• Nenhum resultado encontrado

ATIVIDADES DA XI PARADA PELA DIVERSIDADE SEXUAL DO CEARÁ OCORREM DURANTE A SEMANA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATIVIDADES DA XI PARADA PELA DIVERSIDADE SEXUAL DO CEARÁ OCORREM DURANTE A SEMANA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

GRUPO DE RESISTÊNCIA ASA BRANCA

Rec. Utilidade Pública Conf. Lei N° 7066 de 27/03/92

Sede: Rua Teresa Cristina, 1050, Centro, 60015-141, Fortaleza-CE

Fone/Fax: 85 – 3253.6197 / 32266761 e-mail: grab@uol.com.br www.grab.org.br Fundado em 17/03/89.

ATIVIDADES DA XI PARADA PELA DIVERSIDADE

SEXUAL DO CEARÁ OCORREM DURANTE A SEMANA

O Grupo de Resistência Asa Branca - GRAB está a todo vapor com os preparativos para a XI Parada pela Diversidade do Ceará, que acontecerá no dia 27 de junho de 2010 (domingo), em Fortaleza, na Avenida Beira Mar, a partir das 13h.

Com o tema “Vote Contra a Homofobia, Defenda a Cidadania!”, a XI Parada pela Diversidade no Ceará traz como pauta de reivindicação a consolidação de instrumentos de combate à discriminação, dentre os quais se destaca a aprovação do Projeto-de-Lei nº122/06 (tramitando no Senado), que criminaliza a homofobia. O tema da parada faz alusão à necessidade da politização do voto das comunidades LGBT em candidatos/as que se comprometam a aprovar matérias referentes à cidadania homossexual.

A Parada é o maior evento de massas, organizada por entidade da sociedade civil, em todo o estado do Ceará. Na edição de 2009, segundo estimativas da Polícia Militar, a Parada reuniu cerca de 800.000 pessoas.

Nesta edição, o posto de madrinha da Parada caberá a Prof.ª Dr.ª Zelma Madeira. A escolhida é Doutora em Sociologia e Professora do Curso de Serviço Social da UECE. Zelma desenvolve com seriedade estudos na área de Sociologia da Família, Relações de Gênero e Étnico-raciais, demonstrando compromisso com a causa, de forma que o GRAB entende que a homenageada dará ainda mais respaldo ao evento. “É uma honra e também uma responsabilidade (...). A questão da diversidade sexual é uma luta que atravessa o movimento de mulheres e o movimento negro”, afirmou Zelma durante as reuniões de organização da XI Parada, disponibilizando-se ainda a continuar com sua contribuição com a luta do movimento LGBTT, defendendo a necessidade de pautar as questões relativas às sexualidades nos seus espaços de atuação. Zelma já havia contribuído com a Parada em ocasiões anteriores, especialmente em 2007, quando o evento trouxe o tema “Por um mundo sem machismo, racismo e homofobia”.

(2)

Nesta edição, a concentração terá início às 13h (em frente à Barraca do Joca) e o público seguirá as instruções da organização da Parada, Guarda Municipal e Polícia Militar, que estarão presentes no local.

Por conta do contingente de pessoas, a organização da XI Parada limitou o número de trios elétricos que participarão do percurso em 08 (oito). Percorrerão, da Avenida Beira Mar à Avenida Historiador Raimundo Girão, além do Trio Oficial (do GRAB), carros de outras organizações do movimento LGBTT, órgãos de políticas públicas LGBTT cearenses, além de casas noturnas e uma batucada de tambores artesanais, organizada pelo Grupo LAMCE e parceiras.

A XI Parada pela Diversidade Sexual do Ceará é organizada pelo GRAB, em parceria com outras organizações e movimentos LGBTT e aliados na luta contra a homofobia, com apoio do Ministério da Saúde e Prefeitura Municipal de Fortaleza.

PROGRAMAÇÃO

Em 2010, além do percurso tradicional pela Avenida Beira Mar, no dia 27 de junho, a XI Parada conta com uma programação ampla e diversificada, que inclui o lançamento e realização de campanhas, oficinas, atividades culturais e educativas sobre Cidadania e Saúde, Show da Consciência Homossexual, Feira Mix e Exposição LGBT, Seminário, encontros, exibições de vídeos, dentre outras atividades.

- I Encontro Saúde sem Homofobia: aconteceu no dia 14 de junho, das 9 às

17h, no IMPARH. O evento esteve inserido entre as atividades que antecedem à realização da XI Parada pela Diversidade Sexual do Ceará, procurando sensibilizar os profissionais da Atenção Básica para um atendimento não-homofóbico e cidadão às populações LGBTT. Reuniu cerca de 100 trabalhadores/as das unidades básicas de saúde de Fortaleza, que participaram de grupos de discussão e construíram, ao final, uma bandeira de 11 metros com as cores do arco-íris, que simboliza a diversidade sexual, e a luta pelo fim do preconceito, da discriminação e da homofobia, ornada com desenhos e palavras de ordem que serão levados durante o trajeto da XI Parada, na

Avenida Beira Mar.

- Batucada tambores de safo: é uma iniciativa do grupo Liberdade do Amor

entre Mulheres do Ceará – LAMCE, que realizou quatro oficinas de tambores e ritmos políticos na Casa Feminista Nazaré Flor (Dias 05, 06, 12 e 13/06) e ensaios abertos na Praça da Gentilândia (dias 18 e 25/06, das 17 às 21h). As oficinas e ensaios são

(3)

atividades preparatórias para a Batucada Tambores de Safo durante a XI Parada, que vem à frente do trio oficial (do GRAB), reivindicando visibililidade para as populações de mulheres Lésbicas e Bissexuais. Os tambores confeccionados ficarão expostos durante a

Feira Mix e exposição LGBTT.

- Campanha “Fique Sabendo”: é uma atividade proposta, do GRAB, em

parceria com Coordenadoria de DST/Aids e Hepatites (Secretaria de Saúde de Fortaleza), que acontecerá de 21 a 25/06 (segunda a quinta). A campanha tem como objetivo estimular realização do teste anti-HIV, possibilitando o diagnóstico precoce e a melhoria qualidade de vida para as pessoas. Neste período, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Centro de Saúde Carlos Ribeiro (Rua Jacinto Matos, 944, bairro Jacarecanga) e outros 21 centros de saúde da rede municipal deverão disponibilizar o teste rápido, cujo resultado sai em meia hora.

- Encontro de Lideranças de Travestis e Transexuais do Ceará: trata-se de

um momento em que sujeitos travestis e transexuais se reunirão para debater os desafios e as perspectivas da organização política trans no Ceará, assim como as demandas contemporâneas do movimento. Tal atividade é organizada por um coletivo de organizações de Travestis e Transexuais, com o apoio da Coordenadoria de políticas públicas para a Diversidade Sexual de Fortaleza e acontecerá no dia 24/06 (quinta), no Hotel Amuarama (Av. Oswaldo Studart, 888- Bairro de Fátima), das 10 às 13h.

- Seminário “Vote contra a Homofobia: defenda a cidadania!”: momento

em que ativistas do movimento LGBTT, pesquisadores, aliados à luta no combate à homofobia e demais interessados discutirão a vivência das homossexualidades, a interface entre sexualidade e cidadania, assim como estratégias de enfrentamento da homofobia em Fortaleza.

Na ocasião, será lança em Fortaleza a campanha “Sou Travesti e mereço respeito”, além dos dados da pesquisa “X Parada pela Diversidade Sexual: indicativos sobre perfil, direitos e contextos de vulnerabilidade da população LGBTT no Ceará”, realizada pelo Núcleo de Pesquisas sobre Sexualidade, Gênero e Subjetividade (NUSS/ UFC), em parceria com o GRAB, em 2009.

Os participantes poderão, ainda, assistir à exibição de lançamento dos documentários sobre a X Parada e do I Encontro Nacional de Jovens Gays e outros HSH. Este filme retrata a realização do "I Encontro Nacional de jovens gays e outros HSH", que ocorreu na cidade de Fortaleza-Ceará, em outubro de 2009, e teve como temática principal: Prevenção, Solidariedade e Ativismo em HIV/Aids. Estiveram presentes no encontro 150 jovens gays e outros Homens que fazem Sexo com Homens (HSH), de todos os estados brasileiros, onde puderam debater, discutir, conhecer e propor alternativas e implementação de políticas que integram este documentário sobre juventudes gays, preconceitos, vivência com HIV, prevenção, homofobia, ativismo, saúde e sexualidade, teve a produção do GRAB e direção do cineasta carioca Vagner de Almeida.

Os 50 primeiros participantes do seminário receberão camisas da Parada, gratuitamente, mediante a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis (para efeito de troca, não serão contabilizadas as doações em sal), a serem doados à Central de Abastecimento Alimentar da Associação de Voluntários do hospital São José (para pessoas que vivem com HIV e Aids em situação de pobreza).

- Feira Mix e Exposição LGBTT: Espaço onde a exposição de materiais

institucionais com recorte de diversidade sexual e o comércio de artigos que fazem alusão ao universo LGBTT dividem espaço com apresentações culturais e a oferta de

(4)

serviços, na Praça do Ferreira.. A programação cultural da Feira fica por conta da performance de Yasmim Nóbrega (dança contemporânea), Cabaré da Dama (teatro/ performance drag), Maracatú Vozes da África, exposição de telas e tambores artesanais, além dos Dj’s Fábio Vieira e Flávio Vasconcelos. A Feira Mix e exposição LGBTT é organizada pelo GRAB e será realizada nos dias dia 25 (sexta - 14 às 20h) e 26/06

(sábado – 09 às 16h).

- Show da Consciência Homossexual: trata-se de uma festa alusiva ao

dia Mundial do Orgulho LGBTT (28 de junho), incorporado ao calendário oficial do município de Fortaleza através Lei n° 8626/2002. A data celebra a memória do Levante de Stonewall, ocasião em que, obstinados a resistir à recorrente repressão policial à vivência de homossociabilidades em um conjunto de bares de Nova York, homossexuais que freqüentavam o bar The Stonewall In reagiram combativamente às agressões ali sofridas, travando confrontos que excederam a noite do dia 28 de junho de 1969. Desde então, esta data fora tomada como símbolo de resistência à intolerância e opressão à diversidade sexual, assim como a demarcação do processo de organização em torno da luta por direitos humanos relativos à sexualidade. Realizado pela Coordenadoria da Diversidade Sexual da Prefeitura de Fortaleza, o show levará para a Praça do Ferreira a cantora Dianah, Kátia Freitas e outras atrações locais, a partir das 17h do dia 26/06.

- XI Parada pela Diversidade Sexual do Ceará: desde 1999, a Parada em

Fortaleza vem se caracterizando como um momento de aglutinação de sujeitos de distintas orientações sexuais, que se reúnem para reivindicar o fim do preconceito e a garantia de direitos de LGBTT, celebrando a diversidade e o orgulho. Em 2010, a XI Parada tomará as ruas da Avenida Beira Mar, das 13 às 22h, no dia 27 de junho, mobilizando a população LGBTT cearense para a necessidade de refletir sobre o voto consciente como instrumento importante na luta contra a homofobia. O Trio oficial da Parada (do GRAB) puxará palavras de ordem e realizará a leitura de um manifesto político-cultural em defesa dos direitos humanos de LGBTT (anexo ao final). Tal manifesto será musicado e reproduzido nos outros sete trios confirmados (Coordenadoria da Diversidade Sexual de Fortaleza, Movimento de Travestis e Transexuais do Ceará, Ônix Dance/ Parada Gay do José Walter, Garota G, boate Meet e Donna Santa). Falas de lideranças do movimento LGBTT, da Madrinha da Parada (Dra. Zelma Madeira) e apoiadores acontecerão durante a abertura e “hora da militância”. As vítimas da homofobia no país receberão uma homenagem às 18h, quando será proposto um minuto de silêncio contra os assassinatos de LGBTT, por crimes de ódio. A música fica por conta dos DJ’s Fábio Vieira e Guga de Castro, além das performances de Joyce Malkomes e Dimmy Kieer (Dicesar, BBB 10). À frente do trio oficial, a Batucada Tambores de Safo, organizada pelo grupo LAMCE, apresentará seus “ritmos políticos”, unindo o som da percussão às reivindicações pela visibilidade lésbica. Além da bandeira

(5)

de 11 metros, confeccionada durante o seminário “Saúde sem Homofobia”, uma bandeira gigante do arco-íris, que abrirá o percurso da Parada, simbolizando a diversidade sexual e a luta pelo fim da homofobia.

Maiores Informações:

Francisco Pedrosa- presidente do GRAB- 91843425 Dediane Souza- diretora do GRAB- 86892784

Tel Cândido- GRAB- 88717584

GRAB: 85-32536197 / 32266761 www.grab.org.br grab@uol.com.br

_____________________________________________________________________

Manifesto político-cultural em defesa dos direitos humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBTT)

Há exatos 41 anos, em Nova York, no bar Stonewall, um grupo de homossexuais reagiram à repressão policial violenta às expressões das homossexualidades e, desde então, o dia 28 de junho fora tomado como o Dia Mundial da Consciência LGBTT, data consagrada à realização de Paradas, atos públicos e outros manifestos em defesa dos direitos humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.

No Brasil, desde o final da década de setenta, o movimento LGBTT mobiliza esforços pela discussão e garantia da qualidade de vida e cidadania LGBTT.

No Ceará, realizamos este ano (domingo, 27 de junho/10) a XI Parada pela Diversidade Sexual do Ceará, com o tema “Vote contra a homofobia: defenda a cidadania!”. A Parada é um momento onde o movimento LGBTT cearense, entidades e sujeitos aliados à luta contra a homo/lesbo/transfobia, propõem a sensibilização da sociedade quanto a importância de politizar nossas escolhas, elegendo candidatos (as) comprometidos (as) com o enfrentamento do preconceito e da discriminação, assumindo uma postura clara de defesa dos direitos das pessoas LGBTT no Estado e no país.

Ocorrem, no Brasil, as manifestações públicas a favor da diversidade sexual mais numerosas do mundo. Todavia, a vivência das homossexualidades no país é marcada pela experimentação de violências (física, psicológica e simbólica). Em média, por mês, uma Lésbica, Gay, Travesti ou Transexual é assassinado (a) no Estado do Ceará, em decorrência da intolerância à diversidade sexual. Agressões verbais, físicas, constrangimentos e exclusões diversas fazem do Brasil um país que viola direitos humanos, civis, econômicos, sociais e políticos dos sujeitos LGBTT.

(6)

Exigimos a aprovação do projeto-de-lei nº 122/06, que torna a homofobia crime inafiançável, a exemplo do racismo. Tal projeto tem sido alvo de manobras truculentas no Senado Federal, especialmente por parte de senadores (as) fundamentalistas religiosos (as). Queremos sua aprovação e a garantia do Estado laico!

Em nível local, queremos a aprovação de lei estadual que coíba discriminação por orientação sexual, da lei que garanta os mesmos direitos previdenciários para servidores (as) públicos estaduais que tenham companheiros (as) do mesmo sexo e a divulgação e implementação integral dos planos municipal e estadual de políticas públicas para LGBTT, resultado das etapas locais da Conferência Nacional LGBTT, realizadas em 2008. Protestamos ainda, contra a lentidão e ineficácia do Judiciário no julgamento e execução de penas relativas a crimes homofóbicos no nosso Estado.

Queremos, com este manifesto, reafirmar nosso compromisso com a liberdade, com os direitos humanos, com a defesa do ambiente e da justiça social, com a luta por um mundo onde as relações entre homens e mulheres sejam mais equilibradas, onde crianças, adultos (as) e idosos (as) possam viver com mais segurança. Reafirmamos, ainda, que desejamos construir uma sociedade sem machismo, sexismo, onde a etnia, as orientações sexuais e as identidades de gênero sejam apenas elementos enriquecedores da diversidade e da beleza da condição humana. Celebramos a vida, a paz, os direitos humanos, a livre orientação sexual, o amor e, fundamentalmente, o respeito às diversidades sexuais, livres de qualquer opressão! Viva a liberdade!

Grupo de Resistência Asa Branca

21 anos na luta pelos direitos humanos de LGBTT

www.grab.org.br

Referências

Documentos relacionados

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

Para as armaduras pré-tensionadas foi atribuído um afastamento de 36 mm horizontal e vertical entre cordões (duas vezes o diâmetro). O afastamento considerado entre as

Dessa forma, na realização dos trabalhos de transformação genética, foram utilizados 4.790 segmentos de epicótilo, que regeneraram 366 brotos GUS positivos.Os

546 FERRAZ JR., Tercio Sampaio. Função Social da Dogmática Jurídica. Função Social da Dogmática Jurídica. Função Social da Dogmática Jurídica. Introdução ao Estudo do

DÉBORA DE ANDRADE PENTEADO FORCHETTI “USO DOS TEORES DE GORDURA EM CHOCOLATE DETERMINADOS POR ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO NA UNIVERSIDADE PARA ELABORAÇÃO DE UM MÉTODO RÁPIDO, SIMPLES

A medida que cada vez mais empresas renderem-se à reenge- nharia e à automação, até mesmo os exportadores do terceiro mundo, como a China e a índia, serão forçados a passar

Neste trabalho foram avaliados os parâmetros de qualidade de polpa de acerola congelada, segundo o Regulamento Técnico para Fixação dos Padrões de Identidade e Qualidade

In an attempt to overcome the local resistance that inevi- tably accompanies having a natural site classified as a national park, the French government passed a new law in 2006