• Nenhum resultado encontrado

Que significa falar que a Igreja deve ser una, santa, católica e apostólica?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Que significa falar que a Igreja deve ser una, santa, católica e apostólica?"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Saiba como foi fundada a Igreja e os fundamentos de sua hierarquia

A ORIGEM DA IGREJA DE CRISTO

· Jesus Cristo tinha intenção de fundar uma Igreja?

· Que significa a palavra Igreja?

· Existem figuras bíblicas que dizem respeito à Igreja?

· Quantas igrejas Jesus fundou?

· Existe a expressão igreja católica na Bíblia?

· Que significa falar que a Igreja deve ser una, santa, católica e apostólica?

A Igreja católica apostólica romana é a única Igreja de Cristo?

A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA: A HIERARQUIA

· Que é hierarquia?

(2)

· Qual a origem da hierarquia?

· Existem figuras bíblicas que dizem respeito à Igreja?

 Como entender a figura do papa sendo continuação do ministério de Pedro?

A ORIGEM DA IGREJA DE CRISTO

Jesus Cristo tinha intenção de fundar uma Igreja?

Sim. A prova bíblica de sua intenção, a encontramos em (Mt 16,18): "Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela".

Outras passagens são também importantes para constatarmos o propósito de Jesus em fundar a Igreja:

A escolha dos doze apóstolos:

- Depois subiu ao monte e chamou os que ele quis. E foram a Ele. Designou doze entre eles para ficar em sua companhia". (Mc 3,13-14).

(3)

Jacá; doze foram os apóstolos para testemunhar a continuidade do Plano de Deus por meio da Igreja.

A Última Ceia

- "Tomou em seguida o pão e, depois de ter dado graças , partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Do mesmo modo tomou

também o cálice, depois de cear, dizendo: Este é o cálice da nova aliança em meu sangue, que é derramado por vós..." (Lc 22,19-20).

- Assim como era costume para os judeus, Jesus também reuniu os seus apóstolos para celebrar a páscoa. Durante esta cerimônia foi celebrada a última ceia. Jesus se apresenta como o novo e verdadeiro cordeiro, dá aos seus seguidores o alimento do Seu corpo e sangue.

- As palavras "fazei isto em memória de mim" apresentam o distintivo do novo povo de Deus. Deste modo, a última ceia passou a ser o alicerce e o centro da vida da Igreja que estava nascendo. Afinal, por meio da ceia o Senhor se torna de um modo mais forte presente entre o seu povo.

- E, finalmente, segundo Santo Agostinho, a Igreja começou "onde o Espírito Santo desceu do céu e encheu 120 pessoas que se encontravam na sala do cenáculo". O derramar do Espírito, em Pentecostes, foi como a inauguração oficial da Igreja para o mundo.

Que significa a palavra Igreja?

A palavra Igreja deriva de outra palavra grega que significa assembléia convocada. Neste sentido a Igreja é a reunião de todos os que respondem ao chamado de Jesus: "...ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor" (Jo 10,16).

Existem figuras bíblicas que dizem respeito à Igreja? Sim. As principais são:

(4)

- Corpo de Cristo (1Cor 6,12-20; 10,14-22; 12,12-31; Rm 12,4-8)

- Esposa de Cristo (Ef 5,21-33; 2Cor 11,2)

- Novo povo de Deus (lPd 2,9)

Essa figura tem a sua origem no Antigo Testamento, em que vemos Deus escolhendo um povo (Israel), do qual a Igreja de Cristo passa a ser a herdeira.

Quantas igrejas Jesus fundou?

Examinando os textos bíblicos já apresentados, somos levados a concluir que Jesus fundou somente uma Igreja.

A Pedro disse: "...sobre esta pedra edificarei a minha Igreja" (Mt 16,18); apresentou-se como o bom pastor dizendo: "...haverá um só rebanho e um só pastor" (Jo 1016); na sua oração

sacerdotal orou ao Pai: "...para que sejam um, como nós somos um... para que sejam perfeitos na unidade..." (Jo 17,22.23); as figuras bíblicas usadas pelos primeiros cristãos atestam a visão de uma única Igreja: Jesus só pode ser a cabeça de um corpo, do mesmo modo como somente pode desposar uma noiva, assim como Deus teve somente um povo entre os vários povos.

Existe a expressão igreja católica na Bíblia?

Não. A palavra católica em relação à Igreja foi usada pela primeira vez no segundo século da era cristã pelo bispo de Antioquia, Santo Inácio, na carta dirigida aos esmirnenses: "Onde quer que se apresente o bispo, ali também esteja a comunidade, assim como a presença de Jesus nos assegura a presença da Igreja católica"(8,2). Foi empregada para destacar o sentido universal da Igreja de Cristo.

Aos poucos a palavra católica foi sendo usada para definir aqueles que estavam de fato

(5)

Quais as características para identificar a Igreja de Cristo?

No credo do Primeiro Concílio de Constantinopla (ano 381), são apresentados os traços que permitem reconhecer os sinais da Igreja de Cristo: "Creio na Igreja, una, santa, católica e apostólica"

Que significa falar que a Igreja deve ser una, santa, católica e apostólica?

- A Igreja deve ser UMA do mesmo modo como existe "um só Senhor, uma só fé, um só batismo" (Ef 4,5). Como já examinamos anteriormente, a intenção de Jesus Cristo foi fundar uma só Igreja.

- A Igreja é SANTA em virtude do seu fundador: Jesus Cristo. Foi ela que recebeu uma

promessa fundamental: "...as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mt 16,18). Deste modo, a razão da própria existência da Igreja está em ser um instrumento de santificação dos homens: "Santifico-me por eles para que também eles sejam santificados pela verdade" (Jo 17,19).

- A Igreja é CATÓLICA porque foi estabelecida para reunir os homens de todos os povos, para formar o único povo de Deus: "Ide, pois, ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo" (Mt 28,19).

A Igreja é APOSTÓLICA porque está construída sobre o "fundamento dos apóstolos..." (Ef 2,20). A garantia da legitimidade da Igreja está na continuidade da obra de Jesus por meio da sucessão apostólica. Tudo o que Jesus queria para a sua Igreja foi entregue aos cuidados dos apóstolos: a doutrina, os meios para santificação e a hierarquia.

A Igreja católica apostólica romana é a única Igreja de Cristo?

Encontramos a resposta em uma afirmação do Concílio Vaticano II: "A única Igreja de Cristo(...) é aquela que nosso Salvador, depois da sua Ressurreição, entregou a Pedro para apascentar (Jo 21,17) e confiou a ele e aos demais apóstolos para propagá-la e regê-la (Mt 28,l8ss), levantando-a para sempre como coluna da verdade (1Tm 3,15)... Esta Igreja(...) subsiste na Igreja católica governada pelo sucessor de Pedro e pelos bispos em comunhão com ele" (LG 8).

(6)

Entretanto, a Igreja católica reconhece que nestes quase 2000 anos de cristianismo os homens, por causa de seus pecados, arranharam a unidade do Corpo de Cristo. Essas divisões fizeram surgir novas denominações. Observa a Igreja que em muitas delas existem "elementos de santificação e de verdade" (LG 8).

A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA: A HIERARQUIA

Que é hierarquia?

Significa governo sagrado. Trata-se do conjunto de pessoas que foram encarregadas por Jesus Cristo para ensinar, santificar e pastorear o Seu rebanho.

Qual a origem da hierarquia?

Veio da própria vontade de Jesus Cristo de garantir a continuidade segura de Sua obra.

Existem provas bíblicas da intenção de Jesus em instituir a hierarquia?

Sim. Começando pela escolha dos doze apóstolos: "Ao amanhecer, chamou os seus discípulos e escolheu doze entre eles que chamou de Apóstolos..." (Lc 6,13); durante três anos, eles foram preparados para a missão de zelar pela integridade da pregação da Palavra. Os apóstolos receberam missão de ensinar e batizar (Mt 28,19), perdoar os pecados (Jo 20,23), celebrar a Eucaristia (Lc 22,14-20) e governar a Igreja (Mt 18,18).

Também destaca-se a escolha daquele a quem foi dada uma autoridade diferente da dos outros apóstolos diante da Igreja : "...Jesus perguntou a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu ele: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros" (Jo 21,15). Em outros textos fica confirmado o encargo especial confiado a Pedro: (Mt 16,18-19 e Lc 22,31-32 e Jo 21,15).

Uma leitura atenta e fiel do livro dos Atos dos Apóstolos e das cartas do Novo Testamento constata a existência de uma hierarquia, isto é, de um governo dentro da Igreja. Assim foram desde cedo instituídos pelos apóstolos: os diáconos (At 6,2-6); os bispos e presbíteros

(anciãos) (At 14,23; 20,17). Dignas de destaque são as palavras de saudação de Paulo aos filipenses: "Paulo e Timóteo, servos de Jesus Cristo, a todos os santos em Jesus Cristo, que se acham em Filipos, juntamente com os bispos e diáconos..." (Fl 1,1).

(7)

E, finalmente, é fundamental conhecer o pensamento de um dos dirigentes da igreja primitiva, São Clemente de Roma, que por volta do ano 96 escreveu uma carta dirigida aos coríntios afirmando que os apóstolos: "deram instruções no sentido de que1 após a morte deles, outros homens comprovados lhe sucedessem no ministério"(44). Aí já vislumbramos o embrião da organização da estrutura da Igreja.

No século II da era cristã, já encontramos três graus bem distintos da hierarquia: bispo, presbítero e diácono. Muito importantes são os escritos de Santo Inácio de Antioquia para entender como a Igreja vivia a fé naquele tempo. Em sua carta aos filadélfios escreve: "Sede solícitos em tomar parte numa só Eucaristia, porquanto uma só é a carne de nosso Senhor Jesus Cristo, um o cálice para a união com seu sangue; um o altar, assim como também um é o Bispo, junto com o seu presbitério e diáconos... "(4)

Estes poucos testemunhos dão a prova do propósito de Jesus levado á frente pelos primeiros cristãos na organização da Igreja com uma hierarquia. Pertencem a ela aqueles que receberam o sacramento da ordem, isto é, o bispo, presbítero e diácono. E assim até em nossos dias a Igreja tem sido governada.

Como entender a figura do papa sendo continuação do ministério de Pedro?

Por vontade exclusiva de Nosso Senhor Jesus Cristo, Pedro foi colocado na frente dos doze apóstolos com uma missão especial. Assim como no Antigo Testamento, Moisés, o Pastor de Israel, foi sucedido por Josué, também Pedro entregou o seu serviço de unidade a seus sucessores.

Os atos de Jesus não visavam unicamente ao tempo dos apóstolos. Existia a preocupação de garantir a continuidade da Sua obra em todos os tempos. Portanto, as palavras dirigidas a Pedro não são exclusivamente ã sua pessoa física, mas dizem respeito a um ministério (serviço) dentro da Igreja.

O texto fundamental para entender o primado de Pedro é o de Mt 16,18: "Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno nunca prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do reino dos céus: Tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus".

(8)

Nestas palavras encontramos dados importantes:

- Jesus trocou o nome de Simão para Pedro. Para a Bíblia toda mudança de nome significa a entrega de uma missão. O nome escolhido foi incomum para a tradição dos judeus. A

finalidade fica clara quando sabemos que Pedro e pedra são escritos do mesmo modo na língua em que Jesus falava (aramaico). Pedro recebeu este nome para significar que Jesus, a pedra angular, o estabeleceu para ser uma pedra visível, a fim de garantir a unidade da Sua Igreja em todos os tempos.

- A Igreja guiada por Pedro recebe a garantia de que as forças do mal não poderão destruí-la: "as portas do mal não prevalecerão contra ela..."

- Pedro recebeu "as chaves do Reino". Na Bíblia elas são o símbolo de autoridade (Is 22,22; Ap 1,7; 3,7ss; 9,1; 20,1). A missão de Pedro passa a ser a de um poder exercido em nome de Cristo sobre toda a Igreja.

- E por último a promessa "ligar ... e desligar" revela a função de garantir a integridade do depósito da fé.

Desde cedo destaca-se entre todos os bispos a figura do bispo de Roma como uma liderança dentro da Igreja. Nessa cidade morreram Pedro e Paulo, e também ali aconteceram as mais duras perseguições dos imperadores romanos. O bispo de Roma nunca foi contestado quanto à pretensão de ser o legítimo sucessor de Pedro.

A história da Igreja confirma a posição do bispo de ROMA. No ano 96, São Clemente, bispo de Roma, escreve uma carta aos cristãos de Corinto corrigindo os erros desta igreja particular. No final do século II, Santo Irineu de Lião declara na sua carta contra as heresias: e necessário que todas as Igrejas concordem com esta Igreja". Alguns séculos mais tarde Felipe, um enviado do papa ao Concílio de Éfeso (431), dirige uma mensagem aos bispos ali reunidos: "ninguém duvida, e de fato é conhecido em todas as idades, que o bem-aventurado São Pedro, príncipe e cabeça dos apóstolos, pilar da fé e fundamento da Igreja católica, recebeu as chaves

(9)

nossos dias e para sempre, é ele que, na pessoa dos seus sucessores...

Aprendemos com a Bíblia e com o testemunho da história da Igreja que o papa é bispo de Roma, e ao mesmo tempo aquele que tem a missão de zelar por toda a Igreja, pois assim foi desejado pelo próprio Jesus Cristo.

Pe. Alberto Luiz Gambarini

trechos extraídos do livro Em que cremos?

Referências

Documentos relacionados

Sendo assim, objetivou-se analisar as tendências na série temporal da morbidade e mortalidade associadas à infecção pelo vírus HIV em residentes no município de Patos de Minas/

Na categoria Infantil (tabela 4), encontramos diferenças significativas entre os grupos vivência e atleta respectivamente para as variáveis peso, estatura, IMC, %Gordura, salto

Para realizar o balanço econômico anual dos sistemas híbridos aqui estudados, foi necessário considerar os seguintes parâmetros: custo da energia - 0,40 R$/kWh (São Tomé); taxa

Subordinada a Diretoria Executiva, tem como competência as atividades de desenvolvimento de protocolo, registros dos profissionais médicos veterinários e zootecnistas, registro

Tabela 02 - Procedimentos higiênico-sanitários utilizados durante a ordenha domiciliar, pelas doadoras do Banco de Leite Humano do Hospital de Clínicas da Universidade

Portanto, o presente estudo se enquadra no tipo de pesquisa documental, por analisar a inserção da Educação Ambiental na disciplina de Biologia, contempladas nos

Conjunto de 6 copos com cores e padrões que estimulam a visão, para manipular e empilhar verticalmente.. Idade recomendada:

Apresentação e consequente publicação de trabalho ou resumo expandido com 3 ou mais páginas em Anais de Congresso, com a supervisão e coautoria do professor orientador