• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Centro de Ciências Sociais e Aplicadas - CCSA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Centro de Ciências Sociais e Aplicadas - CCSA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Centro de Ciências Sociais e Aplicadas - CCSA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

PROVA DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO (PDI)

4ª Etapa

Noturno

A4N

(2)

Questão 01

Considere as seguintes funções de um produto: função oferta

função demanda

Supondo que o governo institua um imposto igual a R$ 6,00 por unidade vendida, cobrado junto ao produtor, você NÃO pode afirmar que:

a) A cobrança do imposto vai efetivamente alterar o ponto de equilíbrio. b) O preço correspondente será $6,00 superior ao preço da reta anterior. c) A nova reta de oferta será uma reta paralela à reta de oferta anterior.

d) A curva de demanda não se desloca, pois a cobrança do imposto não vai afetar as preferências do consumidor.

e) A curva de demanda se desloca, pois a cobrança do imposto vai afetar as preferências do consumidor.

Questão 02

O ponto de equilíbrio de mercado é atingido quando o preço cobrado é o mesmo que o demandado e quando a quantidade ofertada coincide com a demandada. Graficamente, o ponto de equilíbrio é o ponto de intersecção dos gráficos das funções de oferta e demanda.

Com respeito ao ponto de equilíbrio da figura acima, considere as afirmativas:

I. Se o preço cobrado for maior que $3,00, a quantidade ofertada será maior que a demandada. Os produtores para se livrarem do excedente tenderão a diminuir o preço forçando-o em direção ao preço de equilíbrio.

II. Ao cobrar um valor maior do que o preço de equilíbrio, o fornecedor observará uma escassez de demanda.

III. Se o preço for inferior a $3,00, a demanda será maior que a oferta e esse excesso de demanda tende a fazer com que o preço suba em direção ao preço de equilíbrio.

IV. Ao cobrar menos do que o preço de equilíbrio, haverá escassez de oferta.

V. No ponto de equilíbrio, o preço do sorvete será $3,00 e a quantidade vendida será 3.500 unidades.

Estão CORRETAS somente as afirmativas: a) I,III, V.

b) II,IV, V. c) I e IV. d) II e III.

e) Todas estão corretas.

x p40

x p100

(3)

Questão 03

O mercado é atendido por um monopolista e a curva do produto é P = 20 – Q, onde P e Q são os preços e as quantidades, respectivamente. Então, a quantidade que maximiza a receita total do monopolista é: a) 20 b) 10 c) 5 d) 11 e) 15 Questão 04

De acordo com Keynes (John Maynard, economista inglês, pioneiro da macroeconomia), a demanda por moeda para fins especulativos é função da taxa de juros. Suponha que em determinado país

(para x>3), em que x é a taxa de anual de juros e y é a quantia (em bilhões) que as pessoas

procuraram manter para fins especulativos. O que ocorre com a demanda quando a taxa anual de juros se aproxima de 3%?

a) Atinge 10 bilhões b) Deixa de existir (y=0) c) Tende a infinito d) Atinge 3,5 bilhões

e) Assume o mesmo valor da taxa de juros

Questão 05

O gerente de produção de uma fábrica de calçados de couro precisa determinar a meta de produção de sapatos e botas para a próxima semana de modo a maximizar os lucros. Sabe-se que cada par de sapatos utiliza duas tiras de couro enquanto que cada par de botas utiliza quatro tiras de couro. A fábrica possui 100 tiras disponíveis em estoque para a próxima semana. Cada par de sapatos leva 10 horas para ser produzido enquanto que cada par de botas leva 8 horas. O setor de produção de calçados está com disponibilidade de 260 horas semanais. Se cada par de sapatos fornece um ganho de R$ 45,00 e cada par de botas um ganho de 50,00, podemos afirmar que:

a) A melhor solução é produzir o máximo de botas possíveis já que esse produto fornece melhor lucro e, com o tempo e material restantes, produzir sapatos.

b) A melhor solução é produzir 25 pares de botas e não produzir sapatos. c) A melhor solução é produzir 11 pares de sapatos e 22 pares de botas. d) A melhor solução é produzir 10 pares de sapatos e 20 pares de botas. e) A melhor solução é produzir 26 pares de sapatos e não produzir botas.

Questão 06

A famosa frase "Ser ou não ser, eis a questão" vem da peça A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca, de William Shakespeare. Do ponto de vista lógico, esta frase pode ser classificada em: a) Tautologia

b) Contingência c) Contradição d) Implicação Lógica e) Equivalência Lógica

(4)

Questão 07

O gráfico abaixo mostra a porcentagem de homens idosos e de mulheres idosas na força de trabalho, em anos selecionados entre 1890 e 2000.

Considerando os anos entre 1950 e 2000, pode-se afirmar que a taxa de variação média da porcentagem de homens idosos na força de trabalho:

a) Aumentou 0,456% por ano b) Diminuiu 0,456% por ano c) Aumentou 22,8% por ano d) Diminuiu 22,8% por ano e) Não sofreu alteração

Questão 08

A ciência é algo pronto, acabado e definitivo, que explica os fenômenos. Assinale a alternativa mais adequada:

a) A ciência não é produto pronto, acabado ou definitivo. b) A frase relata a condição da ciência na atualidade.

c) A ciência é algo concebido para ser exata, definitiva, sem contestações.

d) A construção da ciência é definitiva. Eventuais acréscimos não mudam o anteriormente estabelecido.

e) A ciência estabelece verdades absolutas de difícil mudança.

Questão 09

Para o desempenho de suas funções, como administrador de uma grande empresa, João acreditava que era importante apenas desenvolver o seu bom senso e suas habilidades interpessoais e de comunicação.

Você, como um bom administrador, sabe que, para que tenhamos um ambiente de trabalho de alto desempenho, isto não é suficiente. É preciso também desenvolver habilidades

a) emocionais, profissionais e de reflexão. b) cognitivas, afetivas e de inovação. c) técnicas, conceituais e de decisão. d) mentais, tecnológicas e de criação. e) lógicas, analíticas e de avaliação.

(5)

Questão 10

A Empresa SIGMA havia experimentado um enorme crescimento nos últimos anos em função do volume de projetos contratados.

Mas a estrutura organizacional da SIGMA estava extremamente centralizada, com autoridade e responsabilidade fortemente concentradas na diretoria. Você sugeriu uma reestruturação organizacional através da descentralização de poder baseado no argumento de que:

a) as decisões serão tomadas por administradores que têm uma visão global da empresa. b) as decisões serão tomadas mais rapidamente pelos próprios executores, que, em geral, têm

mais informação sobre a situação.

c) as decisões serão mais consistentes com os objetivos empresariais, facilitando a especialização e a qualificação dos quadros superiores.

d) será mais fácil a padronização de normas e procedimentos da empresa, sem variações entre os seus diversos departamentos.

e) serão eliminados esforços duplicados reduzindo os custos operacionais da empresa.

Questão 11

Diante da instabilidade gerada pelo ambiente, que posição deve adotar uma organização? a) Aceitar a inevitabilidade da necessidade de mudança e de adaptação.

b) Aceitar o determinismo ambiental como inevitável e se curvar às suas conseqüências. c) Aceitar os mecanismos criados para assegurar a autopreservação das “ilhas de eficiência”. d) Manter as zonas de conforto imanentes e inerentes de acordo com os propósitos da cultura

organizacional.

e) Ignorar a acomodação associada à burocratização das organizações.

Questão 12

Das situações abaixo, qual caracteriza uma mudança que está ocorrendo diante da nova ordem organizacional?

a) A competição entre empresas diferentes passa a evitar a competição entre empresas totalmente similares.

b) A logística tem um papel cada vez menor no contexto organizacional.

c) As fronteiras e/ou limites industriais, que eram incertos, agora evidenciam-se com precisão. d) As parcerias passam a ser desnecessárias e até perigosas.

e) A ênfase na hierarquia é reduzida, e aumenta a importância da integração entre diferentes áreas e setores.

Questão 13

No seu primeiro dia de trabalho na empresa de produtos Alimentícios Celeste, o presidente João de Souza descreveu aos novos funcionários o seu modelo de administração com as seguintes palavras : “A aceleração do trabalho só poderá ser obtida por meio da padronização obrigatória dos métodos, adoção obrigatória dos melhores instrumentos e condições de trabalho e cooperação obrigatórias. E esta atribuição de impor padrões e forçar a cooperação compete exclusivamente à gerência.”

A partir desta citação, concluímos que a empresa estava embasada: a) na Teoria Comportamental da Administração.

b) na abordagem humanística da organização. c) no modelo burocrático de organização. d) nos princípios da Teoria Contingencial. e) nos princípios da Administração Científica.

(6)

Questão 14

Uma cadeia de lanchonetes descobre que seu negócio está mudando com base em duas constatações: (1) mais pessoas estão comendo fora, em estabelecimentos de fast-food e, (2) devido a variações demográficas, existem menos adolescentes disponíveis para trabalhar por um salário mínimo em empregos entediantes. O primeiro ponto sugere que a organização deveria expandir seu negócio e tirar proveito da oportunidade de crescimento. A resposta tradicional para mais negócios – empregar mais adolescentes – não é uma opção, como deixa claro o segundo ponto. Uma situação como esta exige do administrador uma decisão contingencial. Ele listou como possíveis as decisões abaixo. Entretanto, uma delas é baseada na Abordagem Clássica da Administração. Qual?

a) Ignorar as oportunidades mercadológicas de crescimento e continuar como está agora, por medida de segurança.

b) Alterar a estrutura organizacional, aumentando a autonomia decisória dos funcionários. c) Separar o trabalho em tarefas básicas e dividi-lo entre os funcionários, de forma que cada um

possa especializar-se numa tarefa específica.

d) Elaborar um planejamento estratégico, identificando o papel da variável demográfica na absorção de mão-de-obra.

e) Explorar outras fontes de mão-de-obra, como, por exemplo, donas de casa, aposentados, estudantes que abandonaram os estudos, deficientes, etc.

Questão 15

Num processo de seleção para uma função gerencial, o seu entrevistador afirma que a perspectiva

contingencial é fundamental para a gestão de negócios naquela empresa e pede que você construa

uma lista de características situacionais que afetam diariamente as decisões. Você não é escolhido para a função porque se engana ao mencionar

a) a taxa de mudança e o grau de complexidade do ambiente externo à organização. b) as forças e fraquezas internas da organização.

c) o tipo de tarefas, recursos e tecnologias que a organização utiliza.

d) a divisão do trabalho em tarefas especializadas nas quais se busque delegar autoridade juntamente com responsabilidade.

e) os valores, objetivos, habilidades e atitudes dos administradores e trabalhadores da organização.

Questão 16

No equilíbrio de longo prazo, não havendo barreiras à entrada ou saída de firmas no mercado, o lucro econômico será

a) zero. b) positivo. c) negativo. d) crescente. e) decrescente. Questão 17

Suponha três bens normais X, Y e Z. Os bens X e Y são substitutos, enquanto Y e Z são

complementares. Considerando tudo mais constante, um aumento do preço de X provocará redução na quantidade demandada de

(7)

a) X e também redução na de Y. b) X e também redução na de Z. c) X e aumento na de Z. d) Y e aumento na de X. e) Y e aumento na de Z. Questão 18

Na comparação entre os regimes de câmbio fixo e flexível, é correto afirmar que o regime de câmbio flexível resulta em maior

a) disciplina dos preços domésticos. b) autonomia à política monetária.

c) certeza quanto à evolução da taxa de câmbio. d) vulnerabilidade da economia a choques externos. e) poder de compra para os residentes do país.

Questão 19

O gráfico abaixo representa uma economia na qual vigora o modelo keynesiano simplificado. A demanda agregada (DA) é dada pela soma dos gastos em Consumo (C) e Investimento (I) do setor privado e do Governo (G).

Caso o governo decida reduzir seus gastos, pode-se afirmar que o produto nacional a) sofrerá uma elevação mais do que proporcional.

b) sofrerá uma elevação de mesma magnitude. c) sofrerá uma redução de mesma magnitude. d) sofrerá uma redução mais do que proporcional. e) não sofrerá variação.

Questão 20

O conceito de custo de oportunidade é relevante para a análise econômica porque

a) os custos irrecuperáveis devem ser considerados pelas firmas em sua decisão de quanto produzir.

b) os bens e os fatores de produção não são gratuitos. c) os recursos de produção são escassos.

(8)

d) no curto prazo, alguns fatores de produção são fixos.

e) em seu segmento relevante a curva de custo marginal é crescente.

Questão 21

Leia o texto.

"As classes pobres e viciosas (...) sempre foram e hão de ser sempre a mais abundante causa de todas as sortes de malfeitores: são elas que se designam mais propriamente sob o título de classes perigosas; pois quando mesmo o vício não é acompanhado pelo crime, só o fato de aliar-se à pobreza no mesmo indivíduo constitui um justo motivo de terror para a sociedade. O perigo social cresce e torna-se de mais a mais ameaçador, à medida que o pobre deteriora a sua condição pelo vício e, o que é pior, pela ociosidade."

(BRASIL, ANAIS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS. 1888, vol.3, p.73.) Essa visão da pobreza e do ócio era difundida no Brasil na segunda metade do século XIX e está relacionada com a dinâmica de transformação social em curso nesse período.

Todas as alternativas apresentam expressões dessa dinâmica social, EXCETO: a) A articulação de novas estratégias políticas pela elite.

b) A consolidação da burguesia industrial.

c) A constituição de um mercado de mão-de-obra livre. d) A emergência de segmentos sociais urbanos. e) A formação de uma nova aristocracia rural.

Questão 22

No último mês de março, os brasileiros receberam com certo desapontamento o resultado da votação no Supremo Tribunal Federal (STF) - a mais alta corte de justiça do país -, quanto à aplicação da chamada Lei da Ficha Limpa aos candidatos eleitos em 2010, impedidos de assumir sua cadeira por serem condenados pela justiça. Por 6 votos contra 5 venceram os candidatos fichas-sujas. O voto de desempate foi dado pelo ministro Luiz Fux que, movido pelo princípio de que as leis menores não podem ferir a Constituição, decidiu preservar o artigo 16 da lei maior da nação, segundo o qual, mudanças nas regras do jogo valem apenas nas eleições do ano seguinte ao da promulgação da lei. Justificando a sua decisão, o ministro Fux afirmou: “O melhor dos direitos não pode ser aplicado contra a Constituição. O intuito da moralidade é de todo louvável, mas estamos diante de uma questão técnica e jurídica.” (Fonte: Revista Veja de 30.03.2011, Seção Carta ao Leitor).

A decisão de Fux revela que:

I. a frouxidão das leis brasileiras favorece a impunidade no país;

II. o papel crucial do STF não é declarar culpados, mas garantir que as leis menores não firam a Constituição;

III. a decisão do magistrado foi orientada por uma ética da convicção de princípios (ética formal ou deontológica);

IV. a decisão do magistrado foi orientada por uma ética relativista, que privilegia os interesses particulares em detrimento da coletividade.

Assinale a resposta certa:

a) Estão corretas as afirmativas I e II; b) Estão corretas as afirmativas II e III; c) Estão corretas as afirmativas III e IV; d) Estão corretas as afirmativas I e IV.

(9)

Questão 23

O PNUMA (Programa das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente) informa que:

 Se nada for feito, em 2020 a emissão anual global de gases de efeito estufa deve atingir um valor equivalente a 56 bilhões de toneladas de CO2 (56 bi T CO2-eq).

 Se os países cumprirem as metas que assumiram, e se contarem com financiamento internacional adequado, esse valor pode ser limitado, em 2020, a 48 bi T CO2-eq.

 Para a segurança do planeta é necessário que, em 2020, esse valor não ultrapasse 44 bi T CO2-eq.

(UNEP Climate Pledges Site, http://www.unep.org/climatepledges/Default.aspx, acessado em 24 mar. 2011)

Quando trata da transição para uma economia de baixo carbono é CORRETO afirmar que:

a) os países em desenvolvimento geralmente são contra essa transição, pois isso atrapalharia seu crescimento sem gerar oportunidades econômicas.

b) essa transição é impossível, pois as negociações internacionais sobre mudanças climáticas estão encerradas.

c) uma transição desse tipo gera novos negócios e oportunidades econômicas, podendo levar inclusive a um aumento do PIB global.

d) essa transição não é interessante do ponto de vista econômico, pois ela é muito cara e seria mais barato arcar com os prejuízos causados pelas mudanças climáticas.

e) a meta apontada pelo PNUMA é desnecessariamente exigente.

Questão 24

Leia a definição, a seguir, de Fernando Prestes Mota e Luiz C. Bresser-Pereira e indique a alternativa correta:

“É o sistema social em que a divisão do trabalho é sistemática e coerentemente realizada tendo em vista os fins visados; é o sistema social em que há procura deliberada de economizar os meios para se atingir os objetivos”

a) O trecho refere-se ao trabalho do gerente na construção de metas e planos para a empresa b) O trecho refere-se ao conceito de organizações burocráticas

c) Indica o sistema social capitalista e suas necessidades intrínsecas d) Trata-se da definição da teoria econômica da eficácia

e) O trecho refere-se à dinâmica empresarial contemporânea

Questão 25

Fumantes inveterados correm mais risco de desenvolver no olho uma doença que não tem cura e pode causar cegueira. Os médicos de um hospital de Boston, EUA, afirmaram que os fumantes têm duas vezes e meia mais chances de desenvolver a degeneração muscular, um defeito na retina que pode levar à cegueira. Essa conclusão foi tirada pelos médicos a partir de um estudo realizado com 31.853 mulheres, com idade entre 50 e 59 anos, em 1980.

Que afirmação, se verdadeira, enfraqueceria a conclusão acima? a) Apenas fumantes na faixa dos 50 desenvolvem a doença.

b) Nem todos os fumantes da cidade americana de Boston desenvolvem a doença.

c) As mulheres estão mais sujeitas a desenvolver a doença, independente do fato de serem fumantes ou não.

(10)

d) As pessoas que não fumam muito não desenvolvem a doença.

e) Os resultados não são conclusivos porque o número de pessoas avaliadas é modesto em relação ao número de fumantes.

Questão 26

O tema que domina os fragmentos poéticos abaixo é o mar.

Identifique, entre eles, aquele que mais se aproxima do quadrode Pancetti. a) Os homens e as mulheres

adormecidos na praia que nuvens procuram agarrar?

(MELO NETO, João Cabral de. Marinha. Osmelhores poemas. São Paulo: Global, 1985. p. 14.) b) Um barco singra o peito

rosado do mar.

A manhã sacode as ondas e os coqueiros.

(ESPÍNOLA, Adriano. Pesca. Beira-sol. Rio deJaneiro: TopBooks, 1997. p. 13.) c) Na melancolia de teus olhos

Eu sinto a noite se inclinar E ouço as cantigas antigas Do mar.

(MORAES, Vinícius de. Mar. Antologia poética. 25 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1984. p. 93.) d) E olhamos a ilha assinalada

pelo gosto de abril que o mar trazia e galgamos nosso sono sobre a areia num barco só de vento e maresia.

(SECCHIN, Antônio Carlos. A ilha. Todos os ventos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002. p. 148.) e) As ondas vêm deitar-se no estertor da praia larga...

No vento a vir do mar ouvem-se avisos naufragados... Cabeças coroadas de algas magras e de estrados... Gargantas engolindo grossos goles de água amarga...

(11)

Questão 27

Sobre o processo de globalização, Fernando Henrique Cardoso assevera que:

“As chances de integração mais favorável não são iguais para todos. Assim como no passado houve formas distintas de integração ao capitalismo comercial e, mais tarde, de reintegração à ordem mundial sob à égide do capitalismo industrial, agora, com a globalização assentada nas vantagens tecnológicas e financeiras dos países centrais, cada país da antiga Periferia poderá trilhar caminhos diferentes, de sucesso variável. E digo antiga Periferia pelas razões que explicito: na medida em que a expansão do capitalismo globalizado se assenta na dispersão planetária da produção mundial e na intercomunicação dos capitais financeiros e de sua potenciação, a noção de propriedade nacional se tornou precária, assim como os mecanismos nacionais de controle se tornaram frágeis diante da mobilidade do capital” .

“As estratégias políticas de inserção na economia global têm certa margem de autonomia. Assim, aqueles processos também dependem de fatores tão variáveis de país para país como a capacidade local de acumulação de capitais, a presença de investimento estrangeiro direto, do mix eventualmente existente entre a produção controlada nacionalmente e a controlada pelas multinacionais, da participação do setor público na produção, da capacidade das lideranças, das ideologias predominantes, e assim por diante. Em outras palavras, há caminhos alternativos, embora não quaisquer, nem com sucesso semelhante em todos os países”. (CARDOSO, F. H. Caminhos novos? Reflexões sobre alguns desafios da globalização. In: DUPAS, G.;LAFER, C.;SILVA, E. L. da. A nova configuração mundial do poder. São Paulo: Paz e Terra, 2008.).

Em sua obra Século XX: uma biografia não-autorizada, Emir Sader questiona:

“Que mundo é esse, na virada do século XX para o XXI? Se o mundo fosse uma aldeia com mil habitantes, a metade da riqueza estaria nas mãos de apenas 60 pessoas, todas de nacionalidade norte-americana. Oitocentas pessoas da aldeia viveriam em casas de má qualidade, 670 seriam analfabetas, apenas uma pessoa teria educação universitária” (SADER, E. Século XX: uma

biografia não-autorizada. São Paulo: Perseu Abramo, 2000.).

Podemos, então, afirmar que:

I. A globalização tem, para Fernando Henrique Cardoso e Emir Sader, produzido miséria e deve ser substituída por outro regime econômico e social.

II. A afirmação de Fernando Henrique Cardoso é otimista e a de Emir Sader pessimista

III. Fernando Henrique Cardoso indica que a globalização é um processo que determina o jogo de poder entre as nações, mas que o futuro não está pré-determinado e que é possível trilhar caminhos que levem a uma menor assimetria entre os “jogadores globais”

IV. A metáfora de Emir Sader demonstra como – no final do século XX – a humanidade se encontrava num estado de desigualdade social, dada a má distribuição da riqueza criada entre os países.

V. Os trechos de Cardoso e de Sader não tem relação, mas são importantes para entender como a história se desenvolveu no século XX dado ao processo de globalização.

Assinale a alternativa correta: a) I e II estão corretas b) I e V estão corretas c) III e IV estão corretas d) IV apenas está correta e) III apenas está correta

(12)

Questão 28

A formação da consciência ética, baseada na promoção dos valores éticos, envolve a identificação de alguns conceitos como: “consciência moral”, “senso moral”, “juízo de fato” e “juízo de valor”. A esse respeito, leia os quadros a seguir:

Qual afirmativa e respectiva razão fazem uma associação mais adequada com a situação apresentada?

a) Afirmativa 1- porque o “senso moral” se manifesta como conseqüência da “consciência moral”, que revela sentimentos associados às situações da vida.

b) Afirmativa 1- porque o “senso moral” pressupõe um “juízo de fato”, que é um ato normativo enunciador de normas segundo critérios de correto e incorreto.

c) Afirmativa 1- porque o “senso moral” revela a indignação diante de fatos que julgamos ter feito errado provocando sofrimento alheio.

d) Afirmativa 2- porque a “consciência moral” se manifesta na capacidade de deliberar diante de alternativas possíveis que são avaliadas segundo valores éticos.

e) Afirmativa 2- porque a “consciência moral” indica um “juízo de valor” que define o que as coisas são, como são e por que são.

(13)

Questão 29

Leia o trecho:

O sertão vai a Veneza

Festival de Veneza exibe “Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo”, de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes, feito a partir de uma longa viagem pelo sertão nordestino. [...] Rodaram 13 mil quilômetros, a partir de Juazeiro do Norte, no Ceará, passando por Pernambuco, Paraíba, Sergipe e Alagoas, improvisando dia a dia os locais de filmagem. “Estávamos à procura de tudo que encetava e causava estranhamento. Queríamos romper com a ideia de lugar isolado, intacto, esquecido, arraigado numa religiosidade intransponível. Eu até evito usar a palavra „sertão‟ para ter um novo olhar sobre esse lugar”, conta Karim. A ideia era afastar-se da imagem histórica da região na cultura brasileira. “Encontramos um universo plural que tem desde uma feira de equipamentos eletrônicos a locais de total desolação”, completa (Marcelo. CRUZ, Leonardo. Folha de S. Paulo, p. E1, 05/09/2009).

A partir da leitura desse trecho, é INCORRETO afirmar que

a) a feira de equipamentos eletrônicos, símbolo da modernidade e da tecnologia sofisticada, é representativa do contrário do que se pensa sobre o sertão nordestino.

b) as expressões isolamento, esquecimento e religiosidade, utilizadas pelos cineastas, são consideradas adequadas para expressar a atual realidade sertaneja.

c) o termo “sertão” tem conotação pejorativa, por implicar atraso e pobreza; por isso, seu uso deve ser cuidadoso.

d) os entrevistados manifestam o desejo de contribuir para a desmitificação da imagem do sertão nordestino, congelada no imaginário de parte dos brasileiros.

e) revela o estranhamento que é comum entre pessoas mal informadas e simplificadoras, que veem o sertão como uma região homogênea.

Questão 30

A expressão “Administração sine ira ac studio (sem ódio ou paixão)” expressa que:

a) O administrador, no exercício de sua profissão, não deve odiar e nem se apaixonar pelos seus subordinados, já que isso constitui falta ética grave na maioria das organizações

b) A ação de administrar é, sempre, envolvida com a paixão e com o ódio e que é impossível uma administração “sine ira ac studio”

c) Que, no campo da administração, o administrador deve ser impessoal e suas ações devem ser assentadas na imparcialidade e na objetividade, no limite, por critérios racionais e não

emocionais.

d) A administração é racional e tende a pessoalidade, já que é humano ter paixões e ódios. e) Todas as alternativas anteriores estão incorretas.

(14)

Questões sobre a Percepção da Prova

As questões abaixo visam levantar sua opinião sobre a qualidade e a adequação da prova que você acabou de realizar, além de entender sua relação entre estudos e trabalho.

Assinale as alternativas correspondentes à sua opinião, nos espaços próprios do Cartão-Resposta. Agradecemos sua colaboração.

Questão 31

Os enunciados das questões da prova estavam claros e objetivos? a) sim, todos.

b) sim, a maioria.

c) apenas cerca da metade. d) poucos.

e) não, nenhum.

Questão 32

Considerando as questões da prova, você percebeu que: a) não se lembra se estudou esses conteúdos.

b) estudou alguns desses conteúdos, mas não os aprendeu. c) estudou a maioria desses conteúdos, mas não os aprendeu. d) estudou e aprendeu muitos desses conteúdos.

e) estudou e aprendeu todos esses conteúdos.

Questão 33

Considerando a extensão da prova, em relação ao tempo total, você considera que a prova foi: a) muito longa. b) longa. c) adequada. d) curta. e) muito curta. Questão 34

Qual foi o tempo gasto por você para concluir a prova? a) menos de uma hora.

b) entre uma e duas horas. c) entre duas e três horas. d) três horas

(15)

Questão 35

Quantas horas diárias você despende com atividade profissional (estágio ou emprego)? a) nenhuma. b) menos de 4 hs. c) entre 4 e 6 hs. d) acima de 6hs e menos de 8hs. e) acima de 8 hs. Questão 36

Escolha a alternativa mais próxima de sua situação em relação à renda própria (aquela obtida com atividades profissionais):

a) não tenho renda própria.

b) utilizo minha renda apenas para despesas pessoais.

c) utilizo minha renda para pagar despesas pessoais e parte dos meus estudos. d) utilizo minha renda para pagar despesas pessoais e integralmente meus estudos.

e) utilizo minha renda para pagar despesas pessoais, meus estudos e ajudar nas despesas da casa.

Questão 37

Quantas horas diárias você despende com deslocamento total (casa, trabalho e escola)? a) menos de 1 hora.

b) entre 1 e 2 horas.

c) mais de 2 horas e menos de 3 horas. d) mais de 3 horas e menos de 4 horas. e) acima de 4 horas.

Questão 38

Quantas horas semanais em média você dedica aos estudos extra-classe? a) nenhuma.

b) até 4 horas.

c) mais de 4 horas e menos de 8 horas. d) acima de 8 horas.

Referências

Documentos relacionados

N Não pode usar essa posição para ser arrastado, muitos carros não tem trava, ou seja, risco de acidente por esbarrar na alavanca com veiculo funcionando.. Não há necessidade de

O  programa  da  União  Africana,  a  Nova  Parceria  para  o  Desenvolvimento  Africano  (NEPAD),  foi  especificamente  concebido  para  promover  o 

Havia um preconceito muito grande contra o Esperanto no início do século. Diziam que o Esperanto se tornaria talvez um código para o comércio ou para a ciência, mas que não se

Como o objetivo deste método é apenas passar o ponteiro de um método para que o módulo futuramente possa fazer requisições ao InterLattes, a única ação

Does long-term treatment of schizophrenia with antipsychotic medications facilitate recovery?.. Página 8 Neste artigo os autores apontam que “...part of the evidence leading

A estratégia de detecção e intervenção prévias nas psicoses segue o modelo de outras áreas da medi- cina em busca da prevenção seletiva (antes do início da doença na

Lamela de aterramento do cabo de controle 3 Aterramento do cabo de controle Braçadeiras do cabo EMC, tamanho M40 2 Braçadeiras dos cabos de força Braçadeira de aterramento 2

Passando-se à ORDEM DO DIA, foram deliberados em segunda discussão e votação, pelo processo de votação simbólica, por maioria de votos, os seguintes Projetos: Projeto de Lei