• Nenhum resultado encontrado

Amazonas deve ser o primeiro a vacinar toda a população, diz Pazuello

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Amazonas deve ser o primeiro a vacinar toda a população, diz Pazuello"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Amazonas

deve ser o

primeiro a

vacinar toda a

população,

diz Pazuello

MANAUS, 17 DE FEVEREIRO DE 2021 * Ano 3 * Nº 889

Quarta-feira /jornaloportunidadesenoticias @onjornal @_onjornal

Nigeriana Ngozi

Okonjo-Iweala

torna-se

primeira

mulher a

liderar OMC

Prefeitura de

Manaus

anuncia

revitalização

do Parque dos

Bilhares e do

Mindu

CNP J 28.321.31 5/000 1-50

Saúde

Política

4

2

Manaus

5

6

Mundo

William Alemão quer

dinheiro do Carnaval para

bancar auxílio para

(2)

ON Política

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, QUARTA-FEIRA, 17 DE FEVEREIRO DE 2021

2

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Prefeitura de Manaus pretende entregar corredor

viário da Constantino Nery em 100 dias

Para garantir que o cor-redor viário da Constan-tino Nery esteja em pleno funcionamento já nos pri-meiros 100 dias da gestão do prefeito David Almei-da, equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutu-ra (Seminf) e do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) trabalham em conjunto para solucio-nar os diversos problemas estruturais encontrados nas plataformas e termi-nais entregues pela gestão anterior do município.

Nesta terça-feira, 16/2, acompanhados pelo vi-ce-prefeito e secretário da Seminf, Marcos Rotta, e pelo diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, equipes das duas pastas fizeram um teste prático, em que todos

cir-cularam pelas pistas, em um ônibus articulado, pela Plataforma Santos Dumont, na Torquato Tapajós, e no Terminal Arena, na Cons-tantino Nery, a fim de ava-liar as soluções para pôr os dispositivos em funciona-mento. “A determinação do prefeito David é de que em 100 dias a gente possa dar uma resposta a respeito desses terminais de embar-que e desembarembar-que e das plataformas. Umas foram construídas, outras estão pela metade, outras sequer foram iniciadas ainda. Nós detectamos que há pro-blemas estruturais dentro desses terminais. Há alaga-mentos por falta de drena-gem, já identificamos de-predação nas pistas, entre muitos outros”, explicou o vice-prefeito.

Investigações atingem oito dos 14

nomes das Mesas

Vereador Rodrigo Guedes pede CPI

para investigar Amazonas Energia

A articulação do Pa-lácio do Planalto com o Centrão para controlar o Congresso levou à cú-pula da Câmara e do Se-nado parlamentares com extensa folha de pen-dências com a Justiça. Dos 14 integrantes das Mesas Diretoras de am-bas as Casas (presidente, vices e secretários), oito respondem ou são inves-tigados por crimes diver-sos que vão de estupro e recebimento de propina até contratação de fun-cionários fantasmas e fraude em licitação.

Todos foram alçados às funções pelos cole-gas parlamentares e com uma ajuda extra do pre-sidente Jair Bolsonaro. Como o Estadão revelou, o governo liberou ao me-nos R$ 3 bilhões em

re-cursos extras para captar parte dos votos que ele-geram Arthur Lira (Pro-gressistas-AL) presidente da Câmara e Rodrigo Pa-checo (DEM-MG) para o comando do Senado e a consolidar uma maioria governista em postos-chave do Congresso.

As demandas judiciais, no entanto, passaram ao largo das discussões para a formação das respecti-vas Mesas.

O único que sofreu al-gum desgaste por figu-rar no banco dos réus foi Lira, alvo da Lava Jato e de outros inquéritos. Mas, apesar do discurso anticorrupção repetido a exaustão na campanha eleitoral de 2018, o histó-rico do líder do Centrão não impediu Bolsonaro de abraçá-lo.

O vereador Rodrigo Gue-des (PSC) apresentou, on-tem (16), um requerimento solicitando a instalação de Comissão Especial Parla-mentar de Inquérito para investigar a empresa Ama-zonas Energia.

Durante discurso na tri-buna da Câmara Munici-pal de Manaus (CMM), Ro-drigo Guedes afirma que a CPI vai apurar as práticas abusivas cometidas pela empresa, como cortes in-devidos do fornecimento de energia elétrica duran-te o estado de calamidade pública na cidade de Ma-naus, bem como o des-cumprimento criminoso de decisões judiciais.

Além disso, o vereador afirmou que a criação da Comissão é necessária porque, segundo veicula-do pela imprensa, a

Ama-zonas Energia ocupa o primeiro lugar no ranking das empresas mais recla-madas perante o Procon Amazonas, pelo segundo ano consecutivo.

“Afirmo, categoricamen-te, que é impossível lidar com essa empresa que não respeita a sociedade amazonense. A Amazonas Energia é caso de polícia porque desrespeita, siste-maticamente, a população bem como todas as insti-tuições”, afirmou.

(3)

ON Política

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, QUARTA-FEIRA, 17 DE FEVEREIRO DE 2021

3

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

William Alemão quer dinheiro do Carnaval para

bancar auxílio para profissionais da cultura

O vice-presidente da Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico (COMCPH/CMM), William

Alemão (Cidadania), apre-sentou ontem (16/2), uma Indicação para que a Pre-feitura de Manaus inclua os profissionais de cultu-ra da cidade, no progcultu-ra- progra-ma Auxílio Manauara. Essa inserção seria feita via ca-dastro exclusivo, já dispo-nibilizado pelo Executi-vo, por meio da Lei Aldir Blanc, que dispõe de ações emergenciais destinadas ao setor cultural para ser adotadas durante o estado de calamidade pública.

A proposta foi sociali-zada durante a realização do primeiro Grande

Expe-diente do ano, na Câma-ra Municipal de Manaus (CMM), e visa atender ao apelo de quase 4 mil pes-soas, divididas nas mais diversas categorias.

“Esse apoio pode advir dos mesmos recursos que seriam destinados pela Manauscult para eventos como Carnaval, festivida-des juninas e feiras gastro-nômicas”, sugeriu William Alemão.

As referidas verbas já te-riam sido contingenciadas pela Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef) e colocadas em disponibili-dade para uso, pelo poder público municipal, segun-do informou o vereasegun-dor.

Bolsonaro critica Facebook e fala em

tributar redes sociais

Sob pressão, Aras lista ao Supremo

nove investigações sobre Bolsonaro

O presidente Jair Bolso-naro (sem partido) criti-cou na

segunda-feira (15) o Fa-cebook e defendeu o au-mento da tributação das redes sociais no Brasil.

“Deixa o povo se libertar, porque tem liberdade. Lo-gicamente que se alguém extrapolar alguma coisa, tem a Justiça para recorrer. Agora o Facebook bloque-ar a mim e a população é inacreditável [...] E não há uma reação da própria mí-dia, ela se cala. Falam tanto da liberdade de expressão para eles em grande par-te mentir com matérias. Agora para a população é uma censura que não se admite”, completou, em vídeo transmitido numa rede social de seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

“O governo federal tam-bém, junto com o Parla-mento, criar uma

legisla-ção, taxar mais ainda esse pessoal [redes sociais] que paga muito pouco de im-posto para operar dentro do Brasil; tomar medidas para realmente garantir a liberdade de expressão. Na minha página, na página de qualquer um.”, disse o presidente.

Além de responsabilida-de no agravamento da cri-se sanitária no Amazonas e no Pará, o procurador-geral da República, Augus-to Aras, avalia se o presi-dente Jair Bolsonaro (sem partido) cometeu crime ao incentivar apoiadores a invadir hospitais públicos para constatar o nível de ocupação dos leitos.

Os dois episódios estão entre as nove apurações abertas na PGR (Procu-radoria-Geral República) que envolvem o chefe do Executivo.

O conjunto de procedi-mentos inclui ainda acu-sações contra o presidente por desrespeitar medidas preventivas de enfrenta-mento ao coronavírus, como o uso de máscara fa-cial e evitar as aglomera-ções.

Nas últimas semanas, Aras tem sido pressiona-do por parlamentares,

mi-nistros do Judiciário e co-legas do MPF (Ministério Público Federal) a agir. O mandato do procurador-geral se encerra no mês de setembro.

Escolhido por Bolsonaro em 2019 para o cargo fora da lista tríplice dos mais votados em processo in-terno do MPF, Aras poderá ser reconduzido ao posto por mais dois anos. Uma das principais críticas à sua atuação é a de alinha-mento aos interesses do presidente da República.

(4)

ON Saúde

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, QUARTA-FEIRA, 17 DE FEVEREIRO DE 2021

4

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Amazonas deve ser o primeiro a vacinar

toda a população, diz Pazuello

Amazonas deve ser o primeiro estado brasileiro a ter vacinação plena con-tra a Covid-19, informou na segunda-feira (15/02) o ministro da Saúde, Edu-ardo Pazuello, em reunião com os 13 prefeitos da Re-gião Metropolitana de Ma-naus. Eles começarão a vacinar, a partir de 22 de fevereiro, o público-alvo a partir de 50 anos de idade. A reunião foi realizada no Centro Integrado de Co-mando e Controle (CICC), onde funciona o comitê de crise instalado pelo Mi-nistério da Saúde (MS) em Manaus.

A aceleração do Plano Nacional de Imunização envolve uma força-tarefa com a participação do Go-verno Federal, por meio do MS e Ministério da Defesa,

do Governo do Amazonas e das prefeituras munici-pais, além de outros par-ceiros que estão sendo agregados. A meta é

vaci-nar, em 10 dias, todas as pessoas desse grupo, nos 13 municípios. Somen-te Manaus deverá vacinar 267 mil pessoas, de

acor-do com daacor-dos divulgaacor-dos pela Prefeitura.

O ministro anunciou que a aceleração será possí-vel porque até o dia 22 de fevereiro o Ministério da Saúde terá recebido dois lotes dos dois laboratórios que já estão produzindo vacinas, o Butantan (Co-ronavac/Sinovac) e a Fun-dação Osvaldo Cruz (As-traZêneca/Oxford). Logo no início de março, outros dois lotes serão entregues. Além das vacinas que são encaminhadas aos estados por partilha proporcional, o MS vai destinar os 5% do Fundo de Imunização para o Amazonas.

Toda a operação da for-ça-tarefa está sendo cons-truída em conjunto pelas prefeituras, CICC e Forças Armadas.

Mais de 8 mil novos casos de

câncer infantil vão surgir até 2022,

prevê Inca

Covid-19 causa inflamação no

epidídimo, canal localizado atrás dos

testículos

De acordo com o Insti-tuto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Sil-va (Inca), a estimatiSil-va para o período 2020 a 2022 é de aparecimento de 8.460 casos novos de câncer por ano em crianças abaixo de 19 anos, que é a taxa etá-ria pediátrica. Desse total, 4.310 serão casos novos no sexo masculino e 4.150 no sexo feminino. No mundo, dados da Agência Inter-nacional de Pesquisa em Câncer estimam que 215 mil novos casos por ano são diagnosticados em crianças menores de 15 anos e cerca de 85 mil em adolescentes entre 15 e 19 anos. Mas, caso seja diag-nosticado precocemente, o câncer infantil tem taxas de cura de até 80%.

A doutora Sima Fer-man, chefe da Seção de Pediatria do Inca, disse à Agência Brasil que o cân-cer infantil constitui hoje um problema de saúde pública, porque é a prin-cipal causa de morte em crianças. “Por essa razão, tem que ser dado todo um cuidado até porque o cân-cer infantil, por outro lado, hoje em dia, é uma doença curável”. A médica esclare-ceu que se a criança chega a um centro de tratamen-to especializado no mo-mento apropriado, ela tem “uma chance enorme” de ficar curada .

A médica afirmou que o diagnóstico precoce é fundamental para que se consiga combater o cân-cer em tempo hábil.

Uma pesquisa desenvolvi-da na Faculdesenvolvi-dade de Medicina (FMUSP) da USP mostrou que o vírus da covid-19 pode afetar o sistema reprodutor masculino. Os resultados mostraram que, de 26 pacientes com casos le-ves e moderados da doença, que não se queixavam de do-res escrotais, 42,3% apdo-resen- apresen-taram epididimite (inflamação que acomete o epidídimo, um canal localizado na parte pos-terior dos testículos). O artigo Radiological patterns of inci-dental epididymitis in mild-to-moderate COVID-19 patients revealed by colour Doppler ultrasound foi publicado em 9 de fevereiro na revista cientí-fica Andrologia. O epidídimo é um órgão com 6 metros de comprimento [extensão sem compactação], por onde os espermatozoides passam para adquirir uma série de funções bioquímicas que visam a

ferti-lizar o óvulo.Com o avanço da pandemia do novo coronaví-rus, os pesquisadores começa-ram a se debruçar sobre pos-síveis sequelas relacionadas à saúde reprodutiva masculina. Isso porque na primeira epi-demia de SARS que aconte-ceu na Ásia, em 2002, estudos com autópsias mostraram que pacientes mais graves tinham orquite, uma inflamação dos testículos.

Quando foi percebido que o SARS-CoV-2, vírus da co-vid-19, também utiliza o mes-mo mecanismes-mo do vírus da SARS para invadir as células e que os testículos são ricos em ACE2, os cientistas percebe-ram que o órgão é um possível alvo para infecção. Além disso, os pesquisadores também no-taram, ao decorrer da pande-mia, pacientes com alterações no sêmen e nos parâmetros seminais.

(5)

ON Manaus Acontece

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, QUARTA-FEIRA, 17 DE FEVEREIRO DE 2021

5

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Prefeitura de Manaus anuncia revitalização

do Parque dos Bilhares e do Mindu

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Am-biente e Sustentabilida-de (Semmas), continua o trabalho de levantamento das condições estruturais dos parques e unidades de conservação do muni-cípio, sob a determinação do prefeito David Almeida. A visita técnica, desta vez, foi feita nas instalações do parque dos Bilhares, loca-lizado entre as avenidas Constantino Nery e Djal-ma Batista, zona Centro-Sul de Manaus, que passa-rá por revitalização.

A equipe de jardinagem do Órgão Ambiental do município retornará ao

parque nos próximos dias, para a realização do corte de grama, limpeza das vias internas de circulação, re-vitalização e tratos cultu-rais das plantas arbóreas e arbustivas e etc.

De acordo com o

secretá-rio municipal de Meio Am-biente e Sustentabilidade, Antonio Ademir Stroski, há consenso da equipe técni-ca e da administração da Semmas de que o parque dos Bilhares tem um papel relevante na qualidade de

vida dos habitantes do seu entorno e como mais uma área de lazer para a popu-lação manauara.

Os trabalhos de revitali-zação no parque municipal do Mindu prosseguem. O secretário Antonio Stroski informou que, após os ser-viços do mutirão de lim-peza, serão executados os serviços seguintes: plan-tio de mudas de espécies ornamentais na parte da frente, na área do estacio-namento e outros locais; recomposição e melhorias nas trilhas; pintura e ma-nutenção das pontes; pin-tura e manutenção no an-fiteatro e readequação de sua rede elétrica e etc.

PM apreende armas, munições,

dinheiro e prende 13 pessoas nas

últimas 24h

Livro digital sobre mulheres

compositoras em Manaus será

lançado amanhã (18/02)

A Polícia Militar do Ama-zonas (PMAM) prendeu 13 pessoas e apreendeu um adolescente entre segun-da-feira (15/02) e a manhã desta terça-feira (16/02). As prisões e apreensões ocorreram em Manaus e nos municípios de Novo Airão, Iranduba e Barcelos. Durante o patrulhamento, as equipes policiais ainda apreenderam 463 porções de entorpecentes, duas ar-mas de fogo, 16 munições, duas balanças de precisão e R$ 2,3 mil em espécie, além de recuperar um veí-culo com restrição de rou-bo.

Em Manaus, as prisões ocorreram pelos crimes de tráfico de drogas, porte ile-gal de arma de fogo e fur-to, nos bairros Cidade de Deus, Cidade Nova, Coro-ado, Colônia Oliveira Ma-chado, Jorge Teixeira, São José Operário e Zumbi dos Palmares.

No bairro Jorge Teixei-ra, zona leste da capital, as equipes da 30ª Companhia Interativa Comunitária (Ci-com) receberam uma de-núncia anônima informan-do que indivíduos estavam comercializando entorpe-centes no beco Urtigão. Durante o patrulhamento na área, a guarnição pren-deu um homem e apreen-deu uma balança de preci-são, 52 trouxinhas de oxi, quatro munições calibre 12 intactas, uma munição de fuzil e a quantia de R$ 1,6 mil em espécie.

Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na rua Berimbau Baiano, bairro Zumbi, na zona leste, pelo crime de tráfico de drogas. Na abordagem foram en-contrados oito pinos de co-caína, uma porção de pas-ta base, 10 pedras de oxi e 42 porções de maconha. O infrator foi preso por poli-ciais da 25ª Cicom.

O livro digital “Mulheres Compositoras: Cartogra-fias e Relações de Poder”, pesquisa que reflete sobre as compositoras atuan-tes em Manaus, será lan-çado nesta quinta-feira (18/02), às 15h, em uma live no YouTube, no canal da autora da obra, a artista e pesquisadora Kely Gui-marães (bit.ly/3dcPWB3). Após a live, que discutirá a importância da pesquisa e o processo de produção, a obra ficará disponível gratuitamente no site da editora Nova Cartografia Social da Amazônia (PNC-SA, novacartografiasocial. com.br).

O projeto foi contempla-do na categoria Literatura do edital emergencial Prê-mio Feliciano Lana – Lei Aldir Blanc, do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criati-va, e do Governo Federal,

por meio da Secretaria Es-pecial da Cultura.

A obra é fruto de um es-tudo de dois anos para a dissertação de mestrado de Kely, “Reflexão sobre o trabalho, vivências e práti-cas musicais de mulheres compositoras em Manaus a partir de 2000”, defendi-da em março de 2020, pelo Programa de Pós-Gradua-ção Interdisciplinar em Ci-ências Humanas (PPGICH) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

(6)

ON Mundo

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, QUARTA-FEIRA, 17 DE FEVEREIRO DE 2021

6

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala torna-se

primeira mulher a liderar OMC

A nigeriana Ngozi Okon-jo-Iweala, ex-ministra das Finanças do país africano, foi nomeada na segunda-feira (15) para chefiar a Organização Mundial do Comércio (OMC). Ela tor-nou-se a primeira mulher e africana a liderar a or-ganização.

“Os membros da OMC acabam de aceitar nome-ar Ngozi Okonjo-Iweala como próxima diretora-geral da OMC. A decisão foi tomada por consenso durante uma reunião es-pecial do Conselho Geral realizada hoje”, indicou a organização poucos mi-nutos após o início do

en-contro.

Okonjo-Iweala assume suas funções no dia 1º de março e o seu mandato, que pode ser renovado, expira em 31 de agosto de 2025.

Ela substituirá o diplo-mata brasileiro Roberto Azevêdo, que renunciou ao cargo em setembro do ano passado.

O posto de diretor-ge-ral da OMC estava vago desde a ocasião, porque a administração de Donald Trump apoiava a ministra do Comércio da Coreia do Sul, Yoo Myung-hee, o que obstruía a indicação por consenso.

Em meio a covid-19, Guiné declara

novo surto de ebola

Reino Unido vai devolver medalhas a

militares dispensados por serem gays

A Guiné declarou um novo surto de ebola, após registrar pelo menos três mortes e quatro pesso-as doentes no sudeste do país. Esta é a primeira vez que a doença reaparece desde o pior surto de ebo-la no mundo, entre 2013 e 2016.

Os sete pacientes mani-festaram sintomas como diarreia, vômitos e san-gramentos após partici-parem de um velório na subprefeitura de Goueke. Os que não padeceram da doença foram isolados em centros de tratamen-to, segundo o Ministério da Saúde local.

Não ficou claro se a pes-soa velada no dia 1º de fevereiro também morreu em razão do ebola. Ela era enfermeira num centro de saúde local e morreu após contrair uma doença não especificada. A paciente chegou a ser transferida para tratamento em Nze-rekore, cidade próxima da fronteira com a Libéria e a Costa do Marfim.

“Diante desta situação e de acordo com os regula-mentos internacionais de saúde, o governo da Gui-né declara uma epidemia de ebola”, disse o ministro da Saúde, Remy Lamah, por meio de comunicado. O Ministério da Defesa do

Reino Unido anunciou on-tem (16) que vai devolver as condecorações a milita-res dispensados por causa de sua sexualidade, o que ocorreu no país até o ano 2000. A estimativa é que, até essa data, de 200 a 250 militares eram expulsos por ano, grande parte deles com perda das medalhas.

Segundo o governo bri-tânico, a medida deve be-neficiar tanto os que foram condenados por “compor-tamento homossexual”, de acordo com legislação es-pecífica da época, quanto os que foram apenas dispensa-dos por causa de orientação sexual, sem qualquer con-denação.

Segundo a organização de defesa dos direitos de homosexuais Stonewall, a decisão divulgada hoje “aju-dará muito a corrigir os er-ros do passado”. A ONG atri-bui o resultado à campanha desenvolvida por Joe Ousa-lice, 70, que entrou na Justi-ça para recuperar a medalha perdida em 1993, quando pessoas LGBT foram proibi-das de servir nas Forças Ar-madas. Bissexual, ele serviu na Guerra das Malvinas, na Irlanda do Norte e em con-flitos no Oriente Médio, o que lhe valeu em 1991 uma condecoração por Longo Serviço e Boa Conduta em 1991. Em 1992, foi preso e condenado por “indecência grave”.

PUBLICIDADE

EDITORES E JORNALISTAS PROJETO GRÁFICO CORRESPONDENCIA redacao@ojnornal.com comercial@onjornal.com Luiz Alves MT 1169/AM 55 (92) 3020-7514 Enygleuce (92) 99231-3820 Lina Castro (92) 99177-3821 Rua H, nº 10 Cj Eldorado Manaus - AM - Brasil CEP69000-00 CNPJ 28.321.315/0001-50 www.onjornal.com

Ana Caroline Moraes MT 1164/AM

Ítalo Ramos MT 0001172/AM

(7)

ON Esportes

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, QUARTA-FEIRA, 17 DE FEVEREIRO DE 2021

7

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Qual o melhor esporte para quem tem

mais de 45 anos?

Finalmente vamos con-versar com o pessoal mais animado nos esportes, a turma com mais de 40 anos. Até mesmo nesses tempos sombrios da pan-demia, esse pessoal tem mantido uma prática es-portiva sensacional, alguns até com certo exagero nos exercícios físicos. Mas qual é o melhor esporte indica-do para quem tem mais de 45 anos? Qualquer ativida-de física que agraativida-de é be-néfica, desde que seja feita com regularidade. Mas a corrida de rua tem algumas vantagens sobre as outras.

Nas corridas de rua, se-rão exigidas poucas habi-lidades técnicas especiais, como são as necessárias na maioria dos esportes, e os benefícios

cardiovascula-res são importantes.

Os resultados para a saú-de aparecem saú-depois saú-de 14 semanas de treinos e serão mantidos apenas se eles continuarem regularmen-te. É importante, para ter-mos bons resultados, saber se hidratar, estar bem do ponto de vista nutricional (nunca correr em jejum) e usar um bom tênis (não o mais caro) para ser um es-portista ativo e saudável.

Para praticá-la (e a qual-quer outra atividade física), fazer uma avaliação médi-ca é obrigatório nessa faixa de idade. Quanto ao aspec-to técnico, deve-se buscar treinos com profissional de educação física habilitado, para atingir um bom de-sempenho e melhor resis-tência física.

