• Nenhum resultado encontrado

#VemPraRua 1. Alexandre Borges CAVALCANTE 2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "#VemPraRua 1. Alexandre Borges CAVALCANTE 2"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

#VemPraRua1

Alexandre Borges CAVALCANTE2 Adeilton Gonçalves da SILVA JÚNIOR³

Alieny Aparecida da SILVA Eriskarine Barbosa do NASCIMENTO

Lícia Lara Dantas BARROS Maria Akemi YAMAKAWA Patrícia Lais de Sousa GONÇALVES

Paulo César Pedroza MARQUES Ceres SANTOS¹

Universidade do Estado da Bahia, BA

RESUMO

Durante o ano de 2013, o Brasil vivenciou um momento histórico politico importante: O #VemPraRua. Iniciado em São Paulo, o movimento ganhou as ruas de todo o país, ganhando uma atençao especial durante a época em que o país sediou a Copa dos Confederações. O Chuteiras Fora de Foco, projeto da Universidade do Estado da Bahia, que visou a formação de estudantes para cobrir eventos de grande impacto em capitais, esteve em Salvador durante as manifestações que lá ocorreram e o resultado da cobertura fotojornalística do mesmo está presente neste ensaio.

PALAVRAS-CHAVE: ipsum; metus; purus; vehicula; libero.

1 INTRODUÇÃO

Idealizado pelas professoras do curso de Comunicação Social, Jornalismo em Multimeios, o Chuteiras Fora de Foco foi um projeto realizado pela Universidade do Estado da Bahia, com o objetivo de capacitar uma equipe de 10 (que mais se tornou de 12) alunos para cobrir eventos de grande impacto, sendo o primeiro deles a Copa das Confederações na cidade de Salvador, no mês de junho de 2013. O objetivo do projeto não era o esporte em si (embora

1

Trabalho submetido ao XXI Prêmio Expocom 2014, na Categoria Jornalismo, modalidade produção em fotojornalismo

2

Aluno líder do grupo e estudante do 8º. Semestre do Curso Jornalismo, email: alexandre.bcavalcante@gmail.com ³ Graduando do 8º Semestre do Curso Jornalismo. Email: adeiltonjunior7@gmail.com

⁴ Graduando do 8º Semestre do Curso Jornalismo email: alieny.silva@hotmail.com

⁵ Graduada do Curso Jornalismo. Email: karine_bnascimento@hotmail.com

⁶ Graduando do 8º Semestre do Curso Jornalismo Email: licialara@gmail.com

⁷ Graduando do 8º Semestre do Curso Jornalismo Email: mariakemi@gmail.com

⁸ Graduando do 8º Semestre do Curso Jornalismo Email: paty.laiz@hotmail.com

(2)

2

ele tenha aparecido de maneira forte), mas especificamente, expandir o horizonte dos alunos e capacitá-los para grandes coberturas.

O presente ensaio foi realizado durante o desenrolar do projeto, especificamente durante as manifestações que tomaram o país em junho, movimento que ficou conhecido como #VemPraRua. Durante a semana que passou em Salvador (de 17 a 22 de junho de 2013), a equipe acompanhou de perto as duas manifestações que tomaram conta da cidade (dia 17 e dia 21) e registrou diversos momentos – aqui expostos.

2 OBJETIVO

Com o advento do novo século, o uso da imagem passou a ganhar cada vez mais dimensão durante os trabalhos comunicacionais.

“Há quem situe a fotografia como simples processo de reprodução mecânica. Entretanto, esse ponto de vista corresponde ao desconhecimento das inúmeras oportunidades que ela oferece à criação artística propriamente dita. A todo momento, ocorre a intervenção humana, ora no sentido de optar por essa ou aquela maneira, ou material, ora no sentido de conduzir o trabalho em rumos criativos inéditos, ou quase inéditos.” (KELLY, 1972: P. 84)

Percebe-se, assim, a importância do fotojornalismo. Mais que uma simples reprodução de um momento, ele também registra ideias, sensações e expressões. Presta, assim, a vida em sociedade, mais que um simples serviço de exposição: denuncia, grita, avisa, expõe. E também, claro, registra. Ajuda. Dá suporte. A foto deixa de ser apenas um produto orgânico e passa a ser uma comunicação. (KELLY, 1972: P. 163).

O objetivo, ao se fotografar as manifestações do #VemPraRua, foi, então, mais do que registrar os momentos. Objetivou-se fazer um exercício de compreensão do momento político do país e tentar mostrar, nos rostos dos jovens e das multidões e nos cartazes por eles trazidos, a insatisfação, a revolta e o desejo de mudar o país – elementos que foram o cerne da manifestação.

(3)

A fotografia, segundo Milton Guran (2000, p.7) pode ser usada como um recurso base no campo metodológico de pesquisa. Sua função, assim, seria destacar uma parte de um momento durante a qual passa a ser possível desenvolver algum tipo de reflexão sobre o dito momento. Segundo o autor, a fotografia é a representação de um grupo social e de como ele se organiza. Percebe-se, claramente, como suas ideias acabam convergindo nas do movimento intitulado #VemPraRua.

Justifica-se, assim, a escolha da equipe pelo uso do recurso. O uso da fotografia no determinado momento – decorrente de um ímpeto – partiu muito mais de uma motivação pessoal, do desejo de se agregar àquele grupo e, além de registrá-los, fazer parte do movimento que eles ali faziam. Assim, o grupo pôde expor o modo como ele viu as manifestações do #VemPraRua pelo seu olhar, construindo um momento do qual ele também fez parte.

[...] sendo o real, isto é, o social constituído de seres humanos, dotados de subjetividade, a fotografia é ao mesmo tempo evidência e construção (do fotógrafo) e evidência da construção (do fotografado). (MARTINS, 2009, p. 15).

4 MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS

Durante o processo de fotografia, priorizaram-se algumas técnicas de fotojornalismo aprendidas tanto durante a graduação quanto durante as oficinas técnicas oferecidas durante a formação da equipe.

(4)

4

Figura 1: Plano Geral da manifestação do #VemPraRua em Salvador

Escolheu-se focar em planos abertos e gerais para tentar mensurar, mesmo que em um olhar nu, a quantidade de pessoas que estava presente nos protestos. O foco foi usado em algumas das fotos para mostrar os sentimentos expressos nos rostos e principalmente os cartazes carregados pelos membros do protesto. Essa escolha foi feita por entender-se que os ditos cartazes eram a maior representação dos desejos e vontades dos manifestantes, já que, no meio da multidão, a comunicação oral poderia se perder.

(5)

Outros recursos usados foram o jogo de planos (como na foto onde a máscara usada por um manifestante aparece em foco no primeiro plano enquanto o restante aparece distorcido em segundo, para mostrar o simbolismo do movimento em si – a máscara representa o icônico personagem do filme V de Vingança que lutava contra um regime dito totalitário) e o uso dos pontos (na foto em que um aparente “líder” – aparente porque um dos grandes pontos do movimento era exatamente sua falta de uma figura que liderasse – aparece enquadrado ao lado direito, com um megafone, ditando as instruções e o percurso da passeata).

5 DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO

Inicialmente, não havia um objetivo do grupo em cobrir as manifestações pelo fotojornalismo. A ideia surgiu durante o dia 17/06, quando o mesmo voltava de uma entrevista realizada em outro bairro da cidade e, então, viu-se jogado no meio do movimento que começa a acontecer perto do Shopping Iguatemi, um dos lugares mais lotados da cidade de Salvador. Ao ver a quantidade de pessoas, inicialmente apenas uma parte da equipe desceu do transporte e conversou com algumas pessoas, capturando sonoras e tentando entender como se daria o processo. A medida em que a quantidade de pessoas aumentava, instaurou-se a dúvida entre o grupo do que fazer: Entrar na van e regressar ao hotel ou seguir o movimento. As professoras coordenadoras, então, acharam que valia a pena a cobertura e, dessa maneira, apenas uma parte da equipe saiu com a multidão, munida de máquinas Canon.

Os primeiros registros foram feitos assim. Pela parte da noite, já no hotel, as máquinas foram descarregadas e um ensaio prévio foi montado e postado no blog que a equipe manteve alimentado durante os dias em que esteve em Salvador. Como a manifestação do dia 21 já era sabida, a equipe passou o restante dos dias se planejando e decidindo se também a cobriria e qual seria a melhor maneira para tal.

Decidiu-se, então, que no dia 21, a equipe sairia para a manifestação 1 hora antes de seu início para registrar a concentração da mesma. Dividiu-se então quem faria a cobertura fotográfica, quem faria a com vídeo e quem escreveria os textos e assim foi feito. O procedimento no hotel foi o mesmo.

(6)

6

Para compor o ensaio que aqui é apresentado, toda a equipe se reuniu durante os primeiros meses de 2014 para analisar todas as fotos e selecionar as que melhores expunham os sentimentos dos manifestantes e que estavam de mais acordo com a proposta do trabalho – observar como eventos de grande impacto como a Copa das Confederações impactam capitais.

6 CONSIDERAÇÕES

As dozes fotos aqui selecionadas apresentam técnicas diferentes e representam momentos diferentes, mas, em seu conjunto, estão ligadas por uma única ideologia. Todas traduzem o sentimento de insatisfação que tomou conta do povo brasileiro durante um determinado período de tempo e que o levou a ir às ruas para lutar por um país melhor e por seus direitos. O exercício da foto, mais do que o simples registrar, serviu, então, para tentar expressar esses sentimentos e estender a reflexão do momento político que o país viveu àquela época.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

GURAN, Milton. Fotografar para descobrir, fotografar para contar. In: Cadernos de Antropologia e Imagem, Vol. 10, n. 1. Rio de Janeiro: UERJ, 2000.

KELLY, C. Arte e comunicação. Rio de Janeiro: Agir, 1972.

MARTINS, José de Souza. Sociologia da Fotografia e da Imagem. 1ºed. São Paulo: Editora Contexto, 2009.

Referências

Documentos relacionados

Diretamente relacionados ao estágio do curso de Nutrição da UFJF, temos as Normas para os Estágios Obrigatórios que disciplinam as atividades desta comissão no âmbito dos

Naturalmente, é preciso conter os desvios significativos que possam ser ditados por comportamentos como resistência às mudanças ou postura comodista em razão das

Vale ressaltar que o PNE guarda relação direta com o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) que tem como objetivo o desenvolvimento econômico e social, além de

O Programa de Educação do Estado do Rio de Janeiro, implementado em janeiro de 2011, trouxe mudanças relevantes para o contexto educacional do estado. No ranking do

Depois de exibido o modelo de distribuição orçamentária utilizado pelo MEC para financiamento das IFES, são discutidas algumas considerações acerca do REUNI para que se

da equipe gestora com os PDT e os professores dos cursos técnicos. Planejamento da área Linguagens e Códigos. Planejamento da área Ciências Humanas. Planejamento da área

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem