• Nenhum resultado encontrado

Estação de Tratamento de Efluentes. Depotce Base 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Estação de Tratamento de Efluentes. Depotce Base 1"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

1. Setor: ETE a. Abrangência: Depotce

2. Objetivo: Este procedimento tem como objetivo estabelecer e definir métodos para operação da Estação de Tratamento de Efluentes e registros referente aos resultados de monitoramento da qualidade do efluente tratado. Realizado sempre que o reservatório possuir quantidade de efluente suficiente para uma batelada. Espera-se como resultado o atendimento ao Artigo 18 do decreto 8468/76.

3. Indicador: Não aplicável 4. Requisito: Não aplicável 5. Descrição da Tarefa:

Todas as atividades aqui descritas são exclusivamente “Operacionais” e servem para verificar o funcionamento adequado da ETE.

As atividades de monitoramento para fins de acompanhamento da qualidade do efluente tratado, são as descritas no item 5.5.

Os resultados das análises trimestrais são mantidos através dos laudos de análise analítica.

A responsabilidade de manter o procedimento em plena aplicação cabem ao Encarregado do setor e/ou pessoas designadas.

5.1 Inspeções Operacionais – Responsável ETE:

5.1.1 Inspeções Diárias

Deverão ser inspecionados e verificados diariamente:

- O Funcionamento e/ou limpeza das bombas centrífugas e pneumáticas. - O painel elétrico das bombas centrífugas

- Os Filtros Prensa, 1 e 2.

- A retro lavagem dos filtros de carvão e quartzo. - As tubulações e conexões de todo o sistema. - Limpeza periódica das caixas separadoras. - Limpeza do piscinão.

- Limpeza e organização do local de trabalho.

- Verificação de cloro livre e retro lavagem dos filtros nos pontos de amostragens da vigilância sanitária, conforme descrito em IT.DEP.ETE.01.

- Controle de funcionários, horários e faltas. - Verificação e controle de estoque de reagentes

- Solicitação de compras dos materiais e equipamentos par o bom funcionamento do setor.

5.1.2 Inspeções Semanais:

Deverão ser inspecionados e verificado semanalmente:

- Limpeza geral da área e quando necessário dos equipamentos. - Limpeza do tecido do filtro prensa.

(2)

5.1.3 Inspeções Mensais:

Deverão ser inspecionados e verificado mensalmente: - Reatores de batelada do tratamento físico químico.

- Tanques de equalização do efluente tratado e efluente bruto. - Tanques de reagentes.

- Limpeza dos contentores de reagentes.

- Monitoramento da troca dos elementos filtrantes dos filtros de carvão e quartzo.

5.2 Fluxograma e funcionamento da ETE:

(3)

5.2.1. Tratamento Físico-Químico

5.2.1.1.Tratamento preliminar - Caixa Separadora de água e óleo

O efluente bruto flui por canaletas para as caixas separadoras água-óleo A caixa separadora de água e óleo é um tanque que reduz a velocidade do efluente oleoso de forma a permitir que o óleo livre se separe da água por ação da gravidade. Remove apenas sólidos grosseiros, flutuantes e matéria mineral sedimentável, trabalha com o conceito de coalescência, onde as partículas menores de fluidos multifásicos tendem a se aglutinar em porções maiores e também trabalha com conceito baseada na velocidade de flutuação dos óleos.

5.2.1.2 Tratamento primário

Uma bomba centrífuga transfere o efluente ao tanque de efluente bruto, com capacidade de 20 m³, identificado como “Tanque 1”. A transferência é realizada de modo manual, através de acionamento no painel de comando (Botoeira identificada como “Bomba 1”).

Do “tanque 1” o efluente é transferido ao reator de batelada 1,2,3 e 4 com capacidade de 15 m³ cada um para início do tratamento físico-químico. A transferência é realizada de modo manual, através de acionamento no painel de comando (Botoeira identificada como “Bomba 2”).

5.2.1.3 Flotação

Nos reatores de batelada 1,2, 3 e 4 é adicionado os seguintes produtos: - Coagulante, visando dar carga metálica (cátions) ao efluente.

- Cal Hidratado, objetivando elevar o valor de pH para a faixa entre 7,5 e 8,5.

O cal hidratado tem a função de liberar hidroxilas no meio. Os metais solúveis tais como cobre, ferro, níquel, manganês e outros que possam existir no efluente, reagem formando hidróxidos metálicos coagulados. - Polímero Aniônico, tem a função de acelerar a decantação do material floculado

Em todas as etapas manter agitação constante.

