• Nenhum resultado encontrado

Língua Portuguesa. QUESTÃO 01) Leia a tira abaixo:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Língua Portuguesa. QUESTÃO 01) Leia a tira abaixo:"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)
(2)

Língua Portuguesa QUESTÃO 01) Leia a tira abaixo:

a) A mãe entrega a Calvin a cópia da “declaração de emancipação” que ele fez. Defina o que é essa declaração, usando, se necessário, um dicionário.

b) Que consequência a declaração traz para a vida doméstica de Calvin?

c) O menino entende essa consequência como algo positivo ou negativo? Explique sua resposta.

d) Releia: Está bem aí no chão, onde você o deixou. Que palavra ou expressão poderia substituir o termo destacado?

INSTRUÇÃO: PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 02, 03 E 04, LEIA A TIRINHA ABAIXO.

QUESTÃO 02) No segundo quadrinho, o pai de Calvin oferece uma resposta à pergunta feita pelo filho. A mãe parece não concordar com ele? Explique.

QUESTÃO 03) A história que o pai de Calvin anuncia no último quadrinho não é um conto infantil tradicional. Qual parece ser sua intenção ao anunciá-la?

QUESTÃO 04) Que elemento não verbal comprova sua resposta?

QUESTÃO 05) Na linguagem falada, é comum o emprego de construções em desacordo com a variedade padrão da língua, tais como: “A gente vamos vencer os desafios” e “Na pandemia, subiu os preços”. A tira abaixo contém uma construção que apresenta concordância em desacordo com a variedade padrão. Observe:

(3)

Identifique-a e reescreva o trecho, adequando-o à variedade padrão. QUESTÃO 06) Leia o texto abaixo.

Seiscentos e sessenta e seis A vida é um dever que nós trouxemos para fazer em casa. Quando se vê, já são 6 horas: há tempo...

Quando se vê, já é 6ª feira...

Quando se vê, passaram sessenta anos... Agora, é tarde demais para ser reprovado...

E se me dessem – um dia – uma outra oportunidade, Eu nem olhava o relógio

seguia sempre, sempre em frente...

E iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas.

QUINTANA, Mário. Esconderijos do tempo. São Paulo: Globo, 2005.

As reticências foram usadas, no fim de alguns versos, com o sentido de expressar a) o cansaço que a passagem do tempo traz;

b) a lentidão com que o tempo vai passando; c) o sentimento de que nada muda com o tempo. d) a continuidade da passagem do tempo;

e) Nenhuma das alternativas anteriores. QUESTÃO 07) Observe o texto a seguir.

O humor em que a personagem diz que a onda poderá pegá-los antes do entretenimento, refere-se a) à inabilidade que possuem ao “pegar onda”;

b) ao problema ambiental que afeta todo o mundo; c) à proibição aos adolescentes como surfistas; d) ao encadeamento da força física com o esporte.

(4)

QUESTÃO 08) Leia dois parágrafos de um artigo de opinião sobre o futebol brasileiro. República de Bananas F. C.

É impressionante a debandada de jogadores brasileiros para o exterior. A inaptidão gerencial que domina boa parte dos clubes e das federações deixou o futebol do país de joelhos, em posição subalterna na divisão internacional do esporte, vulnerável a toda investida estrangeira.

O longo histórico de campeonatos inflados e calendários mal organizados, de regras instáveis e sempre desrespeitadas, de irresponsabilidade financeira, corrupção e incapacidade de pensar a atividade de forma planejada consolidou uma clássica situação de subdesenvolvimento incapaz de melhor utilizá-las em benefício próprio, o país apenas vende suas riquezas naturais.

[...]

GONÇAVES, Marcos Augusto. Folha de S. Paulo, 26 ago. 2003. Disponível em: Disponível em:http://www1.folhauol.com.br/fsp/esporte/fk2608200315.htm. Acesso em: 03 abr. 2021

a) Na opinião do jornalista, qual é o principal problema do futebol brasileiro?

b) Para justificar sua opinião, o autor faz uma comparação. Que comparação é essa? c) O título do artigo explicita a avaliação de seu autor sobre o futebol brasileiro. Explique.

QUESTÃO 09) Leia o texto abaixo.

O segundo balão é composto por mais de uma oração. Na primeira, a vó confronta o neto, usando uma oração de aspecto: a) causal; b) condicional; c) temporal; d) explicativo; e) comparativo.

(5)

QUESTÃO 10) Leia o texto abaixo:

Podemos dizer que o texto acima é instrucional porque a) divulga o trabalho de um artista;

b) informa como, onde e quando o trabalho foi realizado; c) é organizado em tópicos;

d) utiliza imagens e texto verbal para facilitar o entendimento; e) apresenta um conjunto de procedimentos a serem seguidos.

(6)

Espanhol

TEXTO: ¿Español o Castellano?

Por Sergio Zamora, Guadalajara, Jalisco, México 1999

Esta lengua también se llama castellano, por ser el nombre de la comunidad lingüística que habló esta modalidad románica en tiempos medievales: Castilla. Existe alguna polémica en torno a la denominación del idioma; el término español es relativamente reciente y no es admitido por los muchos hablantes bilingües del Estado Español, pues entienden que español incluye los términos valenciano, gallego, catalán y vasco, idiomas a su vez de consideración oficial dentro del territorio de sus comunidades autónomas respectivas; son esos hablantes bilingües quienes proponen volver a la denominación más antigua que tuvo la lengua, castellano entendido como 'lengua de Castilla'.

En los países hispanoamericanos se ha conservado esta denominación y no plantean dificultad especial a la hora de entender como sinónimos los términos castellano y español. En los primeros documentos tras la fundación de la Real Academia Española, sus miembros emplearon por acuerdo la denominación de lengua española. Quien mejor ha estudiado esta espinosa cuestión ha sido Amado Alonso en un libro titulado Castellano, español, idioma nacional. Historia espiritual de tres nombres (1943). Volver a llamar a este idioma castellano representa una vuelta a los orígenes y quién sabe si no sería dar satisfacción a los autores iberoamericanos que tanto esfuerzo y estudio le dedicaron, como Andrés Bello, J. Cuervo o la argentina Mabel Manacorda de Rossetti. Renunciar al término español plantearía la dificultad de reconocer el carácter oficial de una lengua que tan abierta ha sido para acoger en su seno influencias y tolerancias que han contribuido a su condición. Por otro lado, tanto derecho tienen los españoles a nombrar castellano a su lengua como los argentinos, venezolanos, mexicanos, o panameños de calificarla como argentina, venezolana, mexicana o panameña, por citar algunos ejemplos. Lo cual podría significar el primer paso para la fragmentación de un idioma, que por número de hablantes ocupa el tercer lugar entre las lenguas del mundo. En España se hablan además el catalán y el gallego, idiomas de tronco románico, y el vasco, de origen controvertido.

(7)

CUESTIÓN 1 -¿Qué diferencia hay entre el castellano y el español? CUESTIÓN 2 - Completa correctamente el texto abajo:

En ___________________ se refieren al idioma como ___________________, ya que lo llevaron los colonizadores españoles. En ____________________, sin embargo, suele llamarse ____________________, en referencia a la región de Castilla, considerada la cuna de la lengua.

(8)

Inglês

Você gosta de música? Imagino que sim. Então, dê uma olhada nessa aqui.

When I Was Your Man - (Bruno Mars)

Same bed, but _____ feels just a little bit bigger now Our song on the radio, but _____ don't sound the same When our friends talk about you, all _____ does is just tear me down

‘Cause my heart breaks a little when _____ hear your name It all just sounds like, uh, uh, uh, uh, uh

Hmm, too young, too dumb to realize

That _____ should’ve bought you flowers and held your hand Should’ve gave you all my hours when _____ had the chance Take you to every party, ‘cause all _____ wanted to do was dance

Now my baby is dancing, but _____'s dancing with another man My pride, my ego, my needs and my selfish ways

Caused a good strong woman like _____ to walk out my life Now _____'ll never, never get to clean up the mess _____ made, oh

And it haunts me every time _____ close my eyes _____ all just sounds like, uh, uh, uh, uh, uh

Although _____ hurts

_____'ll be the first to say that _____ was wrong Oh, _____ know _____'m probably much too late

To try and apologize for my mistakes But _____ just want you to know

_____ hope _____ buys you flowers, I hope _____ holds your hand Give you all his hours when _____ has the chance

Take you to every party

(9)

Do all the things _____ should’ve done When _____ was your man Do all the things _____ should’ve done

When _____ was your man

(https://www.letras.mus.br/bruno-mars/when-i-was-your-man/)

1) Agora, ouça a música (https://youtu.be/KnznM7DaZk0) e complete os espaços usando os subject pronouns.

2) Os subject pronouns equivalem aos pronomes pessoais do caso reto em português. Assim, complete a tabela abaixo.

Subject pronouns Pronomes pessoais do caso reto

I Eu

Você (s)

He

Ela

Ele/Ela (objeto ou animal)

We

Eles / Elas

3) Na música, os pronomes abaixo se referem a que pessoas? a) I =

b) You = c) He =

(10)

Educação Física Texto 1

A ascensão social por meio do esporte mexe com o imaginário das pessoas, pois em poucos anos um adolescente pode se tornar milionário caso tenha um bom desempenho esportivo. Muitos meninos de famílias pobres jogam com o objetivo de conseguir dinheiro para oferecer uma boa qualidade de vida à família. Isso aproximou mais ainda o futebol das camadas mais pobres da sociedade, tornando-o cada vez mais popular.

Acontece que esses jovens sonham com fama e dinheiro, enxergando no futebol o único caminho possível para o sucesso. No entanto, eles não sabem da grande dificuldade que existe no início dessa jornada em que a minoria alcança a carreira profissional. Esses garotos abandonam a escola pela ilusão de vencer no futebol, à qual a maioria sucumbe.

O caminho até o profissionalismo acontece por meio de um longo processo seletivo que os jovens têm de percorrer. Caso não seja selecionado, esse atleta poderá ter que abandonar a carreira involuntariamente por falta de uma equipe que o acolha. Alguns podem acabar em subempregos, à margem da sociedade, ou até mesmo em vícios decorrentes desse fracasso e dessa desilusão. Isso acontece porque no auge da sua formação escolar e na condição juvenil de desenvolvimento, eles não se preparam e não são devidamente orientados para buscar alternativas de experiências mais amplas de ocupação fora e além do futebol.

BALZANO, O. N.; MORAIS, J. S. A formação do jogador de futebol e sua relação com a escola. EFDeportes, n. 172, set. 2012 (adaptado).

Questão 1 (ENEM - 2017)- Ao abordar o fato de, no Brasil, muitos jovens depositarem suas esperanças de futuro no futebol, o texto critica o(a)

A. despreparo dos jogadores de futebol para ajudarem suas famílias a superar a miséria. B. garantia de ascensão social dos jovens pela carreira de jogador de futebol.

C. falta de investimento dos clubes para que os atletas possam atuar profissionalmente e viver do futebol.

(11)

D. investimento reduzido dos atletas profissionais em sua formação escolar, gerando frustração e desilusão profissional no esporte.

E. despreocupação dos sujeitos com uma formação paralela à esportiva, para habilitá-los a atuar em outros setores da vida.

Texto 2

A educação física ensinada a jovens do ensino médio deve garantir o acúmulo cultural no que tange à oportunização de vivência das práticas corporais; a compreensão do papel do corpo no mundo da produção, no que tange ao controle sobre o próprio esforço, e do direito ao repouso e ao lazer; a iniciativa pessoal nas articulações coletivas relativas às práticas corporais comunitárias; a iniciativa pessoal para criar, planejar ou buscar orientação para suas próprias práticas corporais; a intervenção política sobre as iniciativas públicas de esporte e de lazer.

Disponível em: www.portal.mec.gov.br. Acesso em: 19 ago. 2012.

Questão 2 (ENEM) - Segundo o texto, a educação física visa propiciar ao indivíduo oportunidades de aprender a conhecer e a perceber, de forma permanente e contínua, o seu próprio corpo, concebendo as práticas corporais como meios para:

A. ampliar a interação social. B. atingir padrões de beleza.

C. obter resultados de alta performance. D. reproduzir movimentos predeterminados. E. alcançar maior produtividade no trabalho.

Questão 3 - A partir de seus conhecimentos de mundo e dos textos apresentados acima, escreva com suas palavras sobre a importância da disciplina Educação Física nas escolas:

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

(12)

Biologia

(EM13CNT201) A teoria Celular

A célula é a unidade morfológica básica. Todos os seres vivos são formados por uma ou mais células.

A célula é a unidade funcional. Nela ocorrem os processos essenciais dos seres vivos.

A célula é a unidade de origem de todos os organismos. Toda a célula se origina somente a partir de outra célula.

Existem dois tipos de células: Eucarionte e Procarionte

Apesar da grande variação, todas as células apresentam, em algum momento do seu ciclo de vida, quatro características básicas: membrana plasmática, citoplasma, material genético e ribossomos.

1. Numere, as colunas corretamente: ( 1 ) Unicelular ( 2 ) Célula-ovo ( 3 ) Membrana Plasmática ( 4 )Pluricelular ( 5 ) Citologia ( 6 ) Núcleo

( ) Seres formados por milhões de células. ( ) Funciona como centro de comando da célula.

( ) É a parte da Biologia que estuda as células.

( ) Seres formados por uma única célula. ( ) Controla o que entra e o que sai da célula. ( ) É a célula que dá origem à todas as outras células do nosso corpo

(13)

2. Identifique os tipos celulares abaixo:

________________________________ __________________________________ 3. Identifique as principais estruturas celulares:

(14)

Matemática

1. (EF08MA25) A tabela indica a idade e a altura das atletas do time de basquete feminino de uma cidade.

a) Qual é a média de idade nesse time? b) Qual é a altura média das jogadoras do time?

2.(EF07MA10)Na reta numérica abaixo represente os seguintes números:

3. (EF09MA02) Considere os números – 3 e 4. Quantos números inteiros há entre eles? E quantos números reais?

4. (EF09MA05) Um determinado produto sofreu três aumentos sucessivos de 10%. Sabendo que seu preço inicial era de R$ 100,00, determine seu preço final e a taxa final de aumento.

5.(EF08MA19)Fernando quer cercar uma superfície quadrada de 450 m2e dispõe de 85 metros de tela.

a) Ele conseguirá cercar a área com a tela que tem?

(15)

6. (EF09MA02) Assinale as sentenças verdadeiras:

a) Todo número natural é inteiro. b) Todo número real é natural.

c) Todo número racional é inteiro. b) Todo número irracional é real.

7. (EF07MA37) O gráfico a seguir ilustra a área de cada região do Brasil. Juntas, essas áreas possuem aproximadamente 8,5 milhões de quilômetros quadrados. Analisando o gráfico associe V (verdadeira) ou F (falsa) a cada sentença a seguir:

a) A área da região Sul corresponde a ⅙ da área da região Norte.

b) O ângulo do setor circular correspondente à região Nordeste é de 20%.

c) A área correspondente à região Centro-Oeste é de aproximadamente 1,87 milhão de quilômetro quadrado.

d) A área da região Sudeste corresponde a 56% da área da região Nordeste.

8. (EF08MA06) Por que a expressão não tem significado para x = 5?

9.(EF08MA10)Observe a sequência de triângulos construídos com palitos.

Quantos palitos serão utilizados na construção: a) de 5 triângulos? b) de n triângulos?

10. (EF09MA10) Sabendo que r // s e 4x – y = 20º, determine x e y.

11. (EF09MA10) As retas r e s da figura são paralelas. Calcule o valor de y.

(16)

12. (EF08MA05) Escreva a fração irredutível correspondente a cada número decimal a seguir:

a) 0,25 b) 1,2 c) 0,008 d) 0,333... e) 0,363636... f) 1,222... g) 0,8333... h) 1,29444...

13.(EF07MA24)Determine as medidas dos ângulos desconhecidos em cada caso.

14. (EF09MA09) Aplicando a fórmula dos produtos notáveis, desenvolva:

15. (EF08MA09) Resolva as equações do 2º grau do tipo:

16. (EF08MA09) Um terreno retangular tem área igual a 896 m2. Determine as dimensões desse terreno,

(17)

História

Olá, estudante! Esperamos que você e seus familiares estejam bem na medida do possível. Ainda não podemos ter o retorno para as aulas presenciais, mas iniciamos esse novo ano letivo com a esperança de que tempos melhores virão muito em breve.

Como estudaremos História, algumas questões importantes devem ser feitas: Você sabe o que é História? Sabe como o historiador trabalha para desenvolver esse tipo de conhecimento? Sabe a diferença entre a História e uma novela, filme, seriado histórico ou os vídeos e textos que circulam nas redes sociais? Bom, nessa quinzena vamos começar a pensar um pouco sobre alguns desses pontos juntos.

Entre a ficção, correntes de internet e fake news:

sabemos realmente o que é História?

Prof. Marcelo Fernandes

Desde os tempos mais antigos as diferentes civilizações criaram formas e instrumentos para lidar com a passagem do tempo, como diferentes tipos de relógios e calendários. Mas quando falamos sobre o tempo e das coisas que acontecem estamos falando da realidade histórica, ou mais conhecido popularmente apenas como história (repare o “h” minúsculo na palavra). Isso costuma gerar uma confusão, pois muitos acham que história é a mesma coisa que História, o que não é correto. A História (repare o “H” maiúsculo) é a Ciência que estuda as ações dos seres humanos no tempo e no espaço. Resumindo, podemos entender que a história (ou realidade histórica) é o que aconteceu, e a História é o conhecimento científico sobre o que aconteceu, um saber feito pelos historiadores. Existe ainda a memória, que está relacionada ao modo como um povo se lembra de tudo o que passou, como se recorda da história.

A disciplina que estudamos na escola é a História, esse o conhecimento científico sobre o passado. Esse saber não é feito de forma simples ou fácil, pois existem regras, métodos e teorias que organizam a pesquisa histórica. O conhecimento que é resultado dessa pesquisa costuma ser chamada de historiografia.

O elemento chave que permite a pesquisa histórica são as fontes (também muitas vezes chamadas de documentos históricos). Elas são qualquer vestígio ou objeto criado por um povo, e é por meio deles que o cientista da História faz sua pesquisa, construindo o novo conhecimento sobre o passado. A fonte, portanto, pode ser qualquer coisa escrita, seja um documento oficial do governo, seja um bilhete que escrevemos. Pode ser ainda uma música, um filme, uma foto, um relato de uma pessoa,

(18)

uma charge ou um meme compartilhado nas redes sociais. Cada tipo fonte é tratada de uma forma, podendo ser útil para a construção do conhecimento científico, para compreender uma sociedade.

Um outro conceito importante para a pesquisa histórica é a noção de fato histórico. Inicialmente os historiadores consideravam como fato histórico somente os grandes eventos que tinham consequências diretas, sobretudo dentro da política, como uma batalha que muda o rumo de uma guerra. Com o tempo essa noção foi ampliada, abrangendo outros eventos estudados pelos historiadores, que a princípio não chamem tanta atenção inicialmente. Ou seja, aquilo que ocorre e serve de base para o estudo da História já pode ser considerado um fato histórico.

Mas você pode estar se perguntando: falamos sobre o tempo, falamos sobre os fatos.... mas quem promove tudo aquilo que é estudado pela História? Quem são aqueles que fazem os fatos históricos acontecerem? Vimos anteriormente que a História estuda as ações dos seres humanos. Esses que fazem a história acontecer são os que chamamos de sujeitos históricos. Esses sujeitos podem ser individuais (uma pessoa) ou coletivos, como uma igreja, um clube de futebol, um exército, um sindicato, etc.

Como podemos perceber, a História é uma forma de conhecimento científico, e como tal é resultado de uma pesquisa séria, feita por profissionais qualificados, com o compromisso com a verdade dos fatos.

E no caso de uma novela, filme ou seriado histórico? Estes podem ser inspirados em fatos que ocorreram, mas como possuem o objetivo de entreter as pessoas (e gerar lucro para quem cria), não tem compromisso com a verdade, sendo apenas uma ficção. Ou seja, são produções que em parte falam sobre o passado, mas não devem ser comparadas com a História.

De modo semelhante, atualmente temos vídeos e correntes compartilhados nas redes sociais, sendo muitos notícias falsas, ou fake news. É preciso termos uma postura crítica sobre eles, não acreditando facilmente em tudo o que recebemos, pois a ampla maioria do material que tem circulado nas redes também não possui compromisso com a verdade dos fatos. Antes, muitas vezes desejam claramente de enganar as pessoas, com objetivos políticos. Portanto, também não são História.

Bem, agora que você já compreendeu um pouco mais sobre o assunto, vamos colocar um pouco esses novos conhecimentos em prática?

Exercícios(EM13CHS103)

1 – De acordo com o texto, o que é História?

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

2 – Pelo que vimos as fontes são importantes para o trabalho do historiador? Explique.

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

(19)

Sociologia eFilosofia

Olá estudante! Esperamos que você e seus familiares estejam bem na medida do possível. Ainda não podemos ter o retorno para as aulas presenciais, mas iniciamos esse novo ano letivo com a esperança de que tempos melhores virão muito em breve. Vamos conhecer um pouco mais sobre senso comum, Filosofia e Sociologia?

Entre o senso comum, a Filosofia e a Sociologia:

semelhanças e diferenças

Prof. Marcelo Fernandes

Estudante, se vamos refletir sobre senso comum, Filosofia e Sociologia, um caminho interessante é pensarmos nas semelhanças e diferenças entre eles.

Ao pensarmos com calma sobre os três, perceberemos que se tratam de formas de conhecimento, ou seja, os três são maneiras de saber. Podemos notar ainda que muitas vezes essas formas de saber nos trazem compreensões sobre os mesmos assuntos. Se pensarmos em um tema – como a infância, por exemplo – veremos que as três formas de pensar podem abordar o assunto.

Mas então... podemos dizer que senso comum, Filosofia e Sociologia são a mesma coisa? Ou que os três tem opiniões diferentes sobre os mesmos temas? A resposta é não! É aqui que precisamos ficar atentos às diferenças.

O senso comum é uma forma de conhecimento amplamente utilizada, e que nos é útil em muitas situações cotidianas. Se vamos atravessar uma rua e não há um semáforo por perto, costumamos olhar para os dois lados da via para sabermos se não há nenhum veículo vindo rápido demais, de modo que possamos passar para o outro lado em segurança. Ao procedermos dessa forma, fazemos uso do senso comum.

Uma característica fundamental do senso comum, assim, é o fato dele ser fruto das nossas experiências cotidianas, situações que lidamos no dia a dia. Outra característica é o fato dele ser acrítico. Ou seja, não é crítico, não reflete sobre si mesmo, para saber se ele está correto ou não.

Mas pensemos agora em uma situação típica. Você olha na rua do seu bairro e vê algumas crianças de aproximadamente dez anos brincando de soltar pipa. Você pode pensar: “Crianças brincando, algo normal”, e encerra o assunto na sua mente. Essa também é uma observação típica do senso comum.

A Filosofia, por sua vez, tem como uma de suas principais marcas o fato de ser um saber crítico, ou seja, que questiona a si próprio, procurando saber se uma informação ou conhecimento é correta ou não. O filósofo, ou mesmo uma pessoa comum que tenha uma atitude filosófica, não aceita tão facilmente algo como verdade, procurando verificar melhor se aquela informação/conhecimento é correta, lógica, coerente, etc. A filosofia, ainda que também possa refletir sobre assuntos já presentes no senso comum, sempre fará de forma mais questionadora, com um pensamento mais cauteloso antes de

(20)

chegar a uma conclusão. Um famoso filósofo, Sócrates, costumava fazer perguntas para as pessoas sobre assuntos rotineiros – do senso comum – fazendo com que elas questionassem de maneira mais detida o tema. Ou seja, levava as pessoas a ter uma atitude filosófica.

Voltemos àquela situação típica, crianças brincando. Você pode se questionar: “Por que os seres humanos gostam tanto de brincadeiras? Por que dizem que a infância é o tempo para brincar?”. Esses questionamentos podem ser o início de uma atitude filosófica, levando a reflexões sobre o tema.

Por fim, temos a Sociologia. Pode ser que você já tenha ouvido falar que ela é o estudo sobre a sociedade. Ora, mas todos nós pelo senso comum também já sabemos muito sobre a sociedade. Isso significa que todos nós sabemos Sociologia? Com certeza não! Uma característica da Sociologia, pelo fato de ser um conhecimento científico, é também ser um saber crítico, questionando de forma mais rigorosa para chegar a uma conclusão, ou seja, para construir um conhecimento. Além disso, como todo conhecimento científico, o saber sociológico não é resultado de experiências do cotidiano, mas de uma rigorosa pesquisa científica – feita com teoria e métodos definidos, e que pode levar anos para ficar pronta.

Vamos pensar novamente naquela situação típica? Ao observar a mesma cena das crianças brincando, um sociólogo pode se questionar: “Por que essas crianças estão brincando na rua, e não em uma praça, onde poderia ser mais seguro? Será que elas não estão no horário escolar? Será que a crise econômica gerada pela pandemia afetou a renda da sua família?”. Esses questionamentos podem motivar o início de uma pesquisa, levantando por exemplo estatísticas sobre a situação infantil e familiar naquele bairro, e comparando com a cidade, estado e país, organizando dados que darão base para um novo conhecimento sobre o assunto. Trata-se de uma reflexão bem mais trabalhada e qualificada, não sendo apenas uma opinião sobre o assunto, como as opiniões que temos pelo senso comum.

Podemos perceber, portanto, que mesmo por vezes tratando temas semelhantes, senso comum, Filosofia e Sociologia são formas de conhecimento bem diferentes.

Bem, agora que você já compreendeu um pouco mais sobre o assunto, vamos colocar esses novos conhecimentos em prática?

Exercícios(EM13CHS103)

1 – Após a leitura do texto, responda com suas palavras: O que é senso comum?

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

2 – Na Grécia Antiga havia um homem chamado Sócrates, que desenvolveu uma forma de diálogo chamada de Maiêutica. Pesquise sobre o assunto e escreva em linhas gerais quem foi Sócrates e o que era a Maiêutica.

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

(21)

Geografia Habilidade contemplada: EM13CHS101

Texto 01: Ciência x negacionismo - paradoxo da atualidade

Vivemos em um mundo cada vez mais globalizado. As novas tecnologias produzidas pela ciência estão por todos os lados e revolucionam os mais diferentes setores de nossas vidas, estando presente, por exemplo, nas vacinas que salvam vidas ou na Internet que aproxima pessoas, culturas, empresas, etc.

Mas você já se perguntou o que é ciência ou como se realiza o trabalho científico? Definir o que é ciência não é uma tarefa fácil, mas é possível identificar algumas características em comum à maior parte dos trabalhos científicos.

Podemos começar dizendo que não se faz ciência sozinho(a) ou isolado(a) em um laboratório. O trabalho científico é coletivo e envolve pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento. A ciência também não é necessariamente empírica, ou seja, feita a partir da observação de um fenômeno, pois existem diferentes formas de se fazer ciência. Uma característica importante do trabalho científico é a procura por coerência global, onde o resultado final tenha validade para toda a comunidade científica, podendo ser reproduzido e testado em qualquer local. O método científico (conjunto de procedimentos como a observação, elaboração de problema, hipóteses, experimentação, análise de resultados e conclusão) não é necessariamente rígido, havendo um grande pluralismo metodológico. O desenvolvimento da ciência ao longo do tempo não ocorreu apenas de forma linear e acumulativa, mas também através reformulações ou rupturas com uma visão anterior, por isso ela não é uma crença inquestionável, pois toda afirmação científica deve ser questionada e testada para aferição de sua eficiência. Vale ressaltar, todavia, que o trabalho científico não é neutro, pois se propõe a resolver problemas e questões que são culturais, sociais e históricas, sendo, portanto, influenciado pelos interesses políticos e econômicos de seu tempo.

Se, por um lado, a importância da ciência para o mundo atual parece incontestável, por outro lado assistimos com espanto ao crescimento e fortalecimento do negacionismo científico que, seja por ingenuidade ou por falta de instrução sobre um determinado assunto, tenta recusar ou negar uma realidade ou fenômeno já comprovado cientificamente. Estes movimentos são, em geral, alicerçados em teorias conspiratórias e semeiam a desinformação entre as pessoas. Existem diferentes formas de negacionismo científico: o histórico (negam acontecimentos históricos como, por exemplo, a ocorrência do holocausto); o climático (negam a existência do aquecimento global); os terraplanistas (defendem que a terra é plana), os antivacinas (negam a necessidade e a eficácia das vacinas), etc. Estes

(22)

movimentos usam as ferramentas tecnológicas produzidas pela ciência, como a Internet, computadores e celulares, para disseminar falsas teorias através de sites, redes sociais e aplicativos de conversa.

O negacionismo científico não é um fato novo. Mas, diferentemente dos séculos anteriores onde tinha como pano de fundo “verdades” religiosas inquestionáveis, atualmente tem a política como principal pano de fundo de seus questionamentos. Se, por um lado, a ciência não é uma verdade absoluta e incontestável, por outro lado, ela não pode ser alvo de ataques sem nenhum rigor ou critério, embasados apenas em achismos orientados por um ou outro viés ideológico. Valorizar o trabalho científico é investir no desenvolvimento de um país e na melhoria da qualidade de vida de sua população.

Exercício:

1- O texto aborda um dos grandes antagonismos de nossos dias. Explique, com suas palavras, do que se trata esta discordância e como pode impactar negativamente a vida das pessoas.

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

2- O primeiro registro sobre a esfericidade da Terra foi feito por Aristóteles em seu livro De Caelo (Sobre o céu), em 350 a.C. Alguns séculos depois, em 1519, o navegador português Fernão de Magalhães entrou para a história ao provar que a Terra é redonda ao realizar a primeira volta ao mundo de caravela. Nos dias atuais, negacionistas conhecidos como terraplanistas defendem o formato plano da Terra, negando a importância da ciência para o mundo. Pesquise e escreva uma forma de se provar, cientificamente, a esfericidade da Terra.

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

Texto 02: Geografia, espaço geográfico e paisagem.

A geografia é a ciência que estuda a relação entre homem e meio, sociedade e natureza, a maneira como interagem e suas consequências (sociais, econômicas, ambientais, etc.). Enquanto ciência humana a geografia se utiliza de uma série de conceitos que orientam o recorte e a análise de um determinado fenômeno social a ser estudado. Estes conceitos conferem identidade à geografia enquanto ciência, funcionando com uma espécie de “óculos” através do qual um fenômeno é analisado.

O conceito geográfico mais importante é o de espaço geográfico, que pode ser entendido como o conjunto de elementos naturais (rios, solos, clima, vegetação, etc.) e humanos (cidades, pontes, indústrias, lavouras, etc.) sobre a superfície da terra. Ele é um produto da interação entre o homem e a natureza, ou seja, surge a partir da transformação da natureza pelo homem visando à satisfação de suas necessidades.

(23)

Outro conceito geográfico importante é o de paisagem, entendido como o aspecto visível do espaço geográfico. Cada paisagem apresenta elementos que a torna singular, pois reproduzem as características naturais (clima, relevo, vegetação, rios, etc.) e humanas (cultura, nível de desenvolvimento econômico, tecnológico, etc.) de cada local. Com base na observação das características de cada paisagem podemos apreender como se dá a relação entre os seres humanos e com o espaço em que vivem. A paisagem também nos revela a história de cada local, pois registra as transformações pelas quais os elementos naturais (solos, rochas, rios, etc.) e humanos passaram no decorrer do tempo, seja pela ação de forças naturais (chuva, vento, terremotos, etc.), seja pela interferência humana (desmatamento, construção de cidades, represas, etc.). A geografia divide as paisagens existentes no planeta em dois grandes grupos: paisagem natural (aquela que não foi criada ou modificada pelo homem, sendo produto apenas das forças da natureza) e paisagem cultural ou humanizada (aquela que foi criada ou transformada pelo homem).

Exercício:

3- As imagens a seguir mostram a Orla Bardot, no centro de Búzios, no passado e no presente. Faça uma pesquisa sobre a vocação econômica do município no passado e no presente e, a partir disso, explique como cada uma das paisagens abaixo refletem o uso do espaço geográfico de seu tempo? Justifique.

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

4- O espaço geográfico buziano reflete suas características sociais, naturais, econômicas e históricas. Pesquise na Internet a letra do hino “Salve Búzios” de Marcos Sodré e José Simões e, após, diga como passado e presente se encontram e se desencontram no espaço geográfico de Búzios? Justifique com um exemplo concreto existente no município.

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

A Lei nº 2/2007 de 15 de janeiro, na alínea c) do Artigo 10º e Artigo 15º consagram que constitui receita do Município o produto da cobrança das taxas

Biocontaminantes em amostras de água Água deionisada Água deinoisada Comentários > 0,24 e < 3 > 3 e < 30 Endotoxinas EU/m 3 12 35 Número total de viáveis UFC/m

O teste de patogenicidade cruzada possibilitou observar que os isolados oriundos de Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Manaquiri e Iranduba apresentaram alta variabilidade

Estudar o efeito da plastificação do ATp com glicerol nas características físico-químicas da blenda PLA/ATp; Analisar a mudança na cristalinidade dos laminados submetidos a

A pesquisa pode ser caracterizada como exploratória e experimental em uma primeira etapa (estudo piloto), na qual foram geradas hipóteses e um conjunto de observáveis, variáveis

Considerando a formação da equipe de trabalho, o tempo de realização previsto no projeto de extensão e a especificidade das necessidades dos catadores, algumas

O termo extrusão do núcleo pulposo aguda e não compressiva (Enpanc) é usado aqui, pois descreve as principais características da doença e ajuda a

Estudos detalhados sobre o sincronismo da expressão de genes envolvidos na virulência são cruciais para elucidar suas funções no processo de adaptação do fungo durante a