• Nenhum resultado encontrado

Manual de Confecção do Acionador de CDs

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual de Confecção do Acionador de CDs"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)
(2)

1. Introdução ... 2

2. Entendendo o funcionamento de um acionador ... 3

3. Confeccionando o acionador de CDs ... 6

4. Uso do computador com o acionador de CDs ... 14

4.1. Adaptando um mouse para receber um acionador ... 15

Suporte ... 21

1. Introdução

Um acionador é um produto que serve para “acionar” algo. São alguns exemplos de acionadores encontrados em nosso cotidiano um interruptor de luz e a chave de um veículo. Mas, para que possam cumprir seu propósito, eles necessitam estar interligados ao objeto que deve ser acionado. O interruptor de luz precisa estar interligado a uma lâmpada e o sistema todo deve estar energizado. Se o interruptor estiver sozinho no sistema ele será apenas um interruptor. O mesmo ocorre para a chave de um veículo, que não será considerada um acionador sem que haja um veículo para acionar.

Levando o conceito de acionador para o campo da Tecnologia Assistiva, este artefato torna-se muito útil para pessoas com limitações físico-motoras, já que os acionadores podem ser confeccionados em vários formatos, tamanhos e modos de acionamento (por toque, sopro, som, etc.). Assim, para que o acionador cumpra seu papel como Tecnologia Assistiva, é necessário saber qual movimento voluntário o usuário possui. Uma pessoa que possui movimentos voluntários em um dos membros poderá utilizar um acionador de pressão, por exemplo. Já uma pessoa que não possui controle algum dos movimentos nos membros poderá utilizar um acionador de sopro.

O acionador com CDs, que será abordado ao longo desse manual, é um acionador de pressão e destina-se a pessoas com limitações físico-motoras que por algum motivo apresentam dificuldade para utilizar o computador de forma tradicional. Assim, o acionador de CDs foi idealizado e desenvolvido com o propósito de oferecer um dispositivo de fácil utilização, com um custo bastante inferior aos dispositivos similares existentes no mercado. No entanto, antes de aprender a confeccionar esse dispositivo, é importante entender como funciona um acionador.

(3)

2. Entendendo o funcionamento de um acionador

Para que um acionador funcione são necessárias três etapas; a etapa em que o usuário dará início a ação, a ação propriamente dita e, por fim, a reação resultante das duas primeiras etapas, como demonstrado na Figura 1.

Figura 1 – Fluxograma demonstrando as três etapas para o funcionamento de um acionador

O exemplo mais comum que pode ser utilizado para explicar esta interação é a campainha de uma residência. Neste exemplo, se encontram as três etapas citadas anteriormente. A etapa que oferece a energia (motora) inicial para o sistema é a pessoa que pressiona o interruptor da campainha; o interruptor quando pressionado realiza a ação enviando energia (elétrica) para o dispositivo, que por sua vez, irá reproduzir o estímulo recebido em forma de ondas sonoras. Esta explicação pode ser visualizada na Figura 2.

(4)

Figura 2 - Fluxograma exemplificando o funcionamento de um acionador através de uma campainha

É importante reforçar que o acionador sozinho não é capaz de interagir com o computador ou com qualquer outro equipamento sem a utilização de um dispositivo que interprete a sua ação. O acionador em si é um artefato relativamente simples, consistindo basicamente de uma chave liga/desliga, como no exemplo mencionado anteriormente. Enquanto o interruptor for estimulado, ele fecha o circuito, quando liberado, abre o circuito.

Observe nas Figura 3 e Figura 4 o exemplo do acionamento de uma lâmpada por meio de um interruptor liga/desliga. Na primeira imagem, a chave encontra-se aberta e, portanto, a lâmpada está apagada. Na segunda imagem o circuito está fechado e, desse modo, a lâmpada está ligada.

•Pessoa pressionando o interruptor da campainha. INICIO DA AÇÃO (quem aciona) •Interruptor identifica o estímulo recebido e envia um sinal para o equipamento.

AÇÃO

(acionador) •Equipamento que

executa a ação a partir do sinal recebido do interruptor. Neste caso, a ação é um efeito sonoro.

REAÇÃO (dispositivo acionado)

(5)

Figura 3 - Exemplo de acionamento de uma lâmpada por meio de uma chave liga/desliga. Chave aberta com lâmpada apagada

Figura 4 - Exemplo de acionamento de uma lâmpada por meio de uma chave liga/desliga. Circuito fechado com a lâmpada ligada

O acionador como mencionado nos exemplos anteriores pode substituir o papel da chave no circuito demonstrado. Este, por sua vez, quando pressionado, irá fechar o circuito e, consequentemente, ligará a lâmpada e vice versa. Por este motivo, é preciso entender que o acionador sem um conjunto de artefatos ou um dispositivo que o interprete, não tem funcionalidade alguma.

Além disso, é muito importante deixar claro que o acionador não deve ser utilizado em alta tensão. Se o acionador for inserido junto a equipamentos desta natureza, será necessário desenvolver um circuito isolador com o objetivo de não permitir que circule esta alta tensão pelo acionador. Em caso de dúvida, procure um profissional da área elétrica.

(6)

Um acionador pode ser utilizado em várias situações cotidianas. No entanto, o foco desse manual não é se aprofundar no que se refere à aplicabilidade de um acionador, mas sim tratar do processo de confecção do acionador de CDs. Visando exemplificar seu funcionamento, será apresentado como o acionador de CDs pode ser utilizado junto a um mouse convencional, realizando a função de clique esquerdo junto a um computador. Porém, esse dispositivo também pode realizar diversas outras ações, dependendo do equipamento ou artefato ao qual estiver conectado.

3. Confeccionando o acionador de CDs

A confecção deste artefato é relativamente simples e o projeto pode ser customizado facilmente de acordo com as necessidades de cada usuário. Os materiais necessários para a confecção do dispositivo (conforme Figura 5) são:

 2 CDs;

 Papel alumínio;

 1,5m de cabo Multi PP Emborrachado de 2x020mm2;

 1 Plug P2 Mono preferencialmente do tipo metálico devido a sua resistência e durabilidade;

 Fita dupla face;  EVA;

 Estilete;

 Ferro de solda estanho (conhecido também como estanhador);  Solda estanho;

 Alicate de corte.

(7)

Para começar, corte duas tiras de papel alumínio de aproximadamente 7x3cm e uma tira de aproximadamente 8x8cm, conforme a Figura 6.

Figura 6 - Tiras de papel alumínio

Em seguida, cole a fita dupla face no CD, pois ela servirá para acomodar as duas tiras de papel alumínio menores, conforme a Figura 7. A quantidade de fita utilizada irá depender da largura da fita. As sobras de fita ou papel alumínio serão retiradas no final com o uso de um estilete.

Figura 7 - Tiras de fita dupla face coladas no CD

Agora, cole as tiras de papel alumínio e corte com o estilete as sobras, como demonstrado na Figura 8.

(8)

Figura 8 - Tiras de papel alumínio coladas no CD

Cole duas tiras de fita dupla face no outro CD de modo que seja possível colar a outra tira de papel alumínio conforme a Figura 9.

Figura 9 – Duas tiras de fita dupla face coladas no CD, que servirão para acomodar a tira de papel alumínio

Agora, com os dois CDs já prontos, passe para a etapa de preparação do cabo que servirá para realizar a comunicação entre o acionador e o mouse ou outro dispositivo.

Desencape as duas extremidades do fio e passe estanho em todas as partes do mesmo. Os fios que irão ser soldados ao Plug devem ser curtos para que a capa de borracha fique na parte interna do conector. Os fios devem ter aproximadamente 15mm já desencapados. Depois de concluída esta tarefa, pegue o Plug P2 e inicie desenroscando a capa metálica. O Plug P2 possui apenas dois terminais. Passe estanho nos dois terminais. Para esta atividade utilize um alicate juntamente com um atilho com o objetivo de segurar o conector para o trabalho, de acordo com o que é apresentado nas Figura 10 e Figura 11.

(9)

Figura 10 - Plug P2 sem a capa metálica

Figura 11 - Plug P2 preso em alicate

Coloque a capa metálica previamente no cabo com a parte que possui a rosca orientada para a ponta do cabo que receberá o Plug, conforme a Figura 12.

(10)

Figura 12 - Soldando os fios no Plug

Já com os fios desencapados e com solda no Plug, solde os fios no Plug, não havendo ordem alguma para a ligação. O resultado deve ser o mesmo mostrado na Figura 13.

Figura 13 - Fios soldados no Plug

Depois que os fios já estiverem soldados, ajuste o fio no Plug. Após realizar essa tarefa, o resultado deverá ser semelhante ao apresentado na Figura 14.

(11)

Figura 14 - Fio soldado e acomodado no Plug

Alguns modelos de Plug possuem uma capa plástica que acompanha seu conjunto. Esta serve para assegurar que os fios não toquem na carcaça. Caso o seu modelo não possua a capa plástica, coloque uma tira de fita isolante antes de enroscar a carcaça. Observe essas situações na Figura 15.

Figura 15 - Isolamento do conector por meio de fita e com capa plástica

Fixe a outra extremidade do fio no CD que possui duas membranas. A fixação deve ser realizada com fita, sendo colocado um fio em cada membrana de papel alumínio que foi colocada previamente. Tome o cuidado de esconder com fita toda a parte desencapada do fio. O resultado esperado pode ser visualizado na Figura 16.

(12)

Figura 16 - Extremidades do cabo fixadas nas membranas do CD

Após a fixação dos fios, junte os dois CDs com fita dupla face. As tiras de fitas devem ser colocadas nas extremidades conforme demonstrado na Figura 17. É preciso tomar cuidado para colocar as camadas de fita uma sobre a outra de modo que a quantidade seja suficiente para que haja um afastamento entre a parte central de um CD e a do outro. Caso esta distância não seja respeitada, as duas membranas de um CD ficarão tocando a membrana maior do outro CD, fazendo com que o acionador permaneça com o circuito fechado. Se persistirem dúvidas a cerca de circuito aberto e fechado, leia novamente a seção 2 "Entendendo o funcionamento de um acionador”.

(13)

Antes de retirar a proteção da cola das tiras, junte os dois CDs e observe pela lateral dos mesmos se o resultado ficou semelhante ao demonstrado na Figura 18. Caso contrário, cole tira sobre tira até que haja altura suficiente de fita para que os CDs fiquem afastados. Obs.: lembre-se de retirar a parte que protege a cola da fita antes de colar cada nova camada.

Figura 18 - Vista lateral dos CDs, demonstrando que o centro deles não está em contato

Se tudo estiver de acordo, ou seja, houver afastamento entre as partes centrais dos CDs, basta colar um CD no outro, como apresentado na Figura 19.

(14)

Para testar se o dispositivo está funcionando, basta plugar o acionador em um mouse já adaptado1 para receber o acionador de CDs e tentar abrir uma pasta, arquivo ou ícone da área de trabalho. Lembrando que, nesse caso, o acionador só irá realizar a função do clique esquerdo.

Depois de pronto, se desejar decorar o acionador, cole EVA nas faces dos CDs, como apresentado na Figura 20.

Figura 20 - EVA azul colado em uma das faces do CD e EVA vermelho recortado para ser colado na outra face

4. Uso do computador com o acionador de CDs

O acionador de CDs pode interagir com o computador por meio de um dispositivo intermediário. O dispositivo intermediário mais comum é o mouse tradicional com o adaptador para receber um acionador, como apresentado na Figura 21.

(15)

Figura 21 - Mouse com adaptador para acionador

Fonte: http://assistiva.mct.gov.br/catalogo/mouse-adaptado-para-acionador

A seguir, demonstramos como adaptar um mouse convencional para que ele possa trabalhar em conjunto com o acionador de CDs.

4.1. Adaptando um mouse para receber um acionador

O acionador de CDs é um dispositivo versátil e assim como qualquer outro acionador ele também pode ser utilizado com diversos outros dispositivos, inclusive os de acesso ao computador. Nesse caso, para adaptar o mouse que irá receber o acionador serão necessários os seguintes materiais (conforme Figura 22):

 Chave Philips (conhecida também como ponta cruz);

 Ferro de solda estanho (conhecido também como estanhador);

 Duas tiras de fio de 0,15mm, de aproximadamente 20cm de comprimento;  Alicate de corte;

 Solda estanho;

(16)

Figura 22 - Material necessário para a adaptação do mouse convencional

Como sugestão, dê preferência a um mouse de tamanho grande (utilizado em computadores desktop). Mouses maiores facilitam a adaptação, uma vez que seu espaço interno é maior.

Como primeiro passo, desmonte o mouse. O mais comum é que o dispositivo tenha apenas um parafuso coberto por um lacre de garantia. Depois de aberto, retire a placa interna atentando para o botão do clique esquerdo, como mostra a Figura 23.

(17)

Desencape os fios cerca de 5mm nas quatro extremidades aplicando estanho em todas elas, como apresentado na Figura 24.

Figura 24 - Passando estanho nas extremidades dos fios

Repita o mesmo procedimento com o conector Jack P2, como é mostrado na Figura 25.

Figura 25 - Colocando solda estanho nos terminais do Jack P2

(18)

Figura 26 - Estanhando os fios nos terminais do botão do mouse

É preciso tomar muito cuidado para que não haja sobras dos fios, pois estas poderão provocar um curto. Caso isso ocorra, o mouse não será danificado, mas poderá ocorrer o comprometimento da funcionalidade do clique esquerdo.

Escolha agora o local onde ficará o Jack P2. Preste atenção na escolha do local, uma vez que o conector não deverá afetar a estrutura interna do mouse ou tocar na placa. O furo pode ser feito com o auxilio de uma furadeira ou mesmo com o próprio ferro de solda limpando a ponteira do ferro logo após o uso (com o mesmo aquecido), utilizando um pano de algodão ou lenço de papel. Utilize uma quantidade de pano ou papel suficiente para que você não se queime. Observe esses processos nas Figura 27, Figura 28 eFigura 29.

(19)

Figura 27 – Realizando a furação com o uso do ferro de solda

(20)

Figura 29 - Limpando a ponteira do ferro de solda

Para finalizar, estanhe os fios nos terminais do Jack P2 conforme a Figura 30 e monte o mouse novamente conforme a Figura 31, não existindo uma ordem para os fios.

(21)

Figura 31 - Mouse com o adaptador para receber um acionador

Nessa seção foi apresentada a adaptação de um mouse convencional para que o acionador de CDs pudesse realizar o clique esquerdo do mouse. Porém essa foi uma sugestão de uso, podendo ser o acionador de CDs utilizado junto a outros dispositivos de acesso ao computador, como por exemplo, o Mouse de Botão.

Suporte

Para obter suporte, fazer sugestões ou esclarecer dúvidas, entre em contato conosco:

CTA – Centro Tecnológico de Acessibilidade do IFRS IFRS - Campus Bento Gonçalves

Av. Osvaldo Aranha, 540

Bento Gonçalves, RS – 95700-206 Fone: (54) 3455 3261

Setor de Tecnologia Assistiva: (54) 3455 3263 e-mail: cta@ifrs.edu.br

Referências

Documentos relacionados

Ar go original e completo publicado em periódico indexado no Qualis A-CAPES, na área Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo e/ou periódico internacional

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

Foram analisados a relação peso-comprimento e o fator de condição de Brycon opalinus, em três rios do Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Santa Virgínia, Estado de São

Verificar e comparar a ocorrência de apoptose no tecido lamelar de equinos submetidos aos modelos de extrato de nogueira preta e sobrecarga de amido, utilizando a

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

Foi membro da Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora e viria a exercer muitos outros cargos de relevo na Universidade de Évora, nomeadamente, o de Pró-reitor (1976-

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,