Os difusores são acionados através de abertura de válvula para passagem de ar para o mesmo. Após adição de todos os produtos, deixar o efluente em equalização por 5 minutos e fechar o difusor. O efluente fica em repouso por aproximadamente 2 horas, separando o lodo do efluente tratado.

Notas: Devem-se tomar alguns cuidados:

a – A curva do potencial hidrogeniônico, ou seja do pH, é de característica exponencial, assim, os reagentes devem ser dosados lentamente, pois ao chegar no ponto de inflexão da curva próximo a 7,0 um pequeno excesso de solução pode influenciar significativamente a variação de pH.

b – Não exceda o valor de pH (9,5) e não deixe o pH ficar inferior a 7,5 para que não haja metais solúveis no efluente.

5.2.1.4 Equalização e Filtração

Após esse tempo de repouso o efluente tratado (clarificado) segue por gravidade para o tanque de equalização onde é transferido para um filtro de areia e depois para o filtro de carvão ativado, sendo encaminhado para o tanque de aeração de 10m³ para correção de ph e cloração, e posteriormente

(4)

5.2.1.5 Lodo e Filtros Prensa

O lodo contido nos reatores de batelada segue por gravidade para o tanque de lodo para ser filtrado e prensado em filtro prensa. Trata-se de um processo de separação sólido e líquido, com a função de remover as partículas sólidas indesejáveis, reduzindo o volume de lodo gerado.

5.6 Análise Analítica

Como o efluente tratado visa atender aos padrões fixados no artigo 18 aprovado pelo Decreto No. 8.468, de 8/9/1976, toda vez que o tanque de 150 m³ de efluente tratado for liberado para reutilização será realizados as análises descritas no IT.DEP.ETE.01 e a cada 3 meses é coletada amostra do efluente tratado e encaminhado para o fornecedor de análises analíticas que as efetua conforme este requisito legal, descrito acima.

Os resultados são analisados criticamente pelo encarregado do setor. 5.7 Resíduos

Os resíduos gerados pela ETE são separados no filtro prensa e posteriormente armazenados em caçambas, aguardando destinação, conforme CADRI aprovado pela CETESB.

Seguir as diretrizes do PSA 004 item 3.3.

5.8 Preparo dos Reagentes 5.8.1 Coagulante:

- Adicionar 100 litros de água no tanque de preparo.

- Adicionar 60 litros de coagulante - deixar em agitação por 10 minutos. - Em seguida completar com água até o limite máximo do tanque de preparo. - A cor da tubulação que faz a dosagem de coagulante é laranja

5.8.2. Cal Hidratado

-Adicionar 400 litros de água no tanque de preparo.

-Adicionar 20 kg de cal hidratado – manter agitação constante.

- Em seguida completar com água até o limite máximo do tanque de preparo. - A cor da tubulação que faz a dosagem de cal hidratado é lilás.

5.8.3. Polímero Aniônico

-Adicionar 400 litros de água no tanque de preparo

-Adicionar 100 gramas de polímero – manter agitação constante.

(5)

- A cor da tubulação que faz a dosagem de coagulante é branca

5.8.4. Ácido Sulfúrico e/ou Ácido Clorídrico (HCL)

-Adicionar 200 litros de água no tanque de preparo

-Adicionar 20 litros de ácido sulfúrico – Agitar: A adição deste produto no reator é utilizado para a diminuição do PH até o ponto desejado.

5.8.5. Soda Cáustica NaOH)

-Adicionar 200 litros de água no tanque de preparo

-Adicionar 20 litros de soda cáustica – Agitar: A adição deste produto no reator é utilizado para a aumentar o PH até o ponto desejado.

- Em seguida completar com água até o limite máximo do tanque de preparo.

5.9. Uso de EPI´s

- Durante o preparo dos reagentes e operação da ETE é mandatória a utilização dos EPI´s: Capacete de segurança com jugular, óculos de ampla visão, Protetor auricular, Respirador semi-facial, Filtro químico VO/GA, Luvas de PVC, botina de segurança e Macacão Tychem QC 127 T

Seguir diretrizes do PSS 11.01

5.9.1 Cuidados no Manuseio dos Produtos

- Cautela ao manusear os produtos químicos na Estação de Tratamento de Efluentes. Utilizar os EPI´s mandatórios conforme a FISPQ dos produtos utilizados e no transporte e utilização dos produtos devem ser utilizados os EPI’s mencionados no item 5.9.

Seguir as diretrizes PSS.05.05. 6. Práticas do 5S

- Zelar pela manutenção e limpeza dos equipamentos e ferramentas utilizadas, bem como o local de trabalho. - Atender, participar e ser co-responsável na prática da segurança, saúde, meio ambiente e qualidade da empresa.

7. Definições e Abreviaturas

Tratamento primário: Remove matéria orgânica em suspensão, através dos seguintes processos: decantação primária ou simples; precipitação química com baixa eficiência; flotação; neutralização. Medição de pH: Com pHmetro digital

CADRI: Certificado de Aprovação para Destinação de Resíduo Industrial ETE: Estação de Tratamento de Efluentes.

Floculação: Processo empregado para separar os componentes de uma mistura. Filtro Prensa: Utilizado para desidratar o lodo gerado no processo.

(6)

Fita indicadora universal de pH/ou indicador de pH digital: utilizado para medir o nível adequado do Ph conforme especificações.

Difusor de ar: Equipamento posicionado no fundo dos tanques para injeção e distribuição de ar comprimido na água para ser feita a aeração.

Aeração: Processo que consiste em colocar a água em contato fase gasosa (geralmente o ar) para transferir substâncias solúveis do ar para a água, aumentando seus teores de oxigênio e nitrogênio, e substâncias voláteis da água para o ar, permitindo a remoção do gás carbônico em excesso, do gás sulfídrico, do cloro, metano e substâncias aromáticas voláteis, assim como, proporcionar a oxidação e precipitação de compostos indesejáveis, tais como ferro e manganês.

8. Documentos Complementares: Artigo 18 do Decreto 8468/76

9. Itens de Treinamento: NR 35 – Trabalho em Altura NR 33 – Espaço Confinado

NR 12 – Manuseio de Produtos Químicos

NR 20 – Operação Segura Inflamável e Combustível Segurança Operacional

10. Setores que possuem ligação direta com este Procedimento Operacional: Segurança do Trabalho, Meio Ambiente, Lavador.

11. Controle de Registro Identificaçã o Recuperaçã o Arquivamento Proteçã o Retenç ão Descarte Meio Forma F.DEP.004.00 Controle de Análise de Tratamento Fisico-Químico Data Físico/Eletrônic o Armário/Backu

p ETE 1 ano Destruir/Deletar

F.DEP.005.00 -Controle diário de tratamento de efluentes Data Físico/Eletrônic o Armário/Backu

p ETE 1 anos Destruir/Deletar

Livro Ata Data Físico Armário ETE 1 anos

Destruir/Deletar

12. Histórico de Revisão:

(7)

31/03/04 Revisão geral.

01

30/11/06 Revisão Geral

02

06/12/06 Revisão de texto em EPI necessários - retirado avental

de PVC 03

26/10/09 Revisão Geral 04

02/02/15 Revisão Geral 05

15/04/16 Revisão Geral – Alteração no Layout 06

11/11/16 Revisado itens 4.1 e 5.5 – Alteração de periodicidade 07

10.01.17

Exclusão do Iten 5.4.2 a 5.4.2.7 Tratamento Biologico

08

27/03/2018 Alteração o layout, itens 5., 6, 7, 9, 11, 12/13/14/15 09

20/09/2018 Alteração dos itens 5.5.1, 7 10

13. Segurança do Trabalho / Meio Ambiente: Fábio Assis / Liliane Souza

14. Responsável Elaboração/Revisão: Diogo Henrique dos Santos/Thamiris Santana Ferreira

15. Responsável aprovação: Susan Rocxanner / Giulio Borlenghi

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho busca reconhecer as fragilidades e potencialidades do uso de produtos de sensoriamento remoto derivados do Satélite de Recursos Terrestres Sino-Brasileiro

Segundo Éric Laurent, a psicose ordinária se caracteriza pela não resposta aos significantes-mestres tradicionais, manifestando o fim do poder do Nome-do-Pai como

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Fazendo uma análise mais alargada (2013-2017), concluímos pelo contínuo reforço do plano de atividades e em particular das medidas/políticas que entendemos como primordiais

Trata-se, segundo Sidney Chalhoub, do predomínio da ideologia do paternalismo, entre os anos de 1850 e 1860, que se pode definir como sendo uma política de domínio na qual a

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

5- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

O Patrimônio Histórico, concebido aqui como uma relação entre memória social (CARLAN, 2008, p.82) e soma dos bens culturais, agrega conjuntos de informações,