• Nenhum resultado encontrado

Critérios de correção da redação da FUVEST

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Critérios de correção da redação da FUVEST"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Critérios de correção da redação da FUVEST

Maria Thereza Rocco, responsável pela formulação da prova de redação da Fuvest, para entender os critérios usados na hora de avaliar o texto dos candidatos.

“Na correção, três aspectos são avaliados: tipo de texto e abordagem do tema, estrutura e expressão.

Em relação ao tipo de texto e abordagem, verificamos se o texto se

configura como uma dissertação e se atende ao tema proposto.

Pressupõe-se que o candidato demonstre a habilidade de compreender a proposta da redação e, quando esta contiver uma coletânea, que ele se revele capaz de ler e de relacionar adequadamente os trechos que a integram. No que diz respeito ao desenvolvimento, verificamos, além da efetiva progressão temática, também a capacidade crítico-argumentativa revelada.

Em relação à estrutura, avaliamos, conjuntamente, os aspectos da

coesão textual (nas frases, períodos e parágrafos) e de coerência de ideias. O grau de coerência reflete a capacidade do candidato para relacionar os argumentos e organizá-los de forma a deles extrair conclusões apropriadas e, também, sua habilidade para o planejamento e a construção significativa do texto.

Quanto à expressão, avaliamos o domínio do padrão culto escrito

da língua e a clareza na expressão das ideias. Examinamos

aspectos gramaticais como ortografia, morfologia, sintaxe e

pontuação. Espera-se que o candidato revele competência para

expor com precisão os argumentos selecionados para defender o

ponto de vista adotado e que demonstre capacidade de escolher e

utilizar expressivamente o vocabulário, evitando o uso abusivo de

clichês ou frases feitas.”

(2)

Como é a avaliada a Redação na Fuvest?

A prova de Redação merece uma correção especial. Logo que as provas chegam à Fuvest, procede-se a uma leitura eletrônica do texto preparado pelo candidato. Em seguida, são feitas duas cópias desse texto, que são encaminhadas a dois corretores independentes. Eles deverão atribuir nota a essa Redação. Se essas avaliações (independentes) não concordarem, a redação será encaminhada a uma “banca superior”, que deverá analisar tudo novamente e atribuir uma nota que seja a palavra final da banca. Na correção da redação, serão examinados três aspectos. A cada um deles poderão ser atribuídos 0, 1, 2, 3 ou 4 pontos.

1. Tipo de texto e abordagem do tema

Considera-se se o texto do candidato configura-se como uma dissertação e se atende ao tema proposto. É fundamental, na elaboração do texto dissertativo solicitado, que o candidato

demonstre a habilidade de ler e articular adequadamente os textos da coletânea para abordar o tema. A elaboração de um texto que não seja dissertativo ou a fuga completa ao tema serão tomadas como pressupostos inquestionáveis para que a prova não seja

objeto de correção em qualquer outro de seus aspectos, recebendo, portanto, nota zero.

No que diz respeito ao desenvolvimento, verificar-se-á, além da pertinência na progressão do tema, também a capacidade crítico- argumentativa do candidato, bem como a maturidade e a

informatividade que no texto se manifestam.

(3)

2. Estrutura

Consideram-se aqui, conjuntamente, os aspectos de coesão textual (nas frases, períodos e parágrafos) e de coerência das idéias.

Maior ou menor COERÊNCIA reflete a capacidade do candidato em relacionar os argumentos e organizá-los de forma a deles extrair conclusões apropriadas e, também, a habilidade para o planejamento e a construção significativa do texto. Serão

considerados aspectos negativos a cópia de trechos da coletânea, ou a simples paráfrase, bem como a presença de contradições entre frases e parágrafos, a falta de encadeamento das idéias, a

circularidade ou quebra de progressão argumentativa, a falta de conclusão ou a presença de conclusões não decorrentes do que foi previamente exposto.

No que diz respeito à COESÃO, serão tidos também como fatos negativos, entre outros, o estabelecimento de relações semânticas impróprias entre palavras e expressões, bem como o uso

inadequado de conectivos.

3. Expressão

Consideram-se nesse item o domínio do padrão culto escrito da língua e a clareza na expressão das idéias. Serão examinados aspectos gramaticais como ortografia,morfologia, sintaxe e pontuação. A presença de clichês ou frases feitas e, ainda, o uso inadequado de vocábulos são ocorrências, em princípio, negativas.

Espera-se que o candidato revele competência em expor com precisão os argumentos selecionados para a defesa do ponto de vista adotado e demonstre capacidade de escolher e usar

expressivamente o vocabulário.

(4)

4. Número de linhas

Máximo de trinta (30) linhas.

Fique atento - A FUVEST conta com "estudantes possuidores de

uma formação mais humanista - e não hipertrofiada pela

informação da 'moda' e falsamente super especializada".

Candidatos que revelarem um amplo repertório cultural e intelectual terão maiores chances de apresentar um bom desempenho.

Como concluir uma redação

A conclusão deve ser sucinta, conter apenas 01 parágrafo e deve retomar a ideia principal, desenvolvida no texto, de forma convincente.

A conclusão deve conter a síntese de tudo o que foi apresentado no texto, e não somente em relação às ideias apresentadas no último parágrafo do desenvolvimento.

Não se devem acrescentar informações novas na conclusão, pois, se ainda há informações a serem inclusas, o desenvolvimento ainda não terminou.

Maneiras de se fazer o parágrafo da conclusão:

01) Retomada da tese:

A conclusão é a apresentação da visão geral do assunto tratado, portanto pode-se retomar o que foi apresentado na introdução e/ou no desenvolvimento, relembrando a redação como um todo. É uma espécie de fechamento em que se parece dizer de acordo com os exemplos/argumentos/tópicos que foram apresentados no desenvolvimento, pode-se concluir que realmente a introdução é verdadeira.

02) Perspectiva:

Pode-se também apresentar possíveis soluções para os problemas expostos no desenvolvimento, buscando prováveis resultados (É preciso. É imprescindível. É necessário.), trabalhando com a conscientização geral. Por exemplo: É imprescindível que, diante dos argumentos expostos, todos se conscientizem de que ...

03) Oração Coordenada Conclusiva

(5)

Pode-se ainda iniciar a conclusão com uma conjunção coordenativa conclusiva - logo, portanto, por isso, por conseguinte, então - apresentando, posteriormente, soluções para os problemas expostos no desenvolvimento.

Frases-modelo, para o início da conclusão:

Apresento, aqui, algumas frases que podem ajudar, para iniciar a conclusão.

Não tomem estas frases como receita infalível. Antes de usá-las, analise bem o tema, planeje incansavelmente o desenvolvimento, use sua inteligência, para ter certeza daquilo que será incluso em sua dissertação. Só depois disso, use estas frases:

Em virtude dos fatos mencionados ...

Por isso tudo ...

Levando-se em consideração esses aspectos ...

Dessa forma ...

Em vista dos argumentos apresentados ...

Dado o exposto ...

Tendo em vista os aspectos observados ...

Levando-se em conta o que foi observado ...

Em virtude do que foi mencionado ...

Por todos esses aspectos ...

Pela observação dos aspectos analisados ...

Portanto ... / logo ... / então ...

A CONCLUSÃO DISSERTATIVA

A elaboração de uma dissertação tem sempre um objetivo bem definido cuja defesa do tema é a principal característica. Para tanto formulamos uma tese que será desenvolvida com argumentos convincentes, até atingir a última etapa: a conclusão. Assim, as ideias devem estar articuladas numa sequência lógica que conduza a uma boa interpretação.

Existem quatro tipos de conclusão:

Perspectiva de solução

Ideal para textos cujo teor seja polêmico ou questionador, consiste na sugestão ou proposta de soluções para os problemas apresentados.

Síntese da discussão

Apropriada para textos expositivos, limitando-se a condensar as idéias

(6)

defendidas ao longo da dissertação.

Retomada da tese

Confirma-se a idéia central. Deve-se evitar, entretanto, a simples repetição da tese.

Interrogação

Só deve ser utilizada quando estiver implícita uma crítica procedente. É preciso evitar concluir o texto com perguntas que sejam apenas uma forma de devolução à banca do questionamento feito pelo tema.

Exemplos de conclusões, versando sobre o mesmo tema:

Como cuspir para cima

Gilberto Dimenstein Tese – Exposição da violência rotineira

Um documento preparado pela OAB, Procuradoria Geral da República e ABI acusa: “Em São Paulo, como em todo o Brasil, a tortura e os maus tratos são ainda administrados rotineiramente nos recintos policiais militares ou em plena luz do dia”, informa. A dura verdade: os presos políticos do regime militar tinham mais sorte.

Desenvolvimento 1

Comparação com a ditadura

Todos os métodos empregados para ditadura estão vivíssimos. Só que, naquela época, havia uma mobilização nacional e internacional contra a barbárie e, principalmente, a tortura. E, por isso, os presos políticos tinham mais sorte ou, melhor, menos azar: geravam indignação e, por conseqüência, ação. Nada disso se reproduz mais. O Brasil está dominado pela cultura do extermínio. A matriz dessa passividade é a convicção de que pobre sente menos dor.

Desenvolvimento 2

Consequências da banalização da violência

O resultado é apenas a banalização da violência – não há indicação de que a criminalidade tenha se reduzido. Só aumentou a periculosidade dos

delinquentes. Aí está a questão que deveria estar no topo das prioridades de nossa elite política: a violência está produzindo um caminho de insensatez, no qual as principais vítimas são e serão os cidadãos honestos que desejam segurança para viver. A sociedade, como se vê, está cuspindo para cima.

(7)

Desenvolvimento 3

Evidências da desvalorização

Cuspir para cima significa desmoralizar o valor da vida – exatamente, aliás, o que fez magistralmente a Assembléia Legislativa de São Paulo, ao isentar de culpa os policiais que provocaram o massacre do Carandiru. Quando uma sociedade não valoriza o direito à vida nada será respeitado – muito menos o direito de propriedade. Um dos sintomas mais agudos desse nosso caminho da insensatez é a capacidade de se perceber uma obviedade tão gritante.

I. Conclusão com retomada da tese

Pode-se concluir que, apesar da vigília de entidades de Direitos Humanos, o quadro de violência oficial continua a ocorrer em várias unidades policiais de todo o Brasil, mesmo após o fim do regime político de exclusão a que estve submetido o páis durante anos.

2. Conclusão com síntese da discussão

Em suma, todo o esforço de entidades de Direitos Humanos perde-se no submundo das cadeias públicas, concorrendo para um quadro de omissão e descaso, diferentemente dos anos de ditadura quando havia uma vigília constante por entenderem que os fins justifavam os meios, ou seja, a legitimidade da luta diante do endurecimento político.

3. Conclusão com proposta de solução

Para que essa violência desapareça, será preciso que o povo, que hoje se omite, passe a vigiar as autoridades no sentido de evitar que voltem a ocorrer os casos de tortura e morte nos porões das cadeias públicas como ocorreram em tempos de ditadura.

4. Conclusão com pergunta argumentativa

Será preciso que o Brasil figure na lista dos países mais violentos do mundo quanto à política pública para que o cidadão comum não se conforme com o status quo atual quando presos comuns são maltratados e não encontram ressonância na sociedade?

Nelson Maia Schocair

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Esta pesquisa discorre de uma situação pontual recorrente de um processo produtivo, onde se verifica as técnicas padronizadas e estudo dos indicadores em uma observação sistêmica

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

A conceituação do que vem a ser Convenção Coletiva encontra-se no artigo 611 da CLT, (Brasil, 2017): que em síntese define ser a Convenção Coletiva de Trabalho um acordo de

Os resultados são apresentados de acordo com as categorias que compõem cada um dos questionários utilizados para o estudo. Constatou-se que dos oito estudantes, seis