• Nenhum resultado encontrado

IEQ001 INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA CURSO EAD 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "IEQ001 INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA CURSO EAD 2016"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

IEQ001 – INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA CURSO EAD 2016

(2)

O Instituto de Pesquisas Científicas é formado por sonhadores. Somos, por enquanto, graduandos em diversas áreas do conhecimento. Somos futuros físicos, químicos, engenheiros, astrônomos, matemáticos...

O desejo do conhecimento e compartilhar o saber é o que nos move.

O curso de INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA 2016 é um curso especial. Ele é especial pelo fato de ser o primeiro curso ministrado pelo Instituto. Nesse ano, o Instituto de Pesquisas Científicas iniciou suas atividades. Tivemos a PRIMEIRA SEMANA DE ASTROFÍSICA, ASTRONOMIA E COSMOLOGIA na Universidade de Campinas. A ideia é sempre prosseguir com essas atividades, levando o conhecimento científico à todos.

(3)

Muitos bons cursos a distância existem. Aconselho a sempre visitarem a página do OBSERVATÓRIO NACIONAL, que promove cursos a distância nas áreas de Astronomia, Astrofísica, Cosmologia e Geociências. Outros sites, como o COURSERA, sempre disponibilizam aulas de Universidades a fora.

Porém, o curso de INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA possui um caráter um pouco diferente. Ele vai além da divulgação científica, proporcionando aos alunos um conhecimento em nível de graduação. O conselho que dou é separar um caderno para refazer os cálculos presentes no curso, a fim de compreender melhor o conceito.

(4)

Embora o curso seja de Astrofísica, iremos permanecer um bom tempo apenas na parte da física. Para compreender o funcionamento do cosmos precisamos compreender:

- A mecânica de Newton (a velha física do ensino médio) - A ótica

- O átomo

- A mecânica quântica

E conseguir descrever matematicamente relações importantes.

(5)

A ilusão do conhecimento é uma forte rival nos dias atuais (na verdade, ela é rival desde sempre). Com os avanços de informações nos vemos cercados de notícias envolvendo a pseudociência, o que torna essa notícia, para a maioria, uma forte evidência do real. A pseudociência enche a internet e os meios de comunicação com diversos tipos de informações:

- Física quântica e poder da mente - Astrologia

- Ufologia

- Terapias quânticas

- Absorver energias de objetos e pessoas - Crianças prodígio

- Astronautas antigos

E mais um monte de coisas que se utilizam do linguajar científico para creditar tais informações. Isso cria uma sociedade completamente analfabeta cientificamente. E o pior, cria uma sociedade com a ilusão do conhecimento.

(6)

A ciência não pode ser vista como uma doutrinação. Mas ao mesmo tempo, a ciência não é democrática. Ela não se ajusta ao desejo da maioria. A ciência busca evidências, e testa suas hipóteses através do método científico. A ciência não tem medo de errar. Pelo contrário. A ciência sempre busca consertar os erros. Uma teoria só possui embasamento científico se puder ser testada e, continuamente, questionada. Uma teoria científica deve prever fatos científicos e sempre estar disposta aos testes feitos sobre ela. Se a teoria falha em algum teste, então ele deve ser descartada ou substituída.

Portanto, a frase “mas é só uma teoria”, dita por muitos contrários a certas ideias científicas, não faz o menor sentido.

(7)

A astronomia é a ciência mais antiga que existe. Nossos antepassados já olhavam para o céu e buscavam descrever o que ocorria. Cometas, explosões estelares, eclipses... No decorrer da história humana nós descrevemos os acontecimentos desses fenômenos, embora não sabíamos explicar o porque deles ocorrerem.

Agora, iremos começar a explorar o céu. Iremos buscar respostas para questões como: o que ocasiona o brilho das estrelas? De onde vieram os elementos químicos? De onde veio o universo?

Por fim, devemos compreender qual a nossa posição no universo. Onde estamos neste vasto cosmos? Para onde iremos? Será que estudar Astrofísica realmente importa?

(8)

Nossa viagem já vai começar!

(9)

O INSTITUTO DE PESQUISAS CIENTÍFICAS

(10)

Jonathan Tejeda Quartuccio

Stephanie Louise Goulart Dáquina Marielle Prouvot

Claudia Shimada

Carlos Alberto Canhassi Renan Ramkrapes Falcão

Francisco Pereira de Figueiredo Jéssyca Nobre

Guilherme Oliveira Flávia Tartare

Rafael Ivanoff Scaranto

(11)

Francisco

Stephanie

Jonathan

Sagan Marielle

Jéssyca

Referências

Documentos relacionados

25, 2018 Tópicos de astronomia, astrofísica e cosmologia na 1ª série do ensino médio como parte integrante de um projeto curricular diferenciado de física, de

Resumo: Neste trabalho relatamos parte da aplicação e avaliação de um projeto curricular alternativo de Física, com ênfase na inserção de elementos de Astronomia,

Serão introduzidos os conceitos de tempo relativo, a relatividade da simulta- neidade de acontecimentos distantes, o paradoxo dos gémeos e os paradoxos associados às viagens no

Assim sendo, elaborar um estudo sob uma perspectiva cognitivista requer também do pesquisador um posicionamento interdisciplinar, visto que a compreensão mais efetiva dos

a) Afirmativa 1- porque o “senso moral” se manifesta como conseqüência da “consciência moral”, que revela sentimentos associados às situações da vida.

No artigo “Astronomia, astrofísica e cosmologia para o Ensino Médio”, o professor André Luiz Delvas Fróes (2014) destaca que temas relacionados à Astronomia,

É da responsabilidade do LNA a execução de suas ações do PPA, a dizer a ação 4126 (Pesquisa e Desenvolvimento em Astrofísica e Astronomia no Laboratório Nacional de Astrofísica

ESTE PORTFÓLIO É APENAS UM MODELO VOCÊ ENCONTRA COMPLETO NESSE