• Nenhum resultado encontrado

1ª Parte - PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL - valor 4,0 1) Faziam parte dos Blocos de países que rivalizaram durante a Primeira Guerra: (0,7)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1ª Parte - PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL - valor 4,0 1) Faziam parte dos Blocos de países que rivalizaram durante a Primeira Guerra: (0,7)"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

CORREÇÃO

ALUNO(A): ... Nº ... DATA: ___/___/2012 1º BIMESTRE – ANO: 3º TURMA: ...

DISCIPLINA: HISTÓRIA TEMA: Primeira Guerra Mundial e Revolução Russa PROFESSOR: JOAO PAULO

1ª Parte - PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL - valor 4,0

1) Faziam parte dos Blocos de países que rivalizaram durante a Primeira Guerra: (0,7) Tríplice Entente: Inglaterra, França e Rússia

Tríplice Aliança: Alemanha, Áustria-Hungria e Itália

2) "Foi em 1994 que acabou o século XIX (...) De 1815 a 1914, a Europa (...) desfrutara um século de paz (...) Nesse século, a burguesia pôde consolidar o seu poder (...) E o imperialismo colonialista ia bem, obrigado, na África e Ásia. A guerra de 1914 caiu como uma bomba NESTE (PARAÍSO)." A 1• Guerra Mundial descortinou uma série de conflitos camuflados neste "paraíso" tais como: (0,3)

3)

a) a luta pelas terras conquistadas na América e a manutenção do tráfico de escravos.

b) a disputa de mercados mundiais pelas nações europeias imperialistas como a Inglaterra, Alemanha e França e a opressão aos movimentos nacionalistas na África e na Ásia.

c) a difusão do movimento socialista em países como a Inglaterra e França com o advento da Revolução Russa.

d) a disputa dos mercados consumidores europeus pelas nações independentes da África e da Ásia.

e) a luta dos americanos e brasileiros pelo controle dos mercados fornecedores de matérias-primas japoneses e africanos.

4) Qual é o objetivo das Alianças Militares formadas no contexto da “Paz Armada”? (0,3) a) garantir mercados consumidores e fornecedores de matéria prima.

b)era garantir maior poder bélico e político, para contra atacar países rivais e também para defender países aliados.

c) exercitar o poder político e econômico na África e Ásia.

d) apaziguar os atritos entre os países europeus através de uma arbitragem imparcial e justa. e) criar uma série de determinações, visando enfraquecer o poder das potencias imperialista na Europa.

5) A imagem ao lado retrata o evento considerado o estopim da Primeira Guerra Mundial. Qual foi este evento e quando ele ocorreu? (0,4)

Assassinato do herdeiro do trono austríaco, Francisco Ferdinando em 28 de junho de 1914.

(2)

entrincheirados durante a Primeira Guerra Mundial e identifique as duas fases que marcam os conflitos da Primeira Guerra Mundial. (0,4)

Guerra de Movimentos e Guerra de Trincheiras

7) Em 1919, Wílson (Estados Unidos), Lloyd George (Inglaterra) e Clemenceau (França) definiram a Paz de Versalhes, em que: (0,3)

a) a Alemanha foi considerada culpada pela Guerra e submetida a indenizações e retaliações territoriais, semeando o descontentamento e o revanchismo.

b) os bolcheviques, liderados por Lenin, tiveram apoio inglês para assumir o governo russo, estabelecendo o primeiro Estado socialista.

c) os russos brancos, estabeleceram uma aliança com a Alemanha e conduziram a Rússia à

Guerra Civil.

d) a Itália, sob a liderança de Mussolini pode organizar, financiada pela França, a marcha sobre Roma.

e) estabeleceu a nazificação alemã que se fundamentou no armamentismo e na busca do "espaço vital", ou seja, na geopolítica da conquista territorial.

8) Considerando a influência do Imperialismo no contexto da Primeira Guerra (1914-1918), podemos apontar que são fatores que o justificam, EXCETO: (0,3)

a) a necessidade de controlar regiões produtoras de matérias-primas essenciais à indústria capitalista.

b) a ideologia da superioridade racial dos povos europeus que levariam aos “povos atrasados” os benefícios da civilização superior.

c) a necessidade de exportar capitais para áreas pobres do mundo, no sentido de ajudá-las a superar seu atraso econômico.

d) a conquista de pontos estratégicos para defesa de colônias existentes ou da própria metrópole. e) a retração dos mercados europeus, após a crise que impulsionou a Europa e EUA a buscar mercados consumidores.

9) O Imperialismo, ocorrido no séc. XIX, tinha como objetivos, EXCETO: (0,3) a) desenvolver o capitalismo industrial.

b) garantir mercado consumidor.

c) buscar matérias-primas básicas na África e Ásia.

d) não exercer o domínio político e econômico na África e na Ásia.

10) Esclareça por que a guerra de 1914 a 1918 é chamada de "Mundial" e relacione os nomes de três potências imperialistas da época que integraram a Tríplice Entente. (0,7)

Todas as nações envolvidas, em especial Rússia, França e Inglaterra, tinha territórios coloniais fora da Europa.

11) (PUC- Campinas) Em relação às causas da Primeira Guerra Mundial é correto afirmar que:(0,3)

a) A incapacidade dos Estados liberais em solucionar a crise econômica do século XIX colocou em xeque toda a estrutura do sistema capitalista. A instabilidade política e social das nações europeias impulsionou as disputas colonialistas e o conflito entre as potências.

(3)

b) A desigualdade de desenvolvimento das nações capitalistas europeias acentuou a rivalidade imperialista. A disputa colonial marcada por um nacionalismo agressivo e pela corrida armamentista expandiu os pontos de atrito entre as potências.

c) O sucesso da política de apaziguamento e do sistema de aliança equilibrou o sistema de forças entre as nações europeias, acirrando as lutas de conquista das colônias da África e da Ásia.

d) O expansionismo na Áustria, a invasão da Polônia pelas tropas alemãs assustaram a Inglaterra e a França, que reagiram contra a agressão declarando guerra ao inimigo.

e) O desequilíbrio entre a produção e consumo incentivou a conquista de novos mercados produtores de matérias-primas e consumidores de bens de produção reativando as rivalidades entre os países europeus e os da América do Norte.

2ª Parte - REVOLUÇÃO RUSSA: valor 3,0

12) O que foi o evento conhecido como Domingo Sangrento, de 09 de janeiro de 1905? (0,5) Massacre de trabalhadores, mulheres e crianças que protestavam contra o Czar.

13) Quais as principais medidas estabelecidas pelos bolcheviques ao chegar no poder?(0,3) a) Estatizou fábricas, bancos, confiscou os bens e propriedades. Distribuindo os

latifúndios aos camponeses. Retirou a Rússia da guerra

b) Mantiveram a Rússia na guerra. Aplicaram a economia de mercado e derrubaram o governo provisório.

c) Aboliram a censura à imprensa, legalizaram os partidos políticos e concederam anistia aos exilados políticos.

d) Derrubaram o Czar. Mantiveram a Rússia na guerra. Não atenderam a principal reivindicação dos camponeses: a reforma agrária

14) “… derrota na guerra, deserções, motins militares contra os superiores, greves nas fábricas, falta de gêneros alimentícios e combustíveis nas principais cidades, queda na produção, aviltamento dos salários, incapacidade governamental e crescente miséria das massas.” (0,3)

O quadro descrito no texto conduziu à:

a) derrota dos franceses no Vietnã em 1954. b) descolonização Afro-Asiática em 1945.

c) rebelião Boxer na China em 1900. d) Segunda Guerra Mundial em 1939. e) Revolução Russa em 1917

15) Em 1917, liderados por Lênin e Trótski, os bolcheviques ganharam popularidade com as “Teses de Abril”, enunciadas na plataforma “paz, terra e pão”, que propunha: (0,3)

a) a manutenção da Rússia na Primeira Guerra Mundial, a conquista da Manchúria e a formação dos soviets.

b) a saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial, a instauração de uma monarquia parlamentar e a formação da Guarda Vermelha.

c) a entrada da Rússia na Primeira Guerra Mundial, a instalação da ditadura do proletariado e a adoção de uma nova política econômica (a NEP).

d) a manutenção da Rússia na Primeira Guerra Mundial, o domínio dos estreitos de Bósforo e Dardanelos e a formação de um parlamento (DUMA).

f) a saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial, a divisão das grandes propriedades entre os camponeses e a regularização do abastecimento interno.

(4)

como os operários tomariam o poder da Rússia: Os bolcheviques e os mencheviques. A partir desta informação podemos afirmar que: (0,3)

I- Os bolcheviques achavam que se deveria formar um partido capaz do organizar a classe operária e instaurar a ditadura do proletariado através da luta armada.

I- Os mencheviques acreditavam que deveria formar um grande partido de massas, incluindo a burguesia, e participar das atividades políticas.

III- Lenin era o líder dos mencheviques e Kerensky dos bolcheviques. IV- Bolchevique significa maioria e Menchevique significa minoria.

V- Os mencheviques conseguiram impor suas idéias e conduziram a Revolução Russa. Após analisar as proposições acima assinale a alternativa correta:

A) Apenas a alternativa I é correta.

B) Apenas a alternativa II é correta

C) Apenas a alternativa III é correta

D) As alternativas I e III estão corretas

E) As alternativas I, II e IV estão corretas.

17) 6 -“Todo poder aos sovietes” Esta frase de Lenin estabelecia uma das bases da Revolução Bolchevique. O que eram os Sovietes? (0,3)

a) Representavam os conselhos populares formados pela burguesia industrial, os camponeses e os operários.

b) Assembléia capaz do organizar a classe operária e instaurar a ditadura do proletariado através da luta armada

c) Significa comitês, eram congressos que reuniam trabalhadores, soldados e camponeses.

d) Um tipo de assembleia chamada Duma que congregaria representantes os trabalhadores e de outra classes sociais.

18) Leia o texto a seguir.: “Que a Rússia czarista estava madura para a revolução, merecia muitíssimo uma revolução, e na verdade essa revolução certamente derrubaria o czarismo, já fora aceito por todo observador sensato do panorama mundial desde a década de 1870” – Eric J. Hobsbawn

a) Com base nessa afirmação, destaque a situação econômica da Rússia antes que o processo revolucionário de 1917 acontecesse. (0,5)

Economia rural em crise de abastecimento interno.

19) Por que Lênin afirma que a “Guerra foi o melhor presente do Czar para os revolucionários”? (0,5)

Por que devido a situação econômica precária, os custos da guerra causariam revolta na população.

3ª Parte – ATUALIDADES: VALOR 1,0

1) 4. As eleições que ocorrem nos municípios brasileiro são as eleições que acontecem a cada 4 anos em cada município em que os eleitores votam nos candidatos para gestão do município. Assim, são escolhidos os prefeitos e seus vice-prefeitos, mas também:

(5)

a) os membros das câmaras legislativas municipais b) os deputados estatuais e municipais

c) o governador do estado

d) os deputados e os vereadores municipais e) o governado e os deputados estaduais.

3. 25. Em 2012, o Rio de Janeiro acolheu a Cúpula da Terra sobre o desenvolvimento sustentável promovida pelas Nações Unidas. Nessa reunião, estará em evidência, dentre outros temas, a sustentabilidade do desenvolvimento vinculada estreitamente ao processo de construção da cidadania, buscando a incorporação plena dos indivíduos ao processo de desenvolvimento. Essa sustentabilidade diz respeito tanto à democratização da sociedade quanto à democratização do Estado.

A sustentabilidade descrita refere-se, especificamente, à seguinte dimensão do desenvolvimento: (A) espacial (B) ecológica (C) ambiental (D) cultural (E) política

4. Leia com atenção: "Olá, aqui é Charlie Bolden, administrador da Nasa, falando com você através da capacidade de transmissão do robô Curiosity...Desde o início dos tempos, a curiosidade humana nos levou a buscar constantemente por vida nova... novas possibilidades um pouco além do horizonte... O Curiosity vai trazer benefícios para a Terra e inspirar uma nova geração de cientistas e exploradores, enquanto prepara o caminho para uma missão humana em um futuro não muito distante. Obrigado."

Esta foi parte da mensagem que o robô Curiosity transmitiu sua primeira mensagem de áudio. Esta é a primeira vez que um áudio humano viajou até outro planeta e conseguiu voltar.

Em qual planeta essa mensagem foi transmitida:

a) Saturno b) Vênus c) Marte d) Ceres e) Priometheus

5. O ministro Aloizio Mercadante quer um terço dos recursos do Pré-sal para: a) a saúde

b) a educação

c) a geração de emprego d) a construção de estradas

e) o fome zero

Referências

Documentos relacionados

[r]

quantidade de acesso e da pontuação dos usuários como variáveis para apresentação dos melhores resultados; a Wikipedia, que pode ser considerada uma das maiores

– Sair do modelo de vídeo retangular e oferecer uma infra-estrutura (framework) aberta e flexível para comunicação visual que usa as melhores características de compressão

DE 24 DE MAIO DE 2016, no seu Art. 10.5 Os motores que forem inutilizados servirão apenas para a utilização de peças, sendo vedada a utilização do bloco para o registro em

O mapeamento dos habitats marinhos da plataforma continental do Rio Grande do Sul através da aplicação da metodologia do EUNIS, demonstrou que este sistema de

Ao fazer pesquisas referentes a história da Química, é comum encontrar como nomes de destaque quase exclusivamente nomes masculinos, ou de casais neste caso o nome de destaque

19 que versam sobre a obrigatoriedade da comprovação dos serviços de regularização através de registro com período de observação mínima de 24 h quando a

PORTUGUÊS: Fonética e Fonologia; Divisão Silábica; Acentuação Gráfica; Emprego do hífen; Ortografia; Pontuação; Processos de Formação das Palavras; Estrutura das