Seleção feminina se apresenta nos

EUA para torneio She Believes

Michael Jordan doará R$ 54 mi

para construir clínicas médicas em

sua cidade natal

A seleção feminina de

futebol já está reunida em Orlando (Estados Unidos) para disputa do She Belie-ves, torneio amistoso que serve de preparação para a Olimpíada de Tóquio (Ja-pão). A equipe comandada pela técnica Pia Sundhage se apresentou na segun-da-feira (15) à tarde.

Na chegada à concentra-ção, as jogadoras e a co-missão técnica foram sub-metidas a exames de PCR, seguindo protocolo de saúde de combate ao novo coronavírus (covid-19). A delegação já havia reali-zado testes de swab nasal (cotonete) quatro e dez dias antes da apresenta-ção. A avaliação prévia de-tectou a presença do vírus na lateral Fabi Simões, do Internacional, que foi cor-tada. A zagueira Kathleen, da Inter de Milão (Itália), foi chamada no lugar.

O Brasil estreia no She Believes na próxima quin-ta-feira (18), às 18h (ho-rário de Brasília), contra a Argentina, única seleção presente no torneio que não estará em Tóquio. No domingo (21), o desa-fio será contra as anfitriãs norte-americanas, atuais bicampeãs mundiais, às 17h. No próximo dia 24, as brasileiras encaram o Ca-nadá às 18h. Os jogos se-rão no Exploria Stadium, em Orlando.

Michael Jordan irá doar US$ 10 milhões (cerca de R$ 54 milhões) para a construção de duas clíni-cas médiclíni-cas em sua cida-de natal, Wilmington, que fica no estado da Caroli-na do Norte. Amplamente considerado o maior joga-dor de basquete de todos os tempos, a intenção do ex-jogador é ajudar pes-soas carentes que não po-dem pagar planos de saú-de. As clínicas devem ficar prontas no início de 2022.

“Estou muito orgulhoso de mais uma vez fazer par-ceria com a Novant Health para expandir o modelo da Clínica da Família para tra-zer melhor acesso a servi-ços médicos críticos em minha cidade natal. Todos devem ter acesso a cuida-dos de saúde de qualidade,

independentemente de onde vivam ou tenham ou não seguro. Wilmington ocupa um lugar especial em meu coração e é ver-dadeiramente gratificante poder retribuir à comuni-dade que me apoiou du-rante toda a minha vida”, afirmou Jordan, seis vezes campeão da NBA pelo Chi-cago Bulls.

Jordan, que cresceu e cursou o Ensino Médio em Wilmington, já havia do-ado US$ 7 milhões (cerca de R$ 37,5 milhões, na co-tação atual) para montar clínicas médicas familia-res do mesmo modelo em Charlotte, capital da Caro-lina do Norte, para apoiar comunidades vulneráveis. Jordan também é dono da franquia da NBA Charlotte Hornets.

Referências

Documentos relacionados

Mova a alavanca de acionamento para frente para elevação e depois para traz para descida do garfo certificando se o mesmo encontrasse normal.. Depois desta inspeção, se não

Em 1981 esse grupo de enfermeiros elaborou um documento com atribuições do enfermeiro, oficializado pela direção da Secretaria (Porto Alegre, 1981) que definia aos chefes de

Após retirar, da maré observada, o valor da maré teórica, aplicou-se uma linha de tendência aos dados resultantes, a qual representa a variação do nível médio das águas no

Support to the Participation and Presentation of Portuguese and International Companies [ Article 5 ] The management of Imaginarius - International Street Theatre Festival of

Outros fatores que contribuíram para o avanço tecnológico das máquinas elétricas foram: o desenvolvimento de materiais, como os ímãs de ferrita e os de

QUANDO TIVER BANHEIRA LIGADA À CAIXA SIFONADA É CONVENIENTE ADOTAR A SAÍDA DA CAIXA SIFONADA COM DIÂMTRO DE 75 mm, PARA EVITAR O TRANSBORDAMENTO DA ESPUMA FORMADA DENTRO DA

Portanto, a aplicação deste herbicida para controle de plantas daninhas em lavouras de milho quando a cultura se encontrar nos estádios de desenvolvimento a partir de seis