• Nenhum resultado encontrado

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE LETRAS E LINGUÍSTICA EXAME DE PROFICIÊNCIA PROFLIN

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE LETRAS E LINGUÍSTICA EXAME DE PROFICIÊNCIA PROFLIN"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE LETRAS E LINGUÍSTICA

EXAME DE PROFICIÊNCIA PROFLIN

EXAME DE PROFICIÊNCIA PROFLIN - 27/08/2016

REDAÇÃO

Candidato(a):___________________________________________________________ Assinatura:_____________________________________________________________

INSTRUÇÕES

• NÃO É PERMITIDA A IDENTIFICAÇÃO NA FOLHA DE REDAÇÃO.

• OS EXAMES TERÃO A DURAÇÃO MÍNIMA DE 1 HORA (o candidato não poderá concluir ou se ausentar da sala de exames antes desse tempo) E MÁXIMA DE 3 HORAS, IMPRORROGÁVEIS (não há tempo adicional para transcrição da redação escrita em rascunho).

• A PROVA DEVERÁ SER FEITA À TINTA (azul ou preta).

• O RASCUNHO DEVERÁ SER ENTREGUES AO EXAMINADOR JUNTAMENTE COM A FOLHA DE REDAÇÃO.

• É PROIBIDO O USO DE EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS (telefones celulares, calculadoras, i-pod, etc.) durante a realização dos exames.

(2)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE LETRAS E LINGUÍSTICA

EXAME DE PROFICIÊNCIA PROFLIN

EXAME DE PROFICIÊNCIA PROFLIN - 27/08/2016

REDAÇÃO

ORIENTAÇÃO GERAL

Leia com atenção as instruções abaixo.

A) Você encontrará duas situações para motivá-lo a escrever seu texto. Escolha a situação com a qual mais se identifica.

B) Dê um título para sua redação. Escreva o título no lugar apropriado na folha de prova.

C) Não copie trechos dos textos motivadores. Você deve escrever, no mínimo, 25 linhas e no máximo, 30 linhas.

(3)

SITUAÇÃO A TEXTO

Causas da falta de motivação no trabalho

As empresas são diferentes, assim como os seus próprios funcionários, então existem muitos fatores que podem causar a falta de motivação no trabalho, porém, existem alguns pontos que são mais comuns e que prevalecem na maioria das organizações brasileiras.

Vejam abaixo algumas causas da falta de motivação por parte dos trabalhadores na maioria das empresas:

Falta de suporte – Alguns funcionários se sentem desmotivados por conta da falta de atenção dos seus superiores e isso ocorre com grande frequência em muitas empresas, porque em muitos casos, os funcionários precisam de um auxílio e não encontram as pessoas capacitadas para lhes ajudar, daí ocorre acontece a desmotivação no trabalho.

Sem expectativa de crescimento – Se a empresa não dá nenhuma expectativa de crescimento para o funcionário, a tendência é que ele se acomode naquela situação e não se preocupe também em gerar resultados maiores para a organização. É sempre importante definir níveis hierárquicos dentro da empresa para que se possa estimular o crescimento de cada funcionário.

Salários baixos – A motivação no trabalho não é adquirida só por dinheiro e realmente não é, mas ele tem uma grande influência nisso tudo. A empresa que deseja ver seus funcionários motivados deve ser a primeira a colaborar com esse processo e oferecer um salàrio justo e, em dia, para sua equipe de trabalho. Isso é o mínimo que deve ser feito.

Falta de reconhecimento – É muito comum encontrarmos pessoas que fazem de tudo pela empresa e não são reconhecidos pelos seus superiores. Isso pode causar uma verdadeira falta de motivação no trabalho. Então, deve-se focar na valorização profissional do funcionário, de modo que se possa recompensá-los ou, pelo menos, deve-se elogiá-los por um trabalho bem feito que vem sendo realizado.

Texto disponível em: http://www.montarumnegocio.com/falta-de-motivacao-no-trabalho/ Acesso em: 21 ago. 2016.

PROPOSTA DE PRODUÇÃO DE TEXTO:

Tendo como base o texto motivador, posicione-se a respeito do fragmento a seguir. Lembre-se: você deverá escrever um texto dissertativo-argumentativo.

(4)

Não é preciso se esforçar muito para avaliar e descobrir as consequências que a falta de motivação no trabalho traz para as empresas e a principal delas é a baixa produtividade.

O que fazer para melhorar a motivação nas empresas?

...

SITUAÇÃO B TEXTO

Ética no trabalho - ÉTICA PROFISSIONAL

Muitos autores definem a ética profissional como sendo um conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão. Seria a ação "reguladora" da ética agindo no desempenho das profissões, fazendo com que o profissional respeite seu semelhante quando no exercício da sua profissão.

A ética profissional estudaria e regularia o relacionamento do profissional com sua clientela, visando a dignidade humana e a construção do bem-estar no contexto sociocultural onde exerce sua profissão. Ela atinge todas as profissões e quando falamos de ética profissional estamos nos referindo ao caráter normativo e até jurídico que regulamenta determinada profissão a partir de estatutos e códigos específicos. Assim temos a ética médica, do advogado, do biólogo etc.

Acontece que, em geral, as profissões apresentam a ética firmada em questões muito relevantes que ultrapassam o campo profissional em si. Questões como o aborto, pena de morte, sequestros, eutanásia, AIDS, por exemplo, são questões morais que se apresentam como problemas éticos – porque pedem uma reflexão profunda – e um profissional, ao se debruçar sobre elas, não o faz apenas como tal, mas como um pensador, um "filósofo da ciência", ou seja, da profissão que exerce. Desta forma, a reflexão ética entra na moralidade de qualquer atividade profissional humana.

Sendo a ética inerente à vida humana, sua importância é bastante evidenciada na vida profissional, porque cada profissional tem responsabilidades individuais e responsabilidades sociais, pois envolvem pessoas que dela se beneficiam.

A ética é ainda indispensável ao profissional, porque na ação humana "o fazer" e "o agir" estão interligados. O fazer diz respeito à competência, à eficiência que todo profissional deve possuir para exercer bem a sua profissão. O agir se refere à conduta do profissional, ao conjunto de atitudes que deve assumir no desempenho de sua profissão.

(5)

Constata-se então o forte conteúdo ético presente no exercício profissional e sua importância na formação de recursos humanos.

1.1. Individualismo e ética profissional

Parece ser uma tendência do ser humano, como tem sido objeto de referências de muitos estudiosos, a de defender, em primeiro lugar, seus interesses próprios e, quando esses interesses são de natureza pouco recomendável, ocorrem seríssimos problemas.

O valor ético do esforço humano é variável em função de seu alcance em face da comunidade. Se o trabalho executado é só para auferir renda, em geral, tem seu valor restrito. Por outro lado, nos serviços realizados com amor, visando ao benefício de terceiros, dentro de vasto raio de ação, com consciência do bem comum, passa a existir a expressão social do mesmo.

Aquele que só se preocupa com os lucros, geralmente, tende a ter menor consciência de grupo. Fascinado pela preocupação monetária, a ele pouco importa o que ocorre com a sua comunidade e muito menos com a sociedade.

Para ilustrar essa questão, citaremos um caso, muito conhecido, porém de autor anônimo.

Dizem que um sábio procurava encontrar um ser integral, em relação a seu trabalho. Entrou, então, em uma obra e começou a indagar. Ao primeiro operário perguntou o que fazia e este respondeu que procurava ganhar seu salário; ao segundo repetiu a pergunta e obteve a resposta de que ele preenchia seu tempo; finalmente, sempre repetindo a pergunta, encontrou um que lhe disse: "Estou construindo uma catedral para a minha cidade".

A este último, o sábio teria atribuído a qualidade de ser integral em face do trabalho, como instrumento do bem comum. Como o número dos que trabalham, todavia, visando primordialmente ao rendimento, é grande, as classes procuram defender-se contra a dilapidação de seus conceitos, tutelando o trabalho e zelando para que uma luta encarniçada não ocorra na disputa dos serviços. Isto porque ficam vulneráveis ao individualismo.

A consciência de grupo tem surgido, então, quase sempre, mais por interesse de defesa do que por altruísmo. Isto porque, garantida a liberdade de trabalho, se não se regular e tutelar a conduta, o individualismo pode transformar a vida dos profissionais em reciprocidade de agressão.

Tal luta quase sempre se processa através de aviltamento de preços, propaganda enganosa, calúnias, difamações, tramas, tudo na ânsia de ganhar mercado e subtrair clientela e oportunidades do colega, reduzindo a concorrência. Igualmente, para maiores lucros, pode estar o indivíduo tentado a práticas viciosas, mas rentáveis. Em nome dessas ambições, podem ser praticadas quebras de sigilo, ameaças de revelação de segredos dos negócios, simulação de pagamentos de impostos não recolhidos, etc.

(6)

Texto disponível em: http://www.eticanotrabalho.no.comunidades.net/etica-no-trabalho Acesso em: 21 ag. 2016.

PROPOSTA DE PRODUÇÃO DE TEXTO

Tendo como base a leitura dos textos motivadores, posicione-se a respeito. Lembre-se: você deverá escrever um texto dissertativo-argumentativo.

Como as atitudes virtuosas podem garantir o bem comum, a ética tem sido o caminho justo, adequado, para o benefício geral de uma empresa. Lembre-se sempre: embora o comportamento ético não vá constar no seu currículo, ele será reconhecido e associado à sua personalidade e identidade profissional, e o oposto também é verdadeiro.

• Você considera que a honestidade, a humildade, a perseverança, a imparcialidade e a compreensão são características da ética no trabalho? Posicione-se a respeito.

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

Janaína Oliveira, que esteve presente em Ouagadougou nas últimas três edições do FESPACO (2011, 2013, 2015) e participou de todos os fóruns de debate promovidos

Em 2008 foram iniciadas na Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID) as obras para a reestruturação de seu espaço físico. Foram investidos 16 milhões

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

Apesar da melhora de desempenho nas compras dos setores pesquisados, os instrumentos de pesquisa utilizados permitiram verificar que na Universidade Federal de

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

No Brasil, a falta de uma fiscalização mais rigorosa é uma das razões que possibilitam que certas empresas utilizem os estágios como forma de dispor de uma mão-de-obra

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de