• Nenhum resultado encontrado

Coordenação de Atendimento e Educação Fiscal. NAF em Ação. Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal. Continua na página 2. Continua na página 3

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Coordenação de Atendimento e Educação Fiscal. NAF em Ação. Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal. Continua na página 2. Continua na página 3"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Coordenação de Atendimento e Educação Fiscal Mar;ço de 2017

NAF em Ação

Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal

Atualmente existem 190 núcleos em

funcionamento no Brasil e mais de 200 núcleos,

baseados no exemplo brasileiro, em

funcionamento em dez países da América Latina.

O que é o NAF?

O NAF é um projeto desenvolvido pela Receita

Federal em parceria com instituições de ensino superior, cujo objetivo é

oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor

poder aquisitivo e que, nesse caso, contribuirá

também para o desenvolvimento técnico e

prático dos alunos dos Cursos de Ciências Contábeis e de Comércio

Exterior.

A primeira reunião de planejamento das ações NAF 2017

O NAF não para de crescer

Nos meses de janeiro e fevereiro foram assinados 12 novos acordos de cooperação técnica entre a RFB e instituições de ensino interessadas na parceria com o NAF.

Continua na página 2

Iniciando o Atendimento

Em fevereiro dois núcleos que já estavam formalizados desde 2016 inauguraram o espaço para atendimento.

(2)

Lorem Ipsum Dolor Spring 2012

NAF não para de crescer

Nos meses de janeiro e fevereiro foram assinados 12 novos acordos de cooperação técnica entre a RFB e instituições de ensino interessadas na parceria com o NAF.

Temos atualmente no Brasil 190 núcleos formalizados. Fazem parte da Rede NAF a partir de 2017 as

seguintes instituições de ensino:

1. Faculdade Piaget localizada em Suzano-SP 2. Faculdade Estácio FIR localizada em Recife - PE 3. FACEMP- Faculdade de Ciências Empresariais em Santo Antônio de Jesus - BA

4. FPB-Faculdade Internacional do Paraíba em João Pessoa- PB

5. UNESC- União de Ensino Superior de Campina Grande em Campina Grande- PB

6. UNICHRISTUS - Centro Universitároi Christus em Fortaleza - CE

7. FEMA- Fundação Educacional Machado de Assis em Santo Ângelo - RS

8. Faculdade Processus em Brasília - DF 9. Estácio de Natal - RN

10. APEC - Sociedade Potiguar de Educação e Cultura Ltda em Natal - RN

11. Uninassau - Faculdade Maurício de Nassau em Recife

- PE 12. Faculdade Einstein em Limeira - SP

Atualmente são 190

núcleos

formalizados.

(3)

Lorem Ipsum Dolor Spring 2012

Iniciando o Atendimento

Em fevereiro dois núcleos que já estavam formalizados desde 2016 inauguraram o espaço para atendimento. A inauguração da UNIPÊ aconteceu em 14 de fevereiro .O 1º Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil – NAF, localizado no térreo do Empresarial Plaza Center, nº 553, na Avenida João Machado, Centro de João Pessoa. A inauguração contou com a presença de representantes da Delegacia da Receita Federal do Brasil em João Pessoa e do Centro

Universitário de João Pessoa – Unipê, além de outras autoridades. A UNIFIMES inaugurou seu espaço em 23 de fevereiro. Há dois anos, a implantação do NAF vem sendo acertada entre a Unifimes e a Receita Federal. O Núcleo funcionará na sala 06, do Bloco I da Unidade I (sede), da UNIFIMES e durante o período de declaração do Imposto de Renda terá horário especial para atendimento.

(4)

Lorem Ipsum Dolor Spring 2012

Foi ministrado o curso básico, que é composto de assuntos como Educação Fiscal, Estrutura da RFB, Noções de Direito Tributário e Autoatendimento da RFB, para diversas instituições de ensino.

Em Belo Horizonte o curso foi iniciado para a faculdade Novos Horizontes, tanto para a unidade de Barreiros quanto para a unidade Santo Agostinho.

As faculdades Piaget de Suzano e a Unitoledo de Araçatuba também receberam as aulas do curso básico. Foram contemplados também com as aulas os alunos da UNIPÊ de João Pessoa e UEPB de Monteiro.

Além do curso básico, outros assuntos da RFB foram ministrados presencialmente para os alunos do NAF em janeiro e fevereiro de 2017.

Destacamos os treinamentos realizados nas faculdades UNIPÊ, UEPB , Novos Horizontes e UNIFACEF em Franca. Palestras sobre Educação Fiscal foram levadas para os seguintes NAF: Einstein em Limeira, UNIPÊ em João

A capacitação dos

alunos NAF começou

movimentada em 2017.

Os estudantes estão

participando de todas

as formas de

capacitação que a RFB

disponibiliza para a

parceria.

Mais IES interessadas na

parceria

A Receita Federal continua mantendo contato com instituições de ensino que se interessam

pela parceria com o NAF. A iniciativa foi apresentada nos meses de janeiro e fevereiro para várias instituições de ensino. Ocorreram

Aprendendo

com o NAF

(5)

Lorem Ipsum Dolor Spring 2012

Pessoa, UNESC em Campina Grande, Piaget em Suzano, Unisantos em Santos e Unicid em São Paulo.

Para que todos possam aproveitar melhor os recursos oferecidos no Rede NAF foram disponibilizadas novas aulas virtuais com esclarecimento sobre a utilização da ferramenta e também ministradas palestras sobre o tema para as instituições de ensino do estado de Santa Catarina e para os alunos da UNIPÊ em João Pessoa.

A plataforma

virtual também

está sendo

bastante

utilizada. Em

fevereiro foi

ultrapassado o

número de 5.000

participantes na

rede.

Mais IES interessadas na

parceria

Piaui as reuniões aconteceram com a Universidade Federal do Piauí e para a Faculdade Santo Agostinho. Em Volta Redonda as palestras para futuros NAF ocorreram com a

(6)

Lorem Ipsum Dolor Spring 2012

Foram realizadas reuniões para assessoria na estruturação dos núcleos e para planejamento das ações NAF 2017.

A primeira reunião de planejamento das ações NAF 2017 aconteceu em Brasília com a participação dos integrantes da equipe nacional do NAF e da Coordenação-Geral de Atendimento e Educação Fiscal.

Os núcleos da Estácio de Sá de Florianópolis, Univille , Católica de Joinville e UEPB de Monteiro receberam a equipe nacional para a realização da reunião de estruturação e esclarecimentos técnicos para 2017.

A representante NAF de Feira de Santana realizou reuniões de planejamento com os núcleos da FACEMP e FAMAM. Foi realizada também em Feira de Santana reunião com o núcleo da UNIFACS e o Lar do Irmão Velho para realização de ações referentes ao NAF.

A Faculdade São José recebeu a visita técnica dos representantes NAF do Rio de Janeiro.

O NAF da Faculdade de São Judas visitou o Centro Promoção da Criança e do Adolescente em Porto Alegre.

A equipe NAF da 8° RF, estado de São Paulo, realizou reunião de planejamento para 2017 com os representantes NAF das delegacias e das alfândegas da jurisdição da Região Fiscal. Houve também uma reunião para alinhamento das ações das delegacias do município de São Paulo. Na 8° RF também foram realizadas reuniões entre os representantes NAF da delegacia de Araçatuba e coordenador NAF da Unitoledo e entre as representantes NAF da delegacia de Barueri e coordenador NAF da FATEC Na capital de São Paulo foram realizadas reuniões de planejamento em 6 núcleos: Uniítalo, FECAP, Campos Salles, Mackenzie, Unicid e FAM.

Reuniões

Questionários

Em 2017 entregaram o Questionário do Coordenador, indicando que os núcleos passarão da modalidade "grupo de estudos" para a modalidade "atendimento" os seguintes núcleos:

1. Focca; 2. UNIPÊ;

3. UNIFACS Feira de Santana

1. UNICID 2. UNOESC 3. UEPB 4. UNIFAC

5. Instituto Toledo de Ensino

A RFB orienta as IES a entregarem o questionário de serviços prestados no período de 01° de março a 30 de junho e de 01° de agosto a 30 de novembro, porém houve núcleos que começaram a informar os serviços

(7)

NAF ENTREVISTA

Profª Letícia Luciana Claro Dantas

Faculdade Bilac – São José dos Campos - SP

1. Quais os objetivos do projeto NAF? Como o NAF se insere nos objetivos acadêmicos?

Objetivos do projeto NAF: levar

conhecimentos práticos aos alunos para uma melhor formação do profissional contábil e a responsabilidade social do profissional em atender a população hipossuficiente. Ele insere nos objetivo acadêmicos na aplicação da teoria na prática.

2. Quem usufrui dos benefícios do NAF? Como ele impacta a vida dos alunos e da comunidade?

Os benefícios do NAF são usufruídos pela comunidade com baixos recursos econômicos. O NAF impacta positivamente na vida dos alunos pois eles tem a vivência e a proximidade com a comunidade por meio da prestação de serviços e a comunidade tem serviços prestados de qualidade de forma gratuita.

3. Quais os principais serviços que podem ser ofertados no NAF da Faculdade Bilac? Como o NAF se integra as demais iniciativas do Bilac?

Os principais serviços disponibilizados são:

• Declarações (Imposto de Renda, Ganho de Capital e ITR); • Agendamento para atendimento na Receita Federal; • Regularização CPF;

(8)

Núcleos que já começaram o

atendimento aos cidadãos em 2017:

1. USF de Bragança Paulista;

2. FURG de Porto Alegre;

3. Faculdade Reges de Dracena;

A iniciativa da Faculdade Bilac tem o foco da aplicabilidade do conhecimento e a formação de um profissional com excelência e acredita na importância da responsabilidade socioambiental e investe em iniciativas que atendam às necessidades da comunidade. Com a participação ativa de professores e alunos, promove serviços gratuitos, capacitação, atividades culturais e educação ambiental.

4. Quais os grandes desafios hoje do projeto NAF?

Desafio de auxiliar os contribuintes na resolução de seus trâmites fiscais e previdenciários e formar profissionais qualificados para o mercado de trabalho, que possuam responsabilidade sobre sua profissão e os serviços prestados.

5. O que o NAF trouxe para sua vida profissional?

O NAF trouxe a oportunidade de formar profissionais capacitados e a maneira de ajudar o outro que não é autossuficiente; olhar os contribuintes como seres humanos e não somente como pessoas que precisam entregar uma obrigação, pois cada um que vem ao NAF tem um problema muito particular e você passa a entender e ajudar de alguma forma a vida de outra pessoa.

Referências

Documentos relacionados

A elaboração foi baseada na Taxonomia II da NANDA, sendo enfocado apenas a classe ati- vidade/exercício do domínio atividade/repouso que é composto pelas seguintes respostas

Organograma Presidente Direção Municipal de Administração Geral Departamento de Modernização Administrativa e Gestão de Pessoas Divisão de Gestão Organizacional Divisão

Estes programas são adequados para a lavagem de roupa de algodão com grau de sujidade normal e são os programas de maior eficiência em termos de consumo combinado de energia e

ETANOL 400 produtores  reunidos em  200 grupos Distribuidoras: 10 maiores respondem  por mais de 70% do mercado GASOLINA Petrobrás responsável 

- COLETIVO PIAUHY DAS ARTES (PI) LOCAL: CASTELO DE THOR (PRAÇA MANDU LADINO HORA: 19:30h CUIDADO FRÁGIL: RAIOS E TROVÕES - SILVIA MOURA (CE).. LOCAL: CASTELO DE THOR (PRAÇA

Portanto, a Bíblia é muito clara que a verdadeira igreja de Deus não é composta de nenhuma denominação - não importa o quão exaltado seja seu nome, não importa quanta verdade

A instalação deste item é obrigatória a fim de evitar erros com as alterações no esquema de banco de dados ao atualizar o Acelerador do PMO de versões anteriores do

O foco de Mário de Andrade são as pes- soas, os nativos habitantes do lugar, como também dos indígenas, conforme se pode constatar nas fotos que compõem seu livro,