• Nenhum resultado encontrado

p a i n e l O projeto está sintonizado com os conceitos centrais de empresa e de empresário contemplados no Código Civil. Vai à CCJ.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "p a i n e l O projeto está sintonizado com os conceitos centrais de empresa e de empresário contemplados no Código Civil. Vai à CCJ."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Ano 17 • Número 51 • 26 de novembro de 2014 • www.cni.org.br

de junho de 2011 • www.cni.org.br

Confederação Nacional da Indústria

Nesta Edição:

CCJ do Senado aprova PEC da Inovação

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania – CCJ do Senado Federal aprovou hoje, a PEC 12/2014 (PEC 2090/2013, na Câmara dos Deputados), que trata da criação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e atualização do tratamento dessas atividades.

Em linhas gerais, a PEC estabelece como competência dos entes federativos legislar e proporcionar os meios de acesso à ciência, à tecnologia, à pesquisa e à inovação.

O Estado deverá promover e incentivar a inovação, estimulando a articulação entre entes públicos e privados, nas diversas esferas de governo e a formação e o fortalecimento de empresas inovadoras, a constituição e a manutenção de polos tecnológicos e a criação, absorção e transferência de tecnologia. Ademais, estende à União a possibilidade de vincular parcela de sua receita orçamentária a entidades públicas de fomento ao ensino e à pesquisa científica e tecnológica.

Para a execução de atividades de ciência, tecnologia e inovação pelos entes federativos, determina que serão adotados mecanismos especiais ou simplificados de contratação de bens e serviços, de controle e de tributação, a serem regulamentados por lei ordinária. Estabelece, ainda, que a União, os Estados e Municípios poderão efetuar a cessão temporária de recursos humanos, sem prejuízo dos direitos do servidor, de equipamentos e de instalações a entes públicos e privados.

A matéria, que faz parte da revisão do Marco Legal, foi aprovada com base no parecer do relator Senador Eduardo Braga (PMDB/AM), com aperfeiçoamentos redacionais, sem alterações de mérito. Dessa forma, a proposta segue para a apreciação do Plenário do Senado Federal, onde receberá apreciação em dois turnos e se aprovada sem alterações, será promulgada.

 CCJ do Senado aprova PEC da Inovação;

 CDC da Câmara aprova o projeto de fortalecimento dos PROCONs;

 Atualização da nomenclatura na Lei de Registro Público de Empresas Mercantis;

Presidente Mundial da WorldSkills Competition participa de audiências públicas na Câmara e no Senado;  Peso do pescado glaciado é tema de Audiência Pública;

p a i n e l

Atualização da

nomenclatura na Lei de Registro Público de Empresas Mercantis

A Comissão de

Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC) aprovou , na forma do substitutivo apresentado pelo relator, deputado Renato Molling (PP/RS) , o PL 7.750/2010, que atualiza a terminologia referente ao Registro Público de Empresas e Atividades Afins. por institutos renomeados pelo Código Civil e pela moderna doutrina do direito empresarial.

Inova, contudo, ao estabelecer que os atos levados a arquivamento nas juntas empresariais podem, a critério do interessado, ser remetidos por meio de documentos em forma eletrônica produzidos com a utilização do processo de certificação disponibilizado pela ICP-Brasil ( MPV nº 2.200-2, de 24 de agosto de 2001).

O projeto está sintonizado com os conceitos centrais de empresa e de empresário contemplados no Código Civil. Vai à CCJ.

O projeto segue para apreciação da Comissão de Constituição e Justiça.

(2)

CDC da Câmara aprova o projeto de fortalecimento dos PROCONs

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou, hoje, o PL 5.196/2013, que dispõe sobre a aplicação de medidas corretivas pelos PROCONs em favor do consumidor.

Após intensos debates, a Comissão adotou o parecer do relator, deputado José Carlos Araujo (PSD/BA) , que concluiu pela aprovação do projeto com substitutivo.

O texto atribui à autoridade administrativa competência para aplicar, isolada ou cumulativamente, em caso de infração às normas de defesa do consumidor, mediante procedimento administrativo, assegurada ampla defesa, e em face de reclamação fundamentada formalizada por consumidor, as seguintes medidas corretivas:

 substituição ou reparação do produto;

 evolução do que houver sido pago pelo consumidor mediante cobrança não ajustada entre as partes ou não autorizada por lei ou regulamento;

 cumprimento da oferta pelo fornecedor, sempre que esta conste por escrito e de forma expressa;

 devolução ou estorno, pelo fornecedor, da quantia paga pelo consumidor, quando o produto entregue ou serviço prestado não corresponda ao que expressamente se acordou pelas partes;  prestação adequada das informações requeridas pelo consumidor, sempre que tal

requerimento guarde relação com o produto adquirido ou serviço contratado.

Na hipótese de descumprimento do prazo fixado pela autoridade para cumprimento da medida ou do acordo extrajudicial celebrado entre as partes, será fixada multa diária, cujo valor total acumulado fica limitado a 03 vezes o valor do bem ou do serviço objeto da reclamação, graduada de acordo com a gravidade da infração, a vantagem auferida e a condição econômica do fornecedor.

Estabelece, ainda, que os acordos extrajudiciais, e não as decisões administrativas, que resultem de transação entre o consumidor e o fornecedor realizados perante os órgãos do sistema nacional de defesa do consumidor constituirão título executivo extrajudicial.

Por fim, o substitutivo altera a Lei dos Juizados Especiais e determina o aproveitamento das audiências de conciliação realizadas nos Procons pelo Judiciário.

A CNI entende que as sanções previstas na legislação em vigor já conferem, de forma eficaz e bastante razoável, amplos poderes para que a União, os Estados e os Municípios assegurem, no contexto da competência fiscalizatória comum, a fiel observância das normas que tutelam os direitos dos consumidores, não sendo necessária a inclusão de novas medidas corretivas.

No entanto, o texto aprovado na Comissão de Defesa do Consumidor avança nos seguintes pontos: a) necessidade de procedimento administrativo, observando o contraditório e ampla defesa, para

aplicação das medidas corretivas;

b) atribui aos acordos firmados pelas partes, e não mais às decisões favoráveis aos consumidores, força de título executivo extrajudicial;

c) limita a multa diária (ao triplo do valor do bem ou do serviço objeto da reclamação) imposta pela autoridade administrativa no caso de descumprimento do prazo fixado para a medida corretiva.

(3)

NOVIDADES LEGISLATIVAS

Presidente Mundial da WorldSkills Competition participa de audiências

públicas na Câmara e no Senado

.

Na Câmara

Pela manhã, as comissões de Educação e de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados realizam audiência pública conjunta, para debater e divulgar a importância da realização da 43ª edição da WorldSkills Competition em São Paulo, em agosto de 2015. A realização desse importante certame mundial terá a participação de mais de 70 países e seus competidores representam os melhores alunos selecionados em olimpíadas de educação profissional de seus países. A audiência foi presidida pelo deputado Glauber Braga (PSB-RJ) que destacou que “o maior legado da competição é levantar o perfil e o reconhecimento de pessoas qualificadas e mostrar como as competências são importantes para alcançar o crescimento econômico e o sucesso pessoal".

Grande número de deputados participaram do evento.

No Senado

À tarde, no Senado, sob a presidência do senador Cyro Miranda (PSDB/GO), teve curso audiência conjunta das Comissões de Educação, Cultura e Esporte (CE) e de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), no intuito de divulgar esse importante torneio de educação profissional que terá sede em São Paulo entre 11 e 16 de agosto de 2015.

Simon Bartley, presidente da WorldSkills, disse que "os competidores não se esforçam apenas pelo seu sucesso no evento. Um bom desempenho representa a habilidade do país de origem para treinar e desenvolver os jovens para o mercado de trabalho. A competição inspira as pessoas para que tenham êxito na vida.Pessoas jovens não são o futuro somente para o seu país. Os competidores de todo o mundo são o nosso futuro, são indivíduos que farão nosso mundo um lugar melhor." O apoio do Senado na divulgação do evento é fundamental, já que o interesse dos organizadores não é só o de realizar a competição, mas de despertar interesse e divulgar, tanto quanto possível, seus objetivos e resultados.

David Hoey, diretor-executivo da competição, afirmou que a "realização do evento no Brasil é um investimento que pode dar retorno ao país e influenciar diretamente na quantidade de trabalhadores da indústria e na qualidade para atingir padrões internacionais.O Brasil, assim como muitos outros países no mundo, parece dar muita ênfase em levar os jovens à universidade em vez de reconhecer que o ensino técnico é uma boa opção de carreira."

Rafael Lucchesi, diretor-geral do SENAI e diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), afirmou que "o Brasil precisa investir mais na educação profissional. Essa mudança poderia melhorar o sistema econômico, abrir oportunidades para a juventude ingressar no mercado de trabalho, melhorar competitividade de empresas brasileiras e assegurar um país com maior capacidade de desenvolvimento e com mais oportunidades"..."o Brasil tem os problemas de baixa qualificação do trabalhador como um dos principais entraves do ganho de produtividade". Fez uma análise positiva da participação do SENAI no PRONATEC, cujo programa defendeu.

Luciano Toledo, representante da Secretaria de Indústria, Educação Profissional e Tecnologia do

Ministério da Educação destacou o investimento do governo na educação profissional. Uma das principais iniciativas é o Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que conseguiu igualar o número de matrículas do ensino profissional ao do ensino superior.

(4)

Rafael Wenderson, ganhador de duas medalhas de ouro nas categorias melhor soldador e melhor

competidor brasileiro na WorldSkills Américas 2014. Rafael relatou sobre sua preparação para os títulos e do orgulho de representar o pais.

Fátima Aparecida Antônio, diretora da Divisão do Ensino Fundamental e Médio da Secretaria

Municipal de Educação de São Paulo, disse que a realização do evento na cidade é uma oportunidade não só para os alunos, como Rafael, mas também para professores, que poderão interagir com o ensino técnico de outros países do mundo."O Brasil ganhou uma grande oportunidade e São Paulo ganhou um grande presente de poder receber tantas delegações de estudantes estrangeiros".

Senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), presidente da Comissão de Desenvolvimento Reginal e Turismo, lembrou a falta de ênfase no ensino profissionalizante no Brasil. Relatou com entusiasmo sua participação na WorldSkills em Leipzig, na Alemanha.

Senador Cyro Miranda, presidente da Comissão de Educação, ao agradecer a presença de todos,

prometeu empenho e apoio na tarefa de divulgação da competição.

"Através desta casa, de cada um dos participantes, que sejamos grandes incentivadores e divulgadores desse evento. O maior vencedor somos nós, que estamos conquistando esse espaço".

Peso do pescado glaciado é tema de Audiência Pública

Audiência Pública na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC), da Câmara dos Deputados, debateu o PL 3.988/12, de autoria do Deputado Celso Maldaner (PMDB/SC), que trata das informações contidas nas embalagens de pescado glaciado. A reunião foi presidida pelo Deputado Sebastião Bala Rocha (SD/AP) e contou com a presença dos convidados Luiz Carlos Gomes dos Santos, diretor de metrologia do INMETRO, representando também o MDIC; Sidney Antonio Liberati, fiscal federal agropecuário do MAPA; Estevão Martins, engenheiro e Paulo Roberto Dermachi Mundt, Consultor, ambos da Federação das Industrias de Santa Catarina – FIESC.

O ponto principal da matéria em debate refere-se ao entendimento distinto sobre o glaciamento, que é a camada de gelo que reveste o pescado. A regulação atual considera o glaciamento uma embalagem, portanto está descontado na informação de peso líquido das embalagens.

No entanto, Estevão Martins, apontou que o material não deveria ser considerado embalagem e a subtração do seu peso poderia ser informada separadamente. Como exemplo, citou os produtos vendidos imersos em líquidos que já possuem adicionalmente dados sobre seu peso drenado. No mais, abordou que uma série de países como Portugal, Espanha, Noruega e EUA utilizam o mesmo entendimento do projeto, que traria benefícios ao consumidor

De acordo com Paulo Roberto Dermachi Mundt, a Indústria de Pesca é prejudicada, pois não há mecanismo que permita a indicação da quantidade de glaciamento. O consumidor, por não saber que o mesmo já está descontado no “peso líquido”, acusa o setor de ser responsável pela diferença de peso. Luiz Carlos Gomes dos Santos indicou que o INMENTRO utiliza a mesma concepção dos acordos internacionais mais influentes, inclusive o acordo firmado no âmbito do MERCOSUL utiliza os parâmetros da legislação nacional. Ele justificou ainda, que os países citados pelo Estevão apresentam produtos fora dos acordos, pois nessas localidades a fiscalização é mais branda.

(5)

NOVIDADES LEGISLATIVAS

Sidney Antonio Liberati, apontou que se os produtores desejam informar ao consumidor a quantidade de glaciado, que o faça por meio de porcentagem do peso liquido. Ainda, destacou que é possível que os produtores informem ao consumidor, na embalagem, os motivos e vantagens do processo de glaciamento.

O Deputado Sebastião Bala Rocha, ao encerrar a sessão informou que iria analisar todos os pontos abordados e apontamentos técnicos para posterior analise do projeto na CDEIC, que está sob a relatoria do Deputado Renato Molling (PP/RS).

NOVIDADES LEGISLATIVAS| Publicação Semanal da Confederação Nacional da Indústria - Unidade de Assuntos Legislativos - CNI/COAL

| Gerente Executivo: Vladson Bahia Menezes | Coordenação Técnica: Pedro Aloysio Kloeckner | Informações técnicas e obtenção de cópias dos documentos mencionados: (61) 3317.9332 Fax: (61) 3317.9330 paloysio@cni.org.br | Assinaturas: Serviço de Atendimento ao Cliente (61) 3317.9989/9993 Fax: (61) 3317.9994 sac@cni.org.br | Setor Bancário Norte Quadra 1 Bloco C Edifício Roberto Simonsen CEP 70040-903 Brasília, DF (61) 3317.9001 Fax: (61) 3317.9994 www.cni.org.br | Autorizada a reprodução desde que citada a fonte.

Referências

Documentos relacionados

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

E se, no que toca à viticultura, a aposta nas castas autóctones da região, como a Azal, Avesso ou Lou- reiro seria inevitável, a Quinta da Lixa alberga já, nas suas

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Starting out from my reflection on the words cor, preto, negro and branco (colour, black, negro, white), highlighting their basic meanings and some of their

Outra surpresa fica por conta do registro sonoro: se num primeiro momento o som da narração do filme sobre pôquer, que se sobrepõe aos outros ruídos da trilha, sugere o ponto de

A presente revisão bibliográfica abordará polímeros molecularmente impressos, onde aprofundamos os processos de obtenção desses materiais através dos métodos de