• Nenhum resultado encontrado

O PROJETO BOM NEGÓCIO COMO FACILITADOR PARA O DESENVOLVIMENTO DOS MICROEMPRESÁRIOS DA REGIÃO CENTRO-SUL DO PARANÁ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O PROJETO BOM NEGÓCIO COMO FACILITADOR PARA O DESENVOLVIMENTO DOS MICROEMPRESÁRIOS DA REGIÃO CENTRO-SUL DO PARANÁ"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Anais do 9º Salão de Extensão e Cultura

22 a 24 de novembro de 2016, UNICENTRO, ISSN - 2238-4464 O PROJETO BOM NEGÓCIO COMO FACILITADOR PARA O

DESENVOLVIMENTO DOS MICROEMPRESÁRIOS DA REGIÃO CENTRO-SUL DO PARANÁ

Área Temática: Administração

Autor(es): Bruna de Oliveira Galvão 1 (UNICENTRO), Débora Polinarski² (UNICENTRO), Carlos Alberto Marçal Gonzaga³ (Coordenador do projeto).

RESUMO: Este estudo apresenta o programa “Bom Negócio Paraná” como facilitador para o desenvolvimento dos empreendedores da região centro-sul do Paraná. O objetivo deste trabalho foi apresentar o programa e identificar o município com maior destaque no período de 2014 a 2016. A metodologia utilizada caracteriza-se como bibliográfica, quantitativa e descritiva, com a pesquisa de dados no programa de Gestão Estratégica Orientada para Resultados (SIGEOR), levando em consideração o número de inscritos no respectivo período de análise. Ao final do estudo identificou-se que o município de Prudentópolis possui maior destaque no período analisado.

PALAVRAS-CHAVE: PBNP; Empreendorismo; Prudentópolis. 1. INTRODUÇÃO/CONTEXTO DA AÇÃO

Este trabalho possui como premissa, demonstrar o desenvolvimento promovido pelo projeto de extensão em questão, abordando os aspectos concernentes à capacitação de microempresários através de aulas e consultorias pelo núcleo Irati.

O projeto está firmado na região há aproximadamente quatro anos, abrangendo quase a totalidade dos municípios circundantes com alta aprovação dos empresários e futuros empresários que realizam e realizaram o curso, esse programa está inserido dentro da universidade através de um projeto de extensão.

No artigo 207 da Constituição Brasileira consta que "As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial e obedecerão ao princípio de serem inseparável com o ensino, pesquisa e extensão". As três

___________________

1Acadêmica do ano do curso de graduação em Administração da

UNICENTRO.deborapolinarski@gmail.com.

2Acadêmica do ano do curso de graduação em Ciências Contábeis da

UNICENTRO.bruunagalvao@gmail.com.

(2)

Anais do 9º Salão de Extensão e Cultura

22 a 24 de novembro de 2016, UNICENTRO, ISSN - 2238-4464

funções básicas da Universidade são: ensino, pesquisa e extensão, as quais possuem como escopo, igualdade em todas as partes, pois sem isso perderia o enquadramento constitucional.

A definição de Extensão é:

“Um processo educativo, que envolve ações de caráter cientifico, cultural e artístico, voltadas para a integração da instituição universitária, possibilitando, assim, uma efetiva participação da universidade na sociedade, reconhecendo em ambas possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento do saber popular e científico."( SOUZA NETO, Expressão & Arte, 2005, p.11)

De acordo com Iamamoto (2000) “a extensão é um processo educativo, cultural e científico que articula a universidade com as necessidades dos segmentos majoritários da população” (p.57). O projeto de extensão tem como finalidade formar profissionais com maior capacidade de gerir seus empreendimentos presentes e futuros, ou ainda, preparar a formação de futuros empresários, auxiliando-os também com consultorias no desenvolvimento da nova empresa.

O Programa Bom Negócio iniciou-se no ano de 2005 em Curitiba/PR, sendo uma continuidade do Programa Linhão do Emprego que teve inicio em 1997 pela Prefeitura de Curitiba. Esse programa visa à formação microempresários bem como o fomento do desenvolvimento empresarial na região do centro-sul do estado.

O Programa Bom Negócio abrange basicamente as regiões da AMCESPAR (Associação dos Municípios da Região Centro Sul do Estado do Paraná): Inácio Martins, Ipiranga, Ivaí, Mallet, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul, Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro e Imbituva, bem como regiões que não são abrangidas pela AMCESPAR, sendo elas: Paulo Frontin, Paula Freitas, Cruz Machado e General Carneiro.

Como objetivo deste trabalho, apresenta-se o município que se destacou no período de 2014 a 2016 dentre as atividades do projeto de extensão, bem como uma explanação geral sobre o Programa Bom Negócio.

2. DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES E/OU DA METODOLOGIA

A equipe de trabalho é formada por três graduandas, que atuam no auxílio dos materiais de apoio das aulas e também como assistente administrativo; e três graduadas, que

(3)

Anais do 9º Salão de Extensão e Cultura

22 a 24 de novembro de 2016, UNICENTRO, ISSN - 2238-4464

ministram os cursos nos municípios definidos. Dividido em cinco módulos, sendo estes: gestão de pessoas, gestão estratégica, gestão de negócios, gestão financeira e gestão comercial.

Para a utilização de dados dispõe-se de programa onde os dados são lançados e armazenados para uma melhor visualização dos resultados obtidos, intitulado como Gestão Estratégica Orientada para Resultados (SIGEOR), onde os gestores do núcleo podem acompanhar em tempo real o andamento do curso.

Quanto à metodologia a pesquisa é de caráter bibliográfico, ou seja, utiliza materiais já publicados, principalmente livros e artigos científicos, para fundamentar a temática em estudo (GIL, 2008).

O trabalho classifica-se também como quantitativo, pois os resultados serão obtidos a partir da análise da tabela que contêm os dados referentes às turmas das cidades de Cruz Machado, Mallet, Paula Freitas, Prudentópolis e Rio Azul, os dados foram coletados a partir do Gestão Estratégica Orientada para Resultados (SIGEOR). De acordo com Richardson (1999), a pesquisa quantitativa caracteriza-se pelo tratamento dos dados com o uso de técnicas estatísticas para a coleta dos dados e a interpretação dos resultados.

E por fim, apresenta-se como descritiva onde é feita uma análise e descrição dos dados. As pesquisas deste tipo têm como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis (GIL, 2008).

3. APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS, ANÁLISE E DISCUSSÃO

Neste tópico demonstram-se os dados do período de 2014 a 2016 sobre o Programa Bom Negócio nos municípios de Cruz Machado, Mallet, Paula Freitas, Prudentópolis e Rio Azul, ressaltando que houve a realização do curso em outras cidades, mas estas foram selecionadas por apresentarem as cidades com maior número de representatividade no período analisado.

Observa-se pela tabela 01 que no ano de 2014 houve um maior número de inscritos no município de Prudentópolis, visto que existiu um maior envolvimento com os representantes do município facilitando a abertura de cinco turmas. Nos anos que se seguiram

(4)

Anais do 9º Salão de Extensão e Cultura

22 a 24 de novembro de 2016, UNICENTRO, ISSN - 2238-4464

buscou-se desenvolver o curso em outros municípios, apresentando uma procura menos acentuada, mas de forma que se manteve turmas em todos os períodos.

Tabela 01 – Números de Inscritos 2014-2016

Município Período 2014 2015 2016 Cruz Machado 28 21 0 Mallet 22 0 72 Paula Freitas 53 0 64 Prudentópolis 128 51 41 Rio Azul 53 25 0 TOTAL 284 97 177

Fonte: Adaptado do SIGEOR

Observando a tabela, percebe-se que na maioria dos municípios houve uma procura relativa sobre o programa ofertado. Em Cruz Machado e Rio Azul o curso realizou-se nos anos de 2014 e 2015, já em Mallet e Paula Freitas apenas nos anos de 2014 e 2016. O único município que recebeu o programa em todos os anos analisados e teve o destaque entre os demais é Prudentópolis. Diante disso, o curso se desenvolveu nos municípios de uma forma positiva e em muitos deles houve uma grande procura possibilitando a abertura de duas ou mais turmas durante o ano de realização.

Analisando o município destaque, Prudentópolis, é observável que no ano de 2014 houve maior procura por parte da comunidade, apresentando uma variação de aproximadamente 39, 84% entre 2014 a 2015 e de 32,03% entre 2014 e 2016. Portanto, conclui-se que a cidade de Prudentópolis apresentou o maior destaque entre os municípios de aplicação do curso.

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O Programa Bom Negócio atua no núcleo de Irati há quatro anos e nesse período capacitou centenas de alunos. Para a realização deste trabalho foram utilizados dados oriundos

(5)

Anais do 9º Salão de Extensão e Cultura

22 a 24 de novembro de 2016, UNICENTRO, ISSN - 2238-4464

do Gestão Estratégica Orientada para Resultados (SIGEOR) dos municípios de Cruz Machado, Mallet, Paula Freitas, Prudentópolis e Rio Azul que possuem a maior representatividade de inscritos.

Com o objetivo de apresentar qual cidade teve maior destaque do Programa Bom Negócio, núcleo regional de Irati/PR, constatou-se que o município de Prudentópolis teve maior número de turmas no período em análise e consequentemente com maior número de inscritos, totalizando 220 pessoas.

AGRADECIMENTOS

Agradecemos pela oportunidade de aprendizado e ao apoio concedido pelo professor Gonzaga para a elaboração deste trabalho. Também a UNICENTRO e a SETI pelo suporte financeiro e estrutural oferecidos ao projeto.

REFERÊNCIAS

AMCESPAR. Associação dos Municípios Centro do Sul do Paraná. Disponível em: http://www.amcespar.com.br/. Acesso em: 26 de agosto de 2016.

BOM NEGÓCIO. Programa Bom Negócio Paraná. Disponível em: http://www.seti.pr.gov. br/modules/ conteudo/conteudo.php?conteudo=239. Acesso em 26 de agosto de 2016.

BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil. Texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais de revisão Nº 1/92 a 52/2006 e pelas Emendas Constitucionais de revisão Nº 1 a 6/94. Brasília: Senado Federal/ Subsecretaria de Edição, 2006.

GIL, A C.; Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2008.

IAMAMOTO,Marilda Villela.Reforma do Ensino Superior e Serviço Social. IN:Revista da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social(ABEPSS).Brasília:Valci,2000. RICHARDSON, R. J. (et al). Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3 ed. São Paulo: Atlas: 1999.

SOUZA NETO, João Clemente; ATTIKI, Maria Luiza G. Extensão Universitária: Construção de Solidariedade. São Paulo: Expressão & Arte, 2005, p.11.

Referências

Documentos relacionados

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

[r]

Considerando a importância dos tratores agrícolas e características dos seus rodados pneumáticos em desenvolver força de tração e flutuação no solo, o presente trabalho

A simple experimental arrangement consisting of a mechanical system of colliding balls and an electrical circuit containing a crystal oscillator and an electronic counter is used

We approached this by (i) identifying gene expression profiles and enrichment terms, and by searching for transcription factors in the derived regulatory pathways; and (ii)

Foi apresentada, pelo Ademar, a documentação encaminhada pelo APL ao INMETRO, o qual argumentar sobre a PORTARIA Nº 398, DE 31 DE JULHO DE 2012 E SEU REGULAMENTO TÉCNICO

Neste trabalho avaliamos as respostas de duas espécies de aranhas errantes do gênero Ctenus às pistas químicas de presas e predadores e ao tipo de solo (arenoso ou

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam