• Nenhum resultado encontrado

Charles E. O. Carter - Os Aspectos Astrológicos PESQUISAVEL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Charles E. O. Carter - Os Aspectos Astrológicos PESQUISAVEL"

Copied!
261
0
0

Texto

(1)

Charles E. O. Carter

» Q J v \ ÍN y y ¡¡ yy V \

os

ASPECTOS

ASTROLÓGICOS

PENSAMENTO

(2)
(3)

OS ASPECTOS ASTROLÓGICOS'

Charles E. O. Carter Charles E. O. Carter

O título de mais este livro de Charles E. O. Carter explica

inteiramente a sua finalidade. Trata-se de uma obra bastante

pormenorizada sobre as trinta e seis combinações possíveis do

Sol, da Lua e dos sete planetas conhecidos. De cada uma dessas

combinações é dado um certo número de exemplos.

Cada combinação é abordada em três tópicos: aspectos

harmônicos, conjunções e aspectos desarmónicos. Até certo

ponto, o autor rejeita as palavras tradicionais “benéfico” e

“maléfico” ao se referir à influência dos astros, optando por

uma terminologia mais de acordo com a visão moderna da

Astrologia.

Para Charles E. O. Carter, o trabalho do astrólogo consiste

em descobrir o meio-termo adequado a cada caso, pois é cha

mado a dar conselhos de caráter geral e a maioria das pessoas

se sente mais encorajada quando o astrólogo mostra de que

modo a Astrologia torna possível enfrentar os problemas do

dia-a-dia tomando as precauções necessárias a cada caso.

Se os astros parecem dominar parte da nossa vida —

conclui o autor —, e se existe uma parte ainda maior que eles

indubitavelmente podem afetar, de modo favorável ou adverso,

cabe-nos colocar nossos tesouros fora do seu alcance, tarefa

nada fácil mas que, por isso mesmo, vale a pena empreender.

(4)
(5)

CH CH AA RLRL ES ES EE. . OO . . CACA RTRT ER ER

OS

OS

ASPECTOS

ASPECTOS

ASTROLÓGICOS

ASTROLÓGICOS

Tradução ZILD

ZILD A HUTCHINSA HUTCHINS ON SCHILDON SCHILD

EDITORA PENS AMENTO São Paulo

(6)
(7)

Título do

Título do orioriginalginal

The Astr ológi ca! Aspect s

Copy

Copy right© right© C.C.EE.O.O. C. Cararteter, 193r, 193 0,1950,195 1,1961,196 77

Edição _________

2-3-4-5-6- 7-8-9-10

____________ Ano

89-90-91-92-93-84-95

Direitos r

Direitos reservadeservadosos EDITORA PE

EDITORA PE NSAMNSAM ENTO LTDA.ENTO LTDA. Rua Dr.

Rua Dr. Mário Mário VicVicenentete, 3, 374 74 — 04270 — 04270 SãSã o o Paulo, Paulo, SSP — P — FoneFone: 63 3: 63 3141411

(8)
(9)

SUMARIO SUMARIO INTRODUÇÃO 7 AS PE CT O S DO SO L E DA LUA 17 AS PE CT O S DO SO L E DE MERCÚRI O 22 ASP EC TO S DO SO L E DE VEN US 24 AS PE CT O S DO SO L E DE MARTE 25 A SP EC TO S DO SO L E DE JÚPITER 29 AS PE CT O S DO SO L E DE SATU RNO 33 AS PE CT O S DO SO L E DE URANO 36 ASP EC TO S DO SO L E DE NETUNO 40 AS PE CT O S DA LUA E DE MERCÚRI O 45 ASP EC TO S DA LUA E DE VÊN US 48 AS PE CT O S DA LUA E DE MARTE 50 AS PE CT O S DA LUA E DE JÚPI TER 54 A SP EC TO S DA LUA E DE SATURN O 56 AS PE CT O S DA LUA E DE URANO 60 AS PE CT O S DA LUA E DE NETUN O 63 AS PE CT O S DE MER CÚR IO E DE VÊNU S 66 A SP EC TO S DE MERC ÚRIO E DE MARTE 68 A SP EC T O S DE ME RCÚ RIO E DE JÚPITE R 71 AS PE CT O S DE MERCÚ RIO E DE SATURNO 74 A SP EC TO S DE MERCÚ RIO E DE URANO 77

(10)

AS PE CT O S DE MERC ÚRIO E DE NETUN O 80 AS PE CT O S DE VÊ N U S E DE MARTE 82

AS PE CT O S DE VÊ NU S E DE JÚPI TER 86 ASPE CT OS DE VÊN US E DE SATURN O 89 AS PE CT O S DE VÊ NU S E DE URANO 92 ASP EC TO S DE VÊ N US E DE NET UNO 95 A SP E C T O S DE M ART E E DE J ÚPITER 99 AS PE CT O S DE MA RTE E DE SAT UR NO 102 AS PE CT O S DE MA RTE E DE URAN O 105 AS PE CT O S DE MA RTE E DE NET UNO 109 AS PE CT O S DE JÚPITER E DE SAT UR NO 112 AS PE CT O S DE JÚPITER E DE URA NO 115 A SP EC T O S DE JÚPITER E DE NE TU NO 118 A SP EC T O S DE SAT UR N O E DE URA NO 121 AS PE CT O S DE SATU RN O E DE NETU NO 124 ASP EC TO S DE URAN O E DE NET UNO 127

(11)
(12)

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO

O título deste livro deve explicar inteiramente a sua finalidade. Trata-se de uma obra de certa forma pormenorizada sobre as trinta e seis combinações possíveis do Sol, da Lua e dos sete planetas conheci dos. De cada combinação é dado certo núm ero de exemplos.

São grandes as dificuldades para se escrever alguma coisa fide digna e capaz de ajudar praticamente o estudante. Pois, embora pos samos entender a importância abstrata dos planetas e, dessa forma, conceber uma idéia do significado teórico de cada aspecto, ainda assim continua a ser verdadeiro o fato de que, quando passamos dessas abs trações para os efeitos dos aspectos na vida real, nos vemos diante de uma tarefa muito complicada. A quilo qu e é unitário nas alturas se torna múltiplo aqui embaixo; a tendência ge ral da manifestação está sempre voltada para o aumento da diversidade. Desse modo, até com relação ao caráter, o mesmo aspecto apresenta grandes diferenças na manifes tação, de conformidade com as quase que inumeráveis circunstâncias simultâneas que podem surgir. Quando buscamos determinar a prová vel forma exterior dos aspectos nos casos da vida, encontramos uma alteração ainda maior. O que é mais absurdo que supor que o mesmo aspecto (quer radical.quer prog redido ) será manifestado da mesma ma neira no caso de um criminoso que está cumprindo pena de prisão per pétua, de um financista milionário, de um artista boêmio ou de um sol da do na ativa?

Entretanto, embora compreendendo ao máximo essas dificulda des, tentei escrever um livro que contivesse algo tanto de útil como de novo.

Falando de modo geral, estudei dúzias de exemplos de cada con tato aspectual; e descobri que, muitas vezes, as descrições dos manuais não são verdadeiras. Algumas vezes, o significado real dos aspectos

(13)
(14)

parece ser muito diferente daquele que eu, e muitos outros pesquisa dores, tem os pensado até agora.

Cada combinação é abordada em três tópicos - aspectos ha rm ô nicos, conjunção e aspectos desarmónicos. Até certo ponto, rejeitei as palavras tradicionais "benéfico" e "maléfico" e procurei usar termos mais de acordo com a visã o mode rna.Os Aspectos Harmônicos são o trígono, o sextil e o semi-sextil, obtidos pela divisão do círculo de 360° p or 3,6 e 12.

A Conjunção, com a qual pod e-se unir o Para lelo da Declinação é, por assim dizer, o pai de todos o s aspecto s.

Ou ela é potencialmente harmônica ou desarmónica e, de fato, o seu caráter provém, em casos específicos, dos planetas que a compõem e de outras condições do horósco po.

Os aspectos desarmónicos, independentes e obstrutivos são a oposição e a quadratura, a semi qua dratu ra e asesqui quad ratura, e o quincúncio ou desconjunção.Alguns afirmam que a oposição, analogamente à conjunção, é de caráter neutro; e também tem-se afirmado que o mesmo é verdadeiro no caso do semi-sextil e do q uincúncio.

O quintil e os seus cognatos são considerados moderadamente úteis, porém, e mbora as sua s órbitas pareçam pequenas, eu não e ndos saria a prática comum de negligenciá-los.

Nenhum aspecto conhecido é derivado do Sete ou do Nove, ape sar de que eu relutaria em dizer que eles não existem .1

De um ponto de vista direcional, os aspectos são menos diferen ciados em ação do que o são na Astrologia Natal. Uma direção é princi palmente importante como estímulo de uma configuração radical e a sua própria natureza, quer seja um tríg on o que r uma quadratura, não é tão importante. O determinante principal é o caráter das forças natais que ela põe em movimento. Contudo, do ponto de vista da Astrologia Natal, cada aspecto tem o seu próprio caráter.

A Conjunção, em certo sentido , é potencialmente todas as co isas, porém a sua principal característica prática é o seu poder. Em ação, eia e inegavelmente mais poderosa e mais direta do que qualquer outro

1 Este trabalho não pretende ser polêmico, mas eu estou particularmente con-Este trabalho não pretende ser polêmico, mas eu estou particularmente con-vencido de que todos os ângulos exatos de 10° constituem aspectos, vencido de que todos os ângulos exatos de 10° constituem aspectos, provavel-mente de caráter neutro, porém variam muito no que diz respeito à natureza mente de caráter neutro, porém variam muito no que diz respeito à natureza es-sencial e ès condições radicais dos corpos em questão. Nesses casos, poderá ser sencial e ès condições radicais dos corpos em questão. Nesses casos, poderá ser permitido um orbe de 1°.

(15)
(16)

aspecto. Ela é de natureza essencial, afetando a própria existência do nativo, bem como as suas condições.

A Oposiç ão é uma configuração passiva. E la tende a tornar o nati vo um instrumento n as mão s do s outros, quer c onsciente quer incons cientemente. Se o horóscopo for de um tipo em geral passivo, esta con dição pode ser facilmente aceita; porém, no caso de um indivíduo vi goroso, a influência da oposição pode levar a atrito e luta constantes, com o se vê no s ma pas de muitos - talvez nos m apas da maioria - dos comandantes militares, e em todos aqueles que, por assim dizer, "es gotam as suas oposições" passando as suas vidas em campanha. Em alguns mapa s isso indica flexibilidade e oportun ismo.

O Trígono, via de regra, é um aspecto ativo e idealista, estando naturalm ente relacionado com a V e IX Casas - criação e inspiração. É um aspecto de vigor, de entu siasm o e de vitalidade.

O Sextil é da natureza da III e XI Casas - atividade mental e dese jos ou aspirações intelectuais. Ele é mais mental e menos entusiástico do que o trígono e, nos mapas debilitados, pode tender à indolência, à carência de direção e fácil condescendência. Seu ponto forte é o poder cerebral e é encontrado mais frequentemente nos mapas de pensadores do que o trígo no.

A Quadratura é de caráter combativo. Ela é o contato mais energi-zante, contrastando acentuadamente com a oposição. Faz o nativo rea gir bruscamente e, muitas vezes, o faz ficar incomodado com estímulos do ambiente, causando ação, luta e, com frequência, o sucesso. O nativo sentirá intensamente a discrepância entre o que ele tem e o que quer, o que ele é e o que está à sua volta, e é impelido à ação. Ele é um indivi dualista, uma pessoa independente e agressiva.

O Semi-sextil tem o caráter da II e XII Casas, enquanto que o Quincúnciose relaciona com a VI e VIII Casas, tendo nítidas ligações com a saúde, com os acidentes, com as desgraças e com a morte. A Se miquadratura está relacionada com a II e XI Casas, e a Sesquiquadratura com a V e a VIII Casas. Nenhum desses aspectos é considerado muito poderoso e é comum limitar as suas órbitas a cerca de 4o de cada lado; freqüentem ente o semi-sexti l é reduzido a apen as I o e o quincúncio a

mais ou menos 2°. Contudo, no que toca às suas respectivas naturezas,

as suas influências podem ser distintamente traçadas.

No que diz respeito à órbita, mesmo estando propenso a acreditar que há mais aspectos do que comumente se admite, ainda assim acho que, via de regra, costuma-se ampliar os orbes além do que é de fato admissível. Talvez as órbitas de todos os aspectos secundários devam

(17)
(18)

ser reduzidas a 1o e as órbitas do s pr incipa is a ma is ou meno s 5°? a apresentação de um ponto de vista q ue vale a pena considerar.

sa é O estudante deve tero cuid ado de prestar muita atenção, em tod as as apreciações que fi zer dos sig no s e da s Ca sas ocup adas pelos corp os celestes e do s outros aspectos que eles podem receber, além do aspecto específico que possa atrair a sua atenção em alg um a ocasião. A co mpa  tibilidade ou não dos tr ês fatores - planeta, si gn o e Casa - é muito im  portante, e um corpo celeste, em bom signo e em boa Casa, pode ser ampiamente benéfico, mesmo num aspecto desarmónico. Inversamen te, um mau aspecto pode ser muito benéfico, se sig no e Casa forem fa voráveis à natureza dos planetas em questão. Por outro lado, os aspec tos harmônicos de planetas debilitados serão pouco benéficos. Eu am pliaria essa norma até o ponto deafirmarque, em geral, será mais cor reto e satisfatório considerar desarmónico um aspecto como o Sol em tríg ono com Saturn o em Leão e aplicar a ele a descrição que é dada so b o título de Aspecto s Oesarmônicos. E u não che garia ao po nto de dizer o mesmo de um planeta benéfico p orque, nesse caso, a natureza do cor po celeste é, em si mesma, pronunciadamente inclinada ao bem. O Sol em trígo no com Júpite r em Capricórnio obviame nte é me no s vantajos o do que o So l em trígono com Júpiter em Sagitário, porém,ainda assim, eu a julgaria uma influência favorável. Por outro lado, eu consideraria o Sol em quadratura com Júpit er em Sagitário co mo uma inf luência am  piamente útil, e mesmo o Sol em quadratura com Saturno em Aquário não seria de modo algum inteiramente maléfica.

A menos que essas modificações sejam incutidas de forma A menos que essas modificações sejam incutidas de forma cons-tante na mente, muitas das descrições seguintes não serão tante na mente, muitas das descrições seguintes não serão apropria-das, e será impossível usálas com êxito.

das, e será impossível usálas com êxito.

Deve-se observar que qualquer configuração pode ser considera da boa o u má, a partir de dois pon tos de vist a - a felicidade e o progr es  so. Os planetas e os aspectos benéficos indubitavelmente são mais fa voráve is à primeira, porém não são de mo do alg um bons para o suc es so ou para os talentos adquiridos, em si e por si mesmos, uma vez que predispõem a condições tranquilas e monótonas e a alternativa menos nobre da "Escolha de Hércules". Por outro lado, um horóscopo quase que inteiramente do min ado pelos planetas maléfico s e por aspectos de-sarm ônico s, via de regra, fará o nativo sob rep uja r repetidos obstá culos e contratempos. Em consequência, para o progresso, é melhor um mapa misto que ofereça tanto a oportunidade como o incentivo. Os aspectos desarmónicos causam os contratempos, porém não impedem o suces so, enquanto que um nascimento sob bons aspectos (assim como o do

(19)
(20)

príncipe budista que se tomou um monge, Notable Nativities, n9 178) indica um afastamento das responsabilidades mundanas.

Os aspectos harmônicos, entretanto, não caracterizam lentidão ou indolência, a menos que saturem o mapa inteiro e, mesmo nesse caso, a proeminência de planetas vigorosos, assim como Marte ou Urano, evi tará esse efeito, pois, nesse caso, a energia necessária virá do planeta, embora não venha do aspecto. É lógico que, desde que conseguir algo notável é ex hypothesi difícil, o mapa do homem que o consiga precisa conter certos eleme ntos difíceis; e,em geral, nesses casos, devem os e n contrar com maior frequência o Sol em oposição a Saturno do que o Sol em trígono com Júpiter. Mais freqüentemente veremos uma mis tura de ambas as classes.

A não ser que o leitor possa entender esse ponto de vista e aceitá-lo até certo ponto, achará grand e parte do que vem a seguir u ma dro ga pois, ao compilar este livro, algu mas vezes descobri que os contatos de-sarmônicos entre certos planetas não são perceptivelmente piores, na medid a em que se refiram ao su cesso e ao verdadeiro caráter, do qu e o são os aspectos harmônicos. Não posso levar avante a velha tradição de que as aflições de Sa tu rno signifiquem ruín a e fracasso hu ma nos qu an  do vejo homens como W. T. Stead e Lorde Northcliffe com as Luminá rias em oposição e com Saturno em quadratura a ambos. Além disso, sem pressupor que um deles fosse inteiramente sábio ou bom, não po sso considerá -lo s particularmente censurávei s no tocante ao caráter. Portanto, tentei descobrir o que essas configurações em geral signifi cam, e que nem sem pre sã o o que o s ou tros avaliam.

De vo dizer, francamente, que duvido que alguma coisa tenha cau sad o m ais dano à Astro log ia racional do que a nossa constante tagare lice sob re “b o n s" e "m a u s" aspectos, assim como cr ianças falando de "d oc es delic ioso s" e de "rem édio s repug nantes". Uma opini ão dessas é enfraquecedora e indigna, e dá a entender que os astrólogos são pes so as cujo principal interesse de vida é encontrar a tranquilidade e o conforto, e evitar os sofrimentos. Não qu ero dizer que os astró logos te nha m essa disposição de espírito, mas a nossa maneira de falar induz o s outros a essa conclusão. Precisamos, de fato, empregar os termos da linguagem comum, porém não há necessidade de falar como se o con

forto fosse a única coisa boa e o desconforto fosse a única coisa ruim.Verific ar-se -á que, em geral, senti-me incl inado a falar mais sobr e

os aspectos desarmónicos do que sobre os harmônicos; isso não se de ve a qualquer preferência maldosa pelos primeiros, porém ao fato de que esses têm afinidade com as exterioridades e por essa razão se ma nifestam mais clara e perceptivelmente.

(21)
(22)

menos distintamente, a partir de dois p ontos de vista - o interior ou psi cológico e o exterior ou circunstancial. É uma questão de grande difi culdade técnica decidir de que maneira um dado aspecto agirá predo minantemente num caso particular. Alg uns - todos talvez - atuam em função do caráter, enquanto que os efeitos manifestados talvez sejam secundários. Eu não sei. Muitas vezes o efeito-caráter é muito difícil de ser encontrado, enquanto os resultados exteriores são óbvios. Num ca so desses, um aspecto como o Sol em quadratura com Júpiter pode in dicar uma natureza dupla, enquanto num outro, o nativo é íntegro e o aspecto faz com que ele seja vítima da duplicidade de outra pessoa. Al guns aspectos parecem atuar inteiramente em função da saúde ou .de acidentes. 0 ascendente talvez seja o fator decisivo, na medida em que exista esse fator.

De minha parte posso dizer (embora este livro pretenda ser práti

co e de forma alguma filosófico ou místico) que acho que a única crençasatisfatória é a de que o meio ambiente é um reflexo do íntimo, tanto do

que foi como do que é, e assim, embora um aspecto possa parecer completamente estranho ao nosso caráter e apenas apropriado às nos-sas condições exteriores, na verdade ambos se correspondem. Natu

ralmente, é evidente que os no ssos caracteres pod em mudar de forma muito mais rápido do que os no ssos corpo s ou circunstâncias, e por isso a correspondência raramente é perfeita ou integral; num sentido geral, contudo, um segue o outro. Assim como é no íntimo, também o é no exterior. Sei que muitos astrólogos detestam o que consideram "místi

co"; no entanto, não conheço outra explicação racional pa ra o s fatos.Ao julgar esses assuntos é necessário lembrar que vemos apenas

uma parte de cada indivíduo, e apenas um pou co até de nó s m esm os. O grande oce ano do inconsciente jaz so b o consciente, assim como o ice berg visível nada mais é que uma parte do todo. Homens aparente mente humildes tecem fantasias de esplendor imperial; homens publi camente caridosos têm sido, em segredo, assassinos; pessoas aparen temente ime rsas na materialidade têm vivido, às ocultas, vidas de ser vi ço desinteressado.

Ao buscar entender e ajudar, os astrólogos precisam compreen der a Lei da Expressão, pela qual todas as criaturas buscam expressar as suas naturezas por meio de todos os canais disponíveis. O trabalho do astrólogo é descobrir um meio-termo benéfico e adequado através do qual as forças horoscópicas possam ser expressas. Não se pode es capar a es sas forças, porém elas pode m ser analisadas, entendi das e di rigidas.

(23)
(24)

Em sent ido estrito, pod e-s e dizer que o trabalho de um astrólogo termina q uan do o mapa foi levantado e explicado: quando se busca con  sel ho quant o à saúde, trabalho, e as sim por diante, deve-se procurar o especialista ade quad o para fazer um a consulta.

No entanto, na prática efetiva, o astrólogo se vê chamado a dar conselhos de caráter geral e, em particular, a oferecer consolo diante da s vá rias form as de desgraças que oprimem a h umanidade. A menos que se possa lidar com essas contingências, a mera interpretação do horóscopo pode ser desencorajadora e mesmo danosa, pois há alguns casos em que não se percebe nenhum tipo de perigo, e são pessoas com map as afligidos as que, com mais freqüência, buscam conselhos.

Não seria adequado tentar explicar minha filosofia pessoal, e muitos que lerem este livro já terão a sua própria. Um conceito geral aceitável é necessá rio, pois as crenç as especificas apenas atraem certos tipos de pessoas. Assim, muitos acharão a Reencarnação uma doutrina consoladora; porém, outros acharão o contrário. Seja como for, a sua veracidade n ão se evidencia por si mesma.

A maioria das pessoas pode se fortalecer quando o astrólogo mostra que a Astrologia torna possível que enfrentemos os no sso s pro blem as c om espírito intel igente e compreensivo; sabendo o que nos es pera, p odere mo s tom ar as med idas necessárias, em vez de seguir à de riva, de form a desam para da e cega.

Poucos não concordarão com a sugestão de que problemas de determinada espécie são quase que universais à h umanidade, ma s que enfrentar uma provação com bravura a converte numa bênção; e todos os que obse rvarem, verã o aí um exemp lo que admirarão.

Além disso, não se pode assegurar que os nossos nascimentos aconteçam fortuitamente e sem que os chamemos. Pois essa crença é uma negação da justiça e da razão, e é ilógica, sugerindo, como o faz, que o U niv ers o (embora precise depender da Causa Primeira da mesma forma que o homem) é uma negação dos próprios princípios pelos quais tod os o s h om ens sensa tos e bo ns buscam harmon izar suas vidas.

Não existe influência material, astrológica ou qualquer outra que possa separar o homem das Realidades espirituais e ideais. Na verdade, o ass im cha mado mal, muitas vezes é um instrume nto pelo qual os hom ens são levados a ess as realidades.

Po r outro lado, n ão se pede q ue o homem negue o uso especial e o valor das coisas materiais, porém, requer-se dele, para a sua própria felicidade, apreciá-las pelo seu verdadeiro valor e não supor que elas não sejam nada ou que sejam tudo.

Procurar furtar-se às responsabilidades e às dificuldades é tanto

(25)
(26)

fútil como ignóbil, quer pro curem os fazê-lo por m eios materiais, que r o façamos por métodos mentais ou mágicos. Essas linhas de procedi mento nunca foram defendidas por nenhum dos conhecidos Grandes Mestres da humanidade, ou me sm o por aqueles lí deres da hum anidad e que são honrados exotéricamente, tais como Washington, Lincoln ou Mazzini. Por outro lado, seríamos simplesmente tolos se negligenciás semos todas as precauções honrosas e sensatas ao lidar com nossas emergências.

Esses argumentos podem ser adaptados a casos particulares, e podem ser ampliados, de modo a reanimar o aflito e encorajar o des consolado. Eles são de natureza genérica e deveríam atrair todas as pessoas , independentemente de credo.

Por outro lado, visões, frases e argumentos fatalistas que são destinado s a retratar o homem co mo um peão do destino enfraquecem a vitalidade do corpo e da mente, levam ao desespero e à letargia, e têm um legítimo parentesco com a morte. Portanto, eles não podem ser verdadeiros, pois é impossível acreditar que o homem seja constituído de tal forma que apenas possa viver enquanto acalente uma falsa crença numa liberdade que não existe.

Finalmente, espero que nada do que se segue angustie o leitor. É inútil falar como se um aspecto como esse de Marte em quadratura com Urano seja uma companhia tão agradável como, digamos. Mercú rio em conjunção com Vênus. A ciência tem de ser franca. Os cientistas têm de ser corajosos e estar preparados para enfrentar os fatos. Toda via, muitas configurações aparentemente difíceis aperfeiçoarão o co nhecimento, e poucos são os horóscopos que não contêm uma vasta porção de boas c onfigurações, me sm o num sentido mun dano.

No que se refere à parte mais elevada da natureza do homem, às suas faculdades racionais, morais e estéticas, acredito piamente que, se resolvermos desenvolvê-las, nenhuma influência estelar poderá nos impedir, embora possa colocar obstáculos e empecilhos no nosso cami nho. As estrelas parecem dominar grande parte de nossas vidas, e há uma parte ainda maior que elas podem indubitavelmente afetar, tanto favorável como adversamente. Cabe-nos colocar os nossos tesouros onde elas nã o poss am chegar; é verdade qu e não se trata de uma tarefa fácil, contudo provavelmente é um a das que ma is vaiem a pen a em pre  ender.

CH

CH ARAR LES LES EE. . OO. . CARTER CARTER

(27)
(28)

t i

Recomendase que este livro seja utilizado juntamente com Essays on Recomendase que este livro seja utilizado juntamente com Essays on the Foundations of Astrology, Capítulo V, do mesmo autor, no qual os the Foundations of Astrology, Capítulo V, do mesmo autor, no qual os aspectos são considerados a partir do ponto de vista dos signos aspectos são considerados a partir do ponto de vista dos signos en-volvidos.

(29)
(30)
(31)
(32)

ASPEC

ASPEC TOTO S S DO DO SOSO L E L E DA LUADA LUA

Apesar de serem astronomicamente tão diferentes, esses astros devem ser analisados lado a lado para os propósitos do estudo astroló gico.

Eles constituem um par, ou uma diade, que pode ser examinado sob vá rios aspec tos.

Eles são masculino e feminino, ativo e passivo, presente e passa do, consciente e inconsciente, luz e trevas, objetivo e subjetivo.

Cada psique humana, independentemente do sexo fisico, contém um aspecto feminino e masculino, reconhecido pela ciência moderna. A relação entre esses dois lados essenciais da personalidade e o seu fun cionamento recíproco, quer normal quer anormal, depende principal

mente da configuração natal do Sol e da Lua.O Sol representa o homem em ação, um princípio efluente, positi

vo, agressivo, arrogante e evidente. Ele não é exatamente a caráter, é antes a causa do caráter. Ele simboliza a vida que está diante de uma criança recém-nascida.

Por outro lado, a Lua é o passado e o que o homem tem e retém do passado: seus hábitos, a hereditariedade, os preconc eitos e as limita ções familiares e raciais. É a parte inspirada, íntima, negativa, autopro-tetora e assimiladora. A ssim ela domina o passado, e o So l é tempera do desde o início pela Lua. Contudo, no que diz respeito ao futuro, a Lua é dominada pelo Sol, pois ela pode absorver e assimilar apenas o que o. Sol conquista para ela.

Quando relacionados harmónicamente, esses astros indicam boa saúde mantida por uma constituição forte, um futuro feliz se desenvol vendo a partir de um passado ordenado, harmonia entre a vida parti cular e a vida profissionai e ausência de conflitos íntimos.

(33)
(34)

Os aspectos desarmó nicos predispõem a dividir a vida em dua s porções antagônicas ou, pelo menos, separadas. Essa deiscência im pregnará toda a criatura, o exterior refletirá o íntimo.

Mas é bom repetir que o Sol deve ser considerado acima de tudo o mais, ao se julgar a vida ativa. Seu aspecto indica a medida do suces so que será obtido, em que direção e com que facilidade ou adversida de. Ele representa o trabalho a ser feito, devendo-se prestar a devida atenção ao sign o, à Cas a e aos aspectos envolvidos.

A Lua é mais importante em relação ao caráter comum , e isso o é assim principalmente no início da vida, antes que a influência do S ol fa-ça-se sentir. Uma criança com a Lua em quadratura com Marte, mas com o Sol em trígono com Saturno, será temperamental ou impulsiva, porém, à medida que os anos passarem, tornar-s e-á prudente e con tro lada, ao m enos na ação. Os hábitos, a moral e o temperamento são to dos revelados em grande parte pela Lua, sendo o Ascendente ainda menos

consciente de si mesmo e elevando-se pouco acima das sensações edos instintos, apesar de eles serem importantes em suas próprias esfe

ras.

Os aspectos mútuo s são antes de caráter genérico e difuso do que específico e centralizado - a especificação fica p or conta d os planetas. Em consequência, os seus efeitos não são sempre traçados com facili dade, a men os que a vida e o caráter po ssam ser vistos em perspectiva.

Mu itos pensam que se dev e preferir até mesm o o s ma us aspectos à ausência deles, uma vez que a total ausência de relacionamento entre as Luminárias tende a impedir a coordenação da vida, em virtude de

muitas vezes haver falta de interesses e de pro pósitos definido s e umapossível tendência ao abatimento. É certo que os aspectos

desarmôni-cos não são, de modo algum, sempre desastrosos e eles podem até in dicar um alto nível de inteligência e de energia psíquica.

Considerados a partir da parte solar da combinação, os aspectos afetam o sucesso e o bom-nome do nativo, sendo esses influenciados pela Lua através daquilo de que ela é uma sígnificatríx genérica, que são os pais, a espo sa, a família, o lar, as pe sso as com uns e as mu lheres em particular. Vistos do lado lunar, esses assuntos que se acabou de mencionar são afetados através daquilo que se caracteriza pelo Sol, que são as pessoas dotadas de poder e de autoridade, dotadas de nobreza, de realeza e as pessoas de Leão em geral. As Luminárias são a repre sentação dos pais, porém a regra de que o Sol é o pai e a Lua é a mãe parece não ser inteiramente aplicável. Além disso, não é exclusivam ente verdadeiro que o Sol seja o marido num mapa de mulher e que a Lua seja a mulher num mapa de homem. É óbvio que, muitasvezes,os as

(35)
(36)

pectos lu nares afetam um a mulher atravé s do pai e do marido, e que os aspectos solares afetam o homem através da esposa e da mãe. Disse-ram-nos, por exemplo, que Charles Dickens calcou o caráter de Micaw-ber no de seu pai: ora, MicawMicaw-ber lembra muito mais a Lua em conjun ção com Netuno em Sagitário do que o Sol em Aquário em quadratura com Urano do autor, um tipo bastante violemo e intelectual, de modo alg um pare cido com o jovial e prolífico Micawber. 0 So l pode, com efeito, indicar o pai e, em particular, o lado ativo de sua vida, e isso em especial quando as suas atividades afetam intimamente o nativo: por exemplo, se eles estão envolvidos com o mesmo negócio. No en tanto, em sentido geral, a nossa hereditariedade, quer seja por parte de pai, quer seja por parte de mãe; é principalmente conhecida pela Lua. Por exemplo, o rei Ge org e V tem o So l em Gêmeos, o q ue não de screve o seu pai, que nada tem naquele signo, nem descreve o avô, que nele tem apenas Marte; contudo, ele é nitidamente derivado da Rainha Vitó ria, que tinha tanto o S ol com o o Ascendente nesse sig no .1

OS ASPECTO S HARMÔNI COS

Estes são propícios à felicidade e à tranquilidade. Eles concorrem para a popularidade com o sexo oposto e com o mundo em geral. Eles não contribu em para um a vida m uito exuberante ou ambic iosa no senti do público, mas pode haver considerável sucesso sem muita luta nem conflito visível. Uma exceção a isso é o Lord Beaconsfield, cujo Ascen dente em Marte lhe deu a firmeza de caráter e a coragem que o Sol em trígono com a Lua lhe teria negado. Entretanto, vale notar que ele tam bém alcançou êxito como autor.12 O duque de Windsor, que certamente não foge dos perigos, tem o Sol em quadratura com Marte. De outro modo, o trí go no busca me ios de paz e de tranquilidade.

Trata-se de uma influência que indica um lar confortável e muito entendimento mútuo entre o nativo e o seu cônjuge. Quando isso não acontece, os aspectos para as Luminárias e Vênus têm de ser

conside-1 N

1 N aturalmaturalm ente,é ente,é evidente quevidente qu e nos e nos mama papa s de muitas s de muitas cricriançanças, as, a ligação ca ligação c om osom os pais é pequena, indicando que a

pais é pequena, indicando que a vida familiar como tal é apenas iigeiramente apenas iigeiramente sobreposta à da criança. Contudo, as semelhanças são reveladas de forma mais sobreposta à da criança. Contudo, as semelhanças são reveladas de forma mais nítida pelos ângulos.

nítida pelos ângulos.

2 É interessante notar que Beaconsfield, com as Luminárias em trígono, era o 2 É interessante notar que Beaconsfield, com as Luminárias em trígono, era o fa-vorito da rainha Vitória, enquanto Gladstone, que as tinha em quadratura, nunca vorito da rainha Vitória, enquanto Gladstone, que as tinha em quadratura, nunca logrou conquistar a sua estima.

(37)
(38)

rados de forma naturai juntamente com a VII C asa. Do mesm o m odo, é provável que signifique uma vida feliz com os pais.

Trata-se de uma influência que significa harmonia gerai da natu reza, interesses constantes e compatíveis e a ausência dos conflitos ín timos que ocorrem com os contatos desarm ónicos. A dispos ição, o

treinamento e a educação herdados não são hostis aos propósitos e aosinteresses assumidos voluntariamente, à medida que a vida se desen

rola; a vida adulta tende a surgir naturalmente a partir da infância. Não é provável que haja uma ruptura violenta com as condições do lar ou, se houver alguma coisa desse tipo, a readaptação se faz rápida e pronta mente. Muitos dos benefícios desses aspectos são subconscientes e es tão arraigados e por isso nem semp re sã o evidentes, em especial para o próprio nativo.

Qualquer tipo de contato faz com que a vida do nativo seja inti mamente ligada à da família ou, às vezes, à da família de seu parceiro,

apesar de o relacionamento poder ser ma is psicológico do qu e material.

Algumas vezes esses contatos têm um aspecto nitidamente patriótico, e o nativo tem uma mentalidade política. Mais um a vez, eles se inclinam a interesses domésticos e relativos à terra e são excelentes dentro de todas as atividades que se relacionem com imóveis ou com instrumen tos de caráter doméstico.

Algu mas vez es a profissão é exercida em casa, ou nas casas, como é frequentemente o caso de um médico. Muitas vezes o parceiro ou ajuda o nativo de forma direta ou partilha de seus interesses.

A CONJUNÇÃO

Às vezes con sidera -se a afirmação de qu e ela tende à fraqueza fí sica e a uma condição mental não muito brilhante, como uma desvan tagem.

Essa naturalmente é uma posição crítica, uma vez que os dois corpos celestes mais importantes do horóscopo são colocados juntos, em geral no mesmo signo e com os mesmos aspectos. Isso dificilmente pode, por si mesmo, tender à tolerância para com as perspectivas ou a adaptabilidade, pois os interesses naturalmente se inclinarão para o centro, nos assuntos da Casa qu e é ocupa da, e o caráter será fortemente marcado pelo signo em que estiverem as Luminárias. Muitas vezes acontece que M ercúrio e V ênus também estão um deles ou ambo s -no mesmo sig -no e na mesm a Casa, e a tendência ao desequilíbrio é con  siderável. Pode-se esperar, portanto, alguns extremos: no elemento fo

(39)
(40)

go, a natureza emocional estará ativa; no elemento água, serão fortes os sentimentos e as suscetibil idades; no elemento ar, pode haver apatia ou volubilidade mental e idéias extravagantes; no elemento terra, haverá opressão e estagnação. Contudo, esses perigos não são absolutamente inevitáveis.

Pode-se presumir que essa conjunção tenda a fazer do nativo, de alguma maneira (usando uma expressão familiar), um completo entu siasta, ou uma pessoa que coloca todos os ovos numa cesta, quer se trate de ovos materiais, emocionais ou mentais. Seja como for, é prová vel que eles sejam em parte emocionais, e há probabilidade de haver um certo grau de obstin ação e de teimosia, pois a flexibilidade da Lua é solidificada pelo Sol. Isso predispõe a algo de vaidade e de presunção.

Algum as vezes há considerá vel repressão e uma tendência a viver para si mesmo, em isolamento mental ou físico.

OS ASPE CT OS DESAR MÓNICOS

Esses contatos parecem não causar efeitos muito danosos ao ca ráter, exceto quando haja talvez uma tendência à obstinação e ao auto ritarismo; isso também é, alg um as vezes, observado nos bons aspectos.

Mas uma introversão nem sempre indica um conflito psicológico agudo, havendo frequentemente uma nítida divisão na vida, de modo que um lado da natureza fica divorciado do outro. O trabalho profissio nal pode ser desagradável e estar em conflito com os verdadeiros inte resses do nativo. Por outro lado, a vida doméstica pode não ser tran quila e, entre as duas vidas, a profissionai e a doméstica, pode muitas vezes haver uma espécie de antagonismo. A mesma separação pode ocorrer entre os pais, ou entre o pai e o trabalho dele. Em alguma oca sião, haverá um problema com o sexo oposto e, muitas vezes, um caso, ou mesmo um casamento com pessoa de gostos e de interesses dife rentes e, possivelmente,de caráter radicalmente diverso. Há uma posi ção de incompatibilidade, tanto exterior como interior, e o conflito ínti mo pode se manifestar por meio de modos rudes e bruscos, ou por uma conduta instável e incerta. Isso concorre para a impopularida de ou, às vezes, para uma alternância entre aprovação e desaprovação, e o na tivo pode ser muito apreciado por un s e muito agredido po r outros, em especial por pessoas de Leão e pelas que detêm o poder. Homens com essa configuração muitas vezes têm a antipatia das mulheres, e as mu lheres não são muito apreciadas pelos homens, embora nessa conexão também se deva estar atento para V ênus e Marte.

(41)
(42)

Ess a configur ação é muitas vezes sensível e emotiva e, com o co n sequência, pode levar a uma vida de retraimento com fuga às experiên cias turbulentas. Por outro lado, num mapa vigoroso, eia pode levar a um conflito.

Parece que os aspectos desarmónicos nada tiram dos poderes mentais que, muitas vezes, são consideráveis, em especial no caso da oposição; porém, a sua atividade frequentemente leva a discussões e a desavenças. O nativo está só ou, pelo menos, em desacordo com a fa mília comum. Harmônicos Harmônicos A Conjunção Desarmónicos Exemplos

(5) “ j)

Duque de Windsor; Alan Leo; Kant; Disraeli; Maurice Hewlett; Adeline Patti; Chamberlain; Dickens; Mussoli ni; G. B. Shaw; Emerson.

Cecil Rhodes; rainha Vitória; Dr. Garnett; imperador Francisco José; Sr. Herbert Jacobs (fundador da Liga Masculina pelo Sufrágio Feminino); Landru (homicida francês); Swinburne; Greta Garbo.

General Gordon; Wallenstein; James II; Sra. Besant; Bismarck; Northcliffe; Lauder; Gladstone; Sweden-borg; Tortensen (general sueco); Lord French; Rupert Brooke.

ASPE

ASPE CTCT OO S DO S DO SOSO L E L E DE DE MM ERCÚERCÚ RIRI OO

Ess es d ois nunca estão separad os a uma distância mai or que 28° e, assim sendo, apenas a conjun ção eo s aspectos paralelos pod em ocorrer. Repetidas vezes tem-se constatado que uma conjunção difícil é de natureza indesejável, uma vez que é responsável pelo detrimento das faculdades mentais. Supõe-se que esse seja o caso, em especial, quan do Mercúrio está excitado ou na área de 5o. Eu nunca vi nenhuma su gestão feita quanto à possível diferença entre uma conjunção superior e uma conjunção inferior de Mercúrio ou de Vênus, mas pode existir uma distinção de valores.

No Guide de Rafael, revela-se que o autor não concorda com o fato de a conjunção do Sol e de Mercúrio debilitar as faculdades do na tivo "n a medida em que estejam relacionado s com os ne góc ios ou c om a habilidade literária mas, para a percepção ciara,ciara,segura e intuitiva e

(43)
(44)

para a profundaprofunda contemplação, é melhor que Mercúrio esteja longe do

Sol". Em oposição a isso, pode-se argumentar que Kant tinha a conjun ção exata.

Eu prefiro sugerir que a perda real se dá quanto à flexibilidade e à imparcialidade. O nativo tende a ser dogmático, presunçoso e, às vezes, preconceituoso, com pouca receptividade mental. Os sentimentos preju dicam a clareza mental e pod e haver opin iões preconcebidas. A s habilida des são certamente menores do que com a conjunção de Lua e Mercú rio, que também pode ser prejudicada, em especial pelas influências ra ciais e familiares.

É evidente que há algu ma vantag em em ter os dois co rpos celestes em s ignos diferentes, uma vez que i sso deve aumentar o âmbito da su s-cetibilidade.

Em alguns casos em que o planeta parece predominar, o intelecto subjuga a natureza animal, e há uma tendência ascética, embora essa seja benigna. Com maior frequência, as paixões e as tendências anima is buscam controlar a mente, e o nativo é comodista, em geral de maneira espontânea, como um animal saudável. Poucos serão os casos em que ele suportará interferência ou conselhos.

A mente, em geral, é prática e mundana, buscando resultados objetivos mesmo quando estimulada pela religião. Ela é presunçosa, categórica e independente de uma maneira que lerhbra a ação de Ura no.

É provável que a verdade existente na afirmação de Rafael é a de que a mente não é suficientemente desligada dos sentimentos pessoais,

exceto, é claro, quando está ocupada com puras abstrações - o que,nesses casos, r aramente acontece.

Em geral, a mente é saudável e vigorosa, otimista e forte.

Trata-se de uma posição favorável para atores e artistas em geral, pois nela há a percepção do colorido; também é boa para o exercício da autoridade de u m tipo fixo e estabelecido.

De um ponto de vista psicológico, a mente se beneficiará com o cultivo da adaptabilidade, e pelos reflexos com tendências à humildade, e a vantagem de nã o leva r-se muito a sério.

A Conjunção

E

Exxeemmpplloos s ® ® $$

Kant; Edison; Gladstone; Gambetta; Mussolini; Ford; Rodolfo Valentino (astro de cinema); Goethe; Sarah Bernhardt; Luís XVI; Charles I; James I; J. P. Morgan.

