• Nenhum resultado encontrado

Vencendo no mundo com as armas da fé

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Vencendo no mundo com as armas da fé"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

IGREJA METODISTA EM ITABERABA

CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

Pastoral

Vencendo no mundo com as armas da fé

O ano de 2013 será muito especial para nossa igreja, entre outros motivos porque completaremos 60 anos de vida e missão. Che- gar a essa marca é motivo de grande alegria e de renovada con- vicção de que o Senhor tem um propósito para esta comunidade. Vive- mos dias difíceis e testemunhar uma igreja que chega aos seus 60 anos vi- brante, atuante e trabalhando para o Reino de Deus é comprovar o vati- cínio de Jesus de que sua Igreja seria inabalável.

O grande desafio é o futuro. O que já foi feito serviu para chegarmos até aqui. E agora? Para onde vamos caminhar como Igreja do Senhor Jesus?

O contexto a que chamamos de mundano tenderá, cada vez mais, a se afastar do propósito original do Criador. O povo de Deus deve reagir vi- vendo um padrão de vida digno, honesto, puro, com respeito, amor, cari- nho e compreensão, e dar as respostas que o mundo precisa ouvir.

Que respostas de fé podemos dar para vencermos o mundo e as investi- das do inimigo?

a) Crendo que o Senhor é quem nos dá sustentação. Como disse Sa- lomão: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edi- ficam” (Sl 127:1). Precisamos ter cuidado com as armadilhas destes dias, que procuram roubar o tempo da espiritualidade, da comunhão, da pie- dade cristã e da devoção. Reagir contra essas tendências é criar a possi- bilidade de deixar um legado de fé para as gerações vindouras. E é isso que Deus espera de nós (Sl 78:5-7). A dependência de Deus deve ser bus- cada continuamente, o que se dá de forma prática no cotidiano da vida.

b) Reconhecendo que a família e os filhos são bênçãos de Deus.

O crente precisa ter a visão de que filhos são bênçãos, e não maldição.

A Igreja cresce também povoando a Terra com os que hão de povoar os Céus. Lamentavelmente, pela for- ma como muitos pais se relacionam

BOLETIM INFORMATIVO • ANO X • Nº 449 • 20 DE JANEIRO DE 2013

(2)

com seus filhos, percebe-se uma grande insatisfação no cumprimento des- se papel social, que parece estar sendo pesado, desgastante, difícil de su- portar. Se isso estiver ocorrendo com você, busque forças em Deus e supe- re. Marido e mulher devem ser parceiros na criação dos filhos. Ambos de- vem se apoiar mutuamente para que haja harmonia. Lembre-se do que a Palavra de Deus diz: “Os filhos são herança do Senhor” (Sl 127:3). Em razão disso, a recomendação que se segue é para se ter muitos filhos (Sl 127:5).

Talvez o mundo moderno, tais as injunções socioeconômicas, não permita isso, mas saiba que todos os filhos que você tiver, próprios ou adotivos, com fé e na dependência de Deus, serão formados para abençoar o mundo.

c) Vivendo uma vida de temor a Deus. Nossa sociedade perdeu o sentido da vida e o seu valor. Com isso, perdeu certos medos, perdeu o respeito às instituições, perdeu a dignidade. Perdeu até o medo da morte. Vive-se como se pode e arrasta-se por esta vida como dá. Para muitos, Deus já foi descartado há tempos. Mas, para nós cristãos, o valor da vida segue o pa- drão do valor que damos a Deus. Daí a necessidade que temos de viver como pessoas tementes a Deus, ou seja, pessoas que põem no Senhor a sua confiança, que o amam e têm como objetivo de vida agradá-lo e hon- rá-lo em todos os seus procedimentos. Neste padrão de vida, somos aben- çoados. E esta é outra arma poderosa para vencer o mundo presente: o temor do Senhor, como nos diz o Salmo 128: “Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos!”

Que Deus abençoe a todos nós e que a nossa igreja, ao completar seus 60 anos de existência, possa prosseguir em sua missão, firme e inabalável, pregando o Evangelho do Reino e brilhando a luz de Cristo!

Do amigo e pastor, Rev. Tiago Valentin

(Adaptação de texto do pastor presbiteriano Josué Ebe- nézer de Sousa Soares)

Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas, ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.

Carl Jung, psiquiatra suíço (1875-1961) Reflexão

Davi e o adversário

Muitos cristãos desconhecem a magnitude da guerra espiritual que nos rodeia. Satanás e as forças das trevas sempre travaram uma batalha vio- lenta contra Deus, os judeus e a Igreja de Jesus Cristo. Em seu esforço para corromper e destruir a Igreja, Satanás faz de tudo para que cristãos sejam torturados, mutilados e perseguidos, enquanto o mundo olha em

(3)

outra direção. Antes mesmo que a Igreja de Cristo surgisse, Sata- nás concentrou a maior parte dos seus esforços tentando corromper e destruir Israel.

A palavra “satanás” é hebraica e significa “adversário”. Desde a sua rebelião, o anjo Lúcifer é o sata- nás, ou adversário, do Senhor e dos Seus servos.

Em 1 Crônicas 21:1-30, vemos co- mo o rei Davi de Israel aprendeu essa realidade: “Então, Satanás se

levantou contra Israel e incitou a Davi a levantar o censo de Israel” (v. 1).

Superficialmente, essa ação pode não parecer tão má. Mas Davi devia confiar em Deus, e não em sua força militar. Cedendo à tentação, ele des- caradamente rejeitou o Senhor. Até Joabe, o general-chefe de Davi – que não era conhecido por sua espiritualidade –, foi contrário a essa atitude e tentou, sem sucesso, fazer com que Davi desistisse dela (v. 3). O resulta- do foi que o Senhor irou-se e enviou um juízo, porque Davi mostrou fal- ta de fé na proteção divina.

Frequentemente enfrentamos tentações semelhantes, porque Satanás também é nosso adversário. Ele é hábil em separar-nos das bênçãos, se- gurança e alegria que estão presentes quando confiamos e somos depen- dentes exclusivamente do Senhor. Não devemos “contar nossos guerrei- ros” e concentrar-nos em nós mesmos; devemos confiar em Deus e per- manecer sob a Sua proteção. Uma vez que confiamos em nós mesmos, tornamo-nos vulneráveis ao Maligno que nos instiga a desconfiar do Se- nhor e de tudo o que Ele tem prometido realizar.

Davi arrependeu-se, mas o preço da sua falta de fé foi grande. Como cris- tãos, precisamos estar conscientes de nosso adversário e discernir suas in- tenções e seus métodos. Também precisamos nos empenhar para resistir às suas investidas violentas. Devemos permanecer fiéis ao nosso Senhor amoroso, pois Ele sempre será fiel a nós. “Se somos infiéis, ele permane- ce fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo” (2 Tm 2:13).

Pelo Rev. Thomas C. Simcox, em “Israel My Glory”

O amor passa a ser um demônio no instante em que passa a ser um deus.

C.S. Lewis, teólogo e escritor britânico (1898-1963)

O rei Davi em Oração (1635-1640), Pieter de Grebber (1600-1653),

(4)

Para meditar

A carteira e a Bíblia

“Porque onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração” (Lc 12:34). “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não po- deis servir a Deus e às riquezas.” (Lc 16:13).

Num sábado à tarde, meu vizinho tocou a campainha da minha ca- sa e me disse: “Você já sabe que o vidro da porta do seu carro está quebrado?”.

Saí correndo porta afora. Havia cacos por toda parte. Em pleno dia furtaram objetos do interior do veículo. “Mas o que levaram?”,

pensei. E dei falta de duas coisas: minha carteira e minha Bíblia.

Mal entrei em casa e novamente tocaram a campainha. Um desconheci- do trazia minha Bíblia. Ele a encontrara aberta sobre a calçada, um pou- co adiante da minha casa, e, como nela estava escrito meu nome e ende- reço, veio devolvê-la. Alegrei-me por recuperá-la. Quanto à carteira, ob- viamente nunca mais a vi. Constatei que, na pressa, o ladrão havia con- fundido a Bíblia com uma bolsa. Ao perceber o erro, jogou-a fora, levan- do somente a carteira

Foi a escolha dele. E também é a da nossa sociedade moderna, que ama o materialismo e despreza a Deus. Seria a escolha correta?

Jesus advertiu Seus discípulos: “Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, (...) onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu (...); porque, onde está o teu tesouro, aí estará tam- bém o teu coração” (Mt 6:19-21).

E qual tem sido a sua escolha? A Bíblia ou a carteira?

O seu futuro eterno depende dessa opção.

“Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6:33).

Extraído do devocional “Boa Semente”

Avisos Cesta do Amor

Se você ainda não teve a oportunidade de trazer sua doação de alimen- tos, faça isso o mais breve possível, pois sua ajuda continua sendo precio- sa e essencial para realizarmos esse trabalho.

(5)

Curso sobre Escola Dominical e Educação Cristã

No dia 16 de fevereiro (um sábado), vamos oferecer um curso de capa- citação para todos que estão envolvidos com Escola Dominical e Edu- cação Cristã. Trataremos da importância da docência na vida da igreja e apresentaremos alternativas práticas e criativas de como transmitir co- nhecimento.

Programação

9h30 Abertura: louvor e a palestra “Como Ensinar na Igreja”;

10h30 Intervalo para café;

10h45 Oficinas;

11h45 Encerramento.

Para melhor organizarmos o evento, os interessados deverão dar seus no- mes para a Carol Adib Santos.

Culto de ação de graças

Nesta terça-feira (22/1), às 16h30, haverá um culto de ação de graças pe- lo aniversário da D. Judith, na casa dela (Rua Miguel Helou, 169). Todos estão convidados.

Aniversariantes

20/01 Fernanda Fiumari Pini Munhoz e Judith dos Santos Domingues;

21/01 Cláudio Lemmi Marques,

Silvana B. Murbak Cerqueira e Zilde José de Brito;

23/01 Marta Trindade de Camargo e Sílvia Lúcia Rodrigues da Cruz.

Orai sem cessar!

Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfer- midades e problemas diversos. Oremos:

• Pela saúde de Adriana Feitosa, do Antônio (irmão da Rosa), do Sr. Davi, da D. Iberci (mãe da Silvana San- guin), da D. Judith, de Lourdes de Brito, de Maria Jo- sé Cassu (de Santana de Parnaíba), da Rosimeire (ir- mã da Roseli de Brito) e da Sílvia;

• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba;

• Pelos seminaristas Edmilson e Michelly Silva;

• Pelos ministérios e lideranças de nossa igreja;

• Pelos pastores de nossa igreja;

• Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico de nossa igreja;

• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da 3ª. Região Eclesiástica.

Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

(6)

I G R E J A M E T O D I S TA E M I TA B E R A B A

NOSSA MISSÃO

Esforçarmo-nos para espalhar a Santidade bíblica sobre a Terra.

NOSSA VISÃO

Somos uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, tem amor à Palavra, acolhe aos que se achegam e busca a cura e restauração do corpo, da alma e do espírito.

R. Mestras Pias Fillipini, 161 São Paulo - SP - 02736-010 Tel: 3977-0571 Pastor: Tiago Valentin Pastora: Laura Valentin

Tel. Res: 2339-5057 VISITE NOSSO SITE:

metodistaitaberaba.com.br

I g r e j a M e t o d i s t a e m

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.

Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site www. metodistaitaberaba. com. br ou

http://pt-br. justin. tv/metodistaitaberaba/videos

Boletim informativo (Boin) da igreja metodista em itaBeraBa Coordenação: Pr. Tiago Valentin

Edição: Benjamin Gonçalves Projeto e produção gráfica: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves e Pra. Laura Costa Valentin Coordenador do Ministério de Comunicação: José Fenner

programação semanal

3ª feira 4ª feira 6ª feira domingo

Tarde de Oração

16h30 Mentoria Espiritual

20h Culto de Libertação

20h Esc. Dominical - 9h Culto Solene - 19h HorÁrios de eXpediente dos pastores na igreja

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 11h

Tiago Dia Folga Pr. Tiago

8h30 – 11h

Tiago - - 9h

Laura e Tiago Tarde 14h – 18h

Tiago 14h – 18h

Tiago 14h – 18h

Tiago 14h – 18h

Tiago 14h (visitas) Laura e Tiago -

Noite 20h

Tiago 20h (visitas) Laura e Tiago 20h

Laura 20h (visitas) Laura e Tiago 20h

Laura e Tiago 20h

Tiago 19h

Laura e Tiago Escala de serviço

SERVIÇO HOJE (20/1) PRÓX. DOMINGO (27/1)

FECHAMENTO DA IGREJA Murilo Silas

INTERCESSÃO Marco/Paula Tiago/Nurimar

GUARDADOR DOS CARROS Murilo Danilo

MINISTÉRIO INFANTIL Haverá atividade Haverá atividade

LOUVOR Geração Eleita A definir

OPERADOR DE SOM Tiago A definir

OPERADORA DO DATASHOW Bia A definir

DIREÇÃO DO CULTO Pr. Tiago/Flávia Gonçalves Pra. Laura/Deborah

PREGADOR(A) Pra. Laura Marilene

Referências

Documentos relacionados

A two-way (eccentric versus concentric training) repeated measures (pre-training versus post-training) ANOVA, with a 5% significance level, was used to compare:

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall

Com a investigação propusemo-nos conhecer o alcance real da tipologia dos conflitos, onde ocorrem com maior frequência, como é que os alunos resolvem esses conflitos, a

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos