• Nenhum resultado encontrado

A PRESENÇA DA ASTRONOMIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A PRESENÇA DA ASTRONOMIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

A PRESENÇA DA ASTRONOMIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE

CIÊNCIAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Alessandra Daniela Buffon – alessandradbuffon@gmail.com Universidade Estadual de Maringá, PCM

Maringá, Paraná

Marcos Cesar Danhoni Neves – macedane@yahoo.com Universidade Estadual de Maringá, PCM

Maringá, Paraná

Ricardo Francisco Pereira – ricardoastronomo@gmail.com Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Física Maringá, Paraná

Resumo: Este artigo tem como objetivo central analisar a presença da Astronomia nos livros didáticos de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental aprovados pelo PNLD 2017. A pesquisa é de natureza quanti-qualitativa e realizada em dois momentos: o primeiro por meio da análise da frequência da Astronomia nas coleções estudadas; o segundo ao averiguar os conteúdos que envolvem a Astronomia presente nos livros didáticos de Ciências. Como resultado, observa-se que, de modo geral, existe a presença da Astronomia nas coleções analisadas, contudo, ainda estão de acordo com o currículo tradicionalmente conhecido que diverge com os três documentos principais da Educação Básica. Apesar do progresso, ainda é possível encontrar problemas já relatados pela literatura indicando a necessária reestruturação dos livros didáticos de Ciências no que tange os assuntos relacionados a esta temática.

Palavras-chave: Astronomia, Livro Didático, Ensino Fundamental, Ciências, PNLD 2017.

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como perspectiva analisar a presença da Astronomia nos livros didáticos de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental aprovados pelo PNLD 2017. Tal análise é necessária ao ter a visão de que muitos professores usam o livro didático como um guia didático e as vezes o utilizando exclusivamente como recurso didático.

Elas são importantes para dar suporte a futuras pesquisas acadêmicas que envolvam o ensino da Astronomia, além de poder auxiliar o professor de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental a escolher o livro didático que atende melhor o currículo proposto pela escola.

A fim de atender os propósitos estabelecidos utilizou-se como referencial teórico estudos relacionados a análise de livros didáticos de Ciências e três documentos oficiais da Educação

(2)

Básica, são eles: os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), as Diretrizes Estaduais do estado do Paraná e a Base Nacional Curricular Comum.

2 REVISÃO TEÓRICA 2.1 Os livros didáticos de Ciências

Estudos relacionados a análise completa do livro didático e a Astronomia vem sendo observadas desde o final dos anos 1990, em especial depois da implementação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). Ao ter como perspectiva a presença da Astronomia nos anos finais do ensino fundamental, se faz necessário compreender como ela vem sendo trabalhada nos livros didáticos de Ciências na literatura.

Nesse prisma, Leite e Hosoume (2005) destacam algumas mudanças dos livros didáticos de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental após a implementação do PNLD e do PCN, apontando que os livros passaram a ter mais conteúdos relacionados a Astronomia, apesar de ainda seguirem a divisão tradicional de currículo. As autoras acrescentam que uma das principais mudanças se refere as imagens por apresentarem uma legenda que estão fora de escala, quando necessário.

Em um estudo posterior, Leite e Hosoume (2009) avaliaram o alcance / efeito que o PNLD teve nos livros didáticos de Ciências de 6º ao 9º ano do ensino fundamental em relação aos conteúdos relacionados a Astronomia. Como resultado, as autoras apontam que os temas continuam sendo apresentados de forma tradicional, ou seja, concentrados no 6º ano. Em relação aos conteúdos observa-se a inserção de assuntos relacionados ao Sistema Solar, a História da Ciência, a viagens espaciais, a escala do Universo, a vida extraterrestre e novidades no campo de observação do céu. No que diz respeito aos erros conceituais, destacam que os mais comuns foram extintos, contudo por conta da abordagem de novos temas, outros erros podem ser encontrados.

Percebe-se através do breve exposto que o Ensino da Astronomia teve um avanço interessante no que refere a qualidade conceitual e da temática, indicando que o PCN e o PNLD foram importantes para que as mudanças necessárias, apontadas em diversos estudos na década de 1980 e início da década de 1990 fossem concretizadas nos livros didáticos de Ciências.

Em relação a frequência com que a Astronomia é abordada nos livros didáticos de Ciências e como ela é abordada, observa-se o estudo detalhado de Amaral (2008) ao avaliar os treze livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental aprovados pelo PNLD 2008. Os resultados mostram que há maior concentração nos volumes da 5ª série, mantendo a divisão tradicional dos conteúdos, seguido pelos volumes da 8ª série, de modo que todas as coleções englobam conceitos/conhecimentos referentes à Astronomia. Já no que se refere as ilustrações, diagramas e figuras, há distorções de imagens das órbitas em algumas coleções. A experimentação e a observação prática estão presentes nos livros de forma discreta. Por fim, no que tange aos erros conceituais, a pesquisa mostra que ainda aparecem erros historicamente reconhecidos, bem como, novos problemas por conta da atualização dos assuntos abordados.

Em um estudo mais recente, Paschini Neto (2011) procura em sua pesquisa, explanar como três coleções de livros didáticos de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental aprovados pelo PNLD 2008 (duas coleções) e 2011 (uma coleção) abordam a Astronomia quando pensada no viés da natureza e construção do conhecimento astronômico, bem como das interações ciência-tecnologia-sociedade (CTS). Os resultados mostram que as coleções não abordam com grande expressividade a natureza do conhecimento astronômico, a relação

(3)

dela com o movimento CTS e apresenta carência de aspectos que relacionam com os estudos de Astronomia desenvolvidos no Brasil a fim da valorização profissionais e do desenvolvimento da tecnologia local.

Para finalizar, Pinto et. al. (2013) destacam como História da Ciência é inserida nos conteúdos de Astronomia em três coleções de ciências dos anos finais do ensino fundamental aprovados no PNLD 2011, enfatizando que apesar de apresentarem essa abordagem ainda há necessidade de ajustes no que se refere aos aspectos históricos.

Portanto, a partir desse recorte, percebe-se a necessidade de realização uma pesquisa atualizada de como a Astronomia tem sido abordada nos livros didáticos de Ciências dos anos finais do ensino fundamental, em especial aos livros aprovados no PNLD 2017.

2.2 A Astronomia e os documentos oficiais

Atualmente a Educação Básica apresenta diferentes documentos oficias, desde a LDB a Diretrizes e sugestões curriculares, nesse trabalho optou-se em explanar sobre três destes documentos oficiais, são eles: os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), criados em 1998; as Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná, criadas em 2008; e a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), que será obrigatório em 2020.

Os documentos foram desenvolvidos em momentos e finalidades diferentes. O PCN surgiu com o intuído de construir referências nacionais respeitando a diversidade das escolas, a Diretriz Curricular da Educação básica do Estado do Paraná teve como objetivo reorganizar o currículo visando uma educação igual a todos, já a BNCC pretende normalizar o conjunto competências e habilidades. Percebe-se que os documentos procuram oferecer aos alunos uma educação comum a todos por meio da normalização das habilidades e competências, bem como das referências.

Ao atentar apenas à aspectos que envolvem a Astronomia nesses três documentos percebe-se que os mesmos abordam a importância dela no currículo, se assemelham em alguns aspectos, mas ao observar os conteúdos específicos sugeridos apresentam distinções entre eles. Nesta perspectiva, o quadro 01 apresenta os conteúdos relacionados a Astronomia nos anos finais do Ensino Fundamental em cada um destes documentos.

Quadro 01 – Conteúdos relacionados a Astronomia nos documentos oficiais

PCN BNCC Diretriz estadual PR ano * Movimentos celestes e terrestres * Sistema Solar * História da Astronomia * Astros * Astronomia em diferentes culturas * Movimentos Terrestres e celestes * Atividades experimentais / observacionais * Universo * Sistema Solar * Movimentos terrestres e celestes * Astros ano Nenhum * Astros * Movimentos celestes e terrestres ano * Atividades experimentais – observacionais * Gravitação Universal * Movimentos terrestres e celestes Sistema Solar Modelo Heliocêntrico/geocêntrico • História da Astronomia * Movimento terrestre e celeste * Origem e evolução do universo ano * Sistema Solar * Origem do Universo * Sistema Solar * Astros * Gravitação Universal

(4)

A fim de auxiliar na compressão da divisão da tabela, torna-se válido destacar que os conteúdos sugeridos pelo PCN para os anos finais do Ensino Fundamental são divididos em ciclos, de modo que o 3º ciclo corresponde ao 6º e 7º anos e o 4º ciclo corresponde ao 8º e 9º ano. Os demais documentos analisados apresentam a divisão por ano.

Outra observação importante diz a respeito do agrupamento dos conteúdos. A Diretriz Estadual apenas apresenta em seu documento tópicos gerais de Astronomia que devem ser ensino, já o PCN e a BNCC descrevem especificamente cada item. Embasado nisso optou-se em agrupar os itens específicos nos tópicos gerais com a intenção de facilitar as semelhanças entre eles.

Ao verificar os documentos oficiais, observa-se que apenas um dos conteúdos centrais apresenta aspecto comum entre eles, que se refere ao estudo de movimentos terrestres e celestes nos 6º e 7º anos. Com isso, entende-se que apesar dos três documentos terem sido elaborados por especialistas na área, eles não conversam entre si, deixando explícito que não existe um padrão oficial para abordar a Astronomia nos anos finais do Ensino Fundamental.

3 ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS

O trabalho foi guiado pela seguinte problemática: “Como a Astronomia está presente nos livros didáticos de Ciências do PNLD 2017?”.

Para responder a esse questionamento o trabalho está dividido em dois momentos. No primeiro momento é realizada uma análise a respeito da frequência com que a Astronomia é inserida nos livros didáticos de Ciências aprovados pelo PNLD 2017. A contagem estima o número de páginas que incluem assuntos relacionados a Astronomia nos quatro volumes das coleções estudadas, leva-se em consideração, textos, apêndices, atividades experimentais / prática, desconsiderando apenas páginas de resolução de exercícios e o manual do professor. Para calcular a frequência é contato as páginas que abordam Astronomia em comparação com o total de páginas de cada livro da coleção.

Em relação ao segundo momento, é realizada uma análise a fim de entender quais os conteúdos que estão presentes nos livros didáticos selecionados. Para isso folheasse os quatro volumes das coleções, procurando destacar os títulos presentes nos textos principais, das caixas de texto complementares e dos apêndices.

Os resultados encontrados são apresentados no capítulo seguinte com o propósito analisar a presença da Astronomia nos livros didáticos de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental aprovados pelo PNLD 2017.

4 ASTRONOMIA E OS LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD 2017

O PNLD 2017 aprovou 13 (treze) coleções de Ciências referente aos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) que atendem os seguintes eixos temáticos: Respeito à legislação educacional; Ética e cidadania; Proposta pedagógica; Correção e atualização do conteúdo; Ensino de ciências e cultura científica; Manual do Professor; Projeto gráfico-editorial. O quadro 02 apresenta a relação dos livros didáticos aprovados no PNLD 2017.

Quadro 02 – Tabela dos Livros Didáticos de Ciências aprovados pelo PNLD 2017 Código Ano Edição Título Editora 0011P17032 2015 1ª ed. Investigar e conhecer - Ciências da Natureza Saraiva 0021P17032 2015 Ciências Naturais - Moderna

(5)

5ª ed. Aprendendo com o cotidiano 0022P17032 2015

2ª ed.

Projeto Teláris – Ciências Ática 0032P17032 2014

4ª ed.

Projeto Araribá – Ciências Moderna 0057P17032 2015

2ª ed.

Projeto Apoema – Ciências Editora do Brasil 0064P17032 2015

2ª ed.

Ciências Novo Pensar FTD 0071P17032 2015

4ª ed.

Companhia das Ciências Saraiva 0083P17032 2015

4ª ed.

Para viver juntos - Ciências da Natureza SM 0084P17032 2015 3ª ed. Universos - Ciências da Natureza SM 0105P17032 2015 4ª ed.

Jornadas.cie – Ciências Saraiva 0108P17032 2015

6ª ed.

Ciências (Editora ática) Ática 0121P17032 2015

1ª ed.

Ciências (Quintento) Quinteto 0149P17032 2015

2ª ed.

Tempo de Ciências Editora do Brasil Fonte: Adaptado de MEC (2016)

Os livros didáticos de Ciências aprovados pelo PNLD 2017 apresentam uma divisão de conteúdos similar, no 6º ano é encontrado aspectos relacionados com Geociência, no 7º ano e 8º ano é abordado seres vivos e corpo humano e o 9º ano faz uma introdução das disciplinas de Química e Física. O gráfico 01 mostra média geral em que é abordado Astronomia. Destaca-se que a legenda 1, 2, 3,4 representa 6º, 7º, 8º, 9º respectivamente.

Gráfico 01 – Média da frequência dos conteúdos de Astronomia nos livros didáticos de Ciências – PNLD 2017

(6)

A partir da figura 01 observa-se que há uma grande concentração dos conteúdos relacionados a Astronomia no 6º ano, seguido por uma singela abordagem no 9º ano e com algumas passagens no 7º ano. Os livros do 8º ano não abordam sobre o tema.

Nesta perspectiva, torna-se importante destacar a frequência com que os conteúdos são abordados por coleção para ter uma melhor percepção sobre o assunto. O gráfico 02 procura evidenciar a frequência por coleção (levando em consideração os 4 (quatro) volumes). Já o gráfico 03 tem o propósito de elucidar essa frequência por cada um dos volumes, com exceção do volume do 8º ano por não abordar Astronomia.

Gráfico 02 – Frequência dos conteúdos de Astronomia por coleção

Fonte: Autoria própria dos autores

Gráfico 03 – Frequência dos conteúdos de Astronomia por volume

Fonte: Autoria própria dos autores

Em relação a frequência em que a Astronomia é elucidada nas coleções, o gráfico 02 permite perceber que a presença deste tema é de menos de 5% (cinco por cento), sendo que em apenas 6 (seis) coleções o percentual ficou entre 4 a 5%.

O gráfico 03 procura evidenciar qual o percentual em que cada um dos volumes aborda Astronomia. Das 13 (treze) coleções apenas 1 (uma) coleção não traz tal abordagem no 6º ano. Já no 7º ano, 10 (dez) apresentam passagens singelas sobre o assunto. Todos os livros correspondentes ao 9º ano evidenciam tópicos de Astronomia, mas em proporções bem

(7)

pequenas. Esse conjunto de imagens mostra que existe um padrão entre os livros para abordar a Astronomia. Em termos percentuais, as coleções apresentam poucas variações.

Ao ter como propósito em compreender como a Astronomia está presente nos livros didáticos aprovados pelo PNLD 2017, o quadro 03 e o 04 apresentam os mesmos conteúdos destacados nos livros didáticos.

Quadro 03: Conteúdos dos livros didáticos de Ciências do PNLD 2017 – Parte 1

Fonte: Buffon; Neves; Pereira (2018)

Quadro 04: Conteúdos dos livros didáticos de Ciências do PNLD 2017 – Parte 2

(8)

A partir das tabelas acima percebe-se que único conteúdo comum em todos as coleções é a Gravitação Universal, apresentada com uma característica de fomentar a memorização da expressão algébrica ao invés de elucidar aspectos conceituais sobre o mesmo. Entre as 13 (treze) coleções, apenas uma apresenta uma grande discrepância, as outras apresentam muitos assuntos em comum.

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Por meio desta análise percebe-se os resultados obtidos ainda vão ao encontro dos estudos de Leite e Housume (2005; 2009), bem como de Amaral (2008). Isso sinaliza que apesar de todos os avanços que o PNLD trouxe aos livros didáticos, ainda há muito a evoluir quando se pensa na Astronomia presente neles.

A sequência apresentada nas 13 (treze) coleções tem características tradicionais, não estando alinhada a nenhum dos três documentos oficiais abordados, sendo que o que mais se aproxima é a Diretriz Estadual do Paraná, apesar de ser um documento apenas obrigatório dentro do estado.

Ao comparar os conteúdos específicos com o que é orientado nos documentos oficiais, observamos ainda mais desconexão com os livros, uma vez que os documentos sugerem um número menor de conteúdo. Tal observação reforça que os documentos sugerem a inserção da Astronomia de forma detalhada em determinados pontos, sendo menos abrangentes e superficiais do que os livros didáticos de Ciências apresentam.

Por fim, conclui-se que a Astronomia está presente em todas as coleções do PNLD 2017, contudo apresentam divergências a respeito do que é abordado neles. Isso nos faz refletir sobre a importância do conhecimento em Astronomia que um professor precisa ter para filtrar qual melhor livro didático adotar como guia de suas aulas. Conclui-se que este estudo pode dar suporte tanto para futuras pesquisas acadêmicas como para os professores da Educação básica.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AMARAL, Patrícia. O ensino de astronomia nas séries finais do ensino fundamental: uma proposta de material didático de apoio ao professor. 2008. 102f. Dissertação (mestrado profissional em Ensino de Ciências). Universidade de Brasília. Brasília, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. BRASIL. Ministério da Educação. Guia de Livros Didáticos: Ensino Fundamental – anos finais – Ciências (PNLD 2017). Brasília: MEC, 2016.

BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. 2. Ciências Naturais: Ensino de quinta a oitava série. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BUFFON, Alessandra Daniela; NEVES, Marcos Cesar Danhoni; PEREIRA, Ricardo Francisco. A Astronomia e os Livros Didáticos de Ciências: uma comparação com os

documentos oficiais da Educação Básica. In Atas do V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia – V SNEA 2018 – Londrina, PR.

LEITE, Cristina, HOSOUME, Yassuko. Astronomia nos livros didáticos de Ciências – um panorama atual. In Atas do XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2005. Disponível em:

(9)

http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=snef&cod=_astronomianoslivrosdidat. Acesso em: 09 de julho de 2017.

LEITE, Cristina; HOSOUME, Yassuko. Programa nacional do livro didático e a astronomia na educação fundamental. Enseñanza de las Ciencias, In Número Extra VIII Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias, Barcelona,2009. pp. 2152-2157. http://ensciencias.uab.es/congreso09/numeroextra/art-2152-2152-2157.pdf

PASCHINI NETO, Michel. Movimento ciência-tecnologia-sociedade (CTS) nos textos sobre astronomia em livros didáticos de ciências do ensino fundamental. 2011. 142f. Dissertação (mestrado em Educação). Faculdade de Ciências Humanas. Universidade Metodista de Piracicaba: Piracicaba, 2011.

PARANÁ. Secretaria de educação do Estado do Paraná. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Ciências. Curitiba: SEED, 2008.

PINTO, Sabrine Lino; BATISTA, Rivana Souza; RODRIGUES, Luciana do Nascimento; NASCIMENTO FILHO, Carlos Alberto; ROSSI, Amanda Ferraz; AMADO, Manuella Vilar. Análise da História da Ciência da Astronomia em livros didáticos de Ciências nas séries finais do ensino fundamental. In Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC Águas de Lindóia, SP – 10 a14 de Novembro de 2013.

THE PRESENCE OF ASTRONOMY IN THE TEACHING BOOKS

OF SCIENCES OF THE FINAL YEARS OF FUNDAMENTAL

EDUCATION

Abstract: This article has as main objective the analysis of the literature in science textbooks of the final years of elementary school: the first through the analysis of Astronomy frequency in the studied collections; The second to find out the posters that involve an astronomy present in science textbooks. As a result, he observes, if, in general, there is a new version of the rules analyzed, they are still in agreement with the traditionally known curriculum that diverges with the three main principles of Basic Education. Despite progress, it is still possible to find the difficulties in the literature regarding science textbooks that address this issue.

Referências

Documentos relacionados

É importante esclarecer que os PCN apresentam, para cada uma das áreas e para cada um dos temas propostos (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais,

Descobriu-se uma falta de conteúdos de astronomia nos livros didáticos do Ensino Fundamental, trazendo assim um aspecto muito negativo em relação ao ensino

O trabalho analisa o tema da anistia brasileira aprovada em 1979 a partir de seis livros didáticos, escritos entre 1999 e 2016. Temos por objetivo compreender como o assunto é

As espécies florestais de Trás-os-Montes e Alto Douro são, principalmente, emissoras de monoterpenos, representando cerca de 61 % das emissões totais de COVB, seguindo-se as

VEGETAL" EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENSINO FUNDAMENTAL II E DE BIOLOGIA DO ENSINO

As novas análises questionam o binômio colônia versus metrópole e apontam a relação entre Brasil e Portugal como uma questão mais complexa do que sugerem as

PATRÍCIA SEVERINO SINOP Instituto de Ciências da Saúde Farmácia Ciências da Saúde/Farmacotécnica, Tecnologia Farmacêutica, Homeopatia e Estágio Supervisionado. Assistente

Foram identificados os livros didáticos de Ciências para o Ensino Fundamental aprovados pelo Ministério da Educação (MEC), presentes no Guia do Livro Didático..