(45)
(46)

ASPECTO

ASPECTO S DO S DO SOSO L E L E DE DE VÊNVÊN UU SS

Esses corpos celestes nunca estão separados a uma distância maior que 48° e, por essa razão, os únicos aspectos possíveis são a conjunção, o paralelo, o semi-sextil e a semiquadratura. Desses, a pri meira é natural e decididamente a mais importante, embora, é claro, nem sempre influencie no que diz respeito às circunstâncias exteriores. Vênus talvez seja o mais interior de todos os planetas em sua ação, e diz respeito primariamente aos estados mentais e emocionais e, especifi camente, à faculdade de comp aração e aos sentimentos.

No que concerne ao caráter, a conjunção indica uma disposição calorosa e afetiva e é, também, altamente propícia à satisfação e à ale gria, embora em me nor gra u do que na conjunç ão de Mercúrio e Vênus. Uma vez que o So l está debilitado no sig no positivo de Vênus, segu e-se que as influências solares e venusianas são diferentes, sendo as pri

meiras, em certo sentido, m ais v igorosas e de um caráter me no s delicado e dócil. Às vezes, diz-se que a conjunção predispõe à efeminação;

todavia, é mais certo dizer que ela indica uma inclinação às finalidades artísticas e às situações requintadas, e essa tendência pode ser consi derada afeminada por aqueles que são de índole mais vulgar. Os casos do presidente Hindenburg e da Dra. Annie Besant são, em si mesmos, evidências de que a conjun ção não pode ser de caráter debilitante.

Às vezes, a conjunção parece ser desfavorável ao casa mento, ten do um efeito de separação; e pode haver um toque de ressentimento e de combatividade nela, uma vez que Vênus rege naturalmente a VII Ca sa. Trata-se de uma indicação da improbabilidade de uma famí lia gra n de.

No todo, acho que esse aspecto não é propício à realização mun dana, em razão do tipo preferencialmeníe delicado de caráter que ela significa. A partir daí pode-se esperar atividades tais como as artes, com as quais Vê nus, em particular, se assemelha. Seja com o for, o m a pa deverá ser examinado para averiguar se nele estão contidos outros elementos mais vigorosos, cuja falta fará com que nada mais haja do que mero diletantismo.

Apesar de o semi-sextil ser uma influência fraca, ele pressagia bom-humor, alegria e otimismo. Muitas vezes, há uma apreciação da natureza humana e do prazer. Um orbe de cerca de 2o pode ser permi tido para esse contato.

A semiquadratura tende a tornar as mulheres e as meninas exci táveis, emotivas, afetuosas, porém sem muita estabilidade. Na minha opinião ela não é, de modo algum, inferior à conjunção, na medida em

(47)
(48)

que a verdadeira habilidade artística está em jogo e, quando eia está próxima (digamos, dentro de 2°), há em geral o talento para as ativida des de Vênus e, em particular, para a música e a dança. Ela não é muito favorável ao casamento, embora isso, por si só, não possa ser tomado como uma indicação segura de celibato ou de uma união infeliz. A fa mília pode ser numerosa e, em mapas femininos, ela parece predispor fortemente à prole feminina; em geral, há problema com uma delas. É comum que ela proporcione it pessoal.

O mesmo é verdadeiro no que se refere aos homens. Eia não é fa vorável à compatibilidade no casamento ou, se isso existe, há, em geral, alguma outra causa de tristeza na vida matrimonial. Entretanto, ela é um a influência secundária e deve ser consid erad a como tal. Parece (nos

homens) indicar timidez e hábitos solitários, co m apreciável sensibilida de, ape sar de que me smo isso, em certos ca sos (como o do ex- Kaiser), esteja mascarado por fanfarronice e tumulto.

Nos mapas dos regentes parece denotar inquietação e objetivos desleais, e infelizes aventuras e guerras em terras estranhas.

Exemplos ô “ ?

A Conjunção Presidente Loubet; Hindenburg; Ora. Annie Besant; P.

B. Shelley; A. J. Balfour; G. B. Shaw; Lord Leverhul-me; Chopin; Oomitian; Maria Antonieta.

Semiquadratura Lord Oxford (H. H. Asquith); Alfonso XIII; William de Orange; Czar Nicolau II; Adeline Patti; J. M. Barrie; William II da Alem anha.

ASPECTOS

ASPECTOS DO SODO SO L E L E DE DE MARTEMARTE

Urna vez que o planeta Marte tem uma órbita que fica além da ór bita da Terra, segue-se que, diferentemente de Mercúrio e de Vênus, ele pode formar todos os aspec tos possíveis com o Sol.

Os aspectos que os planetas formam com o Sol, via de regra não são suscetíveis de um tratamento detalhado, como os que se formam entre dois planetas, a despeito de sua enorme importância. Isso se deve ao fato de o valor astrológico do Sol ser de caráter simples ou primor dial, enquanto os planetas dispõem de valores de complexidade variá vel, de modo que os seus aspectos mútuos produzem uma amálgama mais intricada do que a que pode surgir dos contatos entre o Sol e qualquer outro planeta.

(49)
(50)

No caso dos aspectos do Sol-Marte o problema é dos mais sim ples, porque Marte em si não é de todo diferente do Sol, embora seja mais agressivo, menos afetivo e mais diretamente prático.

OS ASPECTO S HARM ÔNICOS

Esses aspectos indicam grande energia e, dependendo do restante do mapa, muita ousadia e temeridade verdadeiras. Não obstante, essa energia é, muitas vezes, expressa nas áreas intelectuais e de modo al gum se refere sempre às aventur as no sentido geral da palavra.

Geralmente há força e resistência física, embora a compleição seja muitas vezes magra e franzina, e não robusta e vigorosa. Há rapidez nas decisões, atenção e habilidade em todos os assuntos que se relacionem com problemas objetivos. Nada é demasiado problemático. O nativo gosta de usar as suas forças, tanto físicas como mentais, e nunca está contente, a menos que esteja realizando alguma coisa. Ele fica muito mais feliz quando está ocupado discutindo suas próprias proezas do que quan do é forçado a ouvir as alh eias. S e o s sig nos aéreos ou m utá veis estiverem ascendendo, a energia é com frequência intelectual. Com os signos de água ascendendo, o que se vê na personalidade é a força do caráter, e a personalidade é do tipo muitas vezes chamada de mag nética. Naturalmente,deve-se prestar atenção aos signos que contêm em si m esm os os co rpos celestes que aspectam, ma s de qualquer forma é provável que haja um tipo decidido de caráter, do tipo que sabe per-feitamente o que pensa, o que deseja e o que pretende.

O lado mais profundo de Escorpião em Marte muitas vezes faz com que o nativo seja um pesquisador das coisas “ocultas", um pro fundo pensador e um escritor mordaz e preciso, assim como R. W. Emerson. Ele gosta de epigramas e de aforismos. A mesma influência torna o nativo reservado, dono de um marcante lado íntimo que rara mente é exibido. Ela também imprim e dign idade pessoal e auto contr o le. De forma análoga, sob essa configuração, aparece uma paciente re sistência à dor física, assim como a que foi revelada pelo falecido Eari Curzon. Pode-se afirmar de forma categórica que os aspectos do Sol e de Marte não são de mo do algu m influências purament e belicosas e de for  ça bruta, como muitas vezes se supõe. Em sua manifestação maisele vada, eles significam o verdadeiro herói, ou o homem que luta, por assim di zer, nas linhas de frente da humanidade pelo bem-estar da raça, um Hércules moderno, no sentido ideal do mito.

(51)
(52)

alguns dos efeitos mais frequentemente atribuídos aos aspectos desar-mônicos, em especial se o corpo celeste for debilitado ou pelo signo ou po r ou tro s aspectos. Contudo, e les provavelmente não conseg uem cau sar um mal verdadeiro e podem, de preferência, ter a natureza de esca par ao s pe rigo s por um triz. Por exemplo, Lord Roberts estava corren do o maio r perigo quando conqui stou a Victoria Cross.

A CONJU NÇÃO

Não acho que ela possa ser diferenciada do trigono e do sextil, ex ceto pelo fato de geralmente denotar algum perigo de ferimento físico ou de d oença - em geral o primeiro. Ela é consi deravelmente diligente e, ano após ano, pode lutar até cheg ar às raias de um colapso. No todo é benéfica, a menos que a própria conjunção receba outros aspectos desfavoráveis importantes; porém ela imprimirá na vida alguns dos efeitos prejudiciais dos aspectos desfavoráveis.

OS ASPECTOS DESARM ÓNICOS

É provável que esses sejam mais evidentes na forma física do que na psicológica, embora exista a certeza de haver grande excitabilidade, uma tendência a correr riscos e a trabalhar em excesso,um gosto pelo perigo e um a disposição impetuosa e precipitada, combativa, obstinada, frequen temente generosa e bem-intenci onada, porém sem calma, equi líbrio ou julgamento imparcial.

Em certos casos, o nativo esposa causas e tem a convicção de que precisa liderar cruzadas e buscar a reforma de todos e de tudo (exceto talvez dele mesmo). Em outros casos, a disputa é mais pessoal e se dá com os indivíduos. E ncontram os tipos que são incap azes de concordar com uma afirmação; há sempre o desejo de contradizer ou, pelomenos, de modificar. Diz-se que, quando um não quer, dois não brigam mas, no caso das pesso as que têm essa configuração, às vezes par ece que, na falta de um antagonista, elas batem uma mão contra a outra. Todavia, assim como no caso dos contatos favoráveis, essa predisposição muitas vezes é antes expressa na forma mental do que física, especialmente se o corpo for frágil demais para enfrentar a última. Trata-se de uma in fluência que parece forçar o nativo a lutar contra alguma coisa e, mes mo se ele for um pacifista convicto, será um militante da paz. Na reli

(53)
(54)

gião há um gosto pelo formalismo militar, e a idéia de ser um "solda d o " de De us ê uma das pr ediletas.

A política, os feitos militares, as via gens marítimas, os e spo rtes e as competições, são todo s objetivos com uns.

Essas aflições (em especial a quadratura) são comuns em mapas de criminosos e provavelmente levam ao mau caminho devido à sua tendência irrefietida e precipitada e de vid o à falta de imagin ação rep res-sora. Não considero os contatos realmente maldosos ou mesmo cruéis em si mesmos, contudo eles não favorecem o cultivo de sentimentos mais elevados, po rcau sa de sua inquietação e de sua obj etividade.

Há menos probabilidade de doença, creio, do que de acidentes e de tensão por excesso de trabalho. Conheço um homem com o Sol em quadratura com Marte, que nunca perdeu um dia de trabalho em sua vida, apesar de ter sofrido sérias distensões musculares e de não ser forte. Não obstante, parece haver evidência de que uma oposição pró xima do Sol com Marte é decididamente danosa à saúde. O coração po

de se r afetado, ma s não necessariamente com gravidade. Enferm idad es como essas que podem aparecer são em geral agudas, dolorosas, toda via não apresentam ef eito prolo ngad o.

O s filho s do nativo, via de regra , são po uco s e, provavelment e em certo aspecto,1 são do tipo de Marte e sujeitos a doenças febris e a aci dentes. Isso é particularmente verdadeiro no caso do primeiro filho va rão. Em todos os aspectos Solares-Marcianos, há tendência de o pai, o mar ido e o filho m aisve lho exibirem qualidad es marcianas em mai or ou em menor grau.

1 Em

1 Em bobo ra era e ssas influências familiares nssas influências familiares n ão se constituaão se constitua m facilmenm facilmente te numa regranuma regra,, elas são marcantes em muitos casos e muito interessantes. Do ponto de vista da elas são marcantes em muitos casos e muito interessantes. Do ponto de vista da natividade, a familia é meramente um dos canais que os efeitos das influências natividade, a familia é meramente um dos canais que os efeitos das influências planetárias atr

planetárias atr avessam avessam parpara ca c hegar hegar ao ao nativo. Dificilmente se nativo. Dificilmente se ttrarata ta de uma qude uma qu eses --tão de hereditariedade, exceto no sentido de que o nosso mapa é a nossa tão de hereditariedade, exceto no sentido de que o nosso mapa é a nossa heran-ça. 0 uso da palavra pode levar a sérias más interpretações, como geralmente ça. 0 uso da palavra pode levar a sérias más interpretações, como geralmente acontece quando aplicamos os termos da ciência física aos fatos

acontece quando aplicamos os termos da ciência física aos fatos astrológicos. É provável que um menino que tenha o Sol em aspecto com Marte veja os efeitos provável que um menino que tenha o Sol em aspecto com Marte veja os efeitos deste

deste aspaspecto ecto em um pem um professrofessor, or, bem combem com o em o em um dum d os os pais pais ou no ou no irmão maisirmão mais velho. A hereditariedade astrológica, se é que tal coisa existe, é algo muito mais velho. A hereditariedade astrológica, se é que tal coisa existe, é algo muito mais amplo do que quaisquer conceitos eugénicos: ela ultrapassa os limites físicos. amplo do que quaisquer conceitos eugénicos: ela ultrapassa os limites físicos.

Como exempio da afirmação acima observese o rei George V com o Sol Como exempio da afirmação acima observese o rei George V com o Sol aspectando Marte. O pai dele tinha o Sol em Escorpião e o seu filho mais velho aspectando Marte. O pai dele tinha o Sol em Escorpião e o seu filho mais velho tem Marte ascendendo em seu próprio signo.

(55)
(56)

Exemplos ®

Harm ônicos Richard Wagner; Sar ah Bernhardt; Lord Roberts; Lord

Curzon; Eduardo VII; Mussolini; Richard Garnett; R. W. Emerson; Goethe; Albert Einstein; Abraham Lincoln; Richard E. Byrd.

A Con junç ão Presidente Harding; R. L. Stevenson; Zola; Gambetta;Frederico o Grande; T ho mas Hardy; Henry Irving; Hux

ley; Anna Kingsford; Lenin; Sir Edmund Hillary.

Des arm ónico s W. J. Bryan; Duque de Windsor; Ram say MacDonald;

Swami Vivekananda; Savonarola.

A

A SPSP ECEC TOTO S S DO DO SOSO L L E E DE DE JJ ÚPIÚPI TETE R R

OS ASPECTOS HARMÔ NI COS

Su põ e-se que esses as pectos geralmente conferem abundante ri queza e sucesso. Todavia, a ação deles parece ser, na verdade, predo minantemente intelectual.

Eles conferem poderes mentais além da disposição comum ino fensiva, tranquila e benevolente. Na medida em que trazem o sucesso, eles o fazem muito mais po r meio das conquistas i ntelectuais do que de qualque r outra maneira. Contudo, o s nativos não se importam com a competição e com os esforços da vida automatizada e preferem viver em paz, muitas vezes em circunstâncias de simplicidade natural, ao contrário do estado de opulência que a tradição nos levaria a imaginar. Seus desejos são poucos e moderados e seus prazeres são geralmente intelectuais. Quando o nativo participa de empreendimentos difíceis (como James II, um almirante competente antes de sua coroação), ver-se-á que Marte estará em proeminência.

Trata-se de um aspecto favorável ao mar e a todas as coisas rela cionadas com ele, bem como às leis, à publicidade, à religião, aos países estrange iros e a todos o s outros assu ntos ligados à IX Casa, assim co mo aos da XII Casa.

É interessant e observar que tant o William II da Alem anha co mo o Presidente Ebert têm o seu trígono nos mesmos signos. Certamente William foi u m hom em religioso, apesar de a debilidade dos dois corp os celestes distorcer a sua religião. Ele era também intelectualmente bri

(57)
(58)

Conhecí homens que tinham o Sol em trígono com Júpiter e que viveram de bom grado na pobreza, nada possuindo além de livros, bom-humor e saúde sofrível. Trata-se da menos ambiciosa das confi guraçõ es e pod e até mesmo ser tímida.

De um ponto de vista aparente, ela ê altamente benéfica e prote tora e, assim, o nativo raras vezes necessita de alguma coisa. Suas ne cessidades simples são em geral satisfeitas, algumas vezes, por assim dizer, providencialmente. Da mesma maneira, ela protege contra a doença e os acidentes e é uma ajuda eficaz no combate aos efeitos de quaisquer aspectos maléficos.

Ao contrário do que se podería esperar, o nativo é avesso às via gens, ou pouco se importa com elas, a menos que haja um desejo inte lectual a ser satisfeito. Ele não tem nenhuma inquietação. Essas via gens, do tipo que esse nativo gosta, são despretenciosas, para descan sar um pouco ou visi tar os am igo s com tranquilid ade. Notei que me sm o os homens altamente inteligentes, mesmo tendo facilidade e tempo disponível, viajam pouco quando têm este contato, embora pudésse mo s su por qu e a ânsia pela experiência e pelo conhecime nto do m un do motivassem essas visitas a terras e a povos distantes. Esse aspecto pode ser muito convencional e estereotipado.

Moralmente, o nativo é saudável, não tendo nem o desejo nem a ousadia de cometer um crime e sendo, além do mais, bem disposto a tudo.

A CONJUNÇÃO

Ela pode ser encarada como uma potente influência benéfica, e a esse respeito ela não fica atrás de nenhum outro aspecto. Ela é mais ambiciosa e ativa do que o trígono ou o sextil, porém geralmente se as semelha a eles na simplicidade de sua vida. Apresenta tendências lite rárias, religiosas, científicas e filosóficas, e pode também ser inclinada aos a ssunto s militares e navais.

Ela tem a benevolência dos aspectos favoráveis, contudo talvez seja mais vigorosa, mais decisiva e mais direta em expressão e pode haver certo gosto pela agressividade ou pelo sarcasmo, caso Marte também seja forte.

