• Nenhum resultado encontrado

DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DA MICROBACIA DO RIO GUAVIROVA SANTA TEREZINHA DO ITAIPU (PR)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DA MICROBACIA DO RIO GUAVIROVA SANTA TEREZINHA DO ITAIPU (PR)"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DA MICROBACIA DO RIO

GUAVIROVA SANTA TEREZINHA DO ITAIPU (PR)

Márcia Helena Beck (2); Angelo Gabriel Mari (2)

(1) União Dinâmica de Faculdades Cataratas, Rua Rio Grande do Sul 196/31, (045) 30256650

e-mail:marciahelenabeck@pop.com.br

(2) União Dinâmica de Faculdades Cataratas, Tv. Bartolomeu de Gusmão s/n, (045) 35258390 e-mail:ângelo_gabriel_mari@hotmail.com

RESUMO

A Itaipu desenvolve um trabalho de gerenciamento ambiental e territorial de bacias hidrográficas em parceria com instituições de ensino, que tem o objetivo de cadastrar e processar as informações levantadas em propriedades rurais que recebem o apoio técnico do programa.O projeto de adequação Ambiental de Microbacias, parceria entre ITAIPU Binacional e União Dinâmica de Faculdades Cataratas-UDC teve por objetivo identificar os danos ambientais existentes na Microbacia do Rio Guavirova, localizado em Santa Terezinha do Itaipu-PR, através de levantamento em campo de todas as propriedades rurais nela inseridas (24). O projeto envolveu cerca de 30 alunos da UDC, e durou 2 anos entre capacitação dos acadêmicos e realização do projeto.

Palavras-chave: Microbacia, áreas degradads, Caracterização.

ABSTRACT

Itaipu develops watersheds environmental end territorial management in partnership with educational institutions,which aims registering and prossessing information raised in rural properties that received the program´s technical support.The adequacy project of Environmental Mibrobasins,partership between ITAIPU Binational and Dinamic Union of Colleges Waterfalls(Cataratas)-UDC aimed to identify environmental damage at Guavirova river microbasins,located at Santa Rita of Itaipu-PR,through a field survey of all rural properties included therein(24).The project involved about 30 students of UDC,lasting between 2 years of academic training and project´s implementation.

1. INTRODUÇÃO

Segundo Assad et al. (1993) os cursos d’água vêm sofrendo constante e crescente alteração, fruto da utilização e preservação inadequada dos recursos naturais existentes ao seu redor. Já segundo Alves (2006), não deve-se chamar a atenção da sociedade somente através da problemática da água, mas principalmente do conjunto de elementos que compõem a estrutura da qualidade intrínseca deste recurso.

(2)

A microbacia do Rio Guavirova esta localizada no município de Santa Terezinha de Itaipu (PR), e encontra-se inserida na Bacia do Paraná III. Esta bacia possui uma área de 8.389 km2, e população de 925.131 habitantes. A cobertura florestal nativa típica é a Floresta Subtropical Estacional Semidecidual, mas muito pouco desta floresta original existe, pois grande parte foi retirada para o uso intensivo do solo por atividades agrícolas e agropecuárias, o que levou aos agricultores a derrubada da mata nativa.

A legislação aplicável a áreas rurais, pode ser considerada uma forte aliada a preservação ambiental. O SISLEG - sistema de manutenção recuperação e proteção da reserva florestal legal e áreas de preservação permanente no Estado do Paraná, foi instituído pelo Decreto números 387, de 02 de março de 1999 e suas formas, critérios, procedimentos e conceitos aplicáveis foram aprovados pelo Decreto número 3.320 12 de julho de 2004. (PARANÁ, 2004). O SISLEG passa a ser o instrumento necessário para que o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) emita licenças, anuências, autorizações, certidões e outros documentos de imóveis rurais no estado, mediante a comprovação da regularização da reserva legal e áreas de preservação permanente.

O Código Florestal, Lei nº 7.803, de 15 de julho de 1989, estabelece em seu Artigo 2º que “são áreas de preservação permanente (APP’s) pelo só efeito dessa lei, vegetação natural situadas: (a) ao longo dos rios ou de qualquer outro curso d’água, em faixa marginal cuja largura mínima será de 30 metros para os rios com até 10 metros de largura (...) e (b) nas nascentes, ainda que intermitentes e nos chamados ‘olhos d’água’, qualquer que seja a sua situação topográfica num raio de 50 metros de largura”. Diz ainda o código florestal, em seu artigo 3º, que também “consideram-se de preservação permanente (...) as florestas e demais formas de vegetação natural destinadas a atenuar a erosão das terras”. A RL refere-se, no caso do Paraná, a 20% da superfície da propriedade onde o uso é condicionado ao manejo sustentável. A Reserva Legal pode gerar bens como madeiras valiosas de espécies nativas e produtos não lenhosos: mel, frutos, plantas medicinais e ornamentais, etc.(IAP, 2007).

A adequação ambiental da região da Bacia Hidrográfica do Rio Paraná III, compatibiliza demandas com o modelo de gestão ambiental "Cultivando Água Boa". O modelo "Cultivando Água Boa" da Diretoria de Coordenação da Itaipu Binacional desenvolve, na Bacia Hidrográfica do Rio Paraná III, ações e atitudes no sentido de melhorar a qualidade de vida dos agricultores e das comunidades, promovendo a inclusão social, bem como auxiliando na solvência de problemas concernentes à preservação ambiental nessa área geográfica. Compondo esse modelo está um programa de gestão ambiental aplicada voltado para a recomposição de mata ciliar e reservas florestais integrado à gestão de microbacias hidrográficas (ITAIPU BINACIONAL, 2003).

Inserido neste contexto, elaborou-se o projeto de "Adequação Ambiental de Propriedades Rurais na Microbacia do Rio Guaviroca” em Santa Terezinha do Itaipu (PR), parceria entre a Itaipu Binacional e a União Dinâmica de Faculdade das Cataratas (UDC), que teve por objetivo geral realizar um diagnóstico dos sistemas florestais e agroflorestais em 24 propriedades rurais da microbacia .

2. MATERIAIS E MÉTODOS

O trabalho teve início com a obtenção dos dados por acadêmicos da Faculdade de Engenharia Ambiental da União Dinâmica de Faculdades Cataratas (UDC), através de

(3)

levantamento cadastral e in loco das propriedades rurais, utilizando-se de formulário específico, mapeamento através de GPS, trenas e relato fotográfico. Posteriormente estas informações foram repassadas aos laboratórios de informática, e inseridas em programas específicos para que possam ser utilizadas pelo sistema.

Utilizando-se apenas de softwares livres, o objetivo principal do sistema é disponibilizar mapas interativos em um ambiente Web, integrado a uma base de dados, visando garantir transparência no processo de gerenciamento ambiental junto aos produtores, cooperativas, sindicatos rurais e órgãos ambientais envolvidos, permitindo a visualização das informações por meio da Internet.O aplicativo possui dois módulos, um gráfico (Fig 1) para exibição dos mapas e um modulo alfanumérico (Fig. 2) que contém informações sócio-econômicas e ambientais coletadas nas propriedades.

(4)

Fig. 2 :Tela de inserção dos dados no SIG@Livre Itaipu – Módulo gráfico

ANÁLISE DOS RESULTADOS

A área total da microbacia do Rio Guavirova é de 926,59ha dos quais 581,59ha foram levantadas pelos acadêmicos. Esta porcentagem da área total refere-se a área rural da microbacia, já que parte da mesma encontra-se em zona urbana. A microbacia possui 24 propriedades rurais das quais 91% são consideradas pequenas propriedades (Tabela. 1).

Tabela 1 – Distribuição das propriedade em função do tamanho

ÁREA (há) NÚMERO DE PROPRIEDADES PERCENTUAL(%) MENORES QUE 5 7 29 5 a 10 1 4 10 a 15 6 25 15 a 20 2 8,5 20 a 30 6 25 Mais de 30 2 8,5 TOTAL: 24 100 Fonte: O autou, 2008

(5)

O uso e ocupação das terras da microbacia, são na sua grande maioria (80,32%) destinada a atividades agropecuárias, enquanto apenas 7,5% é de mata ciliar e 9% é destinado a reserva legal (Tabela 2).

Tabela 2– Uso e ocupação do solo

DESNINAÇÃO AREA (há) PERCENTUAL(%)

MATA CILIAR EXISTENTE 36 7,5

RESERVA LEGAL EXISTENTE 51 11

AGROPECUÁRIA 479,84 80,32

SEDE/CIRCULAÇÃO 10 0,2

AÇUDE 2,25 0,46

ESTRADA 2,5 0,52

TOTAL: 581,59 100

DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

O estudo da microbacia gerou 24 diagnósticos das propriedades rurais existentes, um para cada propriedade. Estes diagnósticos são o ponto inicial para se elaborar projetos técnicos para correção de passivos concernentes às áreas de preservação permanente, reservas legais e outros denominados Planos de Controle Ambiental – PCAs. Dentre os componentes principais de correção de passivos que compõem o projeto destaca-se a mata ciliar e reserva legal, que representam, junto com adequação de práticas conservacionistas de solo e água, o principal meio de recuperação das condições de sustentabilidade das microbacias e estimulará a implantação de novos sistemas agroflorestais.

(6)

ALVES, Marcello. Seleção de áreas potenciais para recursos hídricos na bacia

hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, São Paulo-Brasil. Dissertação de Mestrado – Instituto

de Geociências – Universidade de Campinas - Campinas, SP [s.n.], 2006.

ASSAD, E.D., Sano, E.E. Sistema de informações geográficas: aplicações na agricultura. Planaltina:EMBRAPA-CPAC. 1993. 274 p..

IAP, 2007. Instituto Ambiental do Paraná. Disponível em: http://www.iap.pr.gov.br. Acesso em : 31 de maio de 2008.

ITAIPU BINACIONAL. Programa Cultivando Água Boa. Foz do Iguaçu: ITAIPU BINACIONAL, 2003, 25P.

SIGAM, 2005. Programa de Conservação da Floresta Atlântica Aliança dos Grandes Rios – Bacia Paraguai-Paraná. Disponível em:http://sigam.ambiente.sp.gov.br. Acesso em 31 de maio 2008.

OLIVEIRA, A. de; JUNIOR, D. M. M. Visão do Sistema - Sig@Livre. Versão 1.3. [S.l.], 2006.

BRASIL, LEI Nº 7.803, DE 18 DE JULHO DE 1989. Altera a redação da Lei n° 4.771, de

15 de. setembro de 1965, e revoga as Leis n° 6.535, de. 15 de julho.

Referências

Documentos relacionados

A médio/longo prazo será notória a diminuição do número de avarias, devido ao natural ajustamento do plano de manutenções preventivas implementado, a melhoria

Quando os autores aludem à ficção legal para qualificar a per- sonalidade jurídica, quando, por mais que se esforcem não conse- guem escapar à noção de que os direitos

Assim, este trabalho apresenta uma abordagem que tem como objetivo principal: (i) analisar a cobertura de código levando em consideração os fluxos de chamadas existentes no sistema

Tendo em conta as respostas aos diferentes questionários, constata-se que a maioria dos alunos considerou que a metodologia adotada usando a pM@ facilita o

Seu vampiro é um adolescente que frequenta salas de aulas, adora velocidade, não dorme em caixões, anda de dia, e, principalmente, irá amadurecer (mesmo tendo

A mesma autora (p.28) refere que: “A autonomia profissional decorre do reconhecimento por parte da sociedade de que a enfermagem enquanto disciplina e profissão coloca o utente

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento