• Nenhum resultado encontrado

HORTA ESCOLAR: EDUCAÇÃO AMBIENTAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "HORTA ESCOLAR: EDUCAÇÃO AMBIENTAL"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

HORTA ESCOLAR: EDUCAÇÃO AMBIENTAL

DOMICIANO,Kálita Gomes1 FREITAS, Maristela Sales de2

MACHADO, Lívia Cordeiro3 SOUZA, Karolliny Câmara4 TEIXEIRA, Cíntia Cristina Lima5

INTRODUÇÃO

A educação ambiental é uma alternativa que contribui para criar uma consciência crítica e de cidadania, uma vez que gera novas atitudes para a preservação e melhoria da qualidade de vida local (CAVALCANTE et al., 2007).

A horta inserida no ambiente escolar pode ser um laboratório vivo que possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas em educação ambiental e alimentar unindo teoria e prática de forma contextualizada, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem e estreitando relações através da promoção do trabalho coletivo e cooperado entre os agentes sociais envolvidos (MORGANO, 2006).

Através do desenvolvimento da horta escolar é possível avaliar as ações destinadas à educação, podendo contribuir para a aprendizagem, bem como para uma alimentação saudável melhorando a qualidade de vida dos discentes.

1Graduanda do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura do Centro Universitário São Camilo-ES, kalita_domiciano@outlook.com;

2Graduanda do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura do Centro Universitário São Camilo-ES, marisletasales.bio@gmail.com;

3Graduanda do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura do Centro Universitário São Camilo-ES, liviacm25@hotmail.com;

4Graduanda do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura do Centro Universitário São Camilo-ES, karolliny.camara12@hotmail.com;

5Professora orientadora: Doutora em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2005), Centro Universitário São Camilo-ES, cintiateixeira@saocamilo-es.br.

Cachoeiro de Itapemirim – ES, agosto de 2016.

(2)

Segundo Nogueira (2005), a horta na escola pode servir como fonte de alimentação e atividades didáticas, oferecendo grandes vantagens às comunidades envolvidas, como a obtenção de alimentos de qualidade a baixo custo e também o envolvimento em programas de alimentação e saúde desenvolvidos pelas escolas.

A importância da Educação Ambiental proporciona aos alunos conhecimentos sobre um tipo de agricultura mais natural, o perigo da utilização de agrotóxicos e o mal que estas substâncias causam à saúde humana, aos animais e aos ecossistemas. Também é uma maneira dos estudantes descobrirem a importância dos legumes e verduras para a nossa saúde. Além disso, a possibilidade de sair da sala para assistir aula em um espaço aberto, e estar em contato direto com a terra, com a água, poder preparar o solo, conhecer e associar os ciclos alimentares de semeadura, plantio, cultivo, ter cuidado com as plantas e colhê-las torna-se uma diversão (PINTO, 2010).

O ponto principal da confecção da Horta Escolar é trabalhar a Educação Ambiental, visto que ainda é tão pouco aplicada nas escolas. Além disso, os alunos podem aprender as formas de exercitar a EA no dia a dia. Por este motivo foi escolhida a horta para realização das atividades, pois engloba temas presentes na realidade dos discentes, como o uso de garrafas pet's, trabalhando a sustentabilidade, conhecendo também a época de cultivo das principais hortaliças e o perigo do uso dos agrotóxicos.

MATERIAL E MÉTODOS

O presente projeto “Horta Escolar” foi aplicado na escola “Narciso Araújo”, no município de Itapemirim. Participaram desta ação os bolsistas do PIBID (Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à docência) David Vitório

(3)

Patrocínio, Kálita Gomes Domiciano, Karolliny de Jesus Câmara, Lívia Cordeiro Machado e Maristela Sales de Freitas.

Inicialmente, foi feita a limpeza do local onde seria feito os canteiros da horta, local onde havia entulhos, carteiras escolares enferrujadas e quebradas, lixo e mato. Após a limpeza do local, foi realizada a preparação dos canteiros onde ocorreria a cultivação das hortaliças, prosseguindo com o revolvimento do solo, adubamento com esterco e adubo orgânico. Posteriormente, foi realizado o plantio das hortaliças como coentro, cebolinha, salsa, alface, couve, pepino, cenoura e abóbora, que foram previamente germinadas em sementeiras.

Os materiais utilizados para preparação da horta foram o rastelo, enxada e enxadão que auxiliaram na limpeza do local, garrafas pet para fazer os canteiros, mangueira e regador utilizados para regar a horta e adubo orgânico e esterco para a fertilização do solo.

Todas as ações para a realização do plantio foram realizadas com o auxílio dos alunos que após o plantio permaneceram com a irrigação e a colheita.

DESENVOLVIMENTO

OLIVEIRA (1997) afirma que a Educação Ambiental deve estar fundamentada na mudança de percepção dos seres humanos em relação à natureza. Ela deve transformar a visão utilitarista dos recursos naturais em atitudes, valores e ações capazes de frear o acelerado processo de deterioração do meio ambiente.

A educação ao ar livre é uma prática que se utiliza como recurso educacional, desafio encontrado em ambientes naturais, e objetiva o desenvolvimento educacional do ser humano (BARROS, 2000).

Plantar uma horta e usá-la como recurso para o preparo de refeições na escola é um projeto perfeito para experimentar o pensamento sistêmico e os

(4)

princípios da ecologia em ação. A horta restabelece a conexão das crianças com os fundamentos da alimentação – na verdade, com os próprios fundamentos da vida – ao mesmo tempo em que integra e torna mais interessantes praticamente todas as atividades que acontecem na escola (CAPRA, 2003).

A horta escolar é uma ferramenta fundamental para despertar nos alunos o interesse em ter uma alimentação saudável melhorando a qualidade de vida e estar em contato direto com o meio ambiente. Através da horta podem ser trabalhados diversos temas, como: fotossíntese, adubação, reciclagem e também a agricultura sustentável, sendo visto os benefícios que a agricultura orgânica podem trazer para a saúde.

Trabalhar uma horta no contexto escolar é de grande valia, pois permite que as aulas sejam empregadas de forma diversificada, estimulando os alunos a promover relações entre o conteúdo teórico e a prática, implantando também no seu cotidiano trabalhos em equipe, entre alunos e também da comunidade escolar, tornando possível novas formas de estudo, novas maneiras de ensinar e aprender.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Durante o desenvolvimento da atividade observou-se que as crianças obtiveram prazer em colaborar para a realização do projeto, tornando-os alunos mais conscientes de seu papel perante o meio ambiente, adquirindo valores, atitudes, realizando o trabalho em equipe, além de reconhecer o dever que eles possuem de preservar o meio ambiente.

O projeto teve por finalidade discutir a questão da horta no ambiente escolar, visando à importância de uma alimentação balanceada. Esta ação é concretizada através da necessidade de despertar nos discentes o interesse em consumir verduras e legumes, possibilitando também um trabalho em equipe. O

(5)

projeto teve a capacidade de promover trabalhos interdisciplinares, com a ajuda dos professores, levando as questões da horta para dentro de sala. Os alunos puderam ver a importância de ter uma alimentação saudável e os benefícios que podem trazer ao seu organismo. Para a continuidade do projeto, é preciso a colaboração de todo o corpo escolar, trabalhando sempre em equipe.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A ação realizada na Escola “Narciso Araújo” mostrou o quanto o projeto desenvolvido contribui para conscientizar os alunos perante o meio ambiente, levando-os maior conhecimento através da praticidade fazendo-os compreender sobre a conservação do solo, do ecossistema, do reaproveitamento do material orgânico para a produção de adubo e a importância de se consumir as verduras, legumes e hortaliças, para a manutenção de um corpo saudável.

REFERÊNCIAS

Barros, M. I. A. A Educação pelas Pedras. São Paulo: Chronos, 2000.

CAPRA. Alfabetização Ecológica: O Desafio para a Educação do Século 21. In:

TRIGUEIRO, A. (coord.) Meio Ambiente no Século 21: 21 especialistas falam da questão ambiental nas suas áreas de conhecimento. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.

CAVALCANTE, M.R.; ARAÚJO, J.F.; ROCHA, A.E. Trilhas agroecológicas da Fazenda Escola São Luís, UEMA: estratégia de aproximação da universidade

(6)

e a comunidade. Revista Brasileira de Agroecologia. Porto Alegre, v.2, n.2, p.

551-554, 2007.

MORGADO, Fernanda da Silva. A horta escolar na educação ambiental e alimentar: experiência do Projeto Horta Viva nas escolas municipais de Florianópolis. 2006. 45p. Centro de Ciências Agrárias. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.

NOGUEIRA, Wedson Carlos Lima. Horta na escola: uma alternativa de melhoria na alimentação e qualidade de vida. Anais do 8º Encontro de Extensão da UFMG. Belo Horizonte, 3 a 8 de outubro de 2005

OLIVEIRA, G. P. de. Educação Ambiental voltada para a formação profissional na área ambiental e florestal. Piracicaba, ESALQ, 1997.

(Dissertação para obtenção do título de Mestre na área de Ciências Florestais).

PINTO, Sandra Lucia de Souza. Contribuições da educação ambiental e horta escolar na promoção de melhorias ao ensino. Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente v.3 n 1 p. 42-60 Abril 2010.

Referências

Documentos relacionados

instrumentos técnicos mais adequados e para decidir das estratégias concretas a pôr em prática". O Relatório de Estágio apresenta-se então como um documento

In the present study, there was a difference between the groups regarding the proportions of ischemic etiology, which was higher in the ICD group, and in the functional class,

Ao analisar o conjunto de empresas de dois segmentos da BM&FBOVESPA –Energia Elétrica e Bancos –, verifi cando as métricas fi nanceiras de rentabilidade e risco Nunes, Nova

Os elétrodos de feltro de grafite não tratados (tal como recebidos) e com tempos adicionais de UV/O 3 de 1, 10 e 20 minutos na bateria foram testados, para um caudal de 10 mL min -1

A proporçáo de indivíduos que declaram considerar a hipótese de vir a trabalhar no estrangeiro no futuro é maior entle os jovens e jovens adultos do que

Por fim, dada as previstas asserções, o presente artigo conclui a nulidade da Língua Esperanto como proposta de embate ao imperialismo americano, conquanto, o

Portanto, pode-se dizer que “ao conhecer, desvelamos a realidade e a possibilidade de ação e de controle sobre essa mesma realidade, por isso o conhecimento

Considerando as limitações deste estudo in vitro, foram apresentadas as seguintes conclusões: Para a amostra de cirurgiões-dentistas avaliados, não existe precisão