OS ASPECTOS DESARMÕ NICOS

Esses são muito mais inquietos do que o trígono ou o sextil. As forças mentais muitas vezes são favoráveis, como os exemplos abaixo

(59)
(60)

confirmarão. No entanto, são muitas vezes usados no interesse de cau sas impopulares ou inconvencionais, ou de tal maneira a não fazerem bem nenhum ao nativo, a não ser num sentido mundano. Há uma ten dência fatal à imprudência, à falta de cuidado, ao gosto pelo perigo e ao otimismo cego: esses aspectos podem resultar em graves perdas e em embaraços sociais ou financeiros. Com frequência, há um frescor juvenil e infantil que é tão agradável de se contemplar quanto os efeitos mais estáveis do trig ono e do sextil. Cont udo, essa jovialidade pode induzir a catástrofes qu ando indica a existência de uma c abeça jovem sobre o m  bros idosos e a responsabilidade da idade é enfrentada com o espírito de um colegial.

Eles são aventureiros e entr am em lugares estranhos e não se im  portam com padrões ou com o trabalho em geral, contrastando quanto a isso co m os tranqu ilos conta tos favoráveis.

Os aspectos desa rm ónicos têm orgulho de ignorar a autoridade e a convenção e podem ser teimosos e rebeldes. Algumas vezes há ten dência a se vangloriar e a se exibir, mas isso depende, para a sua mani festação pública, de Saturno, que pode reprimir a ostentação aberta e pode relegar essa propensão ao "inconsciente", onde pode provocar sonho s tolos, porém inofe nsivo s, de pompa e de cerimônias fo rmais. A boa natureza é menos perceptível do que no caso dos aspectos favoráveis; eia pode ser egoísta e preguiçosa, exceto quando ocupada em suas próprias atividades. É menos religiosa, porém muito supersti ciosa e propensa aos "cultos". Ela não tem a tranquila boa educação dos o utros aspec tos.

Ela também não parece gos tar da vida simples, emb ora u m fígado defeituo so p ossa impeli-la à abstinência temporária. Ela pode ser al ternada mente mesquinha e esbanjadora, glutona e ascética.

Parece ganhar mais com os contatos favoráveis de Saturno, ou com o Sol ou com Júpiter. Os lados mais pródigos e abruptos da in fluência são então reprimidos e, embora certamente haja problema na ordem da IX e da XII Casas, isso pode se dar muito mais por infelicida de do nativo do que por culpa dele, e pode ser por fim superado com paciência e com cuidado. Até mesmo uma ação saturnina defeituosa, se predominante, pode fazer algo para neutralizar um Júpiter aflito, assim como dois venenos podem agir como antídotos um para o outro. Po rém, se Saturno não for tão aflito quanto débil em ação, os resultados, tanto b ons co mo maus, podem ser grav es.

O cultivo de uma atitude firme e positiva pode ser aconselhável, e uma constante determinação de buscar apenas aquilo que é obtido através do trabalho honesto. Será bom desconfiar de tudo o que ofere

(61)
(62)

cer meios fáceis de obtenção do sucesso ou da realização, ou das pes soas que pintam as coisas com tons róseos, apelando para as tendên cias ao jogo e ao enriquecimento rápido. O mesmo se aplica àqueles falsos profetas que prometem conhecimentos "secretos" ou às falsa mente chamadas realizações "espirituais" como o resultado de "recur sos de publicidade". O nativo com freqüência ver-se-á tentado por coi sas capciosas e heterodoxas e os resultados podem ser graves, pois a configuração d e Júpiter na XI I Casa não deve ser esquecida - a auto-anulação.

Os maus efeitos serão minimizados materialmente em um mapa em geral favorável ou, se o Sol e Júpiter forem de outro modo bem colocados, tanto em signo como em aspecto. Seja como for, qualquer tipo de contato com Júpiter tende a elevar o nativo além da sordidez e do luga r-co mu m - me sm o que unicamente na imagi nação.

Os efeitos sobre a saúde se devem principalmente à imprudência e ao excesso na dieta e a uma reação defensiva do fígado com conse quente toxemia. Há tendência à gota e à obesidade. Falando grosso modo, há a necessidade de uma vida ativa e abstêmia, porém o nativo provavelmente não gostará dessa perspectiva e praticará a restrição de forma inconstante, isso se praticar.

Harmônicos Harmônicos

A Conj unção

Desarmónicos

Exemplos (•) —

Isaac Newton; J. M. Barrie; Harry Lauder; Lily Langtry; o ex-Kaiser; Presidente Ebert; G. B. Shaw; César Bor gia; Si r Arthur Sul livan; "Sep har ial".

Alan Leo; William III; Ulysses Grant; William Blake; A. J. Balfour; Rudyard Kipling; Morin (último astrólogo oficial francês); Blackbourne (campeão de xadrez); Clarence Hatry (financista); "General" Bramwell Boo-th.

Richard Garnett; Mackensen (general alemão); Kant; Bismarck; Ramsay MacDonald; Sra. Eddy; Oscar Wil-de; Gladstone; Henrique de Navarra ("Paris vaut une messe"); Isadora Duncan.

(63)
(64)

ASPECT

ASPECT OO S S DO SODO SO L E L E DE DE SATSAT URNOURNO

OS ASPECTO S HARMÔN ICOS

Esses corpos celestes são de caráter antitético, e mesmo os as pectos harmônicos entre eles nem sempre são estritamente benéficos, em especial se cada um do s cor pos (e em particular Saturno) forem de bilitados pelo signo ou forem muito afligidos por putros planetas. O "i m pulso" agressivo e obstinado do nativo é forçado a se ajustar às cir cunstâncias e, apesar de, no caso de aspectos favoráveis, essa confor mação não ser tão dolo rosa quanto no caso d os aspectos desfavoráveis, e embora o nativo possa conseguir obter parcialmente o que deseja, ainda assim não é provável que a sensação de limitação esteja ausente. A maio r importância do contato ta lvez seja o pensamento profu n do e caprichoso, um a vida moral e bem -ord ena da e ações estudadas e

prudentes. Há uma forte tendência construtiva e um desejo de organi-

organi-zar,

zar,que pode aparecer de form a intelectual (por exemplo, um desejo de

filosofar ou de ordenar a vida mental), ou no desejo de governar e de traçar os destinos das comunidades, ou de firmar e controlar grandes negócios.

Até mesmo os bons aspectos imprimem pesadas responsabilida des no nativo, responsabilidades essas que ele talvez não esteja intei ramente preparado para suportar. O que eles podem proporcionar é quase sempre o resultado de trabalho árduo e de paciência, e a fortuna raramente chega por u m golpe de sorte.

No s mapas de mulher es, os contatos Sol-Saturno atu am amp ia mente atr avés dos pais e do s maridos, ou por outros a ssociados do sexo masculino. Estes, com frequência, estão envolvidos nos negócios, na política ou no governo local, atingindo o destaque, mas nem sempre obtend o igual sucesso na esfera doméstica.

Em ambo s os sexo s, um 'bo m aspecto vigoroso pod e gerar filhos trabalhadores, respeitáveis e b em-suc edidos, porém se houver a menor aflição concomitante, pode acontecer o contrário e talvez haja poucos filh os (sobretudo p ouc os menino s), ou eles serão de pouca ajuda para o nativo.

Os bons aspectos tendem a preservar a vida e a saúde, especial mente na velhice, e evitam os acidentes devido à prudência e ao come -dimento.

33 33

(65)

Referências

Documentos relacionados

Por isso, quando a quantidade de Oxigênio Dissolvido na água diminui, os peixes não conseguem compensar esta.. Diminuição, ficando prejudicados e,

Resultados obtidos nos levantamentos efetuados apontam para a possibilidade de se complementar a metodologia para avaliação de pavimentos atualmente disponível no Brasil através do

Energy Distribuidora e Transportadora de Derivados de Petróleo Ltda. São Paulo

Tendo como parâmetros para análise dos dados, a comparação entre monta natural (MN) e inseminação artificial (IA) em relação ao número de concepções e

Quando contratados, conforme valores dispostos no Anexo I, converter dados para uso pelos aplicativos, instalar os aplicativos objeto deste contrato, treinar os servidores

Este subsídio é para aqueles que forem reformar a casa usando os serviços de alguma construtora que possua endereço na cidade de Hikone.. Informações Setor de Promoção da

Quadro 5-8 – Custo incremental em função da energia em períodos de ponta (troços comuns) ...50 Quadro 5-9 – Custo incremental em função da energia ...52 Quadro 5-10

Dada a plausibilidade prima facie da Prioridade do Conhecimento Definicional, parece que não se poderia reconhecer instâncias de F- dade ou fatos essenciais acerca