• Nenhum resultado encontrado

INFORMAÇÕES TÉCNICAS AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INFORMAÇÕES TÉCNICAS AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

BIOSENG Panax ginseng

MEDICAMENTO FITOTERÁPICO

Nomenclatura botânica oficial: Panax ginseng Família: Araliaceae.

Parte da planta utilizada: Raiz.

FORMA FARMACÊUTICA Cápsula gelatinosa dura

USO ORAL USO ADULTO

APRESENTAÇÕES

Linha Hospitalar: Sem apresentações.

COMPOSIÇÃO

Cada cápsula gelatinosa dura contém:

Extrato seco de Panax ginseng... 105,5 mg (padronizado em 27% de ginsenosídeos, calculados com Rg1).

Excipientes q.s.p. ... 1 cápsula (amido, celulose microcristalina PH 200, dióxido de silício e maltodextrina).

CONCENTRAÇÃO DOS PRINCÍPIOS ATIVOS

O extrato seco está padronizado em 27% de ginsenosídeos totais calculados como Rg1. Cada cápsula contém 28,48 mg de ginsenosídeos totais calculados como Rg1.

(2)

1. INDICAÇÕES

BIOSENG restaura a capacidade física e mental, sendo indicado para pacientes que apresentam quadros de fraqueza, exaustão, cansaço e perda de concentração, na convalescença.

2. RESULTADOS DE EFICÁCIA

Um estudo clínico duplo-cego, controlado por placebo, avaliou o efeito do extrato padronizado de Ginseng (100 mg, 2 vezes ao dia, durante 12 semanas) na performance psicomotora de 16 indivíduos saudáveis. Inúmeros testes foram realizados para avaliar a performance psicomotora e encontrou-se um efeito favorável na atenção, processamento, função sensorial-motora integrada, e tempo de reação auditiva. Não foram relatados efeitos adversos à suplementação com Ginseng. O estudo concluiu que a droga foi superior ao placebo na melhora de determinadas funções psicomotoras em indivíduos saudáveis. (D’Angelo, 1986) (WHO – só consegui o resumo do artigo)

3. CARACTERÍSTICAS FARMACOLÓGICAS

BIOSENG é constituído pelo extrato seco de Panax ginseng, padronizado em ginsenosídeos totais calculados como Rg1. Os ginsenosídeos são saponosídeos triterpênicos, constituindo os princípios ativos do Panax ginseng.

Dois efeitos farmacológicos estão relacionados ao mecanismo de ação deste fitoterápico. Primeiramente, a droga tem um efeito adaptogênico, isto é, produz um aumento da resistência não-específica do organismo a agentes de estresse exógenos ou a efeitos nocivos às naturezas físicas, químicas ou biológicas. O segundo efeito é que a droga aumenta a performance física e mental.

Os ginsenosídeos têm demonstrado mecanismos da manutenção da homeostase durante o estresse físico, pelo aumento da capacidade do músculo esquelético em oxidar ácidos graxos livres, preferencialmente à glicose para a produção de energia celular. O Ginseng diminui o ácido lático e estimula outras enzimas respiratórias na cadeia de transporte de elétrons para promover a oxidação aeróbica.

4. CONTRA-INDICAÇÕES

Pessoas com hipersensibilidade ao Panax ginseng ou aos componentes da formulação. Nestes casos, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.

(3)

Também não é recomendado o uso na gravidez, lactação, durante a ocorrência de hemorragia, por mulheres com hiper-produção estrogênica, por pacientes que apresentem insônia e síndromes febris.

Pacientes hipertensos, ou portadores de outras desordens cardíacas, diabéticos ou aqueles predispostos a hipoglicemia, insônia, ou ainda, aqueles que fazem uso de anticoagulantes ou de estimulantes (incluindo o consumo demasiado de cafeína em bebidas) e na ocorrência de doenças agudas, especialmente aquelas que envolvem febre, não devem fazer uso desta medicação.

Devido à sua atividade imunoestimulante, este medicamento está contra-indicado a pacientes transplantados ou com doenças auto-imunes.

5. ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES

Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se interromper o uso e consultar o médico.

O uso de Panax ginseng por indivíduos que apresentam problemas cardíacos, diabetes ou hipertensão deve ser feito sob supervisão médica.

Indivíduos nervosos e tensos devem evitar o uso de Panax ginseng. Durante o tratamento, recomenda-se não ingerir bebidas alcoólicas. Não administrar doses maiores do que as recomendadas.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se ocorrer gravidez ou iniciar lactação durante o uso deste medicamento.

De acordo com a categoria de risco de fármacos destinados às mulheres grávidas, este produto apresenta categoria de risco C. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

6. INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS

Devido ao efeito estimulante do Panax ginseng, a utilização simultânea de Bioseng com outros estimulantes, incluindo bebidas que contém cafeína (quando estas são utilizadas em grandes quantidades), não é recomendada. A administração concomitante de Bioseng com drogas antipsicóticas, tratamentos hormonais e/ou esteróides deve ser evitada.

(4)

Não deve ser utilizado simultameamente a rauwolfia, bloqueadores dos canais de cálcio (diltiazem, nifedipina, verapramil), heterosídeos digitálicos, etionamida, griseofulvina, metildopa, fenotiazinas, espirolactona e fenelzina.

Panax ginseng pode potencializar a ação dos inibidores da MAO. Não associar com drogas antidepressivas.

Evitar seu uso com agentes antiplaquetários, como varfarina, ou AINEs (antinflamatórios não-esteroidais).

7. CUIDADOS DE ARMAZENAMENTO DO MEDICAMENTO

Conservar em temperatura ambiente (temperatura entre 15 e 30ºC). Proteger da luz, do calor e da umidade.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

BIOSENG é uma cápsula gelatinosa dura de cor vermelha escarlate, contendo um pó creme em seu interior.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

8. POSOLOGIA E MODO DE USAR

Ingerir diariamente 1 (uma) cápsula gelatinosa dura, contendo 105,5 mg de extrato seco padronizado.

O período de tratamento não deve ser superior a 3 meses. Recomenda-se tratamentos descontínuos.

Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.

9. REAÇÕES ADVERSAS

Pode provocar cefaléia e mastalgia. Existe a possibilidade de ocorrência de insônia, em casos em que o medicamento for administrado por longos períodos ou em quantidade superior à recomendada.

(5)

O uso contínuo de Panax ginseng pode provocar hipertensão e inflamação de nervo, freqüentemente o ciático, causando espasmos no local afetado.

Panax ginseng possui pequena ação estrogênica, o que pode provocar, ocasionalmente, mastalgia, aparição de ginecomastia e galactorréia.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância

Sanitária - NOTIVISA, disponível em

www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

10. SUPERDOSE

Altas dosagens podem ocasionar a Síndrome de Abuso do Ginseng, a qual é caracterizada por: insônia, diarréia, hipertensão, nervosismo, erupções cutâneas.

Nestes casos, recomenda-se interromper o uso e procurar orientação médica. Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder.

DIZERES LEGAIS

MS: 1.3841.0040

Farm. Responsável: Tales Vasconcelos de Cortes - CRF/BA nº3745

NATULAB LABORATÓRIO SA

Rua H, nº2, Galpão 03 - Urbis II

Santo Antônio de Jesus - Bahia – CEP - 44.574-150 CNPJ 02.456.955/0001-83

INDÚSTRIA BRASILEIRA SAC: 0800 730 7370

Esta bula foi aprovada pela ANVISA em 12/10/2014.

Referências

Documentos relacionados

Atitudes se desenvolvem melhor através do contato entre pessoas do que através de comunicações pela internet (CHOULES, 2007). A atividade do professor de medicina deve

A TRENSURB concederá Licença Especial remunerada, para aqueles empregados cuja esposa venha a falecer ou adquirir incapacidade orgânica e/ou mental durante o período de

Os conflitos com os povos que habitavam a Palestina, a escravidão em diferentes momentos da Antiguidade e a expulsão da região onde moravam demonstram a tumultuada trajetória para

Naturalmente a riqueza da obra proustiana, como antes destacada, autoriza uma miríade de aproximações, mas a investida de Deleuze diferencia-se, pois obedece a um desígnio

Elétrica e Computação no Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL); Editor de Revistas para a Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET); Consultor

A torre de andaime deve ser fixada à fachada quando o terreno não oferecer garantia de estabilidade somente com os estabilizadores, por motivos climatéricos ou caso a torre

23. É comum em locais adequados a prática da atividade física, encontrar pessoas praticando exercícios físicos. O risco de uma atividade não orientada

associados a juros, despesas bancárias e imposto de selo, decorrentes de operações de financiamento junto de diversas instituições financeiras, …”. “A concessão