• Nenhum resultado encontrado

CADERNO DE ATIVIDADES REPAROS E MANUTENÇÃO 31ª CIRETRAN DE DOIS VIZINHOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CADERNO DE ATIVIDADES REPAROS E MANUTENÇÃO 31ª CIRETRAN DE DOIS VIZINHOS"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

CADERNO DE ATIVIDADES REPAROS E MANUTENÇÃO

31ª CIRETRAN DE

DOIS VIZINHOS

(2)

O presente Caderno de Atividades tem por objetivo especificar materiais e serviços a serem executados na 31ª Ciretran de DOIS VIZINHOS, sito à Av. Salgado Filho, 454, fornecer as diretrizes técnicas e dar informações pertinentes para executar os Reparos no imóvel.

1- SERVIÇOS PRELIMINARES 1.1 - Demolições e Retiradas

Os serviços de demolição deverão ser iniciados pela cobertura, mediante emprego de calhas ou tubos, evitando o lançamento do produto da demolição em queda livre. As partes a serem demolidas deverão ser previamente molhadas para evitar poeira em excesso durante o processo de demolição. Os materiais provenientes da demolição, reaproveitáveis ou não, serão convenientemente removidos para os locais indicados pela FISCALIZAÇÃO.

A demolição manual será executada progressivamente, utilizando ferramentas portáteis motorizadas ou manuais. Peças de grande porte devem ser reduzidas a pequenos fragmentos.

As demolições realizadas em alvenarias solidárias aos elementos estruturais deverão ser realizadas com extremo apuro técnico para se evitar danos que comprometam a sua estabilidade.

Durante a execução dos serviços deverá ser realizada a remoção de todo entulho e detritos que venham a se acumular no local atendendo para a legislação municipal vigente no tocante a coleta seletiva de resíduos da construção civil.

Todos os materiais que forem sobra de terceirizados devem ser removidos pelo fornecedor.

Deverá ser realizada a remoção de todo o entulho da obra, deixando-a completamente desimpedida de todos os resíduos de construção, bem como cuidadosamente varridos os seus acessos.

A execução de serviços de demolição deverá atender às especificações da NBR 5682, NR 18 e demais normas e práticas complementares.

2- COBERTURAS

2.1 – Cobertura do Bloco Principal

A cobertura existente, está bastante deteriorada e deverão ser substituídas as tesouras, vigas, terças, caibros e ripas na sua totalidade. As estruturas poderão ser de madeira serrada em seções comerciais com intuito de diminuir custos, sem abrir

(3)

mão da qualidade, exigindo-se para tal, o uso de madeira de lei, e deverá ser imunizada com produto cupinicida incolor.

Com intuito de evitar infiltrações, executaremos impermeabilização flexível, que tem como característica acompanhar a movimentação natural da estrutura de concreto.

Será feito uso de emulsão à base de elastômeros sintéticos e base acrílica, do tipo branco que é mais elástico e resistente aos raios ultravioletas e não exigem execução de proteção mecânica.

A aplicação deste produto deve ser feita sobre a superfície isenta de graxas, óleos, poeiras ou substâncias que comprometam o desempenho da emulsão. O produto deve ser aplicado em 4 demãos, com broxa ou vassourão, a primeira demão deve ser diluída com 15% de água para que o mesmo penetre nos poros da superfície. Antes da aplicação da segunda demão, utilizar véu de poliéster sobre toda superfície que recebeu a primeira demão para que auxilie nos trabalhos de dilatação, e só deve ser feita após a completa secagem da primeira. A partir dessa segunda demão, até a quarta de mão o produto é aplicado sem diluição, e cada aplicação só deve ser executada após a completa secagem da anterior. As telhas e cumeeiras serão do tipo fibrocimento com espessura de 8mm e devem ser fixadas com pregos zincados 18 x 27 em apoios de madeira juntamente com arruela plástica, sempre aplicados na parte alta das ondas, na segunda e quinta onda. O furo de fixação deve ser executado com broca de diâmetro 2mm maior do que o furo ou pino. No processo de colocação das

(4)

telhas orientar os operários no sentido de transitar em cima de tábuas e não sobre as telhas.

Os rufos serão substituídos em sua totalidade, deverá ser em chapa de aço galvanizado número 24. Os condutores deverão ser substituídos por diâmetros maiores; de 150mm para que aumentem a capacidade de absorção e condução de águas pluviais.

A caixa d’água de fibrocimento, deve ser substituída polietileno com capacidade de 1.000 litros.

2.2 – Vistoria de Veículos

Será submetida a remoção de pintura existente, limpeza com jatos de alta pressão de ar e água e pintura sobre a superfície metálica em duas demãos. Parte das telhas e cumeeira que estão danificadas deverão ser substituídas assim como as calhas e rufos. A ligação dos condutores que hoje estão desconectados deverá ser recomposta. Os pilares de sustentação da estrutura metálica receberão pintura, após raspagem e limpeza da pintura existente.

As superfícies a pintar deverão receber pintura com tinta epóxi, a estrutura metálica e telhas deverão ser lixadas e pintadas.

(5)

2.3 - Cobertura Examinador

Deverá ser executado o padrão DETRAN conforme fotos ilustrativas abaixo e projeto anexado ao processo. Será executada sobre dois blocos de concreto com dimensões de 15 x 15 x 40m. A estrutura deverá ser tipo tubular em aço 1010/1020 com encaixes para fixar no bloco de concreto. Os parafusos serão sextavados 9x16x2 com porca do tipo roscável. Toda parte metálica deverá receber tratamento químico anticorrosivo a quente e pintura em esmalte sintético automotivo. O suporte para a Cobertura deverá ser executado em tubos ASTM 120-schedule 40-76x3,0MM, com tirantes de mesmo material 50x3,0mm. Toda parte metálica deverá receber tratamento químico anticorrosivo a quente e pintura em esmalte sintético automotivo.

As alturas e detalhes dos encaixes estão especificados em projeto. A Cobertura será em policarbonato alveolar 6 mm, na cor fumê. O banco será executado em chapa de aço 1010 x 1020-14 com bordas enrijecidas e encosto em tubo retangular 80x40x2,0mm, conforme projeto em anexo. O piso deverá ser executado em lastro de concreto e+3cm, regularização com argamassa de traço 1:3:6, desempenado e aliado. A dimensão da área do piso cimentado executado será igual a área de cobertura, conforme planilha quantitativa.

(6)
(7)

2.4 - Cobertura tanque

Em área especificada no projeto, será executada cobertura em estrutura metálica, para proteção da nova porta da copa, do abrigo do gás e tanque que será realocado na parede externa da copa aproveitando o ponto hidráulico da pia. Nesta área serão executados serviços de rasgos para embutir cano de alimentação e esgoto do tanque. As águas servidas deverão ser canalizadas para a caixa mais próxima.

3- SERVIÇOS INTERNOS 3.1 – Substituição de piso

Será removido todo o revestimento vinílico do piso e substituído por cerâmico. Após retirado o revestimento vinílico, deverá ser regularizado todo o contrapiso, e posteriormente executar o assentamento do piso cerâmico, rejuntado com cimento branco e com juntas de dilatação de no máximo 3mm.

(8)

3.2 – Mudança de layout

Para a implantação de atendimento unificado (veículos e habilitação) faz-se necessária a retirada e recolocação de divisórias e portas de acordo com o projeto em anexo. Todas as divisórias serão substituídas devido o mal estado de conservação. Para a sala de prova eletrônica e sala do Chefe a divisória a ser instalada é do tipo painel vidro painel, para as demais serão utilizadas painel cego. Serão substituídos todos os vidros quebrados.

A porta de acesso principal está bastante deteriorada, conforme foto abaixo, e será substituída por porta de correr em vidro temperado espessura de 10mm.

(9)

3.3 – Copa

Será aberta em uma das paredes, vão na alvenaria de tijolos para colocação de porta em alumínio para ter acesso ao tanque e ao abrigo para o botijão de gás. A área da parede que será compreendida entre o fogão e a pia, será revestida com cerâmica rejuntada, se estendendo pela lateral com área discriminada em planilha. O botijão de gás será realocado para o exterior para atender à Normas de segurança.

(10)

Embutir encanamento da torneira da pia.

(11)

3.4 – Banheiros

Deverão ser trocados em sua totalidade os azulejos e o piso dos banheiros, utilizar rejunte branco com junta de no máximo 3mm. Os banheiros também passarão por reforma geral com substituição de louças, metais, portas, caixilhos, batentes, fechaduras, válvulas e registros.

(12)

As portas deverão ser trocadas e envernizadas com verniz poliuretanos em três demãos.

As tomadas e interruptores deverão ser substituídos.

Instalar porta em ferro no alçapão localizado dentro do banheiro.

(13)

3.5 – Banheiro P.N.E.

Em atendimento à NBR 9050, será construído onde hoje está localizada o arquivo, com medidas determinadas em projeto, um banheiro para o atendimento de pessoas com necessidades especiais. Executar piso do banheiro PNE após a execução das instalações de água e esgotos que atenderão o respectivo ambiente, posteriormente regularizado o piso e revestido com cerâmica de 45x45cm e rejunte branco. Será locada e levantada alvenaria de tijolos cerâmicos chapiscados, emboçados e rebocados em face externa e, aplicado revestimento cerâmico de dimensões 20x20 cm rejuntados com cimento branco com juntas de no máximo 3 mm na face interna. A bacia sanitária e o lavatório deverão ser específicos para portadores de necessidades especiais, e as barras de apoio da mesma forma devem obedecer ao determinado na norma NBR 9050. A porta de entrada deste ambiente deve ter abertura para fora e ter largura de 90 cm, onde deve ser fixada barras de apoio como determina esta norma. Todos os acessórios determinados nesta norma devem ser instalados, a luminária deverá ser substituída por nova. Os vidros existentes deverão ser removidos e substituídos por vidro tipo fantasia martelado 4mm. Instalar ponto de tomadas e interruptores.

4- Instalações elétricas, Para-raios e Aparelhos de ar condicionado

As instalações existentes estão defasadas da demanda atual da unidade, com tomadas inoperantes (isolar todas as tomadas do piso), ou que estão funcionando de modo sobrecarregado pois alimentam vários equipamentos ao mesmo tempo.

(14)

A entrada de energia possui amperagem muito baixa e deve ser aumentada para 150 Amperes. Deverá ser instalado um interruptor em cada ambiente interno da Ciretran e as tomadas e interruptores devem ser substituídos e acrescentados ao sistema para a demanda atual, assim como o quadro elétrico, os disjuntores, cabos e fios também devem ser substituídos.

Serão substituídas todas as luminárias (internas e externas) que estiverem danificadas.

Os aparelhos de ar condicionado existentes devem ser realocados de forma a se adaptar ao novo layout da Ciretran.

Na unidade não existe sistema de proteção de descargas atmosféricas e deverá ser instalado para-raios com este objetivo.

5- SERVIÇOS EXTERNOS

5.1 – Calçadas

Serão demolidas e recompostas as calçadas que estão danificadas com concreto de 20 MPA com espessura de 7 cm e juntas de dilatação de 7 cm ou com blocos de concreto sextavados, conforme local a ser reparado. Bocas de lobo também serão reparadas quando houver necessidade.

(15)

Pintar a calçada do entorno da Ciretran, assim como o piso da cobertura de vistoria com tinta acrílica na cor concreto.

5.2 – Acessibilidade

O desnível existente entre o piso da unidade e a calçada externa, não permite a acessibilidade para portadores de necessidades especiais, e para nos adequarmos à NBR 9050, executar rampa de adequação observando a inclinação mínima ditada pela norma, a rampa será pintada com a logo específica de indicação de rampa adequada à PNE, conforme foto ilustrativa abaixo.

(16)

5.3 – Revestimentos externos

Após verificação in loco observamos deterioração dos revestimentos, causados provavelmente por pequenas infiltrações de águas pluviais e pelo tempo propriamente dito que deverão ser reparados conforme abaixo.

- Remoção de todo revestimento até que se encontre uma argamassa resistente.

- Limpar a região com trincha, removendo poeiras e materiais soltos.

- Reexecutar o revestimento com argamassa de cimento, cal hidratado, e areia no traço 1:2:9.

5.4 – Muros e portões

Os muros deverão receber limpeza de superfícies com jato de alta pressão de ar e água. Será necessário retirar todas as grades e portões e fazer a instalação de novos no mesmo local.

Os muros deverão ser recompostos nas áreas em que apresentam trincas e danos nos revestimentos, conforme procedimentos abaixo.

- Remoção de todo revestimento paralelo às trincas, numa largura de aproximadamente 30 cm para cada lado, ou até encontrar argamassa resistente;

- Limpar a região com trincha, removendo poeiras e materiais soltos;

- Chapiscar a área revestida;

(17)

- Reexecutar o revestimento com argamassa de cimento, cal hidratado, e areia no traço 1:2:9.

(18)

O muro de divisa entre a Ciretran e a pista de motos deverá ser demolido e executado um novo muro com fundação no mesmo local. Também deverão ser executados muros no entorno da pista e instalado portão de veículos na lateral da mesma. Os muros deverão ser chapiscados, emboçados e rebocados.

(19)

5.5 – Pista

Executar uma rampa em concreto, com corrimão e guarda-corpo, de acesso da Ciretran para a pista, o método construtivo e as dimensões da rampa serão informadas posteriormente pela fiscalização.

A pista deverá ser repintada em sua totalidade.

(20)

5.6 – Abrigo para gás

Será executado em alvenaria rebocada e aplicado tinta texturizada, fechada com portão e cadeado, conforme fotos ilustrativas abaixo.

(21)

6- PINTURAS:

6.1 - Paredes internas

Corrigir todas as imperfeições, tais como buracos, fissuras, reboco desestruturado, riscos, etc. Lixar as paredes e tetos que estejam com a tinta existente comprometida. Emassar e lixar, aplicar fundo selador nas paredes e tetos com uma demão, para posteriormente executar a pintura com 2 ou 3 demãos de tinta látex acrílicos na cor estipulada pela FISCALIZAÇÃO.

6.2 - Paredes externas

Será executada aplicação manual de pintura com tinta acrílica em paredes externas e nos muros pintura texturizada, após a correção de todas as irregularidades existentes.

6.3 - Esquadrias Metálicas

As esquadrias metálicas também deverão ser pintadas após o lixamento e remoção da pintura existente, limpeza e aplicação de fundo anticorrosivo.

Deverão ser recompostas nos locais onde forem tirados os aparelhos de ar-condicionado do tipo janeleiro.

(22)

7- LIMPEZA FINAL DA OBRA:

- Todos os revestimentos, cimentados, aparelhos sanitários, etc, serão abundante e cuidadosamente lavados;

- As esquadrias metálicas deverão ser totalmente limpas com produtos específicos;

- Todos os vidros deverão ser limpos, ficando isentos de tintas, argamassa, etc.;- Todas as manchas de tinta serão cuidadosamente removidas.

(23)

Observação:

TODAS AS MUDANÇAS PROPOSTAS ACIMA ESTÃO EM CONFORMIDADE COM O PROJETO FORNECIDO PELO DETRAN, E FARÃO PARTE DOS DOCUMENTOS E SERVIÇOS A SEREM EXECUTADOS.

HAVENDO CASOS OMISSOS, APÓS DISCUÇÃO ENTRE AS PARTES INTERESSADAS, DEVERÃO SER RIGOROSAMENTE APLICADOS NA EXECUÇÃO DA REFORMA, O QUE FOI DECIDIDO.

O CADERNO DE ATIVIDADES ACIMA PROPOSTO, PROCUROU CONTEMPLAR TODOS OS ITENS QUE SE FAZEM NECESSÁRIOS PARA UMA REFORMA A CONTENTO. VALE SALIENTAR QUE É DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DA EMPRESA CONTRATADA, CASOS COMPROVADOS DE NEGLIGÊNCIA QUE POSSAM SURGIR NO DECURSO DESTA REFORMA.

Curitiba, 07 de setembro de 2015.

Referências

Documentos relacionados

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Bom, eu penso que no contexto do livro ele traz muito do que é viver essa vida no sertão, e ele traz isso com muitos detalhes, que tanto as pessoas se juntam ao grupo para

A Rhodotorula mucilaginosa também esteve presente durante todo o ensaio, à excepção das águas drenadas do substrato 1 nos meses de novembro, fevereiro e março, mas como

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Como referido anteriormente, com o trabalho realizado, pretendia-se desenvolver um framework que incluía diferentes ferramentas, VSM, BPMN e SIPOC, de modo a complementar a

No universo infantil, os conhecimentos prévios podem ser considerados como o resultado das concepções de mundo das crianças, estruturado a partir das interações sensoriais, afetivas e

Para a validação do código Ecoterra foi considerado como georreferenciamento padrão de latitude e longitude a precisão de milésimo de minuto para que, por meio de

The objectives of this article are as follows: (1) to describe the assessment protocol used to outline people with probable dementia in Primary Health Care; (2) to show the