• Nenhum resultado encontrado

Manual de Rede Local Instalação e Configuração. Instalação do Windows 2003 server. Virtual Box

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual de Rede Local Instalação e Configuração. Instalação do Windows 2003 server. Virtual Box"

Copied!
99
0
0

Texto

(1)

Manual de Rede Local – Instalação e Configuração

Instalação do Windows 2003 server

Virtual Box

(2)

Resumo

Neste Manual de Rede Local, poderá observar todos os passos relativos à Instalação e Criação de uma máquina Virtual, como realizar a colocação do CD Virtual e como adicionar um segundo disco. Também poderá visualizar todos os passos relativos à instalação e configuração do Windows 2003 server e como implementar o RAID. Neste Manual também realizamos a criação de utilizadores e a definição de quotas de Disco.

(3)

Índice

Introdução ... 7

1.1 Apresentação do Virtual Box ... 7

1.2 Apresentação do Windows 2003 server ... 7

Virtual Box ... 8

1.1 Instalação do Virtual Box ... 8

1.2 Criação da Máquina Virtual ... 13

1.3 Colocação do CD Virtual ... 16

1.4 Adicionar um segundo disco ... 19

Windows 2003 server ... 23

1.1 Instalação e configuração do Windows 2003 server... 23

1.2 Implementar o RAID ... 34

1.3 Criação de utilizadores ... 37

1.4 Definições de Quotas de Disco ... 44

1.5 Monitorização de Eventos (Logs do Sistema) Acontecimentos e Desempenho ... 51

1.6 IIS – Internet Information server ... 55

1.7 Configuração e teste do ISS ... 59

1.8 Promoção do servidor a controlador de Domínio(s) ... 72

1.9 Criação de Utilizadores, no Active Directory ... 81

1.10 Adição de Computadores ao domínio ... 85

1.11 Cópias de Segurança (Backups) ... 88

Conclusões ... 98

(4)
(5)

Lista de Acrónimos

VM – Virtual Machine;

IDE – Ambiente Integrado de Desenvolvimento

ISSO - A sigla "ISO" refere-se à International Organization for Standardization, organização não-governamental fundada em 1947, em Genebra, e hoje presente em cerca de 157 países. A sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada.

Esta família de normas estabelece requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade. Aplicam-se a campos tão distintos quanto materiais, produtos, processos e serviços.

.

UTILIZADOR – É o conjunto de características com o qual os utilizadores interagem com as máquinas, dispositivos, programas de computador ou alguma outra ferramenta complexa.

QUOTAS DE DISCO – As quotas de disco rastreiam e controlam a utilização do espaço para volumes NTFS. Os administradores podem configurar o Windows para:

 Evitar a utilização adicional de espaço em disco e registar um evento quando um utilizador excede um limite de espaço em disco especificado, ou seja, a quantidade de espaço em disco que um utilizador está autorizado a utilizar.

 Registar um evento quando um utilizador excede um nível de aviso de espaço em disco especificado, ou seja, o ponto em que um utilizador está próximo do limite da quota.

(6)

WINDOWS NT - Windows NT é o nome da família de sistemas operacionais do Windows voltados ao meio corporativo. NT vem de New Technology (Nova Tecnologia). A primeira versão é de 1993 e trazia a funcionalidade de trabalhar como um servidor de arquivos. Em 2000, a Microsoft mudou o seu nome para Windows 2000. A partir de 2001 a versão Workstation passou a ser o Windows XP Professional, enquanto a versão servidor foi lançada em 2003 como "Windows Server 2003"

Os sistemas operativos NT têm uma elevada estabilidade e têm a vantagem de não ser totalmente baseado no MS-DOS como no Windows 9X/ME. Analogamente o Windows NT possui um Prompt de Comando que executa as instruções em linha de texto, contudo há apenas um único núcleo 32 bits que gerência de forma centralizada o computador. Já no Windows 95, 98, 98SE e ME o MS-DOS realmente existe como um sistema operacional distinto que roda paralelamente dividindo o controlo do hardware. No NT a troca de usuário é mais acessível que do Windows 95, 98, 98SE e ME. O NT é um sistema operativo de 32 bits. Recentemente foram lançadas versões de 64 bits do Windows XP (5.1) e Vista (6.0), como parte natural da evolução deste OS.

(7)

Introdução

Neste capítulo irei apresentar o Virtual Box e o Sistema Operativo Windows 2003 server.

1.1

Apresentação do Virtual Box

Virtual Box é um software de virtualização desenvolvido pela Oracle que, como o VMware Workstation, visa criar ambientes para instalação de sistemas distintos. Ele permite a instalação e utilização de um sistema operativo dentro de outro, assim como seus respectivos softwares, como dois ou mais computadores independentes, mas compartilhando fisicamente o mesmo hardware.

1.2

Apresentação do Windows 2003 server

Lançado pela Microsoft em 24 de Abril de 2003, o Microsoft Windows Server 2003, também conhecido como W2K3 ou simplesmente Windows 2003 é um sistema operacional da Microsoft de rede desenvolvido como sucessor do Windows 2000 Server. É também conhecido como Windows NT 5.2, e era nada mais do que o Windows XP reformulado. No seu núcleo está uma versão do Windows XP com algumas funções desligadas para permitir um funcionamento mais estável do sistema. Tal como o Windows 2000, este apresenta o Active Directory como principal ferramenta para a administração de domínios. É um sistema utilizado estritamente em redes de computadores.

O Windows Server 2003 da Microsoft trouxe novas melhorias aos serviços de rede e ao Active Directory, que agora implementa mais funcionalidades em relação ao Windows 2000 Server.

(8)

Virtual Box

Este manual tem por objectivo clarificar os processos de instalação do gerenciador De máquinas virtuais, Virtual Box, que por sinal e um gerenciador que ocupa

Pouco espaço em disco e é tão eficiente quanto outros gerenciadores. Neste capítulo vou começar por instalar o Virtual Box e criar uma nova máquina virtual, também coloquei um CD Virtual e adicionei um segundo disco.

1.1

Instalação do Virtual Box

Baixe o arquivo de instalação do Virtual Box de qualquer site de downloads (baixaki, super downloads ou virtualbox.org), após o descarregamento do arquivo, Localize-o no computador e clique duas vezes sobre o arquivo de instalação. Abrirá a respectiva janela com a apresentação do programa.

Primeiro passo vamos fazer o download deste Link:

http://pplware.sapo.pt/software/oracle-virtualbox-3-2-0-disponvel/ De seguida prosseguiremos então para a instalação da Virtual Box.

(9)

Logo após, aparecerá uma janela apresentando a licença de uso, como se pode ver na figura abaixo. Após a leitura do contrato mude a caixa de selecção para: I accept the terms in the License agreement, avance clicando em Next.

A próxima tela apresentará as opções de instalação. Nela você poderá seleccionar se desejar instalar o suporte a dispositivos usb e de rede para as máquinas virtuais. Clique com o botão esquerdo em cima da primeira opção e seleccione Entire feature will be installed on local hard drive, ao seleccionar essa opção, você estará informando ao programa de instalação que deseja instalar no computador todos os itens daquela categoria.

(10)
(11)

A próxima tela que aparecerá é somente para indicar que os procedimentos pré instalação estão concluídos e prontos para serem instalados. Para prosseguir

Clique em Next.

(12)

Para terminar ou completar a instalação o que terá de fazer é unicamente clicar em FINISH.

(13)

1.2

Criação da Máquina Virtual

A máquina Virtual é um computador que está dentro de outro computador, a máquina virtual é criada por um programa, que se instala como qualquer outro. Nesse programa crio um Disco, sem necessidade de particionar o seu disco verdadeiro.

Estas máquinas virtuais, servem para testar programas, por exemplo, é possível manter uma instalação sempre livre do Windows que fique livre de conflitos.

Para criar uma nova máquina virtual deve abrir a janela do Sun Virtual Box e clicar no botão que diz Novo. Assim que fizer este passo, irá aparecer-lhe a janela abaixo:

De seguida terá de inserir um nome para a nova máquina Virtual, e neste caso como é o Windows 2003, terá de alterar o nome aonde diz “Version”, caso não esteja lá escrito Windows 2003.

(14)

A partir daqui, o que terá de fazer, é basicamente e unicamente clicar no botão

“Próximo”e por fim clicar no botão terminar para concluir a criação da nova Máquina Virtual.

Aqui poderemos escolher a opção Criar um novo disco ou usar o disco já existente.

(15)

Na janela abaixo, poderá escolher o lugar onde pretende guardar o Disco Virtual, e qual o tamanho do disco. Neste caso foi necessário utilizar 20 GB.

(16)

1.3

Colocação do CD Virtual

Como o próprio nome indica, um CD Virtual é algo que não existe realmente, é um ficheiro ISSO (International Organization Standardization), que serve para procedermos à instalação.

Para efectuar a colocação do CD Virtual, clicamos no botão definições da máquina virtual, de seguida aparece uma caixa de configurações e clicamos em armazenamento, clicamos em empty (CD) e colocamos na pasta do CD/DVD Device o ficheiro da pasta Virtual Box, pasta ISO, e clicamos no ficheiro Windows 2003 R2 PT – Disco 1. ISO. De seguida clicamos em OK.

(17)

De seguida clique em armazenamento, para adicionar outro controlador, e para escolher a pasta onde ficará guardado.

(18)
(19)

1.4

Adicionar um segundo disco

A colocação de um Segundo Disco pode ser-nos útil nas seguintes situações: 1. Ganho de desempenho no acesso.

2. Redundância em caso de falha em um dos discos. 3. Uso múltiplo de várias unidades de discos.

4. Facilidade em recuperação de conteúdo "perdido".

Nesta janela que se encontra abaixo é a janela de assistente de Criação de Discos Virtuais. De seguida irei proceder à criação de um novo disco Virtual.

(20)
(21)

Aqui pode escolher a localização onde pretende guardar o novo disco Virtual, e qual o tamanho necessário para o disco.

Na janela abaixo, pode verificar as características do novo disco Virtual, criado por si. Como qual o tipo, a localização e o tamanho do disco. Após verificar deve clicar em terminar.

Nesta janela abaixo, pode verificar o tamanho virtual do segundo e o tamanho actual, que neste caso foi o segundo disco do Windows.

(22)
(23)

Windows 2003 server

Neste capitulo irei realizar a instalação do Microsoft Windows Server 2003, também conhecido como W2K3 ou simplesmente Windows 2003 é um sistema operacional da Microsoft de rede desenvolvido como sucessor do Windows 2000 Server. É também conhecido como Windows NT 5.2, e era nada mais do que o Windows XP reformulado. No seu núcleo está uma versão do Windows XP com algumas funções desligadas para permitir um funcionamento mais estável do sistema. Tal como o Windows 2000, este apresenta o Active Directory como principal ferramenta para a administração de domínios. É um sistema utilizado estritamente em redes de computadores. O Windows Server 2003 da Microsoft trouxe novas melhorias aos serviços de rede e ao Active Directory, que agora implementa mais funcionalidades em relação ao Windows 2000 Server.

1.1

Instalação e configuração do Windows 2003 server

Na janela abaixo pode escolher uma das três opções visíveis. Pode escolher configurar o Windows, pode reparar ou recuperar uma instalação do Windows, ou sair do programa de configuração sem instalar o Windows. Mas como neste casa pretendo configurar o Windows, terei de primir a tecla ENTER.

(24)

Nesta janela abaixo terá de primir a tecla F8 para aceitar os termos de licença de software da Microsoft.

(25)

Na janela abaixo seleccione um item da lista. Lista essa que nos mostra as partições existentes e o espaço não particionado neste computador.

(26)

Na janela abaixo, pode visualizar o programa de configuração a copiar os ficheiros para as pastas de instalação do Windows. À qual poderá demorar alguns minutos.

(27)

Na janela abaixo clique em seguinte ou então, pode personalizar o Windows para diferentes regiões e Idiomas.

(28)

Nesta janela, deverá inserir o seu nome e o nome da organização.

Na janela que se encontra abaixo deverá inserir a chave de Produto. A chave do produto aparece no autocolante amarelo na parte posterior da caixa do CD do Windows.

Licenciamento por utilizadores em simultâneo e por equipamentos “Cal’s).

Neste passo seguinte, precisamos de 5 licenças no total para cada computador. Uma licença para o Windows 2003, uma licença para o Windows Vista e duas licenças para o Windows XP e uma outra para o Cal’s.

(29)

Na janela abaixo deverá inserir a palavra-passe de administrador e confirmar. E de seguida clique em seguinte.

(30)

Nesta janela pode escolher se pretende utilizar definições típicas ou personalizadas. E de seguida clique em seguinte.

(31)

Nesta janela que se encontra abaixo, poderá escolher ser membro de um domínio ou não.

(32)

De seguida, na janela abaixo, deverá premir as teclas CTRL+ALT+DELETE, par iniciar o Windows 2003 server.

Nesta janela abaixo, deverá colocar a palavra-passe, escolhida pelo utilizador da caixa Virtual.

(33)

Por fim aparecer-lhe-á esta janela abaixo, deverá aguardar a execução do Windows.

(34)

Assim que colocar a palavra-passe na janela acima, passa a poder utilizar a nova máquina virtual.

1.2

Implementar o RAID

O sistema RAID consiste em um conjunto de dois ou mais discos rígidos com dois

objectivos básicos:

(35)

disco), através de uma técnica chamada divisão de dados (data striping ou RAID 0); 2 - Tornar o sistema de disco mais seguro, através de uma técnica chamada

espelhamento (mirroring ou RAID 1).

Essas duas técnicas podem ser usadas isoladamente ou em conjunto.

Para implementar o RAID, terá de clicar no botão iniciar da máquina virtual Windows 2003 server, de seguida clicar em painel de controlo, ferramentas administrativas e gestão de computadores de seguida terá de clicar em gestão de discos.

(36)

De seguida irei adicionar um espelho ao Disco 1 mantendo cópias dos dados de um volume em discos diferentes.

Agora teremos de esperar até que chegue aos 100% e ficaremos com o RAID implementado.

(37)

1.3 Criação de utilizadores

Esta funcionalidade permite criar utilizadores. Se estiver associado a um Grupo poderá criar utilizadores para cada um dos estabelecimentos pertencentes ao Grupo, ou ainda criar utilizadores que possam visualizar todos os estabelecimentos. Para tal clique em iniciar da máquina Virtual, de seguida em Painel de Controlo e Gestão de

Computadores.

(38)

Clique em utilizadores e grupos locais, e de seguida em Utilizadores, onde diz NOME.

(39)

Para criar um utilizador, clique no botão Acção, de seguida clique em novo utilizador.

Após ter realizados os passos acima referidos, aprecer-lhe-à esta janela abaixo, onde deve introduzir a descrição do utilizador.

(40)

Após ter preenchido a tabela acima e ter clicado em ok, ficará com o utilizador criado.

Utilizador Criado

(41)

Após ter seleccionado o objecto, aparecer-lhe-à esta janela que se encontra abaixo. Clique no botão “Localizar Agora” e veja os resultados da procura.

(42)

Após ter clicado em “localizar agora”, pode verificar os resultados da procura. Como pode nesta janela abaixo.

(43)

Nesta janela abaixo pode visualizar o nome dos objectos seleccionados.

(44)

1.4

Definições de Quotas de Disco

As quotas de disco rastreiam e controlam a utilização do espaço para volumes NTFS. Os administradores podem configurar o Windows para:

 Evitar a utilização adicional de espaço em disco e registar um evento quando um utilizador excede um limite de espaço em disco especificado, ou seja, a quantidade de espaço em disco que um utilizador está autorizado a utilizar.

 Registar um evento quando um utilizador excede um nível de aviso de espaço em disco especificado, ou seja, o ponto em que um utilizador está próximo do limite da quota. Quando activa quotas de disco, é possível definir dois valores: o limite da quota de disco e o nível de aviso da quota de disco. Por exemplo, é possível definir um limite de quota de disco de 500 megabytes (MB) e o nível de aviso da quota de disco como 450 MB. Neste caso, o utilizador não pode armazenar mais de 500 MB de ficheiros no volume. Se o utilizador armazenar mais de 450 MB de ficheiros no volume, é possível configurar o sistema de quotas de disco para registar um evento de sistema. Tem de ser um membro do grupo Administradores para administrar quotas num volume. Para obter instruções sobre a definição de valores de quota de disco, consulte Atribuir valores de quota predefinidos. É possível especificar que os utilizadores podem exceder o respectivo limite da quota. A activação de quotas e a não limitação da utilização do espaço em disco são úteis quando não pretende recusar o acesso dos utilizadores a um volume, mas sim rastrear a utilização do espaço em disco por utilizador. Também é possível especificar se pretende registar, ou não, um evento quando os utilizadores excedem o respectivo limite de quota ou o nível de aviso da quota.Quando activa quotas de disco para um volume, a utilização do volume é automaticamente rastreada para todos os utilizadores a partir desse momento. Pode activar quotas em volumes locais, volumes de rede e em unidades amovíveis, desde que estejam formatados com o sistema de ficheiros NTFS. Além disso, os volumes de rede têm de ser partilhados a partir do directório raiz do volume e as unidades amovíveis têm de ser partilhadas. Os volumes formatados com a versão do NTFS utilizada no Windows NT 4.0 são automaticamente actualizados pelo programa de configuração do Windows. Não é possível utilizar a compressão de ficheiros para evitar que os utilizadores excedam os seus limites de quota, porque os ficheiros comprimidos são rastreados com base no tamanho não comprimido. Por exemplo, se tiver um ficheiro de 50 MB que fica com 40 MB depois de ser comprimido, o Windows considera o tamanho original de 50 MB do ficheiro para o limite dequota.

(45)

Abra O Meu Computador. Clique com o botão direito do rato no volume de disco para o qual pretende activar as quotas de disco e, em seguida, clique em Propriedades. Seleccione uma ou mais das seguintes opções e, em seguida, clique em OK:

(46)

No separador Quota, clique na caixa de verificação Activar gestão de quotas

Assim que tiver feito os passos acima, poderá visualizar a janela que se encontra abaixo, que se chama “Entradas de quotas para disco local (C:)

(47)

Nesta janela abaixo introduza os nomes de objectos a seleccionar, de seguida clique em avançadas.

(48)

Quando clicar em localizar agora, poderá visualizar o nome, o novo utilizador criado.

(49)

Na caixa de diálogo Adicionar Nova Entrada de Cota, especifique uma das seguintes opções e clique em OK:

Não limitar uso do disco. Acompanha o uso do espaço em disco sem limitá-lo.

Limitar espaço em disco a. Activa campos para limitar o espaço em disco e definir níveis de aviso. Digite um valor numérico no campo de texto e seleccione uma unidade de limite de espaço em disco na lista suspensa. É possível usar valores decimais (por exemplo, 20,5 MB).

(50)
(51)

1.5

Monitorização de Eventos (Logs

do

Sistema)

Acontecimentos e Desempenho

Primeiro Passo

Vá ao Menu iniciar, clique em Ferramentas do Sistema e de seguida clique em Visualizador de Eventos. Aparcer-lhe-à a janela que se encontra abaixo.

(52)

Após ter clicado em Visualizador de Eventos aparecer-lhe-á esta janela que se encontra abaixo. Poderá visualizar alguns eventos: Aplicações, Segurança, Sistema, Microsoft Office Diagnostics e Microsoft e Microsoft Office Sessions.

(53)

Após ter clicado num evento, aparece-lhe as propriedades de evento, onde pode verificar a origem do evento, data, hora, tipo, utilizador e computador.

Agora iremos ver o Desempenho do computador, para isso vá ao menu Iniciar, clique em todos os programas, ferramentas administrativas e de seguida clique em

desempenho.

Após ter feito os passos acima, irá aparecer-lhe a janela abaixo, que lhe mostrará o desempenho do computador. Ao clicar no Botão

+

poderá adicionar novos Contadores.

(54)
(55)

1.6 IIS – Internet Information server

É um servidor Web criado pela Microsoft para seus sistemas operacionais para servidores. Sua primeira versão foi introduzida com o Windows NT server versão 4, e passou por várias atualizações. É também o sucessor do PWS. Actualmente, a versão mais actual é o IIS 7.5. Uma de suas características mais utilizadas é a geração de páginas HTML dinâmicas, que diferentemente de outros servidores Web, usa tecnologia proprietária, o ASP (Active Server Pages), mas também pode usar outras tecnologias com adição de módulos de terceiros.

Para utilizar essa ferramenta faz-se necessário adquirir licença de uso que para cada instalação ou versão é preciso de pagamento.

Depois do lançamento da plataforma NET em 2002 o IIS ganhou também a função de gerenciar o ASP.NET. Este é formado basicamente por dois tipos de aplicações:

 Páginas Web: Tradicionais acessadas por usuários, contém a extensão ASPX

 Web Services: Funções disponibilizadas pela rede, chamada por aplicativos ASMX

O ASP.NET, assim como o seu concorrente directo, o JSP, são compilados antes da execução. Esta característica traz vantagens sobre as opções interpretadas, como o ASP e o PHP.

Para adicionar ou remover um componente, clique na caixa de verificação. Poderá ver o que está incluído num componente, clicando em “detalhes

(56)
(57)

Nesta janela abaixo, clique num componente, para adicionar ou remover componentes.

Nesta janela abaixo, mostra-nos o componente seleccionado.

(58)
(59)

1.7 Configuração e teste do ISS

E um servidor que permite alojar pagina, ou criar páginas devidamente organizadas e estruturadas. Basicamente traduz-se por um servidor Web. E esta opção vem com o Windows mas normalmente não está activada, por essa razão neste capítulo vamos activar esta opção e criar uma página neste servidor e acede-la com o Internet Explorer.

Para iniciar a instalação do Internet Information Server faça Iniciar> Painel de Controlo> Adicionar ou remover Programas, e vai abrir a seguinte janela

(60)

Vai surgir a janela de Adicionar ou remover programas, permite adicionar ou remover programas ou até mesmo componentes do Windows que normalmente não vêm instalados pré-definidos. Clique em “Adicionar/remover componentes do Windows”. Vai surgir a seguinte janela.

(61)

Nesta janela temos o assistente de Componentes do Windows, para instalar o IIS, clicamos na checkbox que diz “Servidor de Aplicações” e clique “Detalhes” vai surgir a seguinte janela.

Nesta janela selecciona deixamos os pontos todos que estão activos, e clicamos em “ASP.NET”. E fazemos “OK” e vai surgir a seguinte janela.

(62)

Nesta janela vê-se o progresso de instalação. Vai chegar a um ponto que vai pedir o cd de instalação do Windows. Caso aconteça insira o CD de Instalação do Windows e faça “OK”. Como mostra a figura em baixo.

(63)

Após ter instalado, IIS vai surgir a seguinte janela a dizer que foi concluído com sucesso. Faça “Concluir” após isso o Windows vai configurar o computador como mostra a figura em baixo a vermelho.

Após tudo concluído feche todas as aplicações e faça o percurso em baixo indicado.

(64)

Iniciar> Ferramentas Administrativas> Gestor de “Serviços Informação Internet” como mostra a figura em baixo.

Vai surgir a seguinte janela em baixo indicada.

Figura 1 – Janela de gestor de IIS

Abra o Internet Explorer e escreva http://localhost/ vai surgir a seguinte janela. Esta janela aparece porque o Windows foi buscar a página a vermelho na figura em cima “iisstart.htm”.

(65)

Para adicionar um segundo site feito por nós copiamos os ficheiros do site inteiro e colocamos na pasta respectiva. Como sabemos onde se encontra. É fácil, prima no botão direito do rato em cima do cheiro marcado a vermelho na figura em baixo.

(66)

Nas propriedades clique no directório “Directório inicial” vai surgir a seguinte janela. A directoria está marcada a vermelho como mostra a figura em baixo.

(67)

Procure os ficheiros dentro da directoria e coloque os ficheiros marcados a azul dentro dessa directoria mostrada como a figura em baixo.

Figura 2 - Janela que mostra a directoria predefinida

Volte a abrir o Gestor IIS e prima no botão direito do rato em cima do cheiro marcado a vermelho na figura em baixo e clique em “Propriedades”.

(68)

Vai surgir a seguinte janela como mostra a figura em baixo. Clique no separador “Documentos”.

Após ter clicado em Documentos vai surgir a seguinte janela como mostra a figura em baixo.

(69)

Caso não exista o nome inicial do site que criou faça adicionar e escreva o nome do ficheiro. E faça “OK”.

(70)

O ficheiro vai surgir na janela onde esta marcado a azul. E mova o ficheiro para cima para que ele procure em primeiro o ficheiro que criou. Para isso clique em “Mover para cima” até a atingir o topo. Faça “Aplicar” e faça “OK”

(71)

Abra o Internet Explorer e escreva http://localhost/ vai surgir o site que escolheu como mostra a janela em cima. Esta janela aparece porque o Windows foi buscar a página a vermelho na figura em cima “Index.html”. E pronto o seu site vai funcionar perfeitamente. Na barra de endereço como mostra a figura em cima pode-se ver que ele foi buscar esse ficheiro.

(72)

1.8 Promoção do servidor a controlador de Domínio(s)

Active Directory – é uma espécie de pastas onde temos várias coisas… Computadores, equipamentos, utilizadores, permissões de diversos tipos e níveis, que estão associados ao active Directory.

NOTA: É necessário ter um Endereço IP fixo e não automático. Abra a janela linha de comandos e escreva DCPROMO.

Assim que escrever DCPROMO, aparecer-lhe-á a janela que se encontra a baixo, que é a janela Assistente de instalação do Active Directory. Pode dar inicio à instalação, clicando em SEGUINTE.

(73)

Após clicar em seguinte, aparece-nos esta janela com a compatibilidade do sistema Operativo.

Após clicar em Seguinte, aparece-nos esta janela em que escolhemos o de cima se for o nosso primeiro controlador de domínio e o debaixo se já tivermos algum controlador de domínio instalado.

(74)

Aparece-nos esta janela em que escolhemos um domínio.

(75)

Nesta janela abaixo temos de inserir o número do nosso computador. Aqui aparece o nome que ira ser conhecido o domínio, depois clicamos em seguinte.

Aqui escolhemos onde queremos guardar a Base de Dados do Active Directory e o registo do active Directory.

(76)
(77)

Na janela abaixo, seleccionamos o segundo botão, porque queremos ter na nossa rede um servidor DNS.

Aqui é onde seleccionamos as permissões predefinidas para objectos de utilizador e de grupo, neste caso clicamos em permissões compatíveis apenas com sistemas operativos de servidor Windows 2000 ou Windows Server 2003.

(78)

Aqui é para introduzir uma password que devemos definir, para o administrador puder restaurar coisas.

Nesta janela abaixo, pode rever e confirmar todas as opções que seleccionou no processo da instalação.

(79)

Após ter revido e confirmado as opções que seleccionou e clicado em seguinte, aparecer-lhe-á esta janela que se encontra abaixo, que é o assistente de instalação do active Directory.

Assim que o assistente configurar o Active Directory, aparece-lhe esta janela abaixo. Deverá clicar em concluir para finalizar a instalação.

(80)

Por fim deverá reiniciar o Computador para que as alterações efectuadas pelo “Assistente de instalação do Active Directory, surtam efeito.

(81)

1.9 Criação de Utilizadores, no Active Directory

As contas de utilizador são utilizadas para autenticar, autorizar ou negar acesso a recursos e para auditar a actividade de utilizadores individuais na rede. Uma conta de grupo é um conjunto de contas de utilizador que pode utilizar para atribuir um conjunto de permissões e direitos a vários utilizadores em simultâneo. Um grupo também pode conter contactos, computadores e outros grupos. Pode criar contas de utilizador e de grupo no Active Directory para gerir utilizadores de domínio. Também pode criar contas de utilizador e de grupo num computador local para gerir utilizadores específicos desse computador.

(82)
(83)

Nesta janela deverá introduzir a sua palavra-passe

Nesta janela abaixo, para criar um novo utilizador deve preencher a respectiva janela, com o nome, apelido, nome completo e o nome de inicio de sessão do utilizador.

(84)

Nesta janela abaixo poderá verificar os dados do novo utilizador

(85)

1.10

Adição de Computadores ao domínio

Para inserir ao novo um novo computador temos que aceder ao painel de controlo do novo computador a ser adicionado e aceder às propriedades do Sistema Operativo em questão. Neste caso é o Windows XP Profissional (apenas a versão profissional tem qualidades para realizar este tipo de operações).

(86)

Como o, anteriormente, o nosso domínio criado tem o nome de MEGA03, é esse nome que temos colocar no local de domínio como a figura abaixo demonstra.

Após clicar em OK deverá aparecer a janela para inserir a palavra passe do novo utilizador.

(87)

E finalmente.

(88)

1.11

Cópias de Segurança (Backups)

 Onde guardá-las – Num local seguro – Acesso a Pessoas - Desastres

(89)

Assim que clicar em cópia de segurança, ira aparece-lhe esta janela abaixo, onde somente deverá retirar o visto e de seguida clicar em Cancelar.

(90)

Assim que tenha feito o que está referido acima, aparecer-lhe-á esta janela. Que é a janela de utilitário de cópia de segurança. Para realizar a cópia de segurança deve clicar na caixa de verificação de qualquer unidade, pasta ou ficheiro do qual deseja efectuar cópia de segurança. De Seguida clique em iniciar cópia de segurança.

(91)

A cópia de Segurança ficou concluída com êxito.

RESTAURAR E GERIR SUPORTES

Para restaurar e gerir suportes, seleccione os itens a restaurar. Em restaurar ficheiros que se encontra no canto inferior esquerdo, ponha localização alternativa. Depois é só clicar em iniciar restauro.

(92)

Esta janela mostra-nos como efectuar uma cópia de segurança, pela qual deverá especificar os itens dos quais pretende fazer cópias de segurança.

(93)

Nesta janela, poderá efectuar cópias de segurança de qualquer combinação de unidades, pastas ou ficheiros.

(94)

Tipos de Back up: Normal e Incremental

Nesta janela, pode especificar as opções de verificação, compressão e de cópia de sombra.

(95)

Aqui pode especificar se os dados devem ser substituídos e se o acesso aos dados deve ser restringido.

Nesta janela, pode escolher quando efectuar a cópia de segurança, ou agendá-la para mais tarde.

(96)

Para concluir o assistente de cópias de segurança terá de fechar este assistente e clicar no botão concluir.

(97)
(98)

Conclusões

Ao realizar este Manual, tive uma maior noção do que é uma caixa virtual e como se procede à Instalação de Software como a instalação da Virtual Box e a instalação do Windows 2003 server.

Posso concluir após realizar este Manual, que aprendi bastante, sobretudo como criar uma Caixa Virtual. Achei muito importante esta ideia do Formador, de criarmos o nosso próprio Manual, pois sem duvida que ao fazê-lo, aprendi e poderei consultá-lo sempre que tenha alguma duvida. Gostei de realizar este manual.

(99)

Webliografia

Referências

Documentos relacionados

Quando ele estiver na primeira tela do BOOT (logo após reiniciar), recomendo já tirar o Drive de CD como BOOT PRIMÁRIO e trocar pelo HD para que o BOOT seja mais rápido, não tendo

A) Hepatite aguda – exclui-se este diagnóstico diante a negatividade de anti VHA IgM e anti-HBcIgM, PCR-VHC, IgM-CMV, IgM-EBV. B) Doença de Wilson – hepatopatia de início

(ABIN 2010 CESPE) Considere que, em um órgão de inteligência, o responsável por determinado setor disponha de 20 agentes, sendo 5 especialistas em técnicas de entrevista, 8

Você conhece agora dois métodos de instalação automatizada do Windows Vista: um utilizando um simples arquivo de resposta e outro usando o Imagex para gerar

Você pode criar uma instalação de referência usando o DVD do produto Windows e um arquivo de resposta.. Para instalar o Windows através do DVD

Após a instalação bem-sucedida do ARIS PPM Cloud Agent em seu sistema Linux você pode prosseguir com a instalação do PPM em um sistema remoto baseado em Windows usando o programa

No topo da montanha, com aspeto rústico e rodeado da brisa da Serra surge o Dharma Spa, localizado junto ao Hotel Serra da Estrela, nas Penhas da Saúde. Num “Caminho para a

Avanços, fragilidades de acessibilidade, inclusão e avaliação nas bibliotecas universitárias apontaram para a necessidade de efetivação de uma política