• Nenhum resultado encontrado

NORMAS DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NORMAS DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

NORMAS DE ESTÁGIO DO CURSO DE

ENGENHARIA MECÂNICA

(2)

2

SUMÁRIO

1 - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES ... 3

2 - OBJETIVO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO ... 3

3 - ACOMPANHAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO ... 4

4 - EXEMPLO DE ÁREAS PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO ... 5

5 - REQUISITOS PARA A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO ... 5

(3)

3

1 - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

O estágio é uma das mais eficientes formas de propiciar ao estudante a complementação profissional, pois o coloca em contato direto com a realidade da indústria, com o ambiente real de trabalho e com os mais diversos problemas técnicos. Neste período, também o aspecto humano-social é aprimorado, em face do consequente contato com problemas sociais e culturais, que se apresentam no ambiente de trabalho.

De uma maneira geral, a finalidade do estágio é proporcionar ao aluno formação prática, com desenvolvimento das habilidades necessárias à atuação profissional. No ambiente físico onde se realiza o estágio, o estudante se submete a tarefas diversificadas e específicas, que lhe trazem, além da experiência necessária a seu preparo profissional, uma visão concreta do meio e das condições de trabalho, permitindo que se enriqueça o seu currículo e sua formação como Engenheiro.

Para todos os efeitos, define-se estágio de acordo com a Lei 11788 de 25 de setembro de 2008, “Art. 1o Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

§ 1o O estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando.

§ 2o O estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho.

Art. 2o O estágio poderá ser obrigatório ou não-obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso.

§ 1o Estágio obrigatório é aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.

§ 2o Estágio não-obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória.

§ 3o As atividades de extensão, de monitorias e de iniciação científica na educação superior, desenvolvidas pelo estudante, somente poderão ser equiparadas ao estágio em caso de previsão no projeto pedagógico do curso. “

Portanto, o estágio compreende as seguintes modalidades:

1. Obrigatório: caracterizado pela atividade de aprendizagem profissional junto a qualquer setor produtivo ou de desenvolvimento que permita a atuação profissional das áreas da Engenharia de Mecânico conforme previsto no Projeto Pedagógico do Curso;

(4)

4

2. Não – Obrigatório: Visa o enriquecimento da formação profissional e que se caracteriza pelo interesse voluntário do discente.

3. Do aproveitamento da atividade profissional relacionada à área de formação para o estágio: é permitido ao aluno o aproveitamento de suas atividades profissionais para

dispensa parcial ou integral desde que atue na área do respectivo curso e suas atividades sejam aprovadas pelo Professor Orientador do Estágio, para maiores detalhes consultar a Resolução NE 12/14 .

2 - OBJETIVO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

1. Proporcionar ao acadêmico, condições de desenvolver suas habilidades e analisar criticamente situações do cotidiano de um engenheiro;

2. Incentivar o desenvolvimento das potencialidades individuais, propiciando surgimento de profissionais empreendedores, capazes de implantar novas técnicas de gestão, métodos e processos e projetos inovadores;

3. Consolidar o processo ensino-aprendizagem, através da conscientização das deficiências individuais, e incentivar a busca do aprimoramento pessoal e profissional;

4. Possibilitar o processo de atualização dos conteúdos disciplinares, permitindo adequar aquelas de caráter profissionalizantes às constantes inovações tecnológicas, políticas, sociais e econômicas a que estão sujeitos;

5. Promover a integração entre a Faculdade e Comunidade.

3 - ACOMPANHAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO ESTÁGIO

OBRIGATÓRIO

O acompanhamento do estágio será realizado por um docente do curso (Coordenador de Estágio) e um Supervisor de campo (Engenheiro ligado à empresa). Cabendo a este emitir um parecer sobre a atuação do aluno na empresa (ANEXO C).

A organização do estágio obrigatório supervisionado da Engenharia Mecânica será realizada pela Coordenação de Estágio.

Ao Coordenador de Estágio competem as seguintes responsabilidades:

1. Coordenar, acompanhar e supervisionar todas as atividades de estágio curricular do curso de Engenharia Mecânica do UNIFEB;

2. Manter atualizada a documentação referente aos estágios;

3. Emitir, no final do período de estágio, avaliação formal do estagiário, recomendando a aprovação ou reprovação do estudante no estágio.

Aos Estagiários do curso de Engenharia Mecânica competem as seguintes responsabilidades:

(5)

5

2. Entregar o PLANO DE ATIVIDADES proposto para o estágio (ANEXO A) (1 via);

Obs.: O plano de atividades deverá ser devidamente preenchido e assinado pelo

supervisor do estágio, então o mesmo deverá ser enviado por e-mail para o coordenador de estagio no endereço engmecanica.estagio@feb.br e aguardar a aprovação do mesmo para início do estágio. Portanto, este documento deverá ser

enviado antes do início da atividade de estágio.

3. Providenciar inicialmente os seguintes documentos:

 CONVÊNIO entre Unifeb e Empresa onde o estágio será realizado, para o caso de empresas ainda não conveniadas (Modelo disponível no site do

Unifeb, em 2 vias protocoladas, sendo 1 Empresa e 1 Unifeb);

 TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO. Caso a empresa não tenha um modelo próprio, há um modelo disponível no site da Unifeb. (3 vias protocoladas, sendo 1 Aluno, 1 Unifeb, 1 Empresa);

 SEGURO OBRIGATÓRIO exigido por lei, pois o numero da apólice deverá constar no Termo de Compromisso de Estágio.

4. Manter contato constante com o Coordenador do estágio;

5. Desenvolver o plano de atividade proposto para o estágio (ANEXO A);

6. Entregar o Relatório Final de Estágio (ANEXO B) junto com Parecer do Supervisor de Campo (ANEXO C);

7. Toda documentação deverá entregue via secretária.

8. O prazo de entrega do Relatório Final de Estágio é três semanas antes do término do respectivo semestre letivo (1º ou 2º) conforme calendário acadêmico.

4 - EXEMPLOS DE ÁREA PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO

Gestão de Sistemas de Produção; Processos de Fabricação e Construção Mecânica; Planejamento; Controle da Produção; Dimensionamento; Verificação Estrutural; Cálculos; Organização e Disposição de Máquinas e Equipamentos em Instalações Industriais; Procedimentos de Fabricação, Montagem e Testes; Métodos e Sequências de Fabricação e Construção de itens ou equipamentos mecânicos; Sistemas de Manutenção; Controle Estatístico e Metrológico de Produtos e Processos de Fabricação e Construção; Normalização e Certificação da Qualidade; Confiabilidade de Produtos e Processos de Fabricação; Ergonomia do Produto e do Processo; Biomecânica Ocupacional; Análise e Prevenção de Riscos de Acidentes; Modelagem; Análise e Simulação; Métodos de Desenvolvimento e Otimização de Produtos ou processo; Planejamento; Gestão da Tecnologia, da Inovação Tecnológica, da Informação de Produção e do Conhecimento. Planejamento Estratégico e Operacional; Estratégias de Produção, Sistemas, métodos e planejamento de Manutenção;

(6)

6

Organização Industrial; Gestão Financeira de Projetos e Empreendimentos. Gestão de Custos; Orçamentos; Compras; Qualificação de Fornecedores; Ensaios Destrutivos ou não, Faculdades e Universidades (Docência).

5 - REQUISITOS PARA A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

A realização do estágio obrigatório só poderá ser efetuada pelos alunos a partir do

OITAVO TERMO do curso de Engenharia Mecânica e que estejam devidamente

matriculados.

O estágio obrigatório deverá ter duração mínima de 180 horas (cento e oitenta) e poderá ser realizado em uma única empresa/instituição ou em mais de uma. As atividades de estágio serão desenvolvidas em organizações, públicas ou privadas, indústrias ou empresas de serviços correlacionadas com as atividades de Engenharia Mecânica conforme o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) pela resolução 218 de 29 de junho de 1973 .

É obrigatório que o supervisor de estágio seja um Engenheiro, porém, não há a necessidade que este, seja um Engenheiro Mecânico.

6 - AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

A avaliação do estágio somente será realizada após a entrega dos ANEXOS A (e-mail), B e C, devendo estes ser entregues na Secretaria para encaminhamento ao coordenador de estágio.

O estudante que não tiver seu estágio dado como satisfatório será reprovado e deverá realizar novamente outro estágio.

Será de responsabilidade do Coordenador de estágio o encaminhamento do resultado final da avaliação para a Coordenação do curso para o registro no histórico do estudante.

Os casos não relatados nesta norma serão analisados em reuniões do Conselho de Curso da Engenharia Mecânica.

(7)

7

ANEXO A

PLANO DE ATIVIDADES

(8)

8

INSTITUIÇÃO DE ENSINO:

UNIDADE CONCEDENTE:

ESTAGIÁRIO:

OBJETIVOS:

RESUMO DAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO:

PERÍODO DO ESTÁGIO:

Barretos, _______de_________________________de 20_____.

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS, localizada na Avenida

Professor Roberto Frade Monte no 389 – CEP: 14.783-226 Fone: (17) 3321-6411 – Barretos -SP

Empresa:_________________________________________________________ com sede __________

_______________________________________________________________________, inscrita no CNPJ sob

no___________________________________________________, Telefone: (___) _______________________, Supervisor:_________________________________________, Cargo: _________________________.

CREA:_____________________________ Estado de registro do CREA _____.

Nome:_______________________________________________ residente na Rua ______________ ___________________________Matrícula:___________ Curso: Engenharia Mecânica Termo: _____, Telefone: (___) __________________ E-mail: ____________________________________________.

1. Oferecer ao aluno a oportunidade de desenvolver experiências práticas no campo, a fim de melhor prepará-lo para o exercício da profissão, aprimorando sua capacidade criativa e de análise crítica;

2. Propiciar ao aluno estagiário aplicar seus conhecimentos teóricos, motivando seus estudos e propiciando-lhe contato futuro mercado profissional;

3. Contribuir para que o aluno se defina em face de sua futura profissão, percebendo eventuais deficiências e buscando seu aprimoramento.

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

Início do Estágio:____/____/_____ Término do Estágio:____/____/_____ Total de Horas:_________

Dias da Semana Horários Dias da Semana Horários

Segunda-feira Quinta-feira

Terça-feira Sexta-feira

Quarta-feira

____________________

Professor Coordenador de Estágio

INSTITUIÇÃO DE ENSINO UNIFEB Ass:

_______________

Engenheiro Responsável UNIDADE CONCEDENTE Ass:

_______________

ESTAGIÁRIO UNIFEB

(9)

9

ANEXO B

(10)

10

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL

DE BARRETOS – UNIFEB

Relatório de Estágio Curricular em

Engenharia Mecânica

Nome do Estagiário

Barretos – SP 20__

(11)

11

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL

DE BARRETOS – UNIFEB

Relatório de Estágio Curricular em Engenharia Mecânica

Dados do Estagiário

Nome: ____________________________________________________________________________ RA:___________________________e-mail:______________________________________________ Telefone: ____________________Termo: ________

Dados do Local de Estágio

Nome da Empresa:___________________________________________________________________ Endereço:__________________________________________________________________________ Nome do Supervisor do Estágio:________________________________________________________ CREA:_______________________________ Estado de registro do CREA_________

Telefone: _________________________ e-mail:___________________________________________

Período de Estágio

Início: ___/___/_____ Término: ___/___/_____ Jornadas de trabalho: _______ horas semanais.

(12)

12

1. INTRODUÇÃO ( A Empresa)

Descrever o Local de Estágio; os serviços oferecidos; os produtos elaborados; os tipos de materiais utilizados; a organização e disposição do espaço físico; as equipes; as funções ou atividades exercidas pelos membros da equipe.

2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS (Estagiário)

Descrever as atividades desenvolvidas; setores e equipes onde atuou ou teve contato; os procedimentos desenvolvidos; material bibliográfico colocado à disposição para estudo; equipamentos, máquinas e software com o qual teve contato; o tipo e a forma de orientação dada ao estagiário pelo supervisor local.

Anexos: Anexar algum material produzido pelo estagiário durante a execução das atividades,

por exemplo: Manuais de orientação a clientes, Processos e/ou Procedimentos

implementados, Desenhos / Projeto, Desenvolvimento de Cálculos, Folha de Processo, Planilhas, Cronogramas, Relatório resultados obtidos, Fotos etc.

3 - SUPORTE TEÓRICO UTILIZADO NA REALIZÇÃO DAS ATIVIDADES

Discorrer sobre a bibliografia utilizada para solucionar problemas identificados durante o estágio.

4 - CONCLUSÃO

O aluno deverá emitir sua opinião sobre a importância do estágio para a sua formação, relatando experiências importantes e dificuldades encontradas na realização do mesmo. Além disso, o aluno deverá também fazer uma correlação entre o estágio prático e os conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas relacionadas e no material de referência bibliográfica.

5 - ASSINATURAS

________________________________ ________________________________ Carimbo e assinatura do Nome completo do

(13)

13

ANEXO C

FICHA DE AVALIAÇÃO DO ESTAGIÁRIO PELO

SUPERVISOR DE CAMPO

(14)

14

DIRETRIZES GERAIS PARA AVALIAÇÃO DO ESTAGIÁRIO PELO SUPERVISOR DE CAMPO

FICHA DE AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO

_____________________________________ Data: ____/_____/______ Assinatura e carimbo do Supervisor do estágio

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

1. QUALIDADE DO TRABALHO: considerar a qualidade do trabalho tendo em vista o que seria desejável 2. ENGENHOSIDADE: capacidade de sugerir, projetar ou executar modificações ou inovações

3. CONHECIMENTOS: conhecimento demonstrado ao desenvolvimento as atividades programadas

4. CUMPRIMENTO DAS TAREFAS: considerar o volume de atividades cumpridas dentro do padrão razoável 5. ESPIRITO AQUISITIVO: disposição que o estagiário demonstrou para aprender

6. INICIATIVA: iniciativa demonstrada para desenvolver suas atividades sem dependência dos outros

7. ASSIDUIDADE: cumprimento do horário de estágio e ausência de faltas

8. DISCIPLINA: observância das normas e regulamentos internos da empresa

9. SOCIABILIDADE: facilidade de se integrar com colegas e ambiente de trabalho

10. COOPERAÇÃO: disposição de cooperar com colegas e atender prontamente

11. SENSO DE RESPONSABILIDADE: zelo pelo material, equipamentos e bens

Referências

Documentos relacionados

O piloto que não estiver com os acessórios obrigatórios (macacão, capacete, luva, sapatilha ou tênis fechado) não poderá correr ou, caso seja identificado sem algum

A dissertação pretende analisar a construção social das crianças-soldado a partir da investigação das representações construídas pelo discurso dominante formado pelos

Para corrigir essa fonte de erro foi proposto um novo método que estabelece para cada pixel o melhor modelo de mistura a partir do menor valor do erro médio quadrático (Smith et

Resumo – A mancha branca, que tem a bactéria Pantoea ananatis como principal agente etiológico, além de espécies fúngicas associadas, como Phaeosphaeria maydis, é uma doença que

São considerados dados sensíveis dados pessoais que revelem a origem racial ou étnica, as opiniões políticas, as convicções religiosas ou filosóficas, ou a

Juntamente com o relatório, apresentar o cotidiano de uma organização através de fotos, gravações de áudio/vídeo, relatos verídicos (desde que autorizados), entre outras formas,

Assim, se apertarmos a tecla log pela 5.a vez a mensagem “erro” irá aparecer no visor... 11 I Verdadeira, pois para o ponteiro das

Não Não Min./horas Baixa Semi- persistente Min./horas Min./horas Não Não Horas/dias Média Circulativa Min./horas Min./horas Horas/dias Não Dias/semanas Alta Propagativa