EXPEDIENTE
Q
INFORMATIVODA FHE E DA POUPEX
Publicação do Centro de
Comunicação Social (CECOM) da FHE e da POUPEX dirigida aos militares das Forças Armadas
JORNALISTA RESPONSÁVEL
Carla Siqueira Lima de Alcântara RP: 2711/13/31/DF
REDAÇÃO
Fernanda Drumond, Luciana Castilho e Sellene Ghenov DIAGRAMAÇÃO Gabriel Loureiro REVISÃO Gabriela Artemis CAPA Foto: Shutterstock Arte: Gabriel Loureiro
TIRAGEM
103.000 exemplares
CONTATOS
FHE e POUPEX – CECOM Avenida Duque de Caxias, s/n.º Setor Militar Urbano – 70630-902 Brasília/DF
TELEATENDIMENTO AO CLIENTE
0800 61 3040
0800 646 4747 (para surdos) 0800 647 8877 (Ouvidoria)
Este veículo é de caráter informativo e está disponível, também, nos sites fhe.org.br e poupex.com.br. Os interessados em aderir aos produtos e serviços da FHE e da POUPEX deverão obter informações sobre as normas para aquisição nos Pontos de Atendimento em todo o país.
General de Divisão Ricardo Barbalho Lamellas Vice-Presidente da FHE e da POUPEX
POR UM FUTURO
MAIS TRANQUILO
MODERNO E INTERATIVO
Assim que um filho nasce, surgem com ele diversos sonhos. Saúde, felicidade, conforto e segurança são os desejos dos pais para o herdeiro. Acompanhar cada passo do desenvolvimento da criança, auxiliá-la em seus desafios e vibrar por suas vitórias são iniciativas cumpridas, com amor e alegria, ao longo da vida.
Entre as conquistas mais almejadas pelos pais está a de garantir uma educação de qualidade. Alguns vão além e começam a investir na futura moradia do filho, antes mesmo de ele alcançar a indepen-dência financeira. Esse é o caso de militares das Forças Armadas que, depois de comprar o imóvel próprio, estão adquirindo outro para os herdeiros, com o auxílio da FHE e da POUPEX. Eles se pla-nejam e aproveitam as condições especiais do Financiamento Imo-biliário, do Consórcio Nacional POUPEX e da Poupança POUPEX. Conheça essas histórias, inspire-se e ajude os mais jovens a trilhar, desde já, o caminho da casa própria.
Mais de 110 mil famílias foram beneficiadas por meio de nossas linhas de crédito imobiliário, cujos juros baixos foram mantidos no decorrer de 2015. Nos onze primeiros meses do ano, atingimos o recorde histórico de R$ 686 milhões contratados em financiamento. Pelo consórcio, o segmento de imóveis se destacou, com cerca de 13 mil cotas ativas.
Felizes com esses resultados, desejamos um 2016 promissor, com saúde, paz, felicidade e muitas realizações!
A mudança na diagramação do
Conquista imprimiu nova dinâmica
de diálogo com os leitores, proporcionando interatividade e modernidade, com linguagem simples e eficaz. Assim, apresento meus cumprimentos à Fundação Habitacional do Exército pelo valoroso trabalho em prol da família militar.”
General de Divisão César Leme Justo, Chefe do Centro de Inteligência do Exército
Foto: Julio Magalhães
ALUNOS DE
ESCOLAS MILITARES
SÃO PREMIADOS
DEZEMBRO 2015 INSTITUCIONAL
3
-Fotos: SMAU/AMAN, ECEME, EsSEx e EsFCEx
FHE e POUPEX reconhecem os melhores desempenhos
E
m 2015, 194 alunos que concluí-ram, com classificação de desta-que, os cursos de formação, aper-feiçoamento e altos estudos das Forças Armadas receberam prêmios da FHE e da POUPEX. Promovida anualmente, a iniciativa visa a incentivar o estudo e a busca pela excelência, permitindo a for-mação de militares mais bem preparados para o exercício da profissão.O Presidente da FHE e da POUPEX, Ge-neral de Exército Eron Carlos Marques, participou da solenidade de colação de grau da Academia Militar das Agulhas Ne-gras (AMAN), contemplando, com cader-netas de Poupança POUPEX, os três mais bem classificados de cada Arma, do Servi-ço de Intendência e do Quadro de Material Bélico. O primeiro colocado geral, Aspiran-te Marco Antônio Cavani Vasconcelos de Oliveira, recebeu ainda um iPhone.
Os alunos da Escola de Comando e Esta-do-Maior do Exército (ECEME) e da Esco-la de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) foram agraciados com relógios de pulso entregues pelo Vice-Presidente da FHE e da POUPEX, General de Divisão Ricardo Barbalho Lamellas.
Os três militares com melhor desempenho no Curso de Formação de Oficiais Médi-cos, Farmacêuticos e Dentistas da Escola de Saúde do Exército (EsSEx) foram con-templados, com relógios de pulso, pelo Subgerente do Escritório no Rio de Janei-ro (RJ), Tenente CoJanei-ronel Marco Aurélio do Nascimento. O 1º lugar no Curso de For-mação de Oficiais da Escola de ForFor-mação Complementar do Exército (EsFCEx), 1º Tenente Alex Nogueira de Carvalho, re-cebeu caderneta de Poupança POUPEX das mãos do Gerente do Ponto de Atendi-mento da FHE em Salvador (BA), Coronel Cassivaldo Santos.
1. Gen Ex Eron e Asp Cavani, na AMAN
2. Gen Div Lamellas premia aluno da ECEME
3. Aluno da EsSEx é cumprimentado pelo Ten Cel Marco Aurélio 4. Cel Cassivaldo agracia aluno da EsFCEx com caderneta de Poupança POUPEX 1 3 2 4
N
ove meses antes de sua transferência para Brasí-lia (DF), o Coronel Mauro Fialho viveu um dilema. A filha, Thaís, cursava a faculdade de medicina em Blumenau (SC), onde ele comandava o 23º Bata-lhão de Infantaria. E ele precisava seguir para a capital federal. A fim de que ela prosseguisse nos estudos, o militar fez as contas e concluiu que, para mantê-la no município catarinense, ficaria mais barato comprar um imóvel do que pagar aluguel durante os demais anos do curso. “Não tive dúvida: adquiri um apartamento, tan-to para economizar, como para garantir a moradia dos meus filhos nesta fase tão importante, em que devem focar na vida acadêmica”, relata o Cel Fialho. O outro filho, Mauro, de 18 anos, resolveu prestar o vestibular em engenharia civil na cidade e foi morar com a irmã. Depois de se decidir, o Cel Fialho planejou a compra do bem, optando pelo consórcio, devido à ausência de ju-ros. “Adquiri duas cotas do Consórcio Nacional POUPEX e, paralelamente, com recursos aplicados na poupança,UM PRESENTE
PARA A
VIDA TODA
Planejamento financeiro permite a compra da casa própria para os herdeiros
DEZEMBRO 2015
Militares das Forças Armadas e seus pensionistas contam com condições especiais nas linhas de financiamento imobiliário da FHE e da POUPEX e no Consórcio Nacional POUPEX. Mais informações: 0800 61 3040.
dei entrada em um apartamento ainda em construção”, relata o militar. Apenas dois meses depois, ele foi contemplado por lance em uma das cotas e, logo em segui-da, na outra. “Deixei os recursos renden-do até quitar o imóvel com a construtora. Para minha surpresa, a correção do valor da carta de crédito foi maior do que o sal-do devesal-dor, assim, ainda sobrou dinheiro para realizar melhorias no apartamento”, ressalta o consorciado. “Tudo aconteceu no tempo certo e da melhor maneira pos-sível”, conclui.
“Presentear-nos com esse imóvel foi uma atitude admirável! Meu pai e minha mãe sempre foram bem organizados financei-ramente e, com o auxílio do consórcio, proporcionaram conforto e tranquilidade para mim e meu irmão, nessa etapa tão importante de nossas vidas”, relata Thaís, cuja formatura está prevista para 2018. Ela pretende retribuir esse “presentão” tornando-se uma ótima profissional e per-petuando o exemplo de uma boa planeja-dora financeira.
Financiamento é boa alternativa – Tam-bém preocupado com o futuro das filhas, o Subtenente Lauro Luis Mello da Rosa adquiriu dois apartamentos por intermé-dio de linhas de financiamento imobiliário da FHE e da POUPEX. Assim, Beatriz, de 11 anos, e Marianna, de 8, já têm, cada uma, moradia garantida para a vida adul-ta. “Desde que elas nasceram, planejá-vamos proporcionar um bom futuro para ambas, investindo em educação e na casa própria”, lembra o S Ten Lauro, da 2ª Bateria de Artilharia Antiaérea, situada em Santana do Livramento (RS). “Daí, surgiu a oportunidade e nós a aproveitamos.” Ele conta que um ex-colega de guarni-ção, que havia sido transferido, estava vendendo dois apartamentos no mesmo condomínio. Ao avaliar o valor dos imó-veis, ele percebeu que se encaixavam na faixa do Programa Especial de Moradia (PEM), voltado exclusivamente a milita-res com graduação até Subtenente/Su-boficial. “Como essa linha de crédito da FHE permite a contratação de apenas um financiamento, obtivemos o outro pela POUPEX”, explica o S Ten Lauro. Ele e a
esposa, Débora, decidiram utilizar os re-cursos que tinham na Poupança POUPEX para pagar parte do valor dos imóveis e financiar o restante.
“A casa própria é o bem material mais valioso. Eu e minha esposa queremos, através do exemplo, transmitir, a nossas filhas, princípios essenciais para uma vida bem planejada. Por isso, concedemos mesada para que elas aprendam, desde já, a administrar o dinheiro que recebem e a se preparar para um futuro cheio de conquistas”, acredita o militar.
5
-Mauro, Cel Fialho, Thaís e Simone, juntos da cadelinha Luna: compra de apartamento em Blumenau (SC) proporcionou economia e tranquilidade para a vida acadêmica dos filhos
S Ten Lauro com a esposa, Débora, e as filhas, Beatriz e Marianna: aquisição de imóveis, financiados pela FHE e pela POUPEX, garantirá o futuro das meninas
Foto: Arquivo pessoal
Foto: Luís Maria
DEZEMBRO 2015
EDUCAÇÃO COMO
PRIORIDADE
Consórcio Nacional POUPEX e Poupança POUPEX facilitam investimento em cursos para toda a família
P
ara muitas pessoas, investir em edu-cação é prioridade; no entanto, é preciso cuidado para não desequi-librar o orçamento doméstico com esse tipo de despesa. Por meio do Consórcio Nacional POUPEX e da Poupança POUPEX, muitos militares têm conseguido se plane-jar e arcar com os gastos educacionais, como faculdade, cursos e escola dos fi-lhos, mantendo as finanças em dia. O Tenente da reserva Bruno Doré Prediger pagou o último semestre da graduação em administração de empresas após ter sido contemplado no consórcio em 2014 e, este ano, concluiu o MBA emGes-tão Empresarial na Fundação Getulio Vargas (FGV) de Santa Catarina. “Metade da minha pós-graduação também foi custeada com a carta de cré-dito que adquiri no Consórcio Nacional POUPEX. Graças a ela, vou receber o meu diploma em breve”, comemora.
Pensando no futuro dos filhos, o bancário Wilton Marques do Amaral, de Brasília (DF), não economiza quando o assun-to é educação. Por isso, desde 2012, já adquiriu nove cotas do Consórcio Nacional POUPEX para auxiliar no pagamento das mensalidades de um colégio particular onde estudam Wilton Marques do Amaral Júnior, de 17 anos, e Daniel Estevão, de 6 anos. “Tenho utilizado bastante o consórcio para esse fim. Os gas-tos com educação ocupam mui-to espaço nas contas do mês, então, dispor desse produto é sempre bom”, revela Wilton.
Aplicar na poupança é outra opção para ter o dinheiro à mão, quando necessário, para as despesas com cursos e capacitações. Além de oferecer rendimento garantido, liquidez imediata e fácil movimentação, a modalida-de é isenta do Imposto modalida-de Renda. “Invisto na Poupança POUPEX para assegurar o futuro dos meus netos. É prático e seguro”, relata a pensionista da Aeronáutica Maria Olímpia Lemos de Alcântara.
Para mais informações sobre o Consórcio Nacional POUPEX ou a Poupança POUPEX, consulte fhe.org.br e poupex.com.br. Se preferir, ligue 0800 61 3040 ou visite um dos Pontos de Atendimento.
POUPANÇA PREMIADA
CONTEMPLA 35 CLIENTES
DA POUPEX
PROMOÇÃO
DO FAM FAMÍLIA
BENEFICIA MILITARES
Iniciativa incentivou a aplicação de recursos em caderneta de poupança
Novos segurados recebem brindes
A
Após seis meses em vigor e a dis-tribuição de prêmios de R$ 1,5 mil, R$ 25 mil e R$ 100 mil a poupado-res de todo o país, chegou ao fim a Pro-moção Poupança Premiada, realizada em parceria com o Banco do Brasil. O último sorteio ocorreu em 21 de novembro. No total, 35 poupadores da POUPEX foram contemplados ao longo da promoção, sendo seis militares e duas pensionistas das Forças Armadas.“Ficamos satisfeitos com o resultado da campanha. Isso mostra que os brasileiros mantêm a confiança nessa modalidade de
investimento, que é segura, tem liquidez imediata e rentabilidade mensal garantida, além de outros diferenciais”, afirma o Diretor de Administração Financeira da POUPEX, Ricardo Viana. De acordo com as estatís-ticas do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), a POUPEX apresen-tou melhor performance que a do mercado durante a vigência da promoção.
A Poupança POUPEX, que reúne 1,6 mi-lhão de associados, alcançou o saldo de R$ 4,4 bilhões.
D
esde novembro, os proponentes que aderirem ao FAM Família le-vam para casa, além de um seguro de vida completo e com ótimo custo-be-nefício, um brinde especial. Se a contrata-ção for motivada por indicacontrata-ção de um se-gurado, este também ganha kit composto por porta-bloco de couro sintético e ca-neta. Essa promoção, que visa a celebrar o primeiro aniversário do produto, é válida enquanto durar o estoque.Criado para militares das Forças Arma-das, seus cônjuges, filhos e pensionistas; servidores civis do Exército, da Marinha e da Aeronáutica e seus pensionistas; e funcionários do Banco do Brasil, o FAM Família oferece coberturas exclusivas, à escolha do cliente, e capital segurado de até R$ 1 milhão. Os segurados concorrem ainda a 4 sorteios mensais de R$ 25 mil (bruto de IR), cada. Mais informações no
site fhe.org.br/famfamilia ou pelo telefone
0800 61 3040.
PRODUTOS
-DEZEMBRO 2015
NATAL
MÁGICO
E SOLIDÁRIO
CAMPANHA BENEFICENTE
Chegada do Papai Noel reúne famílias militares na Sede da FHE e da POUPEX, em Brasília (DF)
A
noite de 27 de novembro na Sede da FHE e da POUPEX, em Brasília (DF), foi marcada por muito brilho e encanto. Cerca de 750 pessoas estive-ram no local para acompanhar a inaugu-ração da decoinaugu-ração natalina e aguardar a chegada do Papai Noel. Militares e suas famílias, crianças assistidas por institui-ções filantrópicas apoiadas pela Funda-ção, empregados da POUPEX e demais convidados se divertiram na festa.O espetáculo teve apresentação de show pirotécnico, distribuição de lanches, vi-sita à casa do Papai Noel e ao presépio em tamanho real. Um coral formado por crianças de 7 a 12 anos de idade entoou canções natalinas e emocionou o público ao anunciar a chegada do Bom Velhinho, que transmitiu mensagem de paz e amor aos presentes. Essa foi a quarta edição do evento.
Maria do Socorro Aguiar esteve pela primei-ra vez na festa, acompanhada do marido, o Tenente Coronel Francisco Windson Ca-valcanti Mendes, e dos dois filhos, Lucas, de 13 anos, e Samuel, de 5. “Eu e minha família adoramos, pois foi tudo lindo e emo-cionante!”, exclamou. “Acredito que a FHE e a POUPEX atendem bem o público militar, e esses momentos são perfeitos para con-fraternizar e interagir com as outras famílias. Em 2016, quero estar aqui novamente”, completou Maria do Socorro.
Além de saudar o Papai Noel, o público presente teve a oportunidade de colaborar com a Campanha Natal Solidário, que vi-sou a arrecadar alimentos não perecíveis e brinquedos novos para instituições filantró-picas apoiadas pela FHE e pela POUPEX, situadas no Distrito Federal e Entorno.
Acima, queima de fogos encanta os 750 convidados da festa. Abaixo: Papai Noel saúda a plateia; Ten Cel Windson, esposa e filho visitam a casa do Bom Velhinho. RESPONSABILIDADE SOCIAL