• Nenhum resultado encontrado

Administração de Vendas - Aula 05 (Case Danone)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Administração de Vendas - Aula 05 (Case Danone)"

Copied!
4
0
0

Texto

(1)

Estrutura e Estratégias de Distribuição da Danone

Estrutura e Estratégias de Distribuição da Danone

11

   

ABORDAGENS

ABORDAGENS

DESTE CASO:

DESTE CASO:

- Estrutura de

- Estrutura de

Distribuição – Direto x

Distribuição – Direto x

Indireto

Indireto

- Decisões de Canal e

- Decisões de Canal e

Mudanças na Estratégia

Mudanças na Estratégia

de Distribuição

de Distribuição

- Desenvolvimento e

- Desenvolvimento e

Implementação de

Implementação de

Novos Canais

Novos Canais

- Estratégias de

- Estratégias de

Comunicação nos

Comunicação nos

Canais

Canais

-

-

Questões

Questões

de

de

Controle

Controle

e Conflito nos Canais

e Conflito nos Canais

de Distribuição

de Distribuição

Estrutura e

Estrutura e

Estratégias de

Estratégias de

Distribuição da

Distribuição da

Danone

Danone

Autores:

Autores:

Matheus Alberto Consoli

Matheus Alberto Consoli

Luciano Thomé e Castro

Luciano Thomé e Castro

Marcos Fava Neves

Marcos Fava Neves

ESTUDOS DE CASO

ESTUDOS DE CASO

(2)

Estrutura e Estratégias de Distribuição da Danone

2





A Empresa

A Danone é um dos maiores grupos empresariais no segmento de produtos alimentares do mundo, atuando nos setores de Produtos Lácteos Frescos, Biscoitos, Bebidas, embalagens e outros. Isso gera um faturamento de US$ 15 bilhões, atuando em mais de 150 países com mais de 70 mil funcionários.

Em nível mundial, é a primeira produtora de produtos lácteos frescos (PLF), primeira em biscoitos e segunda em água mineral, sendo líder mundial em PLF com 15,1% do mercado, o que representa 43% das vendas do grupo.

No Brasil, a empresa possui mais de 3.000 funcionários atuando nos segmentos de biscoitos e produtos lácteos frescos. No mercado PLF possui 32,3% do mercado, atuando em 134 mil, dos cerca de 300 mil pontos de venda do Brasil. Sinônimo de marca na categoria de iogurtes a empresa foi durante muitos anos líder de mercado, atuando com canais de distribuição focados na distribuição de varejo. Nos últimos anos a empresa e o mercado lácteo sofreram várias mudanças, o que tem levado a empresa a repensar seus canais de distribuição e além dos canais tradicionais, buscar também novas alternativas de distribuição para seus produtos.

Mudanças no Mercado e na Estrutura de Canais Danone

Dentre as principais mudanças que tem afetado a empresa e a necessidade de repensar os canais de distribuição, pode-se citar:

- Crescimento na quantidade de empresas concorrentes, com crescente número de marcas regionais e marcas “talibãs”, com preços inferiores às marcas líderes.

- Reestruturação dos seus canais de distribuição atuais, como estrutura própria direcionada para o atendimento de grandes varejistas e redes nacionais em grandes cidades e implementação de distribuidores autorizados para distribuição em pequenos varejistas e cidades de menor porte.

Figura 1: Esquema simplificado dos canais de distribuição da Danone.

- Aquisição da marca PAULISTA, o que aumentou sua linha de produtos e a complexidade de distribuição, principalmente devido à linha de produtos UHT (leite de caixinha 1 litro, creme de leite, etc), que diferentemente dos iogurtes, não necessitam de estrutura refrigerada.

- Redirecionamento da estratégia da empresa para esforços de comunicação e vendas em produtos de maior valor agregado, como linhas lights (Corpus), sobremesas (Danette), iogurtes funcionais (Activia) e petit suisse (Danoninho) e menor foco em produtos de massa e preços reduzidos, como bebidas lácteas (Dan’up) e polpas de frutas (Bandeja Danone).

DANONE

Varejo (Grandes lojas/ Redes)

Canal Direto Varejo (Pequenas lojas) Canal Indireto Distribuidor Autorizado Danone Consumidor Distribuidor Porta a Porta

(3)

Estrutura e Estratégias de Distribuição da Danone

3





- Necessidade de aumentar a distribuição e alavancar conjuntamente as marcas Danone e Paulista nos mesmos canais de distribuição.

- Necessidade de redução dos custos logísticos.

- Redução no risco de crédito, que passa a ser função do distribuidor.

Canais de Distribuição Danone – Canal Indireto

• RCA (Representante Comercial Autônomo)

O RCA utiliza um sistema de distribuição onde um representante prospectado pela Danone realiza todas as atividades de venda, incluindo visitas a clientes, vendas, merchandising e acompanhamento. Nesse canal, a Danone transfere para o RCA uma quantidade de produtos que fica n o estoque do RCA, que solicita quantidades de reposição de acordo com suas necessidades. Quando esses produtos são vendidos para os clientes, o RCA emite as notas fiscais de venda através de um sistema da Danone e uma impressora fiscal localizada em seu veículo. Nesse sistema, as notas fiscais de venda e os produtos são de propriedade da Danone e o RCA é remunerado por comissão sobre as vendas. Semanalmente o RCA presta contas do estoque físico e do movimento financeiro realizado. Esse modelo de distribuição foi gradualmente substituído para DAD’s, cujo processo finalizou-se em meados de 2004.

• DAD (Distribuidor Autorizado Danone)

Nessa nova modalidade de distribuição, a Danone passa a vender seus produtos para os DAD´s, que geralmente são os antigos RCA´s. A principal mudança, é que nesse sistema os clientes (varejistas) compram produtos dos DAD´s, que utilizam notas ficais de suas próprias empresas e não mais as fornecidas pela Danone. Como a Danone deixa de vender diretamente a esses clientes, pois esse controle agora será feito pelos DAD´s, existe a tendência de se perder o relacionamento e as informações sobre as vendas realizadas para esses clientes. Para suprimir esse problema e obter informações sobre as

vendas para os clientes, a Danone fornece um sistema de informações para os Distribuidores, que executa todas as operações de venda e gerenciais do DAD, e envia os dados de venda diretamente para a Danone. Dessa forma, o DAD passa a ser um intermediário a mais no canal de distribuição dos produtos da Danone. Apesar de ter melhorado o processo de distribuição da empresa, impactado positivamente na rentabilidade e reduzido os custos de distribuição, esse sistema apresenta alguns problemas, como a competitividade de preços dada a cumulatividade de alguns impostos, visto que o DAD é um intermediário a mais na cadeia de distribuição.

(4)

Estrutura e Estratégias de Distribuição da Danone

4





Devido às mudanças no cenário econômico e no mercado de atuação, e empresa decidiu investir em um modelo diferente para cidades de grande porte, utilizando conceitos já trabalhados pelas concorrentes Yakult e Nestlé, adaptando uma estrutura inovadora de venda porta a porta para público de baixa renda. Apesar de estar em um processo embrionário, o canal D2D tem apresentado resultados promissores, mas traz alguns riscos, como possíveis problemas trabalhistas e tributários, além do risco de entrar em conflito com outros canais indiretos da empresa, caso os Distribuidores Porta a Porta tentem revender produtos também em pequenos varejistas.

Com base nas informações fornecidas, pede-se que se discuta:

1. Como a empresa pode utilizar terceiros (intermediários) e mesmo assim manter controle de informações de vendas e ações nos clientes?

2. Você concorda com a estrutura implementada pela empresa, separando canais de atendimento a grandes clientes x pequenos varejistas e gra ndes cidades x pequenos municípios? Comente.

3. A empresa é expert na distribuição de produtos refrigerados, mas com pouco conhecimento de outros produtos. Qual sua sugestão para a distribuição dos produtos UHT, junto ou separado do iogurte refrigerado? Justifique sua resposta.

4. Que estratégias de comunicação a empresa pode alinhar às estratégias de canais para combater os concorrentes regionais e marcas com enfoque de preços?

5. Você tem estudado canais de distribuição, analisado mercados e outras empresas. Que sugestões de canais alternativos você daria para a DANONE distribuir iogurtes?

Referências

Documentos relacionados

Estaca de concreto moldada in loco, executada mediante a introdução no terreno, por rotação, de um trado helicoidal contínuo. A injeção de concreto é feita pela haste

O maior número de organismos capazes de sintetizar o polímero foi observado com meio AMM acrescido de amido, apresentando 30 organismos positivos, seguido de 27, 23, 22 e

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças

O emprego de um estimador robusto em variável que apresente valores discrepantes produz resultados adequados à avaliação e medição da variabilidade espacial de atributos de uma

Idealmente, a melhor comparação para as UC tratadas viria do grupo de UC tratadas, ou seja, o grupo que receberam as ações de EE, mas na situação em que eles não tivessem

3 Mecanismos que visam garantir que o grupo de controle não receba as ações de EE são fundamentais para que a contaminação do grupo de controle não inviabilize a

The purpose of the auction is to hire entities to carry out energy efficiency (EE) actions aimed at reducing electricity consumption in the city of Boa Vista in the state of

Quando os dados são analisados categorizando as respostas por tempo de trabalho no SERPRO, é possível observar que os respondentes com menor tempo de trabalho concordam menos que