estão contidas no próprio problema ou módulo. Consequentemente, é necessário investigar, descobrir novos materiais e chegar a julgamentos ou decisões com base nas informações aprendidas. O problema pode ter mais de uma resposta aceitável. ERASMUS+ PROGRAMME.

(8) Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.. PBL TRAINING FOR MANAGERS TO FACE THE FOUNDRY 4.0 CHALLENGES (INNORESOLVE). 2017-1-ES01-KA202-037932. 2.2.Tipo de problemas (em termos temáticos) • O pântano, consistindo num problema complexo que contém vários sub-problemas. • O dilema, em que o gestor sabe o que está errado, mas terá de escolher entre alternativas que envolvam sacrificar alguma coisa, sejam compromissos de SFDFSDFSD valores, objetivos pessoais e/ou organizacionais importantes para resolver o problema. • O problema de rotina, um dos que a maioria dos gestores encontra regularmente no seu trabalho. • O problema de implementação, no qual o gestor deve descobrir como garantir a implementação bem-sucedida de uma nova política ou programa. ERASMUS+ PROGRAMME.

(9) Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.. PBL TRAINING FOR MANAGERS TO FACE THE FOUNDRY 4.0 CHALLENGES (INNORESOLVE). 2017-1-ES01-KA202-037932. 2.3. Critérios a ter em conta para elaborar problemas Estruturar: os problemas de PBL devem ser mal estruturados e devem estar abertos: • “Mal estruturados": queremos dizer que têm que apresentar um significado ambíguo e devem ser difíceis de definir. SFDFSDFSD • “Aberto“: significa que nem todos os elementos do problema devem ser conhecidos, que às vezes é apropriado ter soluções diferentes (ou nenhuma solução) e que devem, na medida do possível, representar abordagens de mais de uma disciplina. Problemas atuais: devem referir-se a situações atuais ou contemporâneas, isto é, problemas atuais, recentes da vida real ou do contexto profissional. ERASMUS+ PROGRAMME.

(10) Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.. PBL TRAINING FOR MANAGERS TO FACE THE FOUNDRY 4.0 CHALLENGES (INNORESOLVE). 2017-1-ES01-KA202-037932. Complexidade: os problemas devem ter um certo nível de dificuldade; por outras palavras, eles não devem ser fáceis de resolver e, portanto, não devem limitar-se a uma única solução. Mas essa complexidade deve ser intermediária porque, se o SFDFSDFSD problema for muito complexo, desmotivará o trabalhador. Adequado ao nível cognitivo e motivacional dos trabalhadores: O conteúdo dos problemas deve ser ajustado ao nível de conhecimento e desenvolvimento intelectual, emocional, social e aos interesses dos trabalhadores.. ERASMUS+ PROGRAMME.

(11) Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.. PBL TRAINING FOR MANAGERS TO FACE THE FOUNDRY 4.0 CHALLENGES (INNORESOLVE). 2017-1-ES01-KA202-037932. 2.4. Seleção dos problemas Uma vez que esteja mais ou menos claro como deve ser um bom problema de PBL, devemos decidir a quem o atribuir e encontrálo. • Quem deve elaborá-lo: SFDFSDFSD geralmente os problemas serão selecionados pelos gestores / responsáveis. • De onde os obtém: os melhores problemas são aqueles que vêm da experiência pessoal ou profissional do gestor, de situações reais ou que refletem uma situação real.. ERASMUS+ PROGRAMME.

(12) Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.. PBL TRAINING FOR MANAGERS TO FACE THE FOUNDRY 4.0 CHALLENGES (INNORESOLVE). 2017-1-ES01-KA202-037932. 3. Objetivos da aprendizagem • Os objetivos de aprendizagem são aqueles que devem orientar o desenho do problema, e não o contrário. O que precisa aprender antes de resolver os problemas do caso? SFDFSDFSD • Esses objetivos, limitados em número e curtos, sinalizam quais os conhecimentos e competências que a equipa deve adquirir ao concluir o projeto.. • Esses objetivos geralmente enfatizam o pensamento de ordem superior (por exemplo: análise, síntese de aplicativos, avaliação), bem como os conceitos básicos comuns.. ERASMUS+ PROGRAMME.

(13) Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.. PBL TRAINING FOR MANAGERS TO FACE THE FOUNDRY 4.0 CHALLENGES (INNORESOLVE). 2017-1-ES01-KA202-037932. 4. Recursos Para cada projeto, os funcionários recebem / têm que procurar uma combinação dos seguintes tipos de recursos: livros, artigos, vídeos, links de sites e consultores. SFDFSDFSD. ERASMUS+ PROGRAMME.

(14) Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.. PBL TRAINING FOR MANAGERS TO FACE THE FOUNDRY 4.0 CHALLENGES (INNORESOLVE). 2017-1-ES01-KA202-037932. 5. Especificações do produto • Cada projeto termina com algum tipo de desempenho (por exemplo, dramatização de uma conferência de supervisão, apresentação oral de um plano), produto ou ambos. • Uma característica dos problemas de PBL é que eles exigem uma colaboração de grupo para a sua solução: O esclarecimento do problema e as atividades para a solução requerem a cooperação deSFDFSDFSD todos os membros do grupo para investigar, comunicar e integrar as informações. Alguns exemplos: • Uma tabela que mostra as relações entre os conceitos ou conteúdos didáticos do sujeito envolvido (mapa conceptual). • Um diagnóstico situacional no qual são definidos os conteúdos conhecidos e os que devem investigar, as competências necessárias para desenvolver e as competências tecnológicas que devem ser aplicadas, bem como, os recursos necessários (disponíveis e a serem obtidos). • Um relatório com as possíveis soluções para o problema. • Uma apresentação da solução que inclui o uso de uma ferramenta tecnológica. ERASMUS+ PROGRAMME.

(15) Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.. PBL TRAINING FOR MANAGERS TO FACE THE FOUNDRY 4.0 CHALLENGES (INNORESOLVE). 2017-1-ES01-KA202-037932. 6. Perguntas de orientação Com cada projeto PBL, fornecemos várias perguntas orientadoras. Essas questões servem vários propósitos: • Para direcionar os participantes para conceitos-chave, • Ajudar os trabalhadores a pensar sobre o problema, e SFDFSDFSD • Para estimular os empregados a ver o problema a partir de perspetivas alternativas. O uso que os participantes dão para essas perguntas depende inteiramente deles.. ERASMUS+ PROGRAMME.

(16) Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.. PBL TRAINING FOR MANAGERS TO FACE THE FOUNDRY 4.0 CHALLENGES (INNORESOLVE). 2017-1-ES01-KA202-037932. 7. Exercícios de avaliação A solução pode ser avaliada não apenas em termos académicos, mas também de acordo com padrões profissionais relevantes para o local de trabalho. A avaliação no PBL serve a aprendizagem, e assim, promove o crescimento pessoal e melhora o desempenho. Objetivos: • Contribuir para a revisão de projetos para torná-los experiências de SFDFSDFSD aprendizagem mais produtivas e significativas para os alunos, • Promover a retenção, transferência e aplicação da aprendizagem do aluno, • Para promover introspeção e reflexão, • Cultivar o uso apropriado de conhecimentos e competências, e • Determinar até que ponto os alunos, individual e coletivamente, alcançaram os objetivos de aprendizagem do projeto. Os exercícios de avaliação estimulam a equipa a refletir sobre o que aprenderam e sobre como poderiam usar esses novos conhecimentos no futuro. ERASMUS+ PROGRAMME.

(17) Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.. PBL TRAINING FOR MANAGERS TO FACE THE FOUNDRY 4.0 CHALLENGES (INNORESOLVE). 2017-1-ES01-KA202-037932. 8. Restrições de Tempo A maioria dos projetos que desenhamos exige de seis a 21 horas. Exemplos de formatos possíveis: • uma vez por semana durante três horas, • modo de fim de semana, SFDFSDFSD • durante todo o dia, • duas vezes por semana durante 90 minutos.... ERASMUS+ PROGRAMME.

(18) Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.. PBL TRAINING FOR MANAGERS TO FACE THE FOUNDRY 4.0 CHALLENGES (INNORESOLVE). 2017-1-ES01-KA202-037932. Fases para a metodologia PBL 1. Fase de planeamento O dinamizador apresenta a situação, o problema e delineia claramente o conteúdo, as atividades, as regras, os produtos, os recursos… necessários para a chegar às metas de aprendizagem (componentes principais do PBL). SFDFSDFSD. 2. Fase de desenvolvimento Definição das atividades de aprendizagem a realizar pelos alunos: • Analisar a situação do problema, • Determinar as necessidades da aprendizagem, • Estabelecer um plano de trabalho, independente e em equipa. • Realizar a procura de informações pertinentes, • Informar sobre os progressos, • Propor e desenvolver soluções possíveis. ERASMUS+ PROGRAMME.

(19) Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.. PBL TRAINING FOR MANAGERS TO FACE THE FOUNDRY 4.0 CHALLENGES (INNORESOLVE). 2017-1-ES01-KA202-037932. Fases para a metodologia PBL 3. Fase de avaliação Nesta fase, os alunos devem ter a possibilidade de: • Auto avaliar-se. • Avaliar os colegas. • Avaliar o professor comoSFDFSDFSD dinamizador ou guia no processo. • Avaliar o processo de trabalho do grupo e seus resultados. Outra função importante dessa etapa é a avaliação de cada um dos elementos que intervêm na PBL: aprendizagem alcançada, atitudes dos participantes, dinâmica do grupo, recursos utilizados, produtos feitos….. ERASMUS+ PROGRAMME.

(20) Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.. PBL TRAINING FOR MANAGERS TO FACE THE FOUNDRY 4.0 CHALLENGES (INNORESOLVE). 2017-1-ES01-KA202-037932. Bibliografia BROWN, S.M.; GARNJOST, P; HEILMANN, S. (2011). Problem-based Learning: Leadership Development Program in a Multi-National Company. Journal of Executive Education: Vol. 10: Iss. 1, Article 1.Available at: http://digitalcommons.kennesaw.edu/jee/vol10/iss1/1 DUCK, J. (1993, Nov.-Dec.). Managing change: The art of balancing. Harvard SFDFSDFSD Business Review, 109-118. HAMBURGA, I; VLADUTB, G. (2016) PBL - Problem Based Learning for Companies and Clusters. Elsevier B.V. O'BRIEN, E.; CARROLL, L. (2015) Handbook on the implementation of Problem Based learning in SMEs. The Archimedes project (funded under the 2014 Erasmus Plus programme). https://www.pmi.org/learning/library/problem-based-learning-advancededucation-6412 ERASMUS+ PROGRAMME.

(21) Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.. PBL TRAINING FOR MANAGERS TO FACE THE FOUNDRY 4.0 CHALLENGES (INNORESOLVE). 2017-1-ES01-KA202-037932. Bibliografia ROMERO MEDINA, A.; GARCÍA SEVILLA, J. (2008) La elaboración de problemas ABP. En J. García Sevilla (Coord.), El aprendizaje basado en problemas en la enseñanza universitaria. (pp. 37-55). Murcia: Servicio de Publicaciones de la Universidad de Murcia. I.S.B.N.: 978-84-8371-778-3. SENGE, P. M. (1990). The fifthSFDFSDFSD discipline: The art and practice of the learning organization. New York: Doubleday. WATERMAN, R., Akmajian, P., & Kearny, S. (1991). Community-oriented problem-based learning at the University of New Mexico. Albuquerque, New Mexico: University of New Mexico School of Medicine.. ERASMUS+ PROGRAMME.

(22)

Referências

Documentos relacionados

A proposta de atuação e articulação entre agentes e instituições locais tem os seguintes principais objetivos: a reconhecer a região de Barreiras, seus agentes e instituições

Segundo Carmo (2015), nos estudos sobre desastres, há que se considerar a distribuição espacial da população sob duas perspectivas: a forma com que a população ocupa

Na Espanha esta situação foi abrandada, pois Franco preparou com ante- cedência sua transição, escolhendo o rei Juan Carlos para comandá-la. Afastou sistematicamente os militares

Caracterização Genética de Pacientes com Epidermólise Bolhosa do Brasil A análise genética através do painel de genes foi realizada para um total de 109 pacientes com

Elaborado no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico,

Quase 50 anos depois, no início de da década de 60, encontravam-se em implementação os aproveitamentos do Douro Internacional (Picote, Miranda e Bemposta) e, a

adesão ideal a dentina profunda é muito dependente da adequada formação dos tags resinosos dentro dos túbulos dentinários apresentando comprimento; sendo assim um procedimento com

Partiu-se de algumas indagações : quanto ao aspecto de efetivo meio de empoderamento e de inclusão social relacionadas ao cumprimento das funções originais do PBF acerca